Vous êtes sur la page 1sur 5

A Pesquisa Operacional tem aplicao?

A Pesquisa Operacional, uma cincia aplicada voltada para resoluo de problemas reais, desconhecida pela grande maioria de profissionais de pequenas e mdias empresas. Esta cincia permite, atravs de modelagens matemticas, redefinir operaes produtivas ou servios de modo a aumentar a capacidade destes sem a necessidade do aumento de recursos, os tornado, portanto, mais lucrativos.

Consultorias em Pesquisa Operacional so mais ocorrentes em grandes empresas pelo fato de este tipo de servio ser geralmente caro e, por isso, apenas as grandes empresas tm capacidade de investir dessa forma em suas operaes. Da o potencial de concorrncia das mesmas. Entretanto, com a disponibilidade de softwares livres e o aumento da popularidade desta cincia no Brasil, a aplicao de tcnicas de Pesquisa Operacional se torna vivel realidade das pequenas e mdias empresas.

Em geral, a maior parte das pequenas e mdias empresas apresenta processos de planejamento estratgico incompletos, irregulares, informais e pouco sofisticados. Entretanto, o ambiente de concorrncia global, no qual estas empresas esto inseridas, exige que, alm do planejamento estratgico, estas tenham tambm capacidade de resposta imediata e um processo de tomada de decises rpido e eficaz. Para que isso acontea, a informao precisa estar disponvel para as pessoas certas e no momento certo.Empresas que investem em tecnologia da informao como ferramenta de auxlio tomada de deciso so geralmente mais competitivas.

A maioria das pequenas e mdias empresas ainda armazena informaes em planilhas ou arquivos textos, o que dificulta a implantao de sistemas

especialistas, entretanto esta no uma desculpa para que estes sistemas no sejam implantados. Para se desenvolver um trabalho de Pesquisa Operacional basta que as informaes a serem analisadas estejam disponveis. O desenvolvimento de um sistema de informao e a criao de um banco de dados confivel seria uma evoluo. Esta atividade pode ser terceirizada se esse tipo de servio no for o negcio principal da empresa. Servios personalizados em pesquisa operacional fazem o uso detcnicas quantitativas de modelagem de operaes para proporcionar ganhos nos processos decisrios da alta administrao. Para isso, preciso que a empresa defina metas de curto, mdio e longo prazo.

Especialistas que trabalham com esta tcnica so capazes de identificar com preciso a maneira mais eficiente de produzir, transportar ou re-modelar operaes de servios. Essa categoria de profissionais tem se tornado cada vez mais valiosa para o mundo dos negcios.

Grandes empresas j utilizam da tcnica para aumentar o potencial competitivo de suas operaes de produo, armazenamento, transporte e prestaes de servio. Estas empresas no buscam softwares prontos, disponveis no mercado, pois estes no fornecem informaes intrnsecas de seus processos. Segundo Ricieri, um professor do ITA e consultor em pesquisa operacional para empresas como Vale e Petrobras, as empresas no querem mais softwares empacotados. Elas querem solues personalizadas". Isso que faz com que a tcnica tenha uma infinidade de aplicaes, pois cada caso um caso.

Corporaes como Procter&Gamble, IBM, Philips, FedEx e Wal-Mart tm confiado em equaes matemticas para melhorar suas linhas de produo, logstica. Outro setor que tem utilizado a tcnica com intensidade cada vez maior a indstria automotiva americana. Montadoras como a General Motors tm se valido da matemtica na tentativa de melhorar o seu desempenho. Por meio de complexas equaes, os engenheiros da GM conseguiram identificar -- e resolver -gargalos em 30 linhas de montagem, permitindo empresa economia de mais de 2 bilhes de dlares.

Empresas buscam o aumento da produtividade. O uso de tcnicas matemticas em operaes possibilita a soluo de problemas da cadeia produtiva de forma mais eficiente. A Pesquisa Operacional, embora exista desde os anos 70, s agora vem conquistando as empresas. Grandes corporaes tm usufrudo da tcnica para aumentar a produtividade e eficcia de suas operaes. Falta, agora, que as pequenas e mdias empresas descubram o potencial que esta tcnica tem a oferecer s suas operaes para comear a competir de igual para igual com as grandes corporaes. E a? Ainda restam dvidas a respeito da importncia e aplicao da Pesquisa Operacional? aguarde o post que tratar da origem da PO em meio 2 Guerra Mundial, justamente com o objetivo de Otimizar a aplicao de recursos escassos...

Vous aimerez peut-être aussi