Vous êtes sur la page 1sur 2

Direito Cannico Desde a morte de Cristo o cristianismo no era uma religio institucionalizada, porm vinha se propagando em larga proporo,

levando ao Imprio Romano ser obrigado a adotar o Cristianismo como religio. A Igreja Catlica surge por volta do ano 800, e seu primeiro ato histrico foi a coroao de Carlos Magno. Ele era senhor feudal forte e poderoso e foi declarado imperador do Sacro Imprio Romano Germnico. A igreja passa a ter poder de fato (ator politico relevante) a partir do ano 1000. Era contra o comrcio, pois via o lucro como usura. A igreja tambm passa a conceder ttulos nobilirquicos aos senhores feudais eclesisticos, que acaba gerando um conflito politico entre os senhores feudais eclesisticos e os senhores feudais civis. Para resolver o conflito, a Igreja C. faz aliana com os mercadores ps-sujos. O comercio que era visto de forma ilegtima pela igreja, passa a ter carter legitimo se for filtrado pelo Direito Cannico (reaparecimento do direito Cannico). A Igreja passa a ganha os recursos do comrcio, e esses recursos so usados para a criao de universidades pelo Papa Gregrio VII, atravs da carta de criao das universidades. Quem estudava nas universidades eram os filhos dos mercadores ps-sujos. Os mercadores ganharam segurana jurdica com o estabelecimento do direito prprio(direito cannico), com a implantao dos processos escritos (antes tudo era segundo a oralidade). Existiam tambm as cortes especiais de direito comercial dentro dos tribunais feudais eclesisticos (ou seja, tribunais feudais dos feudos dominados por bispos). Os mercadores financiaram tambm as cruzadas, j que seriam teis para ocupar os jovens cavaleiros sem terras. A igreja Catlica passa a fazer distino entre imputveis e inimputveis, passa a proibir as rixas de sangue e estabelece o usucapio( transforma em posse a propriedade se vc ocupa por mais de 30 ano).

Direito Real A comuna est associada a fortes laos de identidade coletiva entre as pessoas. Nas comunas, no havia processo de diferenciao (todos eram servos dos senhores feudais). Eles viam os outros como se fosse um espelho, tinham uma identidade muito forte. Essa unio chamada de ideologia comunitria. Isso existe mais ou menos at o ano 800. No entanto, o comrcio muda essa situao fazendo que ocorra um processo de hierarquizao social. Assim, a comuna passa de um lugar de unio social para um lugar de conflitos e a falta de soluo do conflito com favorece o processo de centralizao do poder poltico. Alm disso, a grande diviso de terras e direitos que diz respeito a reas muito divididas, e o englobamento de uma rea pela outra gera a centralizao do poder poltico. Guilherme da Normandia se intitula rei da Inglaterra. O Estado era uma unidade abstrata, autnoma e soberana. Aparecimento da ideia de representao poltica, ou seja, Guilherme da Normandia mantinha vivos os proprietrios das terras e dava a eles ttulos nobilirquicos. Os nobres mantm sua posio executiva mesmo debaixo do poder do Rei. O que eles perdem so a capacidade de legislar e a atividade judiciria. Monarcas emergentes, mercadores ps-sujos e Igreja fazem uma aliana poltica. Eles se tornam outro grupo vitorioso, j que muitas barreiras alfandegrias caram devido centralizao do poder. A burocracia estatal essencial para a existncia dos Estados. As faculdades de direito da Europa eram o antro da burocracia estatal. O Direito Real o antigo direito pblico romano ( reaparecimento do antigo direito publico romano). Nesse momento histrico, a segunda instncia de jurisdio era o Tribunal do Rei ( para l que vo os recursos de decises dos tribunais reais locais, 2 instncia). Os tribunais feudais civis passaram a ser denominados tribunais reais. J os tribunais feudais eclesisticos, que tambm resolviam questes comerciais, eram mantidos. O que ocorre que eles passam a no decidir mais sobre questes comerciais. Eles passam a lidar apenas com 11 assuntos, nos quais ele um tribunal absoluto. Alguns assuntos so criminais (adultrio, heresia, etc.). O Tribunal eclesistico determinava a pena, porm o burocrata estatal aplicava a pena. O carrasco matava nos crimes de feitiaria. Direito Feudal Todo feudo tinha um tribunal, que possua um juiz. No incio era aplicada a lei de aplicao pessoal, com o tempo, essa aplicao pessoal cai, e surge o Direito Costumeiro do prprio feudo. A codificao do sistema feudal foi um processo oral, lento e arbitrrio e a consolidao foi feita por meio da codificao do direito costumeiro. Por volta do ano 600700 sa formadas as feiras de comrcio que so de grande importncia jurdica. Surgem tambm as comunais que eram

vassalos coletivos, e eram criadas atravs das cartas de criao das comunas. Aqueles que viviam nas cidades receberam novos direitos: residncia de 1 ano e 1 dia ( prazo da comuna para exigir do senhor feudal a expulso do extrangeiro), Dividas contradas fora das comunas(Toda a vez que um morador da comuna fizer dvida fora da comuna , a comuna paga a divida e cobra do cidado), Conselho da comuna; (sugerir medidas administrativas e sugerir medidas normativas, em matria judicial a comuna no poderia intervir.

Conferncia Michel Foucault A tese de Michel Foucault fala do direito penal. As sociedades tradicionalmente penais so caracterizadas pelo poder negativo. O poder negativo o poder que atua como obstculo, que fere. Segundo Foucault, duas coisas importantes acontecem na Europa a partir do sculo XVIII. A primeira coisa a mudana da materialidade da riqueza. a primeira vez em toda histria da humanidade em que a riqueza est diretamente nas mos daqueles que no so seus proprietrios. A segunda passar a integrar um Estado de Direito, no qual a norma vale para todos, havendo limite ao arbtrio. O limite definido pela Constituio. Assim a viso de penalidade muda uma vez que as sociedades disciplinares no se pode mais tratar as camadas popular com a marca da violncia. Trata-se de outra forma, o poder positivo. O poder positivo na verdade um poder produtivo (a escola nos produz). Pela anlise das individualidades (alunos, doentes mentais, delinqentes), diferencia-se a patologia da normalidade. Isso essencial para a sociedade disciplinar. As sociedades disciplinares possuam como caractersticas, espaos fsicos partico, controle do tempo das atividades, processo de vigilncia e produo de saberes. Em 1832 criada na frana uma instituio que nunca havia existido na histria: a escola. As universidades j existiam (antes das escolas). Uma criana inserida na instituio da escola vai resultar na formao de uma individualidade que histrica (o aluno). A partir do momento em que elas j esto na escola, passam a ser analisadas, controladas, fiscalizadas, avaliadas. Desse processo de observao das crianas, surge o primeiro ramo das cincias humanas que a pedagogia. Os loucos tambm so ahistricos. Antes os loucos perambulavam, vivendo da caridade. Em 1837 a Europa cria o asilo (hospital psiquitrico). Assim, surge o doente mental. Assim, passa-se a examinar e estudar o louco, o que constri a psicologia. O criminoso uma figura atemporal. Em 1840 surge a primeira penitenciria francesa (um pouco posterior americana). Cria-se assim a individualidade do delinqente. E com a anlise do delinqente surge a criminologia.

Vous aimerez peut-être aussi