Vous êtes sur la page 1sur 4

Resumo Teoria Geral da Administrao

O que administrao? Administrar gerir, coordenar, planejar, executar e direcionar de forma a aproveitar melhor os recursos disponveis, traando e alcanando metas e objetivos.

O que TGA? uma srie de conhecimentos organizacionais que foram (e esto sendo) formados a partir da teoria da formao do conhecimento, da prtica e da disseminao do conhecimento. Fatores que influram no surgimento e desenvolvimento da Administrao Revoluo Urbana: Surgiram cidades e estados, onde se formou a classe de dirigentes profissionais e funcionrios pblicos. Houve a inveno da contabilidade primitiva, da legislao e do planejamento em longo prazo. Surgiram os exrcitos especializados.

Grcia: Surgiu a democracia, onde os executivos da POLIS eram eleitos em assembleia pelos cidados. Prezavam a TICA como ponto chave da administrao e a QUALIDADE em qualquer campo de atuao.

Roma: Administrao central das provncias, e o surgimento de nveis de executivos (senadores, magistrados, cnsules etc.). Surgimento de grandes empresas privadas e valorizao da propriedade particular.

Igreja Catlica: Foi a grande organizao administrativa da Idade Medieval.

Renascimento: Valorizao do ser humano, surgimento do protestantismo e da primeira linha de montagem.

Revoluo Industrial: Surgimento das fbricas, onde no mais o arteso tinha espao e sim o operrio especializado. Crescimento das cidades, surgimento dos sindicatos, darwinismo social e consolidao da administrao como rea do conhecimento. Transformaes da revoluo Industrial: Do modo COMERCIAL para o modo INDUSTRIAL; Da rotina do trabalho e do modo de produo; A sociedade deixou de ser rural para ser URBANA.

Tecnologias da Revoluo Industrial: Fbrica; Tear mecnico; Relgio; Administrao Moderna.

Escola Clssica Administrao Cientfica: Buscava utilizar um mtodo cientfico para lidar com os problemas administrativos. Surgiu no EUA no sculo XX, com Taylor e seus seguidores. Buscavam a eficincia na organizao: Gastar menos para produzir mais. Primeiro perodo de Taylor Mudanas importantes: 1. Salrio: a. Sistema de pagamento por pea e estipulao de tempo mximo, mnimo e padro para determinada funo. b. Pagamento de incentivos. 2. Administrao da tarefa: a. Foco em tarefas especficas; b. Seleo de trabalhadores; c. Estudo de tempos e movimentos. The best away (A maneira certa) Taylor acreditava que s existia uma maneira eficiente de produo, que devia ser alcanada. A forma de descobrir essa maneira era analisar o trabalho, reduzindo seu esforo. Segundo perodo de Taylor Administrao passou a ser tratada como cincia, e o trabalho foi racionalizado. Passou a existir administrao das operaes fabris. Terceiro perodo de Taylor Aplicao da Administrao cientfica: Seleo cientfica do trabalhador; Instruo e treinamento cientfico; Salrios altos e custos baixos de produo. Henry Ford Linhas de produo e produo em massa: A progresso do produto atravs do processo produtivo planejada, ordenada e contnua; O trabalho entregue ao trabalhador em vez de deix-lo com a iniciativa de ir busc-lo; As operaes so analisadas profundamente (quais tarefas so necessrias?).

Trs princpios de Ford: Princpio da intensificao: diminuio do tempo de durao do processo, atravs de emprego imediato de matria-prima e equipamentos e rpida colocao no mercado. Princpio de economicidade: reduo do volume de estoque, o minrio sai da mina no sbado e entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na tera-feira, tarde. Princpio da produtividade: aumento da capacidade de produo do homem no mesmo perodo, atravs da especializao e da linha de montagem.

Fayol Fayol focou seu trabalho nos NVEIS DE ORGANIZAO de uma empresa. Ele a dividiu da seguinte forma: Funes tcnicas: Relacionadas com a produo de bens ou de servios da empresa Funes comerciais: Relacionadas com a compra, venda e permutao. Funes financeiras: Relacionadas com a procura e gerncia de capitais Funes de segurana: Relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas Funes contbeis: Relacionadas com os inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas. Funes administrativas: Relacionadas com a integrao de cpula das outras cinco funes. As funes administrativas coordenam e sincronizam as demais funes da empresa, pairando sempre acima delas. Weber Weber focou seus estudos em um ponto importante da Administrao. A burocracia. Ele concluiu que: Burocracia uma forma de poder; Burocracia uma forma de controle; Burocracia um mecanismo de alienao; A sociedade moderna uma sociedade burocratizada.

Escola Comportamental A escola comportamental passou a tratar uma organizao como um grupo de pessoas, inspirada em sistemas de psicologia. O Empregado passou a ter autonomia, com a nfase nas relaes humanas e com dinmicas de grupo e interpessoal. Definies: Humanizao da Administrao, valorizando-o; Desenvolvimento inicial da psicologia e da sociologia do trabalho.

Consequncias da Escola de Relaes humanas: Nova concepo da natureza humana; Novas teorias e tcnicas administrativas.

Modelo japons No Toyotismo, principal modelo de produo japons, o sistema de produo em massa passou a dar lugar a um sistema enxuto, onde produzido apenas o que ser utilizado. Dessa forma houve uma maior otimizao dos recursos, aumentando o desempenho da organizao. Outro ponto importante a busca pela QUALIDADE como ponto chave para o sucesso, incentivando o operrio a busca-la. Isso foi possvel, pois ele no mais estava alienado em sua funo, conhece todo o processo, desde a sua origem at o produto final, alm do treinamento e fidelizao do empregado empresa.

Novos modelos de Organizao Imagens das organizaes: Mintzberg Handy Dividiu a organizao em quatro tipos, simbolizados por deuses da Mitologia grega. Dividiu a organizao em sete tipos, caracterizados pela parte mais importante que define a estrutura.

Morgan Dividiu a organizao em oito tipos. As organizaes so vistas de forma diferente por diferentes pessoas.

Aprendizagem organizacional: Argyris Busca de novas solues favorece a aprendizagem. Processo decisrio produz aprendizagem, no o contrrio.

Cyert e March Senge Para lidar com a mudana contnua, organizaes devem estar em contnuo processo de aprendizagem. Cinco disciplinas podem auxilia a aprendizagem. Novas competncias modificam o comportamento e a capacidade de resolver problemas.

Modelo Sueco: Caracterizado pela autonomia na deciso; Modelo Alemo: Caracterizado por Volume de produo + qualidade e diferenciao; Modelo Italiano: Caracterizado pela Qualidade, diferenciao e Design; Modelo Brasileiro: Caracterizado por uma adaptao do modelo japons, com o jeitinho brasileiro; Modelo Koreano: Caracterizado por investimentos e incentivos governamentais, estando sempre investindo em novas tecnologias.

Vous aimerez peut-être aussi