Vous êtes sur la page 1sur 16

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS

Elisson Souza de So Jos1

RESUMO: Este artigo tem a finalidade de ajudar os professores de lngua estrangeira a melhorar seu desempenho e o de seus alunos em sala de aula. Assim sendo, ele vai destacar algumas das formas de incentivar o estudante a se sentir, no apenas capaz de aprender um novo idioma, como tambm se sentir motivado para tal. Para isso foi feita pesquisa bibliogrfica com a inteno de mostrar que os alunos podem aprender de forma fcil e divertida, fato que requer da parte do educador preparao e experincia para lidar com os diferentes tipos de estudantes da melhor forma possvel. Sero apontadas algumas formas de transformar uma aula chata em atraente, e alunos desinteressados em alunos motivados para aprender. Para tanto, foram utilizados como base terica estudos de Almeida Filho (2005), Witter (2004), Lyons (1981) e Veiga (2007), dentre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Motivao. Processo de aprendizagem. Lngua inglesa.

ABSTRACT: This article aims at helping foreign language teachers improve their performance and their students in the classroom. Therefore, this article will highlight some of the ways to make the student feel not only able to learn a new language, but also feel motivated to do it. In order to reach this goal, a literature review was made with the intention to show students can learn in an easy and funny way, which requires form the teacher preparation and experience to deal with "the different types of students" the best way possible. There will be showed some ways to transform a boring class in an attractive one, and transform unmotivated students in ones motivated to learn. Studies from Almeida Filho (2005), Witter (2004), Lyons (1981) and Veiga (2007), among others were used as theoretical bases.

KEYWORDS: Motivation. Learning process. English language.

Graduado em Letras portugus - ingls pela Universidade Tiradentes e Especialista Metodologia do ensino de Lingua Inglesa- Faculdade Atlantico. elisson.tj@hotmail.com

em

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

189 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

1 INTRODUO

Vivemos uma poca na qual o contato entre lnguas e culturas nunca foi to intenso e generalizado. O valor de transitarmos por outro idioma no precisa de muita defesa e j no se discute mais a ampliao de espao de cultura em ns quando outra(s) lngua(s) tambm nos constroem (ALMEIDA FILHO, 2009, p. 9) .

H muito tempo professores de Lngua Inglesa procuram mtodos e tcnicas para despertar o interesse dos alunos que de princpio so desinteressados pelo estudo deste idioma. Foi pensando exatamente neste propsito que foi elaborado este artigo, com a finalidade de ser mais uma ferramenta de suporte aos mtodos de ensino-aprendizagem de Lngua Inglesa.
O professor criativo, de esprito transformador, est sempre buscando inovar sua prtica e um dos caminhos como tal fim seria dinamizar as atividades desenvolvidas em sala de aula. Uma alternativa para dinamizao seria a variao das tcnicas de ensino utilizadas; outra seria a introduo de inovao nas tcnicas j amplamente conhecidas e empregadas (VEIGA, 2007a, p.35).

comum de um aluno de lngua estrangeira do ensino bsico, seja esta o ingls ou outro idioma, no ter muito interesse em estudar um idioma diferente do seu. Uma grande parte dos alunos desinteressados costuma dar sempre a mesma desculpa: Para que eu vou estudar outro idioma se eu nunca vou sair do Brasil? a partir dessa pergunta que os professores podem e devem analisar as formas de se trabalhar a nova Lngua em sala de aula. Alunos desinteressados necessitam de motivao e de dedicao da parte dos professores para que possam ter uma viso diferente quando se trata de aprender um idioma novo, o professor no pode esperar que o aluno passe a gostar de estudar uma lngua estrangeira de uma hora para outra, sem motivo algum, ele deve fazer e ser esse diferencial, para isso, ele deve est sempre atualizado e preparado para poder lidar com os diferentes tipos de alunos, os quais ele transmitir a disciplina. O que pode ajudar ou prejudicar neste momento o grau de afetividade.
190 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

Um aluno que est tenso, nervoso ou com outro tipo de situao emocional pode no se sair to bem no momento da aula, principalmente nos momentos de dilogos. O filtro afetivo uma barreira que impede os aprendizes de uma lngua estrangeira de adquirir uma linguagem de forma apropriada (VIVIAN, 2005, p. 5). Assim sendo, o professor deve estar ciente de que o seu estudante poder ter um aprendizado limitado e, para evitar que isso ocorra, ele deve proporcionar o conforto e bem estar que seus aprendizes necessitam. Tambm preciso lembrar que cada estudante tem uma forma diferente de aprender. Quando falamos em diferentes formas de aprender, na verdade estamos nos referindo s diferentes maneiras que eles reagem aos mtodos aplicados ao ensino de um novo idioma. Existem alunos estudiosos, preguiosos, tagarelas, distrados, despertos e muitos outros. Cabe ao educador observar o perfil de cada aluno que ele est lidando, para realizar um trabalho que supra a necessidade do estudante. Acredita-se que [...] a escola deve trabalhar com o conhecimento do cotidiano, mais prximo da realidade dos alunos concretos que frequentam as escolas [...] (MELO e URBANETZ, 2008, p. 115). pensando desta forma que o professor deve destacar alguns dos meios que o utilizarmos o Ingls, que, em muitas das vezes, passam de maneira despercebida pelos alunos. Entre estes podemos destacar os filmes que so produzidos fora do Brasil, as msicas internacionais, a rede internacional dos computadores - a internet, ou at mesmo quando compramos um produto ou vamos em uma loja, quase sempre, verificamos a presena marcante de outra lngua, na maioria das vezes, o Ingls, por ser a lngua da globalizao. Se conseguirmos destacar o grau de importncia de se aprender esse novo idioma com certeza o aluno ter mais prazer em estudar. consigamos conquistar o interesse do aluno, jamais ele aprender. Caso no

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

191 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

Outra caracterstica da aprendizagem que ela acontece somente se houver da parte do educando, uma atividade autnoma no sentido de que ele se mobilize para o aprendizado. Significa dizer que a transmisso dos contedos, os conhecimentos cientficos, as habilidades, atitudes etc., no feita de maneira mecnica do professor para o aluno, sem que este queira. (MELO e URBANETZ, 2008, p. 117)

A aprendizagem muito importante, no entanto, mais importante do que aprender o contedo transmitido pelo professor o aluno dominar o mtodo de se chegar ao conhecimento (VEIGA, 2007b, p. 90). Nesse sentido, o uso de estratgias de ensino uma forma encontrada pelos profissionais para que os alunos estejam em contato com a Lngua Inglesa, aumentando sua oportunidade de uso tanto escrito quanto oral. Alm disso, o uso dessas estratgias pode ser contextualizado de acordo com a necessidade, condio social e principalmente com o grau de motivao que cada aluno apresenta ao longo da aprendizagem. Veremos ento, a partir de agora, algumas maneiras para tentar fazer com que alunos desinteressados no s tenham interesse como tambm se dediquem ao aprendizado de uma nova lngua, neste caso, o Ingls.

2 A MSICA, OS VDEOS, A INTERNET E OS JOGOS COMO ESTMULO AO ENSINO DE INGLS

As aprendizagens vo acontecer em funo das necessidades do individuo; estas tendem a gerar um desequilbrio, fazendo com que imediatamente sujam motivos; [...] assim podemos dizer que, para que ocorram as aprendizagem necessrio um estado de alerta (moderado), impulso, vontade e desejo de aprender, ou seja motivao. (ROSA, 2007, p. 28)

A tecnologia atualmente anda a favor da aprendizagem. Diferente de dcadas atrs, hoje ns temos vrias ferramentas que podemos utilizar para estimular o empenho do aluno ao estudo. Cabe ento aos instrutores utiliz-la da
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 192 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

forma correta, o que far com que no s os alunos venham aprender de forma mais fcil como o grau de ateno dada pelos alunos ao professor ser maior e assim, portanto, o educador poder atingir seu objetivo. A msica tem contribudo h muito tempo no aprendizado de um novo idioma, e no diferente na atualidade, a maior parte das pessoas do Brasil tem acesso a um aparelho de som o que faz com que este aparelho seja um meio eficiente de se ensinar Ingls de acordo com a realidade do aluno. Todavia, necessrio da parte do professor saber qual msica utiliza e qual o melhor momento para isso.

Primeiramente necessrio considerar-se a clareza do input ao qual o aprendiz ser exposto [...] a velocidade de produo tambm deve ser observada [...] Por fim, necessrio observar-se se o intrprete falante nativo da lngua-alvo e qual sua variante lingstica. A variante dialetal outro critrio a ser considerado, uma vez que a utilizao, numa aula de ingls norte-americano, de canes interpretadas por um artista que possua um forte sotaque britnico tambm pode vir a confundir aos alunos (LEFFA, 2003, p. 97).

Portanto, vital tambm saber us-la sempre relacionada a algum contedo que esteja ensinando, pois se usarmos a msica sem nenhum objetivo, no ir fazer nenhum sentido. possvel trabalhar vocabulrio, pronncia, tempos verbais, e diversos outros assuntos. Basta que o professor esteja preparado e tenha selecionado uma msica apropriada para trabalhar em sala de aula. De acordo com LEFFA (2007, p.103) o grau de atratividade e de eficincia dependero da criatividade do professor. Quando falamos a respeito de vdeos a nossa realidade no muito diferente, e o melhor de tudo, a concentrao da turma tende a ser maior, pois alm de ouvir eles tambm podero assistir, o que ir tornar a aula mais divertida e mais atrativa ao aluno.

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

193 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

Cabe ento ao professor saber selecionar o que ser passado, pois as aulas costumam ser curtas, o que poderia ser mais apropriado um vdeo clip musical, um desenho animado, um seriado ou algo parecido. A nfase est na diverso, uma vez que os aprendizes vem um filme com o propsito de imergir na lngua. (LEFFA, 2003, p. 53) Outro meio de comunicao que est aumentando a cada dia o uso da internet. Ento, podemos e devemos utiliz-los a nosso favor. O Brasil um pas onde as pessoas utilizam bastante a internet, e esta, por sua vez, possui a maioria dos seus sites em vrios idiomas.
Segundo as estatsticas e as agncias de pesquisa h no Brasil 41,5 milhes de internautas segundo o ibope/ NetRating (com dados apontados em julho de 2008) ou 64,5 milhes segundo a DataFolha (agosto de 2008) a discrepncia entre os nmeros deve-se diferena de metodologia, mas ambos os institutos consideram apenas os internautas maiores de 16 anos. Nas reas urbanas, 44 % da populao esto conectados a internet, bem como, 97% das empresas brasileiras esto presentes na Grande Rede (MACHADO e SOBRAL, 2009, p. 193-194).

Em outras palavras, podemos dizer que muitos de nossos alunos tm contato com a internet, o que o entendimento do Ingls seria essencial para poder ter um melhor compreenso do que eles esto acessando. Tambm devemos levar em conta que a cada dia que passa o nmero de cidados brasileiros que tem acesso a redes de computadores est aumentando o que significa que o professor tambm deve preparar aulas informatizadas sempre que possvel. Quando falamos de internet devemos levar em conta que podemos ter acesso cultura de qualquer parte do mundo diante de ns, e os alunos provavelmente s a aproveitaro se ns educadores os incentivarmos a pesquisar. Na internet encontramos vrios tipos de aplicaes educacionais: de divulgao, de apoio ao ensino e de comunicao. Existem vrios sites de bate papos onde podem ser encontradas pessoas de todas as partes do mundo. Por meio da internet podemos conseguir diferentes tipos de textos, atividades, imagens, dilogos, livros, revistas e outros instrumentos essenciais para fazer a aula mais divertida e dinmica.
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 194 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

De acordo com uma pesquisa citada por Berger (2003, p. 48) o Brasil em 2006 ocupava o 11 lugar no rank mundial quanto a uso da internet e com certeza o nmero de usurios continua aumentando. Atualmente, o Brasil atravs de um projeto conhecido como PROUCAPrograma Um Computador por Aluno, posto pelo Ministrio de Educao, tem implantado 150 mil netbooks em 300 escolas pblicas, destinando um para cada aluno e estes podero ser usados no apenas nas escolas como tambm em suas casas. Isso far com que o uso da tecnologia esteja mais presente e tambm servir como mais uma ferramenta usada a favor de uma melhor educao e de um melhor ensino de lngua estrangeira. S no estado de Sergipe so 21 escolas, 428 professores e 7.918 alunos beneficiados no ano de 20112. Existem vrios jogos educativos e sites em Ingls. Os alunos iro gostar de conhecer, mas isso exige que o professor esteja disposto a pesquisar qual seria o mais apropriado para aquele tipo de aluno e ento informar o site aos seus alunos. Devemos integrar as tecnologias em projetos pedaggicos inovadores e

participativos, pois se no a usarmos de forma correta, ao invs de ajudar ela poder nos complicar. A depender do jogo, por exemplo, o aluno ter a oportunidade de desenvolver suas habilidades com mais rapidez e no apenas seus conhecimentos, como tambm sua linguagem podero ser aprimoradas.
Os jogos de expresso, interpretao e interiorizao de contedos, alm de desenvolver a inteligncia, enriquecem a linguagem oral, a escrita e a interiorizao de conhecimentos, libertando o aluno do imobilismo para uma participao ativa, criativa e crtica no processo de aprendizagem (ALMEIDA, 2003, p. 119).

importante tambm ser flexvel, adaptvel e est sempre atento para ver se as coisas esto indo como esperado e mudar, quando necessrio, as dinmicas e estratgias. s vezes acontece, por exemplo, de o laboratrio de

http://www.uca.gov.br/institucional/escolasBeneficiadas.jsp , acesso em 2 de abril de 2011. 195 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

informtica estar com problemas e no poder ser utilizado, o que requer do instrutor um segundo plano de aula caso o previsto no seja possvel.

3 PLANEJAMENTO E METODOLOGIA APROPRIADA

O planejamento essencial para o sucesso em sala de aula. Um professor que no planeja sua aula, infelizmente no conseguir ter bom xito em sala de aula.

O planejamento est diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula e determinante no processo de ensino- aprendizagem [...] ser um subsdio valioso para o professor. Mas do que uma simples ferramenta de trabalho, o planejamento aparece como uma possibilidade de realizao de um trabalho criativo, realizador e humanizador (MELO e URBANETZ, 2008, p. 92).

necessrio um bom planejamento para que assim possa diminuir os problemas e as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Ele deve ser feito visando atingir os objetivos sem ter muitas interferncias, e, para isso, necessrios encontrar os problemas e ento analisar como ocorram e ento propor uma nova estratgia de ao para o aprendizado do aluno, j que esse o maior objetivo da escola (MELO e URBANETZ, 2008, p. 93). Assim sendo, necessrio levar em conta as diferentes competncias comunicativas que o aluno poder usar. Entre as competncias comunicativas podemos destacar as citadas por VENTURI (2007, p. 3): Competncia Lingustica - usada quando o estudante necessita de uma linguagem mnima para no ter problemas ao se comunicar; Competncia Sociolingustica - faz com que o aluno ao no saber as regras mnimas de uma certa lngua estrangeira use as regras que funcionam com sua lngua
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 196 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

materna; Competncia Discursiva - ajuda o aluno a saber lidar com os diferentes tipos de discursos escritos e orais; Competncia Referencial - destaca a importncia de estar informado sobre o que pode ser facilitado com a leitura de jornais; Competncia Estratgica - usada para compensar as falhas das Competncias Lingustica e Sociolingustica. na metodologia que o professor ir encontrar a possibilidade de escolha, de encaminhamento de seu trabalho, e deve tomar muito cuidado, pois corre o risco de escolher um rumo metodolgico que no atinja os objetivos, ou ao menos, como desejaria. Devemos formatar nossa metodologia pensando sempre em conseguir passar o contedo aos alunos de forma fcil, objetiva e de forma que desperte o interesse da maioria e, sempre que possvel, de todos. Ao entrar em sala de aula o professor deve est certo do que ir fazer e o resultado a que deseja chegar com aquela atividade e no simplesmente estar frente de uma turma base de improviso. Estabelecer os objetivos , ento, planejar e organizar o processo pedaggico, sem inventar o que se vai trabalhar na hora da aula. pensar no aluno enquanto um ser histrico, portanto contextualizado (MELO e URBANETZ, 2008, p. 85). Por outro lado, o professor deve estar ciente de que o aprendizado no depende apenas de si mesmo. Ele apenas um facilitador do aprendizado, ou seja, ele responsvel por indicar os melhores caminhos para o aprendizado e no apenas quando estivem em sala de aula. Uma forma de se fazer isso despertar a curiosidade dos alunos a respeito de algo ligado lngua estudada, neste caso o Ingls, e ento levar o aluno pesquisar. Assim, o professor deve estar ciente da importncia de se fazer pesquisa e de incentivar seus alunos a fazer o mesmo. Conforme Demo, [...] os professores precisam saber pesquisar e fazer da pesquisa o modo mais profundo de aprender pela vida toda. Quem pesquisa mantm o conhecimento em dia, no perdendo jamais o tempo em transmitir, reproduzir. Quem pesquisa mantm-se altura dos alunos (DEMO, 2010, p.8).
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 197 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

Em outras palavras podemos dizer que, se o professor no pesquisar, vai ficar ultrapassado e tambm sua maneira de ensinar. Por outro lado, quando o professor pesquisa e ensina seus alunos como tambm podem fazer isso, o desempenho da turma tem a chance de ser muito melhor.
O aprendiz, por sua vez, no est isento de responsabilidade sobre o que ele apreender da identidade estrangeira. A partir do momento em que o aprendiz busca mais informaes sobre a lngua estudada, ele estar recebendo maior carga de dados culturais do outro grupo. Basta apenas um maior contato, juntamente com uma maior sensibilidade por parte do aluno para que ele inconscientemente receba a cultura da lngua estrangeira (PEDROSA & CORRA, 2008, p. 146)

Se assim fizermos o aluno no s poder adquirir gosto de aumentar seu conhecimento pelo idioma estudado como tambm aumentar sua autonomia, algo que tambm queremos destacar:

o professor fomentador da autonomia deve se fortalecer para exercer sua profisso. Esse fortalecimento passa necessariamente pela conscincia de seu prprio entendimento e reinterpretao do que seja uma lngua e o que seja ensin-la. Em segundo lugar, passa tambm pela necessidade da pratica da negociao. E finalmente, preciso que o professor se auto-monitore para refletir sobre o tipo de comunidade de aprender que ele esta criando e fomentando em sua sala de aula. S assim o professor poder saber se esta efetivamente criando condies para que autonomia do aprendente surja (GIL e VIEIRA-ABRAHO, 2008, p. 297)

Tambm preciso atentar para o fato de que o aluno pode perder o interesse simplesmente por ficar constrangido em sala de aula por no de adaptar s pessoas que ali esto ou mesmo pela forma de ensinar adotada pelo professor. Deve-se levar em conta que, cada aluno possui sua histria, pertence a um grupo, possui suas marcas prprias. Assim sendo, podero surgir problemas na aprendizagem quando o estudante agir de forma diferente ao grupo em que ele est envolvido (RUBINSTEIN, 2003, p.128). O que requer do professor que esteja atento a tudo
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 198 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

que acontece em sala de aula, e sempre que possvel possa ajudar os alunos que tenham dificuldades. Algo que poder ajudar nesse propsito sempre elogiar o aluno ao fazer suas atividades e nunca criticar-lo caso ele no tenha o mesmo desempenho que os demais da turma. A auto-estima fundamental, pois

um dos mais importantes componentes do auto-estima positivo na criana a aceitao de que ela seja como , respeitando sua individualidade. Outro passo nunca perder o papel significativo que os professores representam na vida das crianas e como a concepo desses professores, de si e de cada criana, influem na forma de ensinar (WITTER, 2004, p. 59).

4 A ESCOLHA DO MATERIAL DIDTICO

Quando se trata de estimular o aluno a querer estudar Ingls no podemos deixar de considerar a importncia do material didtico. No so todos os livros que so apropriados para todos os tipos de alunos e muito menos todos que tm as qualidades necessrias para o bom aprendizado de um idioma, pois, como j vimos, o aprendizado s ocorrer se o aluno realmente quiser, o que significa que o livro deve ser primeiramente atraente ao aluno. Conforme Amorim:
O livro didtico objeto constante de uso, anlise e crtica por parte desse profissional da educao, sendo tambm uma ferramenta importante para sua prtica diria. Tal instrumento tem um papel institucionalizado no contexto escolar brasileiro e objeto direto do questionamento e anlise dos professores de Lnguas Estrangeiras. Eles acabam por desconstruir ideologias e valores subjacentes ao livro didtico, trazendo esse redimensionamento da sua ao independentemente do contexto em que atua (AMORIM, 2008, p. 12).

Tendo em vista essa ideia, todo livro de idiomas, independente de qual seja, deve atender s quatro habilidades de uma lngua: falar, ouvir, escrever e ler. Caso o livro deixe a desejar em uma delas, infelizmente, no atender as necessidades de um aluno de idiomas.
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 199 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

O CBC (Contedos Bsicos Comuns) de Lnguas Estrangeiras de Minas Gerais diz: o objetivo primordial das aes pedaggicas o desenvolvimento das habilidades necessrias para que o aluno possa lidar com as situaes prticas do uso da Lngua Estrangeira (p. 11) Alm disso, ele continua a nos dizer que ganha evidncia tambm o desenvolvimento da competncia estratgica pelo uso consciente de estratgias para ler, escrever, escutar e falar o idioma estrangeiro (DIAS, p. 14). Muitos livros ensinam a falar outro idioma usando a tcnica da reproduo dos sons do nativo da lngua que se quer aprender, isso tem sido eficaz em alguns casos, pois sabemos que uma criana, ao aprender a falar, primeiro observa e depois tenta repetir as palavras. Inicialmente, devido ao indivduo no saber pronunciar os fonemas de sua lngua nativa, acontece dela trocar alguns sons por outros parecidos e isso vai ocorrendo at ela conseguir dominar todos os fonemas necessrios para poder se comunicar de forma correta (LYONS, 1981, pp. 233 e 234). exatamente por esse motivo que, ao adotar os livros didticos, necessrio levar em conta a lngua estrangeira e a lngua do nativo. Pois conforme Fries3, os matrias mais eficazes so os baseados numa descrio cientfica da Lngua a ser aprendida, comparada cuidadosamente com uma descrio paralela da lngua nativa do aprendiz (apud LADO, 1971, p. 13). Utilizar um material didtico pensando apenas em facilitar o aprendizado tambm pode ser prejudicial, pois isso pode iludir tanto o professor como o aluno.

Alguns livros, divulgados pela publicidade como panacias para aprendizado fcil de uma lngua estrangeira, apresenta simplesmente alguns padres que so similares aos da lngua nativa e gastam nles muitos captulos, s vezes um volume inteiro. O professor e o aluno no treinados podem ter a impresso de que o livro realmente simplifica a aprendizagem da lngua. Porm, na verdade, no ensina a lngua estrangeira: apenas entretm o professor e o aluno numa atividade fcil, mas improdutiva. Essa deficincia revelada imediatamente pela comparao das duas lnguas (LADO, 1971, p.14).
3

Charles C. Fries, Teaching and Learning English as a Foreign Language (Ann Arbor: Univ. Mich. Press, 1945), p. 9. 200 Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011 e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

Devemos tomar cuidado para no dar uma falsa impresso de aprendizado, quando na verdade, o aluno no consegue usar o novo idioma quando est fora da sala de aula. O uso de material autntico pode ser uma maneira de facilitar essa transparncia de aprendizagem (LEFFA, 2003, p. 24). A maior parte dos livros didticos dos professores costuma conter um manual do professor, o que tambm deve ser lido em sua totalidade pelos professores, pois este manual elaborado por pesquisadores que visam fazer com que o livro possa desempenhar o seu papel de forma eficaz. Infelizmente, muitos professores no do ateno a isso e na hora de usar o livro didtico costumam ter dificuldade e a absoro do contedo por parte de seus alunos no ocorre to bem como poderia. Essas so apenas algumas preocupaes relevantes que o educador precisa ter ao ministrar suas aulas utilizando material didtico.

5 CONCLUSO

Ao tratar de ensino-aprendizagem devemos lembrar que existem muitos aspectos que cercam o orientando/professor e orientado/aluno e que so de responsabilidade do orientador fazer com que seu o seu educando tenha interesse pelo estudo do idioma ensinado. Assim, faz parte desse processo motivar o aluno. O uso das ferramentas relacionadas com as novas tecnologias devem ser inseridas nas atividades em sala de aula. Para que ocorra tudo bem necessrio que todo professor pense que no apenas o fato de ter terminado o curso de licenciatura e ter domnio do idioma Ingls que o faz um bom profissional, pelo contrrio, o bom educador sempre deve estar procurando novos caminhos e se atualizando para que possa sempre cumprir seu papel e ajudar o aluno a aprender um novo idioma de forma mais fcil e
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 201 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

divertida. Sabemos que muitos no procuram se atualizar ou mesmo se interessam em saber se esto ou no ensinando da melhor forma. Ao invs disto, alguns profissionais pensam que j sabem o que vo ensinar e como ensinar, quando na verdade a cada dia que passa surgem novas metodologias e didticas que podem ter um maior ndice de aprovao por parte dos alunos, caso sejam aplicados em sala de aula. Um bom professor ir se preocupar em motivar os seus alunos sem esquecer suas obrigaes educacionais. Tambm vai proporcionar um

acompanhamento especializado para os alunos com dificuldades e que esto desinteressados. Jamais devemos pensar que estes so piores que os demais e, muito menos devemos pensar que eles nunca aprendero um novo idioma. Deve-se ter em mente sempre o objetivo de procurar novos meios de conquistar os alunos e, ento, realizar o nosso objetivo de facilitar o aprendizado do novo idioma.
Um dos papis do professor de lngua estrangeira conduzir o aprendiz a ser um falante intercultural, ou seja, aquele que conhece a cultura do outro e a sua. Portanto, as crianas devem conhecer quais formas de comportamento verbal e tambm no verbal so apropriadas em cada contexto social. (AMORIM, 2008, p. 43)

Quando se trata de motivar o interesse de uma individuo necessrio esforo, preparao e planejamento da parte do orientando, a fim de fazer com que uma aula que costuma ser enfadonho se transforme em algo agradvel e atraente, o que far com que o estudante realmente deseje aprender-lo mais e mais. Todo professor pode enfrentar problemas com a aceitao do novo por parte dos alunos, ento ser necessrio que ele sempre esteja atualizado com as diferentes formas de se ensinar e no esquecer que o discente necessita de incentivo e de ateno especial para que possa assim gostar do idioma e deseje continuar estudando, caso contrrio, todo esforo do docente ser em vo.

REFERNCIA
Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP 202 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

ARTIGO DE LNGUA ESTRAGEIRA

ALMEIDA FILHO, Jos Carlos Paes de. Lingstica Aplicada: ensino de lnguas e comunicao. So Paulo: Pontes, 2005.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educao ldica: tcnicas e jogos pedaggicos. So Paulo: Edies Loyola, 2003.

AMORIM, Simone Silveira. O percurso histrico do ensino de Ingls no Brasil e a abordagem comunicativa no livro do Yzigi. In: Anais... III Seminrio Internacional de Educao, 2007, So Cristvo. A pesquisa em Educao: abordagens e a questo da incluso social, 2007. p. 1-10. AMORIM, Simone Silveira. English for brazilian schools: a anlise do livro didtico de Amlia Kerr Nogueira. 2008. 46 f. Monografia (Departamento de Letras: Lingustica Aplicada ao ensino de lnguas) Universidade Federal de Sergipe, So Cristvo, 2008.

DEMO, Pedro. Prefcio. Pesquisa, Educao e formao humana: nos trilhos da Histria. In: CAMPOS, R. C. P. R. (Org.). Belo Horizonte: Autntica Editora, 2010.

MINAS GERAIS. DIAS, Reinildes. CBC Lngua Estrageira: ensino fundamental e mdio- Proposta Curricular. Minas Gerais. Minas Gerais Construindo um novo tempo. s/d.

GIL, Gloria; VIEIRA-ABRAHO, Maria Helena. Educao de professores de lnguas: os desafios do formador. Campinas, Pontes Editores: 2008.

LADO, Robert. Introduo Lingstica aplicada. Petrpolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes LTDA, 1972.

LEFFA, Vilson J. (Org.) Produo de matrias de ensino: teoria e prtica. Pelotas: EDUCAT, 2003.

LYONS, John. Linguagem e Lingstica uma introduo. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1981.

MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. Conexes: Educao, comunicao, incluso e interculturidade. Porto Alegre: Redes Editora, 2009.

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

203 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

A NECESSIDADE DE DESPERTAR NOS ALUNOS INTERESSE PELO ESTUDO DE LNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS Elisson Souza de So Jos

MELO, Alexandre de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didtica. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.

PEDROSA, Cleide; CORREA, Leda (Org.). Lingstica Aplicada ao ensino em Lngua Materna e estrangeira. Aracaju: Editora UFS, 2008.

ROSA, J. L. (ORG.). Psicologia e Educao: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

RUBINSTEIN, E. R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. WITTER, G. P (Org.). Psicologia e Educao: professor ensino e aprendizagem. Campinas: Alinea editora, 2004.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Tcnicas de ensino: por que no? Campinas-SP: Papirus Editora, 2007a.

________ Lies de didtica. Campinas-SP: Papirus Editora, 2007b.

VENTURI, Maria Alice. Consideraes sobre a abordagem comunicativa no ensino de Lnguas. Domnios de Linguagem- Revista eletrnica de lingstica. Ano 1, 1semestre de 2007. Disponvel em: http://www.dominiosdelinguagem.org.br/pdf/3.pdf, Acesso em: 02 Abr. 2011.

VIVIAN, Mrcio. A influncia do aspecto afetivo na aprendizagem da Lngua Inglesa em escolas pblicas. Revista Voz das Letras. Concrdia/Santa Catarina: Universidade do Contestado, n. 3, 2005.

Letras Escreve Revista de Estudos Lingusticos e Literrios do Curso de Letras-UNIFAP

204 Vol. 1 - N 1 - Janeiro a Junho de 2011

Vous aimerez peut-être aussi