Vous êtes sur la page 1sur 8

ENGENHARIA GRUPO VII - ENADE 2005 PADRO DE RESPOSTAS QUESTES DISCURSIVAS

QUESTO - 38
Esperava-se que o estudante, a partir do texto motivador da questo, apresentasse e comentasse duas medidas do tipo estrutural e uma medida do tipo no-estrutural que possam ser implementadas para evitar ou amenizar o problema das enchentes nos grandes centros urbanos, que foram pontuadas de acordo com o critrio abaixo especificado. itens avaliados 1. Apresentao e descrio de medidas do tipo estrutural 2. Apresentao e descrio de medidas do tipo no-estrutural valor 6,0 4,0 0 0 conceito atribudo 1 1 2 2 3 4

Resposta esperada: um dos impactos da ocupao desordenada a ocupao da vrzea de inundao dos rios. Nesse sentido, uma medida do tipo no-estrutural aplicvel o zoneamento que impe diferentes graus de restries ocupao conforme o risco de inundao. Por outro lado, a ocupao desordenada ocasiona impermeabilizao de grandes reas, o que diminui a infiltrao e aumenta o escoamento superficial. Nesse caso, para compensar esses efeitos negativos podem ser implementadas medidas do tipo estrutural, como reservatrios de deteno, estruturas de infiltrao ou percolao.

QUESTO - 39
Esperava-se, nessa questo, que o estudante descrevesse, a partir das informaes fornecidas que, na instalao apresentada, inicialmente, existe uma transformao de energia potencial (ou energia de posio) em energia cintica que ocorre quando a gua ingressa na tomada. Parte desta energia cintica gasta para vencer o atrito dissipando-se na forma de calor. A energia cintica remanescente transferida ao eixo da turbina, que est acoplado ao rotor do gerador. O movimento rotacional do rotor provoca uma variao de campo magntico, gerando assim energia eltrica. Em resumo, a energia potencial disponvel no reservatrio transformada em energia cintica na tomada dgua. A energia cintica se transforma parte em energia calorfica, na tomada de gua, e parte em energia eltrica, no gerador. As converses de energia antes citadas so as principais, mas tambm se observam outras transformaes de menor magnitude na turbina e no gerador uma vez que esses equipamentos apresentam atrito entre seus componentes. Critrios de correo: itens avaliados 1. Processo de converso que ocorre na entrada da tubulao valor 4,0 conceito atribudo 0 1 2

2. Processo de converso que ocorre na tubulao 3. Processo de converso que ocorre na turbina-gerador

2,0 4,0

0 0

1 1

2 2

QUESTO - 40
Nessa questo, esperava-se que o estudante apontasse, a partir do comando da questo, que tipo de equipamento poderia ser utilizado para realizar o levantamento topogrfico da seo transversal de um rio, justificando sua escolha. Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente. a) para rios de pequeno porte, o levantamento pode ser feito com um nvel e uma mira topogrficos, j que, devido pequena profundidade, o operador pode se deslocar por dentro do rio carregando a mira. As distncias podem ser medidas diretamente com uma trena (valor: 4,0 pontos, com conceitos que variaram de 0 a 2); b) no caso dos rios maiores, o levantamento da seo deve ser feito com equipamento embarcado. Nesses casos, pode-se utilizar uma ecossonda ou um ecobatmetro, aliado a um GPS, para determinar a posio do equipamento. Alternativamente, a posio da embarcao pode ser obtida por triangulao, usando dois nveis ou teodolito (valor: 6,0 pontos, com conceitos que variaram de 0 a 2).

QUESTO - 43
Nessa questo, esperava-se que o estudante descrevesse o processo de eutrofizao, contemplando os seguintes aspectos: a) definio de eutrofizao natural, b) Causas da eutrofizao artificial e c) Impactos da eutrofizao em um lago. A resposta do estudante deveria contemplar os aspectos a seguir. a) A eutrofizao um processo que resulta em um aumento de nutrientes essenciais para o fitoplncton (algas) e plantas aquticas superiores, principalmente nitrognio, fsforo, potssio, carbono e ferro (valor: 4,0 pontos, com conceitos que variaram de 0 a 2). b) A eutrofizao natural pode ser agravada pela eutrofizao artificial decorrente do lanamento nos corpos de gua de efluentes domsticos e industriais, assim como de gua resultante de drenagem de reas cultivadas com adubos qumicos (valor: 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). c) Os efeitos da eutrofizao artificial manifestam-se com a quebra do equilbrio ecolgico, pois, nesse caso, passa a haver mais produo de matria orgnica do que o sistema capaz de decompor. As principais alteraes dizem respeito s condies fsico-qumicas do meio (aumento da concentrao de nutrientes, alteraes significativas do pH em curto perodo de tempo, aumento da concentrao de gases) e biolgicas (alteraes na diversidade e na densidade dos organismos) (valor: 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 4).

QUESTO - 44
Nessa questo, esperava-se que o estudante descrevesse o processo de biorremediao (ex situ e/ou in situ) e indicasse as principais caractersticas operacionais de cada um deles. Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente. Ex situ: (valor: 5,0 pontos, com conceitos que variaram de 0 a 3). Landfarming aplicao controlada do solo contaminado na superfcie do solo receptor para maximizar a degradao dos resduos, prevendo-se revolvimento peridico e adio de nutrientes; compostagem modificada similar compostagem de resduos slidos, sem que se atinjam temperaturas elevadas; sistema de tratamento lquido-slido similar ao tratamento em reatores de tratamento de esgotos, maximizando o contato entre contaminantes e microrganismos. In situ: (valor: 5,0 pontos, com conceitos que variaram de 0 a 2). - extrao de vapor e lquidos processo que drena, por meio de bombas, gases e lquidos, e promove tratamento dos mesmos fora do solo; - galerias de infiltrao injeo de oxignio e nutrientes em poos ou galerias de infiltrao, o que provoca a degradao dos contaminantes nas regies mais profundas.

QUESTO - 45
Nessa questo, esperava-se que o estudante, a partir do texto motivador da questo, fosse capaz de estabelecer relaes entre o objetivo do tratamento de esgotos, o nvel e a eficincia do tratamento e o estudo de impacto ambiental no corpo receptor. Para a anlise da questo, houve a diviso em trs itens, pontuados separadamente. Objetivo do tratamento de esgoto (valor 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). Nvel de eficincia do tratamento (valor: 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). Estudo de impacto ambiental no corpo receptor (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 2).

Respostas esperadas: O objetivo do tratamento remover poluentes especficos, de maneira que o lanamento atenda ao que estipulado na legislao e determinado pelo estudo de impacto ambiental. O nvel de tratamento a ser atingido aquele que consegue remover os poluentes especficos determinados pelo objetivo do tratamento, com eficincia adequada para atender aos padres de lanamento especificados no estudo de impacto ambiental. Uma das classificaes existentes tratamento preliminar, primrio, secundrio e tercirio. O estudo de impacto ambiental no corpo receptor procura atender legislao, no que diz respeito qualidade desejada para esse corpo de gua aps o lanamento do esgoto tratado. Desse estudo resulta o nvel de tratamento necessrio para se atingirem esses objetivos.

QUESTO - 48
Nessa questo, esperava-se que o estudante, a partir do texto motivador da questo, fosse capaz de descrever um mtodo apropriado para deposio de estril de mina com potencial de gerao de drenagem cida e o modo de gerenciar a drenagem cida em uma pilha de estril, caso ela ocorra. Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente e o estudante deveria apresentar para cada um deles a resposta correspondente a seguir: a) Selar a pilha de estril com material apropriado, rocha oxidada, carbontica, argila, solo e vegetao, ou uma combinao apropriada destes, de modo a limitar a percolao de gua e ar na pilha (valor: 5,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). b) Instalar drenos nos ps da pilha e/ou poos com bombas, para coleta e tratamento do efluente por meio de processos ativos (usina para neutralizao do pH e precipitao dos complexos metlicos) ou tratamento passivo (sistema de reas alagadas) (valor: 5,0 pontos, com conceitos de 0 a 2).

QUESTO - 49
Nessa questo, esperava-se que o estudante, a partir das informaes contidas no enunciado da questo, fosse capaz de: identificar trs elementos-chave para a definio dos limites finais de uma cava; enumerar, de modo justificado, os efeitos da variao do preo de mercado do produto nos limites da cava; representar, graficamente, as informaes da tabela e o clculo do teor de corte.

Respostas esperadas: a) Relao Estril/Minrio, ngulo geral de talude e teor de corte (valor: 3,0 pontos, com conceito de 0 a 3). b) Preos altos tm o efeito de expandir os limites da cava, ao passo que a queda nos preos contrai a cava (valor: 2,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). c) Teor de corte o ponto onde a receita igual ao custo de produo (excludo o custo de remoo de estril). O teor de cobre em que a receita zero 0,74. O estudante dever elaborar o grfico: Receita x teor; determinar a equao da reta: Receita = 4,3(%Cu) 3,2 e calcular o teor de corte correto (valor: 5,0 pontos, com conceitos de 0 a 4).

QUESTO - 50
Nessa questo, esperava-se que o estudante, a partir do texto motivador da questo, redigisse um texto contemplando os seguintes aspectos: informaes geolgicas;

questes ambientais; a atuao do Departamento Nacional de Produo Mineral.

Respostas esperadas: a) A resposta deveria contemplar a necessidade de investimentos em pesquisa geolgica no Brasil. O Brasil s tem 42% do seu territrio mapeados em escala 1/250 mil e apenas 10% na escala 1/100 mil, o que deixa o Brasil atrs de outros pases do mundo. Considerou-se como correta a resposta que destacou a necessidade de investimentos em pesquisa, mencionou o pouco conhecimento geolgico do pas em termos de mapeamento, bem como apresentou a informao de que a maioria das grandes reservas minerais foi descoberta no final da dcada de 70 (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 3). b) A resposta deveria tratar do aumento das restries ambientais, minerao em terras indgenas e demora no processo de licenciamento (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 3). c) A resposta deveria enfatizar a falta de investimentos do governo federal no rgo em termos de contratao de pessoal e treinamento para agilizar a avaliao dos projetos, limitar reteno de reas nas mos de especuladores e para garantir maior fiscalizao (valor: 2,0 pontos, com conceitos de 0 a 2).

QUESTO - 53
Nessa questo, esperava-se que o estudante, com base na situao hipottica apresentada e a partir das informaes contidas no comando da questo, fosse capaz de: descrever as principais autorizaes governamentais necessrias para a reentrada no poo; descrever o tipo de interveno necessria para a reentrada; descrever os tipos de elevao artificial que podem ser usados nesse tipo de poo.

O estudante deveria apresentar para cada item acima descrito a resposta correspondente a seguir: a) As autorizaes governamentais necessrias so o plano de avaliao da jazida, submetida Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) e o licenciamento ambiental submetido aos rgos governamentais estaduais (valor: 2,0 pontos, com conceitos de 0 a 2). b) Ser necessria a utilizao de uma sonda de perfurao terrestre (SPT) para a revitalizao do poo, reparo na cimentao, troca de tubos, se necessrio, injeo de fluido, pistoneio ou canhoneio e produo de leo (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 4) c) Para esse caso, sem maiores detalhes, podem ser utilizados o bombeio mecnico (BM) ou bomba de cavidade progressiva (BCP) (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 4).

QUESTO - 54
O estudante, com base no texto motivador da questo, deveria ser capaz de descrever as operaes normais desenvolvidas durante a perfurao de um poo e as operaes especiais essenciais, caso houvesse a necessidade de controle das presses normais ou de coleta de amostras na superfcie. Respostas esperadas: a) So as operaes: alargamento e rapassamento de furos; conexo, manobra e

circulao, revestimento, cimentao, perfilagem de um poo de petrleo e movimentao da sonda (valor: 2,50 pontos, com conceitos de 0 a 3). b) As operaes especiais so: controle de presses normais e anormais do poo e

coleta de testemunhos (amostras de materiais de sub-superfcie) (valor 5,00 pontos, com conceitos de 0 a 2). c) Os tipos de completao so: quanto ao posicionamento da cabea do poo, quanto

ao revestimento de produo e quanto ao nmero de zonas explotadas (valor: 2,50 pontos, com conceitos de 0 a 2).

QUESTO - 55
Nessa questo esperava-se que o estudante, com base no texto motivador, redigisse um texto explicando o significado de: RGO (valor: 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 3); RAO (valor: 3,0 pontos, com conceitos de 0 a 3); BSW (valor: 4,0 pontos, com conceitos de 0 a 4).

Respostas esperadas: a) RGO Razo Gs leo a relao entre a vazo de gs e a vazo do leo, ambas medidas nas condies de superfcie. b) Razo gua leo a relao entre a vazo de gua e a vazo de leo, ambas medidas nas condies de superfcie. c) BSW Basic Sediment Water o quociente entre a vazo de gua mais os sedimentos que esto sendo produzidos e a vazo total de lquidos e sedimentos.

QUESTO - 58
Nessa questo esperava-se que o estudante, com base no texto motivador, apresentasse as questes que devem ser consideradas na tomada de decises durante o planejamento de implantao de uma serraria. Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente, conforme tabela a seguir. itens avaliados a) espcies de matria-prima utilizadas valor 2,50 conceito atribudo 0 1 2

Mercado interno/externo

2,50 2,00 1,50 1,50

0 0 0 0

1 1 1 1

2 2

b) Mo-de-obra disponvel Transporte de madeira Vias de comunicao

Resposta esperada: a) O fornecimento de matria-prima um fator importante, uma vez que todas as decises quanto instalao dependem dessa informao. H necessidade, portanto, de se saber: onde se encontra essa fonte; qual o volume de madeira disponvel; quais as espcies inventariadas; a que distncia essa fonte est em relao aos centros consumidores; se a serraria pode ser instalada prxima ao mercado consumidor ou prxima floresta (em ambos os casos toda a logstica de instalao e transporte da madeira deve ser considerada). b) A disponibilidade de mo-de-obra prxima ao local de instalao, de vias de transporte e de comunicao so tambm informaes importantes que vo subsidiar as tomadas de decises. Se, no local de instalao, j existem outras empresas madeireiras que j utilizam da mo-de-obra disponvel, indispensvel fazer um levantamento quanto concorrncia da serraria com essas empresas pela mo-de-obra e tambm quanto ao estado de conservao das estradas de acesso.

QUESTO - 59
Nessa questo, esperava-se que o estudante abordasse a questo a auto-suficincia em energia eltrica no mbito das empresas florestais, considerando as atividades de produo de celulose e o processamento de madeira em serraria. Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente, conforme tabela a seguir. itens avaliados a) Tipos de resduo e forma de utilizao Formas de transporte do resduo valor 2,50 2,50 2,50 2,50 conceito atribudo 0 0 0 0 1 1 1 1 2 2 2

b) Converso do resduo em energia Uso de termoeletricidade

Respostas esperadas: a) Hoje em dia as fbricas de polpa celulsica tm na termeletricidade uma fonte

renovvel de produo de energia eltrica. Para isso, utiliza-se da combusto da galhada e ponta das rvores, picando e transportando esse material para a empresa; e a outra fonte o licor negro proveniente do processo de fabricao da polpa celulsica, que, por ser rico em lignina, tratado e queimado em caldeiras gerando vapor dgua e energia eltrica. b) No processamento de toras, h a produo de resduos na forma de serragem e

pedaos. Quanto menor o rendimento da serraria, maior a produo de resduos, que pode

chegar, no caso das serrarias do norte do Pas, a 60% da tora. O resduo gerado no processo, com raras excees, como em alguns casos em que so utilizados para a confeco de pequenos objetos, como cabo de ferramenta, descartado, tornando-se um grande problema para a serraria. Esse resduo pode ser utilizado em um processo termoeltrico e produzir energia eltrica, suprindo as necessidades da prpria serraria.

QUESTO - 60
Para a anlise da questo, houve a diviso em dois itens, pontuados separadamente, conforme tabela a seguir. Itens avaliados a) Caractersticas recomendveis na produo de energia (anatmicas, fsicas, qumicas e mecnicas / interao entre caractersticas). b) Caractersticas recomendveis na produo de painis (anatmicas, fsicas, qumicas e mecnicas / interao entre caractersticas). c) Caractersticas recomendveis na fabricao de estruturas (anatmicas, fsicas, qumicas e mecnicas / interao entre caractersticas). 3,50 0 1 2 3 3,50 0 1 2 3 3,00 0 1 2 3 Valor Conceito atribudo

Respostas esperadas: a) Para produzir energia na forma direta (combusto) ou na forma indireta transformada

(p.e. em carvo), a madeira deve ter mais fibras com parede celular mais espessa e rica em lignina e extrativos. Com fibras de parede celular espessa, a massa especfica ser maior, o que implica maior quantidade de calor gerado por unidade de volume. Outro fator importante o teor de lignina e de extrativos, que dever ser maior, pois esses se relacionam diretamente com o poder calorfico. b) Na produo de painis de partculas, quanto maior a quantidade de fibras de parede

espessa, maior a densidade e maior ser o grau de dificuldade de transformar esta madeira em cavacos. Por outro lado, maior densidade da madeira implica menor densidade do painel de partculas, uma vez que haver uma maior dificuldade do contato partcula-partcula. c) Na fabricao de estruturas, importante que a madeira tenha caractersticas

mecnicas favorveis. Assim, madeiras de folhosas, por exemplo, com maior quantidade de fibras, implicaro maiores massas especficas e, portanto, maiores resistncias mecnicas.

Vous aimerez peut-être aussi