Vous êtes sur la page 1sur 5

Aristteles

Aristteles era natural de Estagira, na Trcia, sendo filho de Nicmaco, amigo e mdico pessoal do rei macednio Amintas III, pai de Filipe II.4 provvel que o interesse de Aristteles por biologia e fisiologia decorra da atividade mdica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava h dez geraes.

Duas grandes instituies disputavam a preferncia dos jovens: a escola de Iscrates, que visava preparar o aluno para a vida poltica, e Plato e sua Academia, com preferncia cincia (episteme) como fundamento da realidade.

- Funda o Lyceu e com a morte de Alexandre os gregos poderiam matar. "Eu no vou permitir que os atenienses pequem duas vezes contra a filosofia"

Campo de estudo: Lgica: Foi por meio de sua lgica que se estabeleceu a primazia da lgica dedutiva. - Aquilo que realmente decorre de algo e aquilo que s aparentemente decorre; e deu nomes a todas essas diferentes formas de interferncias. Por dois mil anos, estudar lgica, significou estudar a lgica de Aristteles. Sua teoria do silogismo constitui o cerne de sua lgica e atravs dela tenta caracterizar as formas de silogismo e determinar quais deles so vlidas e quais no, o que conseguiu com bastante sucesso. Como primeiro passo no desenvolvimento da lgica, a teoria do silogismo foi extremamente importante. - Premissa Maior (P), Premissa Menor (p) e Concluso (c)

Fsica: Aristteles no reconhecia a ideia de inrcia, ele imaginou que as leis que regiam os movimentos celestes eram muito diferentes daquelas que regiam os movimentos na superfcie da Terra, alm de ver o movimento vertical como natural, enquanto o movimento horizontal requeriria uma fora de sustentao. O repouso e o movimentos so dois fenmenos fsicos totalmente distintos, o primeiro sendo irredutvel a um caso particular do segundo.

tica: Aristteles fez objees teoria de Empdocles e ao modelo de Plato que considerava que a viso era produzida por raios que se originavam no olho e que colidiam com os objetos ento sendo visualizados. Ao refutar as teorias ento conhecidas, ele formulou e fundamentou uma nova teoria, a teoria da transparncia: a luz era essencialmente a qualidade acidental dos corpos transparentes, revelada pelo fogo.

Qumica: Os quatro elementos fundamentais segundo Aristteles. Enquanto Plato, seu mestre, acreditava na existncia de tomos dotados de formas geomtricas diversas, Aristteles negava a existncia das partculas e considerava que o espao estava cheio de continuum, um material divisvel ao infinito. Terra, gua, ar e fogo,

Astronomia: Aristteles concorda com seu mestre (Plato) em considerar a astronomia uma cincia matemtica em sentido pleno, no menos do que a geometria, ele tambm concordava que os movimentos estudados pela astronomia, como diz a A Repblica, no se percebem "com a vista". O cosmos aristotlico apresentado como uma esfera gigantesca, porm finita, qual se prendiam as estrelas, e dentro da qual se verificava uma rigorosa subordinao de outras esferas, que pertenciam aos planetas ento conhecidos e que giravam em torno da Terra, que se manteria imvel no centro do sistema (sistema geocntrico).

Biologia: Tambm realizou observaes anatmicas, embriolgicas e etolgicas detalhadas de animais terrestres e aquticos (moluscos e peixes), fez observaes sobre cetceos e morcegos. Embora suas concluses sejam muitas vezes equivocadas atualmente, sua obra no deixa de ser notvel.33 Seus escritos de biologia e zoologia correspondem a mais de uma quinta parte de sua obra, nelas trabalha sobre a noo de animal, a reproduo, a fisiologia e a classificao.34

O papel da mulher: A anlise sobre a procriao de Aristteles descreve um elemento masculino ativo, animante trazendo vida a um elemento do sexo feminino inerte e passivo. Por este motivo, as feministas acusam Aristteles de misoginia e sexismo. A homossexualidade: Visto no contribuir para a fundao de famlias, Aristteles tinha a homossexualidade em conta de desperdcio, no apenas intil, mas at perigoso, ele props que esse tipo de relao fosse regulamentada e tolerada pelo Estado, a fim de contornar a superpopulao.

Metafsica: A Metafsica de Aristteles, em essncia, uma modificao da Teoria das ideias de Plato. Grande parte dessa obra parece uma tentativa de moderar as muitas extravagncias de Plato. Seus dois principais aspectos so a distino entre o "universal" e a mera "substncia" ou "forma particular" e a distino entre as trs substncias diferentes que formar a realidade cada uma com sua essncia fundamental.

Psicologia: A palavra psych (de que deriva nosso termo psicologia) costumar ser traduzida como "alma", e sobre a rubrica psyche Aristteles de fato inclui as caractersticas dos animais superiores que pensadores posteriores tendem a a associar com a alma. Objeto geral da psicologia aristotlica o mundo animado, isto , vivente, que tem por

princpio a alma e se distingue essencialmente do mundo inorgnico, pois, o ser vivo diversamente do ser inorgnico possui internamente o princpio da sua atividade, que precisamente a alma, forma do corpo.

tica: Para Aristteles, estudamos a tica, a fim de melhorar nossas vidas e, portanto, sua preocupao principal a natureza do bem-estar humano. Aristteles segue Scrates e Plato ao dispor as virtudes no centro de uma vida bem vivida. Como Plato, ele considera as virtudes ticas (justia, coragem, temperana etc), como habilidades complexas racionais, emocionais e sociais, mas rejeita a ideia de Plato de que a formao em cincias e metafsica um prrequisito necessrio para um entendimento completo de bem. Segundo ele, o que precisamos, a fim de viver bem, uma apreciao adequada da maneira em que os bens tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza se encaixam como um todo. Para aplicar esse entendimento geral para casos particulares, devemos adquirir, atravs de educao adequada e hbitos, a capacidade de ver, em cada ocasio, qual curso de ao mais bem fundamentada.

Potica: Aristteles foi o primeiro filsofo a consagrar todo um tratado, ainda que incompleto, ao exame do fenmeno potico, a Arte Potica. Ele propunha-se a refletir acerca do objeto esttico, ou antes, acerca da criao do objeto esttico.56 Em Arte Potica, o filsofo trata da arte potica a partir de duas perspectivas, a definio da potica como imitao e a apresentao da estrutura da poesia de acordo com suas diferentes espcies. No primeiro caso, reduz a essncia da potica imitao - que cr ser congnita no homem. A sua importncia contudo, deriva do fato de que a mimese capaz de fornecer, ao ser humano , dois elementos essenciais: prazer e conhecimento.

Poltica: A poltica aristotlica essencialmente unida moral, porque o fim ltimo do estado a virtude, isto , a formao moral dos cidados e o conjunto dos meios necessrios para isso. O estado um organismo moral, condio e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. Zoon Politikern - Animal Poltico - Homem virtuoso ou fera - Alm disso, para Aristteles, quem vive fora da comunidade organizada (cidade ou Plis) ou um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino). Bem poltico supremo - A justia - virtude o bem poltico supremo.

A escravido: Aristteles no nega a natureza humana ao escravo , para ele a escravido faz parte da prpria natureza, de modo que o escravo nasce para ser escravo e na sua funo de escravo que ele realiza finalidade para a qual existe. Ele no sacrifica nada, pois sua natureza no exige mais do que compete na sociedade. Ele discorda da opinio daqueles que pretendem que o poder do patro contra a natureza, para ele, a natureza em vista da conservao, criou alguns seres para mandar e outros para obedecer, ela que dispe que o ser dotado de previdncia mande como patro, e que o ser, capaz por faculdades corporais execute ordens.

Prlogo (57a-60b) Fdon procura responder curiosidade de Equcrates, sobre as circunstncias em que ocorreu a morte de Scrates e se o mesmo acreditava nas teorias pitagricas sobre a metempsicose.

Captulo I (60b-69e) Como o Filosofo Encara a Morte. A Morte como Libertao

Analisa-se a questo do suicdio e faz-se a sua condenao. A natureza e objeto da filosofia face questo da morte. A morte a separao da alma do corpo (63b-64c) A oposio alma - corpo (64c) O corpo visto como um obstculo que impede a alma de atingir a sabedoria (65a-66e) A Filosofia como preparao para a morte (67d-68b) A esperana dos homens virtuosos que cultivaram a Filosofia encontrarem no Hades deuses, sbios e bons. Que espcie de morte desejada pelos filsofos? Qual a razo porque o pretendem?

Captulo II (69d-72e) Scrates comea a expor os seus argumentos sobre a imortalidade da alma; A sobrevivncia e imortalidade da alma (69e-70c); Uma coisa tem origem na que lhe oposta. vida sucede-se a morte e a esta a vida, e assim sucessivamente; 1.Argumento: A alternncia dos contrrios ou opostos prova a existncia da vida para alm da morte(70c72e).

Captulo III A pre-existncia da alma em relao ao corpo; 2.Argumento: A reminiscncia (Anamnese) pressupe a existncia da alma (73b-77a).

Captulo IV As coisas compostas esto sujeitas decomposio, as coisas simples como a ideia de Bem, so imutveis e invisiveis;

A teoria das Ideias; 3.Argumento:A simplicidade da alma fundamenta a sua eternidade(78d). Captulo V Os contra argumentos de Smias e de Cebes (84c-88b): a Alma Harmonia e a Degradao na Alma nas sucessivas reencarnaes.

Captulo VI O objectivo de toda a pesquisa: a procura do bem; O problema da Fsica: a causalidade ; 4. Argumento: A anlise da causa da gerao e da corrupo das coisas, leva-nos a concluir sobre a alma como imperecvel (102a-107a);

Captulo VIII (107d-115a) O Destino da Alma no Cosmos Faz-se uma descrio da Cosmos de forma articulada com o destino das almas. Eplogo (115a-118c) O dilogo de Scrates com os seus discpulos interrompido, com a chegada dos servidores do Onze, os quais do-lhe o veneno (cicuta) que o matar. A ltima mensagem de Scrates.

Vous aimerez peut-être aussi