Vous êtes sur la page 1sur 10

METALOGRAFIA

Resumo Nesse experimento foram realizados ensaios metalogrficos em corpos de prova de ao 1010 fornecido, 1020 recozido, 1045 recozido, 1045 temperado, 1060 normalizado, 1060 temperado, 1070 recozido, 1080 fornecido, 1080 temperado, 1090 recozido, ferro fundido nodular e ferro fundido cinzento. A partir do ensaio metalogrfico foi possvel observar e comparar a microestrutura de cada um desses corpos de prova. 1. INTRODUO O ensaio metalogrfico procura relacionar a estrutura ntima do material com as suas propriedades fsicas, com o processo de fabricao, com o desempenho de suas funes e outros. Podendo ser: Macrogrfico ou Microgrfico. 1.1 Ensaio Macrogrfico ou Macrografia Examina-se a olho nu ou com pouca ampliao (at 50X) o aspecto de uma superfcie aps devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermdio tem-se uma ideia do conjunto, referente homogeneidade do material, a distribuio e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricao, qualidade de solda profundidade de tratamentos trmicos entre outras caractersticas.

Figura 1 1.1.2 Ensaio Microgrfico ou Micrografia Consiste no estudo dos produtos metalrgicos, com o auxlio do microscpio, onde se pode observar as fases presentes e identificar a granulao do material (tamanho de gro), o teor aproximado de carbono no ao, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuio dos diversos constituintes ou de certas incluses.

METALOGRAFIA

Figura 2 1.2 Corpo de prova embutido O embutimento de grande importncia para o ensaio metalogrficos, pois alm de facilitar o manuseio de peas pequenas, evita que amostras com arestas rasguem a lixa ou o pano de polimento; bem como o abaulamento durante o polimento.

Figura 3 1.3 Corte s vezes necessrio particionar o corpo de prova para obterem-se amostras que serviro para anlise metalogrfica. Operaes mecnicas como torneamento aplainamentos e outras, impem severas alteraes microestruturais devido ao trabalho mecnico a frio. O corte abrasivo oferece a melhor soluo para este seccionamento, pois elimina por completo o trabalho mecnico a frio, resultando em superfcies planas com baixa rugosidade, de modo rpido e seguro. 1.4 Embutimento O embutimento da amostra realizado para facilitar o manuseio de peas pequenas, evitando a danificao da lixa ou do pano de polimento, abaulamento da superfcie, que traz srias dificuldades ao observador. O embutimento consiste em circundar a amostra com um material adequado, formando um corpo nico. 1.5 Lixamento Devido ao grau de perfeio requerida no acabamento de uma amostra metalogrfica idealmente preparada, essencial que cada etapa da preparao seja executada cautelosamente, um dos processos mais demorados da preparao de amostras metalogrficas. A operao que tem por objetivo eliminar riscos e marcas mais profundas da superfcie dando um acabamento a esta superfcie, preparando-a para o polimento.

METALOGRAFIA
Existem dois processos de lixamento: manual (mido ou seco) e automtico. A tcnica de lixamento manual consiste em se lixar a amostra sucessivamente com lixas de granulometria cada vez menor, mudando-se de direo (90) em cada lixa subsequente at desaparecerem os traos da lixa anterior.

Figura 8 Representao esquemtica do mtodo de lixamento com trabalho em sentidos alternados. A sequncia mais adequada de lixas para o trabalho metalogrfico com aos 100, 220, 320, 400, 600 e 1200 (Pode haver variaes). Para se conseguir um lixamento eficaz necessrio o uso adequado da tcnica de lixamento, pois de acordo com a natureza da amostra, a presso de trabalho e a velocidade de lixamento, surgem deformaes plsticas em toda a superfcie por amassamento e aumento de temperatura. Esses fatores podem dar uma imagem falseada da amostra, por isso devemse ter os seguintes cuidados: em relao amostra e ao tipo de exame final (o que se quer analisar); e lquidos e graxas que possam provocar reaes qumicas na superfcie; em ser eliminados por novo lixamento;

1.5.1 Lixa Folha com material abrasivo destinado a dar abraso a pea. Sendo necessrio variar a granulao da mesma para ir melhorando o acabamento (rugosidade superficial). No lixamento o poder de desgaste avaliado pela dureza do gro e pela sua granulometria da lixa. Geralmente, para os trabalhos metalogrficos as lixas utilizadas tm como gro abrasivo o xido de alumnio, em casos especiais, so utilizados o diamante e o carbeto de boro. A granulometria relatada em nmeros. Quanto mais baixo o numero mais grossa ser a lixa, ou seja, maior os gros abrasivos.

METALOGRAFIA

Figura 9 1.6 Polimento Operao ps lixamento que visa um acabamento superficial polido isento de marcas, utiliza para este fim abrasivos como pasta de diamante ou alumina. Antes de realizar o polimento deve-se fazer uma limpeza na superfcie da amostra, de modo a deix-la isentam de traos abrasivos, solventes, poeiras e outros. A operao de limpeza pode ser feita simplesmente por lavagem com gua, porm, aconselha-se usar lquidos de baixo ponto de ebulio (lcool etlico) para que a secagem seja rpida. 1.7Ataque qumico Seu objetivo permitir a identificao (visualizao) dos contornos de gro e as diferentes fases na microestrutura. Um reagente cido colocado em contato com a superfcie da pea por certo tempo. O reagente causar a corroso da superfcie. Os reagentes so escolhidos em funo do material e dos constituintes macroestruturais que se deseja contrastar na anlise metalogrfica microscpica. 1.7.1 Princpio: Alguns gros e fases sero mais atacados pelo reagente que outros. Isso faz com que cada gro e fase reflita a luz de maneira diferente de seus vizinhos. Isso reala os contornos e gro e d diferentes tonalidades s fases permitindo a identificao das mesmas no microscpio. . Antes de a amostra sofrer o ataque, a mesma deve estar perfeitamente limpa e seca, por isso utilizam-se lquidos de baixo ponto de ebulio como o lcool, ter, etc., os quais so posteriormente secados rapidamente atravs de um jato de ar quente fornecido por uma ventoinha eltrica ou secador. Uma amostra lixada e polida est pronta para o exame macro ou microscpico desde que os seus elementos estruturais possam ser distinguidos uns dos outros, atravs da diferenciao de cor, relevo, falhas estruturais como trincas, poros, etc. Ao incidir a luz sobre a superfcie metlica polida h uma reflexo uniforme, de modo que se faz necessrio um contraste para distinguirem-se os detalhes de sua estrutura. Tal contraste obtido por meio do ataque, o qual pode ser efetuado atravs de mudanas do sistema ptico empregado ou da amostra propriamente dita.

METALOGRAFIA
1.8 Microscopia O exame microscpico, com seus fatores de aumento, exige obviamente no s cuidados especiais, mas principalmente um equipamento muito preciso e altamente especializado. Devido natureza dimensional das amostras envolvidas, sua capacidade praticamente sempre a considerar, e as caractersticas comuns de superfcie, assumiu formas especficas e geram uma srie de tcnicas e dispositivos que facilitam e s vezes s assim possibilitam a execuo dessas tcnicas. Mais precisamente, fala-se de posicionamento das amostras, iluminao apropriada e tcnicas fotogrficas. O microscpio visa a comodidade do operador, assim como, tornar mais fcil e ntida a microestrutura em observao. 1.9 Plano de controle De todas as amostras realizadas ser feito registros e estes deveram ser arquivados aps a emisso do relatrio. Na preparao do CDP deve se observar os dados do formulrio e a no conformidade no processo de preparao deve ser registrado. 1.10 Registro Os corpos de prova devem ser registrados no caderno e arquivados no armrio com gavetas.

2. OBJETIVO Realizar um ensaio metalogrfico para observar a microestrutura de vrios tipo de aos e ferros fundidos.

2. PROCEDIMENTO Foram recebidas amostras j embutidas em uma resina polimrica. Essas amostras foram lixadas por lixas de 220, 320, 400 e 600. Esses lixamentos se deram de forma que passaram-se as amostras sobre as lixas perpendicularmente aos riscos que a amostra possua em sua superfcie. Depois de passar pelas lixas, essas amostras foram polidas num feltro com pasta de alumina, at que a superfcie ficasse espelhada (sem nenhum risco). Ai, ento, secaram-se as amostras e as observaram no microscpico para ver se a superfcie realmente estava livre de riscos. Se estivesse, ass amostras seriam atacadas com um reagente de Nital 2% e, logo aps o ataque, as amostras foram lavadas e secadas, para que sua superfcie pudesse ser observada ao microscpio para avaliar sua microestrutura.

METALOGRAFIA
RESULTADOS E DISCUSSES MATERIAL FOTO DESCRIO

Regio mais clara: Ferrita Regio mais escura: Perlita 1010 FORNECIDO Assim, pode-se verificar que a maior quantidade de perlita em relao a ferrita. Alm disso, possvel observar a granulao mais grosseira.

Regio mais clara: Ferrita Regio mais escura: Perlita 1020 RECOZIDO Assim, pode-se verificar que a maior quantidade de ferrita em relao a perlita.

Regio mais clara: Ferrita Regio mais escura: Perlita 1045 RECOZIDO Como possvel verificar h uma maior quantidade de perlita em relao a ferrita.

METALOGRAFIA

1045 TEMPERADO

Constitudo essencialmente de martensita. Os pontos mais escuros so resultados de oxidao.

Regio mais clara: Ferrita Regio mais escura: Perlita 1060 NORMALIZADO Como possvel observar, essa microestrutura semelhante do 1045 recozido, mas apresenta uma menor regio de ferrita.

1060 TEMPERADO

Microestrutura constituda essencialmente por martensita.

METALOGRAFIA

1070 RECOZIDO

Regio mais clara: Ferrita Regio mais escura: Perlita (regio predominante) Assim, temos uma microestrutura predominantemente perltica com granulao grosseira.

1080 FORNECIDO

Microestrutura constituda essencialmente por perlita. Ponto eutetide.

1080 TEMPERADO

Microestrutura essencialmente constituda por martensita.

METALOGRAFIA

Partes rajadas: Perlita Contornos de gros: Cementita 1090 RECOZIDO Obs.: Os contornos de gros no apareceram por conta do reagente, provavelmente. O aumento usado foi de 500x.

FERRO FUNDIDO NODULAR

Micorestrutura constituda por um fundo branco de perlita com pequenos ndulos de grafita (bolinhas escuras).

FERRO FUNDIDO CINZENTO

Matriz perltica, com veios de grafita envolvidos por ferrita.

Obs.: As imagens apresentam essa cor meio amarelada, devido a oxidao, causada pela demora na lavagem e secagem aps o ataque com Nital.

METALOGRAFIA
CONCLUSO Pelas imagens possvel verificar a existncia de perlita e ferrita nos aos fornecidos ou recozidos hipoeutetides; j nos aos eutetides verifica-se uma microestrutura com predominncia perltica (1080 fornecido); e nos aos hipereutetides temos uma estrutura perltica com cementita. Nos aos temperados possvel verificar a predominncia de martensita na microestrutura em todos os casos. Nos ferros fundidos possvel observar a presena de grafita em uma matriz perltica. BIBLIOGRAFIA Anotaes de aula. http://www.urisan.tche.br/~lemm/metalografia.pdf.

Vous aimerez peut-être aussi