Vous êtes sur la page 1sur 12

Sumrio

O Professor e as Novas Tecnologias ...................................................................................... 3 Informtica x Currculo I ............................................................................................................ 3 Informtica x Currculo II ........................................................................................................... 4 Informtica e Aprendizagem I ................................................................................................... 4 Informtica e Aprendizagem II.................................................................................................. 5 Os Professores e a Informtica ................................................................................................ 6 O Coordenador do Laboratrio de Informtica I .................................................................... 6 Coordenador do Laboratrio de Informtica II ....................................................................... 7 Sobre a Informtica Educativa ................................................................................................. 7 Gesto dos Laboratrios de Informtica Educativa .............................................................. 8 Requisitos e Possibilidades em um Laboratrio de Informtica ......................................... 8 Mdias de Apresentao I.......................................................................................................... 9 Mdias de Apresentao II ........................................................................................................ 9 Ensinando em um laboratrio de Informtica I ...................................................................... 9 Ensinando Em Um Laboratrio de Informtica II ................................................................ 10 A Internet na Escola ................................................................................................................. 10 Outras Sugestes Para o Uso do Laboratrio de Informtica I ........................................ 11 Outras Sugestes Para o Uso do Laboratrio de Informtica II ....................................... 11 Concluso .................................................................................................................................. 12

O Professor e as Novas Tecnologias Hoje se vive uma poca muito dinmica. A evoluo da tecnologia e a introduo da Internet mudaram o local de trabalho, as escolas e por que no dizer a sociedade. Desde o perodo da revoluo industrial moderna, o mundo no mudava to rapidamente em um perodo to curto. E qual o papel dos educadores nesse contexto, nessa nova ordem mundial? Bem, o que se pode dizer que no podem simplesmente reagir a essas mudanas, precisam ser proativos para preparar os alunos para ingressar na fora de trabalho emergente, baseada no conhecimento, e para os desafios de uma economia global. Para tanto essencial usar ativamente ferramentas com nova tecnologia nas aulas. Os alunos tm um entusiasmo natural pelas novas tecnologias; assim, encontrar formas para canalizar essa energia em aprendizado uma excelente oportunidade para todos os professores. Entretanto, modificar os mtodos de ensino usuais pode ser um desafio. Portanto, a tarefa encarar a tecnologia emergente disponvel para professores como uma forma de acender curiosidade dos alunos e tornar o material didtico mais envolvente e eficaz. E logo ser observada a diferena no sucesso dos alunos com a introduo de novas maneiras de ajuda-los a aprender.

Informtica x Currculo I O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informtica ao currculo escolar, est na utilizao do computador como instrumento de apoio s matrias e aos contedos lecionados, alm da funo de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Mas esse assunto polmico. No comeo, quando as escolas comearam a introduzir a Informtica no ensino, percebeu-se, pela pouca experincia com essa tecnologia, um processo um pouco catico. Muitas escolas introduziram em seu currculo o ensino da Informtica com o pretexto da modernidade. Mas o que fazer nessa aula? E quem poderia dar essas aulas? A princpio, contrataram tcnicos que tinham como misso ensinar Informtica. Contudo, eram aulas descontextualizadas, com quase nenhum vnculo com as disciplinas, cujos objetivos principais eram o contato com a nova tecnologia e oferecer a formao tecnolgica necessria para o futuro profissional na sociedade. Com o tempo, algumas escolar, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informtica educativa, que, alm de promover o contato com o

computador, tinha como objetivo a utilizao dessa ferramenta como instrumento de apoio s matrias e aos contedos lecionados. Mas esse apoio continuava vinculado a uma disciplina de Informtica, que tinha a funo de oferecer os recursos necessrios para que os alunos apresentassem o contedo de outras disciplinas.

Informtica x Currculo II Hoje se vive em um mundo tecnolgico, onde a Informtica uma das peas principais. Conceber a Informtica como apenas uma ferramenta ignorar sua atuao em nossas vidas. E o que se percebe? Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendncia tecnolgica, da qual a sociedade faz parte; e em vez de levarem a informtica para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horrio fixo sob responsabilidade de um nico professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedaggico. A globalizao impe exigncia de um conhecimento e delimitam-se fronteiras, tanto de contedo como de prtica. Segundo: GALLO (1994) A organizao curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexo alguma, dificultando para os alunos a compreenso do conhecimento como um todo integrado, a construo de uma viso universal que lhes permita uma percepo totalizante da realidade." Dentro do contexto, qual seria a funo da Informtica? No seria de promover a interdisciplinaridade ou, at mesmo, a transdisciplinaridade na escola?!

Informtica e Aprendizagem I JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em: Aprender a partir da tecnologia (learnig from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo prprio professor; Aprender acerca da tecnologia objeto de aprendizagem; Aprender acerca da Tecnologia (learning about), em que a prpria tecnologia objeto de aprendizagem; Aprender atravs da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o

computador (programando o computador atravs de linguagens como BASIC ou LOGO); Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de reflexo e de construo do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questo determinante no a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratgia cognitiva de aprendizagem. Segundo MARAL FLORES (1996) A informtica deve habilitar e dar oportunidades ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de contedos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivduo. J SANTOS VIEIRA As profundas e rpidas transformaes, em curso no mundo contemporneo, esto exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma reviso de suas formas de atuao..

Informtica e Aprendizagem II De acordo com LEVY (1994), novas maneiras de pensar e de conviver esto sendo elaboradas no mundo das comunicaes e da Informtica. As relaes entre os homens, o trabalho, a prpria inteligncia dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, viso, audio, criao e aprendizagem so capturadas por uma Informtica cada vez mais avanada." Para finalizar, BORBA (2001) diz que: O acesso Informtica deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas pblicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educao que no momento atual inclua, no mnimo, uma alfabetizao tecnolgica. Tal alfabetizao deve ser vista no como um curso de Informtica, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mdia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender grficos, contar, desenvolver noes espaciais etc. E, nesse sentido, a Informtica na escola passa a ser parte da resposta a questes ligadas cidadania.

Os Professores e a Informtica Diante dessa nova situao, importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prtica e construir novas de ao que permitam no s lidar, com essa nova realidade, com tambm constru-la. Para que isso ocorra, o professor tem que ir para o laboratrio de informtica da sua aula e no deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele. GOUVA O professor ser mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de comear a lidar de modo diferente com o conhecimento sem deixar as outras tecnologias de comunicao de lado. O homem continuar a ensinar e aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoo, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televiso, mas agora tambm pelo computador, pela informao em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vo se aprofundando s vistas... Mas para o professor apropriar-se dessa tecnologia, deve segundo FROES mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratrio de Informtica na sua prtica diria de ensino-aprendizagem.

O Coordenador do Laboratrio de Informtica I Para introduzir a Informtica na escola, no basta ter um laboratrio equipado, professores treinados e um projeto pedaggico. A experincia mostra que sem a figura do coordenador de Informtica o processo emperra. Mas quem esta pessoa? E por que ela e to importante? Pea principal do processo, ele no deve ter apenas uma formao tcnica. Muitas escolas contratam tcnicos pelo seu baixo custo. Esse profissional deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos. O coordenador no apenas um facilitador, mas a coordenador processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recursos necessrios para impulsionar as engrenagens do processo, como por exemplo: a formao de professores e recursos necessrios, como softwares. O coordenador de Informtica deve estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedaggicas,

envolvendo a Informtica. Mas, sem apoio da coordenao ou da direo, no ter fora para executar os projetos sugeridos.

Coordenador do Laboratrio de Informtica II Em sntese, o coordenador de Informtica deve ter como competncia uma viso abrangente dos contedos disciplinares e estar atento aos projetos pedaggicos das diversas reas, verificando sua contribuio; conhecer o projeto pedaggico da escola; ter uma experincia de sala de aula, e conhecimento de vrias abordagens de aprendizagem; ter a viso geral do processo e estar receptvel para as devidas interferncias nele; perceber as dificuldades e o potencial dos professores, para poder instiga-los e ajuda-los; mostrar para o professor que o Laboratrio de Informtica deve ser extenso de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele e no por uma terceira pessoa; pesquisar e analisar os softwares educativos; ter uma viso tcnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizaes; estar constantemente receptvel a situaes sociais que possam ocorrer.

Sobre a Informtica Educativa O uso das NTIC apresente diferenciaes quanto sua aplicabilidade pelos seus atores educacionais. Explorando a concepo de BORGES NETO (1999: p. 135 -138) Informtica Educativa: Computador um suporte a mais na sala de aula, para que o professor possa explorar suas potencialidades e capacidades, a fim de que o aluno construa novos conhecimentos e vivencie situaes significativas. Construo essa realizada como o mediador disposto a dar autonomia, evitando que o aluno mais reaja do que atue, mais siga do que construa.

Gesto dos Laboratrios de Informtica Educativa Para muitos autores, um dos grandes desafios para a insero das novas NTIC nas escolas est relacionado gesto. Com o ritmo acelerado das mudanas tecnolgicas, as escolas so impedidas de acompanharem este avano. Segundo CYSNEIROS (2000: p.1) ao abordar a introduo da informtica em escolas do Brasil, aponta uma srie de problemas para assimilao das novas tecnologias pela escola pblica, como a ausncia de concepes bem definidas sobre o que Informtica na Educao. E verifica-se que os prprios dispositivos legais e curriculares contribuem para problematizar tal situao. As dificuldades envolvem desde aspectos administrativos, financeiros, contbeis e de recursos humanos. Para CYSNEIROS apud KENSKI (2000: p.1), o dficit de infraestrutura telefnica no Brasil e os problemas de reestruturao das instituies escolares, esto relacionadas lgica do ensino com uso de novas tecnologias.

Requisitos e Possibilidades em um Laboratrio de Informtica Criando uma apresentao de computador: Uma apresentao de computador poder ser to diversificada quanto uma aula convencional ministrada na frente da classe. Dificilmente dois professores ensinariam o mesmo material de forma idntica; cada professor escolhe a forma de apresentao mais adequada ao seu prprio estilo de aula. Existem vrias maneiras de os professores incorporarem os computadores em suas aulas. O professor pode demonstrar um procedimento aos alunos ao vivo, no computador. Por exemplo, exige pouco preparo e ainda assim eficiente. O professor pode criar uma apresentao com um software, como o PowerPoint, para ser usada durante a aula. Dependendo do tipo de apresentao, pode ser necessrio muito tempo de preparao, mas depois de pronta, o professor poder us-la novamente, modifica-la para outra aula e inclu-la em um conjunto de mdulos. O Professor pode publicar apresentaes e outras informaes na Internet para que os alunos possam acess-las. Exemplos: Apresentaes que utilizam multimdia, como sequncias de vdeo, sons (rudo, msica) e animao (desenhos) so mais atraentes.

Mdias de Apresentao I A forma mais simples e barata de incluir o computador em uma aula reunir os alunos ao redor da tela do computador do professor. Obviamente, esta abordagem se limita ao nmero de alunos que conseguem ver a tela. Outras opes: O projetor de vdeo: Com a ajuda de um projetor de vdeo (semelhante a um projetor de slides), o professor pode projetar sua tela na frente da sala. Se o projetor no tiver luz de alta intensidade, necessrio diminuir a intensidade das luzes para que todos os alunos possam ver a tela. E esses projetores, especialmente aqueles com luz de alta intensidade, ainda so muito caros. Alm disso, o professor no pode monitorar os computadores dos alunos, nem diferenciar a ateno deles para a apresentao. Isto possvel atravs dos sistemas a seguir.

Mdias de Apresentao II A rede de vdeo de hardware: A rede de vdeo de hardware transmite a tela do professor, via cabo, s telas de todos os computadores da sala; o professor no precisa diminuis a intensidade das luzes para que os alunos vejam a tela. Entretanto, no possvel mudar esta soluo de hardware de uma sala para outra transfere o contedo da tela do computador do professor para os computadores dos alunos. Os requisitos deste software incluem uma rede, que j existe para o acesso Internet, e uma conexo de alta velocidade (preferencialmente 100 Mbps). Ao contrrio da rede de vdeo de hardware, no h necessidade de cabos ou fios adicionais.

Ensinando em um laboratrio de Informtica I Segue um exemplo de sesso de treinamento, no qual so demonstrados alguns mtodos de treinamento por computador. Neste exemplo usa-se o software Vision como ferramenta de instruo. Isto inclui o Chat, que uma parte integrante do Vision. Atualmente no h outro produto no mercado que se compare ao Vision, em termos de funcionalidade e velocidade. Um teclado especial torna a operao do Vision ainda mais fcil, mas ele no obrigatrio. O ambiente de aprendizagem: Cada aluno tem um

computador com acesso Internet. O assunto: Uma aula biologia de alto nvel (bioqumica). O objetivo: Os alunos utilizaro a Internet para reunir informaes sobre carboidratos. Premissas: A maioria dos estudantes tem experincia em pesquisa direcionada (navegao) na Internet, mas no necessariamente em tpicos especficos de bioqumica.

Ensinando Em Um Laboratrio de Informtica II A ferramenta de apresentao Pointer: Quando o professor usa um retroprojetor, normalmente precisa apontar coisas na tela e frequentemente usa uma caneta, apontador a laser ou simplesmente aponta com o dedo as reas importantes da tela. No caso de uma apresentao de computador, os professores usam o ponteiro do mouse, mas como normalmente ele menor e se move rapidamente, fcil perde-lo de vista. O programa Pointer oferece ao professor excelentes possibilidades grficas que o ajudam a orientar os alunos durante a apresentao. H vrias ferramentas de seleo diferentes, adequadas a qualquer estilo de aula. O aluno pode se concentrar facilmente na parte mais importante da tela, sem ficar o tempo todo procurando o ponteiro do mouse. Esses pontos bem visualizados tambm. direita, apresentado um exemplo da barra de ferramentas do Pointer. possvel personalizar as ferramentas e mover a barra de ferramentas fica oculta quando no usada e pode ser mostrada facilmente quando voc clica na barra de ttulo do Pointer. O professor pode selecionar a ferramenta desejada facilmente e apontar rea importante na sua tela.

A Internet na Escola O uso da Internet nas escolas est delimitado, em sua maioria na pesquisa de informao. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet a comunicao. Entretanto, dentro da viso de processo, isso admissvel. Em um primeiro momento, usa-se a Internet como ferramenta e sua caracterstica mais marcante que o acesso informao. Aps um processo de maturao, percebe-se que a Internet mais que isso: passou-se a us-la como uma rede comunicao. Passou-se a participar de projetos e

eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discusso no qual se debate e se trocam experincias e a us-la com ferramenta de expresso poltica e social.

Outras Sugestes Para o Uso do Laboratrio de Informtica I Incorporar o uso da Internet prtica pedaggica diria uma questo. Assim, essa questo pode ser outro problema. Encar-lo de maneira ativa pode ser sada. muito difcil encontrar um plano de aula perfeito sobre o uso da Internet com seus alunos. E aqui vai palavra-chave: comear. Devagar, mas comear. Outra: rotina. Quanto mais frequentemente usa-se a sala de Informtica, mas seguros e confortveis o professor se sentir. Para tanto, preciso criar novos hbitos e atitudes. Objetivos: O uso do computador deve ser significativo. Quando os alunos esto envolvidos, percebendo os sentidos do que esto aprendendo, os problemas de disciplina diminuem e a administrao da sala mais fcil. Isto vale para todo tipo de aula, com ou sem computador. Desse modo, preciso ter clareza sobre o porqu de utilizar o computador e a Internet. Portanto, pontos devem ser refletidos: Quais os objetivos da aula, unidade, etapa ou projeto? Como e quando o uso da Internet ajudar o aluno a aprender? Como o computador auxiliar os alunos a alcanarem os objetivos.

Outras Sugestes Para o Uso do Laboratrio de Informtica II Diante da tarefa de trabalhar no laboratrio de informtica, necessrio acertar alguns passos: Planejar e organizar atividades requer investir tempo em uma preparao. S assim, haver tempo, durante a aula, para circular entre os alunos, como facilitador, respondendo s perguntas individuais ou do grupo. Agrupar os alunos um mtodo eficiente para a integrao de tecnologia prtica cotidiana e para assegurar que todos tero igualdade de oportunidades para se beneficiar do uso dessa ferramenta. Fazer rodzio tambm uma alternativa. O rodzio no uso das mquinas determinado pelo nmero de alunos na classe, de mquinas e nmero de alunos que

usaro a mesma mquina. O professor deve calcular o tempo que o grupo gastar para desenvolver a atividade e montar atividades sem mquina como o mesmo tempo de durao. Quando trabalhar em grupos importante desenvolver e afixar na sala uma cpia do planejamento que identifique os membros dos grupos e a atividade destinada a cada um. Alguns rodzios podem ser completados em um dia. As regras vo depender, em grande parte, dos objetivos educacionais, da natureza das atividades e da habilidade e maturidade dos alunos. Se a meta incorporar o uso dos computadores aula to rpido quanto possvel, o ideal comear com atividades curtas e simples que possam ser desenvolvidas entre 10 e 20 minutos. Importante: As atividades na sala de informtica so uma etapa de um trabalho maior, de um projeto. Elas no se encerram em si mesmas.

Concluso A informtica educacional, como se pode notar, deve fazer parte do projeto poltico pedaggico da escola, projeto esse que define todas as pretenses da escola em sua proposta educacional. Diante do que foi abordado, pertinente tirar algumas concluses importantes sobre a introduo da Informtica na escola. Ela ocorre: dentro de um processo, com alguns momentos definidos; quando existe a figura do coordenado de informtica que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessrios e mobilizar os professores; quando essa introduo est engajada num projeto pedaggico, com o apoio da direo que oferece os recursos necessrios.

Vous aimerez peut-être aussi