Vous êtes sur la page 1sur 2

SPEDControleFiscalContbildeTransioFCONT

O FCONT um programa eletrnico que tem por objetivo realizar a escriturao das contas patrimoniais e de resultado, destinado obrigatoriamente e exclusivamente s pessoasjurdicassujeitasaoLucroRealeaoRTT.Etemporobjetivoreverterosefeitos tributrios oriundos dos lanamentos que modifiquem o resultado (receitas, custos e despesas) para fins de apurao do lucro real e da base de clculo da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL), instituda pela Lei n 11.638/07 e a Lei n 11.941/09 (RTT), devendo ser considerados, para fins tributrios, os mtodos e critrios Visando atender s exigncias determinadas por lei, foi criado no Pirmide a gerao do arquivo com os dados requeridos pela Receita Federal atravs do novo exportador de dados FCONT (menu: Mdulo Administrador Importao/Exportao ConfigurveisExportadordeDados). Para que os dados do exportador FCONT possam ser validados e enviados corretamente para a Receita Federal, o usurio dever ficar atento para os seguintes preenchimentos: 1. Para que os lanamentos contbeis sejam considerados na exportao do arquivo FCONT, os lanamentos devero est indicados como expurgos, ou identificados comumtipodelanamentoespecficodefinido.
a. O expurgo do lanamento poder ser realizado atravs do boto

contbeis

vigentes

em

31

de

dezembro

de

2007.

na

tela Lanamentos (menu: Mdulo Contabilidade Lanamentos Normal) e tambm a partir da opo Expurgo RTT da tela Incluso de Lanamentos (menu: Mdulo Contabilidade Lanamentos Normal Boto Boto ).

b. Para a criao de um tipo especfico de lanamento, o usurio dever incluir o

TipodeLanamento(menu:MduloContabilidadeCadastrosContbeisTipo de Lanamento Boto ) e informar o cdigo deste tipo na varivel

IND_LCTO do exportador de dados FCONT (menu: Mdulo Administrador Importao/ExportaoConfigurveisExportadordeDadosAbaVariveis). 2. No Plano de Contas Referencial, as contas que envolvem os lanamentos de expurgos (conta contbil) devero estar mapeadas nos planos de contas (menu: MduloContabilidadeCadastrosContbeisPlanodeContasPlanoReferencial AssociaoReferencial); 3. NaTabelaAdicionalGRFsernecessriorealizarorelacionamentoentreocdigo dasfiliaisdaempresaeocdigoda respectivamatrizdecadauma(menu:Mdulo AdministradorCadastrosTabelasAdicionaisAbaRegistro).Casonoexistafilial associada empresa o usurio dever preencher a coluna Cdigo da Filial com o mesmocdigodacolunaCdigoMatriz; 4. O agrupamento dos lanamentos contbeis somente podero ser realizados por empresa e no por empresas e filiais, ou seja, todas as informaes referentes aos lanamentosdeveroestarcontidasemnicoagrupamento; 5. O Perodo de Apurao dever estar cadastrado com todas as informaes pertinentes ao perodo do envio dos dados (menu: Mdulo Contabilidade CadastrosContbeisPerododeApurao); 6. A Tabela de Saldos dever est atualizada (menu: Mdulo Contabilidade AuxiliaresTabeladeSaldos).

Vous aimerez peut-être aussi