Vous êtes sur la page 1sur 6

Estratgia Internacional para a Reduo de Desastres

MAH
Marco de Ao de Hyogo 2005-2015:
Aumento da resilincia das naes e das comunidades frente aos desastres
Todos os anos, mais de 200 milhes de pessoas so afetadas por secas, inundaes, ciclones, terremotos, incndios florestais e outras ameaas. Alm disso, a pobreza, a crescente densidade populacional, a degradao do meio ambiente e o aquecimento global esto fazendo com que o impacto das ameaas naturais seja cada vez pior. Os acontecimentos dos ltimos anos nos fazem lembrar que as ameaas naturais podem afetar a todos, em qualquer parte. De um tsunami no Oceano ndico a um terremoto no sul da sia, da devastao que produziram os furaces e ciclones nos Estados Unidos, no Caribe e no Pacfico, as fortes inundaes na Europa e na sia, centenas de milhares de pessoas perderam suas vidas e suas fontes de sustento devido aos desastres ocasionados pelas ameaas naturais. Apesar de que muitos conhecem a misria humana e as paralisantes perdas econmicas que resultam devido aos desastres, os que poucos se do conta de que esta devastao pode ser prevenida mediante iniciativas para a reduo de riscos de desastres. Os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para reduzir o risco de desastres e adotaram um caminho chamado de Marco de Ao de Hyogo (Marco de Hyogo) para reduzir as vulnerabilidades frente s ameaas naturais. O Marco oferece assistncia aos esforos das naes e comunidades para tornarem-se mais resistentes as ameaas que pem em risco os benefcios de desenvolvimento e para enfrent-las da melhor forma. A colaborao e a base do Marco de Ao de Hyogo: Os desastres podem afetar a qualquer um e por isso so assunto de todos. A reduo do risco de desastres deve formar parte da tomada de decises cotidianas: desde a forma em que as pessoas educam a seus filhos e filhas at como planejam suas cidades. Cada deciso pode fazer-nos mais vulnerveis ou, ao contrrio, mais resistentes.

O tempo est se esgotando. S nos restam menos de 08 anos para alcanarmos os objetivos estabelecidos no Marco de Ao de Hyogo. Ainda que alcancemos certo progresso, a realidade crua que com a ajuda de polticas e prticas com uma viso limitada a vulnerabilidade de nossas sociedades continuam aumentando. Insisto a todos os governos locais e as autoridades regionais e locais a fazer da reduo dos riscos de desastres uma verdadeira prioridade e acelerar os passos prticos necessrios para conseguir que as comunidades sejam mais seguras frente aos desastres. Isto supe o emprego de recursos humanos e financeiros - a segurana tem um preo. Mas: Qual investimento poderia ser melhor para o nosso futuro? O custo de no proteger nossas comunidades ser muito mais terrvel.
John Holmes, Subsecretrio Geral para Assuntos Humanitrios e Coordenador de Ajuda de Emergncia.

Naes Unidas

www.unisdr.org/hfa

MAH
O que o Marco de Ao de Hyogo?
O Marco de Ao de Hyogo (MAH) o instrumento mais importante para a implementao da reduo de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Naes Unidas. Seu objetivo geral aumentar a resilincia das naes e das comunidades frente aos desastres ao alcanar, para o ano de 2015, uma reduo considervel das perdas que ocasionaram os desastres, tanto em termos de vidas humanos quanto aos bens sociais, econmicos e ambientais das comunidades e dos pases. O MAH oferece cinco reas prioritrias para a tomada de decises, em iguais desafios e meios prticos para aumentar a resilincia das comunidades vulnerveis aos desastres, no contexto do desenvolvimento sustentvel. Desde a adoo do MAH, diversos esforos realizados em mbitos mundial, regional, nacional e local abordaram a reduo de riscos de desastres de uma forma mais sistemtica. Porm ainda h muito que fazer. A Assemblia Geral das Naes Unidas fez um chamado para a implementao do MAH e reafirmou a importncia do Sistema Multissetorial da EIRD, e tambm o da Plataforma Global para a Reduo de Riscos de Desastres para apoiar e promover o Marco de Ao de Hyogo. Assim mesmo, a Assemblia Geral insistiu aos Estados Membros que estabeleam plataformas nacionais multissetoriais para coordenar a reduo de riscos de desastres em seus respectivos pases. Tambm, diversos entes regionais formularam estratgias a esse nvel para a reduo de riscos de desastres na regio andina, Centro Amrica, o Caribe, sia, o Pacfico, frica e Europa, em conformidade com o MAH. Mais de 100 governos j designaram pontos focais de para continuidade e implantao do MAH (em maro de 2007). Algumas aes para mobilizar o compromisso poltico e para estabelecer centros de promoo de cooperao regional para a reduo do risco de desastres.
Se espera que o cmbio climtico produza perigos naturais com uma maior severidade e frequncia. A medida que nossas cidades e costas se tornam mais vulnerveis, estes perigos podem conduzir a desastres muito piores do que os que temos presenciado at o momento. Temos uma obrigao social, moral e econmica, e de aumentar a resilincia para 2015. A implementao do Marco de Ao de Hyogo tambm ajudar no alcance dos objetivos de Desenvolvimento do Milnio. Ban Ki-Moon, Secretrio Geral das Naes Unidas.
* A Plataforma Global para a Reduo dos Riscos de Desastres est substituindo a Equipe de Trabalho Interinstitucional sobre a Reduo de Desastres, mas conserva seu mesmo mandato e est aberta a participao dos Estados Membros. www.preventionweb.net/globalplataform

Prioridades de Ao

Fazer com que a reduo dos riscos de desastres seja uma prioridade

Garantir que a reduo de risco de desastres (RRD) seja uma prioridade nacional e local com uma slida base institucional para sua implementao. Para salvar vidas e fontes de sustento que as ameaas naturais pem em risco, necessrio um slido compromisso nos mbitos nacional e local. Da mesma forma, em que atualmente se requer de avaliaes de impacto ambiental e social, as ameaas naturais devem ter em conta a tomada de deciso dos setores pblico e privado. Para isso os pases devem desenvolver ou modificar polticas, leis e marcos organizativos, igualmente planos, programas e projetos com o propsito de integrar a reduo de riscos de desastres. Os pases tambm devem designar recursos suficientes para apoiar estes esforos e mant-los. Isto inclui o seguinte: Criar plataformas nacionais multissetoriais e efetivas para orientar os processos de formulao de polticas e para coordenar as diversas atividades; Integrar a reduo de riscos de desastres as polticas e ao planejamento do desenvolvimento, tais como estratgias para a reduo da pobreza; e Garantir a participao comunitria, com a finalidade de satisfazer as necessidades locais.

A colaborao essencial Dentro de sua composio, a Plataforma Nacional de Madagascar para a Reduo de Desastres inclui diversos departamentos governamentais tais como Educao, gua, Transportes e Comunicao, Agricultura y Pecuria, Terras e a Oficina do Primeiro Ministro, igualmente ONG, meios de comunicao, agncias doadoras e as Naes Unidas. A Plataforma est finalizando o estabelecimento do Sistema de Alerta de Madagascar e atualizando o documento da Estratgia para a Reduo da Pobreza (PRSP) do pas, com a finalidade de estabelecer vnculos entre a reduo de riscos de desastres e a reduo da pobreza.
Todos tem a responsabilidade de reduzir o risco de desastres. A instaurao de slidas alianas entre as agncias governamentais, o setor privado e as organizaes da sociedade civil essencial para desenvolver verdadeiramente uma cultura de reduo do risco e para integrar a reduo do risco de desastres as polticas e ao planejamento. Sr. Jacky R. Randimbiarison, Coordenador da Plataforma Nacional.

Prioridades de Ao
As aes prioritrias se esboam no Marco de Ao de Hyogo para orientar os estados, organizaes e outros atores em todos os nveis, no desenho de seus enfoques para a Reduo de Riscos de Desastres:

MAH

Conhecer o risco e tomar medidas

Desenvolver uma maior compreenso e conscientizao

Identificar, avaliar e observar de perto os riscos dos desastres, e melhorar os alertas prvios.
Com o propsito de reduzir suas vulnerabilidades frente s ameaas naturais, os pases e as comunidades devem conhecer o risco que esto enfrentando e tomar medidas com base nesse conhecimento. Esta compreenso do risco precisa de investimentos nas capacidades cientficas, tcnicas e institucionais para observar, registrar, investigar, analisar, prever, modelar e elaborar mapas de ameaas naturais. Tambm necessrio desenvolver e disseminar ferramentas. Nesse sentido, a informao estatstica em torno dos desastres, os mapas de riscos e os indicadores de vulnerabilidade e de risco so essenciais. mais importante ainda que os pases utilizem este conhecimento para desenvolver efetivos sistemas de alerta prvio, adaptados adequadamente s circunstncias singulares da populao que enfrenta os riscos. Se aceita amplamente que o alerta prvio um componente vital de reduo de riscos de desastres. Se os sistemas de alerta prvio so efetivos, se entrega uma informao populao vulnervel sobre uma ameaa e se pem em andamento os planos necessrios para tomar medidas e salvar milhares de vidas.

Utilizar o conhecimento, a inovao e a educao para criar uma cultura de segurana e resilincia em todos os nveis.
Os desastres podem ser reduzidos consideravelmente se as pessoas se mantiverem informadas sobre as medidas que podem tomar para reduzir sua vulnerabilidade e se sentirem motivadas, para atuar. As principais atividades dirigidas ao desenvolvimento de uma maior conscientizao sobre a preveno de desastres incluem: Oferecer informao relevante sobre o risco de desastres e meios de proteo, em particular para aqueles cidados que habitam zonas de alto risco. Fortalecer as redes e promover o dilogo e a cooperao entre os especialistas em desastres, os especialistas tcnicos e cientficos, os encarregados do planejamento e outros atores. Incluir o tema da reduo de riscos de desastres na educao formal e no formal, e igualmente nas atividades de capacitao. Desenvolver ou fortalecer os programas de base para a gesto do risco de desastres, e Trabalhar conjuntamente com os meios de comunicao em atividades dirigidas conscientizao sobre a reduo do risco de desastres.

Foto: La Habana, Cuba

Foto: Claudio Castillo

O alerta prvio salva vidas


Um alerta emitido com antecipao pode marcar a diferena entre a vida e a morte. Nesse sentido, Cuba um dos pases melhor preparados no Caribe para enfrentar a poca de furaces. Setenta e duas horas antes que uma tormenta chegue a terra, os meios nacionais de comunicao emitem alertas e os comits de proteo civil revisam os planos de evacuao. Quarenta e oito horas antes, as autoridades se concentram nos alertas emitidos nas zonas de alto risco. Doze horas antes protegem casas, removem escombros dispersos nos bairros e evacuam as pessoas. Este sistema de alerta prvio tem se mostrado eficiente. Durante 2004, quando o furaco Charley aoitou, 70.000 casas foram danificadas e quatro pessoas morreram. No ms seguinte, quando da passagem do furaco Ivan, foram evacuadas mais de 2 milhes de pessoas e ningum perdeu a vida.

O conhecimento local essencial para a reduo de desastres


Na ilha de Simeleu, situada na frente das costas da Sumatra, de uma populao de 83.000 habitantes, somente 07 morreram durante o tsunami do oceano ndico. Em Aceh, uma zona continental prxima, 100.000 pessoas morreram. A populao de Simeleu mantm seu prprio conhecimento local sobre terremotos, que chamam de smong. Cada gerao instruiu a seguintes sobre os sinais de alerta prvio de ameaas naturais. Em 1907 aconteceu um tsunami aqui em Simeleu, assim nossas avs sempre nos deram o seguinte conselho: Quando vai ocorrer um terremoto, devemos observar a praia. Se a mar est baixa, o smong ou tsunami se aproxima e devemos buscar zonas mais altas. Sr. Darmili Bhupati, Ilha de Simeleu.

Objetivos Estratgicos
A integrao da reduo de riscos de desastres nas polticas e no planejamento do desenvolvimento sustentvel. O desenvolvimento ou fortalecimento das instituies, mecanismos e capacidades para aumentar a resilincia frente s ameaas. A incorporao sistemtica dos enfoques da reduo de riscos na implementao de programas de preparao, ateno e recuperao de emergncias.

MAH

Reduzir o risco

Esteja preparado e pronto para atuar

Reduzir os fatores fundamentais do risco


A vulnerabilidade frente as ameaas naturais se incrementam de muitas formas, por exemplo: Ao situar as comunidades em zonas propensas a estas ameaas, tais como as plancies aluviais; Ao destruir os bosques e os manguezais, com os quais se danifica a capacidade do meio ambiente de fazer frente as ameaas, e Ao no contar com mecanismos de seguridade social e financeira. Os pases podem desenvolver sua resilincia frente aos desastres ao investir em medidas simples e muito bem conhecidas pra reduzir o risco e a vulnerabilidade. Os desastres podem ser reduzidos ao aplicarmos normas relevantes de construo para proteger infraestruturas vitais, tais como escolas, hospitais e casas. Os edifcios vulnerveis podem ser modernizados para alcanar um nvel mais alto de segurana. A proteo de valiosos ecossistemas, tais como recifes de coral e manguezais, permite que os mesmos atuem como barreiras naturais as tormentas. As iniciativas efetivas em matria de seguros e microfinanas podem contribuir na transferncia do risco e oferecer recursos adicionais.

Fortalecer a preparao em desastres para uma resposta eficaz a todo nvel


Estar preparado, o que inclui a condio de avaliaes de risco, antes de intervir no desenvolvimento em todos os nveis da sociedade, permitir a populao ser mais resistente as ameaas naturais. A preparao implica diferentes tipos de atividades, entre as quais se encontram: Desenvolver e colocar em prtica com frequncia os planos de contingncia, O estabelecimento de fundos de emergncia para apoiar as atividades de preparao, resposta e recuperao, O desenvolvimento de enfoques regionais coordenados para uma efetiva resposta aos desastres, e Um dilogo contnuo entre as agncias encarregadas das atividades de resposta, os responsveis pelo planejamento, os gestores de polticas e as organizaes de desenvolvimento. Assim mesmo, os exerccios frequentes de preparao em desastres, incluindo os simulados de evacuao, tambm so essenciais para garantir uma rpida e eficaz resposta frente aos desastres. A organizao e os planos efetivos de preparao tambm ajudam a fazer frente a muitos dos desastres de pequena e mdia magnitude, os quais se produzem reiteradamente em muitas comunidades. As ameaas naturais no podem ser prevenidas, mas possvel diminuir seu impacto ao reduzirmos a vulnerabilidade da populao e suas fontes de sustento.

Foto: Edward Parsons/IRIN, Paquisto, 2005

Foto: IRIN, Kyrgyztan

O desenvolvimento da resilincia protege as comunidades


Em geral, os edifcios inseguros e a falta de cdigos de construo ou seu cumprimento, causam mais mortes que as prprias ameaas naturais. Em Bam, Iran, mais de 30.000 pessoas morreram e outras 30.000 ficaram feridas, quando em 26 de dezembro de 2003, um terremoto atingiu a cidade. Um dos principais fatores que contriburam para este alto nmero de vitimas foi que os edifcios tradicionais de ladrilho de barro desmoronaram asfixiando as pessoas que estavam dentro. Praticamente, todos os sobreviventes ficaram sem casa, posto que 85% dos edifcios caram. As casas mataram as pessoas, no o terremoto. Mohamed Rahimnejad, Engenheiro Civil, Iran.

A preparao em desastres requer prtica


No Japo todos se sentem muito orgulhosos por estarem preparados em caso de terremoto. Durante o Dia da Preveno de Desastres, que celebrado todos os anos no Japo, muita gente de todas as partes do Pas participa em simulados de preparao em desastres, incluindo tanto os trabalhadores de emergncia como o pblico em geral. extremamente importante que estejamos todos preparados para tal ocasio (uma ameaa natural). No somente as instituies pblicas, e sim que cada um de ns deve pensar na preparao para a preveno de desastres e manifest-la em nossas vidas cotidianas. O governo far tudo que est ao seu alcance para que o Japo siga desenvolvendo sua capacidade de ser um pas que pode enfrentar os desastres. Mas ao mesmo tempo, peo a cada um de vocs que faa o que est ao seu alcance, mediante a previso dos danos que podero ocorrer e ao contemplar os esforos de resgate que requeridos para que possam estar preparados para situaes de emergncia. Junichiro Koizumi, Primeiro-ministro do Japo.

Fotografia de Yann Arthus-Bretrand: casas inundadas, sul de Dhaka, Bangladesh

Quem so os encarregados da reduo do risco de desastres e da implementao do Marco de Hyogo?


A colaborao e a cooperao so elementos essenciais para a reduo dos riscos de desastres: Os estados, os entes e instituies regionais, e as organizaes internacionais devem desempenhar um papel importante nesta tarefa. Assim mesmo, a sociedade civil, incluindo os voluntrios e as organizaes de base, a comunidade cientfica, os meios de comunicao e o setor privado so atores essenciais. A seguinte uma mostra da variedade e diversidade de atores e de suas responsabilidades principais: Os Estados se responsabilizam por: Desenvolver mecanismos nacionais de coordenao, Conduzir avaliaes de referncia sobre a situao da reduo do risco de desastres, Publicar e atualizar resumos dos programas nacionais, Revisar o progresso nacional alcanado na consecuo dos objetivos e as prioridades do Marco de Hyogo, Se ocupar da aplicao de instrumentos jurdicos internacionais relevantes; e Integrar a reduo dos riscos de desastres as estratgias sobre mudana climtica. As organizaes regionais se responsabilizam por: Promover programas regionais para a reduo dos riscos de desastres; Empreender e publicar avaliaes de referncia nos planos regionais e subregionais; Coordenar os processos de reviso sobre o progresso alcanado na implementao do Marco de Ao de Hyogo na regio; Estabelecer Centros Regionais de Colaborao; e Oferecer seu apoio ao desenvolvimento de mecanismos regionais de alerta prvio. As organizaes internacionais se responsabilizam por: Fomentar a integrao da reduo de riscos de desastres nos programas e marcos de assistncia humanitria e do desenvolvimento sustentvel, Fortalecer a capacidade do Sistema das Naes unidas de oferecer assistncia aos pases em desenvolvimento propensos aos desastres mediante iniciativas para a reduo de riscos de desastres; Oferecer apoio na recompilao dos dados e a elaborao de prognsticos, o intercmbio de experincias e os sistemas de alerta prvio; Respaldar os esforos do Estado mediante uma assistncia internacional coordenada; e Fortalecer a capacitao e o desenvolvimento de capacidade em torno da gesto de desastres. O Sistema da EIRD se responsabiliza por: Desenvolver uma matriz dos papis a serem desempenhados e das iniciativas relacionadas com o Marco de Hyogo; Facilitar a coordenao de aes tanto em nvel internacional como regional; Desenvolver indicadores de progresso alcanado para prestar assistncia aos Estados na verificao do avano da implementao do Marco de Hyogo; Oferecer seu apoio s plataformas e aos mecanismos nacionais de coordenao; Fomentar o intercmbio das melhores prticas e lies aprendidas; e Efetuar revises sobre o progresso alcanado na consecuo dos objetivos do Marco de Hyogo.

A Estratgia Internacional para a Reduo de Desastres


Os Estados membros das Naes Unidas adotaram a Estratgia Internacional para a Reduo de Desastres (EIRD/ISDR), no ano de 2000, como mecanismo de continuidade ao Decnio Internacional sobre a Reduo de Desastres Naturais (DIRDN) 1990-1999. O propsito desta estratgia era alcanar uma reduo considervel das perdas que ocasionam os desastres, em igualdade construrem comunidades e naes resistentes, como condio fundamental para o desenvolvimento sustentvel. O Sistema da EIRD abarca numerosas organizaes, Estados e a sociedade civil em nvel mundial, que trabalham juntas para reduzir as perdas que ocasionam os desastres e implementar o Marco de Ao de Hyogo. Incentiva-se aos pases a estabelecer as Plataformas Nacionais para a Reduo de Riscos de Desastres ou outros mecanismos de coordenao. Os elementos internacionais do Sistema da EIRD so a Plataforma Global para a Reduo de Riscos de Desastres e a Secretaria da ONU/EIRD. A Plataforma Global para a Reduo de Riscos de Desastres o principal frum mundial para os governos, agncias das Naes Unidas, instituies financeiras internacionais, rgos regionais, a sociedade civil, o setor privado e as comunidades cientfica e acadmica. A plataforma se encarrega de incrementar o grau de conscincia e reitera os compromissos adquiridos para compartilhar experincias sobre o processo de implementao entre os grupos envolvidos e os governos, abordando os vazios existentes e oferecendo um tipo de orientao estratgica e coerncia na implementao do Marco de Hyogo. As plataformas temticas (agrupamentos, redes, iniciativas) trabalham em torno de temas especficos da agenda da reduo de riscos de desastres, tais como adaptao ao cmbio climtico, educao, risco urbano, alerta prvio, recuperao e desenvolvimento de capacidades. A Plataforma Global designar um comit para que oferea orientao e assessoria em assuntos relacionados com as prioridades programticas. A Secretaria da ONU/EIRD exerce o papel de intermedirio imparcial e equitativo, catalisador e ponto focal para a reduo de riscos de desastres dentro das Naes Unidas e o Sistema da EIRD em geral. A Secretaria promove um compromisso at a reduo do risco de desastre e a implementao do Marco de Hyogo, e informa sobre o progresso alcanado. O subsecretrio Geral para Assuntos Humanitrios se encarrega de supervisionar a Secretaria, a qual presta contas a Assemblia Geral sob uma agenda de desenvolvimento sustentvel que coordena o Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais.

Scios do Sistema da EIRD*:


ActionAid International - www.actionaid.org Africa, Caribbean and Pacific (ACP) secretariat - www.acpsec.org African Development Bank (AfDB) - www.afdb.org Aga Khan Development Network - www.akdn.org Asian Development Bank (ADB) - www.adb.org Asian Disaster Reduction & Response Network (ADRRN) - www.adrrn.net Asian Disaster Preparedness Center (ADPC) - www.adpc.net Asian Disaster Reduction Center (ADRC) - www.adrc.or.jp Association of Caribbean States (ACS) - www.acs-aec.org Association of Southeast Asian Nations (ASEAN) - www.aseansec.org African Union Commission (AU) - www.africa-union.org CIS Interstate Council - www.emercom.on.ufanet.ru Caribbean Disaster Emergency Response Agency (CDERA) - www.cdera.org Centre for Research on the Epidemiology of Disasters (CRED) - www.cred.be Centro de Coordinacin para la Prevencin de los Desastres Naturales en Amrica Central (CEPREDENAC) - www.cepredenac.org Comit Andino para la Prevencin y Atencin de Desastres (CAPRADE) www.caprade.org Comunidad Andina de Naciones (CAN) - www.comunidadandina.org Council of Europe (CoE) - www.coe.int Earthquakes and Megacities Initiative (EMI) - www.earthquakesandmegacities.org Economic Cooperation Organization - www.ecosecretariat.org European Commission- Joint Research Centre (EC/JRC) - www.jrc.cec.eu.int Food and Agriculture Organization (FAO) - www.fao.org Global Fire Monitoring Center (GFMC) - www.fire.uni-freiburg.de Group on Earth Observations (GEO) - earthobservations.org Ibero-American Association of Civil Defence and Civil Protection IGAD Climate Prediction & Applications Centre, Greater Horn of Africa (ICPAD) - www.igad.org, www.dmcn.org Inter-American Development Bank (IADB) - www.iadb.org International Consortium on Landslides (ICL) - icl.dpri.kyoto-u.ac.jp International Council for Science (ICSU) - www.icsu.org International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies (IFRC) - www.ifrc.org International Civil Defence Organisation (ICDO) - www.icdo.org International Labour Organization (ILO) - www.ilo.org International Telecommunication Union (ITU) - www.itu.int Munich Re-insurance - www.munichre.com New Partnership for Africa's Development (NEPAD) - Secretariat/AU - www.nepad.org ProVention Consortium - www.proventionconsortium.org Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA) - http://ochaonline.un.org, www.reliefweb.int Organization of American States-Inter-American Committee on Natural Disaster Reduction (OAS-IACNDR) - www.oas.org/usde, www.paho.org/disasters South Asian Association for Regional Cooperation (SAARC) - ww.saarcsec.org South Pacific Applied Geoscience Commission (SOPAC) - www.sopac.org.fj Tearfund - www.tearfund.org United Nations Centre for Regional Development (UNCRD) - www.uncrd.or.jp United Nations Convention to Combat Desertification (UNCCD) - www.unccd.int United Nations Development Programme (UNDP) - www.undp.org/bcpr/disred United Nations Economic and Social Commission for Asia and the Pacific (UNESCAP) www.unescap.org United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) www.unesco.org United Nations Environment Programme (UNEP) - www.unep.org United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) - www.unitar.org, www.unosat.org United Nations International Children's Emergency Fund (UNICEF) - www.unicef.org United Nations Human Settlements Programme (UN-Habitat) - www.unhabitat.org United Nations Regional Economic Commissions for Africa (ECA) - www.uneca.org United Nations Regional Economic and Social Commissions for Latin America and the Caribbean (ECLAC) - www.eclac.cl United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) http;//unfccc.int United Nations University (UNU) - www.unu.edu United Nations Volunteers (UNV) - www.unv.org World Bank (Hazard Risk Management) - www.worldbank.org The World Conservation Union (IUCN) - www.iucn.org World Economic Forum (WEF) - www.weforum.org World Food Programme (WFP) - www.wfp.org World Health Organization (WHO) - www.who.org World Meteorological Organization (WMO) - www.wmo.int/disasters

Naes Unidas A Estratgia Internacional para a Reduo de Desastres

Secretaria, Genebra Tel.: (+41) 22 917 8908/8907 Fax.: (+41) 22 917 8964 isdr@un.org www.unisdr.org Casa Internacional do Ambiente II 7-9 Chemin de Balexert CH 1219 Chtelaine Genebra, Suia Caixa Postal: Palcio de Naes, CH-1211 Genebra, Suia Secretaria, frica, Nairobi isdr-africa@unep.org www.unisdr.org/africa Secretaria, Amricas, Panam eird@eird.org www.eird.org Secretaria sia e Pacfico, Bangkok isdr-bkk@un.org Secretaria sia Central, Dushanbe www.unisdr.org/asiapacific Plataforma para a Promoo do Alerta Prvio, Alemanha tine.ramstad@undp.org www.unisdr.org/asiapacific

TRADUO E EDITORAO Lus Felipe Lopes de Lima Lins Departamento de Minimizao de Desastres Secretaria Nacional de Defesa Civil

*Inclui os antigos membros da Equipe de Trabalho Interagncias para a Reduo de Desastres

Verso 2007

www.unisdr.org/hfa

MAH

Vous aimerez peut-être aussi