Vous êtes sur la page 1sur 53

Acompanhamento das famlias PBF no Sicon

Acompanhamento das famlias PBF no Sicon


Objetivo do tutorial Orientar sobre as etapas e os instrumentos disponveis no Sicon para a gesto do acompanhamento familiar e da ao de interrupo temporria dos efeitos no benefcio de famlias com repercusso por descumprimento de condicionalidades.

Condicionalidades

So um meio para estimular a ampliao e a adequao da oferta de servios pblicos, monitorar as polticas sociais locais e identificar as famlias em situao de maior vulnerabilidade e risco social.

Objetivos das condicionalidades


Para as famlias beneficirias, as condicionalidades so responsabilidades relacionadas ao cumprimento de aes nas reas de sade, de educao e de assistncia social, para melhorar as condies de desenvolvimento da famlia, principalmente das crianas e dos adolescentes.

Objetivos das condicionalidades


Para o Estado (Unio, estados, Distrito Federal e municpios), as condicionalidades so um meio para estimular a ampliao e a adequao da oferta de servios pblicos, monitorar as polticas pblicas locais e identificar as famlias em situao de maior vulnerabilidade e risco social.

Compromissos /condicionalidades
rea Compromissos / Condicionalidades acompanhamento do calendrio vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianas pr-natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes matrcula e frequncia escolar mensal mnima de 85% Educao matrcula e frequncia escolar mensal mnima de 75% Pblico crianas menores de sete anos gestantes e nutrizes

Sade

todas as crianas e adolescentes entre 6 e 15 anos jovens de 16 e 17 anos, que sejam beneficiados pelo BVJ

Acompanhamento de condicionalidades
No acompanhamento de condicionalidade so identificadas as famlias, que por algum motivo, no conseguem cumprir agenda de sade ou a frequncia mnima escola. O resultado do acompanhamento das condicionalidades permite a identificao de vulnerabilidades e riscos sociais.

Repercusso gradativa
o efeito no benefcio da famlia em decorrncia do descumprimento da condicionalidade. o momento em que o resultado do acompanhamento da educao e da sade devolvido aos municpios, por meio do Sicon, para que seja realizado o acompanhamento das famlias em descumprimento.
A repercusso no benefcio das famlias ocorre nos meses mpares: MAR., MAIO, JUL., SET. e NOV.

Efeitos do descumprimento
Repercusso gradativa
Famlias PBF com crianas de 0 a 15, gestantes e adolescentes de 16 e 17 anos (BVJ)
1 Advertncia (no tem efeito no benefcio)

2
3 4

Bloqueio (benefcio bloqueado por um ms)


Suspenso (parcela fica suspensa por 2 meses) Cancelamento (no recebe o benefcio; s cancela aps 12 meses da data de registro do AF no Sicon, se a famlia estiver em suspenso e voltar a descumprir condicionalidade)
ATENO! Os efeitos ocorrem no benefcio de famlias que foram acompanhadas e no cumpriram a condicionalidade.

Efeitos do descumprimento

A famlia que estiver em suspenso, pode indicar uma situao de vulnerabilidade, e isso um alerta para o servio socioassistencial de acompanhamento familiar.

Efeitos do descumprimento
O registro do acompanhamento familiar deve ser feito no Sicon, no qual tambm possvel interromper os efeitos decorrentes do descumprimento de condicionalidades, segundo avaliao da pessoa responsvel pelo acompanhamento da famlia.

Efeitos do descumprimento ao para o acompanhamento das famlias


A partir da identificao do descumprimento de condicionalidades, necessrio que a famlia seja encaminhada aos servios socioassistenciais de acompanhamento familiar.

Efeitos do descumprimento ao para o acompanhamento das famlias


A Instruo Operacional n 19, de 7 de fevereiro de 2013, traz as orientaes para estados e municpios sobre a importncia e os procedimentos necessrios para o acompanhamento das famlias do Programa Bolsa Famlia em descumprimento de condicionalidades pela rea de assistncia social com registro no Sicon.

Quem faz o acompanhamento das famlias?

CRAS

Creas

Paif

Paefi

Registro do acompanhamento da famlias no Sicon


O acesso ao Sicon para o registro do acompanhamento familiar se d por meio do SiGPBF e dado pelo gestor municipal do PBF.

O CRAS, o Creas e a equipe da rede socioassistencial podem ter acesso ao Sicon para o registro do trabalho com as famlias.

Tela inicial do Sicon

Consulta no Sicon s famlias em descumprimento

Relatrio das famlias em descumprimento

Acompanhamento familiar no Sicon

Acompanhamento familiar no Sicon

Informaes gerais sobre a famlia texto resumo com a descrio da situao da famlia, incluindo os principais fatos e problemas relevantes para o acompanhamento;

Acompanhamento familiar no Sicon


Situaes identificadas lista de

vulnerabilidades identificadas na famlia ou no


ambiente social, relevantes para o trabalho de acompanhamento; Atividades lista de atividades que o

municpio j realizou ou vai realizar com a


famlia.

Acompanhamento familiar no Sicon


Acompanhamento pelo CRAS/Creas: registrar se a famlia acompanhada pelo CRAS/Creas e qual a unidade que realiza o acompanhamento.

Acompanhamento pela equipe tcnica local: registrar se a famlia acompanhada pela equipe tcnica local e informar se atuar a Proteo Social Bsica e/ou Especial.

Acompanhamento familiar no Sicon

Acompanhamento familiar no Sicon

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Situaes Diagnosticadas na Famlia Classificao Suas/Sicon violncia intrafamiliar (fsica, sexual ou psicolgica) negligncia dos pais ou responsveis envolvimento de membros da famlia com drogas violncia ou discriminao no ambiente escolar violncia na rea de moradia, impedindo o ir e vir recusa da criana em frequentar a escola ou o servio de convivncia do Peti adolescente em cumprimento de LA ou PSC adolescente em cumprimento de medidas restritivas de liberdade criana/adolescente em medida protetiva de acolhimento (abrigo) trabalho infantil trajetria de rua da criana/adolescente criana/adolescente responsvel pelo cuidado de familiares famlia vtima de calamidades pblicas ausncia dos pais por priso inexistncia de oferta de servios educacionais (prximos ao local de moradia) inexistncia de oferta de servios de sade (prximos ao local de moradia ) inexistncia de oferta de servios de convivncia do Peti (prximos ao local de moradia ) falta de acessibilidade da escola ou de servio do Peti (no caso de criana/adolescente com deficincia) inexistncia ou dificuldade de transporte para escola, servio de sade ou servio do Peti gravidez infanto-juvenil bito na famlia doena da criana/adolescente outras

Descrio das aes ou atividades realizadas Classificao Suas/Sicon 1. Entrevista de acolhida e avaliao da famlia 2. Visita Domiciliar 3. Atendimento da famlia 4. Atendimento da criana/adolescente 5. Incluso da famlia no Paif/CRAS (Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia) 6. Incluso da famlia no Paefi/Creas (Serv. de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos) 7. Incluso da famlia em atividades de grupo (Reunies/Palestra/Oficinas) 8. Incluso da criana/adolescente no Peti 9. Incluso do adolescente no Projovem Adolescente 10. Incluso da criana/adolescente/famlia em outros programas sociais do municpio 11. Incluso de membros adultos da famlia em projetos de capacitao ou incluso produtiva 12. Incluso em servio de apoio ao processo de habilitao e reabilitao 13. Incluso em servio de proteo em situaes de calamidades pblicas e de emergncias 14. Concesso de benefcio eventual 15. Encaminhamento para concesso do BPC 16. Comunicao aos demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar, Judicirio,etc) 17. Comunicao para a rea de educao 18. Comunicao para a rea de sade 19. Outras atividades

Registro do acompanhamento familiar


O registro do acompanhamento familiar no Sicon deve ser seguido do desenvolvimento de aes socioassistenciais continuadas at o momento em que a avaliao constate a superao, por parte da famlia, das situaes que a impediam de ter seus direitos assegurados.

Registro do acompanhamento familiar


Lembre-se:

A gesto municipal deve acessar sistematicamente o Sicon para verificar o histrico e as situaes das famlias no municpio.
ATENO importante observar a questo do SIGILO, pois a utilizao indevida dos dados disponibilizados acarretar a aplicao de sano administrativa, civil e penal na forma da lei.

Registro do acompanhamento familiar

Famlias em ateno prioritria


As famlias em ateno prioritria so aquelas que estando em fase de suspenso e em acompanhamento familiar com registro no Sicon ficaro sob o olhar do poder pblico pelo perodo de at 12 meses. Se durante os 12 meses a famlia permanecer em fase de suspenso e tiver um novo descumprimento, ter como efeito o cancelamento do benefcio.

Consulta s famlias em ateno prioritria no Sicon

Consulta do acompanhamento familiar


Na aba relatrios consolidados, possvel solicitar a consulta do registro do acompanhamento familiar.

Consulta do acompanhamento familiar

Consulta do acompanhamento familiar


So relatrios com informaes sintticas sobre os resultados do acompanhamento familiar registrados no Sicon.

Podem ser gerados em:

Consulta do acompanhamento familiar


A opo Histrico do acompanhamento permite identificar os usurios, a data que realizaram as incluses e alteraes do acompanhamento familiar e suas interrupes de efeitos sobre os benefcios no decorrer do tempo.

Consulta do acompanhamento familiar

Consulta do acompanhamento familiar

Interrupo temporria dos efeitos do descumprimento


Garante simultaneamente oferta de servios e segurana de renda s famlias do PBF em situao de vulnerabilidade/risco social; Quando mantida por 6 meses tem a finalidade de reiniciar a aplicao dos efeitos gradativos pelo descumprimento de condicionalidades, evitando, de imediato, o cancelamento do benefcio.

Interrupo dos efeitos do descumprimento


A interrupo temporria no automtica, deve ser comandada pelo gestor e tem validade de seis meses, podendo ser renovada (por igual perodo), segundo avaliao das equipes responsveis pelo acompanhamento das famlias PBF. A interrupo temporria foi regulamentada pela nova Portaria n 251/2012.

Interrupo temporria dos efeitos do descumprimento

Interrupo temporria em vigncia

Interrupo temporria prxima ao vencimento

Consulta ao histrico da Interrupo dos efeitos

Avaliao do acompanhamento familiar


A qualquer momento, a equipe que acompanha a famlia pode registrar os resultados obtidos. Aps gravar as informaes, a equipe pode encerrar o acompanhamento se considerar necessrio.

Avaliao e encerramento do acompanhamento familiar


No campo Avaliao do acompanhamento o usurio deve descrever de forma resumida os resultados alcanados no trabalho de acompanhamento familiar, tais como as mudanas ocorridas na famlia durante o perodo, bem como os problemas que ainda permanecem e necessitam de ateno.

Avaliao e encerramento do acompanhamento familiar


Aps a avaliao do acompanhamento o sistema retorna tela do acompanhamento da famlia com os dados da avaliao registrados e disponibiliza a opo de Encerrar o acompanhamento famlia.

Avaliao do acompanhamento familiar

Avaliao do acompanhamento Familiar

Encerramento do acompanhamento familiar

Registro do Acompanhamento Familiar Formulrio em Branco para municpios sem acesso ao Sicon

Importncia do acompanhamento das famlias PBF no Sicon


O descumprimento da condicionalidade ocorre nas situaes em que as famlias apresentam dificuldades em acessar os servios sociais bsicos de educao e de sade.

Importncia do acompanhamento das famlias PBF no Sicon


A importncia de priorizar o acompanhamento familiar com registro no Sicon das famlias em fase de suspenso deve-se ao fato de que a dificuldade em cumprir a condicionalidade pode sinalizar uma situao de vulnerabilidade e risco social vivenciada no contexto familiar e que a inexistncia da renda do PBF por dois meses pode agravar essa situao.

Dvidas?

Ligue para a Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003) ou envie mensagem para o e-mail: gestorpbf@mds.gov.br.

Obrigado(a)!

Vous aimerez peut-être aussi