Vous êtes sur la page 1sur 15

FORMAO DE PROFESSORES DAS CINCIAS HUMANAS PARA O PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA NO ESTADO DE PERNAMBUCO/BRASIL: desafios e perspectivas

Erton Kleiton Cabral dos Santos1 UFPE/CAA ertoncabral@hotmail.com Ana Maria da Barros2 UFPE/CAA anamaria.ufpe@yahoo.com.br Resumo Este artigo reflete acerca das contribuies que as Cincias Humanas (CH) apresentam ao Programa Projovem Campo Saberes da Terra em Pernambuco Brasil. Discutem-se as percepes que os formadores de rea especfica, Histria e Geografia, apresentam sobre os conceitos e sua aplicabilidade neste programa e as dificuldades de compreenso conceitual. Desvela acerca da experincia proposta pelo projeto, nas dimenses prticas que se efetiva na formao de professores, e suas percepes acerca da realidade scio-educativa em que esto inseridos. Nossas concluses tecem sobre a dificuldade de dilogo apresentada pelo projeto poltico pedaggico que prope a integrao de saberes versus a Pedagogia da Alternncia. Palavras Chaves: Educao no campo. Cincias Humanas. Formao de professores.

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Centro Acadmico do Agreste CAA. Estudante pesquisador, atuante nos seguintes projetos de pesquisa: Pq - enxoval 2009 UFPE/NFD/CAA, Educao Municipal, Clientelismo e Democracia nas Escolas do Nordeste Brasileiro: Um Estudo no Agreste Pernambucano; Bolsista de iniciao cientfica CNPQ - Gnero e Educao: A Formao de Professores nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental do Campo e da Cidade: Refletindo Sobre as Implicaes Prticas da Ausncia do Debate de Gnero na Escola. Atuou como bolsista da rea de conhecimento Cincias Humanas do Programa Projovem Campo Saberes da Terra em Pernambuco. 2 Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Centro Acadmico do Agreste CAA. Doutora em Cincia Poltica pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Mestre em Educao Popular pela Universidade Federal da Paraba UFPB. Coordenadora do Ncleo de Formao Docente do CAA. Coordenadora do Comit de Articulao Poltica Municipal de Caruaru. Membro do Observatrio dos Movimentos Sociais. Atuou como coordenadora da rea de Cincias Humanas do Programa Projovem Campo Saberes da Terra entre 2009 e 2010. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educao, Incluso Social e Direitos Humanos do CAA UFPE.

Introduo O contexto da educao do campo no Brasil enfrenta inmeros desafios. Dentre eles a necessidade de implementao de uma proposta de currculo que contemple a realidade do homem do campo. A teoria curricular brasileira, embora apresente grandes contribuies para uma concepo de educao nesta perspectiva, onde os direitos e a cultura individual passam a ser extremamente valorizados no processo educativo, a sua efetivao caminha a passos lentos. Salvo uma ou outra iniciativa de proposta alternativa, que reflete o nvel de organizao social de alguns setores da sociedade civil, que em suas aes, contribuem na elaborao de novas polticas pblicas de reconhecimento da cidadania e legitimao dos direitos. No caso da educao do campo, a contribuio mais significativa vem ocorrendo a partir dos movimentos sociais do campo. As atuais conquistas que refletem as polticas curriculares e educacionais, sobretudo, no contexto rural, se aliceram em lutas travadas por setores da organizao civil advindos da realidade campesina, que historicamente, tem como pauta de reivindicao, uma educao pautada na legitimao dos direitos civis e sociais. Assim, como a preservao de sua herana cultural, nica e prpria, que revela o modo de ser e de viver individual numa perspectiva coletiva. A educao no campo, nos ltimos anos, vem conquistando um espao amplo de discusses no espao acadmico e educacional, que abrange alm de novas metodologias de ensino, uma preocupao que atinge, sobretudo, a necessidade de um currculo escolar especfico que supere a relao hierrquica que foi estabelecida no desenvolvimento do pas entre campo e cidade. Frente aos entraves de ordem poltica e social, presentes no contexto da educao brasileira e que se relacionam, sobretudo, aos processos educativos vivenciados nos contextos escolares da cidade e do campo. A ao de Movimentos Sociais que surgem no contexto rural na atualidade contribui para o surgimento de novas polticas sociais e educativas, que visam a elevao da escolaridade, valorizando a cultura local e incentivando o desenvolvimento do campo brasileiro a partir de um debate poltico-filosfico que instaure uma nova prxis, onde a educao voltada para os povos do campo, alm de trabalhar com valores prprios de sua cultura e de sua identidade possibilitem enxergar que a relao entre educao, agricultura familiar e sustentabilidade devam ser tratadas, conectados e articulados a uma nova forma de ver a educao, o campo e a relaes estabelecidas entre os sujeitos numa perspectiva de empoderamento.

Neste contexto, o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, que se utiliza de recursos advindos do Ministrio de Educao - MEC, atravs da Secretria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade - SECAD, dentre os seus objetivos, consiste em possibilitar a escolarizao dos educandos por meio de uma metodologia de ensino especfica no mbito da Educao de Jovens e Adultos, a saber, a Pedagogia da Alternncia, caracterizada pelo tempo escola e o tempo comunidade, tendo a realidade como contedo a ser problematizado atravs de um plano de pesquisa que antecede o tempo comunidade. Outros importantes elementos contidos na metodologia so as jornadas pedaggicas que possibilitam aos estudantes apresentarem snteses em linguagem ldicas e tambm atravs do texto escrito. Este artigo desenvolvido a partir da experincia deste programa no Estado de Pernambuco, buscando discutir as contribuies que a rea das Cincias Humanas apresenta ao Projovem Campo Saberes da Terra. Reflete pesquisa realizada, que busca identificar as percepes que os formadores de rea especfica, Histria e Geografia, apresentam sobre os conceitos e sua aplicabilidade, como tambm as dificuldades de compreenso conceitual que transfere as especificidades destas disciplinas globalidade inerente a rea numa integrao de saberes com outras reas de conhecimento, a saber: Cincias da Natureza, Cincias Naturais, Linguagens e Cdigos, e Matemtica. Embasado na metodologia da Pedagogia da Alternncia, neste trabalho discutimos os processos de formao de professores para atuar nesta modalidade de ensino frente realidade econmica, educativa e social do campo brasileiro, que enfrenta inmeros problemas, entre os quais as desigualdades regionais, que se reflete na estima dos agentes deste processo educativo, o educando e a desvalorizao, sobretudo pelo mercado capitalista, da realidade campesina e tambm do educador.

Educao no campo A Educao no Campo no contexto Brasileiro se ampara, dentre muitas teorias educacionais, no pensamento elencado por alguns autores que fundamentam os processos de Educao Popular (FREIRE, 2005), (FREIRE, 1979), (SOUZA, 2006), (BRANDO, 1996). A Educao de Jovens e Adultos uma realidade bastante evidenciada em muitos espaos de nosso pas, responde por um importante papel de incluso social e de garantia do acesso ao direito a educao e que acentua os processos de escolarizao do homem do campo e contribui na emancipao social e intelectual dos sujeitos, na medida em que democratizado

o saber para a construo de novos saberes, numa perspectiva de educao popular. Neste sentido Brando (2006) nos diz que:
(...) dois sentidos antecedentes e poucos usuais para a educao popular: primeiro enquanto o processo geral de reproduo do saber necessrio anterior diviso social do saber, como educao da comunidade; segundo, como o trabalho poltico de luta pela democratizao do ensino escolar atravs da escola laica e pblica. (p.45)

Neste contexto, a organizao civil dos sujeitos coletivos de origem campesina contribui para a elaborao de novas polticas pblicas para o campo, na valorizao do saber e da cultura desta territorialidade. , portanto, nos processos educativos que muitos dos Movimentos Sociais embasam sua luta, uma vez que, para a sua compreenso, a educao entendida como um agente de transformao e conscientizao que subsidia o nvel de politizao. Arroyo (2004) acerca disto nos diz: no s h no campo uma dinmica social, ou movimentos sociais no campo, tambm h um movimento pedaggico (p.68). Esta pedagogia que emerge das lutas travadas e que permeiam as aes dos movimentos sociais, se concretizam, portanto, em processos de formao poltica, mas que em sua essncia necessariamente pedaggica. Uma Filosofia da educao no contexto do campo reflete na qualidade desta ao educativa, da identidade que particulariza cada sujeito, mas tambm de espao e liberdade enquanto estadia, habitao, casa, residncia e famlia, que unidos, tornam-se agentes do processo educativo na luta pela garantia de direitos, definindo novas espacialidades e territorialidades de poder. Tal reflexo nos remete ao Discurso da Hospitalidade, entendendo a importncia do acolhimento, ao desconhecido, annimo, que eu lhe ceda lugar, que eu o deixe vir, que o deixe chegar, sem exigir dele nem reciprocidade (a entrada num pacto), nem mesmo seu nome (DERRIDA, 2003, p. 25), e respeito ao educando com suas respectivas peculiaridades e individualidades.
Nesses processos de transformao social e cultural cresce a conscincia do papel da educao. Emerge a inquietude de se promover processos educativos que favoream a democratizao da sociedade. O processo educativo desenvolvido nos movimentos sociais nas ltimas dcadas tem privilegiado a educao popular. Essa tenta favorecer os processos de libertao do povo e constitui parte substancial da prtica pedaggica popular latino-americana. (RAMIREZ, 2004, p. 61)

A Educao Popular subsidia, portanto, os processos educativos no contexto do campo. No entanto, o autoritarismo do processo educativo em nosso pas encontra dificuldade de dialogar com as novas exigncias dos grupos, a exemplo dos camponeses, que lutam pela sua identidade e por um currculo especfico. A matriz curricular construda com um fim de homogeneizar e uniformizar os sujeitos dos processos educativos. Este currculo na maioria

das vezes, no comporta as peculiaridades necessrias para efetivao dos processos de aprendizagem a uma realidade especfica. Segundo Silva (2007) A seleo que constitui o currculo o resultado de um processo que reflete os interesses particulares das classes e grupos dominantes (p.46). Neste sentido o currculo, entendido, como o pulmo da escola e conseqentemente dos processos de educao, como forma, acolhe o sujeito que se molda a um modelo estereotipado e esttico. Aos que no se adaptam pelo desrespeito a diversidade cultural, social, tnico-racial restam evaso da sala de aula, e de qualquer outro processo educativo que no acolha, nem oferea uma educao prtica e consciente que atenda as inquietaes da realidade em que tal processo se consolida. O currculo um reprodutor ideolgico, so a expresso do equilbrio de interesses e foras que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que atravs deles se realizam os fins da educao no ensino escolarizado (SACRISTN, 1998, p.17). Neste sentido, o pensamento que permeia as bases curriculares no Brasil se fundamenta, em uma poltica instituda de cunho neoliberal. Nesta perspectiva a segregao das minorias sociais, numa relao contraditria, vai difundindo concepes arraigadas de segregao, preconceito, excluso e intolerncia, em comportamentos e aes que ferem e violam os princpios dos Direitos Humanos. Tais situaes sero vivenciadas atravs do currculo oculto de cada sistema educativo onde esta concepo se encontra presente. Esta , sem dvida, uma realidade pelo qual os processos educativos no contexto do campo enfrentam: concorrer com a lgica do mercado, de produtividade mxima, inerente a realidade da cidade. A formao do sujeito desta realidade educativa tem no (a) professor (a), um dos aliados fundamentais. Sem cair no romantismo piegas de que sozinho este (a) profissional poder solucionar os conflitos que ir encontrar, mas acima de tudo compreendendo a formao do professor para esta realidade como uma necessidade em funo do reconhecimento da legitimidade das lutas dos movimentos sociais do campo, mas acima de tudo responsabilidade social do educador frente aos desafios democrticos e frente formao de jovens crticos, competentes e capazes de alterar sua realidade social. Dessa forma, estamos diante de uma proposta poltica que avance da formao do professor formao da pessoa humana. O que comum na formao de docentes a inexistncia de uma grade curricular que contemple aes pedaggicas em espaos no formais. A relevncia de uma formao especfica para os educadores que vivem ou atuam no campo vai alm da formao

continuada, mas que aliada a esta formao os docentes tenham a dimenso do compromisso social que precisam assumir com a realidade da escola do campo. Fato presente no contexto da educao no campo no Brasil confere sobre a inexistncia de uma escola formal que atenda as especificidades deste processo pedaggico. Muitas realidades, ainda desprovidas de recursos tecnolgicos bsicos, tais como energia eltrica e gua tratada, refletem esta realidade, que aponta a uma negligncia do Estado na garantia de direitos bsicos como sade, educao e que inviabiliza os processos democrticos nas relaes sociais. Nesta realidade, o trabalho docente no contexto do campo adquire funo poltica, marcada por conflitos que atingem a esfera do poder municipal, que visibiliza a atuao dos professores no campo, como uma forma de punio e perseguio poltica. A seleo dos professores segue o padro do favor e da tutela, sendo incipientes ainda os municpios que realizam concurso pblico como exige a Constituio Federal de 1988. necessrio ressaltar que a manuteno do clientelismo nos municpios, bastante evidenciado nas prticas educativas em contextos semelhantes. Arroyo (2004) reflete, sobre os principais entraves que acentua o papel do professor para a realidade do campo:
Como educadores, temos de ter sensibilidade para essa dinmica social, educativa e cultural, e perguntar-nos que novos sujeitos esto se constituindo, formando, que crianas, jovens, adultos, que mulheres, que professoras e professores, que lideranas, que relaes sociais de trabalho, de propriedades que valores esto sendo aprendidos nesse movimento e dinmica do campo. O foco de nosso olhar no pode ser somente a escola, o programa, o currculo, a metodologia, a titulao dos professores. Como educadores temos de olhar e entender como nesse movimento social vm se formando, educando um novo homem, uma nova mulher, criana, jovem ou adulto. (ARROYO, 2004, p.70)

Uma educao do e para o campo necessita ser pensada no sentido de emancipao social, cultural e de saberes. A valorizao profissional, valor comumente contido nas teorias curriculares tambm deve estar contida numa proposta de currculo para estas escolas, desde que contemple e forme para a realidade, levando em conta seus arcos ocupacionais: agricultura, pecuria, novas ruralidades e tantos outros ofcios que caracterizam a dinmica da vida do campo: o seu homem, e os seus saberes.

O ensino das Cincias Humanas na perspectiva da educao do campo Dentre as propostas pedaggicas contida no Projeto Poltico Pedaggico que norteia os processos educativos no Programa Pro Jovem Campo Saberes da Terra, trata sobre a integrao de saberes numa integrao dos contedos inerentes as disciplinas de Histria e Geografia. As composies destas duas reas de conhecimentos apresentam como abordagem,

contedos prprios das Cincias Humanas. Embora distintas, se aproximam, por caracterizarem um conhecimento produzido a partir das relaes sociais construdas histrica e geograficamente, pela ao humana, mas principalmente atravs dos conceitos fundamentais de espao e tempo. Nesta perspectiva torna-se necessrio discutir os conceitos que fundamentam estas duas cincias, A geografia uma cincia que estuda o espao, na sua manifestao global e nas singulares (CAVALCANTI, 2005, p.203). Este espao caracterizado pelo modo de vida pelo qual os sujeitos tornam-se agentes da histria, neste sentido:
O conhecimento histrico no se limita a apresentar o fato no tempo e no espao acompanhado de uma srie de documentos que comprovam sua existncia. preciso ligar o fato a temas e aos sujeitos que o produziram para buscar uma explicao. E para explicar e interpretar os fatos, preciso uma anlise, que deve obedecer a determinados princpios. Nesse procedimento, so utilizados conceitos e noes que organizam os fatos, tornando-os Inteligveis. (BITTENCOURT, 2004, p.183)

De acordo com esta concepo, pontua-se a Histria como a disciplina mais poltica das Cincias Sociais. Sousa (2010) acrescenta que por meio do ensino de Histria os sujeitos do campo constroem suas percepes que resultam na luta pela equidade e justia social, e assim emancipando-se socialmente, defende que O ensino de histria um instrumento de luta e no pode perder esse vis (p.07). Dentre os conceitos abordados como rea de conhecimento contemplam: o tempo como uma dimenso histrica, neste sentido Carretero (1997) nos diz que o ensino de histria deve incluir no somente os conhecimentos sobre o tempo passado, mas, tambm o estabelecimento de relaes entre o passado e o presente ou, pelo menos, entre dois momentos de tempo (p.17), e o espao como uma dimenso da geografia.
no encontro/confronto da geografia cotidiana, da dimenso do espao vivido pelos alunos, com a dimenso da geografia cientfica, do espao concebido por essa cincia, que pressupe a formao de certos conceitos cientficos, que se tem a possibilidade de reelaborao e maior compreenso do vivido, pela internalizao consciente do concebido. Esse entendimento implica ter como dimenso do conhecimento geogrfico o espao vivido, ou a geografia vivenciada cotidianamente na prtica social dos alunos. (CAVALCANTE, 2005, p. 201)

A formao de professores para atuar nesta perspectiva de ensino, tem como entrave, a diviso cognitiva geralmente apresentada, que separa o conhecimento das Cincias Humanas em campos distintos, a saber, a Histria e a Geografia. Neste sentido os estudos que contemplam as Cincias Humanas, alcanam tambm outras dimenses como as de cunho sociais, polticas, econmicas, territoriais e tambm antropolgicas. No entanto, trabalhando com um programa que tem como referncia o ensino fundamental e seus contedos de

escolarizao, entram fundamentalmente na rea de Cincias Humanas a histria e a geografia, por mais que as mesmas dialoguem com as suas cincias afins. A primeira dificuldade detectada na formao foi o fato de muitos educadores no terem formao nas reas especficas e terem dificuldade de expressar intimidade com o conceito de espao e tempo, pois na seleo de professores realizada pela Secretaria de Educao podem atuar no processo de escolarizao em humanas, profissionais das reas afins. As turmas alm de educadores com formao em histria e geografia possuem graduados em pedagogia, filosofia, sociologia, entre outras graduaes que formam a rea de cincias humanas. Outra questo que boa parte dos educadores so de origem urbana, possuindo uma viso estereotipada do mundo rural. Nesse sentido, includo os educadores responsveis pela formao tambm tivemos que desconstruir nossa viso limitada sobre a temtica proposta e nosso olhar sobre o campo, marcado por um vis extremamente colonialista e simplista daquela realidade. Percebemos o quanto tnhamos dois grandes desafios que se apresentavam a nossa frente: superar as limitaes da disciplina para realizar a integrao de saberes e dialogar com uma metodologia nova experimentada em sua primeira verso apenas pelos movimentos sociais. Que ao mesmo tempo em que participam das formaes, tencionam a universidade por maior fatia de poder de deciso. Os conceitos a serem trabalhados perpassam os seguintes contedos: o espao geogrfico, modificado pelo homem ou pela natureza; o territrio delimitado numa relao de poder, o lugar marcado por uma relao de afeto e de sentimento; a segregao scio-espacial marcada principalmente pelas desigualdades geradas pelas esferas econmica, poltica e territorial. A luta pela agricultura familiar, que se ope ao modelo hegemnico do agronegcio que secundariza a sustentabilidade das populaes do campo, vista como mode-obra barata.
As diversas cincias humanas, ao preocuparem-se com o tempo social, tm na atualidade, outras dimenses temporais, cujos referenciais podem fornecer os dados para se perceber o lugar que o homem ocupa na histria do planeta bem como o poder e os limites de sua atuao em suas relaes com o tempo da natureza. (BITTENCOURT, 2004, p.202)

Ainda se tratando de conceitos que buscam a integrao no ensino de Histria e Geografia, nesta nova lgica metodolgica de ensino e aprendizagem embasada nos princpios culturais de cada localidade perpassam ainda os seguintes contedos: A formao do territrio brasileiro e as lutas de movimentos sociais, como os ndios; Negros; expanso martima e colonizao; a questo agrria e os modelos agrcolas do Brasil; a formao da sociedade brasileira atravs das distintas etnias que participaram do processo de colonizao;

a questo ambiental; a nova ordem mundial e o Brasil e suas aes polticas neste novo contexto. Ainda contedo para esta modalidade de ensino a paisagem e sua formao no territrio brasileiro como reflexo de nossa identidade nacional.
O conhecimento do contedo geogrfico precisa ser repassado de forma apropriada, de maneira que reproduza os conhecimentos construdos culturalmente pela humanidade, redefinindo possibilidades de reconstruo contnua pelo aluno e pelo professor, no cotidiano da sala de aula (LIMA, VLACH, 2002, p.45)

No contexto de uma educao para o homem do campo, como um sujeito de direito e com a sua realidade social reconhecida, afirma Arroyo:
(...) a escola rural tem que dar conta da educao bsica como direito do homem, da mulher, da criana, do jovem do campo. Ou seja, estamos colocando a educao rural onde sempre deve ser colocado, na luta pelos direitos. A educao bsica, como direito ao saber, direito ao conhecimento, direito cultura produzida socialmente. (ARROYO, 2004, p.71)

Neste sentido, o estudo das Cincias Humanas visa fortalecer o nvel de politizao necessria, na conquista e garantia dos direitos que promovem a cidadania e democratizao do saber. Embora desafiante, integrar esses saberes construdos socialmente e validados cientificamente, adquire uma proporo metodolgica inovadora de ensinar os contedos inerentes as cincias sociais, que por sua vez, visa construo do aprendizado do educando atravs de processos que estimulam os conhecimentos prvios do sujeito educativo (BITTENCOURT, 2004), (CARRETERO, 1997). Devido os inmeros entraves, pelo qual a Educao no Campo enfrenta, necessrio ressaltar que as escolas esto localizadas em reas de longas distncias, sem estruturas bsicas eficientes, como uma rede de transporte pblica adequada, e sem acesso a recursos tecnolgicos, que se tornam necessrios para o processo de aprendizagem. Alm de outras dificuldades relatadas pelos educadores: atrasos de pagamentos, a falta de merenda escolar, os problemas de contratao de pessoal, ingerncia de interesses locais e clientelistas.

O Programa Projovem Campo e o seu contexto em Pernambuco O Programa Projovem Campo Saberes da Terra enquanto poltica pblica teve entre os anos de 2005 e 2006 a implantao de seu projeto piloto. Os Estados contemplados com esta ao poltica e pedaggica foram: Bahia, Paraba, Pernambuco, Maranho, Piau, Rondnia, Tocantins, Par, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paran, Santa Catarina (BRASIL, 2007). Atualmente, este programa j contempla 23 Estados.

Dentre as aes previstas a este programa consiste na elevao da escolaridade dos educandos oriundos do campo, em especfico, o saberes da terra trata sobre a educao fundamental (do sexto ao nono ano) no contexto da Educao de Jovens e Adultos. O papel da universidade consiste na formao/capacitao de professores para atuao nesta realidade e contexto educativo, com uma metodologia de ensino especfica, ou seja, a pedagogia da alternncia.
A pedagogia da alternncia se constitui em um processo educativo em que o aluno alterna perodos de aprendizagem na famlia com perodos na escola. Os ambientes e os tempos escolar e comunitrio so interligados por meio de instrumento pedaggicos especficos capazes de constituir um conjunto harmonioso entre as comunidades e a ao pedaggica. (BRASIL, 2007, p. 31)

Desenvolve-se ainda, processos de pesquisas que buscam apresentar resultados de percursos metodolgicos desenvolvidos no mbito dos processos de ensino e aprendizagens, a partir das reas especificas que contemplam os contedos necessrios a modalidade de ensino em questo: EJA no contexto da educao fundamental. A experincia que trata este trabalho em especfico deu-se a partir da formao de professores de Pernambuco para o Programa Pro Jovem Campo Saberes da Terra. Realizada pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadmico do Agreste atravs do Ncleo de Formao Docente entre os anos de 2009 e 2010. Visa atravs desta ao, formar, capacitar e preparar educadores a desenvolver sua prtica docente na realidade do campo, com metodologias pedaggicas especficas a esta realidade. O programa em Pernambuco apresenta professores e apoio dos movimentos sociais parceiros na implementao, so eles: MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), FETAPE (Federao dos Trabalhadores da Agricultura), CPT (Comisso Pastoral da Terra), Associaes de Pequenos Agricultores, Colnia de Pescadores, Quilombolas, Indgenas, Centros de Formao das Escolas do Campo, alm de outras organizaes do Campo, selecionadas pela Secretaria Estadual de Educao em Pernambuco.
O programa Saberes da Terra se orienta (...) pelos seguintes pressupostos: A Educao de Jovens e Adultos um direito dos povos do campo, um instrumento de promoo da cidadania e deve ser uma poltica pblica dos sistemas federal, estaduais e municipais de ensino; O trabalho e a qualificao profissional um direito dos povos do campo; A Educao de Jovens e Adultos uma estratgia vivel de fortalecimento do desenvolvimento sustentvel com enfoque territorial; A educao afirmao, reconhecimento, valorizao e legitimao das diferenas culturais, tnico-raciais, de gerao, de gnero, da diversidade de orientao sexual e socioambiental; Existem sujeitos sociais que possuem projetos polticos e pedaggicos prprios. (BRASIL, 2007, p.28,29)

A estrutura da formao continuada contempla o Eixo Curricular Articulador Agricultura Familiar e Sustentabilidade, que objetiva travar um dilogo com os seguintes eixos temticos: Agricultura Familiar: cultura, identidades, etnia e gnero; Sistemas de Produo e Processos de Trabalho no Campo; Cidadania, Organizao Social e Polticas Pblicas; Economia Solidria; Desenvolvimento Sustentvel e Solidrio com Enfoque Territorial. A formao visa contribuir didtico e pedagogicamente, atravs de vivncias pedaggicas especficas a cada rea de conhecimento: Linguagem, cdigo e suas tecnologias; Cincias Humanas, Cincias da Natureza; Matemtica, Cincias Agrrias. Estas vivncias objetivam apresentar jornadas que tratam de contedos especficos do currculo para o ensino fundamental do sexto ao nono ano. Atravs das reunies no comit de Educao do Campo no Estado de Pernambuco a UFPE apresenta a proposta de formao aos movimentos sociais que debatem, analisem e discutem propostas para a formao. Existe uma preocupao por parte dos movimentos sociais de no serem alijados do processo pela universidade, o que faz com que nas formaes alguns conflitos entre os movimentos e a universidades tenham que ser mediados. A formao dos professores que atuam neste projeto para uma Educao do campo, vem de dando em parceria com a Secretaria de Educao do Estado de Pernambuco SEDUC, que financia a hospedagem e alimentao destes professores vinculados a este rgo. Nesta perspectiva, os mdulos, responsabilidade da Universidade, vem se dando, de acordo com os eixos temticos abordados e contidos enquanto proposta curricular para este curso, que objetiva atender alunos na modalidade Educao de Jovens e Adultos - EJA. As jornadas, oficinas realizadas durante a formao elas tem carter pedaggico, numa perspectiva avaliativa do programa e sua efetivao na construo dos saberes inerentes ao currculo, contemplam tambm o conhecimento das disciplinas especificas. Ou seja, aos professores contratados so destinados vivencias pedaggicas afins a sua formao, neste caso especfico, aos professores vinculados as Cincias Humanas, com formao em Histria, Geografia e Cincias Sociais, mas tambm vivencias de acompanhamento pedaggico. Necessrio ao desenvolvimento sistmico e didtico dos contedos. Atualmente, a UFPE atravs de seleo pblica realizada anteriormente a formao que vem se dando desde Outubro de 20093, contratou profissionais com especializao lato sensu e mestrado para a formao destes professores. Na rea de Cincias Humanas, foram contratados oito professores. Destes, um professor migrou para atuar na reas de Agrrias, em
3

At o momento j se deram 04 formaes, restando, segundo o projeto apresentado ao MEC, em seu cronograma de execuo ainda duas formaes.

razo de sua graduao se d em Geografia e seu mestrado em estudo dos solos. Contou a metade do segundo semestre com dois bolsistas, estudantes do Centro acadmico do Agreste estes em formao, um vinculado ao Stimo perodo4 do curso de Pedagogia, outro vinculado ao quarto perodo de Pedagogia, pela UFPE na cidade de Caruaru. O trabalho dos bolsistas de auxiliar a coordenao de rea de cincias humanas, professor do CAA da disciplina Metodologia do Ensino de Histria e Geografia. A articulao do trabalho da coordenao, professores e bolsistas de estudo, elaborao das vivencias pedaggicas e sua execuo, alm da produo cientfica de artigos e participaes em eventos cientficos. No entanto, os bolsistas no atendem prioritariamente as coordenaes de rea so tambm, subordinados a coordenao geral, carregam caixas e materiais de consumo para utilizao nos hotis onde ocorrem as formaes. Os bolsistas atuam no cadastramento dos professores em formao, acompanham os professores responsveis pela formao no apoio e infra-estrutura. Os bolsistas cumprem vinte horas semanais entre o trabalho com a coordenao geral e de rea, ocorrem alguns conflitos na medida em que o controle sobre asvinte horas dos bolsistas cria situaes de confronto com coordenao geral, resultando no afastamento dos bolsistas que no se enquadram positivamente na avaliao da coordenao geral. As relaes de poder entre coordenao geral e coordenao de rea tambm ocorrem na seleo dos professores que atuaro nas turmas, no controle do trabalho do coordenador de rea que no possui poder de deciso nem autonomia no desenvolvimento do seu trabalho. Estas tenses so importantes no processo democrtico e apontam onde a experincia de relevante funo social pode ser melhorada. Outro ponto de tenso pode ser verificado nas exigncias dos movimentos sociais, principalmente atravs dos coordenadores territoriais que pedem ajustes, adequaes e nas formaes nos hotis ocorrem situaes que so negociadas com a coordenao geral e as coordenaes pedaggicas, situaes que revelam a necessidade e a importncia de ampliar o dilogo com os sujeitos envolvidos no processo de formao. O projeto poltico pedaggico e o percurso formativo uma reflexo didticopedaggica no contexto do Saberes da Terra O projeto poltico pedaggico e o percurso formativo elaborados para subsidiar uma prtica didtico-pedaggica no contexto da educao do campo apresentam inovaes e

Este bolsista atuou do incio da execuo do projeto em Agosto de 2009 at Setembro de 2010.

desafios para a sua implantao. O programa inovador e apresenta uma perspectiva que objetiva fortalecer uma proposta para uma educao no campo de qualidade. Enquanto proposta apresenta a possibilidade do currculo integrado, que dentre seus objetivos, visa dialogar com vrias reas de conhecimento distintas. Os saberes, agora unidos e integrados, formam a base curricular deste projeto. Esta proposta se articula ao arco ocupacional desta modalidade de ensino, EJA, que apresenta a produo rural, articulado as ocupaes referentes aos sistemas de cultivo, sistemas de criao, extrativismo, agroindstria, aqicultura e novas ruralidades. O percurso formativo tem como objetivo orientar os processos de planejamento, como tambm a organizao deste processo educativo que reflete a prtica a ser desenvolvida. Direciona o saber docente, e orienta a uma prtica pedaggica preocupada com os sabres populares, saberes cientficos, numa perspectiva de integrao, relacionando, portanto, saberes integrados.
(...) os saberes integrados, a serem construdos durante o processo formativo, contemplam os conhecimentos referendados legalmente pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (Resoluo CEB/CNE n 02 de 07 de abril de 1998) e pelas Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo (Resoluo CNE/CEB n 01 de 03 de abril de 2002), que tambm respaldam a flexibilizao dos Tempos Formativos em alternncia nas escolas do campo. (BRASIL, 2008, p.22)

Por sua vez, o Projeto Poltico Pedaggico busca atender as necessidades para a implantao de uma poltica pblica para o homem do campo, visando elevao de sua escolarizao e qualificao profissional e valorizao da agricultura familiar. O seu contedo aborda temticas inerentes a Educao de Jovens e Adultos e atravs da integrao dos saberes de todas as reas de conhecimento, orienta a construo, elaborao e sistematizao do currculo que contemple o ensino fundamental. O PPP, deste projeto apresenta uma proposta especifica de currculo a ser executado neste contexto, atendendo as necessidades especficas da realidade do homem do campo. Orienta a formao continuada de professores, que alm de subsidiar a ao pedaggica diria nas escolas e comunidades onde realizam as atividades docentes, forma, instrui, capacita e reorienta os pilares epistemolgicos de cada rea de conhecimento especfica embasados na pesquisa educacional realizada no mbito deste contexto cultural.

Consideraes finais O Brasil na atualidade vive um importante momento poltico, em que a gesto pblica do pas vem se voltando a reconhecer a necessidade de que a democracia dialogue com os

anseios populares. Dessa forma, o Programa Projovem Campo Saberes da Terra o retrato desta opo de governo, mas ainda necessita se transformar em poltica pblica que atenda e reconhea a importncia de uma educao de qualidade para os jovens do campo. Embora nossa democracia seja recente datada de 1988, quando promulgada a atual constituinte, que em seu texto afere princpios legais de direitos e cidadania ao brasileiro. O Brasil viveu de 1964 a 1985 sob um regime ditatorial comandado pelos militares e apoiado pelo governo Americano que feriu aos princpios dos direitos humanos de estudantes, intelectuais e demais cidados brasileiros, que quando no assassinados foram convidados ao exlio poltico. Deixando para trs, ptria, famlia, amigos e trabalho, buscando apoio em outros pases. Neste sentido, as vivncias polticas no Brasil ps- ditadura vem buscando a legitimao dos direitos cidados contidos na constituio, entre eles, o direito a educao. Este, numa perspectiva cultural voltada ao homem do campo, vem refletindo em polticas pblicas de elevao da escolaridade, formao e capacitao para o desenvolvimento da agricultura e pecuria solidria e familiar. A implementao de aes, embora desafiantes, apontam para a consolidao dos princpios democrticos acentuados em nossa constituio, na medida em que so reconhecidos os direitos do homem e da mulher do campo, legitimados por polticas pblicas de desenvolvimento e emancipao social da realidade campesina. Uma proposta de Educao do Campo efetiva em nossa realidade apresenta algumas inovaes numa perspectiva pedaggica. Embora recente, se pode afirmar, que consistem em iniciativas que garantem o direito a educao, pelos cidados brasileiros oriundos da realidade do campo. Para o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, seus desafios perpassam a integrao de saberes e maior distencionamento nas relaes de poder. Para os professores, pensar e agir didtico e pedagogicamente nesta perspectiva vem apresentando uma srie de conflitos, em razo de sua formao docente inicial ser compartimentada que dificulta raciocinar os contedos escolares na perspectiva de integrao de saberes. Neste sentido, o desafio da formao destes professores consiste na mudana de uma racionalidade arcaica, tradicionalista e cartesiana que aponta o conhecimento separado, divididos em reas de conhecimentos, impossibilitada de dilogo concreto. Nossas experincias apontam uma possibilidade para este impasse, um compromisso srio com o percurso formativo e a proposta pedaggica deste programa apontam solues para esta nova perspectiva educativa, que dentre suas aes, visa emancipao dos sujeitos do campo.

necessrio salientar que o avano da proposta na UFPE tem passado pelo aprofundamento do estudo e na preparao dos formadores para atuar numa realidade ainda paradigmtica para a universidade brasileira.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARROYO, Miguel Gonzalez. In: A educao bsica e o movimento social do campo. Por uma Educao do Campo. ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mnica Castagna (org.) Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandez. Ensino de histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2004. BRANDO, Carlos Rodrigues. O que Educao Popular? So Paulo: Brasiliense, 2006. BRASIL. Caderno Pedaggico Percurso Formativo. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade do Ministrio da Educao SECAD/MEC. Braslia: 2008. _______. Educao do Campo: diferenas mudando paradigmas. Cadernos SECAD 2 . Secretria de educao continuada, alfabetizao e diversidade. Braslia: 2007. _______. Projeto Poltico Pedaggico. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade do Ministrio da Educao SECAD/MEC. Braslia: 2008. CARRETERO, MARIO. Construir e ensinar as cincias sociais e a histria. Porto alegre: Artes mdicas, 1997. CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediao pedaggica e formao de conceitos: Uma contribuio de Vygotsky ao Ensino de Geografia. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n.66. p.185-207, maio/agosto, 2005. DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade. So Paulo: Escuta, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. ____________.Conscientizao: Teoria e Prtica da libertao: Uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo: Cortez e Moraes, 1979. LIMA, Mrcia Helena. VLACH, Vnia Rbia. Geografia escolar: relaes e representaes da prtica social. Caminhos da Geografia, Fevereiro, 2002. RAMIREZ, Janett. In: Movimentos sociais: lcus de uma educao para a cidadania. CANDAU, Vera Maria. SACAVINO, Susana (org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. DPea editora, 2000. SACRISTN, Gimeno. PRES GMES, Angel I. Compreender e transformar o ensino. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2007. SOUSA, John Alex. O Ensino de Histria para educao do campo: memria dos movimentos sociais. In: Anais do I Congresso Internacional da Ctedra Unesco de Educao de Jovens e Adultos de 20 a 23 de Julho de 2010. Joo Pessoa: PB, 2010. SOUZA, Joo Francisco de. E a filosofia da Educao: Qu? A reflexo filosfica na Educao. Recife: Bagao, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi