Vous êtes sur la page 1sur 10

Fenomenologia

Fenomenologia
Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicao, estudo) afirma a importncia dos fenmenos da conscincia, os quais devem ser estudados em si mesmos tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenmenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essncia, sua "significao". Os objetos da Fenomenologia so dados absolutos apreendidos em intuio pura, com o propsito de descobrir estruturas essenciais dos atos (noesis) e as entidades objetivas que correspondem a elas (noema). Edmund Husserl (1859-1938) - filsofo, matemtico e lgico o fundador da Fenomenologia como mtodo de investigao filosfica e estabeleceu os principais conceitos e mtodos que seriam amplamente usados pelos filsofos desta tradio. O filsofo, influenciado por Franz Brentano- seu mestre - lutou contra o historicismo e o Edmund Husserl: idealizador de uma filosofia psicologismo. Idealizou um recomeo para a filosofia como uma descritiva da experincia subjetiva. investigao subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenmenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razo. Suas investigaes lgicas influenciaram at mesmo os filsofos e matemticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lgico. A Fenomenologia representou uma reao eliminao da metafsica, pretenso de grande parte dos filsofos e cientistas do sculo XIX.

A Fenomenologia de Husserl
Husserl foi professor em Gttingen e Freiburg im Breisgau, e autor de A ideia da Fenomenologia 1906. Contrariamente a todas as tendncias no mundo intelectual de sua poca, Husserl quis que a filosofia tivesse as bases e condies de uma cincia rigorosa. Porm, como dar rigor ao raciocnio filosfico em relao a coisas to variveis como as coisas do mundo real? O xito do mtodo cientfico est no estabelecimento de uma "verdade provisria" til, que ser verdade at que um fato novo mostre outra realidade. Para evitar que a verdade filosfica tambm fosse provisria Husserl prope que ela deveria referir-se s coisas como se apresentam na experincia de conscincia, estudadas em suas essncias, em seus verdadeiros significados, de um modo livre de teorias e pressuposies, despidas dos acidentes prprios do mundo real, do mundo emprico objeto da cincia. Buscando restaurar a "lgica pura" e dar rigor filosofia, argumenta a respeito do principio da contradio na Lgica. No primeiro volume de Investigaes lgicas -1900-01, sob o ttulo Prolegomena, Husserl lana sua crtica contra o Psicologismo. Segundo os psicologistas, o princpio de contradio seria a impossibilidade de o sistema associativo estar a associar e dissociar ao mesmo tempo. Significaria que o homem no pode pensar que A "A" e ao mesmo tempo pensar que A "no A". Husserl ope-se a isto e diz que o sentido do principio de contradio est em que, se A "A", no pode ser "no A". Segundo ele, o princpio da contradio no se refere possibilidade do pensar, mas verdade daquilo que pensado. Insistiu em que o principio da contradio, e assim os demais princpios lgicos, tm validez objetiva, isto , referem-se a alguma coisa como verdadeira ou falsa, independentemente de como a mente pensa ou o pensamento funciona. Em seu artigo Filosofia como cincia rigorosa" -1910-11- Husserl ataca o naturalismo e o historicismo. Objetou que o Historicismo implicava relativismo, e por esse motivo era incapaz de alcanar o rigor requerido por uma cincia

Fenomenologia genuna.

A reduo Fenomenolgica
A fenomenologia o estudo da conscincia e dos objetos da conscincia. A reduo fenomenolgica, "epoche", o processo pelo qual tudo que informado pelos sentidos mudado em uma experincia de conscincia, em um fenmeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasias, atos, relaes, pensamentos, eventos, memrias, sentimentos, etc. constituem nossas experincias de conscincia. Husserl props que no estudo das nossas vivncias, dos nossos estados de conscincia, dos objetos ideais, desse fenmeno que estar consciente de algo, no devemos nos preocupar se ele corresponde ou no a objetos do mundo externo nossa mente. O interesse para a Fenomenologia no o mundo que existe, mas sim o modo como o conhecimento do mundo se realiza para cada pessoa. A reduo fenomenolgica requer a suspenso das atitudes, crenas, teorias, e colocar em suspenso o conhecimento das coisas do mundo exterior a fim de concentrar-se a pessoa exclusivamente na experincia em foco, porque esta a realidade para ela. O Noesis o ato de perceber e o Noema o objeto da percepo esses so os dois plos da experincia. A coisa como fenmeno de conscincia (noema) a coisa que importa, e refere-se conclamao "s coisas em si mesmas" que fizera Husserl. "Reduo fenomenolgica" significa, portanto, restringir o conhecimento ao fenmeno da experincia de conscincia, desconsiderar o mundo real, coloc-lo "entre parnteses", o que no jargo fenomenolgico no quer dizer que o filsofo deva duvidar da existncia do mundo como os idealistas radicais duvidam, mas se preocupar com o conhecimento do mundo na forma que se realiza e na viso do mundo que o indivduo tem.

Conscincia e Intencionalidade
Vivncia (Erlebnis) todo o ato psquico; a Fenomenologia, ao envolver o estudo de todas as vivncias, tem que englobar o estudo dos objetos das vivncias, porque as vivncias so intencionais e nelas essencial a referncia a um objeto. A conscincia caracterizada pela intencionalidade, porque ela sempre a conscincia de alguma coisa. Essa intencionalidade a essncia da conscincia que representada pelo significado, o nome pelo qual a conscincia se dirige a cada objeto. Em A Psicologia de um ponto de vista emprico"- 1874 - Franz Brentano afirma: "Podemos assim definir os fenmenos psquicos dizendo que eles so aqueles fenmenos os quais, precisamente por serem intencionais, contm neles prprios um objeto". Isto equivale afirmar, como Husserl, que os objetos dos fenmenos psquicos independem da existncia de sua rplica exata no mundo real porque contm o prprio objeto. A descrio de atos mentais, assim, envolve a descrio de seus objetos, mas somente como fenmenos e sem assumir ou afirmar sua existncia no mundo emprico. O objeto no precisa de fato existir. Foi um uso novo do termo "intencionalidade" que antes se aplicava apenas ao direcionamento da vontade.

Franz Brentano: mestre de Husserl

Fenomenologia

A Reduo Eidtica
Reconhecido o objeto ideal, o noema, o passo seguinte sua reduo eidtica, reduo ideia. Consiste na anlise do noema para encontrar sua essncia. Isto porque no podemos nos livrar da subjetividade e ver as coisas em si mesmas, pois em toda experincia de conscincia esto envolvidos o que informado pelos sentidos e o modo como a mente enfoca aquilo que informado. Portanto, dando-se conta dos objetos ideais, uma realidade criada na conscincia, no suficiente - ao contrrio: os vrios atos da conscincia precisam ser conhecidos nas suas essncias, aquelas essncias que a experincia de conscincia de um indivduo dever ter em comum com experincias semelhantes nos outros. A reduo eidtica necessria para que a filosofia preencha os requisitos de uma cincia genuinamente rigorosa de claridade apodtica, a certeza absolutamente transparente e sem ambigidade - requisitos antes mencionados por Descartes. Os objetos da cincia rigorosa tm que ser essncias atemporais, cuja atemporalidade garantida por sua idealidade, fora do mundo cambivel e transiente da cincia emprica. Por exemplo, "um tringulo". Posso observar um tringulo maior, outro menor, outro de lados iguais, ou desiguais. Esses detalhes da observao - elementos empricos - precisam ser deixados de lado a fim de encontrar a essncia da ideia de tringulo - do objeto ideal que o tringulo -, que tratar-se de uma figura de trs lados no mesmo plano. Essa reduo essncia, ao tringulo como um objeto ideal, a reduo eidtica.

A Intuio do Invariante
No importa para a Fenomenologia como os sentidos so afetados pelo mundo real. Husserl distingue entre percepo e intuio. Algum pode perceber e estar consciente de algo, porm sem intuir o seu significado. A intuio eidtica essencial para a reduo eidtica. Ela o dar-se conta da essncia, do significado do que foi percebido. O modo de apreender a essncia, Wesensschau, a intuio das essncias e das estruturas essenciais. De comum, o homem forma uma multiplicidade de variaes do que dado. Porm, enquanto mantm a multiplicidade, o homem pode focalizar sua ateno naquilo que permanece imutvel na multiplicidade, a essncia - esse algo idntico que continuamente se mantm durante o processo de variao, e que Husserl chamou "o Invariante". No exemplo do tringulo, o "Invariante" do tringulo aquilo que estar em todos os tringulos, e no vai variar de um tringulo para outro. A figura que tiver unicamente trs lados em um mesmo plano, no ser outra coisa, ser um tringulo. No podemos acreditar cegamente naquilo que o mundo nos oferece. No mundo, as essncias esto acrescidas de acidentes enganosos. Por isso, preciso fazer variar imaginariamente os pontos de vista sobre a essncia para fazer aparecer o invariante. O que importa no a coisa existir ou no ou como ela existe no A Universidade de Freiburg, onde Husserl e mundo, mas a maneira pela qual o conhecimento do mundo acontece Heidegger ensinavam filosofia. como intuio, o ato pelo qual a pessoa apreende imediatamente o conhecimento de alguma coisa com que se depara que tambm um ato primordialmente dado sobre o qual todo o resto para ser fundado. Husserl definiu a Fenomenologia em termos de um retorno intuio, Anschauung, e a percepo da essncia. Alm do mais, a nfase de Husserl sobre a intuio precisa ser entendida como uma refutao de qualquer abordagem meramente especulativa da filosofia. Sua abordagem concreta, trata do fenmeno dos vrios modos de conscincia. A Fenomenologia no restringe seus dados faixa das experincias sensveis, pois admite dados no sensveis (categoriais) como as relaes de valor, desde que se apresentem intuitivamente.

Fenomenologia

Reduo Transcendental
Embora tenha trabalhado at o final de sua vida na definio do que chamou Reduo Transcendental, Husserl no chegou a uma concluso clara. Basicamente seria a reduo fenomenolgica aplicada ao prprio sujeito, que ento se v no como um ser real, emprico, mas como conscincia pura, transcendental, geradora de todo significado. Para o fenomenlogo, a funo das palavras no nomear tudo que ns vemos ou ouvimos, mas salientar os padres recorrentes em nossa experincia. Identificam nossos dados dos sentidos atuais como sendo do mesmo grupo que outros que j tenhamos registrado antes. Uma palavra no descreve uma nica experincia, mas um grupo ou um tipo de experincias; a palavra "mesa" descreve todos os vrios dados dos sentidos que ns consultamos normalmente quanto s aparncias ou s sensaes de "mesa". Assim, tudo que o homem pensa, quer, ama ou teme, intencional, isto , refere-se a um desses universais (que so significados e, como tal, so fenmenos da conscincia). E por sua vez, o conjunto dos fenmenos, o conjunto das significaes, tem um significado maior, que abrange todos os outros, o que a palavra "Mundo" significa. Na "Crise", Husserl descreve metodicamente duas vias para a reduo transcendental, sendo uma por meio da reconsiderao do "mundo-da-vida" j dado[1], e outra pela "psicologia".

Fenomenologia e Fenomenalismo
A fenomenologia no pode ser confundida com o Fenomenalismo, pois este no leva em conta a complexidade da estrutura intencional da conscincia que o homem tem dos fenmenos. A Fenomenologia examina a relao entre a conscincia e o Ser. Para o Fenomenalismo, tudo que existe so as sensaes ou possibilidades permanentes de sensaes, que aquilo a que chamam fenmeno. O fenomenlogo, diferentemente do fenomenalista, precisa prestar ateno cuidadosa ao que ocorre nos atos da conscincia, que so o que ele chama fenmeno.

Outros Pensadores
Max Scheler
O mais original e dinmico dos primeiros associados de Husserl, no entanto, foi Max Scheler (1874-1928), que havia integrado o grupo de Munique quem realizou seu principal trabalho fenomenolgico com respeito a problemas do valor e da obrigao. Ampliou a idia de intuio, colocando, ao lado de uma intuio intelectual, outra de carter emocional, fundamento da apreenso do valor.

Heidegger
Discpulo de Husserl, Heidegger dedicou a ele sua obra fundamental " Ser e Tempo" -1927, mas logo surgiram diferenas entre ele e o mestre. Discutir e absorver os trabalhos de importantes filsofos na histria da Metafsica era, para Heidegger, uma tarefa indispensvel, enquanto Husserl repetidamente enfatizou a importncia de um comeo radicalmente novo para a filosofia queria colocar "entre parnteses", a histria do pensamento filosfico - com poucas excees como Descartes, Locke, Hume e Kant.

Max Scheler - um dos grandes expoentes da fenomenologia

Heidegger tomou seu caminho prprio, preocupado que a fenomenologia se dedicasse ao que est escondido na experincia do dia a dia. Ele tentou em Ser e tempo descrever o que chamou de estrutura do cotidiano, ou "o estar no mundo", com tudo que isto implica quanto a projetos pessoais, relacionamento e papeis sociais, pois que tudo isto

Fenomenologia tambm so objetos ideais. Em sua crtica a Husserl, Heidegger salientou que ser lanado no mundo entre coisas e na contingncia de realizar projetos um tipo de intencionalidade muito mais fundamental que a intencionalidade de meramente contemplar ou pensar objetos. E aquela intencionalidade mais fundamental a causa e a razo desta ltima.

Merleau-Ponty
Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), outro importante representante do Existencialismo na Frana, foi ao mesmo tempo o mais importante fenomenlogo francs. Suas obras, A Estrutura do comportamento (1942) e Fenomenologia da percepo (1945), foram os mais originais desenvolvimentos e aplicaes posteriores da Fenomenologia produzidos na Frana. Em sua tentativa de aplicar a Fenomenologia ao exame da existncia humana, como fez Heidegger, Sartre e outros autores franceses desenvolveram uma linguagem sofisticada, recheada de termos que caram no gosto dos acadmicos, mas se tornaram um obstculo ao entendimento da doutrina inclusive entre os prprios intelectuais.

Sartre
Jean-Paul Sartre (1905-1980) segue estritamente o pensamento de Husserl na anlise da conscincia em seus primeiros trabalhos, A Imaginao (1936) e O Imaginrio: Psicologia fenomenolgica da imaginao (1940), nos quais faz a distino entre a conscincia perceptual e a conscincia imaginativa aplicando o conceito de intencionalidade de Husserl. No seu A Filosofia do Existencialismo, de 1965, Sartre declara que "a subjetividade deve ser o ponto de partida" do pensamento existencialista, o que mostra que o existencialista primeiramente um fenomenlogo. A negao de valores e o convite ao anarquismo implcitos na doutrina atraram os pensadores de Esquerda e afastaram os conservadores de Direita.

A Fenomenologia e Outras Filosofias


O Empirismo
Galileu (1564-1642), apontado como um dos fundadores do Empirismo pelo fato de aplicar aos objetos de estudo a experimentao, algo que possui seu limiar na atitude de Galileu em apontar sua luneta para o espao, descobrindo posteriormente a no-existncia das esferas celestes, tal qual determinavam as premissas de Aristteles. Desta forma, Galileu lanou sua teoria com carncia de provas (embora sua teoria fosse consistente e embasada no seu experimento) passando posteriormente por sesses da Inquisio Catlica a fim de dirimir as dvidas em relao ao sistema Aristotlico. A nova atitude naturalista de Galileu de dvida e observao, inspirou Francis Bacon (1561-1626) a criar tbuas para o controle da experimentao e o estabelecimento de leis cientficas, o que levou rapidamente o homem a novos conhecimentos no campo da astronomia, da qumica e da fsica. A mesma atitude de observao e interpretao natural levada ao estudo da mente e do conhecimento, deu origem Corrente Empirista, que haveria de afetar profundamente a filosofia e criar o Positivismo, ou seja, o tratamento cientfico de todos os fatos e fenmenos, inclusive em Poltica. John Locke O maior dos filsofos empiristas procurou no seu Essay Concerning Human Understanding (1690) demonstrar que todas as idias so registros de impresses sensveis (ou so derivadas de combinaes, de associaes entre essas idias de origem sensvel), e criticou o pensamento de Descartes (1596-1650) de que existiriam algumas idias que seriam inatas - que o homem teria no esprito ao nascer -, como, por exemplo, a idia de perfeio. Segundo John Locke, alguma coisa enviada pelos objetos e captada por nossos sentidos e do causa formao das idias. Este pensamento a base da teoria corpuscular da luz.

Fenomenologia David Hume Ainda mais contundente que seu predecessor, Locke, negou o valor do raciocnio lgico e denunciou que a relao de causa e efeito no suficiente como verdade, pois nada encontramos entre causa e efeito seno que um acidente costumeiramente se segue a outro. Estamos habituados a chamar o primeiro acidente de causa apenas porque ele sempre acontece antes do segundo que chamamos de efeito.

Psicologismo e Historicismo
influncia da psicologia associativa de Locke sobre a filosofia (ou teoria) do conhecimento se chamou Psicologismo. a teoria de que os problemas da epistemologia (a validade do conhecimento humano) e inclusive a questo da conscincia, podem ser solucionados por meio do estudo cientfico dos processos psicolgicos. A Psicologia deve ser tomada como base para a Lgica. Os psicologistas entendiam a lgica - domnio da filosofia como cincia. Seria apenas uma disciplina definidora, normativa, dos atos psquicos, dos modos associativos do pensamento, e suas matrias apenas regras para pensar bem, e no fonte de verdade. A filosofia ficou fora de moda, "reduzida" a uma psicologia cientfica vinculada ao Positivismo. O historicismo representava a mesma tendncia empirista para uma interpretao cientfica da Histria. Os fatos histricos somente poderiam ser compreendidos e julgados se confrontados com a cultura esttica, religiosa, intelectual e moral do perodo histrico em que aconteciam, e no em relao a valores morais permanentes.

Idealismo
A Fenomenologia de Husserl uma forma de idealismo, porque lida com objetos ideais, com as idias das coisas em sua essncia, tal como os idealistas Plato, Hegel e outros. Desde os ensinamentos de Plato a filosofia nos diz que, por influncia dos sentidos (a construo das idias que o homem tem em sua mente se faz por informao dos sentidos, como dito por Locke) existem vrias imagens possveis de um objeto, porm todas elas significando a mesma coisa, ou seja, todas elas redutveis ao mesmo significado, todas referindo-se ao mesmo objeto ideal, contendo a mesma idia, constitudas da mesma essncia. Todas as imagens de mesa (o exemplo mais freqente nos textos) tm uns certos componentes que fazem com que cada uma das imagens signifique "mesa", uma mesa maior, menor, alta ou baixa, vista de cima ou de baixo, por uma pessoa mope ou por outra daltnica, no importa, ter sempre aqueles componentes bsicos que garantiro a aquele objeto o significado de mesa. Plato Para Plato (428-347 AC), essa essncia de cada coisa, o que se chamou "universais", estava no Mundo das Idias que as almas humanas podiam vislumbrar antes da encarnao. Aristteles (384-322 AC) reconheceu de pronto a importncia desse pensamento, porm trouxe a essncia das coisas para o mundo real, para as coisas mesmas. Em uma mesa, por exemplo, havia algo que era sua essncia, e que, no importando quantas e quais fossem as variaes acidentais, fazia que fosse uma mesa e no outra coisa qualquer. Husserl, por sua vez, retira do objeto a sua essncia e a coloca na mente do homem. O objeto ideal mesa, o fenmeno da representao da mesa na mente, independe de que haja qualquer mesa no mundo externo, no mundo real, porque a essncia de "mesa" est na prpria mente.

Fenomenologia Immanuel Kant A afinidade entre Husserl e Kant est em ambos buscarem a condio de verdade do conhecimento. Husserl sustenta que a verdade est no conhecimento das essncias, e Kant, que ela existe limitada s categorias do que possvel conhecer. Segundo a filosofia do conhecimento (Crtica) de Immanuel Kant (1724-1804), ns no podemos conhecer as coisas inteiramente, porque nem todos os sinais que recebemos das coisas so aceitos pela mente, e disto resulta que no podemos conhecer inteiramente o real. Conhecemos do real apenas aquilo que a mente pode assimilar, e que ele chamou fenmeno; ao que permanece incognoscvel para ns ele chamou o noumeno. Ento Kant tomou a srie de conceitos que Aristteles havia listado como o que podemos dizer das coisas, e transformou-a em uma srie de categorias que so o que podemos conhecer das coisas. Para Kant o dado emprico tem validade, porm nunca validade absoluta ou apodtica. Husserl igualmente duvida do conhecimento cientfico dos fatos e, para ele, o que deve ser procurado o conhecimento cientfico das essncias.

Fenomenologia e Psicologia
Foi de grande importncia e de grande impacto o pensamento fenomenolgico na psicologia, na qual Franz Brentano e o alemo Carl Stumpf haviam preparado o terreno, e na qual o psiclogo americano William James, a escola de Wrzburg, e os psiclogos da Gestalt haviam trabalhado ao longo de linhas paralelas. Este mtodo, e as adaptaes desse mtodo, tem sido usados para estudar diferentes emoes, patologias, coisas tais quais separao, solido, solidariedade, as experincias artstica e religiosa, o silncio e a fala, percepo e o comportamento, e assim por diante. Karl Jaspers Mas a Fenomenologia deu provavelmente sua maior contribuio no campo da psiquiatria, no qual o alemo Karl Jaspers (1883-1969), um destacado existencialista contemporneo, ressaltou a importncia da investigao fenomenolgica da experincia subjetiva de um paciente.
Carl Stumpf O paciente psicolgico paciente em vista do objeto ideal que em sua mente corresponde realidade, no importa qual a situao externa, e porque essa construo ideal difere do padro comum dos objetos ideais na mente das demais pessoas com respeito aos mesmos estmulos dos sentidos. O psiclogo precisa encontrar o significado nos objetos do mundo ideal do seu paciente, a fim de poder lidar com sua situao psicolgica.

Jaspers foi seguido pelo suo Ludwig Binswanger (1881-1966) e vrios outros, inclusive Ronald David Laing (1927-1989) na Inglaterra, na psiquiatria existencial da linha filosfica ateia de Sartre; Viktor Frankl (1905-1997), com sua teoria da logotherapia, na ustria e, pioneiramente, Halley Bessa (1915-1994), no Brasil, ambos da linha do existencialismo cristo de Gabriel Marcel (1889-1973).

Fenomenologia

Crticas Fenomenologia
Na psicologia, a objeo que se levanta contra a possibilidade de se viver com o paciente sua prpria viso do mundo, de sua situao e de si mesmo. Como a subjetividade deve estar tambm no psiclogo, impossvel ter o terapeuta uma intuio desses aspectos que seja inteiramente livre do seu prprio eu, do seu prprio pensar, de modo a evitar introduzirem-se em sua anlise certas impresses pessoais que precisaria evitar. A Fenomenologia diz que o terapeuta deve buscar compreender com a sua subjetividade a subjetividade alheia. Na verdade, necessita um grupo de psiclogos consultores de modo que as suas vises possam se somar para uma compreenso mais profunda de um fenmeno, "intersubjectividade". Porm deve lembrar-se de que, a rigor, ele no tem nenhum padro absolutamente confivel para aprovar ou reprovar qualquer comportamento alheio, apesar de se encontrar confortvel com a estatstica da normalidade das atitudes e dos costumes. Na Poltica e no Direito, o modo de se lidar com a subjetividade a Democracia, em que o problema da subjetividade contornado por meio do consenso, pela coincidncia estatstica de opinies, pelo voto de um conselho ou da populao, de modo que, por assim dizer, a subjetividade de um nico indivduo, ou de uma minoria de intelectuais, no venha a prevalecer. Em Moral e Religio, a ncora so as escrituras, consideradas revelao divina.

Lista de Pensadores
Edmund Husserl Max Scheler Franz Brentano Roman Ingarden Jean-Paul Sartre Michel Henry Ludwig Landgrebe Adolf Reinach Helmuth Plessner Hans Reiner Bernhard Waldenfels Oskar Becker Maurice Merleau-Ponty Karl Jaspers Ludwig Binswanger Emmanuel Levinas Nicolai Hartmann Edith Stein Georges Gurvitch Eugen Fink Jean-Luc Marion Arnold Gehlen Renaud Barbaras Marc Richir Martin Heidegger Hans-Georg Gadamer Carl Stumpf Gabriel Marcel Jan Patoka Martin Buber Paul Ricoeur Alfred Schtz Friederich Perls Ernst Tugendhat Jean-Franois Courtine Hans Lipps Ernesto Grassi Kazimierz Twardowski

Dietrich von Hildebrand

Otto Friedrich Bollnow

Referncias
[1] A "via" da reconsiderao do "mundo-da-vida" j dado (http:/ / www. onto. net. br/ index. php?title=A_"via"_da_reconsiderao_do_"mundo-da-vida"_j_dado)

Ligaes externas
Newsletter of Phenomenology. (http://www.phenomenology.ro/newsletter/newsletter_all.htm) (online-newsletter) Research in Phenomenology. (http://www.brill.nl/m_catalogue_sub6_id9390.htm) Duquesne Univ. Pr., Pittsburgh Pa 1.1971ff. ISSN 0085-5553 (http://dispatch.opac.d-nb.de/DB=1.1/LNG=EN/ CMD?ACT=SRCHA&IKT=8&TRM=0085-5553) Studia Phaenomenologica. (http://www.studia-phaenomenologica.com/) ISSN 1582-5647 (http://dispatch.opac. d-nb.de/DB=1.1/LNG=EN/CMD?ACT=SRCHA&IKT=8&TRM=1582-5647) Center for Advanced Research in Phenomenology (http://www.phenomenologycenter.org)

Fenomenologia Sociedade Brasileira de Psicologia Humanista Existencial (http://www.sobraphe.org.br)

Fontes e Editores da Pgina

10

Fontes e Editores da Pgina


Fenomenologia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=35445515 Contribuidores: AlchemistOfJoy, Alexandrepastre, Belanidia, CasperBraske, Ccero, Dvulture, Ddi's, Edivaldog4, Ericoazevedo, JSSX, Jaideraf, Joao AMA, JoaoMiranda, Jonas AGX, Jpiccino, Juntas, Marceloptm, Mrcl, Nameless23, Nemracc, Nuno Tavares, OS2Warp, Paulo Sergio Duarte, PauloEduardo, Physecks, Raposa Alegre, Rmneves, Salamat, Santana-freitas, Sturm, Teles, Vonoserbizky Spartacus, Ziguratt, Zoldyick, 88 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Husserl.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Husserl.jpg Licena: Creative Commons Attribution 3.0 Contribuidores: Jorferto Ficheiro:Franz Brentano.jpeg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Franz_Brentano.jpeg Licena: Public Domain Contribuidores: Cherry, Ekpah, Sergejpinka, Svencb, UV Ficheiro:Universitt Freiburg Kollegiengebude I (Altbau).jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Universitt_Freiburg_Kollegiengebude_I_(Altbau).jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Dbenzhuser, Joergens.mi Ficheiro:Scheler max.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Scheler_max.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Alonr, Moonian, Mu Ficheiro:Carlstumpf.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Carlstumpf.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Filip em, Materialscientist, Wouterhagens

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Vous aimerez peut-être aussi