Vous êtes sur la page 1sur 25

www.kol-shofar.

org

Vtor Quinta Janeiro-Maro 2011

ndice
1 Parte 1. Introduo 2. Quem era Este Homem (Yeshua ben Yosef) que veio da parte do Pai? 2 Parte 3. Quem Aquele Rei vindouro (Yeshua ben David)? 4. Eu e O Pai somos UM (Echad) 5. O Messias Yeshua YHWH na carne 25 28 39 9 2

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

www.kol-shofar.org

1.

Quem Aquele Rei vindouro (Yeshua ben David)?

Aquele que veio primeiro como servo sofredor e Se entregou para nossa salvao, O mesmo que h-de vir, mas desta vez com toda a glria, majestade e poder prprio do Senhor dos cus: O Elohim de toda a Terra como j apontmos em Isaas 54:5. Ele vir com milhares de milhares (mirades/sobre nuvens deles) dos Seus anjos, a Sua corte celestial, para, de uma vez por todas, estar entre as Suas criaturas e com elas habitar eternamente, quer no Seu reino milenar quer depois, quando a nova Terra e novo cu forem criados, onde habitar a Sua justia para sempre, entre um povo fiel e grato pela sua salvao. O Seu governo ser um governo de justia, temor e paz sem fim, porque no se far mal algum no Monte da Sua santidade. Nesse tempo O Nome de YHWH ser santificado na terra como o nos cus. Dele e do Seu poder eterno e majestoso j David falava referindo-se ao Cordeiro de Elohim, Adonai Yeshua, chamando-O de Deus: Salmo 45:6-7, 11, 17 O teu trono, Deus, eterno e perptuo; o ceptro do teu reino um ceptro de equidade. Tu amas a justia [a Tua Lei/Tor] e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com leo de alegria mais do que a teus companheiros Ento o rei se afeioar da tua formosura, pois ele teu Senhor; adora-o Farei lembrado o teu nome [Yeshua/YHWH] de gerao em gerao; por isso os povos te louvaro eternamente. Como que temos a certeza que David se referia a Yeshua, O Verbo divino, Aquele que haveria de vir, e no ao Pai celestial? Basta lermos a seguinte passagem para adquirirmos essa certeza: Hebreus 1:8-10 Mas, do Filho, diz: Deus, o teu trono subsiste pelos sculos dos sculos; ceptro de equidade o ceptro do teu reino. Amaste a justia e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com leo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor [Yeshua], no princpio fundaste a terra, e os cus so obra de tuas mos. Deste Verbo (que se fez carne e habitou entre ns) nos falado em Salmos como O Criador de tudo o que existe, confirmando o nosso entendimento da existncia de UM NICO ELOHIM Criador e sustentador de tudo o que foi criado por Ele, como nos dito em Joo 1:1 em diante. O salmo seguinte confirma este entendimento: Salmo 102:25-28 Desde a antiguidade fundaste a terra, e os cus so obra das tuas mos [O Verbo divino/Adonai Yeshua]. Eles perecero, mas tu permanecers; todos eles se envelhecero como um vestido; como roupa os mudars, e ficaro mudados. Porm tu s o mesmo, e os teus anos nunca tero fim. Os filhos dos teus servos continuaro, e a sua semente ficar firmada perante ti..

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

26

www.kol-shofar.org

Este Elohim Criador simultaneamente Salvador e Juiz, O Rei que ns esperamos, O Deus de toda a terra: Zacarias 14:9 E YHWH ser rei sobre toda a terra; naquele dia um ser YHWH, e um ser o seu nome. Glria pois a Ele eternamente! Mesmo no Seu governo de mil anos, Yeshua, O Homem glorificado (O Primeiro entre muitos) reinar sobre todas as naes da Terra Salmo 22:28; 47:7-8; 67:4; 72:11, 17; Isaas 2:2-3. Quando esse perodo tiver acabado e os Seus inimigos tiverem sido derrotados e aniquilados, ento, Ele entregar ao Pai YHWH um povo aperfeioado, apto para herdar e viver nos novos cus e nova terra onde habita a Justia. Quando Yeshua reinar durante mil anos: Zacarias 8:20-23 Assim diz YHWH dos Exrcitos: Ainda suceder que viro os povos e os habitantes de muitas cidades. E os habitantes de uma cidade iro outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor de YHWH, e buscar YHWH dos Exrcitos; eu tambm irei. Assim viro muitos povos e poderosas naes, a buscar em Jerusalm a YHWH dos Exrcitos, e a suplicar o favor de YHWH. Assim diz YHWH dos Exrcitos: Naquele dia suceder que pegaro dez homens, de todas as lnguas das naes, pegaro, sim, na orla das vestes de um judeu [os tzitzit/franjas], dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus est convosco. Onde? No Monte Sio/Jerusalm, no Templo renovado o terceiro Templo, como j estava profetizado em Gnesis 49:10. Atravs das vrias parbolas que Yeshua nos deixou, podemos ver que Ele Aquele que se ausentou do que era Seu (a Sua ausncia de dois dias/dois mil anos como nos dito em Oseias 6:1-2) mas que voltar como O Todo-Poderoso para pedir contas aos Seus servos leia-se a parbola que est em Mateus 25:14-19 em diante, para entendermos que Ele O Senhor que deu vrios talentos aos Seus servos e depois se ausentou. Ele confirmou que iria estar ausente em Mateus 23:39. Na Sua volta Ele ir pedir contas a cada um desses servos ler sobre a parbola dos talentos. Esses servos somos ns. Sejamos pois diligentes na Sua obra, pois teremos de Lhe prestar contas. Este O ELOHIM NICO, simultaneamente Criador e Salvador, Pai e Filho, como nos ensinado em: Salmo 118:25 Salva-nos, agora, te pedimos, YHWH; YHWH te pedimos, prospera-nos.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

27

www.kol-shofar.org
Isaas 25:8-9 Aniquilar a morte para sempre, e assim enxugar o Senhor YHWH as lgrimas de todos os rostos, e tirar o oprbrio do seu povo de toda a terra; porque YHWH o disse. E naquele dia se dir: Eis que este o nosso Deus, a quem aguardvamos, e ele nos salvar; este YHWH, a quem aguardvamos; na sua salvao gozaremos e nos alegraremos. Quem que pode receber o esprito do homem seno O prprio Elohim dos cus, O Deus Criador? No entanto, vemos que, na hora de render o seu esprito, Estevo invoca a Adonai Yeshua para que receba o seu esprito, i.e. a sua vida: Actos 7:59 E apedrejaram a Estvo que em invocao dizia: Senhor Jesus [Yeshua j glorificado nos cus], recebe o meu esprito. Para bem compreendermos o que aqui nos revelado, voltamos a lembrar as palavras de Paulo em: 1.Timteo 3:16 E, sem dvida alguma, grande o mistrio da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Esprito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glria. Este Rei vindouro tem estas palavras profticas atravs de: Isaas 45:22-23 Olhai para mim, e sereis salvos, vs, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e no h outro. Por mim mesmo tenho jurado, j saiu da minha boca a palavra de justia, e no tornar atrs; que diante de mim se dobrar todo o joelho, e por mim jurar toda a lngua. Quem Aquele perante O Qual se dobrar todo o joelho? Adonai Yeshua - ler: Romanos 14:11; Filipenses 2:10para que ao Nome de Yeshua se dobre todo o joelho. Este Cordeiro de YHWH, glorificado e assentado destra da Majestade nos cus, O nico que tem poder para quebrar os selos dos rolos que apontam os terrveis acontecimentos profticos dos dias do fim, i.e. os dias que ho-de anteceder a Sua vinda gloriosa como Rei e Deus de toda a Terra. Apocalipse 4:11-5:1-3, 5 Digno s, Senhor, de receber glria, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade so e foram criadas. E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ningum no cu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele E disse-me um dos ancios: No chores; eis aqui o Leo da tribo de Jud, a raiz de David, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

28

www.kol-shofar.org
Eu e O Pai somos UM (Echad ou Yashid)

2.

No captulo 2 acima j tivemos oportunidade de desenvolver e explicar os conceitos hebraicos das palavras Echad e Yashid, pelo que nos dispensamos de as repetir nesta parte do trabalho. Lembremos somente que esto associados palavra hebraica Shema e significam: unidade composta. Vamos ento procurar entender o contexto das palavras de Yeshua abaixo, retendo o significado j explicado de Deuteronmio 6:4 (vide: Marcos 12:28-30): Joo 10:27-31 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca ho-de perecer, e ningum as arrebatar da minha mo. Meu Pai, que mas deu, maior do que todos; e ningum pode arrebat-las da mo de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram ento outra vez em pedras para o apedrejar. Que maravilha de entendimento. Vejamos ainda as palavras do apstolo: Joo 1:18 Deus nunca foi visto por algum. O Filho unignito, que est no seio do Pai, esse o revelou. Ou seja: Yeshua no O Pai (pois Ele era homem, servo do Elohim Altssimo), mas UM com O Pai YHWH de uma forma nica que no encontra paralelo espiritual em qualquer outra figura que conheamos por isso foi um mistrio que esteve oculto durante sculos. Se O Pai Elohim YHWH, poder O Filho do Altssimo (que reclama unidade composta com O Pai Echad) ser menos que divino? Os Judeus que O ouviram imediatamente compreenderam que Yeshua, homem, reclamava ser parte da Divindade, o que podemos comprovar pelas palavras dos Judeus que isto ouviram, em Joo 10:31-33. Aquele pronunciamento feito pelo homem Yeshua, O Messias, produziu naquele momento, uma reaco imediata por parte dos judeus que buscaram mat-Lo logo ali, por terem considerado que Yeshua blasfemara. A questo levantada pelos judeus: Joo 8:51-53 Em verdade, em verdade vos digo que, se algum guardar a minha palavra [Lei/Tor], nunca ver a morte. Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demnio. Morreu Abrao e os profetas; e tu dizes: Se algum guardar a minha palavra, nunca provar a morte. s tu maior do que o nosso pai Abrao, que morreu? E tambm os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?. Os judeus e escribas ouviram estas palavras de vida e no as compreenderam, tal como muitos ainda hoje continuam a descrer nas palavras de Yeshua. YHWH que estava em Yeshua Quem depois lhes respondeu dizendo:

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

29

www.kol-shofar.org
Joo 8:56-58 Abrao, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda no tens cinquenta anos, e viste Abrao? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou. Este Eu Sou era YHWH a falar, O Mesmo que estava em Yeshua. Sim. Este YHWH era O Mesmo que falou com Abrao na forma de O Anjo de YHWH, Esse que falava com autoridade plena: Gnesis 18:1, 13. E agora coloca-se a grande questo: Se Yeshua no era YHWH na carne, ento, de acordo com a Lei/Tor, Ele deveria ter sido morto pedrada quando Se afirmou como O Messias/O Ungido h muito esperado. Como escapou? Resposta: porque ainda no tinha chegado a hora do Seu sacrifcio como Cordeiro da Pscoa. Este um tema que tem estado na origem de muitas divergncias entre os estudantes da Palavra ao longo dos tempos. Porm, no h razo para tal, pois devemos entender, como j o fizemos at aqui que O Elohim Criador, Adonai YHWH, veio em carne na manifestao de uma parte de Si Mesmo (O chamado Brao do Senhor Isaas 53:1; Joo 12:38). Isto tornou-se uma realidade para o mundo (alguns somente) quando O Verbo se fez carne e habitou entre ns na figura humana do Filho, Yeshua, como nos ensinado em Joo, cap.1. Sim. YHWH na carne (Yeshua) era uma emanao do prprio Pai! Pois quem teria condies de remir o homem terreno seno O prprio YHWH, O Criador? Reparemos nas profecias antigas que nos falam desta condio mpar: Provrbios 30:4-5 Quem subiu ao cu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as guas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual o seu nome? E qual o nome de seu filho, se que o sabes? Toda a Palavra de Deus pura; escudo para os que confiam nele. A Palavra de Deus no nos aponta O Deus Pai e O Deus Filho; no nos fala de deuses, mas de Um nico Elohim, Criador, Sustentador e Salvador, como nos ensinado em mltiplas passagens da Bblia Sagrada, tais como: Joo 3:13 Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do homem, que est no cu. Efsios 4:10 Aquele que desceu tambm o mesmo que subiu acima de todos os cus, para cumprir todas as coisas. Ora se Este que desceu e depois subiu para junto do Pai (de onde tinha sado), era O Verbo divino por Quem todas as coisas foram criadas e so sustentadas, pois por Ele e para Ele so todas as coisas, tanto as visveis como as invisveis.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

30

www.kol-shofar.org

Este mesmo Verbo Criador foi O que esteve com Israel na sada do Egipto e foi Aquele que Se manifestou a Job e Se revelou como O Autor de toda a criao ler: Job 38:4-41 e que inspirou as palavras do salmista em Salmo 104:2-35 e dos profetas: Isaas 40:1231. Como seguidores de Yeshua, O Filho do Altssimo, ainda no compreendemos que adoramos a UM S ELOHIM, Criador, Pai e Salvador? Quando chega a hora de devermos reconhecer a divindade e glorificar Aquele que veio at ns como Homem, na carne, ainda hesitamos? Mesmo quando essa revelao nos dada ao longo de toda a Palavra, desde tempos imemoriais, e tambm confirmada pelos discpulos de Yeshua como o apstolo Joo? Vejamos as palavras deste servo em: 1.Joo 2:12-14 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos so perdoados os pecados [E s YHWH tem poder de perdoar pecados]. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes Aquele que desde o princpio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque j conhecestes aquele que desde o princpio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus est em vs, e j vencestes o maligno. Meditemos nas partes sublinhadas e compreendamos que Joo nos falava Daquele YHWH, Criador e Salvador (Isaas 54:5)que Se manifestou em carne (Yeshua), esse Brao/Verbo que saiu do Pai YHWH e que voltou para O Pai, tornando-se no Homem Novo, como o primeiro entre muitos irmos resgatados pelo Seu sangue. Sim. O homem terreno Yeshua no era O Criador, mas, como j vimos, a plenitude da divindade de YHWH manifestou-se no Filho, em carne. Sim. No homem Yeshua manifestou-se O Brao/Verbo de YHWH. Como j vimos igualmente, Yeshua, o homem, aniquilou-se de tal forma que quase no transparece e o seu nome acaba por ser usado indistintamente para designar O Verbo que nele estava. Vejamos as palavras de Paulo na carta aos Efsios: Efsios 4:5-6 Um s Senhor, uma s f, um s baptismo; Um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, e por todos e em todos vs. Paulo volta a falar Daquele que veio e Se entregou por ns usando estas palavras: Efsios 5:1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. De Quem que Paulo falava quando escreveu estas palavras? Falava do Pai celestial, invisvel, que estava/est nos cus e ao Qual nenhum homem viu nem pode imitar porque nunca O viu? Ou falava Daquele Elohim YHWH/O Verbo em Yeshua, que veio at ns como homem, e que os homens viram e podiam imitar? Certamente era este e no O Pai YHWH invisvel.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

31

www.kol-shofar.org
Este Adonai YHWH em Yeshua muitas vezes chamado de A Rocha, tanto nas Escrituras como nos escritos apostlicos, apontando sempre para Yeshua, O Filho do Elohim Altssimo. Ao lermos as Escrituras ficamos a saber que esta Rocha O Eterno Adonai YHWH que veio na forma de Filho do Altssimo: Deuteronmio 32:3-4 Porque apregoarei o nome de YHWH; engrandecei a nosso Deus. Ele a Rocha, cuja obra perfeita [porque Ele O Verbo que criou todas as coisas], porque todos os seus caminhos justos so; Deus a verdade, e no h nele injustia; justo e recto . Ora Este Yeshua intitulou-se como O Caminho, A Verdade e A Vida. Ele, Yeshu a, O Po que desceu dos cus, como nos referido em Joo 6:41. Quando Yeshua responde a Satans quando jejuou no deserto durante 40 dias e 40 noites, que respondeu O Santo de Israel ao tentador? Mateus 4:7b No tentars o Senhor teu Deus!!! Na revelao (Apocalipse) de Yeshua, O Messias, so-nos ensinadas as seguintes palavras do Eterno: Apocalipse 4:8b, 11 Santo, Santo, Santo, o Senhor Deus, o TodoPoderoso, que era, e que , e que h de vir... Digno s, Senhor, de receber glria, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade so e foram criadas. Ora pergunta-se: Quem Aquele que h-de vir seno Yeshua na qualidade de Rei Eterno e de Sumo-Sacerdote pela ordem de Melquisedeque? E Quem que criou todas as coisas seno O Verbo (Elohim Eterno), Criador e Salvador? Relembremos as palavras de Yeshua (na qualidade de Homem): Eu e O Pai somos UM, definitivamente UM S ELOHIM, Criador, Salvador e Justo Juiz. No mesmo Apocalipse Ele assegura aos que se ho-de salvar pela fora do Seu poder e do Seu sacrifcio: Apocalipse 21:7, 22:13 Quem vencer, herdar todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele ser meu filhoEu sou o Alfa [hebraico: Alef] e o Omega [hebraico: Tav], o princpio e o fim, o primeiro e o derradeiro. No existe nenhum outro Elohim ao Qual devamos servir seno a Este Elohim Eterno, Adonai YHWH manifesto em Yeshua, que veio at ns em carne. Fora Dele no h salvao e nenhum outro nome foi dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos, a no ser pelo Seu Santo e Eterno Nome: YHWH revelado em Yeshua, que se entregou por ns. Entendamos tudo o que a Sua Palavra nos transmite, pois desse entendimento e aceitao depende a nossa salvaoou a nossa perdio. Se no crermos que ELE tudo em todos, morreremos nos nossos pecados.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

32

www.kol-shofar.org

O Mesmo Elohim manifesta-Se, ainda hoje, atravs da boca dos Seus profetas, como: Isaas 42:8 Eu sou YHWH; este o meu nome; a minha glria, pois, a outrem no darei, nem o meu louvor s imagens de escultura. Sim, Ele e s Ele mesmo O nico Elohim que nos igualmente revelado pelos profetas na Sua Palavra Ele manifestou-Se ao homem desta maneira: xodo 3:13-15 Ento disse Moiss a Deus [YHWH]: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vs; e eles me disserem: Qual o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moiss: EU SOU O QUE SOU [YHWH]. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vs. E Deus disse mais a Moiss: Assim dirs aos filhos de Israel: YHWH Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, e o Deus de Jac, me enviou a vs; este meu nome eternamente, e este meu memorial de gerao em gerao. xodo 6:3a E eu [YHWH] apareci a Abrao, a Isaque, e a Jacob, como o Deus Todo-Poderoso [El Shaddai]. xodo 34:5-7 E YHWH desceu numa nuvem e se ps ali junto a ele [Moiss]; e ele proclamou o nome de YHWH. Passando, pois, YHWH perante ele, clamou: YHWH, YHWH Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficncia e verdade; que guarda a beneficncia em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgresso e o pecado; que ao culpado no tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos at terceira e quarta gerao. Quando Jacob pede a YHWH que lhe revele O Seu Nome, qual foi a resposta do Santo de Israel? Gnesis 32:29 E Jac lhe perguntou, e disse: D-me, peo-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abenoou-o ali. O mesmo se passou com Mano, o pai de Sanso: Juzes 13:18 E o Anjo de YHWH lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que maravilhoso? Onde encontraremos a resposta para esta questo? Quem era Este Anjo de YHWH, seno Aquele cujo Nome era Maravilhoso e que nos assinalado como Yeshua, O Salvador de Israel, na profecia de Isaas 9:6?

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

33

www.kol-shofar.org
Aquele que seria chamado de Maravilhoso: Porque um menino nos nasceu [Yeshua], um filho se nos deu, e o principado est sobre os seus ombros, e se chamar o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz. Eis a simples resposta na prpria Palavra do Altssimo. Comprovemos este entendimento em: Isaas 63:7-8 As benignidades de YHWH mencionarei, e os muitos louvores de YHWH, conforme tudo quanto YHWH nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericrdias, e segundo a multido das suas benignidades. Porque dizia: Certamente eles so meu povo, filhos que no mentiro; assim ele se fez o seu Salvador. Isaas 43:11-12 Eu, eu sou YHWH, e fora de mim no h Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho no houve entre vs, pois vs sois as minhas testemunhas, diz YHWH; eu sou Deus. Este O nico e grandioso Elohim de Israel, Aquele que se fez seu Salvador, em Quem esperamos a salvao tambm, como os profetas nos ensinam: Isaas 12:2-3 Eis que Deus [Elohim] a minha salvao [em hebraico, Yeshua significa salvao]; nele confiarei, e no temerei, porque YHWH DEUS a minha fora e o meu cntico, e se tornou a minha salvao. E vs com alegria tirareis guas das fontes da salvao. Isaas 44:6 Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exrcitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ltimo, e fora de mim no h Deus. S servimos a UM S ELOHIM, Adonai YHWH que se manifestou em Yeshua. Alguma dvida? Isaas 46:9-10 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e no h outro Deus, no h outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princpio, e desde a antiguidade as coisas que ainda no sucederam; que digo: O meu conselho ser firme, e farei toda a minha vontade. Estas mesmas palavras disse-as YHWH atravs do que Moiss nos deixou escrito em: Deuteronmio 32:39-40 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus h alm de mim; eu mato, e eu fao viver; eu firo, e eu saro, e ningum h que escape da minha mo. Porque levantarei a minha mo aos cus, e direi: Eu vivo para sempre.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

34

www.kol-shofar.org
Este Mesmo Elohim YHWH a minha salvao [Yeshua]!!!! Reparem bem: quem que nos diz que YHWH DEUS (O Todo-Poderoso) se tornou a minha salvao seno O brao de YHWH Yeshua? Quem que anunciou que rios de gua viva correro do nosso ventre, seno Yeshua? (Joo 7:38). Este YHWH O Eterno, O Ancio de dias de que nos fala Daniel: Daniel 7:9 Eu continuei olhando, at que foram postos uns tronos, e um ancio de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabea como a pura l; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Esta viso dada a Daniel (o homem mui amado por YHWH) mostra-nos O Ancio de dias, Aquele que nos revelado com as mesmas caractersticas em Apocalipse 1:14; 2:18; 19:12. Continuemos com o que nos diz tambm o profeta em: Isaas 48:17 Assim diz YHWH, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou YHWH teu Deus, que te ensina o que til, e te guia pelo caminho em que deves andar. Isaas 44:6 Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exrcitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ltimo, e fora de mim no h Deus. E Quem Aquele que Se proclama como O primeiro e O derradeiro ou O primeiro e O ltimo, seno Yeshua O Rei vindouro, O Elohim YHWH de toda a Terra? Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa [Alef] e o Omega [Tav], o princpio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e o Omega, o princpio e o fim, diz o Senhor, que , e que era, e que h de vir, o Todo-Poderoso. Relembremos o que j antes assinalmos a respeito de MarYAHYeshua era YHWH na carne, Adonai YAH na carne (no aramaico: MarYAH, Senhor YAH). Na Sua revelao (Apocalipse) as palavras de Yeshua so muito claras, uma vez que, todos o sabemos, s houve UM que veio (Yeshua, O Messias sofredor, YHWH na carne) e Esse O Mesmo que h-de vir em breve como Rei Eterno, Aquele que Se intitula como O Todo-Poderoso. Mas, tudo isto estava h muito anunciado pelas palavras do Todo-Poderoso pela boca do Seu profeta:

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

35

www.kol-shofar.org
Isaas 48:12-13 D-me ouvidos, Jacob, e tu, Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu tambm o ltimo. Tambm a minha mo fundou a terra, e a minha destra mediu os cus a palmos; eu os chamarei, e aparecero juntos. Dvidas? Isaas e Joo/Yeshua falam-nos do Elohim nico, Adonai YHWH, que simultaneamente Criador e Redentor/Salvador eterno, que como j demonstrmos ao longo deste trabalho, YHWH na carne (Yeshua), O que veio e que h-de vir de novo!!! 1.Joo 4:2-3 Nisto conhecereis o Esprito de Deus: Todo o esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus; e todo o esprito que no confessa que Jesus Cristo veio em carne no de Deus; mas este o esprito do anticristo, do qual j ouvistes que h de vir, e eis que j est no mundo. A Bblia Sagrada continua a revelar-nos a existncia de UM NICO ELOHIM, que se revelou ao homem de muitas e variadas formas e, nos ltimos dias, pelo Filho: Isaas 44:24 Assim diz YHWH, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou YHWH que fao tudo, que sozinho estendo os cus, e espraio a terra por mim mesmo. Isaas 45:15, 18, 21 Verdadeiramente tu s o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador Porque assim diz YHWH que tem criado os cus, o Deus que formou a terra, e a fez [Aquele YHWH que veio como Yeshua, YHWH na carne ler Joo 1:3; Efsios 3:9; Colossenses 1:16-17]; ele a confirmou, no a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou YHWH e no h outroAnunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde ento o anunciou? Porventura no sou eu, YHWH? Pois no h outro Deus seno eu; Deus justo e Salvador no h alm de mim. Tomemos ateno: Deus justo e Salvador no h alm de mim. Vemos assim que Ele Deus YHWH e Salvador (Yeshua). Como Pai (YHWH) em toda a Sua plenitude e grandeza espiritual/celestial, ao Qual nenhum homem pode vere simultaneamente Salvador, na forma do Filho, na carne. O que que o apstolo Joo nos tem a dizer tambm a este respeito? Vejamos: 1.Joo 2:22-23 Quem o mentiroso, seno aquele que nega que Jesus o Cristo? o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, tambm no tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem tambm o Pai.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

36

www.kol-shofar.org

Assim, todos os que negam que YHWH veio na carne, fazem-se mentirosos e contrrios ao Filho do Altssimo. Vejamos o que no nos lcito entender com as ms tradues (ou tradues tendenciosas) como a de Joo Ferreira de Almeida; por isso devemos repor a Verdade com base nos textos aramaicos a Peshitta aramaica: 1.Corntios 12:3, 5 Portanto, vos quero fazer compreender que ningum que fala pelo Esprito de Deus diz: Jesus [Yeshua] antema, e ningum pode dizer que Jesus [Yeshua] o Senhor [Mar-YAH], seno pelo Esprito Santo E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. Proclamemos de novo: YESHUA YHWH na carne! Ele O Juiz que h-de vir e O Rei vindouro e Sumo-Sacerdote, O Elohim Eterno! Muitos que anunciam a um certo Jesus Cristo andam cegos e s ensinam a mentira. Quem Aquele que vir nos dias do fim para pr termo loucura satnica de destruio dos seres humanos, quando em plena Guerra do Armagedo, toda a humanidade estar beira do aniquilamento total? Este O Rei vindouro, Yeshua, que na Sua segunda vinda vir para salvar os fiis e castigar os rebeldes e insubmissos. Isaas 13:6-9 Clamai, pois, o dia de YHWH est perto; vem do TodoPoderoso como assolao. Portanto, todas as mos se debilitaro, e o corao de todos os homens se desanimar. E assombrar-se-o, e apoderar-se-o deles dores e ais, e se angustiaro, como a mulher com dores de parto; cada um se espantar do seu prximo; os seus rostos sero rostos flamejantes. Eis que vem o dia de YHWH, horrendo, com furor e ira ardente, para pr a terra em assolao, e dela destruir os pecadores. Referindo-se aos dias da angstia de Jacob/Israel, que ho-de preceder em 3,5 anos (na segunda metade da 70 semana de Daniel 9:27), a vinda gloriosa de Yeshua, O Rei, Ele mesmo nos disse que se aqueles dias no fossem abreviados nenhuma carne se salvaria. Mas, por amor dos escolhidos, aqueles dias sero abreviados. Aquele que esperamos, como O Leo da Tribo de Jud e como Sumo-Sacerdote, por fim maldade que hoje reina no corao/mente dos homens. Jeremias 23:6 Nos seus dias Jud ser salvo, e Israel habitar seguro; e este ser o seu nome, com o qual Deus o chamar: YHWH JUSTIA NOSSA. Este Rei O que vir para reinar eternamente conforme nos profetizou Daniel: o Seu reino no ter fim! Sabemos que Este Rei O mesmo que ser chamado de O Deus de toda a terra Isaas 54:5; Jeremias 32:27; 1.Pedro 5:10.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

37

www.kol-shofar.org
O Monte Sio, ou O Monte da Minha santidade no mais que o governo de Yeshua, como Rei e Sumo-Sacerdote que ser implantado durante mil anos e no qual a regra de conduta dos povos/naes ser a Sua Lei/Tor escrita nos coraes/mentes dos homens, centrado em Jerusalm (Monte Moriah). Quando Ele vier com todo o poder e glria, Ele destruir toda a falsidade e governos inquos que esto no mundo, a hierarquia da Besta. O profeta falou-nos desta falsa religiosidade em nome de um Jesus que no Yeshua, O Messias: Daniel 7:25-26 E proferir palavras contra o Altssimo, e destruir os santos do Altssimo, e cuidar em mudar os tempos e a lei; e eles sero entregues na sua mo, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Mas o juzo ser estabelecido, e eles tiraro o seu domnio, para o destruir e para o desfazer at ao fim. Esta Babilnia espiritual ser eliminada para sempre. Todos os que se revelam como anti-Messias, no tm temor do nico Soberano, O Elohim YHWH e rejeitam a Sua Lei/Tor (anomia, sem Lei/Tor). No podemos ser como os demais que ignoram a Verdade do Santo de Israel e a torcem a seu belo prazer. Estes sero severamente castigados. A falsa religiosidade do cristianismo dos nossos dias impera no mundo. Porm, -lhes dada uma sria advertncia em: Apocalipse 3:15-17 Conheo as tuas obras, que nem s frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque s morno, e no s frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e no sabes que s um desgraado, e miservel, e pobre, e cego, e nu. Nunca deveremos entender que a verdade de YHWH e do Seu Messias Yeshua se confunde com uma qualquer forma de religio, mas sim como o nico e verdadeiro governo que vir a ser implantado em toda a Terra, aps o aniquilamento de todos os inimigos do Todo-Poderoso.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

38

www.kol-shofar.org

3.

O Messias Yeshua YHWH na carne

J o provmos acima, mas vamos continuar a estudar a Palavra para que no restem quaisquer dvidas que Aquele que veio na carne YHWH, O Elohim Criador e Salvador. Por todas as evidncias que j apresentmos nos captulos anteriores podemos ficar convictos que O Messias Yeshua YHWH na carne, Aquele de Quem os antigos disseram: e tocmos da Palavra da Vida: 1.Joo 1:1-3 O que era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e ns a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada [em Yeshua]; o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que tambm tenhais comunho connosco; e a nossa comunho com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 2.Corntios 5:19a Isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no lhes imputando os seus pecados. Ezequias, o Rei de Israel, referindo-se a YHWH, O Elohim de Israel afirma: Isaas 37:16, 20, 36 YHWH dos Exrcitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, s tu s Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os cus e a terraAgora, pois, YHWH nosso Deus, livra-nos da sua mo [dos inimigos assrios]; e assim sabero todos os reinos da terra, que s tu s YHWHEnto saiu o Anjo de YHWH, e feriu no arraial dos assrios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manh cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. Quem era Este Anjo do Senhor? Quem foi O Executor da vontade do Eterno em resposta aos rogos do Seu povo, seno O Verbo divino, Aquele que mais tarde Se revelou na figura do Filho do Altssimo, YHWH Yeshua, O Messias? Como podemos ter tal certeza? Eis a resposta em: 1.Samuel 4:4 Enviou, pois, o povo a Sil, e trouxeram de l a arca da aliana de YHWH dos Exrcitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finias, estavam ali com a arca da aliana de Deus. Salmo 80:1 Tu, que s pastor de Israel, d ouvidos; tu, que guias a Jos como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece. Salmo 99:1-7 YHWH reina; tremam os povos. Ele est assentado entre os querubins; comova-se a terra. YHWH grande em Sio, e mais alto do que todos os povos. Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois santo. Tambm o poder do Rei ama o juzo; tu firmas a equidade, fazes juzo e justia em Jacob.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

39

www.kol-shofar.org

Exaltai a YHWH nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus ps, pois santo. Moiss e Aro, entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam o seu nome, clamavam a YHWH, e Ele lhes respondia. Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardaram os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera. Sabendo ns que a Israel de YHWH, da qual fazemos parte, sempre adorou a UM S DEUS, YHWH e a Seu Filho Yeshua, a Quem Ele enviou, e sabendo que em Yeshua estava a plenitude da divindade, ento fcil concluirmos que Aquele que hoje se senta direita de YHWH O Verbo feito homem, Aquele que celebrou aliana com Israel, o Seu povo, no deserto, junto ao Monte Sinaia aliana do casamento. Quem O Pastor de Israel, Aquele que Se assenta entre os querubins seno YHWH revelado em Yeshua? No h outro!!! Yeshua como homem no existia at nascer de Maria [Miriam], at YHWH reclamar para Si um corpo. Yeshua era mortal como qualquer outro homem. Aps cumprir a sua misso de resgate, teve de ser ressuscitado pelo Pai YHWH para assumir a Sua condio de Primeiro entre muitos outros irmos que ho -de fazer parte da Israel de YHWH e que viro de todos os povos, tribos, naes e lnguas, como nos ensinado em Apocalipse. Porm, YHWH que estava em Yeshua, Esse sim imortal e i ntemporal O Esprito Eterno. Quem Este YHWH, O Todo-Poderoso que falou com os Seus servos e os seguia na coluna de fogo e na nuvem, no deserto, seno Aquele YHWH, O Verbo divino que viria a revelar-Se como Yeshua, O Salvador de Israel (xodo 13:21-22; 14:19; 33:9; Deuteronmio 31:15; Neemias 9:12, 19; Salmo 99:7; 1.Corntios 10:4)? Voltamos a inserir o verso que central para a compreenso deste captulo: Filipenses 2:11 E toda a lngua confesse que Jesus Cristo [Yeshua HaMashiyach] o Senhor [MarYAH = Adonai YAH], para glria de Deus Pai. No fora a Peshitta em Aramaico e hoje continuaramos completamente cegos e sem entender Quem era O Salvador de Israel que nos foi enviado, pois os tradutores, na sua cegueira, ofereceram ao mundo uma traduo que no respeita os textos antigos...antes os torcem para acomodar as suas prprias convices erradas. Da que a nossa compreenso andou muito tempo arredada da verdade do Alto e Sublime. Pela graa Dele, a Sua Palavra foi-nos revelada a tempo de podermos compreender Quem O Elohim de Abrao, Isaac e Jacob e como Ele se apresentou ao homem na forma do Filho Yeshua. Eis outras palavras que nos revelam a verdadeira natureza celestial Daquele que Se apresentou entre ns como O Filho do Elohim Altssimo:

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

40

www.kol-shofar.org
Joo 17:5 E agora glorifica-me tu, Pai, junto de ti mesmo, com aquela glria que tinha contigo antes que o mundo existisse. Como possvel que muitos ainda continuem a negar a divindade Deste Criador e Salvador YHWH, que criou tudo o que existe pela fora do Seu poder e do Seu brao estendido, O Verbo que se fez carne e habitou entre ns? Leiamos: Zacarias 12:1 Peso da palavra de YHWH sobre Israel: Fala YHWH, o que estende o cu, e que funda a terra, e que forma o esprito do homem dentro dele. Sim. YHWH O nico Elohim e Adonai Criador e Salvador. Ele sustenta tudo o que Ele mesmo criou pela fora do Seu Esprito. Sim, O Brao/Verbo O executor da vontade do Pai Supremo: O Seu Brao forte, O Seu Brao estendido, O Verbo na carne , Adonai Yeshua, que chama os Seus servos para a realizao do Seu testemunho. Ele que eleva e abate, pois tudo Lhe est sujeito: Salmo 89:20-21 Achei a David, meu servo; com santo leo o ungi, com o qual a minha mo ficar firme, e o meu brao o fortalecer. O Esprito de YHWH (apontado no hebraico por Ruach HaKodesh) estava no Messias Yeshua, e Esse Esprito era O Esprito de YHWH, O Pai. Contudo, a alma ( nephesh) de Yeshua era a pessoa ou vaso escolhido no qual habitava a plenitude da divindade, i.e. onde habitava O Esprito de YHWH em toda a plenitude. Quem me v a mim, v O Pai, respondeu Yeshua a Filipe. Para melhor entendermos Quem era Aquele que veio como homem perfeito, reparemos ainda nas Suas palavras em: Joo 8:54-58 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glria no nada; quem me glorifica meu Pai, o qual dizeis que vosso Deus. E vs no o conheceis, mas eu conheo-o. E, se disser que o no conheo, serei mentiroso como vs; mas conheo-o e guardo a sua palavra [Sua Lei/Tor]. Abrao, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda no tens cinquenta anos, e viste Abrao? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou. Quem que disse estas palavras? Foi Yeshua o homem ou o Pai YHWH que estava Nele? Certamente foi O Pai e no o homem. Se continuarmos a ler estas passagens vemos que os judeus tornaram a pegar em pedras para o apedrejar. Porqu? Porque segundo a tradio rabnica, o pronunciar o santo Nome de YHWH era passvel de pena de morte, pois s o Sumo-Sacerdote estava autorizado a pronunciar o Nome do Santo de Israel uma vez ao ano, no Templo, no dia do Yom Kipur (Dia da Expiao), um dos sete Sbados santos anuais. Ora Yeshua pronunciou Esse Nome santo quando disse EU SOU (YHWH).

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

41

www.kol-shofar.org

Mas, para alm da questo de Yeshua se assumir como YHWH na carne ao pronunciar O Nome santo, no nos pode passar despercebido que Ele mesmo disse que Ele era antes de Abrao. Sim, na realidade Este Yeshua era Aquele que falou com Abrao na forma de Anjo de YHWH, o que atesta bem a divindade do nosso Criador e Salvador. A Graa de Deus se h manifestado, trazendo a salvao a todos os homens escreveu Paulo a Tito, referindo-se a Yeshua, O Messias. Continuando na mesma carta: Tito 2:11-14 Porque a graa de Deus se h manifestado, trazendo salvao [Yeshua] a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos neste presente sculo sbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperana e o aparecimento da glria do grande Deus e nosso Salvador [Yeshua] Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por ns para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Sim. YHWH que estava em Yeshua era antes de Abrao e a Ele que ns aguardamos em todo o esplendor e glria, caractersticas inatas do Grande e nico Elohim, Criador e Salvador, O Elohim de Abrao, Isaac e Jacob, que primeiro veio at ns como servo (Yeshua ben Yosef) e que vir como Rei eterno (Yeshua ben David). Eis o que ocorrer na vinda gloriosa deste Rei vindouro: Zacarias 14:4-5 E naquele dia estaro os seus ps sobre o monte das Oliveiras, que est defronte de Jerusalm para o oriente; e o monte das Oliveiras ser fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haver um vale muito grande; e metade do monte se apartar para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegar at Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Jud. Ento vir YHWH meu Deus, e todos os santos contigo. Em muitas ocasies nos so relatadas as intervenes directas Deste Elohim magnfico ao longo do tempo, como a que nos mostrada no episdio da esttua que o rei Nabucodonosor mandou erigir em sua honra, e perante a qual os trs prncipes de Israel se recusaram a dobrar o joelho e a adorar um dolo feito pelas mos dos homens. Consequncias dessa atitude de obedincia perante O nico a Quem devemos adorao? A morte pelo fogo ordenada pelo rei. S que, apesar da fornalha ter sido aquecida ao ponto de matar os que a alimentaram, os trs que nela entraram foram salvos do fogo pelo Elohim Criador no Qual estes homens confiaram. E nem cheiro do fogo vinha nas suas roupas Mas, o mais estranho para o rei e restantes testemunhas que viram entrar trs homens na fornalha superaquecida, mas depois viram l andar quatro homensQuem era Este quarto personagem que ali estava? A resposta encontramo-la nas palavras do prprio Nabucodonosor:

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

42

www.kol-shofar.org
Daniel 3:24-25 Ento o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: No lanamos ns, dentro do fogo, trs homens atados? Responderam e disseram ao rei: verdade, rei. Respondeu, dizendo: Eu, porm, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto semelhante ao Filho de Deus. Sem saber, Nabucodonosor respondeu acertadamente e disse que Aquele que ele ali via na fornalha era semelhante ao Filho de Elohim. Ora sabendo ns que ao Elohim Todo-Poderoso nenhum homem viu nem poder ver com os seus olhos carnais (nem Moiss, por exemplo, mas somente O Prprio Filho Yeshua), pergunta-se ento: Quem era Aquele quarto personagem que estava na fornalha, seno Aquele que ao longo do tempo sempre se revelou como O Brao de Elohim e que no s ltimos dias se revelou como O Filho Yeshua, YHWH na carne? O corpo fsico de Yeshua, O Homem e a Sua alma/conscincia no so YHWH, porquanto Yeshua em tudo se sujeitou a YHWH, O Pai celestial. Por isso, como j tivemos oportunidade de escrever mais atrs, O Homem Yeshua tinha uma componente carnal por ter nascido de mulher, mas tambm tinha igualmente uma componente espiritual/celestial, por ser Filho do Todo-Poderoso Elohim YHWH. A Palavra revela-nos que Yeshua, como Verbo divino feito Homem, existiu sempre em YHWH, mesmo antes da fundao do mundo, pois tudo foi feito por Ele e para Eleeternamente. Por isso tudo Lhe est sujeito. Joo 17:24-26 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, tambm eles estejam comigo, para que vejam a minha glria que me deste; porque tu me amaste antes da fundao do mundo. Pai justo, o mundo no te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. Podemos at estender estas palavras de Yeshua a todos os que se ho-de salvar: YHWH os amou antes da fundao do mundo . Porqu? Porque, como j antes dissemos, para O Todo-Poderoso, O omnisciente Criador, no existe o factor tempo, por isso Ele conhece todas as coisas antes que elas aconteam. Nada h que Lhe seja oculto no tempo e no espao, tal a dimenso do Seu poder eterno. Assim, para ns, que esperamos na Sua misericrdia, ainda no chegou o tempo da redeno eterna, mas para Ele se j estivesse presente. O mistrio adensa-se quando compreendemos que a Mente de YHWH to maravilhosa e poderosa (muito para alm do que as nossas modestas palavras possam exprimir) que Ele Mesmo nos elegeu antes que o mundo tivesse sido criado. Ora esta eleio s possvel porque Ele , e ns s podemos ser o que Ele desejar. No se pense que estamos a dizer que o homem no tem livre-arbtrio. Bem pelo contrrio.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

43

www.kol-shofar.org

Essa a prerrogativa que nos foi dada pelo Eterno de escolhermos o Seu caminho e sermos salvos pelo sangue de Yeshua, ou escolhermos viver pelos nossos prprios critrios e sermos reprovados por Ele. Lembremos o que O Santo de Israel props ao homem desde o princpio: Deuteronmio 30:19 Os cus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vs, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bno e a maldio; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendncia,. Isto atesta a grandeza e majestade do Elohim Criador que tudo pode, tudo conhece e tudo determina, conforme Sua Vontade: O YHWH Omnisciente que tudo sabe e anuncia desde o princpio das coisas e antes que elas aconteam Ele O Senhor do tempo: Efsios 1:3-13 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abenoou com todas as bnos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como tambm nos elegeu nele antes da fundao do mundo, para que fossemos santos e irrepreensveis diante dele em amor [i.e. na Sua Lei/Tor]; e nos predestinou para filhos de adopo por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplcito de sua vontade, para louvor e glria da sua graa, pela qual nos fez agradveis a si no Amado [Yeshua], em quem temos a redeno pelo seu sangue, a remisso das ofensas, segundo as riquezas da sua graa, que ele fez abundar para connosco em toda a sabedoria e prudncia [i.e. na Sua Lei/Tor]; descobrindo-nos o mistrio da sua vontade [Yeshua], segundo o seu beneplcito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensao da plenitude dos tempos, tanto as que esto nos cus como as que esto na terra; Nele, digo, em quem tambm fomos feitos herana, havendo sido predestinados [porque Ele Omnisciente], conforme o propsito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glria, ns os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem tambm vs estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao; e, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa.. A Palavra de YHWH manifestou-Se de muitas e variadas formas no nosso tempo e no espao, mas O Pai YHWH (que Esprito), encontra -se fora do tempo e do espao que nos condiciona a ns humanos. Da que necessitemos do Salvador Yeshua, O Filho, como elo de ligao entre ns (terrenos) e O Pai (Esprito Eterno e Celestial). Sem O Filho Yeshua e o Seu sacrifcio, o acesso ao Pai estaria vedado ao homem. O Messias Yeshua assim, O Brao do Pai YHWH, O Ungido que nos foi revelado no nosso tempo e no nosso espao. Se assim no fosse no teramos Um Mediador e o nosso acesso ao Pai estar-nos-ia vedado. Quantos aceitaro estas verdades? YHWH o sabe.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

44

www.kol-shofar.org

Para que possamos entender esta relao Pai/Filho temos de procurar compreender o pensamento hebraico/aramaico a partir do qual os servos do Altssimo, os Seus profetas nos legaram as Escrituras inspiradas pelo Eterno YHWH. Nunca poderemos compreender aquela relao com base nos ensinamentos e tradies dos homens, herdados das filosofias humanas torcidas e que no provm daquela origem. Os ensinamentos e tradies dos homens que se foram instalando ao longo de sculos mais no so, muitas vezes, do que a aco de Satans que sempre procurou desviar o ser humano da Verdade de YHWH. A aco do adversrio est vista de todos, bastando olhar para a multido de seitas e religies que procuram vender a sua viso/entendimento como sendo a congregao verdadeira. No no Jesus grego (Ieosus) que iremos encontrar O Salvador, mas sim no hebraico Adonai Yeshua, cujo significado a Salvao de YAH ou YHWH salva. Este entendimento vital para compreendermos todo o plano do nosso Criador. O tetragrama YHWH significa: A nica e Verdadeira Autoridade e Nome. O Nome YHWH estava Naquele Anjo que libertou o povo de Israel do cativeiro do Egipto. Aquele Anjo era O Verbo que se fez carne (Yeshua), embora a traduo no seja a mais correcta, pois JFA traduziu por um anjo, no reconhecendo Neste Anjo a autoridade suprema do Pai que Nele colocou O Seu Nome: xodo 23:20-22 Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e no o provoques ira; porque [Este Anjo] no perdoar a vossa rebeldia; porque o meu nome est nele. Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, ento serei inimigo dos teus inimigos, e adversrio dos teus adversrios. Sim. O Nome Santo do Santo dos Santos estava em Yeshua/Yahoshua ( porque o meu nome est nele), mas de uma forma diferente daquela como tambm se manifesta nos nomes de muitos dos Seus santos anjos que nos so revelados na Sua Palavra. Basta que tenham o sufixo EL para que tenham O Nome do Altssimo nos seus nomes (no conhecemos os nomes de todos os santos anjos criados por YHWH pois so mirades, i.e. milhes de milhes). Damos alguns exemplos de santos anjos que nos so apontados na Sua Palavra: MiguEL, UriEL, RafaEL, GabriEL. Veja-se bem esta diferena: No Filho (Melekh=Rei): YAHoshua (abrev. Yeshua ou Yshua) Nos anjos (malakh=mensageiro): El.

O facto de a muitos humanos lhes terem sido dados tambm nomes de santos anjos no significa que sejam santos tambm, pois houve aqui uma tentativa de seus pais de os nomear como algum que santo aos olhos do Criador YHWH. O ser santo (o mesmo que justo) implica uma entrega pessoal como a que nos apontada em relao aos pais de Joo, o baptista: Lucas 1:5-6.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

45

www.kol-shofar.org

Pela leitura desta passagem ficamos com uma certeza: ser justo/santo aos olhos do Altssimo Criador andar sem repreenso em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Por isso fcil de entendermos agora o que as Escrituras e Paulo nos transmitem quando dizem que Ele, O Filho Yeshua, superior aos anjos, pois Ele no s um mensageiro da parte de YHWH, O Pai, ou s um dos Seus profetas, mas sim O Rei dos reis e O Eterno Sumo-Sacerdote pela Ordem de Melquisedeque. Por isso Paulo nos diz: Filipenses 2:9-10 Por isso, tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus [Yeshua] se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a lngua confesse que Jesus Cristo [Yeshua] [Mar YAH] o Senhor, para glria de Deus Pai. Que entendimento maravilhoso este que continua a estar encoberto a muitos nas pauprrimas tradues dos livros sagrados. Devemos dar louvores ao Elohim TodoPoderoso que nos chamou para um novo caminho, o caminho da Sua Verdade em Yeshua e nos deu O Seu Esprito para entendermos as Escrituras. Ainda, e de novo, a respeito do Nome Santo do Todo-Poderoso YHWH lembremos o dilogo que Moiss travou com Aquele que a ele se revelou: xodo 3:13-15 Ento disse Moiss a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vs; e eles me disserem: Qual o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moiss: EU SOU O QUE SOU [YHWH Yod Hey Vav Hey; ou Ehyeh Asher Ehyeh1]. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: EU SOU [YHWH; Ehyeh] me enviou a vs. E Deus disse mais a Moiss: Assim dirs aos filhos de Israel: YHWH Deus de vossos pais, o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacob, me enviou a vs; este meu nome eternamente, e este meu memorial de gerao em gerao. Analisemos ainda a profecia dita pela boca de Jeremias em: Jeremias 23:5-6 Eis que vm dias, diz YHWH, em que levantarei a David um Renovo justo [Adonai Yeshua]; e, sendo rei, reinar e agir sabiamente, e praticar o juzo e a justia na terra [a Minha Lei/Tor]. Nos seus dias [vindouros, os do Reino milenar] Jud ser salvo, e Israel habitar seguro; e este ser o seu nome, com o qual Deus o chamar: YHWH JUSTIA NOSSA. Dvidas?

Compreendemos a ligao entre YHWH e Ehyeh porque ambas derivam da palavra haya (Verbo Ser). tambm da palavra haya que deriva a forma simplificada de YAH, que O Nome Santo de YHWH em aramaico. Assim, O Nome de Yahoshua digno de maior distino que qualquer dos anjos porque leva em Si Mesmo O Nome Santssimo do Pai YAH (ver Jeremias 23:5-6).

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

46

www.kol-shofar.org

Tambm Zacarias profetizou acerca Dele, O Santo de Israel: Zacarias 3:8-10 Ouve, pois, Josu, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque so homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO [Yeshua, O Ramo]. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josu; sobre esta pedra nica esto sete olhos [Os 7 Espritos de YHWH]; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz YHWH dos Exrcitos, e tirarei a iniquidade desta terra [de Israel] num s dia. Naquele dia, diz YHWH dos Exrcitos, cada um de vs convidar o seu prximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira [smbolos de Israel]. Sim aquela pedra a mesma que derrubar os quatro imprios assinalados a Daniel e representados na esttua do Rei Nabucodonosora pedra que foi cortada e lanada sem mos e derrubou os imprios dos homens. E dessa pedra se fez um grande monte que encheu toda a Terra e se elevou sobre todos os outeiros o reino eterno que ser governado por Yeshua, o nosso Rei e Sumo-Sacerdote dos bens futuros e que se estender a todas as naes da Terra. S Ele tem poder para acabar com o caos reinante e estabelecer um reino de paz e amor entre os homens. Ser Ele, Yeshua, O Rei vindouro que ir edificar o grandioso Templo de YHWH em Jerusalm, aps a Sua vinda gloriosa, para ali colocar o Seu Trono de glria entre os homens, um lugar eterno, o lugar que s a Ele pertence: Zacarias 6:12-13 E fala-lhe, dizendo: Assim diz YHWH dos Exrcitos: Eis aqui o homem cujo nome RENOVO [Yeshua]; ele brotar do seu lugar, e edificar o templo de YHWH. Ele mesmo edificar o templo de YHWH, e ele levar a glria; assentar-se- no seu trono e dominar, e ser sacerdote no seu trono, e conselho de paz haver entre ambos os ofcios. Reparemos que o profeta aponta para que o lugar Santssimo do Templo O Trono do Justo, O Salvador de Yeshua (Yeshua ben David). Esse lugar ser definitivamente ocupado por Yeshua, O Rei vindouro. YHWH j ocupou o mesmo lugar no passado nos dois anteriores Templos ou na Tenda da Congregao no deserto. Era ali que YHWH Se revelava. E outra questo importante para entendermos Quem era Aquele que veio at ns em carne: Quem que alm de YHWH, O Pai, tem poder para perdoar pecados (rebeldia, como diz no texto acima)? S O Todo-Poderoso tem tal prerrogativa. Por isso mesmo, podemos compreender Quem era Aquele que estava em Yeshua, e se virou para um homem paraltico que veio ter com Yeshua para ser curado, e Este lhe disse: perdoados te so os teus pecados (o que indignou os escribas ali presentes):

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

47

www.kol-shofar.org
Mateus 9:2-7 E Jesus, vendo a f deles, disse ao paraltico: Filho, tem bom nimo, perdoados te so os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos coraes? Pois, qual mais fcil? Dizer: Perdoados te so os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse ento ao paraltico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se, foi para sua casa. Lembremos que Yeshua nos disse que era O Pai YHWH que estava Nele Quem fazia as obras. Nenhum outro anjo teria capacidade para perdoar pecados como Yeshua, O Filho do Todo-Poderoso, demonstrou ter. Como pois se pode aceitar que os filhos de Satans (os sacerdotes do paganismo romano) possam aceitar confisses dos seus fiis e despedi-los dizendo: perdoados te so os teus pecados? Isto sim, blasfmia daqueles que se auto-intitulam representantes de Deus na Terra! Sim. Eles so representantes do deus deste mundo Satans. S YHWH tem autoridade para perdoar pecados! Basta ler vrias passagens em Isaas: Isaas 43:1-3, 10-13, 24-28; 44:6-7; 45:5-8, 14-17; 53:1-12. Tomemos o seguinte exemplo para que estejamos seguros da nossa f Nele: Isaas 43:10-14a Vs sois as minhas testemunhas, diz YHWH, e meu servo [Yeshua], a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haver. Eu, eu sou YHWH, e fora de mim no h Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho no houve entre vs, pois vs sois as minhas testemunhas, diz YHWH; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ningum h que possa fazer escapar das minhas mos; agindo eu, quem o impedir? Assim diz YHWH, vosso Redentor, o Santo de Israel. YHWH O nico Elohim que Se revelou ao homem de muitas e variadas formas, pelo poder multiforme que s a Ele pertence. Ele simultaneamente Criador e Salvador, Misericordioso e Elohim de Justia (O Justo Juiz), O que era, que e que vir. Glria pois a Ele eternamente. Amm. Nas suas cartas s sete igrejas (Apocalipse), Ele aponta os erros delas e o que devem fazer para adquirir a Luz. S que os homens vivem debaixo de um peso doutrinal torcido to grande, de onde, dificilmente, alguns poucos escapam. Porm, o chamamento do Santo de Israel mantem-se at hoje: Sai dela, povo Meusai dessa Babilnia espiritual de erro e de pecado onde a maioria perecer porque no quer dar ouvidos ao chamamento do Todo-Poderoso, Adonai YHWH. Por isso mesmo, s um remanescente ser salvo: a Israel de YHWH, o povo remido no sangue de Yeshua e que guarda a Sua Palavra (Lei/Tor) para sempre: Apocalipse 14:12 Aqui est a pacincia dos santos; aqui esto os que guardam os mandamentos de Deus e a f em Jesus.

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

48

www.kol-shofar.org

Gostaramos de terminar citando as maravilhosas palavras de Job que reflectem a profunda certeza deste servo de YHWH e da confiana inabalvel que ele revelou no meio da sua tribulao: Job 19:25, 27a Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantar sobre a terraV-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e no outros o contemplaro. De que Redentor falava Job? Que Redentor era Este (que tambm falou com Job)? A resposta muito simples: era O Verbo divino, precisamente Aquele que comunicava com o homem e que veio em carne, O Salvador de Israel, Aquele que tomou um corpo (Yeshua) e que veio derramar o Seu sangue na Sua primeira vinda, para resgate de muitos. Porm, Job no poderia estar a falar de Yeshua como servo, uma vez que na Sua primeira vinda Job estava dormindo no p da terralogo no poderia ter a certeza de ver Yeshua na Sua primeira vinda. Fcil ento concluir que Job falava do Rei glorioso vindouro, Aquele que vir para reinar eternamente. Precisamente Esse Rei Yeshua, glorioso, que Job h-de ver com os seus prprios olhos, porque Job ser levantado da terra, quando Esse Rei Eterno vier em glria. Ele estar presente na primeira ressurreio dos remidos, a multido de fiis de todos os povos, tribos, naes e lnguas que foram resgatados pelo sangue do Filho do Todo-Poderoso, Adonai Yeshua. Quanto mais haveria para dizer a respeito Deste to grande e majestoso Elohim YHWH Criador e Salvador, O Eterno, que habita na luz inacessvel ao homem na sua actual condio. Ora vem Adonai Yeshua AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-.-

O MESSIAS YESHUA YHWH NA CARNE

49

Vous aimerez peut-être aussi