Vous êtes sur la page 1sur 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof.

Fabiano Sales Aula Demonstrativa

AULA DEMONSTRATIVA
ICMS-SP (2006) - Prova de Agente Fiscal de Rendas

SUMRIO 01. Saudao e Apresentao do Professor 02. Objetivo e Pblico-Alvo do Curso 03. Cronograma do Curso 04. Lista de Questes 05. Comentrios s Questes

PGINA 1 1 2 4 - 17 18 - 44

SAUDAO E APRESENTAO DO PROFESSOR Ol, vitoriosos alunos! Sejam muito bem-vindos! com imensa satisfao que iniciarei com vocs o Curso de Provas Comentadas da Fundao Carlos Chagas, destinado preparao para diversos certames organizados pela banca examinadora. Antes de apresentar os detalhes do presente curso, farei uma sucinta apresentao sobre mim. Meu nome Fabiano Sales, com formao em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2004, iniciei minhas atividades docentes no Rio de Janeiro, onde leciono aulas de gramtica, de tcnicas de redao, de compreenso e interpretao de textos e de redao oficial. Atualmente, ministro aulas em cursos preparatrios, auxiliando diversos candidatos para os principais concursos pblicos do pas (Receita Federal, TCU, BACEN, BB, CEF, BNDES, TRTs, TRE's, entre outros). Possuo experincia com as principais bancas examinadoras, dentre as quais se destacam FGV, ESAF, NCE/UFRJ, Cesgranrio, CESPE/UnB e Fundao Carlos Chagas. Desde j, coloco-me inteira disposio de vocs para ajud-los a conquistar a sonhada vaga.

OBJETIVO E PBLICO-ALVO DO CURSO O objetivo deste curso prepar-los de forma ampla para resolver as provas de Lngua Portuguesa organizadas pela Fundao Carlos Chagas. Para elaborar este curso, selecionei provas anteriores da FCC. Sendo assim, o curso voltado para aqueles que j estudaram previamente a teoria e que desejam ambientar-se realidade dos certames da banca.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

CRONOGRAMA DO CURSO
A seguir, apresento a vocs o cronograma de aulas de nosso curso:

N DA AULA

CONTEDO

Aula 0 21/09/12

Apresentao: Informaes Gerais sobre o Curso. ICMS/SP 2006: Prova Comentada (Agente Fiscal de Rendas).

Aula 1 30/09/12 Aula 2 09/10/12

ICMS/SP 2009: Prova Comentada (Agente Fiscal de Rendas).

ISS/SP 2007: Prova Comentada (Auditor-Fiscal Tributrio Municipal).

Aula 3 18/10/12

ISS/SP 2012: Prova Comentada (Auditor-Fiscal Tributrio Municipal).

Aula 4 27/10//12

TCE-SP 2010: Prova Comentada (Agente de Fiscalizao Financeira).

Aula 5 05/11/12

TCE-SP 2010: Prova Comentada (Auxiliar de Fiscalizao Financeira).

Aula 6 14/11/12

TCE-SP 2012: Prova Comentada (Agente de Fiscalizao Financeira).

Aula 7 23/11/12

TCE-SP 2012: Prova Comentada (Auxiliar de Fiscalizao Financeira).

Aula 8 02/12/12 Aula 9 11/12/12

TCE-AP 2012: Prova Comentada (Analista de Controle Externo).

Ministrio das Relaes Exteriores 2009: Prova Comentada (Oficial de Chancelaria).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

Mensagem final: Espero que vocs estudem bastante e aproveitem o curso. Desse modo, estaro preparados para resolver as provas da Fundao Carlos Chagas!

Para refletir:

"Se voc quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicao total, buscar seu ltimo limite e dar o melhor de si mesmo." (Ayrton Senna)
Venham comigo!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

AGENTE FISCAL DE RENDAS / ICMS-SP (2006)


PORTUGUS Observao: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.

A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria. O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico. Tambm entre os Gregos foi assim. Reveste, em parte, a forma de mandamentos, como honrar os deuses, honrar pai e me, respeitar os estrangeiros; consiste, por outro lado, numa srie de preceitos sobre a moralidade externa e em regras de prudncia para a vida, transmitidas oralmente pelos sculos afora; e apresenta-se ainda como comunicao de conhecimentos e aptides profissionais a cujo conjunto, na medida em que transmissvel, os Gregos deram o nome de techn. Os preceitos elementares do procedimento correto para com os deuses, os pais e os estranhos foram mais tarde incorporados lei escrita dos Estados. E o rico tesouro da sabedoria popular, mesclado de regras primitivas de conduta e preceitos de prudncia enraizados em supersties populares, chegava pela primeira vez luz do dia, atravs de uma antiqussima tradio oral, na poesia rural gnmica de Hesodo. As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza, exposio escrita dos seus segredos, como esclarece, no que se refere profisso mdica, a coleo dos escritos hipocrticos. Da educao, neste sentido, distingue-se a formao do Homem por meio da criao de um tipo ideal intimamente coerente e claramente definido. Essa formao no possvel sem se oferecer ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser. A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial. O que fundamental nela o kaln, isto , a beleza, no sentido normativo da imagem desejada, do ideal. A formao manifesta-se na forma integral do Homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior. Nem uma nem outra nasceram do acaso, mas so antes produtos de uma disciplina consciente. J Plato a comparou ao adestramento de ces de raa. A princpio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza. Obs: gnmico = sentencioso
(Adaptado de Werner Jaeger, Paidia: a formao do homem grego. Trad. Artur M. Parreira, 4.ed., So Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 23-24)

1. No primeiro pargrafo, o autor: a) defende a ideia de que universalmente a sociedade humana se dedica educao porque sua necessidade inconteste. b) abona a grande importncia de a educao tratar, como ocorre na maioria dos povos, de temas associados a questes ticas e pragmticas. c) atribui o carter, de certa forma tardio, da referncia educao em textos escritos, ao fato de ser ela uma atividade absolutamente inerente aos grupos humanos. d) evidencia que todo processo educativo naturalmente longo, implicando que a conscientizao dos educandos acerca do que lhes ensinado no seja imediata. e) confere tradio literria uma natureza relativamente vagarosa, visto que s registrou vestgios da atividade educativa quando cada indivduo da comunidade humana j a praticava natural e espontaneamente.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


2. Tambm entre os Gregos foi assim. Reveste, em parte, a forma de mandamentos, como honrar os deuses, honrar pai e me, respeitar os estrangeiros; consiste, por outro lado, numa srie de preceitos sobre a moralidade externa e em regras de prudncia para a vida, transmitidas oralmente pelos sculos afora; e apresenta-se ainda como comunicao de conhecimentos e aptides profissionais a cujo conjunto, na medida em que transmissvel, os Gregos deram o nome de techn. Considerados o fragmento acima e o contexto, correto afirmar: a) Na frase Tambm entre os gregos foi assim, o termo grifado refere-se ao que ser caracterizado posteriormente. b) O perodo iniciado por Reveste constitui uma explicao. c) O como (linha 8) foi empregado com o mesmo valor que adquire em "Explicou detalhadamente o modo como tratar os animais recm-nascidos". d) A correlao entre Reveste, em parte e consiste, por outro lado denota que a educao entre os gregos tinha uma aparncia que no corresponde totalmente sua essncia. e) Em apresenta-se ainda, o termo grifado introduz um fator que, na escala argumentativa, considerado como o mais relevante de todos.

3. A expresso a cujo conjunto os gregos deram o nome de techn est corretamente reformulada, mantendo o sentido original, em: A) de cujo conjunto se sabe o nome, a que os gregos deram de techn. B) do qual conjunto foi nomeado, pelos gregos, como techn. C) que, pelo conjunto, os gregos mencionaram por techn. D) pelo conjunto dos quais os gregos nominaram de techn. E) o conjunto dos quais recebeu dos gregos o nome de techn.

4. Considerado o processo de argumentao desenvolvido no texto, correto afirmar: A) Deuses e pais foram citados como modelos do procedimento correto, origem dos preceitos elementares do comportamento grego. B) A meno lei dos Estados foi feita para realar um tpico trao da cultura grega, o cultivo da legalidade. C) A poesia rural gnmica de Hesodo foi citada como confirmao da riqueza de sabedoria popular. D) A referncia palavra Hipcrates constitui argumento de reforo para o que se diz acerca das artes e ofcios. E) A aluso feita a Plato constitui argumento de autoridade para fundamentar a ideia de que a educao despreza o pragmatismo.

5. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: a) tipo ideal intimamente coerente e claramente definido = modelo de perfeio coeso na sua essncia e fixado com nitidez. b) na medida em que transmissvel = proporo que se torne compreensvel. c) enraizados em supersties populares = fundamentados em profecias das massas incultas. d) neste sentido = com essa finalidade. e) srie de preceitos sobre a moralidade externa = conjunto de presunes desfavorveis ao modo de agir alheio.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


6. No texto, os segmentos As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente e a sua prpria natureza esto em relao, respectivamente, de a) b) c) d) e) fato e hiptese. consequncia e causa. condio e concluso. fato e concluso. hiptese e consequncia.

7. A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial. correto afirmar que, na frase acima, a) o pronome pessoal oblquo refere-se a "homem". b) o lhe foi empregado com o mesmo valor que tem na frase "Ouviram-lhe o choro convulsivo". c) a conjuno ou tem valor enftico (como em "ou ficar a ptria livre, ou morrer pelo Brasil"), porque introduz uma ratificao integral do que foi afirmado antes. d) a expresso pelo menos assinala que o elemento referido corresponde, numa hierarquia, quele que pode ser desconsiderado. e) a expresso no essencial sinnima de "no indispensvel".

8. Essa formao no possvel sem se oferecer ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser. A alternativa que traduz corretamente a ideia expressa no segmento destacado acima, considerado o contexto, : a) b) c) d) e) no prescinde da propositura ao esprito de uma imagem ideal de homem. s possvel porque uma imagem do homem desejado como tal oferecida ao esprito. implica a impossibilidade de se oferecer ao esprito uma ideia do homem sonhado. exige a iseno da oferta ao esprito de uma representao ideal de homem. impossibilita-se quando no se oferece ao esprito uma reproduo do homem como tal.

9. Nem uma nem outra nasceram do acaso, mas so antes produtos de uma disciplina consciente. J Plato a comparou ao adestramento de ces de raa. A princpio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza. Considere as afirmaes que seguem sobre o fragmento transcrito, repeitado sempre o contexto. I. A conjuno mas pode ser substituda, sem prejuzo do sentido original, por entretanto. II. O advrbio J introduz a ideia de que mesmo Plato percebera a similaridade que o autor comenta, baseado na comparao feita pelo filsofo entre ces de raa e nobreza. III. A expresso A princpio leva ao reconhecimento de duas informaes distintas na frase, uma das quais est subentendida. Est correto o que se afirma APENAS em:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

10. A frase Plato a comparou ao adestramento de ces de raa est corretamente transposta para a voz passiva em: a) b) c) d) e) O adestramento dos ces de raa comparado a ela por Plato. A comparao entre ela e o adestramento de ces tinha sido feito por Plato. Comparou-se o adestramento de ces e ela, feito por Plato. Ela foi comparada por Plato ao adestramento de ces de raa. Haviam sido comparados por Plato o adestramento de ces de raa e ela.

11. A afirmativa correta : a) Em A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria, os termos destacados remetem ao mesmo referente. b) Em O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico, se o termo destacado fosse substitudo por "A sua essncia", a palavra mesmo, nas duas ocorrncias, no precisaria sofrer nenhuma alterao, para que fosse mantida a correo da frase. c) Em As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza exposio escrita dos seus segredos, se outra vrgula fosse posta antes de naturalmente, o sentido original no sofreria alterao. d) Em resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza exposio escrita, na substituio do segmento destacado por "expor na escrita", o acento indicativo da crase deveria permanecer, conforme o padro culto da lngua. e) A frase O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico est clara e corretamente reescrita assim: "Confrontando os povos, v-se que o mesmo contedo bem prximo, sendo simultneos o moral e o prtico". Instrues: As questes de nmeros 12 a 20 referem-se ao texto abaixo. Quando comea a modernidade? A escolha de uma data ou de um evento no indiferente. O momento que elegemos como originrio depende certamente da ideia de ns mesmos que preferimos, hoje, contemplar. E vice-versa: a viso de nosso presente decide das origens que confessamos (ou at inventamos). Assim acontece com as histrias de nossas vidas que contamos para os amigos e para o espelho: os incios esto sempre em funo da imagem de ns mesmos de que gostamos e que queremos divulgar. As coisas funcionam do mesmo jeito para os tempos que consideramos "nossos", ou seja, para a modernidade. Bem antes que tentassem me convencer de que a data de nascimento da modernidade era um espirro cartesiano (...), quando era rapaz, se ensinava que a modernidade comeou em outubro de 1492. Nos livros da escola, o primeiro captulo dos tempos modernos eram e so as grandes exploraes. Entre elas, a viagem de Colombo ocupa um lugar muito especial. Descidas Saara adentro ou interminveis caravanas por

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


montes e desertos at a China de nada valiam comparadas com a aventura do genovs. Precisa ler "Mediterrneo" de Fernand Braudel para conceber o alcance simblico do pulo alm de Gibraltar, no costeando, mas reto para frente. Precisa, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo - este ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora do fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna. (Contardo Calligaris, "A Psicanlise e o sujeito colonial". IN: Psicanlise e colonizao: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1999, p.11-12.)

12. No primeiro pargrafo, o autor deixa claro que a) sua indagao meramente retrica, pois imediatamente a seguir justifica tanto a sua escolha do evento inicial da modernidade, quanto a importncia de no sermos indiferentes data. b) a eleio de uma data ou evento sempre relativa, pois aquele que elege o faz sob a presso da imagem de si mesmo que veiculada em seu tempo. c) o jogo intermitente entre presente e passado obscurece o sentido original dos eventos, motivo pelo qual deve ser constantemente controlada a imagem que se tem dos marcos iniciais. d) h um mecanismo comum na demarcao de datas inaugurais: elas flutuam na dependncia do aspecto particular de si mesmo que o sujeito deseja ressaltar. e) existem distintos marcos de origem, tanto na histria individual quanto na histria das naes, determinados pela indiferena com que, mais dia, menos dia, as balizas so tratadas.

13. Entende-se corretamente do segundo pargrafo que a) Colombo, clebre pelas navegaes no Mediterrneo, deve o carter simblico de sua viagem memria dos que celebram a notvel transposio desse mar de uma extremidade a outra. b) o convencimento do autor acerca da importncia da viagem de Colombo ficou abalado quando descobriu travessias de outra ordem - de montes e desertos -, to ou mais relevantes que a do genovs. c) o autor defende que o conhecimento exato do trajeto de Colombo e da geografia do Mar Mediterrneo s possvel a partir da dimenso simblica dos espaos conquistados. d) o lugar especial que Colombo ocupa entre os exploradores no legitimado pelo autor, que o atribui a uma compreenso equivocada da viagem, apoiada em imagens fantasiosas. e) a viagem de Colombo, comumente associada ao incio da modernidade, uma travessia cujo carter simblico s pode ser elaborado quando se tem presente a imagem do Mediterrneo.

14. Precisa, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo este ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora do fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna. correto afirmar que, no fragmento acima, a) navegvel e navegado por milnios equivale a "que poderia, um dia, no s permitir a navegao, como tambm chegar a ser navegado durante milnios".

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


b) para entender equivale a "para traduzir corretamente em palavras". c) acabou e continua sendo expresso que alia um fato considerado pontual (ocorreu num momento preciso do passado) e um fato considerado em sua permanncia. d) casa materna e paterna equivale a "casa da me e do pai", assim como do fim equivale a "final". e) a composio da metfora baseia-se na aproximao, por semelhana, entre viagem de Colombo e mundo fechado. 15. ...para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora... No que se refere grafia, para estar de acordo com o padro culto, a frase que deve ser preenchida com forma idntica destacada acima : a) Algum poder perguntar: O autor citou Braudel, ...? b) Gostaria de saber ...... ele se interessou especificamente por essa obra de Braudel acerca do mar Mediterrneo. c) Quem sabe o ...... da citao da obra de Braudel? d) Referncias so sempre interessantes, ...... despertam curiosidade acerca da obra. e) ... foi a obra que mais o teria impressionado sobre o assunto, respondeu algum quando indagado sobre o motivo da citao.

16. A nica afirmao INCORRETA sobre os sinais de pontuao empregados no texto : a) Os dois pontos aps vice-versa: anunciam um esclarecimento acerca do que foi enunciado. b) Os parnteses em (ou at inventamos) incluem comentrio considerado um vis do que se afirma. c) As aspas em "nossos" firmam o carter irnico da expresso, exigindo que se entenda o enunciado em sentido contrrio (trata-se, assim, de "tempos que nos so estranhos"). d) Os travesses em este ptio comum... compartilhado isolam uma apreciao acerca do Mediterrneo e so equivalentes a vrgulas. e) A vrgula antes de no costeando pode ser substituda, sem prejuzo da correo, por travesso.

17. A frase em que a regncia est totalmente de acordo com o padro culto : a) Esperavam encontrar todos os documentos que os estudiosos se apoiaram para descrever a viagem de Colombo. b) Estavam cientes de que teriam muito a fazer para conseguir os registros de que dependiam. c) Encontraram-se referncias coero que marinheiros mais experientes faziam contra os mais novos que trabalhassem mais arduamente. d) Foram informados que esboos da inspita regio circundada com imensas pedras podiam ser consultados. e) Havia registro de uma insatisfao em que os insurretos s atitudes arbitrrias de um navegante foram impedidos de lhe inquirir.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


18. A frase que est totalmente de acordo com o padro culto da lngua : a) Todos reconheceram que Vossa Senhoria, a despeito da exiguidade do vosso tempo, sempre recebeu os estudiosos do assunto e lhes deu grande apio. b) Sob a rubrica de "As grandes exploraes", o autor leu muito do que lhe sucitou interesse pelo tema e desejo de pr em discusso algumas questes. c) Certas pessoas consideram ultrage a hesitao em associar o incio da modernidade Descartes, mas a questo no pra por a: h pontos mais complexos em discusso. d) As reflexes do iminente estudioso, insertas em texto bastante acessvel ao leigo, nada tm daquele teor iracvel e tendencioso que se nota em algumas obras polmicas. e) Disse adivinhar o que alguns detratores diriam acerca de questes polmicas como a de rever o significado assente de fatos histricos: " mera questo de querer auferir prestgio".

19.

frase

que

respeita

padro

culto

no

que

se

refere

flexo

a) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses. b) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico. c) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu. d) Em troca-trocas acalorados de ideias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica. e) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio.

20. A frase em que a concordncia est em conformidade com o padro culto : a) Os advogados reclamaram da indeciso do depoente, sem perceber que as perguntas que a ele eram dirigidas lhes parecia obscura, difceis de serem compreendidas. b) Era intrincada a associao de ideias do promotor e o apelo que fazia aos jurados, o que, consideradas as circunstncias, os conduziram a uma deciso questionvel. c) sempre falvel, a meu ver, os juzos que se fundamentam mais na verve do orador que no contedo de seu discurso, mesmo quando os ouvintes lhe neguem aquele predicado. d) Suponho que devem existir srias razes para ele ter-se comportado assim: todas as questes que lhe eram postas ele julgava irrelevantes. e) O relatrio, de cujo dados discordou-se, foi rejeitado imediatamente, tendo sido sugerido, em carter de urgncia, a sua plena reviso ou at mesmo sua substituio. Instrues: As questes de nmeros 21 a 30 referem-se ao texto abaixo. Acerca do bem e do mal Fulano "do bem", Sicrano "do mal". No, no so crianas comentando um filme de mocinho e bandido; so frases de adultos, reiteradas a propsito das mais diferentes pessoas, nas mais diversas situaes. O julgamento definitivo e em preto e branco que elas implicam parece traduzir o esforo de adotar, em meio ao caldeiro de valores da sociedade moderna, um princpio bsico de qualificao moral e tica. Essa oposio rudimentar revela a necessidade que temos de estabelecer algum juzo de valor para a orientao da

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


nossa prpria conduta. Tal busca de discernimento antiga, e em princpio legtima: est na base de todas as culturas, d sustentao a religies e inspira ideologias, provoca os filsofos, os juristas, os polticos. O perigo est em que o movimento de busca cesse e d lugar paralisia dos valores estratificados. O exemplo pode vir de cima: quando um chefe de poderosa nao passa a classificar pases inteiros como integrantes do "eixo do mal", est-se proclamando como representante dos que constituiriam o "eixo do bem". Essa diviso tosca , de fato, muito conveniente, pois faculta ao mais forte a iniciativa de intervir na vida e no espao do mais fraco, sob a alegao de que o faz para preservar os chamados "valores fundamentais da humanidade". Interesses estratgicos e econmicos so, assim, mascarados pela suposta preservao de princpios da civilizao. A Histria j nos mostrou, sobejamente, a que levam tais ideologias absolutistas, que se atribuem o direito de julgar o outro segundo o critrio da religio que este professa, do regime poltico que adota, da etnia a que pertence. A intolerncia em relao s diferenas culturais, por exemplo, acaba levando o mais forte subjugao das pessoas "diferentes" - e mais fracas. quando a tica sai de cena, para dar lugar barbrie. A busca de distino entre o que "do bem" e o que "do mal" traz consigo um dilema: por um lado, no podemos dispensar alguma bssola de orientao tica e moral, que aponte para o que parece ser o justo, o correto, o desejvel; por outro lado, se o norteamento dos nossos juzos for inflexvel como o teimoso ponteiro, comprometemos de vez a dinmica que prpria da histria e dos valores humanos. No h, na rota da civilizao, leis eternas, constituies que no admitam revises, costumes inalterveis. A escolha do critrio de julgamento sempre crtica e sofrida, quando responsvel; dispensando-se, porm, a responsabilidade dessa escolha, restar a terrvel fatalidade dos dogmas. Lembrando o instigante paradoxo de um filsofo francs, "estamos condenados a ser livres". Nessa compulsria liberdade, de que fala o filsofo, a escolha entre o que "do bem" e o que "do mal" uma questo sempre viva, que merece ser analisada e enfrentada em suas particulares manifestaes histricas. Se assim no for, estar garantido um espao cada vez maior para a ao dos fundamentalistas de todo tipo.
(Cndido Otoniel de Almeida)

21. Na argumentao com a qual o autor desenvolve o tema central do texto, h a preocupao constante de: A) acusar a maleabilidade dos princpios jurdicos, da qual decorrem indesejveis ambiguidades na interpretao das leis. B) defender a necessidade de paradigmas ticos e morais que desprezem diferenas culturais e polticas entre os povos. C) condenar a estratificao dos princpios ticos, que se devem estabelecer no dinamismo que prprio da histria e da anlise crtica. D) relativizar a importncia dos valores ticos e morais, uma vez que no dada ao homem a faculdade de adot-los livremente. E) suprimir a diferena entre o que o bem e o mal, em vista da impossibilidade de fixao de valores ticos e morais permanentes.

22. Considere as seguintes afirmaes: I. A referncia a um chefe de poderosa nao (2 pargrafo) abre a demonstrao de que h ideologias absolutistas e intolerantes que se sustentam pela fora. II. Julgamento (...) em preto e branco (1 pargrafo) e diviso tosca (2 pargrafo) so expresses que ajudam a esclarecer o sentido de norteamento (...) inflexvel (3 pargrafo).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


III. A frase estamos condenados a ser livres (3 pargrafo) instiga o autor do texto a justificar a posio dos fundamentalistas de todo tipo (3 pargrafo).

23. quando a tica sai de cena, para dar lugar barbrie. Na frase acima, a sequncia das aes sai de cena e dar lugar estabelece uma relao A) de justaposio de fatos independentes. B) entre uma hiptese e um fato que a confirma. C) de simultaneidade entre duas ocorrncias interdependentes. D) de causalidade entre valores antagnicos. E) de alternncia entre duas situaes semelhantes.

24. Considerando-se o contexto do primeiro pargrafo, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expresso em: A) essa posio rudimentar = esse grosseiro maniquesmo B) tal busca de discernimento = essa tentativa de relativizao C) em princpio legtima = inicialmente irredutvel D) paralisia dos valores estratificados = imobilizao dos atributos improvisados E) provoca os filsofos = dissimula-se entre os pensadores

25. Considere a seguinte frase: A busca de distino entre o que "do bem" e o que "do mal" traz consigo um dilema (...). O verbo trazer dever flexionar-se numa forma do plural caso se substitua o elemento sublinhado por: a) b) c) d) e) O fato de quase todas as pessoas oscilarem entre o bem e o mal (...). A dificuldade de eles distinguirem entre as boas e as ms aes (...). Muitas pessoas sabem que tal alternativa, nas diferentes situaes, (...). Essa diviso entre o bem e o mal, medida que se acentua nos indivduos, (...). As oscilaes que todo indivduo experimenta entre o bem e o mal (...)

26. A escolha do critrio de julgamento sempre crtica e sofrida, quando responsvel; dispensando-se, porm, a responsabilidade dessa escolha, restar a terrvel fatalidade dos dogmas. Mantm-se o sentido e a correo da frase caso se substitua a) b) c) d) e) dispensando-se, porm por se dispensarem-se, ademais. dispensando-se, porm por uma vez dispensado, no entanto. quando responsvel por desde que responsvel. quando responsvel por posto que responsvel. quando responsvel por conquanto seja responsvel.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


27. Nessa compulsria liberdade, de que fala o filsofo (...). Numa nova redao da frase acima, mantm-se corretamente a expresso sublinhada caso se substitua fala o filsofo por a) b) c) d) e) se refere o filsofo. cuida o filsofo. investiga o filsofo. aflige o filsofo. disserta o filsofo.

28. Na transposio de uma voz verbal para outra, ocorre uma impropriedade no seguinte caso: a) a necessidade que temos de estabelecer algum juzo de valor = a necessidade que temos de que houvesse sido estabelecido algum juzo de valor. b) passa a classificar pases inteiros = pases inteiros passam a ser classificados. c) segundo o critrio da religio que este professa = segundo o critrio da religio que por este professada. d) que constituiriam o "eixo do bem" = o "eixo do bem" que seria constitudo. e) comprometemos de vez a dinmica = a dinmica por ns de vez comprometida.

29. Alterando-se a pontuao de um segmento do texto, ela permanecer defensvel e coerente, considerado o contexto, em: a) A busca de distino, entre o que "do bem", e o que "do mal", traz consigo, um dilema. b) No, no, so crianas comentando um filme de mocinho e bandido, so frases - de adultos, reiteradas a propsito, das mais diferentes pessoas. c) A escolha do critrio de julgamento, , sempre, crtica e sofrida quando responsvel. d) Tal busca de discernimento antiga e, em princpio, legtima. e) Interesses estratgicos e econmicos so assim mascarados, pela suposta preservao, de princpios da civilizao.

30. O perigo est em que o movimento de busca cesse e d lugar paralisia dos valores estratificados. Alterando-se os tempos dos verbos da frase acima, a articulao entre suas novas formas estar correta em: a) O perigo estava em que o movimento da busca cessava e desse lugar paralisia dos valores estratificados. b) O perigo estar em que o movimento de busca cessasse e tivesse dado lugar paralisia dos valores estratificados. c) O perigo estaria em que o movimento da busca cessar e dar lugar paralisia dos valores estratificados. d) O perigo estava em que o movimento da busca cessou e dera lugar paralisia dos valores estratificados. e) O perigo estaria em que o movimento da busca cessasse e desse lugar paralisia dos valores estratificados.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


Instrues: As questes de nmeros 31 a 35 referem-se ao texto abaixo. O fiscal e o menino J pelos meus dez anos ocupava eu um posto na Secretaria da Fazenda. A ocupao era informal, no implicava proventos ou tempo para a aposentadoria, mas o servio era regular: acompanhava meu pai, que era fiscal de rendas, em suas visitas rotineiras aos comerciantes da cidade. Cada passada dele exigia duas das minhas, e eu ainda fazia questo de carregar sua pasta, pesada de processos. Tanto esforo tinha suas compensaes: nos bares ou padarias, o proprietrio lembrava-se de me agradar com doce, salgado ou refrigerante - o que configurava, como se v, uma espcie de pacto entre interesseiros. Outra compensao encontrava eu em desfrutar, ainda que vagamente, da sombra da autoridade que emana de um fiscal de rendas. Para fazer justia: autoridade mesmo meu pai s mostrava diante desses grandes proprietrios arrogantes, que se julgam acima do bem, do mal e do fisco. E ai de quem se atrevesse a sugerir um "arranjo", por conta da sonegao evidente... Gostava daquele fiscal. Duro no trato com os filhos e com a mulher, intempestivo e por vezes injusto ao julgar os outros, revelava-se um corao mole diante de um comerciante pobre e em dbito com o governo. Nessas situaes, condescendia no prazo de regularizao do imposto e instrua o pobre-diabo acerca da melhor maneira de proceder. Ao dono de um botequim da zona rural - homem vivo, carregado de filhos pequenos, em situao quase falimentar - ajudou com dinheiro do prprio bolso, para a quitao da dvida fiscal Meu estgio em tal ocupao tambm aumentou meu vocabulrio: conheci palavras como sisa, sonegao, guarda-livros, estampilha, mora e outras tantas. A intimidade com esses termos no implicava que lhes conhecesse o sentido; na verdade, muitos deles continuam obscuros para mim at hoje. De qualquer modo, no posso dizer que nunca me interessou a profisso de fiscal de rendas.
(Jlio Pietrobon das Neves)

31. Dado o contexto, correto afirmar que, na frase a) o servio era regular (1 pargrafo), h o mesmo grau de fantasia que na frase ocupava eu um posto na Secretaria da Fazenda. b) Tanto esforo tinha suas compensaes (1 pargrafo), o termo esforo j anuncia as duras atividades do menino, discriminadas a seguir. c) Outra compensao encontrava eu (...) (1 pargrafo), o elemento sublinhado indica uma alternativa que exclui a compensao j mencionada. d) Gostava daquele fiscal (2 pargrafo), o emprego do pronome acentua a distncia que o tempo imprimiu entre o narrador e seu pai. e) No posso dizer que nunca me interessou a profisso de fiscal de rendas, a dupla negativa tem o efeito de intensificao do interesse negado.

32. As seguintes expresses do texto mantm entre si uma relao marcada por oposio de sentido: a) b) c) d) e) ocupao informal e no implicava proventos. um corao mole e condescendia no prazo. intimidade com esses termos e continuam obscuros. Duro no trato e intempestivo por vezes. pobre-diabo e situao falimentar.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


33. Est clara e correta a redao do seguinte comentrio sobre o texto: a) Essa pequena crnica reveladora do modo que guardamos as imagens mais intensas da infncia, de cujos encantos continuam a nos fascinar pelo tempo a fora, sobretudo quando se tratam de relaes familiares. b) Relatos como este vo de encontro tese de que no se perdem em nossas memrias aquilo que realmente nos marcou, confirmando-se assim o poder seletivo demonstrado pelas mais fortes lembranas. c) Uma das artimanhas da memria aqui se confirmam por que somos capazes de guardar palavras e detalhes reveladores dos tempos da infncia, onde nem suspeitvamos de quo importantes viriam a ser os mais simples elementos. d) Ao deter lembranas de seu pai e dele mesmo, o narrador enfatisa nos traos em que melhor se definia ele, sem forar qualquer idealizao, uma vez que chega a salientar no pai seus traos mais duros, de pouca animosidade. e) Fica flagrante a admirao do menino pelo pai, conservada no tempo, capaz de estimular uma crnica cujo sentimento bsico o de um antigo companheirismo, materializado numa rotina de trabalho.

34. Outra compensao encontrava eu em desfrutar, ainda que vagamente, da sombra da autoridade que emana de um fiscal de rendas. Todas as palavras da frase acima podero permanecer rigorosamente as mesmas caso as formas verbais sublinhadas sejam substitudas por, respectivamente, a) b) c) d) e) incorporar e projeta. usufruir e provm. beneficiar e instila. comprazer-me e esparge. deleitar-me e se associa.

35. Uma outra redao correta do que se afirma na frase Cada passada dele exigia duas das minhas : a) b) c) d) e) Duas das minhas passadas exigia cada uma das dele. Exigiam-se duas das minhas passadas cada uma das dele. Era exigido, a cada passada dele, duas das minhas. Duas passadas minhas exigiam cada uma das dele. A cada passada dele exigia-se duas das minhas.

Instrues: As questes de nmeros 36 a 40 referem-se ao texto abaixo.

O sculo XX: vista area A destruio do passado - ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas - um dos fenmenos mais caractersticos e lgubres do final do sculo XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espcie de presente contnuo, sem qualquer relao orgnica com o passado pblico da poca em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no final do segundo milnio. Por esse mesmo motivo, porm,

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


eles tm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. Em 1989 todos os governos do mundo, e particularmente todos os ministrios do Exterior do mundo, ter-seiam beneficiado de um seminrio sobre os acordos de paz firmados aps as duas guerras mundiais, que a maioria deles aparentemente havia esquecido.
(Eric Hobsbaw m, Era dos extremos - O breve sculo XX. Trad. de Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das L etras, 2005, p. 13)

36. Considere as seguintes afirmaes: I. O pensamento do autor vai ao encontro do que afirma a seguinte frase, relativamente popularizada: Estamos condenados a repetir os erros da Histria que foi esquecida. II. Entre as funes essenciais de um historiador, destaca-se a de compreender rigorosamente em si mesmos os valores histricos e sociais de seu prprio presente. III. A referncia aos acordos de paz firmados depois das duas guerras mundiais vem a

propsito da importncia que eles deveriam conservar em todas as resolues de poltica externa, em nvel global. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II, apenas. I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

37. Depreende-se da leitura do texto que, se fossem simples cronistas, memorialistas e compiladores, os historiadores, no final do segundo milnio, a) estariam restritos tarefa de estabelecer uma relao orgnica com o passado pblico de sua poca. b) se limitariam a recompor os mecanismos sociais que vinculam as experincias de seu tempo s das geraes passadas. c) no estariam comprometidos com o esclarecimento da nossa relao orgnica com o passado pblico que foi esquecido. d) no saberiam arrolar os fatos mais remotos de um passado, em vista da perda de sua relao orgnica com esses fatos. e) ficariam restritos a tarefas acadmicas, como os seminrios, insuficientes para avivar os mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas.

38. Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milnio. Considerando-se o contexto, no haver prejuzo para a correo e o sentido da frase acima se se substituir a) cujo ofcio lembrar o que outros esquecem por a quem cabe resgatar o que esquecido.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


b) Por isso por pela razo que se expor. c) tornam-se mais importantes que nunca por mais do que nunca fazem-se de importantes. d) cujo ofcio lembrar o que outros esquecem por aos quais cabem resguardar o que foi esquecido. e) tornam-se mais importantes do que nunca por nunca se tornaram mais importantes.

39. Ambos os verbos indicados entre parnteses devero flexionar-se numa forma do plural para preencherem corretamente as lacunas da frase: a) ...... (ser) de se lamentar que aos jovens de hoje ...... (restar) viver o tempo como uma espcie de presente contnuo, sem qualquer conexo com o passado. b) Ao historiador ...... (dever) sensibilizar as omisses de toda e qualquer experincia que ...... (sofrer) nossos antepassados. c) ...... (aprazer) aos governantes fazer esquecer o que no lhes ...... (interessar) lembrar, para melhor se valerem da falta de memria histrica. d) ...... (avultar), aos olhos dos prprios historiadores contemporneos, a figura de Eric Hobsbaw m como um dos intrpretes que melhor ...... (compreender) o sculo XIX. e) No ...... (competir) aos historiadores exercer a mera funo de arquivistas pblicos; mais que isso, .....-se (esperar) deles uma compreenso participativa da histria.

40. Considere as seguintes frases: I. O autor lamenta a situao dos jovens de hoje, que vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo. II. Ao final do sculo XIX, ocorreu o esquecimento dos mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas. III. Preservemos a memria do passado, cujas experincias encerram lies ainda vivas. A eliminao da vrgula acarretar alterao de sentido APENAS para o que est em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. I e III.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa COMENTRIOS S QUESTES
Observao: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.

A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria. O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico. Tambm entre os Gregos foi assim. Reveste, em parte, a forma de mandamentos, como honrar os deuses, honrar pai e me, respeitar os estrangeiros; consiste, por outro lado, numa srie de preceitos sobre a moralidade externa e em regras de prudncia para a vida, transmitidas oralmente pelos sculos afora; e apresenta-se ainda como comunicao de conhecimentos e aptides profissionais a cujo conjunto, na medida em que transmissvel, os Gregos deram o nome de techn. Os preceitos elementares do procedimento correto para com os deuses, os pais e os estranhos foram mais tarde incorporados lei escrita dos Estados. E o rico tesouro da sabedoria popular, mesclado de regras primitivas de conduta e preceitos de prudncia enraizados em supersties populares, chegava pela primeira vez luz do dia, atravs de uma antiqussima tradio oral, na poesia rural gnmica de Hesodo. As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza, exposio escrita dos seus segredos, como esclarece, no que se refere profisso mdica, a coleo dos escritos hipocrticos. Da educao, neste sentido, distingue-se a formao do Homem por meio da criao de um tipo ideal intimamente coerente e claramente definido. Essa formao no possvel sem se oferecer ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser. A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial. O que fundamental nela o kaln, isto , a beleza, no sentido normativo da imagem desejada, do ideal. A formao manifesta-se na forma integral do Homem, na sua conduta e comportamento exterior e na sua atitude interior. Nem uma nem outra nasceram do acaso, mas so antes produtos de uma disciplina consciente. J Plato a comparou ao adestramento de ces de raa. A princpio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza. Obs: gnmico = sentencioso
(Adaptado de Werner Jaeger, Paidia: a formao do homem grego. Trad. Artur M. Parreira, 4.ed., So Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 23-24)

1. No primeiro pargrafo, o autor: a) defende a ideia de que universalmente a sociedade humana se dedica educao porque sua necessidade inconteste. b) abona a grande importncia de a educao tratar, como ocorre na maioria dos povos, de temas associados a questes ticas e pragmticas. c) atribui o carter, de certa forma tardio, da referncia educao em textos escritos, ao fato de ser ela uma atividade absolutamente inerente aos grupos humanos. d) evidencia que todo processo educativo naturalmente longo, implicando que a conscientizao dos educandos acerca do que lhes ensinado no seja imediata. e) confere tradio literria uma natureza relativamente vagarosa, visto que s registrou vestgios da atividade educativa quando cada indivduo da comunidade humana j a praticava natural e espontaneamente.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


Comentrio: Vamos analisar os itens. A) O texto no menciona que a educao tem necessidade incontestvel. B) No texto, o autor somente afirma que a educao se revestia de intenes ticas e programticas. C) Esta a resposta da questo. Logo no incio do texto, o excerto A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria ratifica o carter tardio da referncia educao, sendo esta uma atividade inerente aos humanos. Esse o tpico frasal do texto, revelando a postura do autor a respeito do tema. D) O texto evidencia que o longo perodo de tempo refere-se demora de a educao atingir a conscincia das pessoas. E) O texto no se refere morosidade da tradio literria, e sim ao longo perodo de tempo que a educao leva para atingir a conscincia das pessoas. Gabarito: C.

2. Tambm entre os Gregos foi assim. Reveste, em parte, a forma de mandamentos, como honrar os deuses, honrar pai e me, respeitar os estrangeiros; consiste, por outro lado, numa srie de preceitos sobre a moralidade externa e em regras de prudncia para a vida, transmitidas oralmente pelos sculos afora; e apresenta-se ainda como comunicao de conhecimentos e aptides profissionais a cujo conjunto, na medida em que transmissvel, os Gregos deram o nome de techn. Considerados o fragmento acima e o contexto, correto afirmar: a) Na frase Tambm entre os gregos foi assim, o termo grifado refere-se ao que ser caracterizado posteriormente. b) O perodo iniciado por Reveste constitui uma explicao. c) O como (linha 8) foi empregado com o mesmo valor que adquire em "Explicou detalhadamente o modo como tratar os animais recm-nascidos". d) A correlao entre Reveste, em parte e consiste, por outro lado denota que a educao entre os gregos tinha uma aparncia que no corresponde totalmente sua essncia. e) Em apresenta-se ainda, o termo grifado introduz um fator que, na escala argumentativa, considerado como o mais relevante de todos. Comentrio: vamos analisar as opes. A) Na frase Tambm entre os gregos foi assim, o vocbulo em destaque exerce papel anafrico. No contexto, refere-se ao excerto A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria. O seu contedo, praticamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico. Portanto, a opo est errada. B) Esta a resposta da questo. O perodo iniciado por Reveste traz uma explicao acerca da afirmao contida na frase Tambm entre os gregos foi assim. C) No trecho (...) como honrar os deuses, honrar pai e me, respeitar os estrangeiros (...), o vocbulo como um conectivo que indica comparao. J a ocorrncia de como no segundo segmento apresenta matiz semntico de comparao. Portanto, a opo est errada.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


D) A correlao Reveste, em parte e consiste, por outro lado faz referncia ao fato de que a educao era norteada entre os cidados gregos. Portanto, a afirmativa do examinador no procede. E) O vocbulo ainda faz aluso a outro fator em que se baseava a educao entre os gregos, sem, com isso, denotar escala ou hierarquia argumentativa. Gabarito: B.

3. A expresso a cujo conjunto os gregos deram o nome de techn est corretamente reformulada, mantendo o sentido original, em: A) de cujo conjunto se sabe o nome, a que os gregos deram de techn. B) do qual conjunto foi nomeado, pelos gregos, como techn. C) que, pelo conjunto, os gregos mencionaram por techn. D) pelo conjunto dos quais os gregos nominaram de techn. E) o conjunto dos quais recebeu dos gregos o nome de techn.

Comentrio: O sentido original e a correo gramatical foram mantidos na assertiva (E). No trecho a cujo conjunto os gregos deram nome de techn, temos: (i) a funo de sujeito desempenhada pela expresso os gregos; (ii) o verbo dar sendo transitivo direto e indireto, exigindo, portanto, o objeto direto o nome de techn e o objeto indireto a cujo conjunto; (iii) a preposio a foi exigida pela forma verbal deram, antecedendo o relativo cujo. Conforme estudamos nas lies, o relativo cujo bastante peculiar: alm de apresentar relao semntica de posse em relao ao termo anterior, concorda em gnero e nmero com o posterior. Para facilitar a visualizao, vamos transcrever o excerto na ordem direta (com as devidas adaptaes): Os gregos (sujeito) deram (V.T.D.I.) o nome de techn (OD) ao conjunto de conhecimentos e aptides profissionais (OI). Preservam-se as mesmas relaes sinttico-semnticas na transcrio o conjunto dos quais (sujeito) recebeu (V.T.D.I.) dos gregos (OI) o nome de techn (OD). No trecho, a expresso relativa os quais mantm a relao de sentido com o enunciado original, pois tambm se refere ao segmento conhecimentos e aptides profissionais. Gabarito: E. 4. Considerado o processo de argumentao desenvolvido no texto, correto afirmar: A) Deuses e pais foram citados como modelos do procedimento correto, origem dos preceitos elementares do comportamento grego. B) A meno lei dos Estados foi feita para realar um tpico trao da cultura grega, o cultivo da legalidade. C) A poesia rural gnmica de Hesodo foi citada como confirmao da riqueza de sabedoria popular. D) A referncia palavra Hipcrates constitui argumento de reforo para o que se diz acerca das artes e ofcios. E) A aluso feita a Plato constitui argumento de autoridade para fundamentar a ideia de que a educao despreza o pragmatismo. Comentrio: H referncia a hipcrates no seguinte trecho do texto: as regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza, exposio escrita dos seus segredos, como esclarece, no que se refere profisso mdica, a coleo dos escritos hipocrticos. Com isso, a referncia expresso escritos hipocrticos visa a

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


reforar a ideia argumentativa de que as regras das artes e ofcios resistiam exposio dos segredos. Portanto, a afirmao correta encontrada na assertiva (D). Gabarito: D. 5. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: a) tipo ideal intimamente coerente e claramente definido = modelo de perfeio coeso na sua essncia e fixado com nitidez. b) na medida em que transmissvel = proporo que se torne compreensvel. c) enraizados em supersties populares = fundamentados em profecias das massas incultas. d) neste sentido = com essa finalidade. e) srie de preceitos sobre a moralidade externa = conjunto de presunes desfavorveis ao modo de agir alheio. Comentrio: A questo versa sobre o emprego o significado de palavras e expresses no texto. Os trechos equivalentes so encontrados na assertiva (A). Comparando o perodo original com a proposta de transcrio, temos a equivalncia dos seguintes vocbulos/expresses: tipo e modelo; intimamente coerente e coeso na sua essncia; claramente definido e fixado com nitidez Portanto, essa a reescritura correta. Gabarito: A.

6. No texto, os segmentos As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente e a sua prpria natureza esto em relao, respectivamente, de a) b) c) d) e) fato e hiptese. consequncia e causa. condio e concluso. fato e concluso. hiptese e consequncia.

Comentrio: No excerto As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza, h uma relao semntica de causa e consequncia. O conectivo em virtude de remete ideia de causa, motivo. Notem que poderamos transcrever o trecho da seguinte maneira: As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente POR CAUSA / EM RAZO da sua prpria natureza. Como consequncia disso, h a resistncia natural das regras das artes e ofcios. Portanto, a opo (B) a resposta da questo. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


7. A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial. correto afirmar que, na frase acima, a) o pronome pessoal oblquo refere-se a "homem". b) o lhe foi empregado com o mesmo valor que tem na frase "Ouviram-lhe o choro convulsivo". c) a conjuno ou tem valor enftico (como em "ou ficar a ptria livre, ou morrer pelo Brasil"), porque introduz uma ratificao integral do que foi afirmado antes. d) a expresso pelo menos assinala que o elemento referido corresponde, numa hierarquia, quele que pode ser desconsiderado. e) a expresso no essencial sinnima de "no indispensvel".

Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Na frase A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial., o pronome oblquo lhe refere-se ao nome educao. B) No perodo A utilidade lhe indiferente ou, pelo menos, no essencial., a forma pronominal lhe desempenha a funo de complemento nominal do adjetivo indiferente. Comparando com a forma lhe do trecho Ouvira-lhe o choro compulsivo., notamos diferena sinttica e semntica, pois exerce a funo de adjunto adnominal, indicando valor de posse. C) Por sua vez, o conectivo ou denota valor semntico de alternncia, com o objetivo de retificar, corrigir o trecho mencionado anteriormente. D) A expresso pelo menos indica que o elemento deve ser considerado, e no desconsiderado, conforme afirmou o examinador da banca. E) Esta a resposta da questo. Por fim, a expresso no essencial pode ser traduzida como aquilo que dispensvel, ou, conforme mencionou o examinador, como no indispensvel. Gabarito: E.

8. Essa formao no possvel sem se oferecer ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser. A alternativa que traduz corretamente a ideia expressa no segmento destacado acima, considerado o contexto, : a) b) c) d) e) no prescinde da propositura ao esprito de uma imagem ideal de homem. s possvel porque uma imagem do homem desejado como tal oferecida ao esprito. implica a impossibilidade de se oferecer ao esprito uma ideia do homem sonhado. exige a iseno da oferta ao esprito de uma representao ideal de homem. impossibilita-se quando no se oferece ao esprito uma reproduo do homem como tal.

Comentrio: Da expresso destacada no trecho Essa formao no possvel sem se oferecer ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser. podemos traduzir a noo de que a formao (do homem) prescinde da oferta de uma imagem idealizada dele prprio, o homem, ao esprito. Ideia equivalente est contida no segmento encontrado na opo (A): inicialmente, a expresso No prescinde pode ser traduzida como algo imprescindvel, essencial. Por sua vez, h aproximao contextual entre o verbo oferecer e o substantivo propositura. O trecho final ao esprito de uma imagem ideal do homem

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


tambm manteve a noo transmitida no enunciado original. Portanto, a letra (A) o gabarito da questo. Gabarito: A.

9. Nem uma nem outra nasceram do acaso, mas so antes produtos de uma disciplina consciente. J Plato a comparou ao adestramento de ces de raa. A princpio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza. Considere as afirmaes que seguem sobre o fragmento transcrito, repeitado sempre o contexto. I. A conjuno mas pode ser substituda, sem prejuzo do sentido original, por entretanto. II. O advrbio J introduz a ideia de que mesmo Plato percebera a similaridade que o autor comenta, baseado na comparao feita pelo filsofo entre ces de raa e nobreza. III. A expresso A princpio leva ao reconhecimento de duas informaes distintas na frase, uma das quais est subentendida. Est correto o que se afirma APENAS em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. Comentrio: Vamos analisar as afirmaes. I. No perodo, o conectivo mas foi empregado com a inteno de corrigir, retificar o que foi mencionado no trecho Nem uma nem outra nasceram do acaso. Lembrem-se do que mencionei nas aulas tericas: no recomendvel decorar a lista de conectores, e sim analisar a relao semntica existente entre as oraes. Item incorreto. II. O advrbio j no transmite a ideia de incluso, e sim de oposio, apresentando o posicionamento contrrio de Plato em relao formao do homem, comparando-a ao adestramento de ces de raa. Item incorreto. III. O trecho que deve ser analisado A princpio, esse adestramento limitava-se a uma reduzida classe social, a nobreza. Originariamente, a expresso a princpio significa no incio, inicialmente, permitindo que o leitor conclua que existem duas informaes distintas, sendo uma etapa o processo educacional subsequente outra o adestramento. Item correto. Gabarito: C.

10. A frase Plato a comparou ao adestramento de ces de raa est corretamente transposta para a voz passiva em: a) O adestramento dos ces de raa comparado a ela por Plato.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


b) c) d) e) A comparao entre ela e o adestramento de ces tinha sido feito por Plato. Comparou-se o adestramento de ces e ela, feito por Plato. Ela foi comparada por Plato ao adestramento de ces de raa. Haviam sido comparados por Plato o adestramento de ces de raa e ela.

Comentrio: No perodo Plato a comparou ao adestramento de ces de raa., temos uma voz ativa, em que: sujeito: Plato -> ser o agente da passiva, introduzido pela preposio por verbo transitivo direto e indireto (V.T.D.I.) : comparar -> formar a locuo verbal de voz passiva, mantendo o tempo verbal no pretrito perfeito do indicativo objeto direto: a (=educao) -> ser o sujeito da voz passiva objeto indireto: ao adestramento de ces de raa -> permanecer como objeto indireto Plato comparou a educao ao adestramento de ces de raa. Portanto, ao converter o perodo acima para a voz passiva, teremos Ela (=a educao) foi comparada por Plato ao adestramento de ces de raa. Sendo assim, a letra (D) o gabarito da questo. Gabarito: D.

11. A afirmativa correta : a) Em A educao uma funo to natural e universal da comunidade humana que, pela prpria evidncia, leva muito tempo a atingir a plena conscincia daqueles que a recebem e praticam, sendo, por isso, relativamente tardio o seu primeiro vestgio na tradio literria, os termos destacados remetem ao mesmo referente. b) Em O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico, se o termo destacado fosse substitudo por "A sua essncia", a palavra mesmo, nas duas ocorrncias, no precisaria sofrer nenhuma alterao, para que fosse mantida a correo da frase. c) Em As regras das artes e ofcios resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza exposio escrita dos seus segredos, se outra vrgula fosse posta antes de naturalmente, o sentido original no sofreria alterao. d) Em resistiam naturalmente, em virtude da sua prpria natureza exposio escrita, na substituio do segmento destacado por "expor na escrita", o acento indicativo da crase deveria permanecer, conforme o padro culto da lngua. e) A frase O seu contedo, aproximadamente o mesmo em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtico est clara e corretamente reescrita assim: "Confrontando os povos, v-se que o mesmo contedo bem prximo, sendo simultneos o moral e o prtico". Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Esta a resposta da questo. No perodo, as formas pronominais a e seu referemse ao substantivo educao: (...) daqueles que a recebem = (...) daqueles que recebem a educao

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa

(...) o seu primeiro vestgio na tradio literria = (...) o primeiro vestgio da educao na tradio literria E quais os erros das demais opes? Vejam. B) Ao sugerir a modificao, haveria alterao apenas na primeira ocorrncia de mesmo, flexionando-se no gnero feminino para concordar com a expresso A sua essncia: A sua essncia, aproximadamente a mesma em todos os povos, ao mesmo tempo moral e prtica. C) No perodo original, o advrbio naturalmente relaciona-se somente forma verbal resistia. Por outro lado, ao antepor a vrgula ao vocbulo mencionado, haveria modificao de sentido, pois a forma adverbial passaria a se relacionar com toda a orao. D) Conforme estudamos nas lies acerca desse tema, os verbos no admitem a anteposio do artigo definido feminino a. Portanto, o acento indicativo de crase no deve permanecer ao fazer a substituio proposta pelo examinador. E) O trecho foi transcrito de forma obscura e sem coerncia, em comparao com a construo original do texto. Gabarito: A.

Instrues: As questes de nmeros 12 a 20 referem-se ao texto abaixo. Quando comea a modernidade? A escolha de uma data ou de um evento no indiferente. O momento que elegemos como originrio depende certamente da ideia de ns mesmos que preferimos, hoje, contemplar. E vice-versa: a viso de nosso presente decide das origens que confessamos (ou at inventamos). Assim acontece com as histrias de nossas vidas que contamos para os amigos e para o espelho: os incios esto sempre em funo da imagem de ns mesmos de que gostamos e que queremos divulgar. As coisas funcionam do mesmo jeito para os tempos que consideramos "nossos", ou seja, para a modernidade. Bem antes que tentassem me convencer de que a data de nascimento da modernidade era um espirro cartesiano (...), quando era rapaz, se ensinava que a modernidade comeou em outubro de 1492. Nos livros da escola, o primeiro captulo dos tempos modernos eram e so as grandes exploraes. Entre elas, a viagem de Colombo ocupa um lugar muito especial. Descidas Saara adentro ou interminveis caravanas por montes e desertos at a China de nada valiam comparadas com a aventura do genovs. Precisa ler "Mediterrneo" de Fernand Braudel para conceber o alcance simblico do pulo alm de Gibraltar, no costeando, mas reto para frente. Precisa, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo - este ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora do fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna. (Contardo Calligaris, "A Psicanlise e o sujeito colonial". IN: Psicanlise e colonizao: leituras do sintoma social no Brasil. Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1999, p.11-12.)

12. No primeiro pargrafo, o autor deixa claro que a) sua indagao meramente retrica, pois imediatamente a seguir justifica tanto a sua escolha do evento inicial da modernidade, quanto a importncia de no sermos indiferentes data.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


b) a eleio de uma data ou evento sempre relativa, pois aquele que elege o faz sob a presso da imagem de si mesmo que veiculada em seu tempo. c) o jogo intermitente entre presente e passado obscurece o sentido original dos eventos, motivo pelo qual deve ser constantemente controlada a imagem que se tem dos marcos iniciais. d) h um mecanismo comum na demarcao de datas inaugurais: elas flutuam na dependncia do aspecto particular de si mesmo que o sujeito deseja ressaltar. e) existem distintos marcos de origem, tanto na histria individual quanto na histria das naes, determinados pela indiferena com que, mais dia, menos dia, as balizas so tratadas.

Comentrio: Questo sobre compreenso textual. A resposta encontra-se logo no primeiro pargrafo do texto. Analisando o excerto Quando comea a modernidade? A escolha de uma data ou de um evento no diferente. O momento que elegemos como originrio depende certamente da ideia de ns mesmos que preferimos, hoje, contemplar. E viceversa: a viso de nosso presente decide das origens que confessamos (ou at inventamos), percebemos que os segmentos destacados pressupem a existncia de um mecanismo comum na demarcao de datas inaugurais. Portanto, a opo (D) a resposta da questo. Gabarito: D.

13. Entende-se corretamente do segundo pargrafo que a) Colombo, clebre pelas navegaes no Mediterrneo, deve o carter simblico de sua viagem memria dos que celebram a notvel transposio desse mar de uma extremidade a outra. b) o convencimento do autor acerca da importncia da viagem de Colombo ficou abalado quando descobriu travessias de outra ordem - de montes e desertos -, to ou mais relevantes que a do genovs. c) o autor defende que o conhecimento exato do trajeto de Colombo e da geografia do Mar Mediterrneo s possvel a partir da dimenso simblica dos espaos conquistados. d) o lugar especial que Colombo ocupa entre os exploradores no legitimado pelo autor, que o atribui a uma compreenso equivocada da viagem, apoiada em imagens fantasiosas. e) a viagem de Colombo, comumente associada ao incio da modernidade, uma travessia cujo carter simblico s pode ser elaborado quando se tem presente a imagem do Mediterrneo. Comentrio: No segundo pargrafo do texto, o autor apresenta e defende a tese de que os territrios conquistados e deixados para trs foram importantes para que o homem tivesse chegado a outras terras a partir do mar Mediterrneo. Essa informao pode ser extrada do trecho Nos livros da escola, o primeiro captulo dos tempos modernos eram e so as grandes navegaes. Entre elas, a viagem de Colombo ocupa um lugar muito especial. (...) Precisa, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo este ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora do fim do mundo fechado (...). Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


14. Precisa, em outras palavras, evocar o mar Mediterrneo este ptio comum navegvel e navegado por milnios, espcie de tero vital compartilhado para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora do fim do mundo fechado, do abandono da casa materna e paterna. correto afirmar que, no fragmento acima, a) navegvel e navegado por milnios equivale a "que poderia, um dia, no s permitir a navegao, como tambm chegar a ser navegado durante milnios". b) para entender equivale a "para traduzir corretamente em palavras". c) acabou e continua sendo expresso que alia um fato considerado pontual (ocorreu num momento preciso do passado) e um fato considerado em sua permanncia. d) casa materna e paterna equivale a "casa da me e do pai", assim como do fim equivale a "final". e) a composio da metfora baseia-se na aproximao, por semelhana, entre viagem de Colombo e mundo fechado. Comentrio: A resposta encontra-se na assertiva (C). A expresso acabou e continua sendo alia um fato pontual (ocorreu num momento preciso do passado) a viagem de Colombo, em 1492, marcou o incio da modernidade e um fato considerado em sua permanncia, isto , nos livros da escola, a viagem de Colombo, poca das grandes navegaes, continua sendo o primeiro captulo dos tempos modernos. Gabarito: C.

15. ...para entender por que a viagem de Colombo acabou e continua sendo uma metfora... No que se refere grafia, para estar de acordo com o padro culto, a frase que deve ser preenchida com forma idntica destacada acima : a) Algum poder perguntar: O autor citou Braudel, ...? b) Gostaria de saber ...... ele se interessou especificamente por essa obra de Braudel acerca do mar Mediterrneo. c) Quem sabe o ...... da citao da obra de Braudel? d) Referncias so sempre interessantes, ...... despertam curiosidade acerca da obra. e) ... foi a obra que mais o teria impressionado sobre o assunto, respondeu algum quando indagado sobre o motivo da citao.

Comentrio: A questo aborda o emprego dos porqus. Vamos analisar as opes. A) No perodo, temos uma interrogativa direta (em virtude do ponto de interrogao). Por estar prximo a um sinal de pontuao, a lacuna deve ser preenchida com a forma por qu: algum poder perguntar: - O autor citou Braudel por qu ? B) No perodo, temos uma interrogativa indireta. Portanto, a lacuna deve ser preenchida pela forma por que (separada e sem acento): Gostaria de saber por que ele se interessou especificamente por essa obra de Braudel acerca do mar Mediterrneo. Esta a resposta da questo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


C) Nesta opo, a lacuna deve ser preenchida com a forma porqu (junta e com acento), pois se trata de um substantivo: Quem sabe o porqu da citao da obra de Braudel?. D) No trecho, a lacuna deve ser preenchida com a forma porque (junta e sem acento), equivalendo ao conector explicativo pois: Referncias so sempre interessantes, porque despertam curiosidade acerca da obra. E) No excerto, temos uma resposta. Logo, a lacuna deve ser preenchida com a forma Porque (junta e sem acento), equivalente ao conector explicativo pois: - Porque foi a obra que mais o teria impressionado sobre o assunto, respondeu algum quando indagado sobre o motivo da citao. Gabarito: B.

16. A nica afirmao INCORRETA sobre os sinais de pontuao empregados no texto : a) Os dois pontos aps vice-versa: anunciam um esclarecimento acerca do que foi enunciado. b) Os parnteses em (ou at inventamos) incluem comentrio considerado um vis do que se afirma. c) As aspas em "nossos" firmam o carter irnico da expresso, exigindo que se entenda o enunciado em sentido contrrio (trata-se, assim, de "tempos que nos so estranhos"). d) Os travesses em este ptio comum... compartilhado isolam uma apreciao acerca do Mediterrneo e so equivalentes a vrgulas. e) A vrgula antes de no costeando pode ser substituda, sem prejuzo da correo, por travesso. Comentrio: A afirmao incorreta encontra-se na assertiva (C). Comumente, a forma pronominal nossos empregado com valor semntico de posse. Entretanto, no texto, as aspas foram empregadas com o sentido de realar, destacar o pronome nossos, indicando uma relativizao do tempo: (...) para os tempos que consideramos nossos, ou seja, para a modernidade. Gabarito: C.

17. A frase em que a regncia est totalmente de acordo com o padro culto : a) Esperavam encontrar todos os documentos que os estudiosos se apoiaram para descrever a viagem de Colombo. b) Estavam cientes de que teriam muito a fazer para conseguir os registros de que dependiam. c) Encontraram-se referncias coero que marinheiros mais experientes faziam contra os mais novos que trabalhassem mais arduamente. d) Foram informados que esboos da inspita regio circundada com imensas pedras podiam ser consultados. e) Havia registro de uma insatisfao em que os insurretos s atitudes arbitrrias de um navegante foram impedidos de lhe inquirir. Comentrio: Vamos analisar as opes. A) A estrutura verbal se apoiaram rege o emprego da preposio em, a qual deve anteceder o pronome relativo que. Portanto, o trecho correto seria Esperavam encontrar todos os documentos em que os estudiosos se apoiaram para descrever a viagem de Colombo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


B) Esta a resposta da questo. O adjetivo cientes rege o emprego da preposio de, a qual antecedeu o pronome relativo que de maneira correta. Da mesma forma ocorreu com a forma verbal dependiam (dependiam DE alguma coisa). C) Houve a omisso inadequada da preposio para, pois h um contexto de finalidade: (...) mais experientes faziam contra os mais novos para que trabalhassem mais arduamente. D) Na locuo verbal foram informados, a forma destacada rege o emprego da preposio de antes da conjuno integrante que: Foram informados de que esboos .... E) O pronome oblquo lhe foi incorretamente empregado, pois no h, no contexto, elemento que exija sua presena. Notem, inclusive, que o verbo inquirir transitivo direto. Igualmente incorreto est o emprego da preposio em, antes do pronome relativo que, complemento direto do verbo inquirir. Portanto, o trecho corretamente transcrito Havia registro de uma satisfao que os insurretos s atitudes arbitrrias de um navegante foram impedidos de inquirir. Gabarito: B.

18. A frase que est totalmente de acordo com o padro culto da lngua : a) Todos reconheceram que Vossa Senhoria, a despeito da exiguidade do vosso tempo, sempre recebeu os estudiosos do assunto e lhes deu grande apio. b) Sob a rubrica de "As grandes exploraes", o autor leu muito do que lhe sucitou interesse pelo tema e desejo de pr em discusso algumas questes. c) Certas pessoas consideram ultrage a hesitao em associar o incio da modernidade Descartes, mas a questo no pra por a: h pontos mais complexos em discusso. d) As reflexes do iminente estudioso, insertas em texto bastante acessvel ao leigo, nada tm daquele teor iracvel e tendencioso que se nota em algumas obras polmicas. e) Disse adivinhar o que alguns detratores diriam acerca de questes polmicas como a de rever o significado assente de fatos histricos: " mera questo de querer auferir prestgio". Comentrio: Questo sobre redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Vamos analisar as opes. A) A forma vosso foi incorretamente empregada. Conforme estudamos nas lies, toda concordncia com os pronomes de tratamento devem ocorrer na terceira pessoa. Por sua vez, o substantivo apoio no deve ser acentuado graficamente. B) Observem que a palavra rubrica foi corretamente grafada. O examinador incorreria em erro se grafasse rubrica. O erro do perodo situa-se na forma sucitou, a qual est incorretamente grafada. O correto suSCitou, proveniente do verbo suSCitar. C) A forma ultrage configura erro ortogrfico. O correto ultraje. Por sua vez, no trecho Descartes, o acento grave indicativo de crase foi empregado incorretamente por se tratar de personagem histrico. D) O parnimo eminente (ilustre, proeminente) foi trocado, inadequadamente, por iminente (prestes a ocorrer). Por sua vez, a palavra iracvel deve ser grafada com SC: irascvel. Vale ressaltar que a forma insertas est correta, pois proveniente de inserir, inseridas. E) Esta a resposta da questo. A grafia do perodo respeitou as regras gramaticais em sua totalidade. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


19. A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo :

a) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses. b) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico. c) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu. d) Em troca-trocas acalorados de ideias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica. e) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certamente apresentar com mais tranquilidade sua contribuio.

Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Como ensinei a vocs, em regra, as formas verbais terminadas em -iar so regulares. Entretanto, existem excees, ou seja, algumas formas verbais terminadas em -iar so irregulares, a saber: mediar (alm do derivado intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar. Segue uma tcnica mnemnica para vocs memorizarem as excees: MARIO M A R ediar eu medeio, tu medeias, ele medeia, ns mediamos, vs mediais, eles medeiam. nsiar eu anseio, tu anseias, ele anseia, ns ansiamos, vs ansiais, eles anseiam. emediar eu remedeio, tu remedeias, ele remedeia, ns remediamos, vs remediais, eles remedeiam. ncendiar eu incendeio, tu incendeias, ele incendeia, ns incendiamos, vs incendiais, eles incendeiam. diar eu odeio, tu odeias, ele odeia, ns odiamos, vs odiais, eles odeiam.

Nesta opo, temos (...) o professor visitante medeia as sesses. A flexo do verbo em destaque est correta. Na 3 pessoa do singular, a forma rizotnica (a slaba tnica recai no radical), razo pela qual foi acrescida a vogal E : ele medeia. B) O verbo intervir foi incorretamente flexionado. Por ser derivado do verbo vir, deve seguir o paradigma (modelo) deste ltimo: intervieram. C) Por ser derivado do verbo vir, o verbo advir deve seguir o paradigma de conjugao daquele: advieram. Por sua vez, o substantivo testemunha contm uma s forma para representar ambos os gneros, sendo sempre antecedido pelo artigo definido a, ainda que se refira ao elemento masculino Ele. D) O substantivo composto troca-troca est flexionado corretamente no texto, valendo frisar que tambm estaria correta a flexo em trocas-trocas. O erro da opo encontra-se na forma atem, pois o verbo ater proveniente de ter, devendo, portanto, seguir o paradigma de conjugao deste ltimo: atm. E) Segundo o contexto, a forma verbal reaver deveria estar flexionada na 3 pessoa do singular do futuro do subjuntivo. Na pessoa e no tempo mencionados, a flexo verbal correta seria Quando aquele grupo de pesquisadores reouver (...). Vale frisar que a

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


assertiva tambm apresenta um erro de flexo nominal: em (...) nos ltimos revs, (...), a formao correta de plural do substantivo em destaque reveses. Logo, a opo em anlise no atende ao enunciado. Gabarito: A.

20. A frase em que a concordncia est em conformidade com o padro culto : a) Os advogados reclamaram da indeciso do depoente, sem perceber que as perguntas que a ele eram dirigidas lhes parecia obscura, difceis de serem compreendidas. b) Era intrincada a associao de ideias do promotor e o apelo que fazia aos jurados, o que, consideradas as circunstncias, os conduziram a uma deciso questionvel. c) sempre falvel, a meu ver, os juzos que se fundamentam mais na verve do orador que no contedo de seu discurso, mesmo quando os ouvintes lhe neguem aquele predicado. d) Suponho que devem existir srias razes para ele ter-se comportado assim: todas as questes que lhe eram postas ele julgava irrelevantes. e) O relatrio, de cujo dados discordou-se, foi rejeitado imediatamente, tendo sido sugerido, em carter de urgncia, a sua plena reviso ou at mesmo sua substituio. Comentrio: A concordncia correta encontra-se na opo (D). Na locuo verbal devem existir, o verbo auxiliar dever foi corretamente flexionado no plural para concordar com o ncleo do sujeito srias razes. E quais os erros das demais opes? Vejam. A) No perodo, o verbo parecer tem como sujeito a expresso as perguntas. Por isso, deve ser flexionado na terceira pessoa do plural: pareciam. Por sua vez, o adjetivo obscura deve ser flexionado no plural para concordar com perguntas. B) O verbo conduzir deve ser flexionado na terceira pessoa do singular para concordar o pronome relativo que (...) o que (...) ,sujeito sinttico da forma verbal: (...) o que, consideradas as circunstncias, os conduziu a uma deciso questionvel. C) Inicialmente, o verbo ser deve ser flexionado na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito os juzos. O plural tambm deve ocorrer com o adjetivo falvel, concordando com o substantivo juzos: So sempre falveis, a meu ver, os juzos (...). E) H erro de concordncia nominal no perodo: o particpio sugerido deve flexionar-se no feminino para concordar com o substantivo reviso. Por sua vez, o pronome relativo cujo deve ser flexionado no plural para concordar com o nome dados. Gabarito: D.

Instrues: As questes de nmeros 21 a 30 referem-se ao texto abaixo.

Acerca do bem e do mal Fulano "do bem", Sicrano "do mal". No, no so crianas comentando um filme de mocinho e bandido; so frases de adultos, reiteradas a propsito das mais diferentes pessoas, nas mais diversas situaes. O julgamento definitivo e em preto e branco que elas implicam parece traduzir o esforo de adotar, em meio ao caldeiro de valores da sociedade moderna, um princpio bsico de qualificao moral e tica. Essa oposio rudimentar revela a necessidade que temos de estabelecer algum juzo de valor para a orientao da

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


nossa prpria conduta. Tal busca de discernimento antiga, e em princpio legtima: est na base de todas as culturas, d sustentao a religies e inspira ideologias, provoca os filsofos, os juristas, os polticos. O perigo est em que o movimento de busca cesse e d lugar paralisia dos valores estratificados. O exemplo pode vir de cima: quando um chefe de poderosa nao passa a classificar pases inteiros como integrantes do "eixo do mal", est-se proclamando como representante dos que constituiriam o "eixo do bem". Essa diviso tosca , de fato, muito conveniente, pois faculta ao mais forte a iniciativa de intervir na vida e no espao do mais fraco, sob a alegao de que o faz para preservar os chamados "valores fundamentais da humanidade". Interesses estratgicos e econmicos so, assim, mascarados pela suposta preservao de princpios da civilizao. A Histria j nos mostrou, sobejamente, a que levam tais ideologias absolutistas, que se atribuem o direito de julgar o outro segundo o critrio da religio que este professa, do regime poltico que adota, da etnia a que pertence. A intolerncia em relao s diferenas culturais, por exemplo, acaba levando o mais forte subjugao das pessoas "diferentes" - e mais fracas. quando a tica sai de cena, para dar lugar barbrie. A busca de distino entre o que "do bem" e o que "do mal" traz consigo um dilema: por um lado, no podemos dispensar alguma bssola de orientao tica e moral, que aponte para o que parece ser o justo, o correto, o desejvel; por outro lado, se o norteamento dos nossos juzos for inflexvel como o teimoso ponteiro, comprometemos de vez a dinmica que prpria da histria e dos valores humanos. No h, na rota da civilizao, leis eternas, constituies que no admitam revises, costumes inalterveis. A escolha do critrio de julgamento sempre crtica e sofrida, quando responsvel; dispensando-se, porm, a responsabilidade dessa escolha, restar a terrvel fatalidade dos dogmas. Lembrando o instigante paradoxo de um filsofo francs, "estamos condenados a ser livres". Nessa compulsria liberdade, de que fala o filsofo, a escolha entre o que "do bem" e o que "do mal" uma questo sempre viva, que merece ser analisada e enfrentada em suas particulares manifestaes histricas. Se assim no for, estar garantido um espao cada vez maior para a ao dos fundamentalistas de todo tipo.
(Cndido Otoniel de Almeida)

21. Na argumentao com a qual o autor desenvolve o tema central do texto, h a preocupao constante de: A) acusar a maleabilidade dos princpios jurdicos, da qual decorrem indesejveis ambiguidades na interpretao das leis. B) defender a necessidade de paradigmas ticos e morais que desprezem diferenas culturais e polticas entre os povos. C) condenar a estratificao dos princpios ticos, que se devem estabelecer no dinamismo que prprio da histria e da anlise crtica. D) relativizar a importncia dos valores ticos e morais, uma vez que no dada ao homem a faculdade de adot-los livremente. E) suprimir a diferena entre o que o bem e o mal, em vista da impossibilidade de fixao de valores ticos e morais permanentes. Comentrio: A partir da leitura do texto, possvel depreender que o autor condena a estratificao dos princpios ticos, uma vez que estes no so fixados por meio da escolha de um determinado critrio. No desenvolver da superfcie textual, ocorre a valorizao das diferenas culturais e polticas entre as naes, no podendo essas distines ser desconsideradas. Alm disso, a anlise crtica tambm deve considerar o rumo da histria de cada povo. Portanto, a afirmativa (C) a resposta da questo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


22. Considere as seguintes afirmaes: I. A referncia a um chefe de poderosa nao (2 pargrafo) abre a demonstrao de que h ideologias absolutistas e intolerantes que se sustentam pela fora. II. Julgamento (...) em preto e branco (1 pargrafo) e diviso tosca (2 pargrafo) so expresses que ajudam a esclarecer o sentido de norteamento (...) inflexvel (3 pargrafo). III. A frase estamos condenados a ser livres (3 pargrafo) instiga o autor do texto a justificar a posio dos fundamentalistas de todo tipo (3 pargrafo).

Comentrio: Vamos analisar cada afirmao. I. Correta. A partir do excerto A Histria j nos mostrou, sobejamente, a que levam tais ideologias absolutistas, que se atribuem o direito de julgar o outro segundo o critrio da religio que este professa, o autor apresenta a tese de que os governos absolutistas se mantm unicamente por meio do emprego da fora, ou seja, da vontade unilateral de um soberano. II. Correta. Ao utilizar as expresses Julgamento (...) em preto e branco e diviso tosca, o autor demonstra a inflexibilidade das ideologias absolutistas e intolerantes, classificandoas como eixo do mal. o mesmo que ocorre quando norteamos o juzo de valor de maneira inflexvel, conforme aduz o texto: por outro lado, se o norteamento de nossos juzos for inflexvel como o teimoso ponteiro, comprometemos de vez a dinmica que prpria da histria e dos valores humanos. III. Incorreta. A frase estamos condenados a ser livres denota a viso contrria ao dos fundamentalistas do tipo (final do 3 pargrafo). Gabarito: B.

23. quando a tica sai de cena, para dar lugar barbrie. Na frase acima, a sequncia das aes sai de cena e dar lugar estabelece uma relao A) de justaposio de fatos independentes. B) entre uma hiptese e um fato que a confirma. C) de simultaneidade entre duas ocorrncias interdependentes. D) de causalidade entre valores antagnicos. E) de alternncia entre duas situaes semelhantes. Comentrio: No texto, o autor apresenta uma relao de causalidade entre os valores antagnicos tica e barbrie no trecho quando a tica sai de cena, para dar lugar barbrie. Em outras palavras, a barbrie entra em cena, lugar ocupado antes pela tica. Logo, a letra (D) o gabarito da questo. Gabarito: D.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


24. Considerando-se o contexto do primeiro pargrafo, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expresso em: A) essa posio rudimentar = esse grosseiro maniquesmo B) tal busca de discernimento = essa tentativa de relativizao C) em princpio legtima = inicialmente irredutvel D) paralisia dos valores estratificados = imobilizao dos atributos improvisados E) provoca os filsofos = dissimula-se entre os pensadores Comentrio: Esta questo versa sobre a significao contextual de palavra e expresses, assunto recorrente nos editais da FCC. Vamos analisar as opes. A) Esta a resposta da questo. As expresses essa oposio rudimentar e esse grosseiro maniquesmo so equivalentes no contexto, porque: - o vocbulo grosseiro apresenta significao semelhante a rudimentar; - o vocbulo maniquesmo apresenta aproximao semntica com a palavra oposio, pois aquele se baseia na oposio entre bem e mal. B) Nas expresses tal busca de discernimento e essa tentativa de relativizao, os vocbulos destacados no se aproximam semanticamente, pois este significa ato ou efeito de relativizar, enquanto aquele significa distinguir o certo do errado. C) A expresso em princpio significa em tese, antes de quaisquer consideraes, ou seja, apresenta significado distinto de inicialmente. Tambm os vocbulos legtima (autntico, genuno) e irredutvel (que no se pode reduzir, diminuir) no podem ser substitudos um pelo outro. D) As expresses valores estratificados (que sofreu estratificao, disposto em camadas) e atributos improvisados (criado na hora, no planejado) no so equivalentes semanticamente. E) No h equivalncia entre as formas verbais provoca e dissimula. Segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss, provocar significa desafiar. Por sua vez, dissimular significa esconder as intenes. Gabarito: A.

25. Considere a seguinte frase: A busca de distino entre o que "do bem" e o que "do mal" traz consigo um dilema (...). O verbo trazer dever flexionar-se numa forma do plural caso se substitua o elemento sublinhado por: a) b) c) d) e) O fato de quase todas as pessoas oscilarem entre o bem e o mal (...). A dificuldade de eles distinguirem entre as boas e as ms aes (...). Muitas pessoas sabem que tal alternativa, nas diferentes situaes, (...). Essa diviso entre o bem e o mal, medida que se acentua nos indivduos, (...). As oscilaes que todo indivduo experimenta entre o bem e o mal (...)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


Comentrio: A questo versa sobre concordncia verbal. Vamos analisar as opes. A) Ao empregar a expresso O fato de quase todas as pessoas oscilarem entre o bem e o mal, o verbo trazer deve permanecer na terceira pessoa do singular para concordar com o vocbulo fato, ncleo do sujeito. B) Ao empregar a expresso A dificuldade de eles distinguirem entre as boas e as ms aes, o verbo tambm deve permanecer no singular para concordar com o substantivo dificuldade, ncleo do sujeito. C) Novamente, o verbo trazer deve permanecer no singular para concordar com o ncleo alternativa. D) Com a substituio proposta, tambm o verbo trazer deve permanecer na terceira pessoa do singular, a fim de concordar com o substantivo diviso, ncleo do sujeito. E) Esta a resposta da questo. Ao empregar a expresso As oscilaes que todo indivduo experimenta entre o bem e o mal, o verbo trazer deve flexionar-se na terceira pessoa do plural para concordar com o sujeito As oscilaes, cujo ncleo oscilaes. Gabarito: E. 26. A escolha do critrio de julgamento sempre crtica e sofrida, quando responsvel; dispensando-se, porm, a responsabilidade dessa escolha, restar a terrvel fatalidade dos dogmas. Mantm-se o sentido e a correo da frase caso se substitua a) b) c) d) e) dispensando-se, porm por se dispensarem-se, ademais. dispensando-se, porm por uma vez dispensado, no entanto. quando responsvel por desde que responsvel. quando responsvel por posto que responsvel. quando responsvel por conquanto seja responsvel.

Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Na substituio proposta, houve desvio gramatical no que se refere colocao do pronome tono se. No contexto, o conector subordinativo condicional se torna a prclise obrigatria no perodo: se se dispensarem. Por sua vez, tambm estaria incorreta a substituio do conectivo porm, cujo valor adversativo, pelo vocbulo ademais, que possui valor aditivo. B) No perodo, houve erro de concordncia nominal, pois o particpio dispensado deveria flexionar-se no feminino para concordar com o substantivo responsabilidade. C) Esta a resposta da questo. O conectivo quando foi empregado com matiz semntico condicional (lembrem-se de que no recomendvel decorar a lista de conectivos, e sim analisar a relao semntica entre os vocbulos). Esse mesmo valor de significa mantido ao substitu-lo pela locuo condicional desde que. D) Em quando responsvel, h valor semntico de condio. Por sua vez, a expresso posto que introduz matiz de concesso. E) Novamente, o conectivo condicional quando (valor analisado no contexto) no pode ser substitudo pelo conectivo conquanto, pois este apresenta natureza de concesso. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


27. Nessa compulsria liberdade, de que fala o filsofo (...). Numa nova redao da frase acima, mantm-se corretamente a expresso sublinhada caso se substitua fala o filsofo por a) b) c) d) e) se refere o filsofo. cuida o filsofo. investiga o filsofo. aflige o filsofo. disserta o filsofo.

Comentrio: No enunciado da questo, o verbo falar rege o emprego da preposio de, a qual antecedeu, corretamente, o pronome relativo que. Ao substituir a expresso fala o filsofo pelas sugestes apresentadas, a nica que mantm a correo gramatical est contida na opo (B). O verbo cuidar tambm rege emprego da preposio de, a qual antecede o relativo que, iniciando uma orao subordinada adjetiva. E quais os erros das demais opes? Vejam: A) A forma verbal referir-se rege o emprego da preposio a. Sendo assim, haveria a alterao da expresso de que por a que: Nessa compulsria liberdade, a que se refere o filsofo (...). C) O verbo investigar assume transitividade direta, no regendo emprego de preposio antes do pronome relativo que: Nessa compulsria liberdade, que investiga o filsofo (...). D) Novamente, temos em afligir um verbo transitivo direto: Nessa compulsria liberdade, que aflige o filsofo (...). E) A forma verbal disserta rege o emprego da preposio sobre. Logo, o trecho ficar assim: Nessa compulsria liberdade, sobre que disserta o filsofo (...). Gabarito: B.

28. Na transposio de uma voz verbal para outra, ocorre uma impropriedade no seguinte caso: a) a necessidade que temos de estabelecer algum juzo de valor = a necessidade que temos de que houvesse sido estabelecido algum juzo de valor. b) passa a classificar pases inteiros = pases inteiros passam a ser classificados. c) segundo o critrio da religio que este professa = segundo o critrio da religio que por este professada. d) que constituiriam o "eixo do bem" = o "eixo do bem" que seria constitudo. e) comprometemos de vez a dinmica = a dinmica por ns de vez comprometida.

Comentrio: Questo sobre vozes verbais. A transposio de voz verbal ocorreu incorretamente na assertiva (A) devido locuo verbal houvesse sido estabelecido, presente na passagem sugerida pelo examinador. Notem que, na orao A necessidade que temos de estabelecer algum juzo de valor, o trecho em destaque classificado como orao subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo. Esse segmento complementa o sentido do substantivo necessidade, o qual rege o emprego da preposio de (a necessidade (...) de estabelecer ...).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


Por sua vez, o verbo estabelecer transitivo direto, admitindo a transposio de voz verbal. A correta converso da orao reduzida de infinitivo A necessidade que temos de ser estabelecido algum juzo de valor (equivale a algum juzo de valor estabelecido). Percebam que a forma verbal ser tambm est no infinitivo, mantendo o tempo verbal apresentado na voz ativa. Gabarito: A.

29. Alterando-se a pontuao de um segmento do texto, ela permanecer defensvel e coerente, considerado o contexto, em: a) A busca de distino, entre o que "do bem", e o que "do mal", traz consigo, um dilema. b) No, no, so crianas comentando um filme de mocinho e bandido, so frases - de adultos, reiteradas a propsito, das mais diferentes pessoas. c) A escolha do critrio de julgamento, , sempre, crtica e sofrida quando responsvel. d) Tal busca de discernimento antiga e, em princpio, legtima. e) Interesses estratgicos e econmicos so assim mascarados, pela suposta preservao, de princpios da civilizao. Comentrio: O examinador quer que apontemos a opo correta no que se refere ao emprego dos sinais de pontuao. Vamos analisar cada opo. A) Incorreta. O emprego das vrgulas antes e depois da expresso ente o que do bem e o que do mal acarreta erro gramatical, pois est ligada ao substantivo distino. Por fim, a vrgula empregada aps o vocbulo consigo tambm configura erro gramatical por separar o verbo trazer do objeto direto um dilema. B) Incorreta. O travesso separou, incorretamente, o predicativo frases do adjunto adnominal de adultos. Por sua vez, a vrgula aps a expresso a propsito tambm est mal empregada, pois separa o complemento do nome a que se refere. C) Incorreta. A vrgula antes da forma verbal est incorretamente empregada, pois separa o sujeito do predicado. D) Esta a resposta da questo. A expresso em princpio est intercalada no perodo, estando corretamente isolada por vrgulas. E) Incorreta. A vrgula antes do agente da passiva pela suposta preservao no encontra respaldo gramatical, devendo ser suprimida. Por fim, tambm houve erro de pontuao ao empregar a vrgula aps o vocbulo preservao, separando-o do adjunto adnominal de princpios da civilizao. Gabarito: D.

30. O perigo est em que o movimento de busca cesse e d lugar paralisia dos valores estratificados. Alterando-se os tempos dos verbos da frase acima, a articulao entre suas novas formas estar correta em: a) O perigo estava em que o movimento da busca cessava e desse lugar paralisia dos valores estratificados. b) O perigo estar em que o movimento de busca cessasse e tivesse dado lugar paralisia dos valores estratificados.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


c) O perigo estaria em que o movimento da busca cessar e dar lugar paralisia dos valores estratificados. d) O perigo estava em que o movimento da busca cessou e dera lugar paralisia dos valores estratificados. e) O perigo estaria em que o movimento da busca cessasse e desse lugar paralisia dos valores estratificados. Comentrio: A correlao verbal correta est na assertiva (E). No perodo O perigo estaria em que o movimento da busca cessasse e desse lugar paralisia dos valores estratificados, a forma verbal estaria est conjugada no futuro do pretrito do indicativo. Sendo assim, os verbos cessar e dar devem ser flexionados no pretrito imperfeito do subjuntivo para manter a relao harmnica entre as estruturas. Portanto, esta a resposta da questo. Gabarito: E.

Instrues: As questes de nmeros 31 a 35 referem-se ao texto abaixo.

O fiscal e o menino J pelos meus dez anos ocupava eu um posto na Secretaria da Fazenda. A ocupao era informal, no implicava proventos ou tempo para a aposentadoria, mas o servio era regular: acompanhava meu pai, que era fiscal de rendas, em suas visitas rotineiras aos comerciantes da cidade. Cada passada dele exigia duas das minhas, e eu ainda fazia questo de carregar sua pasta, pesada de processos. Tanto esforo tinha suas compensaes: nos bares ou padarias, o proprietrio lembrava-se de me agradar com doce, salgado ou refrigerante - o que configurava, como se v, uma espcie de pacto entre interesseiros. Outra compensao encontrava eu em desfrutar, ainda que vagamente, da sombra da autoridade que emana de um fiscal de rendas. Para fazer justia: autoridade mesmo meu pai s mostrava diante desses grandes proprietrios arrogantes, que se julgam acima do bem, do mal e do fisco. E ai de quem se atrevesse a sugerir um "arranjo", por conta da sonegao evidente... Gostava daquele fiscal. Duro no trato com os filhos e com a mulher, intempestivo e por vezes injusto ao julgar os outros, revelava-se um corao mole diante de um comerciante pobre e em dbito com o governo. Nessas situaes, condescendia no prazo de regularizao do imposto e instrua o pobre-diabo acerca da melhor maneira de proceder. Ao dono de um botequim da zona rural - homem vivo, carregado de filhos pequenos, em situao quase falimentar - ajudou com dinheiro do prprio bolso, para a quitao da dvida fiscal Meu estgio em tal ocupao tambm aumentou meu vocabulrio: conheci palavras como sisa, sonegao, guarda-livros, estampilha, mora e outras tantas. A intimidade com esses termos no implicava que lhes conhecesse o sentido; na verdade, muitos deles continuam obscuros para mim at hoje. De qualquer modo, no posso dizer que nunca me interessou a profisso de fiscal de rendas.
(Jlio Pietrobon das Neves)

31. Dado o contexto, correto afirmar que, na frase a) o servio era regular (1 pargrafo), h o mesmo grau de fantasia que na frase ocupava eu um posto na Secretaria da Fazenda.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


b) Tanto esforo tinha suas compensaes (1 pargrafo), o termo esforo j anuncia as duras atividades do menino, discriminadas a seguir. c) Outra compensao encontrava eu (...) (1 pargrafo), o elemento sublinhado indica uma alternativa que exclui a compensao j mencionada. d) Gostava daquele fiscal (2 pargrafo), o emprego do pronome acentua a distncia que o tempo imprimiu entre o narrador e seu pai. e) No posso dizer que nunca me interessou a profisso de fiscal de rendas, a dupla negativa tem o efeito de intensificao do interesse negado. Comentrio: A partir do contexto, correto afirmar que o emprego do pronome daquele refora a distncia que o tempo imprimiu entre o narrador, colocada na condio de criana, e seu pai, o fiscal de rendas. Conforme estudamos nas lies sobre pronomes, a forma pronominal aquele utilizada em referncia a acontecimentos e pessoas distantes da pessoa que fala. Portanto, a letra (D) o gabarito da questo. Gabarito: D.

32. As seguintes expresses do texto mantm entre si uma relao marcada por oposio de sentido: a) b) c) d) e) ocupao informal e no implicava proventos. um corao mole e condescendia no prazo. intimidade com esses termos e continuam obscuros. Duro no trato e intempestivo por vezes. pobre-diabo e situao falimentar.

Comentrio: A uma relao de oposio de sentidos na assertiva (C). Ao mencionar intimidade com esses termos, deduz que o autor tem cincia do significado dos elementos. Por outro lado, a expresso continuam obscuros nos remete ideia de que o fiscal utilizava termos da rea de fiscalizao (conhecidos como jarges), sem que o filho pudesse compreender a significao das palavras. Logo, esta a resposta da questo. Gabarito: C. 33. Est clara e correta a redao do seguinte comentrio sobre o texto: a) Essa pequena crnica reveladora do modo que guardamos as imagens mais intensas da infncia, de cujos encantos continuam a nos fascinar pelo tempo a fora, sobretudo quando se tratam de relaes familiares. b) Relatos como este vo de encontro tese de que no se perdem em nossas memrias aquilo que realmente nos marcou, confirmando-se assim o poder seletivo demonstrado pelas mais fortes lembranas. c) Uma das artimanhas da memria aqui se confirmam por que somos capazes de guardar palavras e detalhes reveladores dos tempos da infncia, onde nem suspeitvamos de quo importantes viriam a ser os mais simples elementos. d) Ao deter lembranas de seu pai e dele mesmo, o narrador enfatisa nos traos em que melhor se definia ele, sem forar qualquer idealizao, uma vez que chega a salientar no pai seus traos mais duros, de pouca animosidade. e) Fica flagrante a admirao do menino pelo pai, conservada no tempo, capaz de estimular uma crnica cujo sentimento bsico o de um antigo companheirismo, materializado numa rotina de trabalho.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


Comentrio: Questo sobre redao de frases. Vamos analisar as opes. A) Inicialmente, o pronome relativo que desempenha a funo de adjunto adverbial, devendo ser antecedido da preposio com: (...) o modo com que guardamos as imagens (...). Por sua vez, o pronome relativo cujos no pode ser preposicionado por acompanhar o ncleo do sujeito encantos. Ainda houve erro na forma a fora. O correto o adjunto adverbial afora. Por fim, no trecho quando se tratam de questes familiares, houve erro de concordncia verbal, pois o verbo tratar-se deve permanecer na terceira pessoa do singular. Nesse excerto, o se ndice de indeterminao do sujeito. B) Inicialmente, houve equvoco ao empregar a expresso ir de encontro a, que indica oposio. Conforme a leitura do texto, o correto empregar a locuo ir ao encontro de, ou seja, ser favorvel a, em direo a. C) Esta opo tambm apresenta equvocos gramaticais. Primeiramente, houve erro de concordncia verbal, pois o verbo confirmar deveria ter sido flexionado no singular para concordar com o ncleo do sujeito Uma das artimanhas da memria. Por sua vez, o trecho (...) aqui se confirmam por que somos capazes, a forma em destaque foi empregada em um contexto de causa. Portanto, deveria ser grafada assim: (...) aqui se confirmam porque somos capazes. Finalmente, o pronome relativo onde foi empregado incorretamente, pois essa forma pronominal deve ser utilizada apenas quando houver referncia a ligares. No contexto, recomendo sua substituio pelo conectivo quando. D) Outra questo que apresenta diversos erros gramaticais. Inicialmente, a forma enfatiza deve ser grafada com Z. Continuando a anlise do perodo, percebemos que o trecho ficou ambguo em virtude do mau emprego do pronome ele, pois essa forma pronominal pode fazer referncia tanto ao narrador quanto ao pai. E) Esta a resposta da questo. O perodo foi transcrito em conformidade com o padro culto escrito da lngua. Gabarito: E.

34. Outra compensao encontrava eu em desfrutar, ainda que vagamente, da sombra da autoridade que emana de um fiscal de rendas. Todas as palavras da frase acima podero permanecer rigorosamente as mesmas caso as formas verbais sublinhadas sejam substitudas por, respectivamente, a) b) c) d) e) incorporar e projeta. usufruir e provm. beneficiar e instila. comprazer-me e esparge. deleitar-me e se associa.

Comentrio: Os sinnimos das formas desfrutar (estar na posse de; lograr, usufruir) e emana (provir de; ter origem de) so encontrados na assertiva (B). Eles apresentam a mesma significao que as formas verbais usufruir e provm, sem que a insero desses elementos no perodo necessite de quaisquer outras mudanas. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


35. Uma outra redao correta do que se afirma na frase Cada passada dele exigia duas das minhas : a) b) c) d) e) Duas das minhas passadas exigia cada uma das dele. Exigiam-se duas das minhas passadas cada uma das dele. Era exigido, a cada passada dele, duas das minhas. Duas passadas minhas exigiam cada uma das dele. A cada passada dele exigia-se duas das minhas.

Comentrio: Do enunciado original Cada passada dele exigia duas das minhas podemos concluir que duas passadas do filho equivaliam a uma passada do pai. A mesma ideia est contida na opo (A). Para facilitar a visualizao, vamos transcrever o trecho na ordem direta: Cada uma das (passadas) dele exigia duas das minhas passadas. Assim, identificamos que, no trecho Duas das minhas passadas exigia cada uma das dele, o verbo exigir est corretamente flexionado na terceira pessoa do singular, concordando com o sujeito posposto cada uma das dele. Gabarito: A.

Instrues: As questes de nmeros 36 a 40 referem-se ao texto abaixo.

O sculo XX: vista area A destruio do passado - ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas - um dos fenmenos mais caractersticos e lgubres do final do sculo XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espcie de presente contnuo, sem qualquer relao orgnica com o passado pblico da poca em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no final do segundo milnio. Por esse mesmo motivo, porm, eles tm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. Em 1989 todos os governos do mundo, e particularmente todos os ministrios do Exterior do mundo, ter-seiam beneficiado de um seminrio sobre os acordos de paz firmados aps as duas guerras mundiais, que a maioria deles aparentemente havia esquecido.
(Eric Hobsbaw m, Era dos extremos - O breve sculo XX. Trad. de Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das L etras, 2005, p. 13)

36. Considere as seguintes afirmaes: I. O pensamento do autor vai ao encontro do que afirma a seguinte frase, relativamente popularizada: Estamos condenados a repetir os erros da Histria que foi esquecida. II. Entre as funes essenciais de um historiador, destaca-se a de compreender rigorosamente em si mesmos os valores histricos e sociais de seu prprio presente. III. A referncia aos acordos de paz firmados depois das duas guerras mundiais vem a

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


propsito da importncia que eles deveriam conservar em todas as resolues de poltica externa, em nvel global. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II, apenas. I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

Comentrio: Vamos analisar as afirmaes. I. Correta. No decorrer do texto, o autor lamenta a ideia de que quase todos os jovens de hoje crescem numa espcie de presente contnuo, sem qualquer relao orgnica com o passado pblico da poca em que vivem. Com isso, evoca a necessidade de conhecer os fatos ocorridos em pocas passadas, a fim de que no cometam erros semelhantes aos de geraes anteriores. II. Incorreta. No texto, o papel fundamental do historiador lembrar o que outros esquecem (...). Por esse mesmo motivo, a afirmao est incorreta. III. Correta. O ltimo perodo do texto transmite a ideia apresentada na afirmativa: Em 1989 todos os governos do mundo, e particularmente todos os ministrios do Exterior do mundo, ter-se-iam beneficiado de um seminrio sobre os acordos de paz firmados aps as duas guerras mundiais que a maioria deles aparentemente havia esquecido. Gabarito: D. 37. Depreende-se da leitura do texto que, se fossem simples cronistas, memorialistas e compiladores, os historiadores, no final do segundo milnio, a) estariam restritos tarefa de estabelecer uma relao orgnica com o passado pblico de sua poca. b) se limitariam a recompor os mecanismos sociais que vinculam as experincias de seu tempo s das geraes passadas. c) no estariam comprometidos com o esclarecimento da nossa relao orgnica com o passado pblico que foi esquecido. d) no saberiam arrolar os fatos mais remotos de um passado, em vista da perda de sua relao orgnica com esses fatos. e) ficariam restritos a tarefas acadmicas, como os seminrios, insuficientes para avivar os mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas. Comentrio: Segundo o texto, quase todos os jovens de hoje crescem numa espcie de presente contnuo, sem qualquer relao orgnica com o passado pblico da poca em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importante que nunca no final do segundo milnio. Por esse mesmo motivo, porm, eles tm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores. Em outras palavras, os historiadores so mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores, pois tm como funo primordial preservar a memria do passado. Portanto, a letra (C) o gabarito da questo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


38. Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milnio. Considerando-se o contexto, no haver prejuzo para a correo e o sentido da frase acima se se substituir a) cujo ofcio lembrar o que outros esquecem por a quem cabe resgatar o que esquecido. b) Por isso por pela razo que se expor. c) tornam-se mais importantes que nunca por mais do que nunca fazem-se de importantes. d) cujo ofcio lembrar o que outros esquecem por aos quais cabem resguardar o que foi esquecido. e) tornam-se mais importantes do que nunca por nunca se tornaram mais importantes.

Comentrio: A substituio que no acarreta prejuzo correo gramatical e ao sentido do texto encontrada na assertiva (A). No texto, o enunciado original Por isso os historiadores, cujo ofcio lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes (...), em que orao destacada tem natureza explicativa. Por sua vez, a orao a quem cabe resgatar o que esquecido tambm explicativa e mantm o valor semntico da construo original (notem a mesma relao de significado nos trechos o que outros esquecem e o que esquecido). Portanto, correta e adequada a substituio: Por isso os historiadores, a quem cabe resgatar o que esquecido, tornam-se mais importantes (...). Sendo assim, a letra (A) o gabarito da questo. Gabarito: A.

39. Ambos os verbos indicados entre parnteses devero flexionar-se numa forma do plural para preencherem corretamente as lacunas da frase: a) ...... (ser) de se lamentar que aos jovens de hoje ...... (restar) viver o tempo como uma espcie de presente contnuo, sem qualquer conexo com o passado. b) Ao historiador ...... (dever) sensibilizar as omisses de toda e qualquer experincia que ...... (sofrer) nossos antepassados. c) ...... (aprazer) aos governantes fazer esquecer o que no lhes ...... (interessar) lembrar, para melhor se valerem da falta de memria histrica. d) ...... (avultar), aos olhos dos prprios historiadores contemporneos, a figura de Eric Hobsbaw m como um dos intrpretes que melhor ...... (compreender) o sculo XIX. e) No ...... (competir) aos historiadores exercer a mera funo de arquivistas pblicos; mais que isso, .....-se (esperar) deles uma compreenso participativa da histria. Comentrio: Questo sobre concordncia verbal. Ambos os verbos devem permanecer no plural na assertiva (B). A primeira lacuna deve ser preenchida com um verbo no plural, pois, na locuo devem sensibilizar, a forma verbal devem concorda, obrigatoriamente com o sujeito as omisses de todos e qualquer experincia, cujo ncleo o vocbulo omisses. Por sua vez, a segunda lacuna tambm deve ser preenchida pelo verbo sofrer na terceira pessoa do plural, concordando com o sujeito nossos antepassados, cuja funo de ncleo desempenhada pelo vocbulo antepassados. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 44

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula Demonstrativa


40. Considere as seguintes frases: I. O autor lamenta a situao dos jovens de hoje, que vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo. II. Ao final do sculo XIX, ocorreu o esquecimento dos mecanismos sociais que vinculam nossa experincia pessoal das geraes passadas. III. Preservemos a memria do passado, cujas experincias encerram lies ainda vivas. A eliminao da vrgula acarretar alterao de sentido APENAS para o que est em a) b) c) d) e) I. II. III. I e II. I e III.

Comentrio: A eliminao da vrgula acarreta alterao de sentido nas frases I e III. Em I, a supresso da vrgula antes do pronome relativo que, constante do trecho que vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo, modificaria o carter explicativo da expresso, tornando-o restritivo (orao subordinada adjetiva restritiva). Com isso, alterarse-ia a interpretao: no trecho original, h a ideia de que todos os jovens de hoje, sem exceo, vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo. Aps a alterao, a interpretao a de que alguns jovens de hoje (mas nem todos!) vivem o tempo como uma espcie de presente contnuo. Em III, ocorre caso semelhante. Na construo original, o trecho cujas experincias encerram lies ainda vivas uma orao subordinada adjetiva explicativa, trazendo a interpretao de que toda a memria do passado, sem exceo, deixou de ser observada por ns. Ao suprimirmos a vrgula, a orao apresentar carter restritivo, delimitando as experincias que mostram lies vivas, em detrimento daquelas que no o fazem. E por que a frase II no foi alterada? Vejamos. Na construo original, a vrgula foi empregada com o intuito de enfatizar o adjunto adverbial Ao final do sculo XIX. Suprimindo-se o sinal de pontuao, no haver nfase, mas tambm no ocorrer mudana de sentido. Portanto, a letra (E) o gabarito da questo. Gabarito: E.

Por hoje s, pessoal. Contamos com a participao de vocs neste preparatrio para a Fundao Carlos Chagas.

Forte abrao! PROF. FABIANO SALES (fabianosales@estrategiaconcursos.com.br)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 44

Vous aimerez peut-être aussi