Vous êtes sur la page 1sur 25

Tcnica e trabalho: apontamentos em Marx, Simondon e Vio

Rafael Alves da Silva

Resumo Dentro de uma discusso sobre o trabalho contemporneo e a relao do humano com este e com a tecnologia, so articulados momentos da reflexo de Marx presente em textos manuscritos, da obra do filsofo da tcnica Gilbert Simondon e de uma experincia junto ao artista Ccero Alves dos Santos, o Vio. As obras de Vio, suas prticas e seu discurso suscitam a reflexo sobre a relao do humano com o produto de seu trabalho, com a natureza e com a tcnica. Palavras-chave: Tcnica; Trabalho; Arte Contempornea.

Apresentao

Este texto 1 surge no mbito das reflexes para uma pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Estadual de Campinas 2. Ao tentar lidar com a questo do trabalho contemporneo, suas especificidades e a reduo de postos de trabalho numa sociedade que organizada em torno do trabalho, foi inevitvel pensar tais questes considerando tambm a tecnologia contempornea aplicada produo. Analisar as transformaes na produo, as novas formas de controle, assim como as novas linhas de fuga, passa por considerar o atual patamar tecnolgico e os desdobramentos ocorridos do industrialismo ao momento das tecnologias da informao.

Texto apresentado na IV Reunio de Antropologia da Cincia e da Tecnologia, em setembro de 2013 na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Pesquisa de doutorado vinculada ao Programa de Doutorado em Cincias Sociais IFCH UNICAMP, abordando trabalho e tecnologia, ainda sem ttulo definido, sob orientao do Prof. Dr. Laymert Garcia dos Santos. 1
2

Aps encarar a situao em que cada vez mais trabalho vivo substitudo, tornado desnecessrio ou indesejvel com os aumentos em produtividade, ao mesmo tempo em que as pessoas na prtica trabalham cada vez mais, aps encontrar diversos casos em que indstrias so mantidas politicamente, ou seja, polticas pblicas para a manuteno do emprego, ou ainda em que a crtica ao capital, posicionando-se ao lado dos trabalhadores, condena a entrada de tecnologia em determinado segmento de modo a preservar os empregos em suma defendendo que um trabalho rduo continue sendo executado como h dcadas atrs para que o emprego seja mantido encontrei o Manifesto contra o trabalho do grupo Krisis 3. Neste texto, o grupo posiciona-se contra a defesa do trabalho como antagonista do capital, denunciando que o movimento da luta de classes ocorre dentro da lgica do prprio sistema capitalista sendo que, no limite, capital e trabalho so dois lados da mesma moeda. Segundo o manifesto:
O clssico movimento dos trabalhadores, que viveu a sua ascenso somente muito tempo depois do declnio das antigas revoltas sociais, no lutou mais contra a impertinncia do trabalho, mas desenvolveu uma verdadeira hiperidentificao com o aparentemente inevitvel. Ele s visava a direitos e melhoramentos internos sociedade do trabalho, cujas coeres j tinha amplamente interiorizado. Em vez de criticar radicalmente a transformao de energia em dinheiro como fim em si irracional, ele mesmo assumiu o ponto de vista do trabalho e compreendeu a valorizao como um fato positivo e neutro. (...) A burguesia no foi combatida como suporte funcional da sociedade do trabalho, mas ao contrrio, insultada como parasitria exatamente em nome do trabalho.

A questo da tecnologia importante para a reflexo do grupo. Com efeito, entendem a especificidade da situao contempornea a partir do que se convencionou chamar de terceira revoluo industrial, com o advento da microeletrnica. Com esta, segundo o Manifesto, a sociedade mundial do trabalho alcana seu limite histrico absoluto.

Krisis, 1999. 2

Ainda que as novas tecnologias barateiem os produtos e permitam a criao de novos, a tendncia em poupar trabalho se agudiza e, pela primeira vez, a velocidade de inovao do processo maior que a velocidade de inovao do produto. Porm, apesar da tecnologia ser o fator principal que permite ao grupo realizar tal crtica da sociedade do trabalho, a mesma no problematizada nesse texto (que, convm ressaltar, um texto curto, um manifesto). Assim, busquei uma anlise especfica da tecnologia, um autor que tenha pensado a relao do humano com a tecnologia e o desenvolvimento desta. O filsofo Gilbert Simondon dedicou-se a uma anlise da tcnica que, muito alm de refletir sobre a tecnologia, problematiza as relaes entre humanos e nohumanos. Simondon avalia que a alienao que o marxismo identifica no processo de trabalho, atribuindo o problema no propriedade dos meios de produo, tem, na verdade, uma origem mais profunda. A alienao est relacionada com os meios de produo, mas a questo principal no econmica ou jurdica, em termos de propriedade ou no propriedade, mas sim a relao, a continuidade ou nocontinuidade entre o indivduo humano e o indivduo tcnico. Simondon pensar tanto a individuao do humano quanto a individuao do objeto tcnico, dando assim enorme contribuio para o entendimento das relaes scio-tcnicas. Diante desta argumentao, um movimento seria seguir a anlise com Simondon, considerando que trabalho e alienao precisam ser tratados de maneira diferente, sendo agora o cenrio muito diferente do industrialismo analisado por Marx. Porm, neste momento me veio a sensao de no ter conhecimento suficiente sobre Marx para deix-lo de lado com tal tranquilidade. Como a filosofia de Marx esteve completamente engajada nos processos polticos de seu tempo, estando o pensador por vezes dividido entre seus estudos e interpretaes do capital e sua atuao nas associaes de trabalhadores, coerente considerar que parte de sua reflexo tenha tido menos nfase, tenha sido menos destacada que outra. Se considerarmos que o autor tem necessidade de realizar uma sntese para O Capital, e que apenas publica em vida o primeiro livro de um projeto

de vrios para essa obra, coerente considerar que pode haver o que perscrutar em seus estudos. Alm disso, o socialismo sovitico foi durante um bom tempo o divulgador dos textos de Marx, sendo tambm seu intrprete. fcil imaginar que direcionamentos ideolgicos tenham sido dados escolha, interpretao e divulgao de tais textos. Com efeito, Robert Kurz, um dos expoentes do grupo responsvel pelo Manifesto contra o trabalho, insistiu bastante na atualidade de Marx, mencionando um Marx esotrico com o qual o movimento operrio nunca soube o que fazer. Kurz enxerga na teoria marxiana duas linhas argumentativas entrelaadas, mas incompatveis entre si 4: o Marx da luta de classes e o Marx crtico radical do fetichismo e da forma-valor. E claro quanto qual delas permanece atual. O autor considera que justamente ao ser deixado para trs o marxismo do movimento operrio, a crtica ao fetichismo da mercadoria poder se dar de forma radical. Assim, visitei textos de Marx priorizando os no publicados como a Ideologia Alem, escrito com Engels (em sua verso de manuscrito, com anotaes marginais, textos suprimidos, etc.), os conhecidos manuscritos de 1844 e os pouco conhecidos manuscritos de 1861-1863. Em verdade, estes ltimos so os preparatrios para a redao de O Capital de 1867, compreendem 23 cadernos manuscritos. Destes tambm foi retirado o material para os livros II e III de O Capital, publicados por Engels em 1885 e 1894 respectivamente, e as Teorias da mais valia, que formariam o livro IV de O Capital nos planos de Marx, publicadas por Kautsky em 1905. Analistas apontam que os cadernos de I a V e de XIX a XXIII no foram contemplados anteriormente, sendo encaminhados para publicao apenas recentemente, dentro do projeto de publicao de toda a obra de Marx sem interferncias ideolgicas. Destes, concentrei-me nos cadernos V, XIX e XX, dos quais amplos extratos foram publicados pelo Instituto de Histria da Cincia e da Tcnica da Academia de Cincias da URSS, em 1968 para celebrar 150 anos do nascimento de Marx, porque so reflexes de Marx sobre a tecnologia e as relaes do capital com a cincia. Minha inteno foi procurar apontamentos de Marx sobre o trabalho sem que esse estivesse necessariamente em relao ao capital, ou seja, sendo que a obra-prima de Marx trata do capital ele desnuda o modo de produo capitalista , o trabalho
4

Kurz, 1998: 25. 4

aparece em relao a este, mas me interessava encontrar algo sobre o trabalho em si, ou sobre o humano e o trabalho que no houvesse passado pelo filtro dos escritos engajados na luta de classes. Acontecimentos externos pesquisa me fizeram ter contato com povos tradicionais, ou, melhor dizendo, povos que operam pelo pensamento mgico, ou que ainda pensam e criam mitos. Estes contatos, apesar de num primeiro momento terem parecido desvios da pesquisa em curso, logo puderam ser percebidos como situaes privilegiadas para pensar fora da matriz do trabalho. Assim, considerando a limitao desse texto, o objetivo de apresentao em um seminrio temtico, escolhi relatar parte da minha experincia com um artista sergipano, arteso da madeira. Ccero Alves dos Santos, o Vio, me ajudou a compreender tanto as observaes de Marx sobre o estranhamento ao homem do produto de seu trabalho, quanto a anlise de Simondon sobre a relao forma e matria e questes relativas dominao e conhecimento. Dada a necessria limitao de espao para a redao e de tempo para apresentao, evidentemente no ser possvel o aprofundamento nas anlises dos autores ou nos conceitos por eles empregados. O objetivo aqui destacar momentos da reflexo acerca do trabalho e da tcnica, apontando para certa direo argumentativa, alm de deixar indicadas passagens importantes para essa discusso, permitindo a consulta posterior s obras dos autores. Assim, o que segue no consiste de um relato de pesquisa ou trecho de uma tese de doutorado. Esta apresentao conta o encontro com dois autores na tentativa de problematizar a relao do homem com o trabalho e a tecnologia contemporneos. O texto a seguir relata parte da minha experincia com um artista e o contato com um pensamento a partir do qual esses autores passaram a fazer mais sentido para mim. O que segue apenas o trecho de uma histria... ou estrias 5.

Apesar da recomendao do dicionrio Aurlio de apenas utilizar o vocbulo histria, a licena potica aqui empregada leva em conta a observao do dicionrio Houaiss que informa que estria foi registrada no sculo XIII e histria no XIV. A primeira forma caiu em desuso, sobrevivendo hoje como um regionalismo brasileiro que significa narrativa de cunho popular e tradicional. 5

***

Conheci Vio em Paris por ocasio da abertura de uma exposio que reuniu obras de artistas de diversos pases. Durante uma semana intensa, acompanhei um grupo de artistas do Brasil, Haiti, Mxico e Estados Unidos em atividades ligadas exposio, como entrevistas e dilogos com o pblico, mas tambm visitao a museus da cidade 6. Reunindo obras de artistas classificados normalmente como nafs, esta exposio teve o mrito de trazer tal produo para um espao de arte contempornea e problematizar, inclusive permitindo que os prprios artistas estivessem presentes no debate, esta classificao e outras como arte primitiva, tnica, popular, etc. As esculturas de Vio chamavam a ateno ora pelas formas inusitadas, pelo impacto visual, ora pela surpreendente percia presente em obras pequeninas, esculturas que o pblico via com a ajuda de lentes de aumento. Tendo a oportunidade de conversar com o escultor, pude ver que as peas eram, tambm, carregadas de significados. Dramas humanos, questes polticas, tradies do povo nordestino, representaes dos ofcios, alm de um imaginrio extremamente rico. Tudo isso era relatado por Vio a partir de peas emprestadas por colecionadores, obras esculpidas h bastante tempo, mas com as quais ele parecia manter uma forte ligao. Ele falava das peas, fossem grandes miniaturas, com enorme intimidade. Os sentidos cenas, tradies, provrbios, crenas eram apresentados por Vio de modo que as peas podiam ser percebidas carregadas de historicidade, tanto pelos significados guardados, quanto pela histria da prpria pea, da ligao do autor com ela.

Exposio Histoires de voir, show and tell, 15 de maio a 21 de outubro de 2012, Fondation Cartier pour lart contemporain, Paris, Frana.

_ Essa o que ? _ A poltica. _ A poltica? _ Sim. um barco, cada um rema para um lado e no sai do lugar.

_ E essa aqui? _ Essa porque, no serto, existe homossexual, mas no aceito. Ento, aqui, um se oferece e o outro finge que no v. Existe, mas disfara, porque no aceito.

As peas no apresentam ttulo na exposio, os significados vm durante a prosa com o artista. Os dois exemplos acima j complicam sobremaneira a utilizao de classificaes como arte ingnua ou primitiva moderna. Apesar dos termos referirem-se ao autodidatismo dos artistas em relao tcnica, a uma arte no erudita, soam com um teor pejorativo, podem sugerir uma simplicidade de contedo e esse um dos motivos geradores de debate. Sobre a ligao de Vio com as peas, ouvi dele, por exemplo, a histria de Calinga. _ Vem v, mame, o boneco calinga grande. Ele ouviu uma criana dizendo, apontando para uma escultura sua, uma imagem com a lngua grande. Ele doou a pea aos pais da criana e, anos depois, o escultor encontrou-a num local destinado reciclagem de materiais. Vio, ento,

recuperou a pea, devolveu-lhe o chapu e colocou-a em um lugar de destaque em sua coleo particular, consciente do que havia feito a pea passar. Tambm o ouvi contar que ao visitar um colecionador ficou intrigado com uma de suas peas: _ Eu digo: que pea curiosa, o artista muito bom... Peguei a pea por curiosidade e tava l Vio. A eu disse ao homem: voc comprou no lugar tal, no ano tal... Eu posso t esquecido, mas quando eu vejo a pea volta tudinho. Cada pea dessa tem vida, alegria, tristeza. Eu converso com elas, cada uma uma pessoa, um filho um irmo, uma famlia 7.
*** ...o objeto (Gegenstand) que o trabalho produz, o seu produto, se lhe defronta como um ser estranho, como um poder independente do produtor. O produto do trabalho o trabalho que se fixou num objeto, fez-se coisal (sachlich), a objetivao (Vergegenstndlichung) do trabalho. A efetivao (Verwirklichung) do trabalho a sua objetivao. Esta efetivao do trabalho aparece ao estado nacional-econmico como desefetivao (Entwirklichung) do trabalhador, a objetivao como perda do objeto e servido ao objeto, a apropriao como estranhamento (Entfremdung), como alienao (Entusserung) 8.

Para Marx, na determinao de que o trabalhador se relaciona com o produto de seu trabalho como [com] um objeto estranho esto todas essas consequncias 9. Segundo este pressuposto, quanto mais o trabalhador se desgasta ao trabalhar, quanto mais poderoso o mundo que ele cria, tanto mais pobre seu mundo interior, tanto menos o trabalhador pertence a si prprio. do mesmo modo na religio. Quanto mais o homem pe em Deus, tanto menos ele retm em si mesmo. O trabalhador encerra a sua vida no objeto; mas agora ela no pertence mais a ele, mas sim ao objeto 10. O produto do trabalho no coincide

7 8 9

IIPB, 2012: 56. (trecho de entrevista de Vio em texto de Maria Lucia Montes). Marx, 2004: 80. Grifos do autor. Marx, 2004: 81. Grifos do autor. Marx, 2004: 81. 8

10

com o trabalhador, portanto, quanto maior este produto, tanto menor o prprio trabalhador.
A exteriorizao (Entusserung) do trabalhador em seu produto tem o significado no somente de que seu trabalho se torna um objeto, uma existncia externa (ussern), mas, bem alm disso, [que se torna uma existncia] que existe fora dele (ausser ihm), independente dele e estranha a ele, tornando-se uma potncia (Macht) autnoma diante dele, que a vida que ele concedeu ao objeto se lhe defronta hostil e estranha 11.

Vemos que a mesma palavra utilizada anteriormente para alienao, Entusserung, aqui empregada para exteriorizao. O tradutor da edio consultada percebe uma distino entre alienao (Entusserung) e estranhamento (Entfremdung) na obra de Marx. Normalmente marca-se alienao com negatividade. Dentro do modo capitalista de produo o conceito identifica-se com a apropriao do excedente de trabalho e desigualdade social, mas o tradutor nos chama a ateno de que na obra marxiana aparece com contedos diversos e no evidente que seja pensado somente para a anlise do sistema capitalista 12. Na ltima passagem do manuscrito citada, entender imediatamente Entusserung por alienao no sentido negativo, que deve ser superada pela emancipao, obscurece essa situao de exteriorizao do trabalhador no produto de seu trabalho, momento de objetivao humana no trabalho. Entusserung pode significar despojamento, realizao de uma ao de transferncia, assim como passar de um estado a outro qualitativamente distinto. *** Com certeza as esculturas de Vio carregam foras diversas. Mas essas no parecem tornar-se estranhas ao artista. Ao contrrio, a ligao se mantm mesmo com as peas que j se encontram de posse de colecionadores ou museus. Apreciar as peas em sua companhia permite perceber que algo se atualiza no encontro das peas com ele. como se, ao esculpir, Vio tivesse dado vaso a uma carga de sentido que pode carregar uma tradio ou trazer ao nosso plano um ser

11 12

Marx, 2004: 81. Ranieri, 2004: 16. 9

desconhecido, uma fora que d nova vida madeira 13 e, num posterior encontro com a pea, essa fora atualizada na medida em que ele a interpreta. Como esse discurso pode variar dependendo do interlocutor quem Vio identifica gostar verdadeiramente de arte, ou uma variao de sentido que a pea pode comportar, a qual revelada tambm considerando a capacidade de entendimento 14 e o escultor pode sentir necessidade de registrar mais determinada tradio ou expresso (fazendo novas peas), ou simplesmente a pea lhe inspira contar determinada histria, como se ele tambm se atualizasse ao lidar com as peas j feitas. Ao visitar seu stio em Sergipe, vi peas que ele mantm separadas num espao que vai para pensar nelas, para estudar. Acontece que depois de pronta uma pea no aceita mais modificao, mas, s vezes, ele pensa que poderia ter feito diferente.

_ Nessa pea aqui eu t colocando uma figura frgil, mas que o maior prmio de valor que a gente tem eu vejo na voz, na lngua. Mas a lngua grande sempre condena e prejudica. Podia ser uma lngua mais consciente, menor e que no fosse to agressiva. (...) Mas o que t feito, t feito.

Vio s utiliza madeira de rvores que j foram cortadas ou derrubadas em funo de outras atividades, considerando dar nova vida madeira pela arte. Presenciei o artista dar sentidos diferentes a uma mesma pea. Nesse caso, ambos possuam uma conotao de crtica social e eram muito interessantes. A variao ocorreu entre comentar para uma pessoa com a qual j travava dilogo h algum tempo e em uma entrevista formal, com filmagem. A explicao dada na entrevista me pareceu mais simples de ser assimilada por um nmero maior de pessoas e, principalmente, no familiarizadas com a cultura brasileira e nordestina. Outro exemplo , para aquele que pergunta Vio, que bicho esse que eu nunca vi?, ele responder Ahesse aqui? Esse o bicho que voc nunca viu (a pessoa pode simplesmente no ver uma pea se ela tentar reconhecer algo). 10
14

13

Nesse espao Vio tambm guarda peas que reserva para si. Diz mostrar somente para quem gosta de arte. Um exemplo a pea abaixo, que ele denominou de Virgem das Decepes 15.

A ltima pea apresentada permite comentar a relao de Vio com o material. _ Eu sei que voc comeou esculpindo em cera de abelha quando era criana. Depois disso s usou madeira? No teve outro material? _ Eu trabalhei com o barro. Eu vi que quem trabalha com o barro tira a vida da terra e da prpria madeira, porque para trabalhar com cermica, voc tem que queimar o barro, voc tira a vida do barro e para tirar a vida do barro voc tira a da madeira, pois tem que queimar a madeira para fazer o tom que voc quer 16. (...) e quem

A pea tem cerca de dois metros de altura. A pintura nos revela a imagem vista no tronco pelo artista. As ondulaes e marcas originais da madeira conferem o movimento e a textura do manto da Virgem. (Durante as conversas Vio tambm se referiu pea como Virgem das Iluses). Agradeo a Laymert Garcia dos Santos seus comentrios a esse texto e suas consideraes sobre o que chamou de vitalismo em Vio. Relatando inclusive como 11
16

15

trabalha com o barro, se chega algum, tem que parar e lavar as mos para cumprimentar uma pessoa. Com a madeira, no. A madeira voc t trabalhando aqui, pega na mo de todo mundo e volta pro seu trabalho. _ E quanto tempo faz que voc trabalha apenas com a madeira? _ Olha, de madeira, s madeira, no faz muito tempo, no. Faz 55 anos. (...) uma parceria. Quando ele encontra um tronco aberto, o tronco que no apresenta formas prvias, ele pode entrar naquele tronco com [seu] pensamento. Quando um tronco fechado, a j a ideia da natureza. O tronco fechado j apresenta formas que o artista evidencia na pea. A pintura, inclusive, Vio diz que para ajudar os outros a ver, ele prefere a madeira ao natural. Se quiser fazer para meia dzia, voc vai fazer o trabalho certo, cru, s na madeira, na essncia dela. Mas 90% ou mais no entende, ento eu jogo cores 17.
Voc v o que madeira! Aqui voc tem que cortar nesse sentido, se for cortar no outro, no corta no. (...) Ento a madeira tem essas coisas, que voc tem que entender tambm o lado dela, as dores que ela sente ela no pode dizer. (...) se por acaso eu ver num personagem alguma dificuldade numa madeira dessa, como ele est reto, a precisa entortar ele, a tu tem que entornar e contar por qu 18.

conviver com uma pea do escultor, o socilogo comenta que as peas tm vida e mais fcil compreender isso ao perceber que para Vio h vida em todo o processo.
17 18

IIPB, 2012: 55.

Id. Contar por que a pea ficou torta no se trata de explicar qual especificidade a madeira apresentou, mas incorporar tal situao histria da pea. Por exemplo, a mulher estar torta porque o pote que pega pesado. 12

*** O primeiro captulo da tese de doutorado de Gilbert Simondon onde o filsofo tratou de forma bastante original de um tema tradicional da filosofia: a individuao leva o ttulo de Forma e Matria. O autor comenta a fora lgica do esquema hilemrfico 19, tendo este possibilitado a Aristteles sustentar um sistema universal que se aplica tanto segundo a via lgica quanto segundo a via fsica. Porm, o dinamismo da operao de nascimento de um objeto que tem forma e matria est longe de poder ser representado pelo par forma-matria. Tomando como exemplo um tijolo de argila, no basta a matria abstrata argila e a forma abstrata paraleleppedo para que surja o indivduo realmente existente tijolo. necessrio destacar que uma operao tcnica institui uma mediao entre uma massa determinada de argila e esta noo de paraleleppedo. Alm disso, esta mediao no se resume operao de modelar, utilizar um molde, ela preparada por duas cadeias de operaes prvias, dar uma forma argila no impor a forma paraleleppedica argila bruta: acondicionar a argila preparada em um molde fabricado 20. A matria no recebe uma forma passivamente. H na argila bruta uma aptido para devir matria plstica, ela no passivamente deformvel, ela ativamente plstica. A qualidade da matria fonte de forma, elemento de forma que a operao tcnica faz mudar de escala 21. A matria contem uma propriedade positiva que lhe permite ser modelada, no se trata de sofrer deslocamentos arbitrrios, mas ordenar sua plasticidade segundo foras que limitam a deformao. A forma pura j contem gestos, que encontram o

Segundo o hilemorfismo, matria e forma seriam os dois elementos fundamentais para todo ser. Simondon, 2005: 40; e Simondon, 2009: 49. (Sendo o autor ainda pouco conhecido no Brasil e apresentando aqui tradues minhas, opto por apontar nas citaes a edio francesa de 2005 e a traduo desta para o Espanhol, publicada na Argentina em 2009, facilitando a consulta ao leitor).
21 20

19

Simondon, 2005: 41; e Simondon, 2009: 51. 13

devir da matria e o modulam, onde a operao tcnica realiza a mediao. enquanto foras que forma e matria so postas em presena 22.
No se pode dizer que o molde d forma; a terra que toma forma segundo o molde, porque ela comunica com o trabalhador. A positividade desta aquisio de forma pertence terra e ao trabalhador; ela essa ressonncia interna, o trabalho dessa ressonncia interna 23.

Conforme o entendimento de Simondon, o esquema hilemrfico corresponde a um conhecimento que no penetra na oficina, apenas considera o que dali entra e sai. Para seguir a operao de aquisio de forma em suas diferentes escalas, seria necessrio mesmo entrar no molde.
A verdadeira tecnicidade da operao de aquisio de forma sobrepassa largamente os limites convencionais que separam os ofcios e os domnios do trabalho. Assim, se torna possvel, para o estudo do regime energtico de aquisio de forma, aproximar o modelar de um tijolo ao funcionamento de um rel eletrnico 24.

Nem a forma nem a matria bastam para a aquisio de forma, a individuao no pode ter seu princpio em uma delas. O verdadeiro princpio de individuao a prpria gnese enquanto se efetua. Tal princpio no pode ser buscado no que existe antes da individuao, nem tanto no que resta logo que a individuao concretizada, o sistema energtico o que individuante na medida em que realiza em si mesmo essa ressonncia interna adquirindo forma e uma mediao entre ordens de magnitude 25. Esta anlise de Simondon est inserida num pensamento muito mais abrangente que tem grandes implicaes para a reflexo sobre o trabalho, a tcnica, humanos e no humanos 26. Mas, apesar de destacar aqui apenas pequenos trechos,

22 23 24 25 26

Simondon, 2005: 44; e Simondon, 2009: 55 (grifos do autor). Simondon, 2005: 45; e Simondon, 2009: 57 (grifos do autor). Simondon, 2005: 46; e Simondon, 2009: 58-9. Simondon, 2005: 48; e Simondon, 2009: 61.

Sobre a importancia do pensamento de Simondon para as Cincias Sociais, sugestivo o ttulo de um evento organizado pelo grupo CTeMe em 2012: Informao, tecnicidade, individuao: a urgncia do pensamento de Gilbert Simondon. Informaes e registros em vdeo esto disponveis em : 14

possvel perceber os desdobramentos possveis para pensar o trabalho, o trabalhador, o arteso e, ligado a isso, pensar de forma destacada essa relao com a matria 27, com o ato do trabalho e com a tcnica presente no processo de individuao individuao que, avanando na obra de Simondon, dever ser entendida tanto como individuao do objeto quanto do arteso que se comunica com a matria.
Uma rvore na floresta pode ser reconhecida por um olhar exercitado que busca o tronco que melhor convenha a tal uso preciso: o carpinteiro ir ao floresta. Em segundo lugar, a existncia das formas implcitas se manifesta no momento em que o arteso elabora a matria bruta: ali se manifesta um segundo nvel de hecceidade. (...) Saber utilizar uma ferramenta no somente ter adquirido a prtica dos gestos necessrios; tambm saber reconhecer, atravs de sinais que chegam ao homem pela ferramenta, a forma implcita da matria que se elabora, no lugar preciso em que a ferramenta age 28. ***

Vio me levou mata que conserva 29. Aps perder o flego acompanhando-o na bicicleta, ao entrar na mata perguntei se ela tinha um nome e entendi que ele disse Padre Ccero. Estranhei, pois apesar de Vio tratar sobre a religiosidade do povo e retrat-la em suas peas, no me parecia religioso. Mesmo tendo seu prprio nome dado em homenagem a Padre Ccero, como muitos nordestinos, estranhei ele dar o nome de Padre Ccero mata. _ Padre Ccero? Mas voc devoto? _ PAR de Ccero, porque ele um Ccero e eu sou outro.

http://cteme.wordpress.com/eventos/informacao-tecnicidade-individuacao-a-urgencia-do-pensamentode-gilbert-simondon/

Indico o recente texto de Stella Senra sobre as jias fabricadas por Maryvonne Berringer. Comentando tambm a teoria simondoniana, a autora destaca a relao da artista com seus materiais, a atrao desta pelas virtualidades do material e sua capacidade em seguir o fluxo da matria. Cf. Senra, 2013.
28 29

27

Simondon, 2005: 52-53; e Simondon, 2009: 68-9.

Trata-se exatamente disso: Vio conserva uma mata. Aps o falecimento da proprietria, a rea foi desmembrada, vendida e abriga plantaes ou pasto para o gado. Vio reuniu recursos para comprar uma parte, preservando a mata nativa. curioso ver uma rea de mata fechada, cercada por plantaes, casas e pasto. A mata apresenta a vegetao tpica da regio que Vio guarda como parte da histria do serto. 15

Vio conhece as rvores, os usos das plantas: me mostra plantas abortivas, rvores boas para fazer papel, entre muitas outras. No h uma que ele no diga o nome. fcil associar o caminhar de Vio por essa mata com a obteno de madeira para seus trabalhos, mas isso um grande engano. _ E daqui voc no pega madeira para as peas, certo? _ No. Isso eu j podia prever por saber que Vio apenas utiliza madeira que foi derrubada por outros motivos, considera que d vida pela arte para a madeira que j no tinha. _ T, mas e aquele tronco ali, ele j caiu, no daria uma pea? _ No, a madeira que cai aqui a terra come. Ento t no processo da prpria mata. _ (!)
*** Um lugar privilegiado, um lugar que tem um poder, aquele que drena nele toda a fora e a eficcia do domnio que limita; resume e contm a fora de uma massa compacta de realidade 30.

Apesar de correr o risco de parecer desconexo apontar este momento do pensamento de Simondon, por no acompanharmos o desenvolvimento de seu raciocnio at aqui, vale deixar algumas passagens indicadas justamente pelo inusitado que pode parecer o autor tratar de montanhas e florestas ao tratar da gnesis da tecnicidade, alm da evidente ressonncia com a experincia aqui apresentada. Em sua tese de doutorado secundria, publicada com o ttulo de Du mode dexistence des objets techniques, o filsofo argumentar que a tecnicidade uma das duas fases fundamentais do modo de existncia do conjunto constitudo pelo homem e o mundo. O esquema de Simondon diferente do esquema dialtico, j que no considera a sucesso como necessria nem a negatividade como motor do progresso. Simondon, 1989: 164-5; Simondon, 2008: 182 (para esta obra utilizo a edio francesa de 1989 da editora Aubier e a traduo publicada na Argentina realizada a partir do texto em francs da editora Flammarion). 16
30

Simondon definir a unidade mgica primitiva como a relao de vnculo vital entre o homem e o mundo, que define um universo por sua vez subjetivo e objetivo anterior a toda distino do objeto e do sujeito e, em consequncia, anterior tambm a toda apario do objeto separado 31. Considerando certos locais naturais, como o pico de montanhas ou a rea mais fechada de uma floresta, como pontos-chave, apontar que numa rede de tais lugares h uma indistino da realidade humana e da realidade do mundo objetivo. A explorao, o ato do pioneiro, consiste na ligao com pontos-chave que a natureza apresenta. No se trata de dominar ou possuir, por exemplo o cume de uma montanha, mas estabelecer uma relao de amizade. Homem e natureza no so, para falar corretamente, inimigos antes desta adeso ao ponto-chave, apenas estranhos um ao outro 32. Voltando a Marx, se pareceu estranho que Simondon, ao tratar da tcnica, passe por uma anlise da relao do homem com a natureza, talvez o autor de O Capital cause a mesma sensao:
A natureza o corpo inorgnico do homem, a saber, a natureza enquanto ela mesma no corpo humano. O homem vive da natureza significa: a natureza o seu corpo, com o qual ele tem de ficar num processo contnuo para no morrer. Que a vida fsica e mental do homem est interconectada com a natureza no tem outro sentido seno que a natureza est interconectada consigo mesma, pois o homem uma parte da natureza 33.

*** Vio me apresenta o acervo de seu museu relativo histria dos ofcios e do modo de vida sertanejo. Separados em pequenas casas, vemos instrumentos de trabalho utilizados h tempos atrs na regio: h ferramentas de pedreiro, ferreiro, carpinteiro, etc., peas originais como ferramentas presas em sabugo de milho (com a funo de cabo da ferramenta) e foles de couro para soprar o fogo. Vio descreve a casa de farinha, uma das casas que guarda exclusivamente os equipamentos utilizados para produzir farinha, alimento antes de grande
31 32 33

Simondon, 1989: 163; Simondon, 2008: 181. Simondon, 1989: 166; Simondon, 2008: 184. Marx, 2004: 84. Grifos do autor. 17

importncia na dieta do sertanejo. Ele explica que, antigamente, realizava-se a farinhada, espcie de mutiro, onde era produzida a farinha numa casa, para uma famlia, com vrias pessoas trabalhando juntas, garantindo farinha para todas as famlias atravs do revezamento. Vio apresenta o mtodo de produo em detalhes. _ Voc participou de muita farinhada? _ No, eu no participei, pois eu convivia mais na cidade. Eu apreciava, via, tirava minhas dvidas, mas ns no tnhamos casa de farinha. Fao semelhante pergunta a respeito dos outros ofcios. Vio no trabalhou como ferreiro ou carpinteiro. Ele aprende detalhes tcnicos da atividade e busca os objetos relacionados. Isso est condizente com sua inteno de preservar a histria do sertanejo: ele retrata costumes em suas peas e tambm preserva uma mata e organiza um museu com peas do cotidiano e das atividades dos nordestinos. Mas, apresentadas por ele, as peas no tem apenas o registro histrico tpico de um museu. Vio faz questo de explicar o funcionamento de certos objetos, informa alguns processos. Visitar sua casa de farinha vai alm da satisfao da curiosidade vendo peas histricas, possvel aprender a fazer farinha.

Casa de farinha

***

Simondon comenta a importncia da Enciclopedia de Diderot y dAlembert. Para o filsofo, se a obra apareceu poca como poderosa e perigosa, no foi por seus ataques contra certos privilgios ou pelo carter filosfico de certos artigos, mas porque a obra era movida por uma grande fora, que Simondon chama de enciclopedismo tcnico.
A grandeza da Enciclopedia, sua novidade, reside no carter fundamentalmente maior dessas lminas de esquemas e modelos de mquinas, que so uma homenagem aos ofcios e ao conhecimento racional das operaes tcnicas. Porm, estas ilustraes no tm um papel de pura documentao

18

desinteressada para um pblico desejoso de satisfazer sua curiosidade; a informao est ali bastante completa como para construir uma documentao prtica utilizvel, de modo tal que todo homem que possua a obra era capaz de construir a mquina descrita, ou fazer avanar, atravs da inveno, o estado alcanado pela tcnica neste domnio 34. Pela primeira vez vemos constituir-se um universo tcnico, um cosmos no qual tudo est vinculado com tudo no lugar de estar zelosamente guardado por uma corporao. (...) Uma sociedade de autodidatas no pode aceitar a tutela e a menoridade espiritual. Aspira a conduzir-se sozinha, a dirigirse ela mesma 35. *** Vio me conta sobre a visita de um empresrio que tinha negcios na regio. Acompanhado de representantes da cidade, o empresrio visitou o stio, o museu do artista. _ Ele era um homem, no digo rico, mas com dinheiro. Pegou uma pea e perguntou quanto esse negocinho aqui, esse bichinho? Eu digo no pra vender. Vio diz que aps a partida do empresrio, as pessoas da cidade que fizeram parte da comitiva falaram com ele sobre o ocorrido, ao que respondeu: _ No adianta, porque ele tinha o dinheiro...eu podia dizer isso aqui eu vou lhe dar como presente, por sua visita, mas quando ele pergunta quanto esse bichinho aqui, ele no sabe o que arte. Ento, como ele no sabe o que arte, no adianta ter a pea, pode ter o dinheiro, mas a pea no... Entre muitas outras histrias desse tipo, conta tambm que recebeu a visita de uma candidata a cargo pblico na regio. Ele ento fez uma cadeira com vrias mos esculpidas. Disse posteriormente a ela que a cadeira que ela se sentaria ao assumir o cargo seria como aquela, alguns a sustentavam, outros tentavam derrub-la e ela precisaria ter cuidado para no cair alm das mos presentes tanto no assento quanto no encosto, a base da cadeira no oferece estabilidade ao sentar. A cadeira uma das peas reservadas pelo artista.

34 35

Simondon, 1989: 93; Simondon, 2008: 112-113. Simondon, 1989: 93-94; Simondon, 2008: 113.

19

Vio ao lado da cadeira. Ao fundo vemos o Governo: _ Ele gigante, ele no tem brao, ele no tem ao, ele no se move, ele no v os pequenos (...). Ele o maior, mas no tem movimento nenhum, no tem beleza e ele t olhando no os pequenos, mas um horizonte que talvez nem seja o dele.

***
O verdadeiro tcnico ama a matria sobre a qual atua; est do seu lado; (...) forma um casal com essa matria (...), e no a entrega ao profano sem reserva, porque tem o sentido do sagrado. O Arteso, o campons, experimentam ainda em nossos dias uma repugnncia em entregar para o comrcio certas obras ou produtos que expressam sua atividade tcnica mais refinada e perfeita 36.

*** _ No meu caso, quando eu vou fazer qualquer trabalho, eu fao o meu trabalho consciente que aquilo para satisfazer a minha vontade, para poder dizer eu conclu aquela pea. Eu a coloco, no como na prateleira de um supermercado, eu coloco para eu admirar e, se algum achar bonito, parabns, se disser coitado a mesma coisa. Todas as peas que eu fao, da menor a maior, o meu sentimento, a minha alegria, a minha inspirao uma s. Tem minsculas como maior, para mim eu acho todas iguais numa forma que eu considero de proteg-las. E se algum chega aqui e adquire uma pea pelo dinheiro, eu fico triste. Eu fico satisfeito quando eu digo isso aqui um presente, a vale muito mais que todo o dinheiro do Banco do Brasil.

36

Simondon, 1989: 92; Simondon, 2008: 111. 20

*** Nos manuscritos de 1844, ao tratar do trabalho estranhado, trabalho no qual tanto o produto quanto o ato da produo so estranhos ao trabalhador, Marx apresenta outro termo, contrapondo-o ao trabalho estranhado, reforando a negatividade deste: a atividade do trabalhador no a sua auto-atividade. Ela pertence a outro, a perda de si mesmo 37. Aps analisar a forma como o trabalhador se relaciona com a natureza, com o ato da produo e com o produto do trabalho dentro do regime de propriedade privada, Marx aponta:
com respeito ao trabalhador que se apropria da natureza atravs do trabalho a apropriao aparece como estranhamento, a auto-atividade como atividade para um outro e como atividade de um outro, a vitalidade como sacrifcio da vida, a produo do objeto como perda do objeto para um poder estranho, para um homem estranho 38.

Em A ideologia alem, escrita em conjunto por Marx e Engels entre 1845 e 1846 e no publicada pelos autores, o termo auto-atividade aparece diversas vezes em passagens muito interessantes. A auto-atividade seria a atividade humana, positiva, em contraposio ao trabalho. Por exemplo:
O trabalho, nico vnculo que os indivduos ainda mantm com as foras produtivas e com sua prpria existncia, perdeu para eles toda aparncia de auto-atividade e s conserva sua vida definhando-a. Enquanto, em perodos precedentes, a auto-atividade e a produo da vida material estavam separadas pelo nico fato de que elas incumbiam a pessoas diferentes e que a produo da vida material, devida limitao dos prprios indivduos, era concebida ainda como uma forma inferior de auto-atividade, agora a auto-atividade e a produo da vida material se encontram to separadas que a vida material aparece como a finalidade, e a criao da vida material, o trabalho (que , agora, a nica forma possvel mas, como veremos, negativa, da auto-atividade), aparece como meio 39.

37 38 39

Marx, 2004: 83. Grifo meu. Marx, 2004: 90. Grifos do autor. Marx e Engels, 2009: 72-73. 21

Consideraes finais Como comentado na apresentao, a inteno aqui no era o aprofundamento em determinado conceito ou o registro detalhado de certa experincia. O intuito foi o de destacar momentos da reflexo de Marx e Simondon, associando-os ao discursoprtica de Vio. No se trata de uma coletnea de citaes aleatrias, mas de um conjunto que aponta para certo entendimento do trabalho e da tcnica, da atividade, da autoatividade. Marx normalmente lembrado como terico do trabalho, mas em sua obra mais impactante e mais conhecida, O Capital, o trabalho aparece sempre em relao ao capital, o modo de existncia deste que Marx busca entender. A leitura de seus rascunhos (j que mesmo O Capital uma obra inacabada considerando o projeto do autor) possibilita procurar consideraes sobre o trabalho, sobre a atividade humana, independente da relao com o capitalismo. Talvez seja possvel mesmo destacar momentos fora da matriz trabalho. Vale dizer que isso, na verdade, explicita o obstculo colocado pelo modo de produo capitalista para a realizao das potncias humanas. J Simondon reflete sobre a individuao de humanos e no humanos. Ao pensar a individuao do objeto tcnico, seu modo de existncia, acaba por tratar diretamente do trabalho. Um primeiro contato com o autor pode suscitar a observao de que a crtica do filsofo ignora os entraves do capitalismo para o desenvolvimento da tcnica da forma como defende, mas trata-se de algo diferente. Com efeito, para pensar as potncias do indivduo tcnico, para analisar o mago da relao do humano com o objeto tcnico e sugerir as premissas para que as potncias de ambos sejam desenvolvidas, Simondon precisa pensar fora do capitalismo. esse exerccio necessrio, pensar fora, que pode ser facilitado pelo contato com pessoas como Vio, ou quilombolas que constroem geradores eltricos a partir de sucata de computador, ou ndios que acessam o virtual com suas tecnologias especficas. O contato com outras formas de saber-fazer contribui muito para a crtica s formas contemporneas de produo, ao tipo de tecnologia desenvolvida e relao do humano com esta. 22

Atentar para a atividade de Vio encontrar uma forma de intercmbio com a natureza que no busca domin-la. O escultor mantm uma parceria com o material com o qual se relaciona, ele no busca dominar a natureza e no busca dominar a matria de seu trabalho. Esse ponto fundamental na anlise de Simondon, em sua filosofia no autocrtica da tcnica.
Se poderia chamar de filosofia autocrtica das tcnicas aquela que toma o conjunto tcnico como um lugar em que se utilizam as mquinas para obter poder. A mquina somente um meio; a finalidade a conquista da natureza, a domesticao das foras naturais por meio de uma primeira servido: a mquina um escravo que serve para fazer outros escravos. Uma inspirao desse tipo, dominadora e escravista, pode reunir-se com uma reivindicao de liberdade para o homem. Mas difcil libertar-se transferindo a escravido a outros seres, sejam homens, animais ou mquinas; reinar sobre um povo de mquinas que converte em servo o mundo inteiro segue sendo reinar, e todo reino supe a aceitao de esquemas de servido 40.

Para alm do ato de esculpir, vemos a atividade de Vio na pesquisa e conservao de um museu da histria do povo nordestino, seus ofcios e costumes, um museu preocupado com os processos tcnicos de diversas atividades como a produo de farinha, carroas, instrumentos de ferro, etc. Temos o Vio que conserva a vegetao nativa, ainda que aqui sua atividade seja interferir o menos possvel no processo da prpria mata, guardando-a e apresentando-a para quem se interessar. Todas essas atividades esto ligadas entre si num modo de existir de Vio. Suas esculturas, o museu e a mata fazem parte de sua atividade de contar a histria de um povo e de dar vaso a potncias que circulam por uma intrincada rede de natureza, memria e imaginrio. Marx e Engels, exaltando as qualidades de uma sociedade verdadeiramente comunista, apresentam como benefcio desta a possibilidade (...) de caar pela manh, pescar tarde, noite dedicar-me criao de gado, criticar aps o jantar,

40

Simondon, 1989: 126-27; Simondon, 2008: 144. 23

exatamente de acordo com a minha vontade, sem que eu jamais me torne caador, pescador, pastor ou crtico 41. Humanos, mquinas, rvores, mitos e a prpria atividade tm seus processos de individuao. preciso consider-los, inclusive porque a individuao se d no coletivo, na relao. No incio de meu contato com Vio, conversando com outros artistas sobre uma situao comum, perguntei a ele por que ele no fazia como os demais naquela situao em especfico, o que parecia ser mais prtico. Ele me respondeu: _ Porque a eu no seria o Vio.

Calinga.

***

41

Marx e Engels, 2009: 38. 24

Referncias bibliogrficas

IIPB Instituto do Imaginrio do Povo Brasileiro. Teimosia da Imaginao: dez artistas brasileiros. So Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. KRISIS, Grupo. Manifesto contra o trabalho. So Paulo: Labur/Depto. De Geografia/FFLCH/USP, Cadernos do Labur n 2, jul. 1999 (traduo de Heinz Dieter Heidemann com a colaborao de Claudio Roberto Duarte). KURZ, Robert. Os ltimos combates. Petrpolis: ed. Vozes, 1998. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, F. A ideologia alem. So Paulo: Boitempo, 2009. RANIERI, Jesus. Apresentao in MARX, K. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004. pp. 11-17. SANTOS, Laymert Garcia dos. Regarder Autrement in Histoire de Voir, show and tell, catlogo de exposio. Fondation Catier pour lart contemporain. Paris, 2012. SENRA, Stella. "As jias nmades de Maryvonne Berringer" in MACHADO, lvaro (organizador). Maryvonne. So Paulo: IPSS, 2013. pp. 14-25. SIMONDON, Gilbert. Du mode dexistence des objets techniques. Paris: Editions Aubier, 1989. SIMONDON, Gilbert. Lindividuation la lumire des notions de forme et dinformation. Paris: ditions Jrme Millon, 2005. SIMONDON, Gilbert. El modo de existncia de los objetos tcnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. SIMONDON, Gilbert. La individuacin a la luz de las nociones de forma y de informacin. Buenos Aires: Ediciones La Cebra y Editorial Cactus, 2009.

25

Vous aimerez peut-être aussi