Vous êtes sur la page 1sur 5

Qumica

Tema: Csio 137 o desastre brasileiro

Nome: Jackson M, Douglas P, Francine M, Julia G, Larissa, Katherine N: Srie: 1A

Acidente com Csio-137 No ano de 1987, ocorreu em Goinia, capital do estado de Gois, o segundo maior acidente radioativo do mundo, ficando atrs somente do acidente de Chernobyl, na Ucrnia. Entretanto, considerado o maior acidente nuclear do Brasil e do mundo, fora de usinas nucleares. Esse mais um exemplo que mostra como a falta de conhecimento por parte das pessoas e o descaso com o tratamento do lixo atmico podem resultar em tragdias irreparveis. O acidente teve incio no dia 13 de setembro. Somente dezesseis dias depois a contaminao das pessoas por material radioativo foi descoberta pelas autoridades e foram tomadas medidas necessrias para a descontaminao. Como tudo ocorreu Um hospital (Instituto Goiano de Radiologia IGR) havia sido desativado aps sofrer uma ao de despejo. Entre os escombros do hospital havia um aparelho de radioterapia com uma cpsula de chumbo contendo cerca de 20 gramas do sal cloreto de csio 137 (CsCl). Essa quantidade gera um volume de mais de 7 toneladas de lixo atmico. O csio-137 um istopo radioativo (radioistopo) do csio, que possui em seu ncleo 55 prtons (esse seu nmero atmico) e 82 nutrons; portanto, seu nmero de massa (A) igual a 137 (55 + 82). Esse elemento muito nocivo, pois emite partculas ionizantes e radiaes eletromagnticas capazes de atravessar vrios materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as molculas do organismo e gerando efeitos devastadores. Ele capaz de substituir o potssio nos tecidos vivos. No aparelho de radioterapia, porm, seu feixe radioativo usado para atacar as clulas cancergenas e o chumbo da cpsula impede que essa radiao atravesse e contamine os materiais ao redor. Hoje se costuma usar o cobalto-60 no lugar do csio-137. No entanto, dois sucateiros, Roberto dos Santos e Wagner Mota, invadiram o prdio abandonado e removeram o aparelho de radioterapia a fim de vend-lo para um ferro-velho. Eles arrombaram a mquina, dando incio contaminao.

Posteriormente, eles venderam a pea para o dono de um ferro-velho (Devair Alves Ferreira), que tirou a cpsula de chumbo com o csio-137 e ficou maravilhado com a substncia, acreditando que o p era sobrenatural, pois brilhava no escuro, apresentando um tom azulado. Levando para casa, vrios de seus familiares, vizinhos e amigos queriam ver o misterioso p brilhante, pegando-o com a mo, passando-o no corpo e se contaminando cada vez mais. Dentro de algumas horas, as pessoas que entraram em contato com esse material comearam a sentir os primeiros sintomas da contaminao radioativa, como nuseas, vmitos, tonturas e diarreia. Porm, as pessoas continuavam manipulando o material e distribuindo-o entre parentes e amigos. Devair ainda chegou a fazer um anel para a sua esposa, Maria Gabriela, com fragmentos do Csio-137 porm, o resultado foi que ela teve que amputar o seu brao no dia seguinte, em razo da alta intensidade de raios gama. No dia 19, o irmo de Devair, chamado Ivo, levou a substncia para casa e ela foi ingerida por sua filha de 6 anos, Leide das Neves. Essa criana se tornou o smbolo desse acidente em Goinia, pois foi considerada a maior fonte de radiao humana do mundo e, ao morrer, em virtude da contaminao, precisou ser enterrada em um caixo de chumbo erguido com um guindaste. Acreditava-se que os sintomas das pessoas eram apenas uma doena infecciosa, mas, enquanto isso, a contaminao se alastrava rapidamente. Para citar um exemplo, Odesson Ferreira, outro irmo de Devair, que era motorista de nibus, entrou em contato com a substncia e contaminou vrios passageiros. Em 29 de setembro de 1987, descobriu-se que a fonte da contaminao era o material radioativo, pois a esposa de Devair suspeitou do p e levou a cpsula para a sede da Vigilncia Sanitria. Chamaram o fsico Walter Mendes e ele descobriu que se tratava de uma substncia radioativa. Ele chegou a tempo de impedir que os bombeiros jogassem a cpsula dentro do rio Meia Ponte, principal fonte de abastecimento da cidade.

Descontaminao: A descontaminao foi iniciada no dia 30 de setembro, pelos tcnicos da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), juntamente com a ajuda da polcia militar. Quatro pessoas morreram, mais de 200 pessoas foram contaminadas, em maior ou menor grau, sendo colocadas em quarentena num estdio, o Olmpico, onde passaram por uma triagem para identificar o grau de contaminao. Muitos foram enviados ao Rio de Janeiro para a realizao de um tratamento intensivo. Os rejeitos do acidente com csio-137, em Goinia, envolveram todo e qualquer tipo de material que entrou em contato com o csio, ou sua radiao, como os resduos que foram gerados em hospitais, no ferrovelho, as plantas, os animais, objetos pessoais, roupas, fotografias, cartas, dinheiro, materiais de construo, toda a vizinhana e at mesmo um nibus, que Odesson dirigia. Enfim, foram produzidas 13,4 toneladas de lixo atmico, que foram acondicionadas em 14 contineres lacrados hermeticamente. Depois de muitas discusses sobre o destino desse lixo, ficou definido um repositrio em Abadia de Gois (GO), a 25 km do centro de Goinia. Vtimas do preconceito: As pessoas contaminadas pela radiao, mesmo depois de terem sado do hospital, foram tratadas com preconceito, como se tivessem uma doena contagiosa. Muitas vezes eram at mesmo apedrejadas; e algumas crianas precisaram mudar de escola, sendo vtimas de bullying. Crianas nascidas aps o acidente tambm foram vtimas indiretas dessa contaminao, sendo que muitas nasceram com problemas de sade. Em 1996, trs scios e funcionrios do antigo Instituto Goiano de Radioterapia foram condenados pela Justia por homicdio culposo (quando no h a inteno de matar). No entanto, os trs anos e dois meses de priso foram substitudos por prestao de servios. As vtimas dizem que h um descaso do governo em no fornecer remdios e tratamentos adequados. Mesmo depois de todos esses anos, elas ainda dizem sofrer muito, pois esse acidente causou uma ferida muito grande na vida dessas pessoas, que jamais conseguiro esquecer o episdio.

Como poderia ter sido evitada a contaminao Como j tratado nos textos anteriores, o Csio 137 um istopo radioativo, que em contato com o ser humano causa nuseas, vomito, tonturas, diarreias e pode levar at a morte. Este elemento radioativo matou 4 pessoas e deixou mais de 200 com alto e baixo grau de contaminao. Para que esse desastre fosse evitado seria necessrio um tratamento adequado pela CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear) o que no aconteceu, pois a pea que continha o Csio 137 ficou jogada entre os escombros do hospital. E ainda, a tragdia poderia ser evitada desde que esse lixo atmico fosse descartado adequadamente, atravs de uma clara atribuio de responsabilidades sobre os equipamentos. E no, simplesmente, jogado em um lugar abandonado, onde qualquer um pudesse entrar para apanhar peas. Tambm a falta de conhecimento das pessoas agravou mais ainda a situao, por eles no saberem do que se tratava o material. Somando a isso, houve um longo perodo para que acontecesse a deteco do problema de contaminao na comunidade. O Hospital poderia ter sido isolado com a colocao de avisos como por exemplo lixo radioativo, perigo de contaminao. Melhor ainda, o governo poderia estar mais bem preparado para lidar com os perigos que aparelhos radioativos podem causar.

Vous aimerez peut-être aussi