Vous êtes sur la page 1sur 4

Fsica Moderna Fsica Clssica Isaac Newton e Galileu Galilei estabeleceram as bases para o estudo da Fsica.

Eles demosntraram que a verdade deve ser alcanada atravs da lgica e de experincias controladas e no somente atravs do pensamento como acreditavam os gregos e romanos da antiguidade. Quando Newton formulou a suas teorias estava estabelecendo um programa para a Cincia: Determinar as foras que regem o universo e as suas leis. Dvidas Na poca de Newton e aps as suas teorias predominava a idia mecanicista: o universo funcionava de maneira organizada e previsvel, como uma mquina. Se alguma inteligncia pudesse conhecer a posio e a velocidade de todos os corpos e estivesse informada sobre as foras que agem neles, seria capaz de determinar o passado e futuro de qualquer objeto. Porm alguns fatos comearam a abalar a simplicidade e previsibilidade destes pensamentos. Alguns surgiram com o estudo da luz. Afinal o que seria a luz? As experincias comearam a mostrar que hora ela se comportava como partcula, hora como onda. Qual a velocidade da luz? Porque essa velocidade sempre constante? Outras questes surgiram com o estudo da eletricidade e de outras reas. Qual a origem deste fenmeno que tem carga positiva ou negativa? E quanto ao magnetismo? De onde vem? Como explicar as reaes qumicas ou o calor do sol? Algumas dessas questes possuiam respostas e outras s levavam a novas perguntas. Enquanto isso a matmatica desenvolveu novas ferramentas. Avanou o estudo da probablilidade. O estudo da geometria levava a imaginar o espao de maneira inteiramente nova enquanto certas teorias eram extremamente difceis de imaginar. Solues Numa poca em que a cincia mergulhava em profunda crise e as mentes mais talentosas do mundo duvidavam de suas prprias convices, um jovem funcionrio de uma biblioteca suia publica vrias teorias. Em uma delas explica oMovimento Browniano, a misteriosa trajetria de partculas (plem, por exemplo) sobre a gua parada. Em outra, mostra como ocorre o efeito fotoeltrico, a gerao de eletricidade a partir da luz, que varia conforme a sua frequncia. Lana tambm a Teoria da Relatividade,

segundo a qual o tempo e o espao dependem do referencial em que o objeto observado. O Jovem se chamava Albert Einstein, recm-formado na Escola Politcnica de Zurich. Pouco antes, Max Planck havia solucionado o problema da radiao do corpo negro. Um corpo que no reflete luz emite radiao de acordo com sua temperatura. Porm essa radiao no variava conforme previam as teorias clssicas. Para explicar essa contradio, Planck sups que a energia era emitida de maneira quantizada, quer dizer, em quantidades bem definidas, como se fossem pequenos pacotes de energia. Revoluo As teorias do incio do sculo tiveram grande impacto sobre o desenvolvimento da Fsica. A partir delas, chegamos a diversas outras concluses que revolucionaram a Cincia e cujo impacto experiementamos at hoje no desenvolvimento do eletrnica, das telecomunicaes, na medicina e em muitas outras reas. O estudo dessas teorias e suas consequncias denominamos Fisica Moderna. Entre os resultados obtidos com o estudo da Fisica Moderna temos: Matria e Energia so equivalentes A matria pode ser considereda uma grande quantidade de energia organizada. Algumas das provas de que isso verdade so as usinas nucleares e as bombas atmicas que utilizam a energia contida em pequenas quantidades de matria. A frmula proposta por Einstein que demonstra essa equivalncia : E = mc Onde:

E = Energia m = Massa c = Velocidade da Luz

Tempo e Espao dependem do referencial As medidas de tempo e espao no so iguais para todos. Se um observador move-se em velocidade prxima a da luz, o tempo se dilata e o espao se comprime em relao a um outro observador em repouso. Hoje em dia satlites do sistema GPS possuem correo dos seus relgios devido aos efeitos da relatividade.

A Mecnica Quntica Se a energia se propaga de maneira quantizada, a matria e energia so equivalentes e o tempo-espao relativo as teorias de Newton deixam de ser aplicveis a muitos fenmenos, principalmente em corpos muito pequenos como tomos e molculas. A partir da surge a Mecnica Quantica para estudar alguns destes casos. O pricpio da Incerteza de Heisenberg No estudo da Mecnica Quantica descobre-se que quanto maior a preciso para definir a velocidade de uma partcula, menor ser a preciso para identificar sua posio e vice-versa. Isso no se deve a erros de medio: uma lei da natureza. Este , de maneira simplificada, o princpio da incerteza de Heisenberg. Atualmente O maior desafio da Fsica Moderna formular teorias que reunam a Mecnica Quntica e a Relatividade de Einstein, formando uma espcie de "Teoria do Tudo" criando a base para entender todos os fenmenos do Universo. A Fsica deu origem tambm a modificaes radicais em todos os domnios da tcnica. As grandes realizaes da Fsica serviram de base para a reconstruo da energtica, comunicaes, transportes, construo, setores industrial a agrcola. A revoluo na energtica deve-se fundao da energtica atmica. Os recursos de energia contidos no combustvel atmico so consideravelmente superiores aos de combustveis de origem orgnica. A hulha, o petrleo e o gs natural constituem, hoje em dia, matria-prima exclusiva para a chamada grande qumica. Queim-los em grandes quantidades significa causar dano irreparvel a este setor industrial moderno de grande importncia. Portanto, torna-se indispensvel o use do combustvel atmico urnio, trio) para o fornecimento de energia, sendo estas as vantagens fundamentais da energtica atmica em relao aos outros ramos da energtica. As centrais eltricas termonucleares vo resolver, no futuro, todos os problemas que afetam a Humanidade no domnio da energtica. Como j foi salientado, os fundamentos cientficos da energtica atmica e

termonuclear assentam totalmente nas realizaes alcanadas pela Fsica dos ncleos atmicos. A tcnica do futuro deixar de utilizar os materiais naturais para passar a usar materiais sintticos com as propriedades desejadas que garanta trabalho seguro longa durao. Na obteno de tais materiais desempenharo um papel cada vez mais importante os mtodos fsicos de modificao da matria (feixes de eltrons, ons a de laser; campos magnticos de intensidades extraordinariamente grandes; presses e temperaturas elevadssimas; ultra-som, etc.). Os mtodos fsicos de modificao da matria tornaram possvel a obteno de materiais com caractersticas limites e a criao de novos mtodos de trabalho das substncias, modificando radicalmente a tecnologia da produo moderna. O setor industrial e a agricultura vo-se transformando em sistemas de produo complexa a automatizada. A automatizao complexa assenta no emprego da aparelhagem eletrnica de controlo a medio indispensvel. Os fundamentos cientficos dessa aparelhagem e a sua realizao prtica esto organicamente ligadas radioeletrnica, a Fsica dos slidos, a Fsica do ncleo atmico e a outros domnios da Fsica Moderna. A Fsica Moderna tem importncia radical para o desenvolvimento dos computadores. Todas as sries de computadores (tanto assentes no emprego de vlvulas eletrnicas, como as que usam semicondutores a circuitos integrados) existentes at hoje nasceram em laboratrios de fsica. A Fsica Moderna permite o desenvolvimento conseqente da miniaturizao, alcanar uma grande rapidez e o trabalho seguro dos computadores eletrnicos. O use dos lasers a da holografia permitir aperfeioar ainda mais os computadores. No podemos citar aqui todos os aspetos da influncia revolucionria que tem a Fsica Moderna no desenvolvimento de diversos domnios das cincias e tcnicas. No entanto, os exemplos citados so suficientes para nos certificarmos da enorme contribuio da Fsica Moderna para a realizao da revoluo tcnico-cientfica.

Vous aimerez peut-être aussi