Vous êtes sur la page 1sur 3

SNTESE DA ATIVIDADE: ROTEIRO DE LEITURA DO TEXTO PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS Prezados!

O mdulo III j ficou um pouco distante, mas mesmo assim (e por isso mesmo) acho importante retomar alguns pontos referentes ao roteiro de leitura que vocs fizeram. Anteriormente j pontuei em cada um dos roteiros os acertos e os pontos que no tinham ficado muito claros, mas agora retomo, lanando um olhar para todos eles. Em primeiro lugar quero cumpriment-los pelo esforo e realizao da tarefa dentro do prazo estipulado e tambm pelo desempenho apresentado pela maioria de vocs.

ANTES DE LER
A maioria dos cursistas fez antecipaes sobre o texto que se aproximaram bastante do contedo que de fato tratado no captulo. Por exemplo:
O texto trata da diversidade cultural e da diversidade de linguagens presentes na escola. O texto vai tratar sobre Como os multiletramentos se caracterizam.

Para muitos o que ficou forte nesse primeiro contato com o texto foi a nfase nas mdias digitais. Uma minoria, provavelmente influenciada pela apresentao do livro, esperava, j nesse captulo, relatos de experincias de projetos de multiletramentos desenvolvidos por professores, contedo que apresentado nos demais captulos do livro. Sobre o texto ser argumentativo ou informativo o grupo se dividiu igualmente em trs blocos de resposta. De 15 roteiros, 5 consideraram o texto como informativo, 5 como argumentativo e 5 como argumentativo e informativo ao mesmo tempo. O fato de um tero do grupo entender que o texto apenas informativo e no mudar de ideia aps a leitura sugere que preciso uma discusso sobre o que informao e o que argumentao. Ocorre-me tambm sugerir que leiam o fascculo da Olimpada de Lngua Portuguesa referente ao artigo de opinio. No houve quem duvidasse da pertinncia dos temas.

ENQUANTO L
Vrios alunos disseram desconhecer o significado de termos e expresses usadas no texto, mas afirmaram que foi possvel esclarec-lo, pelo contexto ou recorrendo ao dicionrio ou ao glossrio.

Todos disseram concordar com as ideias da autora, gostaram dessas ideias, consideraram-nas inovadoras. Chamou-me a ateno, o fato de poucos alunos reconhecerem que suas hipteses no se confirmaram na totalidade ou parcialmente aps a leitura do texto.

DEPOIS DE LER
Neste item, as questes referem-se compreenso das ideias e conceitos principais do captulo. Considerando as respostas, pode-se afirmar que a maioria compreendeu que: o avano das novas Tecnologias da Informao e da Comunicao referem-se multimodalidade e que multiculturalidade refere-se grande variedade de culturas presentes na sala de aula atualmente. E ambos esto pressupostos no conceito de multiletramentos; os letramentos mltiplos referem-se multiplicidade e variedade de prticas letradas; j multiletramentos apontam para a multiculturalidade e a multimodalidade; o que vemos hoje nossa volta so textos multimodais (ou hbridos) presentes em prticas sociais letradas em que so utilizadas tanto as variedades lingusticas sem prestgio como as normas urbanas de prestgio; a multimodalidade no exclusiva dos textos que circulam em suporte digital, mas o modo de ser dos textos na vida social; no entanto, a escola no tem trabalhado os aspectos multimodais nem mesmo em textos impressos (por exemplo, textos que trazem, junto com o verbal, grficos, ilustraes, fotos etc.); preciso acolher e integrar a diversidade cultural presente nas salas de aula, entendendo que no s o que a escola, o professor, as geraes adultas valorizam (suas colees) que merecem fazer parte do currculo; o processo de desterritorializao, descoleo e hibridizao permite que cada pessoa ou grupo faa a sua prpria coleo; novas estticas podem surgir na sala de aula; o texto defende a convivncia democrtica entre culturas e o dilogo sistemtico entre as prticas que as constituem.

CONSIDERAES FINAIS Espera-se que a compreenso dessas ideias e conceitos contribua para maior adeso dos professores e das escolas a um currculo que valorize todas as prticas culturais e utilize a tecnologia em favor de um ensino de qualidade.

Abraos, Zoraide

Vous aimerez peut-être aussi