Vous êtes sur la page 1sur 6

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

Aristóteles

Publicado:22/05/2013

Aristóteles - Passeiweb Aristóteles Publicado:22/05/2013 Aristóteles (384­322 a.C) ­ filósofo grego nascido na

Aristóteles (384­322 a.C) ­ filósofo grego nascido na cidade de

Estagira,naCalcídica,Macedônia,distante320quilômetrosdeAtenas.

Essacidadefoipormuitotempocolonizadapelosjônicos,eemvirtude distoalisefalavaumdialetojônico.OnomedopaideAristótelesera Nicômaco, um médico. Aristóteles foi criado junto com um grupo de médicos, amigos de seu pai. Nicômaco chegou a servir a corte macedônica,aserviçodoreiAmintas,paideFelipe,futurorei.Nasua juventudeteriajogadoforaseupatrimônioeaosdezoitoanosfoipara Atenas, a fim de aperfeiçoar sua espiritualidade, e lá ingressou na Academia, onde se tornou discípulo de Platão, o que marcaria profundamentesuabiografia.

NaAcademia,Aristótelesamadureceueconsolidousuavocaçãoparafilósofo.Teriafreqüentado­apor cerca de vinte anos, aproveitando em muito o convívio com o mestre. Foi um discípulo brilhante inicialmente,eprofessorderetóricadepois.NãosesabeaocertoseupapelnaAcademia,masdeve ter seocupadodosdiversosassuntosqueaAcademiainvestigavaetratavacom todaasociedade ateniense e com ilustres personagens da cultura grega da época, como por exemplo, o eminente cientista Eudóxio. Durante este período na Academia, o jovem Aristóteles chegou a defender os princípios platônicos em alguns escritos. Mas sua inteligência e disciplina extraordinária o faziam discordaremmuitospontosdadoutrinadomestre.NaobraParmênides,dePlatão,apareceafigura dojovemAristóteles.EssediálogofoifeitopararesponderaalgumascríticasqueaTeoriadaIdéias vinhasofrendo.Defato,AristótelesfoiumdosprimeiroseomaiorcríticodateoriaplatônicadasIdéias, comdemonstraemmuitasobras,principalmentenaMetafísica.

Aristóteles organizou uma biblioteca. De fato, era um homem que passava grande parte do tempo estudando, e Platão chegou a criticá­lo por estar sempre em companhia dos livros, enquanto Aristóteles critica Platão por mitificar a realidade. Sua obra aborda vários ramos do saber: política, zoologia,botânica,física,metafísica,filosofiaeoutros.DepoisdamortedePlatão,Aristótelesdirigiu­se à Ásia Menor. Junto com o colega de Academia Xenócrates, estabeleceu­se em Assos, onde permaneceupor trêsanos.DepoisfoiparaMitilene,nailhadeLesbos.Éprovávelqueem Mitilene tenha feito grandes pesquisas sobre ciências naturais, em conjunto com aquele que depois viria a

sucedê­lo,Teofrasto.Em343/342AristóteleséchamadoporFelipe,oMacedônio(aquelemesmoque

erafilhodoreiAmintasquetinhacomomédicoNicômaco,paideAristóteles)paraserpreceptordo jovem Alexandre, o Grande. Éprovável que Aristóteles tenha conhecido Felipe quando criança, na cortemacedônica.ComeçouaensinarAlexandrequandoestetinhatrezeanos,eeraumirrequieto jovem. Aos quinze anos este abandonou a filosofia e começou sua ascensão. Existes duas datas

prováveisparaasaídadeAristótelesdaMacedôniaedeseucargodepreceptor:336a.Cou340a.C.

AristótelesvoltouaAtenasem334a.C.eseusúltimosdozeanosaosmaisfecundosliterariamente.

Fundou sua própria escola, o Liceu quando tinha cerca de cinqüenta e um anos de idade. Para começarcomessaescolaqueseriaarivaldajámeiodecadenteAcademia,Aristótelesalugoualguns edifíciospróximosaotemploemhonraaApoloLício.Porcausadisso,aescoladeAristótelesficou sendo conhecida como Liceu. Os estudantes receberam o nome de Peripatéticos, pois aprendiam

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

passeando com o seu mestre nos jardins do Liceu. A pesquisa realizada por Aristóteles e seus discípulosfoiumprojetomonumental.Conta­sequeAlexandre,jáhomemfeitoecomotronoimperial assumido,teriadadoindicaçõesaosseussúditosparaajudarAristótelesacolhermaterialbotânicoem umenormeespaçogeográfico.DevidoaessaligaçãocomoImpérioMacedônico,Aristótelessofreu com a reação que houve em Atenas depois da morte de Alexandre, sob a alegação de ter sido o mestredaquelequeconquistaraaGrécia.Parafugir dosinimigos,foiparaCalcídia,ondesuamãe

tinhaalgunsbens.Morreuem322a.C,poucosmesesdepoisdeterseexilado.

Aristótelesescreveucercadecentoevinteobras,dasquaisquarentachegaramatéhoje.Seuslivros fundamentais são: Retórica, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Orgânon, Primeiros Analíticos,SegundosAnalíticos,Física,Metafísica,SobreoCéu,CrescimentoeDecadência,Sobrea Alma,Aspartesdosanimais,Política,entreoutros.Essasobraspertencemaoconjuntodochamado corpoesotéricodasobrasdeAristóteles.ÉsabidoqueaobradeAristótelesédivididaemdoisgrandes grupos:osescritosexotéricoseosescritosesotéricos.Osescritosexotéricosseriamaquelesdefácil leitura,dirigidosaograndepúblico.Dessegruporestaramapenasalgunsfragmentosetítulos,como por exemplo O Grilo ou da Retórica, aonde Platão defendia a posição platônica contra Isócrates. Infelizmente,osescritosesotéricosestãoquasequetotalmenteperdidos.Poroutrolado,muitosdos escritosesotéricoschegaramatéosdiasdehoje.EssesescritoseramfeitosparaosiniciadosdoLiceu, alunos e mestres, muitos ministrados em aulas, sendo patrimônio exclusivo do Liceu. O estilo do estagiritaépredominantementecientífico.Muitoslivrosseusseperderam,especialmentenaépocada Renascença, por causa do Index (índice de livros proibidos) da Igreja católica. Realizou importante trabalhoderevisão,elaboraçãodahistóriadospré­socráticos.AGrandeObraAristotélicanãoteria chegadoatéosdiasdehojesenãofosseasediçõesárabes,aorganizaçãodealgunsaristotélicos, como Avicena e Averróis, e o imenso trabalho de filósofose padres, que copiavam e traduziam os fragmentosàmão.OorganizadordaBibliotecadeAlexandria.AndronicodeRodes­quetambémfoio décimosucessordeAristótelesnoLiceu­conseguiuorganizarumaediçãodasobrasdeAristóteles, emmeadosdoséculoI.

Apalavrametafísica,quetemváriasacepçõesemdiversosautores,teveosentidoprimeirobatizado porAndronico.Defato,aoorganizarsuacoleçãodaobraaristotélica,Andronicochamoudetametata physica (depois da física) o conjunto de livros que era colocado na estante depois da obra intituladaFísica.

Essaobra,chamadaentãodeMetafísica,versavasobreacausaprimeira,oMotorImóveldomundo. Assim,osentidodadoàpalavrametafísicaporAndronicosetransformouparaalgocomo"alémda física",ouseja,osupra­sensível,quenãoseapresentaaossentidos.MasapalavraunaMetaphysica nãoseencontraantesdaIdadeMédia,particularmenteemAverróis,segundoEucken.Aristóteles,para DiógenesLaércio,foiomaisgenuínodiscípulodePlatão.Essacolocaçãopareceircontraaopinião corrente,vistoqueAristótelescontrariaemmuitoadoutrinaplatônica,emespecialaTeoriadasIdéias. Ele reconhece no mestre uma alma indisciplinada e irregular, que passava mais tempo em contemplação,buscandoencontraraverdadedasidéias,doqueemcontatocomarealidadesimples, quemitificava.AristótelesachavaqueaIdéianãoconstituíarealidadeseparada.Arealidadeparaeleé deindivíduosconcretos,esónelesexisteaidéia,aquemchamadeforma.Argumentaqueéarazão quecontrolanossosatosenelaháoraciocínioapartirdosdadosdossentidos.

A forma seria aquilo que a matéria faz. O mundo é dividido entre orgânico e inorgânico, sendo o orgânico o que encerra em si uma capacidade de transformação. Mas essa interpretação de que Aristótelessedesviacompletamentedomestreéequivocada,comoobservaGiovanniReale,poisum

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

discípulogenuínonãoapenasrepeteomestre,conservandointocávelsuateoria,massimquembusca saídasnovasparaasaporiasquernãoforamresolvidas,buscasuperareatentarparaospontosem quepodeterhavidoerro.Defato,emumaobramadura,ÉticaaNicômaco,temosum exemplodo impassequesedavanaalmadoEstagirita,entredefendersuasprópriasidéiaserespeitaraamizade aPlatãoeaosplatônicos.

DizAristótelesemI,6,15:"Seriamelhor,talvez,considerarobemuniversalediscutirafundooquese

entendeporisso,emboratalinvestigaçãonossejadificultadapelaamizadequenosuneàquelesque

introduziramasIdéias.

Noentanto,osmaisajuizadosdirãoqueépreferívelequeémesmonossodeverdestruiroquemais depertonostocaafimdesalvaguardaraverdade,especialmenteporsermosfilósofosouamantesda sabedoria;porqueemboraambosnossejamcaros,apiedadeexigequehonremosaverdadeacima denossosamigos".EleprossegueobservandonãoserpossívelumaIdéiacomumporcimadetodos os bens, como queria Platão, porque bem é usado tanto na categoria de substância quanto na de qualidadeerelação.EnasIdéiaseternasnãoháprioridadeeposterioridade.Porcausadisso,Platão nãoestabeleceuumaIdéiaqueabrangetodososnúmeros.Apalavra"bem"épredicadanacategoria desubstância,quantidade,qualidade,relação,espaço.

Então"bem"nãopodeserúnicoeigualmentepresente.Emborahajadesavençaemquestõescomo essa, de ser possível ou não um "bem em si", há concordância em muitos outros pontos. Nessa mesmaobraAristótelesconcordacomaopiniãoplatônicaquepunhaaessênciadohomemnaalma. Assimcomoocarpinteiro,oolhoopéeoutrascoisastêmumafunçãoprópria,ohomemprecisater umafunçãoquelhesejapeculiar.

Afunçãodohomem,observaoEstagirita,nãopodeseravida­poisessaécomumatéàsplantas­, nem a percepção ­ poisessa é comum aosanimais­,massim a atividade do elemento racional.A funçãodohomemé,pois,umaatividadedaalmaque"segueouimplicaumprincípioracional".Daío fatodeelefazerafamosaafirmação:"ohomeméumanimalracional".OutropontoemqueAristóteles concordacomomestreéemsuacríticaaossofistas.Contrariouaopiniãoarbitráriadestessofistas,e oseuestiloliterárioépredominantementecientífico.Aristótelescrioualógica,comoseusilogismo.O silogismo de Aristóteles pode ser definido assim: é um trio de termos, no qual o último, que é a conclusão,contémumaverdadequesechegaatravésdasoutrasduas.AéB,CéA,portantoCéB. Oexemploclássicodesilogismopodeserdadopelotriodefrasesaseguir:

A.Todososhomenssãomortais

B.Sócrateséhomem.

C.Logo,Sócratesémortal.

AlógicanãofazpartedoesquemaqueAristótelesdividiuesistematizouasciências.Alógicaconsidera

aformaquedeveterqualquertipodediscursoquepretendademonstraralgo,eemgeralqueiraser

probatório.Alógicapretendemostrarcomoopensamentoprocedequandopensa,qualéaestrutura

doraciocínio,comosãofeitasdemonstrações.

Alógicaépreliminaràsciências,necessáriaparaomodocomoestassãodesenvolvidas.Masnãotem

emvistaaproduçãodealgo,nemaaçãomoralenãotemumconteúdodeterminado,nemteorético.

Elaémaisuminstrumentonecessárioàproduçãomentalqueoriginaasciências.Apartedaobrade

Aristótelesquetratadalógica,é,principalmente,osAnalíticos.Valeobservarqueotermológicanão

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

foiusadoporAristótelesdomodocomohojeoentendemos,masédeformaçãotardia,daépocade Cícero. A verdadeira demonstração é feita pelo silogismo, como escreve Aristóteles nos Segundos Analíticos:"Chamodemonstraçãoosilogismocientífico,chamocientíficoaquelesilogismocombaseno qual,pelofatodepossuí­lo,temosciência".Contrapondo­seaosilogismocientíficotemososilogismo dialético, que parte de premissas baseadas na opinião. O resultado desses silogismos é apenas provável.Ascategoriasoferecemossentidosdoser.Ossignificadosdesersãoosquatroseguintes:

a)sersegundoasdiferentesfigurasdecategorias;

b)sersegundooatoeapotência;

c)sercomoverdadeiroefalso

d)sercomoacidenteouserfortuito.

Poroutrolado,temosatábuadascategorias:

1)Substânciaouessência

2)Qualidade

3)Quantidade

4)Relação

5)Açãoouagir

6)Paixãooupadecer

7)Ondeoulugar

8)Quandooutempo

9)Ter

10)Jazer

PodemosdizerqueaciênciaocidentalefetivamentecomeçoucomAristóteles.

Nasuaastronomia,porexemplo,omundoécíclico,eeleconvenceu­sedequeainfinitavariedadeda vidapodiaserdispostanumasériecontínua,noqualumeloéindistinguíveldosegundo.Assimexiste a escada da natureza, que evolui dos organismos mais simples para os mais elevados. Aristóteles achaqueohomemusouasmãosparaamanipulaçãoporquesetornouinteligente,enãoocontrário.

Suafisiologiaéprecária,poisacreditaemcoisascomo:océrebroéumórgãopararesfriarsangue,o corpodohomemémaiscompletoqueodamulher.Aliás,suavisãodamulhernãoeradasmelhores. Nareprodução,amulherépassivaerecebe,enquantoohomeméativoesemeia.Dessaformaas característicasseriampredominantementedopai.ApesardissoavisãodeAristótelesarespeitodas mulheresenvolveváriosaspectospositivos.AbiologiaevoluiumuitocomasconclusõesqueAristóteles chegouobservandoanatureza.Omacacoéointermediárioentreohomemeoquadrúpede,quanto mais altamente desenvolvida for uma espécie, menor será sua prole. Criou a embriologia. Em sua metafísica, que evoluiu da biologia, tudo é movido por uma força para se tornar algo maior, para evoluir. Esta força é o Motor Primeiro, imóvel. Tudo no mundo se move para preencher uma necessidade,entreasváriascausasquedeterminamumacontecimento,afinaléamaisimportante.

Porexemplo,acausafinaldachuvanãoéfísica,choveporqueosseresvivosprecisamdeágua.A

divinaprovidênciacoincidecomaaçãodecausasnaturais.

Aristótelesdizqueamatériaépotência,ouseja,temacapacidadedeassumiroureceberaforma.O

bronzeéapotênciaparaaestátuadebronze,ouaestátuadebronzeexisteempotêncianobronze.A

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

matéria é potência para uma cadeira de madeira e maisdiversosobjetosde madeira, e assim por diante.Todasascoisasmateriaistêmpotência.OsseresimateriaissãopuroAto.Oato,ouenteléquia éarealização,perfeiçãoatuanteaatuada.Aalmaéaenteléquiadocorpo.Assubstânciassensíveise Deussãoenteléquia.Ametafísicaaristotélica(queelechamavadefilosofiaprimeira)temasseguintes funções: investigar as causas e princípios primeiros ou supremos, investigar o ser enquanto ser, investigar a substância, investigar Deus e o supra sensível. Quem investiga as causas primeiras, costuma chegar num impasse que só pode ser entendido pela existência de um Ser Divino,supra­ sensível,quenãoécausadopornada,queéacausadesimesmo.

ParaAristótelesexisteumDeus,nãohumano.Eracontrário,portanto,aoantropomorfismo.ODeus seriaresponsávelpelosprimeirosmovimentos,asuafonte.Eleépuraenergia,incorpórea,indivisível, semsexo,semalteração,eternoeperfeito.Éautoconsciente,entãonãofazcoisaalguma,suaúnica ocupação e contemplar a essência das coisas, pois ele próprio é essência. Ou seja, ele pensa e contemplaasimesmo.Elenãopensaosmortais,poisoconhecimentodasvicissitudesmortais,seria, (seexistisse)aosolhosdeAristótelesumalimitaçãodeDeus.EsseDeuspensaomaisdivinoeomais dignodehonra.Aexistênciadametafísicaéjustificadapelaadmiraçãoqueohomemsentediantedas coisas,elanascedeumamorpuroaosaber,danecessidadehumanadeperguntarporumporquê último.Esta afirmação está no início da Metafísica de Aristóteles.Para Aristóteles,a metafísica é a ciênciamaiselevada,porquenãotemfinalidadespráticasenãoestáligadaanenhumbemmaterial.A própriafilosofiaéumaatividadequedependedoóciointelectualparapoderexistir.

Ametafísicabuscaascausasprimeiras.Aristótelesdefiniuascausascomoquatro:

1)causaformal­tantoessacomoasegundasãoaconstituiçãodascoisas.Aformaouessênciadas

coisas.Aalmaparaosanimais,asrelaçõesformaisdeterminadasparadiferentesfigurasgeométricas.

2)causamaterial­Amatériadequeéfeitaumacoisa.Nosanimais,porexemplo,seriaacarneeos

ossos.Numataçadeouro,oouroetc. 3) causa eficiente ­ ou motora. As coisas foram geradas a partir de uma causa, a eficiente. Dela provémamudançaeomovimentodascoisas.Ospaissãoacausaeficientedosfilhos,porexemplo. EstacausaseriaaqueveiosobrevivernaFilosofiaModerna,graças,sobretudo,aDescartes. 4) causa final ­ para onde tende o devir do homem. O que é perfeito (Deus) não muda, pois não necessitademaisnadaparasercompleto.Ascoisasmudamcomaspiraçãoàperfeição.

Nadefiniçãoaristotélica,aalmaétodoprincípiovitaldequalquerorganismo.Nohomemétambéma

forçadaRazão.Éimortal,puropensamento,invioladopelarealidade.Éindependentedamemória.

A alma é, portanto, enteléquia primeira de um corpo natural e orgânico. A alma intelectiva, diz Aristóteles,parecepareceserumaespéciediferentedealma.Paramelhordefiniraalma,eleadividiu em trêstipos:almavegetativa,almasensitivaeaalmaracional.Aalmaracionalseriaexclusivado homem,asensitiva,pertenceriatambémaosanimais,eavegetativa,comumatodososseresvivos.A criaçãonascedoimpulsocriativoedaânsiapelaexpressãoemocional.Aarteimitaavida.Oprazer intelectualéobemmaiorquepodemosalcançar.EmsuaÉtica,Aristótelespergunta:comoohomem deveviver,doqueprecisaparaumaboavida?Qualéoseubemsupremo?Arespostaé:afelicidade (eudaimonia).Elecitatrêsformasemquesecrênoalcancedafelicidade:umavidadeprazeresou gozos,umavidacomhonra,oupolítica,eumavidacomofilósofo.Aristótelesdescartaahonracomo felicidade, pois esta não é uma coisa interior, mas sim uma coisa que é conferida à pessoa por terceiros.

11/25/13

Aristóteles - Passeiweb

Todaaçãotendeparaumfim.Temosvirtudeporqueagimoscorretamente.Nadadeveseremfaltaou em excesso,tudonomeiotermo,oumoderadamente.Aamizadeéum auxílioàfelicidade,quesó encontramospuraemnósedoconhecimentodanossaalma.Aristótelesfaladohomemideal,quenão sepreocupaemdemasiado,masdáavidanasgrandescrises.Nãotemmaldade,nãogostadefalar, enfim é pouco vaidoso. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles fornece a seguinte relação de vicio e de virtude:

1)amansidãoéopontomédioentreairacúndiaeaimpassibilidade;

2)acorageméopontomédioentreatemeridadeeacovardia;

3)averecúndiaéopontomédioentreaimprudênciaeatimidez;

4)atemperançaéopontomédioentreaintemperançaeainsensibilidade;

5)aindignaçãoéopontomédioentreainvejaeoexcessoopostoquenãotemnome;

6)ajustiçaéopontomédioentreoganhoeaperda;

7)aliberalidadeéopontomédioentreaprodigalidadeeaavareza;

8)averacidadeéopontomédioentreapretensãoeoautodesprezo;

9)aamabilidadeéopontomédioentreahostilidadeeaadulação;

10)aseriedadeéopontomédioentreacomplacênciaeasoberba;

11)amagnanimidadeéopontomédioentreavaidadeeaestreitezadaalma;

12)amagnificênciaéopontomédioentreasuntuosidadeeamesquinharia.

Nessasações,avirtudeéticaéajustamedidaquearazãoimpõeasentimentos,açõesouatitudes, quesemodevidocontrole,tendemparaoexcesso.AjustiçaéconsideradaporAristótelescomoa virtude ética mais importante. Para a política, Aristóteles cita diversas boas formas de estado:

democracia,monarquia,citandosuasvantagensedefeitos,masamelhorseriaaaristocracia.Valoriza

aliberdadeindividualeaprivacidade,quedevemestaracimadopodersocial(aocontráriodePlatão).

Não acredita numa Utopia, porque a maldade é inerente à alma humana. Algunssão destinadosa comandar,outrosaobedecer.Desprezaotrabalhomanual,rebaixadoaosescravos,comoeracomum naGréciaantiga.AeducaçãodeveficarporcontadoEstado.Ocontrolesocialénecessário,acredita, porque leva à virtude. Essas obras de Aristóteles foram as mais lidas, discutidas e comentadas da Antiguidade,deixandoumlegadoinestimávelparaahistóriadacultura,ealterandodeformadefinitiva ocursodahistóriadafilosofia.

Fonte:Consciencia.org