Vous êtes sur la page 1sur 3

AG.'.D.'.G.'.A.'.D.'.U.'.

A Abbada Celeste
A razo da extenso deste trabalho foi em virtude do tema, resumi o possvel para que o trabalho continuasse claro, longe de esgotar tudo sobre o assunto, fiz este visando o aspecto simblico e no espiritual, comeo pelo Significado de Abbada na Arquitetura: abbada todo teto cncavo, uma cobertura encurvada, apropriado para produzir eco e usado nos grandes recintos dos palcios e catedrais. No Templo de Salomo, no existia, pois o teto, era formado pela prpria natureza, de onde derivou a palavra Abobada Celeste. Elias Ashmole criador do Rito Escocs Antigo e Aceito, foi antiqurio, poltico, oficial de armas, estudante alquimia e de astrologia, foi ele quem colocou no cu da Loja 36 astros que obedecem a uma disposio exata e regem os cargos e graus dos Irmos em Loja: O SOL: A Luz Maior do cu e da Loja, representando o Venervel Mestre, colocado no Oriente e no eixo da Loja. Para os gregos, representava o deus Hlios percorrendo o cu numa carruagem de fogo puxada por quatro cavalos (significando as estaes do ano); A LUA: Selene era filha de Hyperion e de Teia e irm de Hlios. Mais tarde identificada como rtemis pelos gregos e Diana pelos romanos, tambm percorria o cu numa carruagem, mas de prata, rege o 1 Vigilante. MERCRIO: Smbolo da astcia, protetor dos viajantes e dos comerciantes, identificado como Hermes dos gregos, era filho de Maia e Zeus, de que recebeu o encargo de mensageiro dos deuses. Tinha um par de sapatos alados e um capacete tambm alado. Carregava um basto com duas serpentes enroladas smbolo da paz, harmonia de foras opostas. o mentor e mais rpido dos planetas. tambm o mais prximo do Sol, e por isso representa o 1 Dicono. VNUS: o segundo planeta mais perto da terra. Para os gregos era Afrodite, a deusa da Beleza e do Amor. Surge sempre prxima Lua e o astro regente do 2 Dicono. Conhecido ainda hoje como Estrela Vesper, a primeira a aparecer no cu. Vnus era o mensageiro do dia, anunciando a hora de comear e de encerrar o perodo de trabalho. JPITER: Era Zeus para os gregos. O maior planeta do Sistema Solar era o Deus Supremo do Universo, pai dos outros deuses e dos homens. Jpiter o guardio do direito, o defensor do Estado, protetor das fronteiras e do matrimnio. Seu atributo o raio, temido por todos os deuses e mortais. Jpiter o astro-regente do PastMaster e por isso fica no Oriente, esquerda do Sol. SATURNO: o sexto planeta e o segundo em tamanho. Possui trs anis na altura do equador e 15 satlites, dos quais nove eram conhecidos quando os rituais foram escritos. Saturno Cronos para os gregos, senhor do Tempo e da Eternidade, Pai de Zeus. Na Loja, Saturno representado com seus trs anis e nove satlites, exatamente sobre o Centro Geomtrico do quadrado do Ocidente. Saturno rege a CADEIA DE UNIO. Os seus anis representam os cargos (Venervel, Orador, Secretrio, Tesoureiro, Chanceler, 1 e 2 Vigilantes, Mestre de Cerimnias e Guarda do Templo). STELLA PITAGORIS: A Estrela Virtual ou Estrela Flamejante, colocada sobre o altar

do 2 Vigilante, representa o iniciado que consegue integrar-se ao Universo. O homem-deus, Cristo, Buda ou mesmo Hrcules, o iluminado que transcende a condio humana. o astro regente do 2 Vigilante.

As Estrelas Reais: ACTURUS/PLIADES: Estrela Alfa da Constelao de Bootis, que em grego quer dizer guardio de animais, zagal. Por sua posio junto Ursa Maior, conhecida como a guardi do Urso. Corresponde ao cargo de Orador, o guardio do Oriente. Sua posio no cu do Templo exatamente em cima da grade do Oriente. ALDEBARN : Estrela Alfa da Constelao de Touro, as quais pertencem as Pliades e as Hyades. O nome Aldebar significa em rabe, o sequaz ou o adepto, por causa da sua posio prxima s Pliades e s Hyades. Na abbada manica, rege o cargo de Tesoureiro. FORMALHAUT: Alfa Piscis Austrinis, em latim significa Peixe do Sul, e aqui uma correlao com a coluna Zodiacal de Peixes. Formalhaut uma palavra rabe que significa a boca do peixe azul, o que se aplica ao cargo do Chanceler. REGULUS: Alfa Leonis a estrela mais brilhante da Constelao de Leo. Na Astrologia, Regulus sempre manteve posio de comando. Foi Coprnico quem a batizou com o nome de Regulus, que significa regente. Corresponde ao cargo de Mestre de Cerimnias, o mordomo ou regente dos trabalhos da Loja, cuja jia tambm uma rgua. ANTARES: Alfa Scorpi Estrela vermelha super gigante. As vezes, confundida com Marte. Antares, em grego significa o rival de Marte . Tanto Antares como Marte so vermelhos e ocasionalmente aparecem prximos. Antares o astro que rege o Guarda do Templo. SPICA D A VIRGEM: Alfa Virginis (em latim a espiga) a estrela regente do cargo de Secretrio. Alm de estar nitidamente associada coluna da Beleza, feminina, a Spica guarda ainda relao com a palavra de passe do companheiro. Curiosamente, Spica no uma estrela real, isso porque o cargo de Secretario no eletivo, mas cargo de confiana do Venervel Mestre. As Constelaes Na abbada da Loja aparecem quatro grupos de estrelas pertencentes a quatro constelaes: RION: Constelao equatorial facilmente identificada por sua configurao geral de um retngulo formado por trs estrelas brilhantes com uma linha de trs estrelas cruzando o centro que formam o cinto de rion e so popularmente conhecidas com as trs marias ou os Trs Reis Magos. Maonicamente, Orion pode ser associado ao avental com as trs estrelas do cinto representando a abeta, e as quatro representando o retngulo do avental. No teto do Templo, s so representadas as trs estrelas porque representam a idade do aprendiz que ainda no tem o domnio do esprito sobre a matria. A respeito da imagem do avental, mais uma coincidncia: na tradio rabe mais antiga, rion era chamado de A ovelha de cinto branco e o avental do aprendiz feito de pele branca de carneiro com um cinto. As trs estrelas de rion so regentes dos aprendizes. H AD AS OU H YAD ES: um notvel grupo de cinco estrelas formando a ponta de uma flecha na Constelao de Touro. As Hadas so as estrelas regentes dos Companheiros. O prprio grupo de estrelas tem a forma da marcha de Companheiro e talvez a tenha inspirado.

PLIADES: outro grupo de estrelas da mesma Constelao de Touro. So tambm conhecidas como as sete irms. Elas regem os Mestres Maons, a Pliade de homens justos. URSA M AI OR: O Grande Urso, so representadas as suas setes estrelas mais importantes que formam a charrua. A ltima estrela da cauda da Ursa Maior a Alkaid, tambm conhecida como Benetnasch; ambos os nomes fazem parte da frase arbica Qaid AL Banat ad Nash, que significa A chefe das filhas do atade maior. Este nome provm da concepo rabe mais antiga que representava a Ursa Maior como um caixo e trs carpideiras. Essa interpretao interessa Maonaria, pois a representao egpcia coincidia com a rabe de um sarcfago de Osris e sua viva Isis e os filhos da viva em procisso fnebre. A Constelao da Ursa Maior a regente do Past-Masters, pois as quatro estrelas da cauda formam o chamado arco real, atributo dos Mestres Instalados. Assim contamos 35 astros existentes na abbada manica. Falta um para completar os 36. O ltimo astro no est dentro do Templo, o planeta Marte, para os gregos ries. Marte o deus da guerra e, como tal, no poderia figurar entre aqueles que buscam a paz e a harmonia. Por isso, Elias Ashmole desterrou-o para o trio, o reino profano dos tumultos e das lutas e deu-lhe a incumbncia de cobrir o Templo, sendo o astro do Cobridor. Do lado de dentro da porta foi colocado Antares, o rival de Marte, para garantir a fronteira entre o mundo profano e o inicitico. Minha concluso: Os Rituais dos Graus Simblicos apenas fazem algumas poucas citaes a respeito do assunto, o que gera duvidas e crticas, pois devemos saber que tudo existe dentro do Templo tem uma razo de ser. Tambm existem outras interpretaes, variando de rito para rito e das opinies dos irmos que se dedicam ao estudo de nossa ordem. Um exemplo disto, em Maonaria e Astrologia, o ilustre irmo Jos Castellani, associa os cargos em Loja aos sete planetas esotricos: Venervel mestre a Jpiter, Orador a Mercrio; 1 Vigilante a Marte; 2 Vigilante a Vnus; Secretrio a Lua; Tesoureiro a Saturno; e Mestre de Cerimnias a Mercrio. Bibliografia: "Dicionrio Manico" Rizzardo da Camino Ritual do Aprendiz dicionrio aurelio Estudos do Ir.. Carlos Alberto Incio Alexandre`- Mestre Instalado da Loj.. MMDC.

So Paulo, 21 de Fevereiro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi