Vous êtes sur la page 1sur 25

SUSPENSO E INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO1 Michelle dos Santos Gebara2

Resumo: No Brasil, fundamento do Direito do Trabalho o princpio da proteo ao trabalhador. A finalidade compensar a desigualdade natural em regra existente entre empregado e empregador. Nesse objetivo surgem, sob o manto do protecionismo, o princpio da continuidade da relao de emprego e o princpio da irrenunciabilidade de direitos. Para proteger o empregado de situaes adversas que impeam a continuidade de seu contrato de trabalho, o legislador permitiu algumas anomalias nas clusulas contratuais, capazes de manter o vnculo entre empregador e empregado, mesmo quando este no estiver, de fato, prestando servios quele. A

atual Carta Magna faz previso legal de algumas dessas situaes, mas a legislao trabalhista trata de maneira mais minuciosa a paralisao temporria das atividades do trabalhador. O Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 (Consolidao das Leis do Trabalho CLT) dedica o Captulo IV do seu Ttulo IV (Do contrato individual do trabalho) aos institutos da suspenso e interrupo do contrato de trabalho. Ambos tm o fim de evitar a resciso contratual, produzindo, porm, efeitos diversos. Pela regra geral, a suspenso consiste na supresso total e temporria de todos os efeitos do contrato de trabalho, com exceo do vnculo empregatcio. A interrupo, por sua vez, implica supresso parcial e temporria, sendo mantidos o vnculo, a obrigao do salrio e dos depsitos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS). Tanto a suspenso como a interrupo possuem diversas nuances, dependentes da hiptese legal, motivo pelo qual devem ser analisadas em suas particularidades.
Palavras-chaves: Contrato de trabalho; suspenso; interrupo.

1 - INTRODUO Reza a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), o Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, que considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servio de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio (art. 3). Uma das caractersticas da relao de emprego que se d por trato sucessivo. uma relao feita para durar, protegendo no s o empregado, como tambm toda a sociedade. Entre os antigos trabalhos dos escravos e servos, que duravam a eternidade de suas vidas ou de seus patres, e os atuais contratos de curta durao ou de execuo instantnea, a legislao ptria, hodiernamente, encontrou um meio termo.

Artigo cientfico apresentado como requisito para concluso do curso de ps-grasuao lato sensu em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da Faculdade de Natal FAL; nvel de especializao; orientado pelo Professor Antnio Muniz. 2 Advogada, Ps-graduanda em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Natal FAL.

O princpio da continuidade da relao de emprego uma segurana jurdica nas relaes produtivas, tanto que se opera de modo favorvel ao trabalhador, conforme jurisprudncia consolidada pelo Enunciado 212 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em matria de distribuio do nus da prova, a relao de emprego constitui fato ordinrio, que se presume, em razo do princpio da continuidade do vnculo empregatcio e do valor social do trabalho prestado por conta alheia. A segurana tamanha que apenas se aceita o contrato de trabalho por prazo determinado nas hipteses previstas em lei, fora das quais a clusula que o estabelece considerada no escrita. Mister se faz lembrar que o fim da estabilidade decenal (definitiva)3 no extinguiu o referido princpio. Alm disso, o princpio continuidade ganha reforo do princpio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, bem retratados em dois dispositivos da CLT, sendo que um afirma serem nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos direitos trabalhistas (art. 9) e que outro apenas permite a alterao das condies de trabalho por mtuo consentimento, e, ainda assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia (art. 468). So esses, e alguns outros princpios protecionistas, que ainda asseguram ao empregado brasileiro afastado do emprego, todas as vantagens que tenham sido atribudas categoria a que pertencia na empresa, quando do seu retorno ao trabalho (art. 471 da CLT). So trs os tipos de causas que ensejam a paralisao temporria dos trabalhos: por fatos alheios vontade do empregado (servio militar ou acidente do trabalho, por exemplo); por fato imputvel ao empregado (por motivo de ordem disciplinar); e por determinao legal direta, em todos os casos em que o ordenamento jurdico assegura ao trabalhador. Para tanto, o empregado dever ficar com o contrato suspenso ou interrompido. Em ambos os casos, o contrato de trabalho continua vigente, embora as obrigaes principais das partes no sejam exigveis ou o sejam apenas parcialmente.
Normas anteriores Constituio Federal de 1988 garantiam que o empregador no optante do regime do FGTS, ao completar dez anos de trabalho em um mesmo empregador somente poderia ser dispensado mediante a procedncia de inqurito judicial para apurao de falta grave. O Legislador Constituinte, a par de sepultar o direito estabilidade decenal, substituindoa pela indenizao, reservou lei complementar a instituio da indenizao compensatria, consoante o inciso I do art. 7 da Constituio Federal. Desse modo, no h suporte jurdico garantindo a reintegrao no emprego ou indenizao compensatria por dispensa arbitrria ou sem justa causa, fora da multa de 40% do FGTS, ofertada pelo Constituinte.
3

Os institutos da suspenso e da interrupo geram uma garantia da permanncia no emprego. uma estabilidade reconhecida atravs de previso legal ou negociao, impedindo a dispensa do empregado, mesmo revelia do empregador, a no ser que exista causa objetiva que permita a sua dispensa. Para a hiptese dos contratos a prazo, h divergncia quanto aos critrios que devem prevalecer durante os mesmos. Para uma teoria, a suspenso e a interrupo deslocam o termo final do contrato. Nessa situao, retornando ao emprego, o trabalhador teria o direito de completar o tempo que restava do seu afastamento. O pargrafo segundo do artigo 472 da CLT deixou esfera do ajuste entre as partes os efeitos dos afastamentos nos contratos a prazo. De acordo com a orientao legal, se empregador e empregado ajustarem, o termo final ser deslocado, em contrapartida, ser extinto o contrato em no havendo o acordo. Mesmo suspenso ou interrompido o trabalho, terminada a durao do contrato previamente fixada pelas partes, ele estar extinto, apesar da suspenso ou interrupo. 2. SUSPENSO DO CONTRATO DE TRABALHO A suspenso instituto prprio do Direito do Trabalho que resguarda a paralisao temporria do servio. No implica em resciso contratual, no entanto, com exceo do vnculo empregatcio, regra que todas as demais clusulas do contrato cessem sua vigncia. Durante a causa suspensiva, no exigvel trabalho nem remunerao, nem mesmo o tempo da suspenso do contrato de trabalho se conta como de efetivo exerccio. Inexiste obrigao de recolhimento previdencirio (artigo 15 da Lei n 8213/1991). Vrios so os casos de suspenso do contrato de trabalho, entre eles destacam-se os seguintes. 2.1. Mandato sindical Considera-se de licena no remunerada o tempo em que o empregado se ausentar do trabalho no desempenho das funes de direo ou de representao sindical, salvo assentimento do empregador ou clusula contratual (art. 543, 2 da CLT).

O dispositivo legal protege apenas diretor ou representante sindical, os demais membros do sindicato no se enquadram na possibilidade de interrupo contratual4. Segundo o entendimento do TST5, indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do pargrafo 5, do art. 543, da CLT. Verificada a ausncia de comunicao empresa, por parte do sindicato, do registro de candidatura dos reclamantes, para ocuparem cargo de dirigente sindical, no h como ser reconhecida a suspenso do contrato trabalhista e nem a conseqente estabilidade sindical. Na hiptese de afastamento convencionado entre a empresa e empregado, sem remunerao, haver suspenso do contrato de trabalho. No h que se falar em suspenso na hiptese em que h pagamento de salrio, muito menos quando houver a continuidade da prestao do servio por parte do empregado (art.543, caput da CLT), pois ento ocorre a vigncia integral do contrato de trabalho. 2.2. Aposentadoria por invalidez O empregado que for aposentado por invalidez ter suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdncia social para a efetivao do benefcio (art. 474 da CLT). O artigo 47, inciso I da Lei n 8213/1991 estipula que o prazo mximo de suspenso de cinco anos, corrobora neste sentido a Smula 217 do Supremo Tribunal Federal (STF), a qual garante o direito de retorno ao emprego do aposentado que recupera sua capacidade de trabalho dentro de cinco anos a contar da aposentadoria. Exaurido o prazo de cinco anos, o empregado ser submetido a exame mdico pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), observado o seguinte: a) confirmada a condio debilitada do empregado, torna-se definitivo o benefcio, cessando o contrato de trabalho. Persistindo nessa condio, oportunamente a aposentadoria por invalidez converte-se em aposentadoria por idade; b) recuperando o empregado a capacidade para o trabalho, a aposentadoria cancelada, sendo assegurado o direito de o mesmo retornar funo que ocupara,

Neste sentido: TST AIRR 91/2002-902-02-40, DJ 3.12.04 e RR 762386/2001, DJ 10.12.04. Orientao Jurisprudencial da SDI (Subseo 1) TST n 34: Dirigente Sindical. Estabilidade provisria. indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do 5 do art. 543 da CLT.
5

facultado, porm, ao empregador, rescindir o contrato de trabalho, respeitadas as normas celetistas; c) verificadas razoveis possibilidades de recuperao do empregado, a aposentadoria se manter como provisria, permanecendo suspenso o contrato de trabalho. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps os 5 (cinco) anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador, indeniz-lo na forma da lei6. Preferindo indenizar o empregado que tinha direito de ser readmitido e no foi, deve o empregador, para fins de indenizao, levar em conta as vantagens advindas categoria daquele no perodo de seu afastamento. Na hiptese do empregado ser portador de estabilidade, a indenizao dever ser paga em dobro7. 2.3. Servio militar ou outro encargo pblico Sendo a prestao do servio militar obrigatria (art. 143, caput da Constituio Federal de 1988), necessrio se faz proteger o empregado que se encarrega de to nobre misso. Outros encargos pblicos tambm foram contemplados com a garantia do retorno ao trabalho, aps serem cumpridas as obrigaes cvicas. So alguns deles: Presidente da Repblica, Senador, Deputado Federal, Deputado Distrital, Governador, Deputado Estadual, Prefeito, Vereador; membro do Conselho Curador do FGTS; membro dos Conselhos Nacional, Estadual ou Municipal da Previdncia Social e juiz classista na Justia do Trabalho, tendo, esse ltimo, representao paritria extinta pela Emenda Constitucional n 24, em 1999. O empregado, ocupante de encargo pblico civil, deve notificar o empregador sobre a inteno de retornar ao trabalho dentro do prazo mximo de trinta dias, contados da data de terminao de encargo a que estava obrigado (art. 422, 1 da CLT). A Lei do Servio Militar revogou parcialmente o pargrafo 1 do artigo 472 da CLT, ao garantir o retorno do trabalhador que tenha cumprido com o servio militar obrigatrio, salvo se, quando da incorporao ou matrcula, houver declarado que no pretende retornar (arts. 60 e 61 da Lei n 4375/1964).
6 7

TST, Enunciado 160: Aposentadoria por invalidez. STF, Smulas 219 e 220.

O afastamento para a prestao de servio militar desobriga o empregador do pagamento de salrios, e em conseqncia, dos recolhimentos previdencirios. O tempo de servio contado par o fim de indenizao, os depsitos do FGTS devem ser mantidos, e o perodo aquisitivo de frias suspenso, voltando a ser contado, com o aproveitamento do tempo anterior ao afastamento, aps o retorno do empregado, desde que este ocorra em at 90 dias da data da respectiva baixa (CLT, art. 132). Portanto, se o empregado afastou-se para cumprir o servio militar aps completado o quinto ms de um perodo aquisitivo, ao retornar (contanto que o faa dentro de 90 dias de sua baixa) necessitar trabalhar mais sete meses para adquirir direito a frias, pois aproveita os cinco meses computados antes de seu afastamento (PAULO, 2002, p.166). De nada adianta, apenas o alistamento, muito menos quando j se encontra o empregado cumprindo aviso prvio. estabilidade que s se reconhece quando ao desempenho normal do trabalho, soma-se a convocao e incorporao ao regime militar. A Corte Trabalhista j firmou entendimento de que os institutos do aviso prvio e da estabilidade provisria so distintos, pois se por um lado invlida a concesso de aviso prvio durante o perodo de estabilidade, por outro, no se reconhece estabilidade adquirida no curso do aviso prvio8. O simples alistamento para prestar o servio militar no gera a garantia de emprego prevista no artigo 472 da CLT, pois no provoca o afastamento imediato do trabalhador do emprego para cumprir os deveres militares. A previso legal, portanto, se torna efetiva quando da incorporao do empregado no servio militar, no bastando apenas seu alistamento. 2.4. Diretor eleito De acordo com a Lei das Sociedades por Aes, a assemblia de acionistas pode eleger um empregado da companhia para ser diretor.

TST, RR 699577/2000, DJ 31.10.01 e RR 446184/1988, DJ 09.02.01.

Tarefa rdua a confirmao de que o empregado realmente se tornou um rgo estatutrio da sociedade, provido de autonomia e poder de deciso, ou se continua no papel de subordinado, limitado em suas deliberaes, sujeito assinatura do ponto, fiscalizao contumaz de seus atos, entre outras condies de carter empregatcio. Certo que de nada adianta a reles denominao formal do ttulo diretor, pois, em face do princpio trabalhista da primazia da realidade, o que definir seu regime jurdico ser a sua verdadeira situao. Conforme pondera Garcia (2003, p.228): Quanto s estatais, ocorrem nos atos leais de sua organizao previses de que empregados venham a compor a diretoria, por eleio dos trabalhadores, tendo, portanto, uma caracterstica de representao dos empregados e, por conseqncia, mais ntida a classificao nessa condio (de empregado). Em se tratando de companhia privada, a cautela que o diretor no empregado no fique sujeito subordinao (horrio de trabalho, ordens de servio a serem cumpridas, fiscalizao por superior, sujeio a penalidades e advertncias, etc.) que o leve a posterior enquadramento judicial no art. 3 da CLT, como empregado; se empregado eleito, o contrato de trabalho deve ser suspenso e deve-se eliminar subordinao jurdica inerente relao de emprego. Em uma cautela extrema, no de se ignorar a advertncia dos ilustres e muito representativos Professores Amaury Mascaro Nascimento e Octavio Bueno Magano, anteriormente apontada, que se deva sempre considerar o diretor como empregado, exceto se o dono do negcio ou acionista controlador. Nesse contexto, o TST pacificou que o empregado eleito pra ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, no se computando o tempo de servio deste perodo, salvo se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego9. 2.5. Auxlio doena e acidente de trabalho

TST, Enunciado 269: Diretor eleito. Cmputo do perodo como tempo de servio.

Em caso de seguro-doena ou auxlio-enfermidade, ou empregado considerado em licena no remunerada, durante o prazo desse beneficio (art.476 da CLT). A Lei n 8213/1991 substituiu os termos seguro-doena e auxlioenfermidade pelo termo auxlio-doena (art. 18). Ser considerado suspenso o contrato de trabalho se o benefcio durar mais de quinze dias, contando-se a suspenso a partir do 16 dia, conforme artigo 476 da CLT, combinado com o artigo 65 do Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social (RBPS)10. Findo o benefcio previdencirio, o empregado dever retornar ao trabalho. Configura-se o abandono de emprego quando o trabalhador no retornar ao servio no prazo de 30 (trinta) dias aps a cessao do benefcio previdencirio, nem justificar o motivo de no o fazer11. Caracterizado o acidente de trabalho (art. 135 do RBPS), suspende-se o contrato de trabalho. A norma previdenciria garante a subsistncia do contrato de trabalho por pelo menos doze meses aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, mesmo que haja percepo do auxlio-acidente (art. 153 do RBPS). A Seo de Dissdios Individuais (Subseo I) do TST j firmou entendimento no sentido de que o afastamento do trabalho por prazo superior a quinze dias e a conseqente percepo do auxlio-doena acidentrio constituem pressupostos para o direito estabilidade prevista no art. 118 da Lei n 8.213/1991, assegurada por perodo de doze meses, aps a cessao do auxlio-doena. Vale ressaltar que a percepo de auxlio-doena acidentrio condio sine qua non para configurao da suspenso do contrato de trabalho. No basta a ocorrncia de doena profissional, pois esta, sozinha, no gera o direito pretendido. Tanto para o auxlio-doena como para o acidente de trabalho, os primeiros quinze dias de afastamento do empregado configuram interrupo do contrato de trabalho, pois no so remunerados pela empresa, porm, conta-se normalmente o tempo de servio. No pacfica a questo da caracterizao do auxlio-doena ou acidentrio aps os quinze dias, caso em que no poderia ser suspenso, porque no h prejuzo na contagem do tempo para as frias nem para o pagamento do 13 salrio pelo empregador. A suspenso propriamente dita apenas ser possvel aps os seis meses do auxlio em
10 11

Decreto n2172/97 TST, Enunciado 32: Abandono de emprego.

questo, momento em que cessaria a contagem do tempo para frias e o 13 salrio passaria a ser pago pelo rgo previdencirio. Constatado que a doena profissional preexistia despedida sem justa causa, a circunstncia de o empregado obter auxlio-doena acidentrio aps a cessao contratual no lhe retira direito estabilidade provisria do artigo 118 da Lei n 8.213/1991. O essencial que haja nexo de causalidade entre o referido benefcio previdencirio e a execuo do contrato de emprego. o caso da leso por esforo repetitivo (LER), notoriamente doena profissional de aquisio progressiva, cuja presena, pois, pode ser constada aps a ruptura do contrato. 2.6. Inqurito judicial de empregado estvel O empregado estvel acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, consoante prev ao artigo 494 da CLT. Trata-se de medida preventiva, simples faculdade do empregador, no sendo, portanto, obrigatria. Optando pela suspenso, o empregador dever interpor inqurito policial no prazo decadencial de tinta dias (STF, Smula 403). A suspenso perdurar at a deciso final do processo. Julgado procedente o inqurito, a suspenso se converter em despedida. Julgado improcedente e no apurada a falta grave, determina a lei que seja o empregado reintegrado, convertendo-se a suspenso contratual em mera interrupo, sendo o empregador obrigado a pagar os salrios a que o empregado teria direito no perodo da suspenso. Nesse caso, o perodo de afastamento no ser considerado falta ao servio, para efeito de frias (art. 131, inc. V da CLT). 2.7. Suspenso disciplinar Cabe ao empregador, em seu poder de direo, comandar e disciplinar seus subordinados, inclusive aplicando-lhes algum tipo de censura. Consiste no direito de o empregador impor sanes disciplinares ao empregado, subordinadas forma legal. Pode ser de forma convencional, prevista em conveno coletiva, ou estatutria, prevista no regulamento da empresa. No direito brasileiro as penalidades que podem ser aplicadas so a advertncia e a suspenso disciplinar. O empregador dever observar determinados requisitos no momento da aplicao da penalidade, como atualidade, unicidade, proporcionalidade e razoabilidade.

A razoabilidade, portanto, conduz s idias de adequao e de necessidade. No basta que um ato tenha uma finalidade legtima. necessrio que os meios empregados seja adequados consecuo do fim almejado e que sua utilizao, especialmente quando se trata de medidas restritivas ou punitivas, seja realmente necessria (PAULO, 2002, p.34). A suspenso visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigncias da empresa. Ela pode ocorrer aps advertncias ou at mesmo logo aps o cometimento de uma falta. Esta falta ter que ser bastante grave, pois haver prejuzo ao empregado e ao empregador. O trabalhador poder ser suspenso pela empresa em razo de falta disciplinar, sem o pagamento de salrio. No prerrogativa do juiz dosar a punio: ou desconstitui a pena, ou a reconhece fundamentada. No sendo anulada na Justia do Trabalho, estar configurada a suspenso do contrato de trabalho, desde que a punio no ultrapasse trinta dias consecutivos. Ultrapassado esse perodo, a suspenso importar na resciso injusta do contrato de trabalho (art. 474 da CLT). Havendo rigor ou humilhao do empregado poder ensejar a resciso indireta do contrato de trabalho, uma vez que caracteriza falta grave do empregador. 2.8. Greve A greve constitui direito assegurado constitucionalmente (art. 9 da CF88), e encontra-se atualmente regulado pela Lei n 7783/1989. Observadas as condies previstas na referida lei, vedada a resciso do contrato de trabalho durante a greve. O entendimento do TST em relao matria tem sido no sentido de que o empregador no est obrigado ao pagamento dos salrios correspondentes ao perodo de greve, visto que houve suspenso do contrato de trabalho, independentemente da declarao de abusividade ou no do movimento paredista. Assim, a participao do empregado em greve enseja a suspenso de seu contrato de trabalho durante o perodo, sem que qualquer efeito venha a produzir nas obrigaes patronais ou no tempo de servio. H ressalvas na lei, admitindo hipteses de negociao das relaes obrigacionais atravs de acordo, conveno, laudo arbitral ou deciso da Justia do Trabalho.

Em caso de greve em atividades no-essenciais, somente mediante acordo com o sindicato patronal, ou diretamente com o empregador, o sindicato da categoria profissional obrigado a manter os servios inadiveis cuja paralisao resulte em prejuzo irreparvel, pela deteriorao irreversvel de bens, mquinas e equipamentos, bem como aqueles indispensveis retomada das atividades da empresa quando da cessao do movimento. A falta de consenso a respeito autoriza o empregador a contratar diretamente os servios necessrios preservao de seu patrimnio enquanto perdurar a greve (art. 9 e pargrafo nico da Lei n 7.783/1989). 2.9. Curso ou programa de qualificao profissional O artigo 476-A da CLT, acrescentado recentemente, demonstrou a preocupao do legislador em efetivar medidas contra o desemprego. A tentativa de estimular a oferta e a manuteno de empregos por meio de previso legal para que o prprio empregador qualifique seu quadro funcional nos seguintes moldes: Art. 476-A. O contrato de trabalho poder ser suspenso, por um perodo de dois a cinco meses, para participao do empregado em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, com durao equivalente suspenso contratual, mediante previso em conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidao. 1 Aps a autorizao concedida por intermdio de conveno ou acordo coletivo, o empregador dever notificar o respectivo sindicato, com antecedncia mnima de quinze dias da suspenso contratual. 2 O contrato de trabalho no poder ser suspenso em conformidade com o disposto no caput deste artigo mais de uma vez no perodo de dezesseis meses. 3 O empregador poder conceder ao empregado ajuda compensatria mensal, sem natureza salarial, durante o perodo de suspenso contratual nos termos do caput deste artigo, com valor a ser definido em conveno ou acordo coletivo. 4 Durante o perodo de suspenso contratual para participao em curso ou programa de qualificao profissional, o empregado

far jus aos benefcios voluntariamente concedidos pelo empregador. 5 Se ocorrer a dispensa do empregado no transcurso do perodo de suspenso contratual ou nos trs meses subseqentes ao seu retorno ao trabalho, o empregador pagar ao empregado, alm das parcelas indenizatrias previstas na legislao em vigor, multa a ser estabelecida em conveno ou acordo coletivo, sendo de, no mnimo, cem por cento sobre o valor da ltima remunerao mensal anterior suspenso do contrato. 6 Se durante a suspenso do contrato no for ministrado o curso ou programa de qualificao profissional, ou o empregado permanecer trabalhando para o empregador, ficar descaracterizada a suspenso, sujeitando o empregador ao pagamento imediato dos salrios e dos encargos sociais referentes ao perodo, s penalidades cabveis previstas na legislao em vigor, bem como s sanes previstas em conveno ou acordo coletivo. 7 O prazo limite fixado no caput poder ser prorrogado mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, desde que o empregador arque com o nus correspondente ao valor da bolsa de qualificao profissional, no respectivo perodo. Como se pode auferir, o instituto da suspenso pleno, posto que abrange qualquer ramo de atividade, para todo trabalhador, seja homem ou mulher, maior ou menor de dezoito anos. Esta modalidade de suspenso legal, como se pode perceber, est jungida ao fim de qualificao profissional do empregado. Para tanto, constitui obrigao do empregador propiciar o respectivo curso ou programa nos termos do instrumento normativo. O empregador beneficirio do Programa de Alimentao ao Trabalhador (PAT) poder estender o benefcio aos empregados que estejam com o contrato suspenso para participao em curso ou programa de qualificao profissional, por perodo de at cinco meses (art. 2, 3 da Lei n 6321/1976).

O empregado com contrato suspenso para tal fim faz jus uma bolsa de qualificao profissional, a ser custeada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em conformidade com o disposto em conveno ou acordo coletivo celebrado para este fim (art. 2-A da Lei n 7998/1990). Uma vez ultimado todos os pressupostos legais e convencionais, o FAT custear a bolsa de qualificao profissional (BQP). Consoante expressa previso da nova redao introduzida na Lei 7998/1990 em seu artigo 3-A, tanto a periodicidade, os valores e o clculo do nmero de parcelas, quanto os pr-requisitos de habilitao e os demais procedimentos operacionais de pagamento da BQP, sero os mesmos adotados em relao ao benefcio do Seguro-Desemprego (exceto quanto ao requisito da dispensa sem justa causa). Nos termos da adaptao do artigo 3. da Lei 7998/90, o empregado ter direito bolsa de qualificao profissional (BQP) quando comprovar: I- que recebeu salrios nos 6 meses anteriores ao incio da suspenso; II- ter sido empregado ou contribudo como autnomo durante 15 meses, nos ltimos dois anos anteriores suspenso; III- no estar em gozo de qualquer benefcio previdencirio de prestao continuada, salvo auxlio-acidente, auxlio suplementar da Lei 6367/76 e abono de permanncia de que trata a Lei 5890/73; IV- no estar em gozo do auxlio-desemprego; e V- no possuir renda prpria para sustento seu e de sua famlia. Para efeitos de eventual e posterior habilitao ao Seguro-Desemprego, o perodo de suspenso contratual do artigo 476-A no ser considerado no clculo dos interstcios de que tratam os incisos I e II, acima mencionados. No caso em tela, no h prestao de servio ou percepo de salrios, nem contribuio previdenciria, mas o empregado mantm sua qualidade de segurado (art. 15, inc. II da Lei n 8213/1991). 2.10. Outras hipteses de suspenso Alguns outros casos podem ser citados para rematar o tema em comento, a saber: licena no remunerada; priso preventiva do empregado; aborto criminoso; faltas injustificadas ao trabalho.

3. INTERRUPO DO CONTRATO DE TRABALHO A interrupo preserva o contrato de trabalho, mantendo no s o vnculo entre as partes, como algumas outras obrigaes contratuais. Em regra, continua sendo devido o salrio, no todo ou em parte, alm de se computar o perodo como tempo de servio. Importante salientar que o empregado deixa de trabalhar, mas a empresa paga salrios e o perodo contado como tempo de servio. Trata-se de interrupo na normal prestao dos servios. Devido a essa particularidade, alguns preferem dizer que interrupo da atividade e no do contrato de trabalho. Outros defendem que seja uma suspenso parcial do contrato de trabalho. A seguir, alguns casos protegidos pelo instituto da interrupo que merecem destaque. 3.1. Lock-out Lock-out uma expresso da lngua inglesa que significa fechar a porta. A expresso antiga, nos anos setenta j fazia parte do vocabulrio trabalhista, tendo NUNES (1976, p.575) explicado o fenmeno como sendo uma coalizo dos patres, que fecham simultnea e temporariamente suas usinas, oficinas ou fbricas, para se oporem aos operrios que declaram ou ameaam greve. Seria, ento, a contra-greve dos patres. 1. O "lock-out" a suspenso temporria, total ou parcial, das atividades da empresa, deliberada pelos empregadores, para defender seus interesses em face dos trabalhadores. uma espcie de "greve patronal", um meio de autodefesa dos interesses patronais. 2. A extino da empresa com a conseqente dispensa sem justa causa de todos os seus empregados no pode ser caracterizada como "lock-out", j que nenhum empresrio obrigado a manter sua empresa em atividade.12 A paralisao das atividades da empresa por motivos econmicos ou financeiros, ou em protesto contra o governo no caracteriza o lock-out.

12

TST, RODC 626100/2000, DJ 01.02.00.

O lock-out brasileiro consiste na iniciativa dos empregadores de, individual ou simultaneamente, suspenderem o trabalho de seus estabelecimentos, sem autorizao prvia do Tribunal competente (art. 722 da CLT). a tentativa, de uma ou mais empresas, de impor suas condies laborais privando os operrios do direito ao trabalho. Apesar de alguns pases a aceitarem como equiparao ao direito de greve dos empregados, no direito brasileiro prtica ilcita. Sem prejuzo das demais sanes, os empregadores que praticaram o lockout ficam obrigados a pagar os salrios devidos aos seus empregados, pelo tempo de privao do trabalho (art. 722, 3 da CLT). 3.2. Frias As frias so um direito constitucional do trabalhador (art. 7, inc. XVII da CF88) e um exemplo tpico de interrupo do contrato de trabalho. Aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao, na seguinte proporo: 30 dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 vezes; 24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas; 18 dias corridos, quando houver tido de 15 a 23 faltas; 12 dias corridos, quando houver tido de 24 a 32 faltas. No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: deixar emprego e no for readmitido dentre dos sessenta dias subseqentes sua sada; permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de trinta dias; deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de trinta dias em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa, e quando tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de seis meses, embora descontnuos. O empregador tem um limite de doze meses subseqentes aquisio do direito pelo empregado para marcar as frias; ultrapassando esse perodo, o empregador dever pag-las em dobro. De acordo com o disposto no inciso XVII do artigo 70 da nova Constituio, ficou institudo o pagamento de um tero a mais do que o salrio normal, por ocasio do gozo de frias anuais remuneradas.

As alteraes na legislao de frias, atravs da ratificao pelo Brasil da Conveno n 132 da Organizao Internacional do Trabalho13 (OIT) trouxe modificaes benficas para o trabalhador. Seguem-se as principais. Excluso dos feriados no perodo de gozo das frias. Ou seja, se dentro dos trinta dias das frias houver um feriado, o mesmo no ser computado. O fracionamento de frias no poder ser inferior a duas semanas. O perodo mnimo para aquisio do direito de frias passa a ser de seis meses. Assim, o empregado que vier a pedir demisso antes de completar um ano, mas com seis meses de servio tem direito as frias proporcionais. O empregado que for demitido ou pedir demisso, independente do motivo, ter direito a frias proporcionais, aps seis meses de contrato de trabalho, mesmo se for demitido por justa causa. As frias anuais devem ser remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. So mantidos a contagem do tempo de servio, os depsitos do FGTS e os recolhimentos previdencirios. Todo empregado que quiser poder converter um tero do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao das frias, j acrescida de um tero. Importante lembrar que o direito de pleitear reparao de crdito resultante da relao de trabalho pode ser reclamado at cinco anos contados da poca de sua exigncia, desde que no tenha mais de dois anos da extino do contrato de trabalho. 3.4. Demisso temporria Consiste em interrupo temporria do contrato de trabalho a chamada demisso temporria ou provisria. A demisso temporria resume-se como a alternativa extino do contrato de trabalho, interrompendo a vigncia deste por um perodo de dois a cinco meses. Antes, no entanto, vale lembrar que interrupo no se confunde com resciso do contrato de trabalho. Enquanto na primeira hiptese o contrato deixa apenas temporariamente de produzir seus efeitos, resguardando o vnculo empregatcio, na ltima, ao contrrio, os efeitos do contrato no mais se produzem de modo definitivo, desaparecendo o vnculo existente entre empregado e empregador. Da porque se faz inadequado o uso da expresso demisso temporria para indicar o instituto em tela. Durante esse espao de tempo, a ausncia do empregado ser considerada como falta justificada, sendo garantida sua volta ao trabalho por trs meses aps a

13

Decreto n 3.197/1999.

interrupo. Desse modo, encerra-se a dvida sobre a possibilidade de a demisso voluntria ser englobada pelo instituto da suspenso. Ora, se h remunerao do trabalhador e se o instituto equipara-se falta justificada, sendo essa clusula interruptiva, no h que se falar em suspenso. O descumprimento das normas ou a prestao de trabalho durante o perodo respectivo, ainda que em jornada reduzida ou de modo no contnuo, descaracterizam a demisso provisria. Ficam exigveis todos os salrios do perodo, alm de permitir a autuao do empregador, por infrao das normas legais relativas ao contrato de trabalho. Na hiptese de o contrato ser interrompido por prazo superior ao permitido na Medida Provisria ou mesmo na negociao subseqente com o sindicato, ocorre a resciso imotivada do contrato de trabalho (CLT, artigo 474), caso em que se tornam devidas todas as verbas rescisrias legalmente estabelecidas, como, por exemplo, aviso prvio e multa do FGTS. 3.5. Outras hipteses de interrupo Entre o lock-out, as frias e as demisses, CARRION (2004, p.338) cita um abrangente rol de possibilidades de causas interruptivas: a) domingos e feriados, se o empregado trabalhou durante a semana (L. 605/49); b) frias (CLT, art. 130); c) falecimento do cnjuge, ascendente, irmo ou dependente anotado na carteira profissional (2 dias, art.473; 9 dias o professor, por falecimento de pai, me ou filho, art. 320); d) casamento (3 dias, art. 473; 9 dias o professor, art. 320); e) doao de sangue (1 dia por ano); f) alistamento eleitoral (2 dias); g) nascimento de filho (5 dias, art. 473); h) certos casos de obrigaes militares, para todos os efeitos; as demais s para tempo de servio; i) testemunha (CLT, art. 822) ou parte em processo trabalhista (TST, Smula 155); j) ausncias consideradas justificadas pelo empregador, desde que este concorde em pagar os respectivos salrios, com ressalvas; l) gravidez (art. 392 e segs; 2 semanas em caso de aborto, arts. 392 e 395); m) acidente do trabalho (primeiros 15 dias; D. 3048/99; arts. 30 e 71); n) doena (primeiros 15 dias; L 8213, art. 60, red. L. 9876/99); D. 3048/99); o) aviso prvio em dinheiro; p) afastamento para inqurito por motivo de segurana nacional

(CLT, art. 472, 5, por 90 dias); q) greve, se houver pagamento de salrios; r) comparecimento de jurado sesso do jri (CPP, art. 430); s) ausncia por trabalho nas eleies (dobro dos dias trabalhados, L. 9504/97, art. 98); p) exame vestibular para ingresso em faculdade (CLT, art. 473); u) comparecimento em juzo (CLT, art. 473, VIII, red. L. 9853/99). Interessante observar, ainda, a figura da licena remunerada. faculdade do empregador ou decorre de imposio prevista em clusula do documento coletivo da categoria profissional, devendo ser cumpridas as condies previamente ajustadas. A interrupo deve ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), com efeitos previstos no artigo 133 da CLT. O empregado que permanecer em licena remunerada por mais de trinta dias, no curso do perodo aquisitivo, no ter direito s frias. Necessrio se faz lembrar que, nos termos do artigo 444 da CLT, as relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhe sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes, podendo, neste caso, as partes estabelecerem condies que geraro a suspenso ou a interrupo do contrato de trabalho. 4. Resciso do contrato de trabalho Aps abordagem dos institutos que visam evitar a extino do contrato de trabalho, necessrio alertar sobre a possibilidade de dispensa do empregado mesmo quando da suspenso ou interrupo da prestao de servios. A doutrina admite essa liberdade do empregador, desde que sejam respeitados os demais direitos do empregado. matria juridicamente consolidada. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo aps 5 (cinco) anos, o trabalhador ter direito de retornar ao emprego, facultado, porm, ao empregador, indeniz-lo na forma da lei14.

14

TST, Enunciado 160: Aposentadoria por invalidez. (Ex-prejulgado 37)

Para indenizao devida a empregado que tinha direito a ser readmitido e no foi, levam-se em conta as vantagens advindas sua categoria no perodo de afastamento15. A aposentadoria espontnea tambm rescinde o contrato de trabalho, a despeito de qualquer estabilidade que venha a existir. A Subseo I da Seo de Dissdios Individuais do TST j firmou entendimento no sentido de que a aposentadoria espontnea, requerida pelo empregado, pe fim ao contrato de trabalho. A continuidade na prestao dos servios gera novo contrato, que deve observar as exigncias constitucionais investidura em cargo ou emprego pblico. A estabilidade assegurada ao dirigente sindical protegendo-o contra a despedida arbitrria ou sem justa causa, no alcanando a extino do contrato por aposentadoria espontnea. O fato de o empregado estar exercendo mandato sindical, poca da aposentadoria voluntria, no implica na continuidade do contrato de trabalho, com base na estabilidade. Existe, por outro lado, a hiptese da justa causa, posto que mesmo afastado do trabalho, o empregado no se desobriga de algumas obrigaes contratuais acessrias, condutas as quais no cumpridas, podero resultar em dispensa por justa causa (art. 482 da CLT)16. O empregado pode incorrer em faltas mesmo estando afastado do trabalho, sem prestar servios. So exemplos de faltas graves o ato de concorrncia empresa para qual trabalha, a condenao criminal passada em julgado, a embriaguez habitual, a violao do segredo de empresa, a prtica constante de jogos de azar, atos lesivos da honra e da boa fama e o grevista que pratica excessos (arts. 14 e 15 da Lei 7783/1989 e art. 722 e segs. da CLT). Para resciso contratual por falta grave do dirigente sindical, h necessidade de inqurito judicial. 5 CONCLUSO Observados os dois institutos, h condies de delimitar seus efeitos gerais, ressalvadas as peculiaridades de cada caso. A suspenso do contrato de trabalho implica na ausncia de prestao de servio, bem como a ausncia de salrio. A partir do retorno ao servio, o empregado tem
15 16

STF, Smula 219. So julgados do TST neste sentido: E-RR 385729/1997, DJ 20.02.04; RR 707456/2000, DJ 15.10.2004; RR 715696/2000, DJ 06.08.04.

a garantia de ocupar o cargo que exercia e de perceber as vantagens gerais que porventura sejam atribudas categoria, sem efeito retroativo, uma vez que, via de regra, o perodo no considerado tempo de servio. Na interrupo do contrato de trabalho no h prestao de servio, mas o empregado continua a receber os salrios. As vantagens salariais atribudas categoria so imediatamente devidas ao empregado e continua a correr o tempo de servio. Deveras, os instrumentos trabalhistas abordados cumprem com a louvvel misso de proteger a continuidade das relaes de emprego. Ao exigirem uma postura tica por parte do empregador, beneficiam no s o trabalhador, como toda a sociedade. Em contrapartida, tambm impinge ao Estado a responsabilidade e algumas obrigaes para manter os vnculos trabalhistas. No intento de atingir o mesmo objetivo, Governo, patres e empregados fazem concesses, moldando no direito do trabalho uma ordem prpria, que poder nos levar a uma democracia mais justa e com mais oportunidades. ABSTRACT In Brazil, the principle of workers protection is fundamental in Labor Rights. The purpose is to repay the natural inequality existing between employee and employer. In this purpose appears, under the protection, the principle of jobs continuation and the principle of irrenounce rights. To protect the employee of several situations that block your labor contract, the legislation allow some abnormal contracts clauses, capable to keep link between employee and employer, even when this do not be, in fact, working to that. The actual Magna Letter make some legal forescast to some of these situations, but the labor legislation treat more detailed a temporary paralization of these employees activities. The act n5452, of 1th of may of 1943 (Consolidation of Laws of Labor - CLT) devote the Chapter IV of your Title IV (The individual labor contract) to the labor contract. Both have the purpose ro avoid the end of contract, making, however, several effects. The general rule, the suspension consist of total and temporary suppress of all effects of labor contract, except the employ link. The interruption, imply partial and temporary suppress, being keep a link, a salary obligation and to pay money into a Service Times Guarantee Funds - FGTS. As much as suspension as interruption own several types, depend on legal hypothesis, reason that must be analyze in details. Key words: labor contract; suspension, interruption.

REFERNCIAS BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Braslia: Senado Federal, 2005. BRASIL. Decreto n 2.172, de 5 de maro de 1997. Aprova o Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social. Publicado no DOU de 6.3.97. BRASIL. Decreto n 3.197, de 5 de outubro de 1999. Promulga a Conveno no 132 da Organizao Internacional do Trabalho - OIT sobre Frias Anuais Remuneradas (revista em 1970), concluda em Genebra, em 24 de junho de 1970. Publicado no DOU de 6.10.99. BRASIL. Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1946. Aprova a Consolidao das Leis do Trabalho. Publicado no DOU de 9.8.43. Brasil. Emenda Constitucional n 24, de 9 de dezembro de 1999. Altera dispositivos da Constituio Federal pertinentes representao classista na Justia do Trabalho. Publicada no DOU em 10.12.99. BRASIL. Lei n 4.375, de 17 de agosto de 1964. Lei do Servio Militar. Publicada no DOU de 3.9.64. BRASIL. Lei n 5.890, de 8 de junho de 1973. Altera a legislao de previdncia social e d outras previdncias. Publicada no DOU de 9.6.73. BRASIL. Lei n 6.321, de 14 de abril de 1976. Dispe sobre a deduo, do lucro tributvel para fins de imposto sobre a renda das pessoas jurdicas, do dobro das despesas realizadas em programas de alimentao do trabalhador. Publicada no DOU de 19.4.76. BRASIL. Lei n 6.367, de 19 de outubro de 1976. Dispe sobre o seguro de acidentes do trabalho a cargo do INPS e d outras providncias. Publicada no DOU de 21.10.76. BRASIL. Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991. Regulamento Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Publicada no DOU de 25.7.91 e Republicada em 11.4.96 e 14.8.98. BRASIL. Lei n 7.783, de 28 de junho de 1989. Dispe sobre o exerccio do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade, e d outras providncias. Publicada no DOU de 29.6.89. BRASIL. Lei n 7.998, de 11 de novembro de 1990. Regula o Programa do SeguroDesemprego, o Abono Salarial, institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e d outras providncias. Publicada no DOU de 12.1.90.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smulas 217, 219 e 220. Smula da Jurisprudncia predominante do Supremo Tribunal Federal Anexo ao Regimento Interno. Imprensa Nacional, 1964, p. 106 e 107. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Delegado sindical. Estabilidade. Artigo 522 da Consolidao das Leis do Trabalho. 1. Mesmo diante da mais ampla liberdade sindical prevista no artigo 8, incisos I e VIII, da Constituio Federal de 1988, continua em vigor, no ordenamento jurdico brasileiro, a norma contida no artigo 522 da CLT. Assim, somente possuem estabilidade temporria os ocupantes de cargo de direo ou representao sindical, dentre os quais no se enquadra o delegado sindical, nos termos da jurisprudncia sedimentada nesta Corte e no Excelso Supremo Tribunal Federal. Recurso de Revista n 762386/2001. George Jos Neves Freire e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A. Relator: Min. Emmanoel Pereira. rgo julgador: 1 Turma. DJ 10.12.04. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Delegado sindical. Estabilidade provisria. Equiparao a dirigente sindical por acordo coletivo. Nulidade da dispensa por justa causa. Necessidade de inqurito judicial. Nos termos do art. 543, 1, da CLT e da Orientao Jurisprudencial n 114 da SBDI-1 do TST, o dirigente sindical somente poder ser dispensado mediante a realizao de inqurito judicial para apurao de falta grave. Na hiptese, o delegado sindical que foi equiparado ao dirigente por fora de acordo coletivo detm a estabilidade provisria, sendo nula a sua dispensa por mero procedimento administrativo. Recurso de revista no conhecido. Recurso de Revista n 707456/2000. Srgio Saraiva e Caixa Econmica Federal CEF. Relator: Min. Ives Gandra Martins Filho. rgo julgador: 4 Turma. DJ 20.02.04. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Estabilidade. Mandato sindical. Falta grave comprovada. No obstante o art. 8, inciso VIII, da atual Constituio Federal assegurar ao emprego dirigente sindical o direito estabilidade provisria, tem-se por lcita a dispensa efetuada pela empresa se comprovado na instncia regional o cometimento da falta grave prevista no art. 482, alnea h, da CLT. Constitui justa causa dispensa do empregado o no-atendimento determinao judicial de imediato retorno ao trabalho, quando declarada a abusividade da greve pelo Tribunal Superior do Trabalho. Recurso de Embargos no conhecido. Embargos ao Recurso de Revista n 385729/1997. Francisco Gualberto da Rocha e Petrleo Brasileiro S.A. PETROBRS. Relator: Min. Joo Oreste Dalazen. Redator designado: Min. Jos Luciano de Castilho

Pereira. rgo julgador: Subseo I Especializada em Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho. DJ 20.02.04. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Estabilidade provisria. Alistamento. Prestao de servio militar. Atento ao contedo meramente interpretativo da deciso recorrida, extrado da argumentao de que o simples alistamento para prestar o servio militar no gera a garantia de emprego prevista no artigo 472 da CLT, pois no provoca o afastamento imediato do trabalhador do emprego para cumprir os deveres militares, deparo com a inocorrida violao aos artigos 472 da CLT e 60 da Lei n 4.375/64, a teor do Enunciado n 221/TST. Revista no conhecida. Recurso de Revista n 446184/1998. Renato Figueira Ferraz e Paris Filmes Ltda. Relator: Min. Barros Levenhagen. rgo julgador: 4 Turma. DJ 09.02.01. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Estabilidade provisria. Artigo 118 da Lei N 8.213/91. Os pressupostos essenciais ao deferimento da garantia de emprego so o afastamento do empregado em decorrncia de acidente de trabalho e o recebimento do auxlio-doena acidentrio. Todavia, no caso dos autos, o E. Tribunal Regional deixou registrado que, na data da cessao do contrato de trabalho, por justa causa, foi concedido o afastamento do reclamante por quinze dias por meio de atestado mdico, consignando que somente tempo depois, fora reconhecido o direito ao auxlio-doena. Dessa forma, no h como se considerar o reclamante portador de estabilidade provisria diante da dispensa por justa causa. O afastamento por motivo de doena, interrupo ou suspenso, impede to-somente, a dispensa sem justa causa, jamais aquela fundada em prtica de falta grave. Recurso de Revista n 715696/2000. Silvnio de Andrade Lima e Banco BANEB S.A. Relator: Juiz Convocado Aloysio Corra da Veiga. DJ 06.08.04. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Estabilidade provisria. Dirigente sindical. Membro de conselho consultivo. 1. A estabilidade garantida ao empregado, ocupante de cargo de direo ou representao sindical (Constituio Federal, art. 8, VIII, e CLT, art. 543, 3), visa ao resguardo da liberdade sindical, no constituindo um benefcio pessoal do empregado. Da se segue que no o fato em si de o empregado ser guindado ao exerccio de qualquer cargo no sindicato que autoriza o reconhecimento de estabilidade sindical, mas a circunstncia de exercer efetivo cargo de direo na defesa dos interesses da categoria representada, contrapondo-se aos interesses da categoria econmica. Agravo de Instrumento em Recurso de Revista n 91/2002-902-02-40. Inaldo Jos de Lima e Companhia Siderrgica Paulista COSIPA. Relator: Min. Joo Oreste Dalazen. rgo julgador: 1 Turma. DJ 03.12.2004.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Lock-Out.1. O lock-out a suspenso temporria, total ou parcial, das atividades da empresa, deliberada pelos empregadores, para defender seus interesse sem face dos trabalhadores. uma espcie de "greve patronal", um meio de autodefesa dos interesses patronais. 2. A extino da empresa com a conseqente dispensa sem justa causa de todos os seus empregados no pode ser caracterizada como lock-out, j que nenhum empresrio obrigado a manter sua empresa em atividade. 3. Recurso Ordinrio a que se nega provimento. Recurso Ordinrio em Dissdio Coletivo n 626100/2000.3. Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Fabricao, Beneficiamento e Transformao de Vidros, Cristais, Espelhos, Fibra de L de Vidro e Atividades Afins no Estado de So Paulo e Firenze Indstria de Vidros e Cristais S.A. Relator: Min. Rider Nogueira de Brito. DJ 01.12.2000. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Ementa: Servio Militar. Estabilidade provisria no curso do aviso prvio. Esta Corte firmou entendimento de que os institutos do aviso prvio e da estabilidade provisria so distintos, pois se por um lado invlida a concesso de aviso prvio durante o perodo de estabilidade (Enunciado n 348 do TST), por outro, no se reconhece estabilidade adquirida no curso do aviso prvio (Orientao Jurisprudencial n 40 da SBD - 1). Recurso conhecido e provido. Recurso de Revista n 699577/2000. Paulo Henrique de Oliveira e Mercadinho Uirapuru Ltda. Relatora: Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi. rgo julgador: 3 Turma. DJ 31.10.02. BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Resolve revisar os Enunciados do Tribunal Superior do Trabalho. Resoluo n 121, de 28 de outubro de 2003. Publicada no DJ de 19, 20 e 21.11.03 e republicada em 25.11.03, em razo de erro material. CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Consolidao das leis do trabalho e legislao complementar. 108 ed. So Paulo: Atlas, 2004. CARRION, Valentim. Comentrios consolidao das leis do trabalho. 29 ed. So Paulo: Saraiva, 2004. DUARTE, Bento Herculano (coord). Manual de direito do trabalho. So Paulo: LTr, 1998. GARCIA, Roni Genicolo. Manual de rotinas trabalhistas. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2003. MANNRICH, Nelson (org). Constituio Federal Consolidao das leis do trabalho Legislao previdenciria. 4 ed. So Paulo: RT, 2003. MARTINS, Sergio Pinto. Direito processual do trabalho. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual esquemtico de direito e processo do trabalho. So Paulo: Saraiva, 2003. MICHEL, Oswaldo. Acidentes do trabalho e doenas ocupacionais. So Paulo: LTr, 2000. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 15 ed. So Paulo: Atlas, 2004. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 20 ed. So Paulo: LTr, 2002. NUNES, Pedro. Dicionrio de tecnologia jurdica. 9 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1976. PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito do trabalho. 3 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2002. REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. 20 ed. So Paulo: Saraiva, 1993. SILVA, Jose Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 12 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.

Vous aimerez peut-être aussi