Vous êtes sur la page 1sur 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL-UERGS Curso:Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

EMULSES, ESPUMAS E AEROSIS

Aluna: Ana Luisa Sessegolo Marques de Almeida Disciplina: Fsico-Qumica Professor: Fabrcio Ferrari Novo Hamburgo, 21 de outubro de 2005.

INTRODUO

Os sistemas dispersos vm sendo utilizados pelas civilizaes desde os primrdios da humanidade. Os povos utilizaram gis de produtos naturais como alimento, as disperses de argilas para a fabricao de utenslios de cermica e as disperses coloidais de pigmentos para decorar as paredes das cavernas com motivos de animais e caas. Hoje temos em nosso cotidiano os mais diversos tipos de sistemas coloidais, suspenses e emulses.Como exemplo podemos citar, pastas de dente, creme de barbear, maquiagem, cosmticos, desodorantes, manteiga, cremes vegetais, gelias, refrigerantes, cerveja e at mesmo a poluio do ar que no deixa de fazer parte do nosso dia.

Este far um estudo fsico-qumico de emulses, espumas e aerosis para isto faz-se necessrio que tenhamos entendimento de sistemas dispersos, bem como fenmenos de interfaces. Sendo assim ser abordado primeiramente sobre os sistemas dispersos como um todo. Em seguida ser estudado cada sistema (emulses, espumas e aerosis) em separado. Com as devidas referncias a parte fsico-qumica e de fenmenos de superfcie de cada sistema, bem como exemplo.

SISTEMAS DISPERSOS:

Sistemas dispersos so aqueles sistemas heterogneos, termodinamicamente instveis, que abrangem os colides e as denominadas disperses grosseiras, especificamente suspenses e emulses. diferena das solues verdadeiras, que constituem sistemas monofsicos, homogneos, nos sistemas heterogneos possvel reconhecer, em nvel macroscpico, uma fase dispersa e outra dispersante. Na tabela 1 pode ser observada a classificao dos sistemas dispersos de acordo com o tamanho das partculas e o estado de agregao, nela podemos diferenciar colides, suspenses e emulses. O estudo de colides facilmente transponvel para suspenses e emulses.Na tabela 2 encontram-se exemplos de sistemas dispersos, de diferentes fases dispersas e meios dispersantes.

Tabela 1: Classificao dos sistemas disperso

Fonte: Netz & Gonzles Ortega, Fundamentos de Fsisco-Qumica

Tabela 2: Exemplos de sistemas dispersos relacionando a fase dispersa e o meio dispersante Fase Meio de Nome Exemplos Dispersa Disperso

Lquido Slido Gs Lquido Slido Gs Lquido Slido

Gs Gs Lquido Lquido Lquido Slido Slido Slido

Aerossol Lquido Aerossol Slido Espuma

Emulso Sol, suspenso coloidal: pasta Ouro coloidal (sol de Au), sol (concentrao elevada de de AgI; pasta de dente slido) Espuma Slida Poliestireno expandido Emulso Slida Opala, prola Suspenso Slida Plsticos pigmentados.

Nvoas, sprays lquidos Fumaa, poeira Espumas em solues de sabes, espumas de extintores de incndio. Leite, maionese

EMULSES As emulses so misturas de dois ou mais lquidos imiscveis onde um denominado fase dispersante e o outro fase dispersa (que se encontra na forma de pequenas gotas). Existe uma variedade enorme de emulses (figura 1).Uma emulso clssica aquela na qual uma das fases a gua e a outra um lquido oleoso. Se o leo for a fase dispersa, a emulso denominada de leo em gua. Se for ao contrrio, denominada de gua em leo.

A propriedade fsica mais importante de uma emulso a sua estabilidade. Esta pode ser relacionada a trs fenmenos: sedimentao, floculao e quebra ou rompimento da emulso por causa da coalescncia das gotculas dispersas.

Se a emulso for preparada a partir da homogeneizao de dois componentes puros, a separao em duas fases ser rpida. Para se estabilizar estas emulses necessrio a utilizao de um agente emulsionante. Os materiais mais eficientes como estabilizadores so as substncias tensoativas, alguns materiais naturais e certos slidos finamente divididos. Estes agentes formam um filme adsorvido em torno das gotculas dispersas, o que ajuda a impedir a floculao e a coalescncia.

Os fatores que favorecem a estabilidade de emulses so tenso interfacial baixa, filme interfacial mecanicamente forte, repulso das duplas camadas eltricas, volume relativamente pequeno da fase dispersa, gotculas pequenas e viscosidade newtoniana elevada.

A tenso interfacial baixa favorecida pela adsoro de uma substncia tensoativa que facilita a criao e aumenta a estabilizao de grandes reas interfaciais associadas a emulses.

Figura 1: Foto de uma emulso de composio 5 mL de heptano 1 mL de uma soluo contendo 2% SDS (dodecilsulfato de sdio) + 0,2% NaCl 2 gotas de heptanol

Fonte: http://pcserver.iqm.unicamp.br

FENMENOS DE INTERFACE

Neste espao ser abordado sobre os fenmenos de interface de emulses, os quais so os mesmos aplicados para espumas e aerosis, s mudam os estados de agregao das fases dos sistemas. Como pode-se observar que para um bom entendimento da obteno e estabilizao de sistemas dispersos, tais como, emulses, espumas e aerosis, faz-se necessrio o

entendimento de alguns fenmenos de interface. Em um sistema composto por duas fases imiscveis, como gua e leo colocados dentro de um recipiente forma uma interface na fronteira entre ambas as fases, com dimenses finitas e cuja composio e propriedades diferem daquelas observadas por separado na gua e no leo. Podemos entender um pouco sobre estas propriedades observando-se o gradiente de densidade mostrado na figura 2 abaixo.

Figura 2:Variao da densidade em uma interface lquido-lquido

Fonte: Netz & Gonzles Ortega, Fundamentos de Fsico-Qumica

No ponto onde a densidade est exatamente no meio das densidade do leo e da gua, as propriedades de interface predominam as propriedade individuais. Um outro ponto que deve ser considerado o estado de disperso de uma fase, que esta diretamente relacionado com o estado de tenso que por sua vez tambm esta relacionado com a energia livre de Gibbs. Para entendermos melhor vamos tomar o exemplo da gua e do leo, sendo estes dois lquidos que devido s diferentes tenses superficiais se repelem mutuamente, por isso so imiscveis, o estado de alta disperso de uma fase eleva o estado de tenso do mesmo. A disperso de um leo em gua mediante agitao um processo que provoca aumento na superfcie de contato e,

consequentemente um aumento na energia livre de Gibbs. Quanto maior for o grau de diviso das gotculas, maior ser o incremento na energia livre de superfcie ( figura 3).

Figura 3: Energia Livre de Superfcie de Gibbs associada a disperso de uma fase oleosa em gua.

Fonte: Netz & Gonzles Ortega, Fundamentos de Fsisco-Qumica

importante salientar que a propriedade comum para todos estes fenmenos derivam da energia livre de Gibbs. A energia de Gibbs mais aplicada a processo a presso e temperaturas constantes. E definida por: G = H TS uma propriedade extensiva e representa funes de estado, isto , sua variao, em um determinado processo, depende apenas dos estados iniciais e finais do sistema, mas no da natureza da transformao. A variao da energia livre de Gibbs em um

processo a temperatura e presso constantes fornece um critrio para que se possa dizer se o processo ocorre naturalmente , se se d em condies de equilbrio ou o processo no ocorre. para um processo reversvel (equilbrio): para um processo irreversvel (espontneo ou natural): para um processo antinatural (no ocorre): G G G
TP TP TP

=0

<0

>0

De modo geral, um processo espontneo rumo em direo ao equilbrio, esta se dirigindo a uma energia livre de Gibbs mnima. A variao de energia livre que acompanha um processo depende das condies do sistema, em especial, da temperatura e pode ser calculada com base nas variaes de entalpia e entropia:

G = H -T S

Figura 4: Comparao da variao de entropia e Energia Livre de Gibbs

Fonte: Netz & Gonzles Ortega, Fundamentos de Fsisco-Qumica

Outro fenmeno muito importante que deve ser lembrado a coalescncia, que um sinnimo de separao de fases ou quebra de uma emulso e indicativo de estabilidade do sistema.Se considerarmos um lquido com presso de vapor P0 e uma gota diminuta deste lquido, constata-se que a presso do vapor da gota (P) maior. A presso de vapor da gotcula diretamente proporcional tenso superficial do lquido e

inversamente proporcional ao seu raio de curvatura. Logo, uma gotcula de maior tamanho ter uma presso interna menor do que uma gotcula menor que tem uma energia livre de superfcie maior. Logo o acompanhamento da variao do tamanho das gotculas um parmetro pra medir a estabilidade de sistemas, pois uma partcula menor tende a se fundir com uma maior ficando assim estveis.

ESTABILIZAO DE EMULSES

A estabilizao de uma emulso se d quando a energia livre de superfcie a mnima. Dois procedimentos importantes utilizados para a estabilizao so a reduo do tamanho das partculas e o incremento da viscosidade.

A reduo do tamanho das partculas de uma emulso contendo um tensoativo um procedimento cuja eficincia no diretamente proporcional ao grau de diviso. Hoje aceita-se a teoria que para cada sistema existe um tamanho de partcula timo, que no necessariamente o menor tamanho. O mesmo ocorre com a viscosidade, pois nem toda estabilidade garantida com o seu aumento.

Uma emulso pode ser estabilizada por meio de trs mecanismos, diferenciados segundo a natureza do agente emulsionante utilizado:

a) formao de filmes monomoleculares;

b) formao de filmes multimoleculares;

c) formao de um filme particulado, na superfcie da gotcula dispersa.

Os tensoativos constituem o exemplo mais clssico de substncias que atuam na foramao de um filme monomolecular. O tensoativo orienta a parte apolar para

a fase lipoflica e a parte polar para a hidroflica. Assim os tensoativos atuam como agentes emulsificantes.

AEROSIS Aerosis so suspenses de slidos em gs. A suspenso um sistema bifsico e estritamente binrio quanto a composio, isto , consideramos a fase dispersa e a fase dispersante, ou suspensionante, como sendo compostas por um slido e um lquido simples, respectivamente. A participao de um terceiro elemento nos fenmenos de interface, quando assim for requerido, ser limitada ao efeito provocado por uma nica substncia anfiflica ou tensoativa.

ESPUMAS

Espumas representam um estado fsico diferenciado no qual uma fase fluida dispersa em uma segunda fase, o estado de disperso e a estabilidade a longo prazo (persistncia) normalmente dependem da presena de um ou mais aditivos que alteram a regio interfacial entra as duas fases. Uma espuma uma disperso de gs em lquido (figura 5). A estabilidade das espumas depende de dois fatores principais: a tendncia dos filmes lquidos sofrerem drenagem e se tornarem mais finos e a tendncia ruptura em conseqncia de perturbaes aleatrias.A energia superficial de uma espuma alta e se adicionarmos agentes espumantes aumentamos tenso superficial obtendo assim um sistema mais estvel.

Figura 5: Espuma obtida por agitao de um tubo contendo uma soluo 2% de SDS (dodecilsulfato de sdio), 0,2% de NaCl e 2 gotas de heptanol.

Fonte: http://pcserver.iqm.unicamp.b

Os mecanismos de estabilizao das espumas so os mesmos citados para as emulses: efeito da dupla camada eltrica; adsoro de ps finamente divididos e adsoro na interface. A presena de espuma em um produto ou processo pode ser ou no desejvel. Espumas tem larga importncia tcnica em tais campos como na luta contra o fogo, isolamento de espuma polimrica, e espumas de borracha, e na formao de materiais estruturais como o concreto.Elas tambm tem certa utilidade na esttica de alguns detergentes e produtos de cuidado pessoal, bem como uma finalidade til em processos industriais como separao mineral (flotao) e para razes ambientais em algumas operaes. Em outros casos, por exemplo no caso de tanques de tratamento biolgico de efluentes, o presena de espumas indesejada, se fazendo necessrio o uso de antiespumantes. Pelo entendimento de caractersticas fsicas e qumicas de materiais que produzem espumas, torna-se mais fcil para identificar caminhos para neutralizar ou superar a tendncia a formao de espumas. A natureza fsica das espumas completamente complicada. Espumas, como quase todos os sistemas contendo duas ou mais fases imisveis, envolvem condies termodinmicas nas quais a primeira direo forar a reduo da rea interfacial entre as fase, isto , os sistemas so termodinamicamente instveis, Elas podem ser preparadas tendo um tempo de vida (persistncia) de minutos, dias, ou at mesmo meses. A razo para tais vidas prolongadas pode ser um ou diversos dos seguintes: 1)uma alta viscosidade na fase

lquida, a qual retarda a drenagem do lquido entre as fases de bolha, como pode fornecer um efeito amortecedor para os choques de adsoro resultantes de movimentos aleatrios ou induzidos; 2)uma alta viscosidade da superfcie, a qual tambm retarda a perda de lquido entre interfaces e umedece a deformao da pelcula antes do colapso da bolha; 3) repulso eletrosttica entre interfaces adjacentes devido a adsoro de surfactantes inicos e no-inicos, polmeros e outros.

CONCLUSO

Conclui-se com este trabalho que o estudo de sistemas disperso como espumas, emulses e aerosis bem complexo pois para a sua compreenso se fazem necessrios diversos conhecimentos, como fenmenos de interface, entre os quais podemos citar tenso superficial que muito importante e tambm muitos conceitos da fsico-qumica com energia livre de Gibbs e consequentemente, variao de entropia so tambm importantes.

REFERNCIA BIBLIOGRAFICAS

ATKINS, Peter, Princpios de Qumica,1 ed.Editora: Bookman,2002. CASTELLAN, G.W. - Fundamentos de Fsico-Qumica, Livros Tcnicos e Cientficos, Editora, Rio de Janeiro, 1986. HIEMENZ, Paul C., Principles of Colloid and Superface Chemistry, Undergraduate Chemistry Series,Hardcover. NERTZ, Paulo A & Ortega, George Gonzlez. Fundamentos de Fsico-Qumica, Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. ROSEN, Milton J., Surfactants and Interfacial Phenomena, Third Edition.

Vous aimerez peut-être aussi