Vous êtes sur la page 1sur 92

SPBU7833-03 Setembro 2008 (Traduo: Setembro 2008)

Manual de Operao e Manuteno


Motores Industriais 1103 e 1104
DC (Motor) DD (Motor) DJ (Motor) DK (Motor) RE (Motor) RG (Motor) RJ (Motor) RR (Motor) RS (Motor) RT (Motor) DF (Motor) DG (Motor)

i01661845

Informaes Importantes Sobre Segurana


A maioria dos acidentes envolvendo operao, manuteno e reparao da mquina so causados quando regras ou precaues bsicas de segurana no so observadas. Muitas vezes, um acidente pode ser evitado, reconhecendo-se antecipadamente as situaes potencialmente perigosas. O operador precisa estar alerta para as possveis situaes de perigo. Este operador deve tambm ter recebido treinamento e dispor das habilidades e ferramentas necessrias para desempenhar estas funes de forma apropriada. A operao, lubrificao, manuteno, ou reparao incorreta deste produto envolvem perigo e podem resultar em ferimentos ou morte. No opere esta mquina e no faa lubrificao, manuteno ou reparao antes de ler e entender as instrues sobre operao, lubrificao, manuteno,e reparao. As precaues de segurana e advertncias so apresentadas neste manual e no produto. Se estas recomendaes de segurana no forem observadas, ferimentos ou morte podero ser causados a voc ou a outras pessoas. As situaes envolvendo perigo so identificadas pelo Smbolo de Alerta de Segurana e seguidas por uma Palavra de Alerta tal como, PERIGO, CUIDADO ou ATENO. A etiqueta de alerta de segurana CUIDADO aparece abaixo.

Este sinal de alerta quer dizer o seguinte: Ateno! Esteja Alerta! Sua Segurana est em Perigo. A mensagem que aparece com a advertncia, explicando o perigo, pode ser apresentada por escrito ou por uma ilustrao. As operaes que podem resultar em danos para a mquina so identificadas pelas etiquetas de AVISO localizadas no produto e nesta publicao. A Perkins no pode prever todas as circunstncias que podem envolver um possvel perigo. Portanto, as advertncias neste manual e no produto no abrangem tudo. Ao usar uma ferramenta, procedimento, mtodo de trabalho ou tcnica de operao que foi especificamente recomendada pela Perkins, procure assegurar-se de estar agindo da maneira mais segura para voc e para os outros. Voc deve tambm certificar-se de que a mquina no ser danificada e nem se tornar perigosa devido aos mtodos de operao, lubrificao, manuteno ou reparao que voc escolher. As informaes, especificaes e ilustraes contidas nesta publicao baseiam-se nas informaes disponveis na poca da redao do manual. As especificaes, torques (binrios), presses, medies, ajustes, ilustraes e outros itens podem mudar a qualquer momento. Estas mudanas podem afetar a manuteno do produto. Obtenha as informaes mais completas e atualizadas antes de iniciar qualquer trabalho. Os revendedores Perkins tm as mais recentes informaes sua disposio.

Quando peas de reposio so exigidas para este produto, a Perkins recomenda a utilizao de peas de reposio Perkins ou peas com especificaes equivalentes incluindo, mas no limitadas, a dimenses fsicas, tipos, resistncia e materiais. A inobservncia desta advertncia poder resultar em falhas prematuras, danos ao produto, ferimentos ou morte.

SPBU7833-03

3 ndice

ndice
Prefcio ................................................................... 4

Seo Sobre Segurana


Mensagens de Segurana ...................................... 6 Informaes Gerais Sobre Perigos ......................... 7 Preveno Contra Queimaduras ............................ 8 Preveno Contra Incndios e Exploses .............. 9 Preveno Contra Esmagamento e Cortes ........... 11 Como Subir e Descer da Mquina ......................... 11 Antes de Dar Partida no Motor ............................. 12 Partida do Motor ................................................... 12 Desligamento do Motor ......................................... 13 Sistema Eltrico .................................................... 13

Seo Geral
Vistas do Modelo e Especicaes ...................... 14 Informaes Sobre Identicao do Produto ........ 20

Seo de Operao
Levantamento e Armazenagem ............................ 25 Indicadores e Medidores ...................................... 28 Partida do Motor ................................................... 29 Operao do Motor ............................................... 33 Parada do Motor ................................................... 34 Operao em Tempo Frio ..................................... 36

Seo de Manuteno
Capacidades de Reabastecimento ....................... 41 Intervalos de Manuteno .................................... 56

Seo de Garantia
Informaes Sobre a Garantia .............................. 87

Seo de ndice
ndice Alfabtico ................................................... 88

4 Prefcio

SPBU7833-03

Prefcio
Informaes Sobre Publicaes
Este manual contm informaes sobre segurana e instrues de operao, lubricao e manuteno. Este manual deve ser armazenado dentro ou prximo rea do motor, no porta-livros ou no compartimento de armazenagem de literatura. Leia, estude e mantenha-o guardado juntamente com as informaes do motor e outras publicaes. Todos materiais de literatura da Perkins so publicados basicamente em Ingls. O uso do idioma Ingls facilita a traduo e a consistncia dos materiais. Algumas fotograas e ilustraes contidas neste manual mostram detalhes ou acessrios que podem ser diferentes do seu motor. Protetores e tampas podem ter sido removidos para ns ilustrativos. Melhorias e avanos contnuos do projeto do produto podem ter causado mudanas no seu motor que no estejam includas neste manual. Em caso de dvida quanto ao seu motor ou a este manual, entre em contato com o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins para a obteno das informaes mais recentes disponveis.

Manuteno
A seo de manuteno um guia dos cuidados do motor. As instrues, ilustradas passo-a-passo, so agrupadas por intervalos de manuteno de acordo com as horas de servio e/ou tempo de calendrio. Os itens constantes do programa de manuteno so listados com suas respectivas instrues detalhadas. Os servios devem ser executados nos intervalos recomendados, conforme indicado no Programa de Intervalos de Manuteno. O ambiente real de operao do motor tambm determina o Programa de Intervalos de Manuteno. Portanto, sob condies de operao extremamente rduas, com abundncia de poeira, gua e temperaturas de congelamento, talvez seja necessrio executar os servios de lubricao e manuteno com mais freqncia do que aquela especicada no Programa de Intervalos de Manuteno. Os itens do programa de manuteno so organizados para um programa de gerenciamento de manuteno preventiva. Se o programa de manuteno preventiva for seguido, regulagens peridicas no sero necessrias. A implementao de um programa de gerenciamento de manuteno preventiva deve minimizar os custos de operao devido s redues de falhas e tempos de parada imprevista.

Segurana
Esta seo de segurana lista as precaues bsicas de segurana. Esta seo identica tambm as situaes perigosas e de alerta. Leia e entenda as precaues bsicas listadas na seo de segurana antes de operar ou executar qualquer servio de lubricao, manuteno ou reparo neste produto.

Intervalos de Manuteno
Execute a manuteno dos itens nos intervalos originais recomendados. Recomendamos que os programas de manuteno sejam imprimidos e colocados em exibio prximos ao motor, como lembretes convenientes. Recomendamos tambm que os registros de manuteno sejam mantidos como parte do registro permanente do motor. O seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins pode auxili-lo a ajustar o programa de manuteno de forma a atender as necessidades do seu ambiente de operao.

Operao
As tcnicas de operao descritas neste manual so bsicas. Essas tcnicas ajudam no desenvolvimento das habilidades e tcnicas requeridas para a operao do motor com mais ecincia e economia. As habilidades e tcnicas se desenvolvem medida em que o operador adquire mais conhecimentos sobre o motor e suas capacidades. A seo de operao deve servir como uma referncia para o operador. As fotograas e ilustraes servem para orientar o operador sobre os procedimentos de inspeo, partida, operao e desligamento do motor. Essa seo tambm inclui uma discusso sobre as informaes diagnsticas eletrnicas.

Reviso Geral
Os detalhes principais da reviso geral do motor no so cobertos neste Manual de Operao e Manuteno, exceto os intervalos e itens de manuteno em cada intervalo. Reparos grandes devem ser executados somente por tcnicos autorizados Perkins. O seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins possui uma variedade de opes de programas de reviso geral. No caso de uma grande falha do motor, existem tambm diversas opes de reviso geral aps a falha. Informe-se com o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins sobre essas opes.

SPBU7833-03

5 Prefcio

Proposio 65 de Advertncia da Califrnia


O Estado da Califrnia adverte que o escape de motores diesel e alguns de seus componentes podem causar cncer, defeitos de nascena e outros problemas reprodutivos. Os terminais de baterias e acessrios relacionados contm chumbo e compostos de chumbo. Lave as mos aps o manuseio desses componentes.

6 Seo Sobre Segurana Mensagens de Segurana

SPBU7833-03

Seo Sobre Segurana


i04943768

Mensagens de Segurana
Poder haver vrias placas de advertncia especcas em um motor. As localizaes exatas e as descries dos riscos so vistas nesta seo. Queira familiarizar-se com todas as placas de advertncia. Certique-se de que todas as placas de advertncia estejam legveis. Limpe as placas de advertncia ou substitua as placas de advertncia se no for possvel ler as palavras ou se as guras no estiverem visveis. Ao limpar as placas de advertncia, use um pano, gua e sabo. No use solvente, gasolina nem outros produtos qumicos fortes para limpar as placas de advertncia. Solventes, gasolina ou outros produtos qumicos fortes podero afrouxar o adesivo que prende as placas de advertncia. Os sinais de advertncia soltos podem se desprender e cair do motor. Substitua as placas de advertncia danicadas ou ausentes. Caso haja uma placa de advertncia em uma pea do motor a ser substituda, certique-se de que a pea de reposio tenha esta mesma placa de advertncia. Os revendedores Perkins ou os distribuidores Perkins podem fornecer novas placas de advertncia. No trabalhe no motor e nem opere o motor a menos que tenha entendido as instrues e as advertncias contidas no Manual de Operao e Manuteno. sua responsabilidade ter cuidado adequado. A inobservncia das instrues ou deixar de prestar ateno aos avisos pode resultar em leses ou em morte.
Ilustrao 1 Exemplo tpico
g01154807

A etiqueta de Advertncia Universal (1) pode estar localizada na tampa do mecanismo de vlvula ou no coletor de admisso. Consulte a ilustrao 2. Nota: A localizao dessa etiqueta depender da aplicao do motor.

(1) Advertncia Universal


Ilustrao 2 Exemplo tpico

g01682734

No opere esta mquina e no trabalhe nesta mquina sem ter lido e entendido as instrues e advertncias existentes nos Manuais de Operao e Manuteno. Se as instrues no forem seguidas ou se no for dada ateno s advertncias, podero resultar ferimentos graves ou morte. Entre em contato com o seu revendedor Caterpillar para obter manuais de reposio. O cuidado apropriado responsabilidade sua.

(2) ter

No use auxlios de partida tipo aerossol, como o ter. Isso poderia resultar em exploso e ferimentos.

SPBU7833-03

7 Seo Sobre Segurana Informaes Gerais Sobre Perigos

i03253248

Informaes Gerais Sobre Perigos

Ilustrao 3

g01682820

A etiqueta de advertncia de ter (2) ca localizada na tampa do coletor da admisso. Consulte a ilustrao 4.
Ilustrao 5
g00106796

Fixe uma etiqueta de advertncia No Operar ou uma etiqueta de advertncia semelhante na chave de partida ou nos controles antes de fazer a manuteno ou o reparo do equipamento.

Ilustrao 4 Exemplo tpico

g01682833

Ilustrao 6

g00702020

Use capacete, culos de segurana e outros equipamentos de segurana, conforme requerido. No use roupas soltas ou jias que possam prender nos controles ou em outras partes do motor. Certique-se de que todos os protetores e tampas estejam devidamente instalados no motor. Mantenha o motor sem materiais estranhos. Remova partculas, leo, ferramentas e outros itens da plataforma, dos passadios e dos degraus. Nunca coloque uidos de manuteno em recipientes de vidro. Drene todos os uidos em recipientes apropriados.

8 Seo Sobre Segurana Preveno Contra Queimaduras

SPBU7833-03

Obedea a todos os regulamentos locais referentes ao descarte de uidos. Use todas as solues de limpeza com cuidado. Relate todos os reparos necessrios. No permita a presena de pessoas desautorizadas no equipamento. Certique-se de que o fornecimento de energia est desconectado antes de voc trabalhar no barramento ou nas velas. Faa a manuteno no motor com o equipamento na posio de manuteno. Consulte o Manual de Operao e Manuteno para ver o procedimento de como colocar o equipamento na posio de manuteno.
Ilustrao 7
g00687600

Ar Comprimido e gua Pressurizada


Ar e/ou gua pressurizados podem fazer com que detritos e/ou gua quente sejam lanados no ambiente. Isso pode resultar em ferimentos pessoais. A aplicao direta de ar ou gua sob presso sobre o corpo pode resultar em ferimentos pessoais. Ao utilizar ar comprimido e/ou a gua pressurizada para ns de limpeza, use roupas e sapatos protetores e culos de segurana. Para proteger os olhos, use culos ou uma mscara facial de segurana. A presso mxima do ar para ns de limpeza deve ser abaixo de 205 kPa (30 psi). A presso mxima da gua para ns de limpeza deve ser abaixo de 275 kPa (40 psi).

Sempre use uma placa ou pedao de papelo ao vericar um vazamento. Fluidos vazando sob presso podem penetrar no tecido do corpo. A penetrao de uidos pode causar ferimentos graves e morte. Um vazamento capilar pode causar ferimentos graves. Se o uido for injetado na sua pele, ser preciso tratar imediatamente. Procure um mdico familiarizado com esse tipo de ferimento para o tratamento.

Conteno de Derramamentos de Fluidos


Assegure-se de que todos os uidos sejam cuidadosamente contidos durante a execuo de testes, servios de inspeo, manuteno, ajustes e reparos no motor. Prepare-se para coletar o uido em um recipiente apropriado antes que qualquer compartimento seja aberto ou desmontado.

Somente use equipamentos e ferramentas


adequados para a coleta de uidos.

Penetrao de Fluidos
Aps o desligamento do motor, o circuito hidrulico poder permanecer sob presso por um longo perodo. Se no for devidamente aliviada, a presso poder causar a expulso de uido hidrulico ou de outros itens, como bujes de tubulaes. Para evitar ferimentos, no remova nenhuma pea ou componente hidrulico at que toda a presso tenha sido aliviada. No desmonte nenhuma pea ou componente hidrulico at que toda a presso tenha sido aliviada para evitar ferimentos. Consulte as informaes do OEM para quaisquer procedimentos que sejam requeridos para aliviar a presso hidrulica.

Somente use equipamentos e ferramentas


adequados para a conteno de uidos. Obedea a todos os regulamentos locais referentes ao descarte de uidos.
i02934682

Preveno Contra Queimaduras


No toque em qualquer parte do motor em operao. Deixe que o motor se esfrie antes de iniciar qualquer servio de reparo ou manuteno. Alivie toda a presso do sistema de ar, do sistema hidrulico, do sistema de lubricao, do sistema de combustvel e do sistema de arrefecimento antes de desconectar qualquer tubulao, conexo ou itens relacionados.

SPBU7833-03

9 Seo Sobre Segurana Preveno Contra Incndios e Exploses

Lquido Arrefecedor
temperatura de operao, o motor estar quente. Quando o motor estiver quente, o lquido arrefecedor estar quente e sob presso. O radiador e as tubulaes dos aquecedores ou do motor contm lquido arrefecedor quente. Qualquer contato com o lquido arrefecedor quente ou com seus vapores poder causar queimaduras graves. Deixe que os componentes do sistema de arrefecimento se esfriem antes de drenar o sistema de arrefecimento. Verique o nvel do lquido arrefecedor aps o desligamento e esfriamento do motor. Assegure-se de que a tampa do bocal de enchimento esteja fria antes de remov-la. A tampa do bocal de enchimento dever estar fria o suciente a ponto de poder ser tocada com a mo desprotegida. Retire lentamente a tampa do bocal de enchimento para aliviar a presso. O condicionador do sistema de arrefecimento contm lcali. O lcali poder causar ferimentos. Evite o contato do lcali com a pele, os olhos e a boca.

i03253245

Preveno Contra Incndios e Exploses

Ilustrao 8

g00704000

Todos os combustveis, a maioria dos lubricantes e algumas misturas de lquido arrefecedor so inamveis. O vazamento ou derramamento de uidos inamveis sobre superfcies quentes ou componentes eltricos pode resultar em incndio. Os incndios podem provocar ferimentos e danos materiais. Um incndio rpido pode ocorrer se as tampas do crter forem removidas dentro de quinze minutos aps um desligamento de emergncia do motor. Determine se o motor ir operar em um ambiente que permite que gases combustveis sejam aspirados para dentro do sistema de admisso de ar. Esses gases podem causar um excesso de rotao do motor. Pode resultar em ferimentos pessoais, danos materiais ou danos no motor. Se a aplicao envolver a presena de gases combustveis, consulte o seu revendedor Perkins ou o seu distribuidor Perkins para obter mais informaes sobre dispositivos de proteo apropriados. Remova todos os materiais inamveis ou materiais condutivos tais como combustvel, leo e partculas do motor. No permita que materiais inamveis ou condutivos se acumulem sobre o motor. Armazene combustveis e lubricantes em recipientes devidamente rotulados e fora do alcance de pessoas no autorizadas. Armazene panos embebidos com leo e qualquer outro material inamvel em recipientes seguros. No fume nas reas de armazenagem de materiais inamveis.

Lubricantes
leo quente e os componentes lubricantes quentes podem causar ferimentos. Evite o contato de leo quente com a pele. Evite tambm que os componentes quentes entrem em contato com a pele.

Baterias
O eletrlito um cido que pode causar ferimentos. No deixe que o eletrlito entre em contato com a pele ou os olhos. Use sempre culos de proteo ao trabalhar com baterias. Lave as mos aps a execuo de servios nas baterias e nos conectores. Recomenda-se o uso de luvas.

10 Seo Sobre Segurana Preveno Contra Incndios e Exploses

SPBU7833-03

No exponha o motor a nenhuma chama. Blindagens do escape (se equipado) protegem os componentes quentes da exausto contra borrifos de leo e de combustvel no caso de um cano, tubo ou vedador falharem. As blindagens tm que estar instaladas corretamente. No solde tubulaes ou tanques que contenham uidos inamveis. No corte com maarico tubulaes ou tanques que contenham uidos inamveis. Limpe as tubulaes ou os tanques cuidadosamente com solvente no inamvel antes de sold-los ou cort-los com maarico. A ao tem que ser mantida em boas condies. Todos os os eltricos tm que estar corretamente posicionados e xos com segurana. Inspecione diariamente a ao eltrica. Repare qualquer o que esteja solto ou desado antes de operar o motor. Limpe e aperte todas as conexes eltricas. Elimine os os que no esto conectados ou que so desnecessrios. No use os ou cabos menores do que a bitola recomendada. No desvie nenhum fusvel e/ou disjuntor. Arcos e fascas podem causar incndios. Conexes rmes, ao recomendada e cabos de bateria com manuteno correta ajudaro a evitar arcos e fascas. Inspecione todas os canos e mangueiras quanto a desgaste e deteriorao. As mangueiras devem ser posicionadas corretamente. Certique-se de que as tubulaes e mangueiras estejam corretamente instaladas e presas com braadeiras. Aperte todas as conexes com o torque recomendado. Vazamentos podem provocar incndios. Os ltros de leo e de combustvel tm que estar instalados corretamente. Os alojamentos dos ltros tm que estar apertados com o torque correto
Ilustrao 9
g00704059

Tome cuidado quando tiver reabastecendo um motor. No fume enquanto estiver reabastecendo um motor. No reabastea um motor prximo a chamas ou fascas. Sempre desligue o motor antes de reabastecer.

Ilustrao 10

g00704135

Gases emitidos por uma bateria podem explodir. Mantenha qualquer chama ou fasca afastada do topo de uma bateria. No fume nas reas de carga de baterias. Nunca verique a carga da bateria colocando um objeto de metal entre os bornes da bateria. Use um voltmetro ou um hidrmetro.

SPBU7833-03

11 Seo Sobre Segurana Preveno Contra Esmagamento e Cortes

Conexes de cabos auxiliares incorretas podem causar uma exploso que pode resultar em ferimentos. Consulte a seo de Operao deste manual para mais informaes. No tente carregar uma bateria congelada. Isto pode causar uma exploso. As baterias tm que ser mantidas limpas. As tampas (se equipada) tm que ser mantidas sobre as clulas. Use as coberturas recomendadas dos cabos, conexes e caixa da bateria quando o motor estiver funcionando.

Certique-se de que todas as braadeiras, dispositivos de proteo e blindagens trmicas estejam corretamente instalados. Durante a operao do motor, isso ajudar a evitar vibrao, atrito contra outras peas e calor excessivo.
i02248607

Preveno Contra Esmagamento e Cortes


Apie corretamente o componente antes de executar qualquer servio embaixo do componente. Nunca faa ajustes com o motor em operao, exceto se especicado diferentemente neste manual. Afaste-se de todas as peas giratrias e em movimento. Remova os protetores somente quando estiver executando servios de manuteno. Instale os protetores de volta em seus devidos lugares aps o trmino da manuteno. Mantenha todos os objetos afastados das ps do ventilador em movimento. As ps do ventilador arremessaro ou cortaro os objetos em contato. Use culos de segurana ao martelar objetos para evitar ferimentos aos olhos. Lascas ou detritos podem desprender-se dos objetos martelados. Antes de martelar objetos, certique-se de que ningum ser ferido pelos detritos lanados ao ar.
i02271263

Extintor de Incndio
Certique-se de que um extintor de incndio esteja disponvel. Saiba como usar o extintor de incndio. Inspecione o extintor de incndio e faa manuteno do extintor regularmente. Obedea s recomendaes na placa de instrues.

Canos, Tubos e Mangueiras


No dobre os canos de alta presso. No golpeie os canos de alta presso. No instale canos que estejam torcidos ou danicados. No prenda nenhum outro item nos canos de alta presso. Conserte todos os canos frouxos ou danicados. Vazamentos podem provocar incndios. Consulte o seu revendedor Perkins ou o seu distribuidor Perkins para reparos ou para peas de reposio. Inspecione cuidadosamente os canos, os tubos e as mangueiras. No inspecione com a mo desprotegida. Use uma chapa ou um papelo para vericar a existncia de vazamentos. Aperte todas as conexes com o torque recomendado. Substitua as peas na ocorrncia de uma das seguintes condies:

Como Subir e Descer da Mquina


Inspecione os degraus, os corrimos e a rea de trabalho antes de subir no motor. Mantenha esses itens limpos e em boas condies. Suba no motor e desa do motor somente pelos locais em que haja degraus e/ou corrimos. No suba no motor e no pule do motor. Para subir no motor ou descer do motor, que de frente para o motor. Mantenha um contato de trs pontos com os degraus e corrimos. Use dois ps e uma das mos ou use um p e as duas mos. No use nenhum controle como corrimo.

Terminais danicados ou com vazamentos Capas externas desgastadas ou cortadas. Arames expostos. Capas externas com bolhas. Parte exvel da mangueira est torcida. Blindagem incrustada no revestimento externo Deslocamento dos terminais.

12 Seo Sobre Segurana Antes de Dar Partida no Motor

SPBU7833-03

No que de p nos componentes que no podem agentar o seu peso. Use uma escada apropriada ou uma plataforma de servio. Prenda o equipamento de subida, de modo que ele no se mova. No carregue ferramentas nem suprimentos quando subir no motor ou quando descer do motor. Use uma corda de mo para levantar e abaixar ferramentas ou materiais.
i03253256

i02934754

Partida do Motor

No use auxlios de partida tipo aerossol, como o ter. Isso poderia resultar em exploso e ferimentos. NO d partida no motor ou movimente qualquer controle caso haja uma etiqueta de advertncia presa chave de partida do motor. Consulte a pessoa que colocou a etiqueta de advertncia antes de dar partida no motor. Certique-se de que todos os protetores e tampas estejam devidamente instalados antes de iniciar o servio de manuteno no motor. Trabalhe cuidadosamente ao redor dos componentes mveis, a m de evitar acidentes causados pela rotao de tais componentes. D partida no motor pelo compartimento do operador ou atravs da chave de partida. Acione o motor seguindo sempre o procedimento descrito no tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Partida do motor, na Seo de Operao. O procedimento correto ajudar a evitar a ocorrncia de ferimentos graves e danos ao motor. Para assegurar-se de que o aquecedor da gua da camisa do lquido arrefecedor (se equipado) e/ou o aquecedor do leo lubricante (se equipado) estejam operando corretamente, verique os termostatos da gua e do leo durante a operao dos respectivos aquecedores. O escape do motor contm produtos de combusto que podem ser prejudiciais sua sade. Sempre d partida e opere o motor em uma rea bem ventilada. Se o motor estiver numa rea fechada, dirija os gases do escape para fora. Nota: O motor equipado com um dispositivo automtico de partida a frio para condies normais de operao. Se o motor for operado em climas muito frios, um auxiliar de partida adicional ser necessrio. Normalmente, o motor vem equipado com um tipo de auxiliar de partida adequado regio de operao. Para melhorar a capacidade de partida, os motores so equipados com auxiliares de partida com velas de pr-aquecimento em cada cilindro para aquecimento do ar da admisso.

Antes de Dar Partida no Motor


Antes da partida inicial de um motor novo, reformado ou reparado, esteja preparado para desligar o motor para interromper um excesso de rotao. Isto pode ser conseguido interrompendo-se o abastecimento de ar ou de combustvel para o motor. Desligamentos por excesso de rotao devem ocorrer automaticamente para motores controlados eletronicamente. Se o desligamento automtico no ocorrer, pressione o boto de parada de emergncia para cortar o combustvel e/ou o ar para o motor. Inspecione o motor quanto a perigos potenciais. Antes de dar partida no motor, certique-se de que ningum esteja sobre, sob ou prximo do motor. Certique-se de que a rea esteja livre de pessoas. Certique-se de que o sistema de iluminao (se equipado) do motor seja compatvel com as condies. Certique-se de que todas as luzes (se equipado) funcionam corretamente. Todos os protetores e tampas tm de estar instalados se o motor tiver de ser ligado para fazer manuteno. Para ajudar a evitar acidentes causados por peas em movimento, trabalhe com cuidado perto delas. No desvie os circuitos de desligamento automtico. No desarme os circuitos de desligamento automtico. Os circuitos existem para ajudar a evitar ferimentos pessoais. Os circuitos tambm existem para ajudar a evitar danos ao motor. Consulte o Manual de Servio para reparos e ajustagens.

SPBU7833-03

13 Seo Sobre Segurana Desligamento do Motor

i02248563

Desligamento do Motor
Desligue o motor de acordo com o procedimento descrito no tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Parada do Motor (Seo de Operao), a m de evitar superaquecimento e desgaste acelerado dos componentes do motor. Use o Boto de Desligamento de Emergncia (se equipado) SOMENTE em situaes de emergncia. No use o Boto de Desligamento de Emergncia para desligamento normal do motor. Aps um desligamento de emergncia, NO opere o motor at que o problema tenha sido corrigido. Desligue o motor novo ou recondicionado se este atingir uma condio de rotao excessiva durante o arranque. Para desligar o motor, feche o suprimento de combustvel e/ou o suprimento de ar ao motor.
i02248517

Trajetos descontrolados do circuito eltrico podem causar danos aos mancais principais, s superfcies do munho do mancal do virabrequim e aos componentes de alumnio. A descarga eltrica poder danicar o motor se este no possuir um cabo de ligao terra do motor ao chassi. Para assegurar-se de que o motor e os sistemas eltricos do motor estejam funcionando corretamente, use um cabo de ligao terra do motor ao chassi com trajeto direto para a bateria. Este trajeto pode ser obtido atravs de uma ligao terra direta do motor ao chassi. Todas as ligaes terra devem estar devidamente apertadas e sem corroso. O alternador do motor deve ser conectado ao terminal negativo - da bateria por um o de ligao terra com capacidade suciente para suportar a corrente total de carga do alternador.

Sistema Eltrico
Nunca desconecte qualquer circuito de unidade de carregamento ou cabo de circuito da bateria quando a unidade de carregamento estiver funcionando. Uma fasca pode causar a exploso da mistura inamvel de gases produzida por algumas baterias. Para ajudar a evitar a formao de fascas produzidas por gases combustveis da ignio liberados por algumas baterias, conecte por ltimo o cabo negativo da fonte externa auxiliar de partida ao terminal do motor de arranque. Se o motor de arranque no estiver equipado com um terminal , conecte o cabo auxiliar de partida ao bloco do motor. Inspecione diariamente os os eltricos quanto a afrouxamento ou esgaramento. Aperte todos os os eltricos frouxos antes do acionamento do motor. Repare todos os os esgarados antes do acionamento do motor. Rera-se a este Manual de Operao e Manuteno para as instrues especcas de partida.

Prticas de Ligao Terra


Para conabilidade e desempenho ideal do motor, certique-se de que o sistema eltrico do motor esteja corretamente ligado terra. Ligaes terra incorretas resultaro em trajetos descontrolados e imprevisveis do circuito eltrico.

14 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

SPBU7833-03

Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes


i02248522

Ilustraes dos Modelos


Vistas do Modelo de Motor 1104

Ilustrao 11 (1) Tampa do mecanismo da vlvula (2) Respiro do crter (3) Filtro de combustvel (4) Bomba injetora de combustvel (5) Filtro de leo do motor (6) Polia do virabrequim

g01012280

(7) Bomba de gua (8) Polia do ventilador (9) Alojamento do termostato de gua

SPBU7833-03

15 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

Ilustrao 12 (1) Tampa do ltro de leo (2) Coletor do escape (3) Alternador (4) Turboalimentador (5) Motor de arranque (6) Alojamento do volante do motor (7) Volante do motor (8) Admisso de ar

g01012281

16 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

SPBU7833-03

Vistas do Modelo de Motor 1103

Ilustrao 13 (1) Alternador (2) Polia do ventilador (3) Suprimento de leo para o turboalimentador (4) Dreno de leo do turboalimentador (5) Turboalimentador (6) Coletor do escape

g01011348

SPBU7833-03

17 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

Ilustrao 14 (1) Bomba de transferncia de combustvel (2) Tampa do bocal de enchimento de leo (3) Filtro de combustvel (4) Motor de arranque (5) (6) (7) (8) Vareta de nvel Filtro de leo Reservatrio de leo Polia do virabrequim

g01011349

(9) Bomba de gua (10) Alojamento do termostato de gua

i02248528

Aspirao Natural

Descrio do Motor
Os motores Perkins so projetados para as seguintes aplicaes:mquinas, grupos geradores e equipamentos mveis industriais. Esses motores so fornecidos com os seguintes tipos de aspirao:

Especicaes do Motor
Nota: A extremidade dianteira do motor ca oposta extremidade do volante do motor. Os lados esquerdo e direito do motor so determinados a partir da extremidade do volante do motor. O cilindro nmero 1 o cilindro dianteiro.

Turboalimentado e Ps-arrefecido Turboalimentado

18 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

SPBU7833-03

Tabela 2 Especicaes do Motor Industrial 1103 Nmero de Cilindros Dimetro Interno Curso Aspirao Taxa de Compresso Cilindrada Ordem de Combusto Ilustrao 15 (A) Vlvulas de admisso (B) Vlvulas de escape Tabela 1 Especicaes do Motor Industrial 1104 Nmero de Cilindros Dimetro Interno Curso Aspirao 4 Em-linha 105 mm (4,134 pol.) 127 mm (5,0 pol.) Turboalimentado e Ps-arrefecido Turboalimentado Aspirao Natural NA 19,25:1 NA T 18,23:1 T, TA 4,4 L (268 pol.3) 1 3 4 2 Anti-horrio 0,20 mm (0,008 pol.) 0,45 mm (0,018 pol.) Cilindrada Ordem de Combusto Rotao (visto da extremidade do volante) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Admisso) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Escape) Taxa de Compresso Tabela 3 Especicaes do Grupo Gerador 1104 Nmero de Cilindros Dimetro Interno Curso Aspirao 4 Em-linha 105 mm (4,134 pol.) 127 mm (5,0 pol.) Turboalimentado e Ps-arrefecido Turboalimentado Aspirao Natural NA 19,25:1 T 17,25:1, T 18,23:1, TA 18,23:1 4,4 L (268 pol.3) 1 3 4 2 Anti-horrio 0,20 mm (0,008 pol.) 0,45 mm (0,018 pol.)
g00984281

3 Em-linha 105 mm (4,134 pol.) 127 mm (5,0 pol.) Turboalimentado Aspirao Natural NA 19,25:1 T 18,25:1 3,3 L (201 pol.3) 1 2 3 Anti-horrio 0,20 mm (0,008 pol.) 0,45 mm (0,018 pol.)

A ilustrao mostra um exemplo tpico de diagrama de vlvulas

Rotao (visto da extremidade do volante) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Admisso) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Escape)

Taxa de Compresso Cilindrada Ordem de Combusto Rotao (visto da extremidade do volante) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Admisso) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Escape)

SPBU7833-03

19 Seo Geral Vistas do Modelo e Especicaes

Tabela 4 Especicaes do 1103 Grupo Gerador Nmero de Cilindros Dimetro Interno Curso Aspirao Taxa de Compresso Cilindrada Ordem de Combusto Rotao (visto da extremidade do volante) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Admisso) Ajuste das Folgas das Vlvulas (Escape) 3 Em-linha 105 mm (4,134 pol.) 127 mm (5,0 pol.) Turboalimentado Aspirao Natural NA 19,25:1 T 17,25:1 3,3 L (201 pol.3) 1 2 3 Anti-horrio 0,20 mm (0,008 pol.) 0,45 mm (0,018 pol.)

Vida til do Motor


A ecincia do motor e o aproveitamento mximo de seu desempenho dependem da observncia s recomendaes de operao e manuteno. O desempenho e a ecincia do motor tambm dependem do uso dos udos, leos lubricantes e lquidos arrefecedores recomendados. Use o Manual de Operao e Manuteno como guia para a manuteno requerida do motor. Normalmente, a vida til prevista para o motor calculada tomando-se por base a demanda de potncia mdia. O clculo da demanda de potncia mdia baseia-se no consumo de combustvel do motor durante um determinado perodo de tempo. Uma reduo no total de horas de operao com o acelerador totalmente aberto e/ou a operao do motor com ajustes reduzidos do acelerador resultaro em uma demanda menor de potncia mdia. A reduo nas horas de operao prolongar a vida til do motor e, conseqentemente, a necessidade de reviso geral.

Arrefecimento e Lubricao do Motor


O sistema de arrefecimento consiste nos seguintes componentes:

Bomba centrfuga de gua acionada por


engrenagem

Termostato de gua, que regula a temperatura do


lquido arrefecedor do motor

Bomba de leo do tipo de engrenagens Arrefecedor de leo


O leo lubricante do motor fornecido por uma bomba do tipo de engrenagens. O leo lubricante do motor arrefecido e ltrado. As vlvulas de derivao propiciam um uxo irrestrito de leo lubricante s peas do motor quando a viscosidade do leo alta. As vlvulas de derivao podem tambm propiciar uxo irrestrito de leo lubricante s peas do motor no caso de entupimento do arrefecedor de leo ou do elemento ltrante. A ecincia e desempenho do motor e o controle de emisses de gases dependem da observncia s recomendaes de operao e manuteno. O desempenho e a ecincia do motor tambm dependem do uso dos udos, leos lubricantes e lquidos arrefecedores recomendados. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Intervalos de Manuteno para informaes adicionais sobre os itens de manuteno.

20 Seo Geral Informaes Sobre Identicao do Produto

SPBU7833-03

Informaes Sobre Identicao do Produto


i04943769

i02248529

Placa do Nmero de Srie

Identicao do Motor
Os motores Perkins so identicados por um nmero de srie. Esse nmero mostrado em uma placa de nmero de srie xada no lado esquerdo do bloco de motor. Um exemplo do nmero do motor RE12345U090001H. RE _________ __________________________________ Tipo de motor RE12345_________ ___________Nmero da Lista do Motor
________________________Fabricado na Inglaterra U _________ ____________ Nmero de Srie do Motor 090001 _________ _____________________________Ano de Fabricao H _________ Ilustrao 16 Exemplo tpico de placa com o nmero de srie (1) (2) (3) (4) Nmero temporrio da Lista de Peas Tipo Nmero de srie Nmero da lista
g00994966

Os revendedores Perkins precisam desses nmeros para determinar os componentes includos com o motor. Isto permite a identicao precisa dos nmeros das peas de reposio.

A Placa do Nmero de Srie ca localizada no lado esquerdo do bloco do cilindro, atrs das tubulaes de alta presso da bomba de injeo de combustvel. As seguintes informaes encontram-se estampadas na Placa do Nmero de Srie: Nmero de srie do motor, Modelo e Nmero de arranjo.
i02248511

Nmeros de Referncia
As informaes sobre os itens a seguir podero ser necessrias para a encomenda de peas. Procure as informaes sobre o seu motor. Registre as informaes no espao apropriado. Imprima e guarde essas informaes para seu registro e futura referncia.

Registro de Referncia
Modelo do Motor _________ __________________________________ Nmero de Srie do Motor _________ _____________________ RPM do Motor em Marcha Lenta _________ ______________

SPBU7833-03

21 Seo Geral Informaes Sobre Identicao do Produto

_____________________ Carga Total do Motor RPM _________

Nmero do Filtro Primrio de Combustvel __________ Elemento Separador de gua _________ _________________ Nmero do Filtro Secundrio de Combustvel
_________ ________________________________________________________ _______ Nmero do Filtro de leo Lubricante _________ ___________ Elemento Filtrante Auxiliar de leo _________

Capacidade Total do Sistema de Lubricao


_________ ________________________________________________________

Capacidade Total do Sistema de Arrefecimento


_________ ________________________________________________________

Nmero do Elemento do Puricador de Ar ___________


___________ Correia de Comando do Ventilador _________ _____________ Nmero da Correia do Alternador _________

i04943770

Decalque de Certicao de Emisses

Etiqueta para motores compatveis


Exemplos tpicos de etiquetas de emisses

22 Seo Geral Informaes Sobre Identicao do Produto

SPBU7833-03

Ilustrao 17

g01173630

Este exemplo tpico de etiqueta instalado em motores com sistemas de injeo eletrnica de combustvel e instalado em motores com bombas de injeo eletrnica de combustvel.

Ilustrao 18 Este exemplo tpico de etiqueta instalado em motores com bombas de injeo de combustvel mecnicas.

g01156733

SPBU7833-03

23 Seo Geral Informaes Sobre Identicao do Produto

Etiqueta para motores que cumprem com os requisitos de emisses da MSHA

Ilustrao 19 Exemplo tpico

g01381316

A etiqueta mostrada na ilustrao 19 para motores que operam em minas de carvo subterrneas na Amrica do Norte. A etiqueta instalada em motores que cumprem com os requisitos de emisses da Mine Safety and Health Administration (MSHA). Motores diesel aprovados devem ser identicados por uma marca de aprovao legvel e permanente. A marca de aprovao est gravada com o nmero de aprovao da MSHA. A etiqueta deve ser xada com segurana no motor diesel.

Etiqueta para motores que no cumprem com os requisitos de emisses

Ilustrao 20 Este exemplo tpico de etiqueta instalado em motores que no cumprem com os requisitos de emisses.

g01156734

24 Seo Geral Informaes Sobre Identicao do Produto

SPBU7833-03

Ilustrao 21 Este exemplo tpico de etiqueta instalado em motores estacionrios.

g01157127

SPBU7833-03

25 Seo de Operao Levantamento e Armazenagem

Seo de Operao Levantamento e Armazenagem


i02248549

Use uma grua para remover componentes pesados. Use uma viga de levantamento ajustvel para levantar o motor. Todos os membros de suporte (correntes e cabos) devem car paralelos uns aos outros. As correntes e os cabos devem car perpendiculares ao topo do objeto que est sendo levantado. Algumas remoes requerem o levantamento dos dispositivos para obter-se equilbrio correto e segurana. Para remover SOMENTE o motor, use os olhais de levantamento localizados no motor. Os olhais de levantamento so projetados e instalados para determinados arranjos de motor. Alteraes nos olhais de levantamento e/ou no motor tornaro os olhais de levantamento e os dispositivos de levantamento obsoletos. Se tiver que fazer alguma alterao, certique-se de que os dispositivos corretos de levantamento sejam fornecidos. Informe-se com o seu revendedor ou distribuidor Perkins sobre os dispositivos corretos de levantamento do motor.
i02248605

Levantamento do Motor

Armazenamento do Motor
Se o motor no for operador por vrias semanas, o leo lubricante ser drenado das paredes dos cilindros e dos anis dos pistes. Ferrugem poder formar-se nas paredes dos cilindros. A ferrugem nas paredes dos cilindros resultar em desgaste acelerado do motor e reduo de sua vida til.

Sistema de Lubricao
Ilustrao 22
g01097527

Para ajudar a evitar desgaste excessivo do motor, proceda da seguinte forma: Efetue toda a lubricao recomendada listada no tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Intervalos de Manuteno (Seo de Manuteno). Precaues especiais devero ser tomadas se o motor no estiver sendo operado e no houver previso de operao futura. Se for necessrio armazenar o motor por um perodo superior a um ms, certique-se de executar todos os procedimentos de proteo do motor. Proceda da seguinte forma:

AVISO Nunca dobre os parafusos dos olhais e os suportes. Os parafusos somente devem receber carga sob tenso. Lembre-se que a capacidade de um parafuso de olhal ca menor medida que o ngulo entre os membros de apoio e o objeto torna-se menor que 90 graus. Quando for necessrio remover um componente a um ngulo, use somente um suporte que seja adequado ao peso.

Limpe totalmente a parte externa do motor.

26 Seo de Operao Levantamento e Armazenagem

SPBU7833-03

Drene completamente o sistema de

combustvel e reabastea-o com combustvel preservativo.POWERPART Lay-Up 1 1772204 pode ser misturado com combustvel normal para transform-lo em combustvel preservativo. preservativo, o sistema de combustvel poder ser abastecido com combustvel normal. Este combustvel, no entanto, dever ser descartado ao trmino do perodo de armazenagem juntamente com os elementos ltrantes de combustvel.

Se no houver disponibilidade de combustvel

AVISO Certique-se de remover todo o lquido arrefecedor do sistema de arrefecimento do motor para evitar danos causados por congelamento. Este procedimento particularmente importante se o sistema tiver sido drenado aps a lavagem com gua, ou se o sistema tiver sido abastecido com uma soluo anticongelante inadequada s temperaturas ambientes de congelamento.

Opere o motor at atingir a temperatura normal

de operao. Repare todos os vazamentos dos sistemas de combustvel, de leo lubricante e de ar. Desligue o motor e drene o leo lubricante contido no crter de leo. lubricante.

Substitua a(s) caixa(s) dos ltros de leo Encha o crter de leo at a marca FULL (CHEIO)
da vareta de nvel com leo lubricante limpo, novo. Adicione POWERPART Lay-Up 2 1762811 ao leo para proteger o motor contra corroso. Se POWERPART Lay-Up 2 1762811 no estiver disponvel, use um preservativo de especicao correta ao invs de leo lubricante. Se usar preservativo, este dever ser completamente drenado do sistema ao trmino do perodo de armazenagem, e o crter de leo dever ser reabastecido ao nvel correto com leo lubricante normal.
Ilustrao 23
g01003928

1. Certique-se de que a mquina esteja estacionada sobre uma superfcie plana. 2. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 3. Remova o bujo de drenagem (1) da lateral do bloco do cilindro para drenar o motor. Assegure-se de que o furo de drenagem no esteja entupido. 4. Abra o registro ou remova o bujo de drenagem existente no fundo do radiador para drenar o radiador. Se o radiador no tiver um registro ou bujo de drenagem, desconecte a mangueira da base do radiador. 5. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa. 6. Instale os bujes de drenagem e a tampa do bocal de enchimento. Feche o registro ou conecte a mangueira do radiador. 7. Abastea o sistema de arrefecimento com a mistura anticongelante correta para proteo do sistema contra corroso. Abastea o sistema vazo mxima de 1 L (0,2200 gales imperiais) por minuto. Nota: Alguns inibidores de corroso podem danicar alguns componentes do motor. Entre em contato com o Departamento de Servio da Perkins para assistncia.

Sistema de Arrefecimento
Para ajudar a evitar desgaste excessivo do motor, proceda da seguinte forma: AVISO A m de evitar queimaduras resultantes de borrifamento de lquido arrefecedor, no drene o lquido arrefecedor com o motor quente e o sistema sob presso. Se houver previso de temperaturas de congelamento, certique-se de que o sistema de arrefecimento disponha de proteo adequada contra congelamento. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Informaes Gerais Sobre o Lquido Arrefecedor (Seo de Manuteno).

SPBU7833-03

27 Seo de Operao Levantamento e Armazenagem

8. Opere o motor por um curto perodo de tempo para ativar a circulao do leo lubricante e do lquido arrefecedor pelo motor. 9. Desconecte a bateria. Guarde a bateria totalmente carregada em um local seguro. Antes de guardar a bateria, proteja seus terminais contra corroso.POWERPART Lay-Up 3 1734115 pode ser usado para o revestimento dos terminais. 10. Limpe o respiro do crter se assim equipado o motor. Vede a extremidade do cano. 11. Remova os bicos injetores de combustvel e borrife POWERPART Lay-Up 2 1762811 por um ou dois segundos nos dimetros internos de cada cilindro com os pistes a BDC. 12. Gire lentamente o virabrequim uma volta completa e, em seguida, instale os bicos injetores de combustvel.

Para evitar corroso, borrife o motor com

POWERPART Lay-Up 3 1734115. No borrife a parte interna do alternador.

Se todas as instrues de armazenagem segura do motor forem seguidas, o motor no ter problemas de corroso. A Perkins no se responsabiliza por danos causados pela armazenagem do motor aps um perodo de operao. Entre em contato com o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins para assistncia na preparao do motor para armazenagem por longos perodos de tempo.

Sistema de Induo
Remova o conjunto do ltro de ar. Se
necessrio, remova os canos instalados entre o conjunto do ltro de ar e o turboalimentador. Borrife POWERPART Lay-Up 2 1762811 no turboalimentador. A durao do borrifamento encontra-se estampada no recipiente. Vede o turboalimentador com ta adesiva prova d'gua.

Sistema de Escape
Remova o cano do escape. Borrife POWERPART
Lay-Up 2 1762811 no turboalimentador. A durao do borrifamento encontra-se estampada no recipiente. Vede o turboalimentador com ta adesiva prova d'gua.

Itens Gerais
Remova a tampa do bocal de enchimento se
houver um bocal de enchimento de leo na tampa balancim. Se no houver uma tampa para o bocal de enchimento na tampa balancim, remova a tampa balancim. Borrife POWERPART Lay-Up 2 1762811 ao redor do conjunto do eixo balancim. Instale a tampa do bocal de enchimento ou a tampa balancim. tampa do bocal de enchimento de combustvel com ta adesiva prova d'gua. alternador.

Vede o respiro do tanque de combustvel ou a

Remova e guarde as correias de comando do

28 Seo de Operao Indicadores e Medidores

SPBU7833-03

Indicadores e Medidores
i02248524

Indicadores e Medidores
possvel que o seu motor no esteja equipado com todos os medidores aqui descritos. Para informaes adicionais sobre o pacote de medidores, consulte os dados do Fabricante Original do Equipamento (OEM). Os medidores fornecem indicaes sobre o desempenho do motor. Certique-se de que os medidores estejam em boas condies de operao. Determine suas faixas normais de operao, observando-os durante um certo perodo de tempo. Mudanas sensveis nas leituras dos medidores indicam possveis problemas nos medidores ou no motor. Os problemas podem tambm ser indicados por alteraes nas leituras dos medidores, mesmo que tais leituras estejam dentro das especicaes. Determine e corrija a causa de qualquer alterao signicativa nas leituras. Obtenha a assistncia do seu revendedor ou distribuidor Perkins. AVISO Para evitar danos, DESLIGUE o motor se no houver indicao de presso do leo ou se a temperatura mxima do lquido arrefecedor for excedida. Presso do leo do Motor A presso do leo deve atingir seu valor mais alto aps o acionamento do motor frio. A presso tpica do leo de um motor abastecido com o leo SAE 10W30 de 207 a 413 kPa (30 a 60 psi) RPM nominal. Uma leitura normal mais baixa de presso do leo poder ser registrada se o motor estiver operando em marcha lenta. Se a carga estiver estvel e a leitura do manmetro mudar, proceda da seguinte forma: 1. Remova a carga. 2. Reduza a rotao do motor para marcha lenta. 3. Verique e mantenha o nvel do leo.

Temperatura da gua Arrefecedora da Camisa A faixa normal de temperatura da gua arrefecedora da camisa de 71 a 96 C (160 a 205 F). A temperatura mxima permitida com o sistema de arrefecimento pressurizado a 48 kPa (7 psi) de 110 C (230 F). Temperaturas mais altas podem ocorrer sob certas condies. A leitura da temperatura da gua pode variar de acordo com a carga. A leitura no dever nunca ultrapassar o ponto de ebulio do sistema sob presso que estiver sendo usado. Se o motor estiver operando acima da faixa normal e observar-se vapor, proceda da seguinte forma: 1. Reduza a carga e a RPM do motor. 2. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos. 3. Determine se o motor deve ser desligado imediatamente ou se pode ser arrefecido reduzindo-se a carga. Tacmetro Este indicador indica a rotao do motor (RPM). Quando a alavanca de controle do acelerador for deslocada para a posio de acelerao mxima sem carga, o motor estar operando em marcha acelerada. O motor estar operando RPM de carga mxima quando a alavanca de controle do acelerador estiver na posio de acelerao mxima com a carga mxima nominal. AVISO Para ajudar a evitar danos ao motor, nunca exceda a RPM de marcha acelerada. A rotao excessiva pode causar graves danos ao motor. O motor pode ser operado em marcha acelerada sem qualquer risco, mas sua rotao no deve jamais exceder o ajuste de marcha acelerada. Ampermetro Este medidor indica a quantidade de carga ou descarga no circuito de carga da bateria. Este indicador deve operar direita do nmero 0 (zero). Nvel de Combustvel Este medidor indica o nvel de combustvel no tanque de combustvel. O medidor de nvel de combustvel operar quando o interruptor PARTIDA/DESLIGAR estiver na posio LIGAR. Marcador de Horas de Servio Este medidor indica as horas de operao do motor.

SPBU7833-03

29 Seo de Operao Partida do Motor

Partida do Motor
i02934811

Antes de Dar Partida no Motor


Execute os servios de manuteno diria do motor e os outros servios de manuteno peridica antes do acionamento do motor. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Intervalos de Manuteno para informaes adicionais.

Os gases de escape do motor contm produtos de combusto que podem ser prejudiciais sua sade. D partida no motor e opere-o sempre em uma rea bem ventilada e, se estiver em uma rea fechada, dirija os gases de escape para fora.

No d partida no motor ou movimente qualquer


controle caso haja uma etiqueta com os dizeres NO OPERE, ou etiqueta de advertncia semelhante, presa chave de partida ou aos controles. giratrias estejam livres.

Para aproveitamento mximo da vida til do

motor, faa uma inspeo total ao redor do compartimento do motor antes da partida. Procure por: vazamentos de leo, vazamentos de lquido arrefecedor, parafusos frouxos e excesso de sujeira e/ou graxa. Remova todo excesso de sujeira e/ou graxa. Repare todos os problemas detectados durante a inspeo. arrefecimento quanto a trincas e braadeiras frouxas.

Certique-se de que as reas ao redor das peas Certique-se de que todos os protetores estejam

devidamente instalados. Verique se h protetores danicados ou faltando. Repare ou substitua os protetores danicados e/ou faltando. no estiverem protegidos contra a alta drenagem de corrente criada durante o acionamento do motor de arranque eltrico. Inspecione os cabos eltricos e a bateria quanto a conexes incorretas e corroso.

Inspecione as mangueiras do sistema de

Desconecte todos os carregadores de bateria que

Inspecione as correias de acionamento do

alternador e dos acessrios quanto a trincas, rupturas e outros danos. frouxas e os desgastados ou esgarados.

Rearme todos os dispositivos de desligamento e


alarmes (se equipado).

Inspecione a instalao eltrica quanto a conexes Verique o suprimento de combustvel. Drene

Verique o nvel do leo no crter do motor.

a gua do separador de gua (se equipada). Abra a vlvula de suprimento de combustvel (se equipado).

Mantenha o nvel do leo entre as marcas ADD (ADICIONAR) e FULL (CHEIO) no medidor de nvel de leo do motor. nvel do lquido arrefecedor no tanque superior (se equipado). Mantenha o nvel do lquido arrefecedor marca FULL (CHEIO) do tanque superior. superior, mantenha o nvel do lquido arrefecedor a 13 mm (0,5 pol.) da base do bocal de enchimento. Se o motor estiver equipado com um visor de vidro, mantenha o nvel do lquido arrefecedor no visor de vidro. ar (se equipada). Efetue a manuteno do ltro de ar quando o diafragma amarelo entrar na zona vermelha ou quando o pisto travar-se em na posio visvel.

Verique o nvel do lquido arrefecedor. Observe o

AVISO Todas as vlvulas na tubulao de retorno do combustvel devem estar abertas antes e durante a operao do motor, para evitar alta presso do combustvel. Alta presso do combustvel pode causar falha do alojamento do ltro ou outros danos. Se o motor no tiver sido operado por algumas semanas, possvel que o combustvel tenha-se drenado do sistema de combustvel e que ar tenha-se inltrado no alojamento do ltro. O ar tambm poder inltrar-se no sistema durante a troca dos ltros de combustvel. Se isto acontecer, escorve o sistema de arrefecimento. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Sistema de Combustvel Escorve para todas as informaes sobre a escorva do sistema de combustvel.

Se o motor no estiver equipado com um tanque

Observe o indicador de limpeza do puricador de

Certique-se de que todos os equipamentos

acionados pelo motor tenham sido desengatados. Minimize ou remova as cargas eltricas.

30 Seo de Operao Partida do Motor

SPBU7833-03

i02934812

Partida do Motor

A capacidade de partida do motor melhorar em temperaturas ambientes abaixo de 18 C (0 F) com o uso do aquecedor da gua da camisa ou com uma bateria de capacidade extra. Quando combustveis diesel do Grupo 2 forem usados, use os itens a seguir para minimizar os problemas de partida e de combustvel em climas frios: aquecedor do crter de leo do motor, aquecedor da gua da camisa, aquecedor de combustvel e isolamento trmico das tubulaes de combustvel. Use o seguinte procedimento para partida em climas frios: 1. Se equipado, mova a alavanca do acelerador para a posio de acelerao total antes de acionar o motor. 2. Se equipado, gire a chave interruptora de partida do motor para a posio AQUECER. Mantenha a chave de partida do motor na posio AQUECER por 6 segundos at que a luz indicadora da vela de pr-aquecimento se acenda. Isso ativar as velas de pr-aquecimento e ajudar o acionamento do motor. AVISO No tente dar partida no motor durante mais de 30 segundos. Deixe que o motor eltrico de partida esfrie durante dois minutos antes de reiniciar a partida novamente. 3. Enquanto a luz indicadora da vela de preaquecimento estiver acesa, gire a chave de partida do motor para a posio PARTIDA e acione o motor. Nota: Se a luz indicadora da vela de pr-aquecimento acender-se rapidamente por 2 ou 3 segundos, ou se a luz indicadora da vela de pr-aquecimento no acender-se, o sistema de partida a frio estar com algum problema. No use ter ou outros uidos auxiliares de partida para acionar o motor. 4. Solte a chave interruptora de partida do motor assim que o motor comear a funcionar. 5. Se o motor no der a partida, libere a chave de partida do motor e deixe que o motor de arranque se esfrie antes de tentar nova partida. Repita o procedimento descrito nos passos 2 a 4.

No use auxiliares de partida tipo aerossol, como o ter. O uso deste tipo de auxiliar de partida pode resultar em exploso ou ferimentos. Consulte o Manual de Operao e Manuteno para os tipos de controle do seu motor. Use o procedimento de partida descrito abaixo. 1. Se equipado, mova a alavanca do acelerador para a posio de acelerao total antes de dar a partida no motor. AVISO No tente dar partida no motor durante mais de 30 segundos. Deixe que o motor eltrico de partida esfrie durante dois minutos antes de reiniciar a partida novamente. 2. Gire a chave de partida do motor para a posio PARTIDA. Retenha a chave interruptora de partida na posio PARTIDA e acione o motor. 3. Solte a chave de partida assim que o motor comear a funcionar. 4. Se equipado, mova lentamente a alavanca do acelerador para a posio de marcha lenta e deixe que o motor opere em marcha lenta. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Aps a Partida do Motor . 5. Se o motor no der a partida, solte a chave de partida e deixe que o motor eltrico de arranque. Em seguida, repita o procedimento descrito nos passos 2 a 4. 6. Vire a chave de partida para a posio DESLIGAR para desligar o motor.
i02934813

Partida em Tempo Frio

No use auxiliares de partida tipo aerossol, como o ter. O uso deste tipo de auxiliar de partida pode resultar em exploso ou ferimentos.

SPBU7833-03

31 Seo de Operao Partida do Motor

6. Se o motor estiver equipado com um acelerador, opere o motor em marcha lenta por 3 a 5 minutos ou at que a temperatura da gua comece a elevar-se. O motor dever operar suavemente em marcha lenta at passar gradualmente para o ajuste de marcha acelerada. Deixe que a fumaa branca se disperse antes de prosseguir com a operao normal. 7. Opere o motor em marcha lenta at que todos os sistemas atinjam a temperatura de operao. Observe os indicadores durante o perodo de aquecimento. 8. Vire a chave de partida para a posio DESLIGAR para desligar o motor.
i02248553

AVISO Use uma fonte de bateria com a mesma voltagem do motor eltrico de partida. Use SOMENTE a mesma voltagem para a partida com cabos auxiliares. O uso de voltagem mais alta danicar o sistema eltrico. No inverta os cabos de bateria, pois o alternador poder ser danicado. Conecte por ltimo o cabo terra e remova-o em primeiro lugar. Ao usar uma fonte externa de energia eltrica para partida no motor, gire o interruptor de controle do motor para a posio DESLIGAR. Coloque todos os acessrios eltricos na posio DESLIGAR antes de conectar os cabos auxiliares de partida. Certique-se de que a chave geral de energia eltrica esteja na posio DESLIGAR antes de conectar os cabos auxiliares de partida no motor em que se est dando partida. 1. Gire a chave interruptora de partida para a posio DESLIGAR. Desligue todos os acessrios do motor.

Partida com Cabos Auxiliares

Conexes inadequadas dos cabos auxiliares de partida podem causar uma exploso, resultando em ferimentos. Evite fascas nas proximidades das baterias. Fascas podem provocar uma exploso dos vapores. No permita que as extremidades dos cabos auxiliares de partida se toquem ou que toquem o motor. Nota: Se possvel, determine inicialmente a razo do no-funcionamento do motor. Providencie todos os reparos necessrios. Se o motor no der a partida somente devido a um problema na bateria, carregue a bateria ou d partida no motor com cabos auxiliares de partida. O estado da bateria pode ser vericado novamente aps o desligamento do motor.

2. Conecte uma extremidade positiva do cabo auxiliar de partida ao terminal do cabo positivo da bateria descarregada. Conecte a outra extremidade positiva do cabo auxiliar de partida ao terminal do cabo positivo da fonte auxiliar de fora. 3. Conecte uma extremidade negativa do cabo auxiliar de partida ao terminal do cabo negativo da fonte auxiliar de fora. Conecte a outra extremidade negativa do cabo auxiliar de partida ao bloco do motor ou ligao terra do chassi. Este procedimento ajuda a evitar a formao de fascas geradas por gases combustveis produzidos por algumas baterias. 4. D partida no motor. 5. Imediatamente aps a partida do motor inoperante, desconecte os cabos auxiliares de partida na ordem inversa. Aps a partida com cabos auxiliares, possvel que o alternador no seja capaz de recarregar totalmente baterias muito descarregadas. As baterias devem ser substitudas ou carregadas voltagem correta com um carregador de baterias aps o desligamento do motor. Muitas baterias consideradas inteis podem ainda ser recarregadas. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Bateria - Substitua e ao tpico da publicao Testes e Ajustes, Bateria - Teste.

32 Seo de Operao Partida do Motor

SPBU7833-03

i02248561

Aps a Partida do Motor


Nota: Em temperaturas ambientes de 0 a 60 C (32 a 140 F), o tempo de aquecimento de aproximadamente trs minutos. Em temperaturas ambientes abaixo de 0 C (32 F), mais tempo ser necessrio para o aquecimento do motor. Ao operar o motor em marcha lenta durante o aquecimento, esteja atento aos seguintes problemas:

Verique se h algum vazamento de uido ou ar

RPM de marcha lenta e meia RPM total (sem carga) antes de operar o motor sob carga. Isso no possvel em algumas aplicaes. os sistemas atinjam a temperatura normal de operao. Verique todos os indicadores durante o perodo de aquecimento.

Opere o motor em marcha lenta at que todos

Nota: Observe e registre com freqncia as leituras dos indicadores e medidores durante a operao do motor. A comparao espordica de dados ajudar a determinar as leituras normais para cada indicador ou medidor. A comparao espordica de dados ajudar tambm na deteco de condies anormais de operao. Mudanas signicantes nas leituras devem ser investigadas.

SPBU7833-03

33 Seo de Operao Operao do Motor

Operao do Motor
i02248542

i03253228

Operao do Motor
A operao e manuteno corretas so fatores fundamentais para o aproveitamento mximo da vida til e economia do motor. A observncia das instrues descritas neste Manual de Operao e Manuteno reduzir os custos de manuteno e prolongar a vida til do motor. O motor pode ser operado RPM nominal aps atingir a temperatura de operao. O motor atingir a temperatura normal de operao mais rapidamente se operado em baixa rotao (RPM) e com pouca demanda de potncia. Este procedimento mais ecaz do que a operao do motor em marcha lenta sem carga. O motor deve atingir a temperatura do operao em poucos minutos. Observe com freqncia e registre as leituras dos indicadores e medidores durante a operao do motor. A comparao espordica dos dados ajudar a determinar as leituras normais para cada indicador ou medidor. A comparao espordica dos dados ajudar tambm na deteco de condies anormais de operao. Mudanas signicantes nas leituras devem ser investigadas.
i02248604

Prticas para Economia de Combustvel


A ecincia do motor pode afetar o consumo de combustvel. O projeto e a tecnologia em fabricao da Perkins proporcionam a mxima ecincia do combustvel em todas as aplicaes. Siga os procedimentos recomendados para obter o desempenho ideal por toda a vida til do motor.

Evite derramar combustvel.


O combustvel se expande quando aquecido. O combustvel pode transbordar do tanque de combustvel. Inspecione as linhas de combustvel quanto a vazamento. Repare as linhas de combustvel, se necessrio.

Conhea as propriedades dos diferentes

combustveis. Somente use os combustveis recomendados.

Evite marcha lenta desnecessria.


Desligue o motor em vez de funcion-lo em marcha lenta por longos perodos de tempo.

Observe frequentemente o indicador de restrio

do ltro de ar. Mantenha limpo o elemento de ltro de ar.

Aquecimento do Motor
1. Opere o motor em marcha lenta de trs a cinco minutos ou at que a temperatura da gua da camisa comece a elevar-se. Se a temperatura for inferior a 18 C (0 F) mais tempo ser necessrio para o aquecimento. 2. Verique todos os medidores durante o perodo de aquecimento. 3. Efetue uma inspeo ao redor da mquina. Inspecione o motor quanto a vazamentos de uidos ou de ar. 4. Eleve a RPM ao ajuste de rotao nominal. Verique se h sinais de vazamentos de uidos ou ar. O motor poder ser operado RPM nominal total e carga total quando a temperatura da gua da camisa atingir 60 C (140 F).

Faa manuteno nos sistemas eltricos.


Um clula danicada na bateria ir sobrecarregar o alternador. Isto consumir excesso de potncia e de combustvel.

Certique-se de que as correias esto ajustadas


corretamente. As correias devem estar em boas condies. mangueiras esto apertadas. No deve haver vazamento nas conexes.

Certique-se de que todas as conexes das

Assegure-se de que o equipamento acionado est


em bom estado de funcionamento.

Motores frios consomem mais combustvel.

Utilize o calor do sistema de arrefecimento e do sistema de escape, quando possvel. Mantenha os componentes do sistema de arrefecimento limpos e em bom estado. Nunca opere um motor sem o termostato. Todos esses itens ajudaro a manter as temperaturas de operao.

34 Seo de Operao Parada do Motor

SPBU7833-03

Parada do Motor
i02248580

i02248537

Grupo de Parada Secundria


AVISO Os controles de parada de emergncia destinam-se ao uso SOMENTE de EMERGNCIA. NO use os dispositivos ou controles de parada de emergncia para procedimentos normais de parada. Este motor pode ter sido equipado pelo OEM com um boto de desligamento de emergncia. Para todas as informaes sobre o boto de desligamento de emergncia, rera-se s instrues do OEM. Certique-se de que todos os componentes do sistema externo de suporte da operao do motor sejam devidamente presos aps o desligamento do motor.

Desligamento do Motor
AVISO Desligando-se um motor imediatamente aps a sua operao sob carga poder resultar em superaquecimento e desgaste acelerado dos componentes do mesmo. Caso o motor tenha sido operado a rpm alta e/ou sob carga alta, opere-o em marcha lenta em vazio por pelo menos trs minutos para reduzir e estabilizar a temperatura interna antes de deslig-lo. Evite desligamentos de motor quente para maximizar a vida til do eixo e os mancais do turboalimentador. Antes de desligar um motor operando com baixa carga, opere-o em marcha lenta por 30 segundos. Se o motor estiver sendo operado em velocidades rodovirias e/ou com alta carga, opere-o em marcha lenta por um perodo mnimo de trs minutos. Este procedimento reduzir e estabilizar a temperatura interna do motor. Entenda o procedimento de desligamento do motor antes de execut-lo. Desligue o motor de acordo com o sistema de desligamento do motor ou consulte as instrues fornecidas pelo fabricante original do equipamento.

Gire a chave interruptora de partida do motor para


a posio DESLIGAR para desligar o motor.

SPBU7833-03

35 Seo de Operao Parada do Motor

i02248559

Aps o Desligamento do Motor


Nota: Aguarde pelo menos 10 minutos para que o leo do motor escoe-se de volta ao reservatrio de leo para, ento, vericar o leo do motor.

Verique o nvel do leo no crter do motor.

Mantenha o nvel do leo entre as marcas ADD (ADICIONAR) e FULL (CHEIO) da vareta de nvel de leo.

Providencie todos os ajustes necessrios. Repare


os vazamentos e aperte os parafusos soltos.

Anote o intervalo de servio requerido. Execute a

manuteno descrita no tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Programa de Intervalos de Manuteno.

Abastea o tanque de combustvel para evitar

acmulo de umidade no combustvel. No encha demais o tanque de combustvel.

AVISO Use apenas as misturas de anticongelante/lquido arrefecedor recomendadas nas Especicaes de Lquido Arrefecedor descritas neste Manual de Operao e Manuteno. A negligncia a esta recomendao pode causar danos ao motor.

Deixe que o motor se esfrie. Verique o nvel de


lquido arrefecedor.

Se houver previso de temperaturas de

congelamento, verique se o lquido arrefecedor contm o anticongelante correto. O sistema de arrefecimento deve ser protegido contra congelamento mais baixa temperatura externa prevista. Se necessrio, adicione a mistura correta de lquido arrefecedor e gua. requeridas em todos os equipamentos acionados. Essa manuteno descrita nas instrues do fabricante.

Execute todas as manutenes peridicas

36 Seo de Operao Operao em Tempo Frio

SPBU7833-03

Operao em Tempo Frio


i03253219

Os sistemas de arrefecimento e de lubricao do


motor no perdem calor imediatamente aps o desligamento. Isso signica que um motor pode car desligado por um perodo de tempo e ainda ter a capacidade de dar partida prontamente. correta antes do incio do tempo frio.

Operao em Tempo Frio


Os motores diesel Perkins podem operar ecazmente em climas frios. Em climas frios, a partida e o funcionamento do motor diesel dependem dos seguintes itens:

Coloque lubricante de motor com a especicao Verique todas as peas de borracha (mangueiras,
correias, etc.) semanalmente.

Verique toda a ao eltrica e as conexes


quanto a danos no isolamento e desamento. aquecidas. turno.

Tipo de combustvel usado Viscosidade do leo do motor Funcionamento das velas de aquecimento Auxlio de partida a frio opcional Condio da bateria
Esta seo cobrir as seguintes informaes:

Mantenha as baterias totalmente carregadas e Encha o tanque de combustvel no nal de cada Verique os puricadores de ar e a admisso de
ar diariamente. Verique a admisso de ar mais frequentemente quando operar em neve.

Problemas potenciais que so causados pela


operao em clima frio

Assegure-se que as velas de aquecimento estejam


funcionando. Consulte o tpico do Manual de Testes e Ajustagens, Vela Aquecedora - Teste.

Sugestes de aes que podem ser tomadas para

minimizar os problemas de partida e os problemas operacionais quando a temperatura do ar ambiente estiver entre 0 e 40 C (32 e 40 F).

Ferimentos ou avarias ao patrimnio podem resultar do lcool ou uidos de partida. lcool ou uidos de partida so altamente inamveis e txicos e podero causar ferimentos ou avarias ao patrimnio se armazenados inadequadamente.

A operao e manuteno de um motor em temperaturas de congelamento so complexas. Isso por causas das diferenas a seguir:

Condies do clima Aplicaes do motor


As recomendaes do seu revendedor Perkins ou do seu distribuidor Perkins so baseadas em prticas passadas comprovadas. As informaes contidas nesta seo fornecem diretrizes para operao em climas frios.

No use auxiliares de partida tipo aerossol, como o ter. O uso deste tipo de auxiliar de partida pode resultar em exploso ou ferimentos.

Sugestes para operao em clima frio


Se o motor der partida, opere-o at que a
temperatura operacional mnima de 81 C (177,8 F) seja atingida. Alcanar a temperatura operacional ajudar a evitar que as vlvulas de admisso e de exausto emperrem.

Para dar partida com cabos auxiliares em clima

frio, consulteManual de Operao e Manuteno, Partida com Cabos Auxiliares para mais informaes.

Viscosidade do leo Lubricante do Motor


A viscosidade correta do leo lubricante essencial. A viscosidade do leo afeta o torque necessrio para dar partida no motor. Consulte a seoManual de Operao e Manuteno, Recomendaes de Fluidos neste manual para ver as viscosidades recomendadas do leo.

SPBU7833-03

37 Seo de Operao Operao em Tempo Frio

Recomendaes Sobre o Lquido Arrefecedor


Proporcione uma proteo para o sistema de arrefecimento para a temperatura externa mais baixa esperada. Consulte a seoManual de Operao e Manuteno, Recomendaes de Fluidos neste manual para ver as misturas recomendadas do lquido arrefecedor. Em clima frio, verique o lquido arrefecedor com freqncia quanto a concentrao correta de glicol para garantir uma proteo adequada contra congelamento.

Recomendaes para Aquecimento do Lquido Arrefecedor


Pr-aquea o motor se ele foi resfriado abaixo da temperatura normal de operao devido inatividade. Isto deve ser executado antes do motor ser colocado em operao normal. Durante a operao em temperaturas muito frias, podem ocorrer danos no mecanismo de vlvulas em motores que operam por curtos intervalos de tempo. Isso pode acontecer se o motor for ligado e desligado muitas vezes sem ter sido aquecido completamente antes de trabalhar. Quando o motor trabalhar abaixo da temperatura normal de operao, o combustvel e o leo no sero queimados completamente na cmara de combusto. Este combustvel e leo causam depsitos de carvo nas hastes das vlvulas. Geralmente, os depsitos no causam problemas porque eles so queimados durante a operao em temperatura normal de trabalho. Quando o motor ligado e desligado muitas vezes sem um pr-aquecimento completo, os depsitos de carvo tornam-se mais espessos. Isto pode causar os seguintes problemas:

Aquecedores do Bloco do Motor


Os aquecedores do bloco do motor (se equipada) aquecem a gua do motor que cerca as cmaras de combusto. Isto proporciona os seguintes benefcios:

A facilidade de partida melhorada. O tempo de aquecimento reduzido.


Um aquecedor eltrico do bloco pode ser ativado quando o motor for desligado. Um aquecedor de bloco ecaz , normalmente, uma unidade de 1250 a 1500 W. Consulte o seu revendedor Perkins ou o seu distribuidor Perkins para mais informaes.

As vlvulas no trabalharo livres. As vlvulas caro emperradas. As varetas podem entortar Outros danos podero ocorrer no mecanismo das
vlvulas. Por essas razes, aps dar partida no motor ele deve funcionar at que a temperatura do lquido arrefecedor seja de 71 C (160 F) no mnimo. Os depsitos de carvo nas hastes das vlvulas sero mantidos num mnimo e ser mantida a operao livre das vlvulas e de seus componentes. Alm disso, o motor tem de ser completamente aquecido para manter as outras peas em boas condies e a vida til do motor ser, geralmente, prolongada. A lubricao ser melhorada. Haver menos cido e menos borra no leo. Isto proporcionar uma vida til mais longa para os mancais, anis dos pistes e outras peas do motor. Portanto, limite o tempo de marcha lenta desnecessria a dez minutos para reduzir o desgaste das peas e o consumo de combustvel.

Motor em Marcha Lenta


Quando operar em marcha lenta aps a partida do motor em tempo frio, aumente a rotao do motor de 1.000 para 1.200 rpm. Isso aquecer o motor mais rapidamente. A manuteno de rotao de marcha lenta elevada por longos perodos ser mais fcil com a instalao de um acelerador manual. O motor no deve ser superacelerado para agilizar o processo de aquecimento. Enquanto o motor estiver funcionando em marcha lenta, a aplicao de uma carga leve (carga parasita) ajudar a obter a temperatura operacional mnima. A temperatura operacional mnima 82 C (179,6F).

38 Seo de Operao Operao em Tempo Frio

SPBU7833-03

Termostato da gua e Tubulaes Isoladas do Aquecedor


O motor est equipado com um termostato de gua. Quando o lquido arrefecedor do motor est abaixo da temperatura operacional correta, a gua circula pelo bloco de cilindros do motor e pelo cabeote do motor. A seguir o lquido arrefecedor retorna ao bloco do motor atravs de um canal interno que desvia-se da vlvula do termostato do lquido arrefecedor. Isso assegura que o lquido arrefecedor ua pelo motor sob condies operacionais frias. O termostato da gua comea a abrir quando a gua do motor atinge a temperatura operacional mnima. Quando a temperatura do lquido arrefecedor sobe acima da temperatura operacional mnima, o termostato da gua se abre mais, permitindo que mais lquido arrefecedor v para o radiador para dissipar o excesso de calor. A abertura progressiva do termostato de gua opera o fechamento progressivo da passagem de derivao entre o bloco dos cilindros e o cabeote. Isso assegura uxo mximo de lquido arrefecedor para o radiador para atingir a dissipao mxima de calor. Nota: A Perkins no recomenda o uso de dispositivos de restrio de todo o uxo de ar, como obturadores de ar do radiador. A restrio ao uxo de ar pode resultar no seguinte: altas temperaturas de exausto, perda de energia, uso excessivo do ventilador e reduo do rendimento do combustvel. Um aquecedor da cabine benco em climas muito frios. Os canos de abastecimento vindos do motor e os canos de retorno da cabine, devem ser isolados para reduzir a perda de calor para o ambiente externo.

i03253249

Combustvel e o Efeito de Tempo Frio


Nota: Somente use combustveis com os graus recomendados pela Perkins. Consulte o Manual de Operao e Manuteno, Recomendaes Sobre Fluidos. Os seguintes combustveis podem ser usados nesta srie de motores.

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Combustveis Especiais


A Perkins prefere somente os combustveis do Grupo 1 e do Grupo 2 para esta srie de motores. Os combustveis do Grupo 1 so os combustveis preferidos pela Perkins para uso geral. Os combustveis do Grupo 1 maximizam a vida til e o desempenho do motor. Os combustveis do Grupo 1 so, geralmente, menos disponveis do que os do Grupo 2. Os combustveis do Grupo 1 so frequentemente no disponveis em regies de climas mais frios durante o inverno. Nota: Os combustveis do Grupo 2 tm de ter uma cicatriz de desgaste mxima de 650 micra (HFRR da norma ISO 12156-1). Os combustveis do Grupo 2 so considerados aceitveis para questes de garantia. Entretanto, esses combustveis podem reduzir a vida til, a potncia mxima e o rendimento do combustvel do motor. Quando combustveis do Grupo 2 forem utilizados, os seguintes itens fornecero um meio de minimizar os problemas em climas frios:

Isolamento da Admisso e do Compartimento do Motor


Quando forem encontradas temperaturas frequentemente abaixo de 18 C (0 F), poder ser especicada uma entrada para o puricador de ar localizada dentro do compartimento do motor. Um puricador de ar localizado dentro do compartimento do motor tambm pode minimizar a entrada de neve no puricador de ar. Tambm, o calor dissipado pelo motor ajuda a aquecer o ar de admisso. Calor adicional pode ser retido em torno do motor isolando-se o compartimento do motor.

Velas de aquecimento (se equipado) Aquecedores do lquido arrefecedor do motor, que


podem ser opcionais do OEM

Aquecedores do lquido arrefecedor, que podem


ser opcionais do OEM ser opcional do OEM

Isolamento dos canos de combustvel, que pode

SPBU7833-03

39 Seo de Operao Operao em Tempo Frio

H trs diferenas principais entre os combustveis do Grupo 1 e do Grupo 2. Os combustveis do Grupo 1 tm as seguintes caractersticas diferentes dos combustveis do Grupo 2.

i02248545

Ponto de nvoa mais baixo Ponto de uidez mais baixo Maior energia por unidade de combustvel em
volume. Nota: Os combustveis do Grupo 3 reduzem a vida til do motor. O uso de combustveis do Grupo 3 no coberto pela garantia da Perkins. Os combustveis do Grupo 3 incluem os Combustveis para Baixas Temperaturas e Querosene de Aviao. Os combustveis especiais so os Biocombustveis. O ponto de nvoa a temperatura que permite que cristais de cera se formem no combustvel. Esses cristais podem causar entupimento dos ltros. O ponto de uidez a temperatura quando o diesel comea a car mais espesso. O diesel comea a car mais resistente ao uxo atravs dos canos, dos ltros e das bombas de combustvel. Fique atento a esses fatos quando comprar combustvel diesel. Considere a temperatura ambiente mdia na aplicao do motor. Motores que so abastecidos em um clima podem no funcionar bem se forem transferidos para outro clima. Podem ocorrer problemas devido s mudanas de temperatura. Antes de procurar as causas de baixa potncia ou desempenho fraco no inverno, verique o tipo de combustvel quanto cera. Combustveis para baixas temperaturas podem estar disponveis para operaes abaixo de 0 C (32 F). Esses combustveis limitam a formao de cera no combustvel em baixas temperaturas. Para mais informaes sobre operao em climas frios, consulte o Manual de Operao e Manuteno, Operao em Climas Frios e Componentes Relacionados com o Combustvel em Climas Frios.

Componentes Relacionados com Combustvel em Tempo Frio


Tanques de Combustvel
O abastecimento parcial do tanque de combustvel pode permitir a formao de condensao. Abastea os tanques de combustvel aps a operao do motor. Todos os tanques de combustvel devem possuir um dispositivo para drenagem da gua e dos sedimentos depositados na base do tanque. Alguns tanques de combustvel usam tubulaes de suprimento que permitem o depsito da gua e dos sedimentos abaixo da extremidade do tubo de suprimento de combustvel. Alguns tanques usam tubulaes de suprimento que retiram o combustvel diretamente do fundo do tanque. Se o motor estiver equipado com este sistema, efetue regularmente a manuteno do ltro do sistema de combustvel . Drene a gua e os sedimentos de todos os tanques de armazenagem de combustvel nos seguintes intervalos: semanalmente, nas trocas de leo e ao reabastecer o tanque de combustvel. Isto ajudar a evitar o bombeamento de gua e/ou sedimentos do tanque de armazenagem de combustvel para dentro do tanque de combustvel do motor.

Filtros de Combustvel
A instalao de um ltro primrio de combustvel entre o tanque de combustvel e a admisso de combustvel do motor possvel. Aps trocar o ltro de combustvel, sempre escorve o sistema de combustvel para remover as bolhas de ar do sistema de combustvel. Consulte a Seo de Manuteno deste Manual de Operao e Manuteno para todas as informaes sobre a escorva do sistema de combustvel. A classicao de mcron e a localizao do ltro primrio de combustvel so muito importantes nas operaes em climas frios. O ltro primrio de combustvel e a tubulao de suprimento de combustvel so os componentes mais comumente afetados pelo combustvel frio.

40 Seo de Operao Operao em Tempo Frio

SPBU7833-03

Aquecedores de Combustvel
Nota: Este motor pode ter sido equipado pelo OEM com aquecedores de combustvel. Se assim equipado, desconecte o aquecedor de combustvel tipo eltrico durante os perodos de clima quente para evitar superaquecimento do combustvel. Se o aquecedor for do tipo permutador de calor, o OEM deve ter includo uma vlvula de derivao para os perodos de clima quente. Certique-se de que a vlvula de derivao esteja operando corretamente para evitar superaquecimento do combustvel. Rera-se ao manual do OEM para informaes adicionais sobre aquecedores de combustvel (se equipado).

SPBU7833-03

41 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento


i02248523

Sistema de Arrefecimento
Informe-se sobre a capacidade Total do Sistema de Arrefecimento antes de executar a manuteno do sistema de arrefecimento. A capacidade aproximada do sistema de arrefecimento do motor encontra-se relacionada abaixo. A capacidade do Sistema Externo varia de acordo com a aplicao. Rera-se s especicaes do OEM para a obteno das capacidade dos Sistemas Externos. Essas informaes sobre capacidade sero necessrias para determinar-se a quantidade de lquido arrefecedor/anticongelante requerida para o Sistema de Arrefecimento Inteiro.

Capacidades de Reabastecimento
Sistema de Lubricao
A capacidade de reabastecimento do crter do motor reete a capacidade aproximada do crter ou coletor mais a capacidade dos ltros de leo padro. Os sistemas auxiliares de ltragem de leo requerero leo adicional. Consulte as especicaes do fabricante original do equipamento para informar-se sobre a capacidade do ltro de leo auxiliar. Rera-se ao Manual de Operao e Manuteno, Seo de Manuteno para informaes adicionais sobre as especicaes dos lubricantes.

Motor 1104
Tabela 7 Motor de Aspirao Natural 1104 Compartimento ou Sistema Somente o Motor Capacidade do sistema de arrefecimento externo (recomendao do OEM) (1) Sistema de Arrefecimento Inteiro
(1) (2)

Litros 10,4

Quartos 11

Motor 1104
Tabela 5 Motor 1104 Compartimento ou Sistema Reservatrio de leo Padro do Crter do Motor (1)
(1)

O sistema de arrefecimento externo inclui um radiador ou um tanque de expanso com os seguintes componentes: permutador de calor, ps-arrefecedor e tubulao. Consulte as especicaes do fabricante. Registre o valor referente capacidade do sistema de arrefecimento externo nesta linha. (2) O Sistema de Arrefecimento Inteiro inclui a capacidade do sistema de arrefecimento do motor mais a capacidade do sistema de arrefecimento externo. Registre o total nesta linha. Tabela 8 Motor Turboalimentado 1104 Compartimento ou Sistema Somente o Motor Capacidade do sistema de arrefecimento externo (recomendao do OEM) (1) Sistema de Arrefecimento Inteiro
(1) (2)

Litros 6,5

Quartos 7

Litros 11,4

Quartos 12

Esses valores equivalem s capacidades aproximadas do coletor de crter de leo, incluindo os ltros de leo padro instalados na fbrica. Motores com ltros auxiliares de leo requerero uma quantidade adicional de leo. Consulte as especicaes do fabricante original do equipamento para informar-se sobre a capacidade do ltro de leo auxiliar.

Motor 1103
Tabela 6 Motor 1103 Compartimento ou Sistema Reservatrio de leo Padro do Crter do Motor (1)
(1)

Litros 6,5

Quartos 7

O sistema de arrefecimento externo inclui um radiador ou um tanque de expanso com os seguintes componentes: permutador de calor, ps-arrefecedor e tubulao. Consulte as especicaes do fabricante. Registre o valor referente capacidade do sistema de arrefecimento externo nesta linha. (2) O Sistema de Arrefecimento Inteiro inclui a capacidade do sistema de arrefecimento do motor mais a capacidade do sistema de arrefecimento externo. Registre o total nesta linha.

Esses valores equivalem s capacidades aproximadas do coletor de crter de leo, incluindo os ltros de leo padro instalados na fbrica. Motores com ltros auxiliares de leo requerero uma quantidade adicional de leo. Consulte as especicaes do fabricante original do equipamento para informar-se sobre a capacidade do ltro de leo auxiliar.

42 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

Motor 1103
Tabela 9 Motor de Aspirao Natural Sem Arrefecedor de leo 1103 Compartimento ou Sistema Somente o Motor Capacidade do sistema de arrefecimento externo (recomendao do OEM) (1) Sistema de Arrefecimento Inteiro
(1) (2)

leos API
O Sistema de Certicao e Licenciamento de leo do Motor pelo Instituto Americano do Petrleo (API) reconhecido pela Perkins. Para obter informaes mais detalhadas sobre esse sistema, consulte a edio mais recente da publicao API N 1509. Todos os leos marcados com o smbolo API so leos autorizados pela API.

Litros 4,21

Quartos 4

O sistema de arrefecimento externo inclui um radiador ou um tanque de expanso com os seguintes componentes: permutador de calor, ps-arrefecedor e tubulao. Consulte as especicaes do fabricante. Registre o valor referente capacidade do sistema de arrefecimento externo nesta linha. (2) O Sistema de Arrefecimento Inteiro inclui a capacidade do sistema de arrefecimento do motor mais a capacidade do sistema de arrefecimento externo. Registre o total nesta linha. Tabela 10 Motores de Aspirao Natural e Motores Turboalimentados Com Arrefecedor de leo 1103 Compartimento ou Sistema Somente o Motor Capacidade do sistema de arrefecimento externo (recomendao do OEM) (1) Sistema de Arrefecimento Inteiro
(1) (2)

Litros 4,43

Quartos 4,02

Ilustrao 24 Smbolo API tpico

g00546535

O sistema de arrefecimento externo inclui um radiador ou um tanque de expanso com os seguintes componentes: permutador de calor, ps-arrefecedor e tubulao. Consulte as especicaes do fabricante. Registre o valor referente capacidade do sistema de arrefecimento externo nesta linha. (2) O Sistema de Arrefecimento Inteiro inclui a capacidade do sistema de arrefecimento do motor mais a capacidade do sistema de arrefecimento externo. Registre o total nesta linha.

Os leos para motores diesel CC, CD, CD-2 e CE no so classicaes autorizadas pelo API desde 1 de janeiro de 1996. A tabela 11 apresenta um resumo de status das classicaes.
Tabela 11 Classicaes API Atual CF-4, CG-4, CH-4 CF Obsoleta CE CC, CD CD-2(1)

i04943767

CF-2(1)
(1)

Recomendaes para Fluidos


Informaes Gerais sobre Lubricantes
Devido aos regulamentos a respeito das certicaes das emisses de escape do motor, necessrio observar as recomendaes sobre lubricantes.

As classicaes CD-2 e Instituto de Petrleo Americano CF-2 so para motores diesel de dois ciclos. A Perkins no vende motores que utilizam leos CD-2 e API CF-2.

Terminologia
Certas abreviaes seguem a nomenclatura de SAE J754. Algumas classicaes so acompanhadas de abreviaturas SAE J183 e algumas classicaes so acompanhadas de Diretriz Recomendada pela EMA sobre leo para Motor Diesel). Alm das denies da Perkins, h outras denies que sero teis na aquisio de lubricantes. As viscosidades de leo recomendadas podem ser encontradas no tpico desta publicao, Recomendaes de Fluidos/leo do Motor (Seo de Manuteno).

Associao dos Fabricantes de Motores (EMA) - leos


A Diretriz Recomendada pela Associao dos Fabricantes de Motores sobre leo para Motor Diesel reconhecida pela Perkins. Para obter informaes detalhadas sobre essa diretriz, consulte a edio mais recente da Publicao EMA, EMA DHD -1.

SPBU7833-03

43 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

leo do Motor
leos Comerciais
O desempenho dos leos de motor diesel comerciais baseado na classicao do Instituto de Petrleo Americano (API). Esta classicao API foi desenvolvida para fornecer lubricantes comerciais a uma ampla faixa de motores diesel que operam em condies variadas. Utilize apenas leos comerciais que cumprem com as seguintes classicaes:

Os leos DHD-1 so recomendados para uso em programas de intervalo de troca de leo estendido que otimizam a vida til do leo. Esses programas de intervalo de troca de leo so baseados em anlises de leo. Os leos DHD-1 so recomendados para condies que demandem um leo premium. O revendedor Perkins ou o distribuidor Perkins possui diretrizes especcas para a otimizao dos intervalos de troca de leo. API CH-4 Os leos API CH-4 foram desenvolvidos de modo a atender os requisitos dos novos motores diesel de alto desempenho. Alm disso, o leo foi projetado de modo a atender os requisitos de baixas emisses dos motores diesel. Os leos API CH-4 tambm so aceitveis para uso em motores diesel mais antigos, que usam combustvel diesel com alta concentrao de enxofre. Os leos API CH-4 podem ser utilizados em motores Perkins que usam leos API CG-4 e API CF-4. Os leos API CH-4 geralmente excedero o desempenho dos leos API CG-4 no seguinte critrio: depsitos em pistes, controle de consumo de leo, desgaste dos anis do pisto, desgaste do mecanismo das vlvulas, controle de viscosidade e corroso. Foram desenvolvidos trs novos testes para o leo API CH-4. O primeiro teste especicamente avalia depsitos nos pistes para os motores com pisto de ao de duas peas. Esse teste (depsito no pisto) tambm mede o controle do consumo de leo. Um segundo teste conduzido com uma fuligem de leo moderada. O segundo teste mede o seguinte critrio: desgaste dos anis do pisto, desgaste das tubulaes do cilindro e resistncia corroso. Um terceiro e novo teste mede as seguintes caractersticas com alto nvel de fuligem no leo: desgaste do mecanismo da vlvula, resistncia do leo a entupimento no ltro do leo e controle de borra. Alm dos novos testes, os leos API CH-4 tm limites mais resistentes para o controle de viscosidade em aplicaes que gerem uma alta fuligem. Os leos tambm podem melhorar a resistncia oxidao. Os leos API CH-4 devem passar por um teste adicional (depsito no pisto) para os motores que usam pistes de alumnio (pea nica). O desempenho do leo , tambm, estabelecido para motores que operam em reas com o combustvel diesel de alta concentrao de enxofre. Todas essas melhorias permitem ao leo API CH-4 alcanar intervalos de troca de leo ideais. Os leos API CH-4 so recomendados para uso em intervalos de troca de leo estendidos. Os leos API CH4 so recomendados para condies que demandem um leo premium. O revendedor Perkins ou o distribuidor Perkins possui diretrizes especcas para a otimizao dos intervalos de troca de leo.

leo multiviscoso (leo preferido) EMA DHD-1 leo multiviscoso (leo preferido) API CH-4 ACEAE3
Consulte as explicaes a seguir para selecionar o leo comercial adequado sua aplicao: EMA DHD-1 A Associao de Manufaturadores de Motor (EMA) tem desenvolvido recomendaes de lubricante como uma alternativa para o sistema de classicao de leo API. A DHD-1 uma Diretriz Recomendada que dene um nvel de desempenho do leo para estes tipos de motores: alta velocidade, ciclo de quatro cursos, servio pesado e servio leve. Os leos DHD-1 podem ser usados em motores da Perkins quando os seguintes leos so recomendados: API CH-4, API CG-4 e API CF-4. Os leos DHD-1 foram feitos para proporcionar um desempenho superior em comparao com o API CG-4 e o API CF-4. Os leos DHD-1 atendero s necessidades dos motores diesel de alto desempenho da Perkins que operam em vrias aplicaes. Os testes e os limites de teste que so usados para denir o DHD-1 so similares nova classicao API CH-4. Assim, esses leos tambm atendero aos requisitos para motores diesel que requerem baixas emisses. Os leos DHD-1 so projetados para controlar os efeitos nocivos de fuligem com aumento da resistncia ao desgaste e aumento da resistncia ao entupimento do ltro do leo. Esses leos tambm fornecero um controle superior de depsitos do pisto para motores com pistes de ao de duas peas ou pistes de alumnio. Todos os leos DHD-1 devem concluir o programa de testes completo com a matria bsica e com o grau de viscosidade do leo comercial pronto. O uso das Diretrizes de Intercmbio de leo Base API no adequado para leos DHD-1. Este recurso reduz a variao de desempenho que pode ocorrer quando a matria bsica trocada em formulaes de leo comercial.

44 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

Alguns leos comerciais que atendem s classicaes API podem precisar de intervalos de troca de leo reduzidos. Para determinar o intervalo de troca de leo, acompanhe de perto a condio e o leo e execute uma anlise de metal de desgaste. AVISO A inobservncia dessas recomendaes de leo poder causar a reduo da vida til do motor devido a depsitos e/ou desgaste excessivo.

Depsitos de pisto excessivos podem ser produzidos por um leo com um alto TBN. Esses depsitos podem levar a uma perda de controle do consumo de leo e ao polimento da superfcie interna do cilindro. AVISO Operar motores diesel de Injeo Direta (DI) com nveis de enxofre no combustvel superiores a 0,5 por cento exigir intervalos de troca de leo menores para manter a proteo adequada contra desgaste.
Tabela 12 Porcentagem de Enxofre no combustvel Inferior a 0,5 0,5 a 1,0 Superior a 1,0 Intervalo de troca de leo Normal 0,75 do normal 0,50 do normal

Nmero de Base Total (TBN) e Nveis de Enxofre do Combustvel para Motores Diesel de Injeo Direta (DI)
O Nmero de Base Total (TBN) para o leo depende do nvel de enxofre no combustvel. Para motores de injeo direta que usam combustvel destilado, o TBN mnimo do novo leo deve ser de 10 vezes o nvel de enxofre do combustvel. O TBN denido por ASTM D2896. O mnimo TBN do leo 5, independentemente do nvel de enxofre no combustvel. A Ilustrao 25 demonstra o TBN.

Recomendaes de Viscosidade do Lubricante para Motores Diesel de Injeo Direta (DI)


O grau adequado de viscosidade SAE do leo determinado pela temperatura ambiente mnima durante a partida a frio do motor e pela temperatura ambiente mxima durante a operao do motor. Consulte a tabela 13 (temperatura mnima) para determinar a viscosidade necessria do leo para partida com o motor frio. Consulte a tabela 13 (temperatura mxima) para selecionar a viscosidade do leo para operao do motor na temperatura ambiente mais alta prevista.

Ilustrao 25

g00799818

(Y) TBN por ASTM D2896 (X) Percentual de enxofre no combustvel por peso (1) TBN do leo novo (2) Troque o leo quando o TBN deteriorar para 50 por cento do TBN original.

Geralmente, use o leo com a viscosidade mais alta disponvel e que atenda aos requisitos de temperatura durante o acionamento do motor.
Tabela 13 Viscosidade do leo do Motor EMA LRG-1 API CH-4 Grau de Viscosidade SAE 0W20 SAE 0W30 SAE 0W40 SAE 5W30 SAE 5W40 SAE 10W30 SAE 15W40 Temperatura Ambiente Mnimo 40 C (40 F) 40 C (40 F) 40 C (40 F) 30 C (22 F) 30 C (22 F) 20 C (4 F) 10 C (14 F) Mximo 10 C (50 F) 30 C (86 F) 40 C (104 F) 30 C (86 F) 40 C (104 F) 40 C (104 F) 50 C (122 F)

Use as seguintes diretrizes para os nveis de enxofre no combustvel que excedem 1,5 por cento:

Escolha um leo com o TBN mais alto que atenda a uma destas classicaes: EMA DHD-1 e API CH-4. Reduza o intervalo de troca de leo. Baseie o
intervalo de troca de leo na anlise do leo. Assegure que a anlise do leo inclua a condio do leo e a anlise de metais de desgaste.

SPBU7833-03

45 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

leo de Base Sinttica


Os leos de base sinttica so aceitveis para uso nesses motores se esses leos atenderem aos requisitos de desempenho especicados para o motor. Os leos de base sinttica geralmente tm um melhor desempenho do que os leos convencionais nas duas reas seguintes:

Quando um motor der partida e operar em ambientes com temperaturas abaixo de 30 C (22 F), use um leo multiviscoso de base sinttica com um grau de viscosidade de 0W ou com um grau de viscosidade de 5W. Use um leo com um ponto de escoamento inferior a 50C (58F). O nmero de lubricantes aceitveis limitado em condies de temperaturas frias. A Perkins recomenda os seguintes lubricantes para uso em temperaturas frias: Primeira Opo Use leo com uma Diretriz Recomendada pela EMA DHD-1. Use um leo CH-4 que possui uma licena API. O leo deve ter um grau de viscosidade lubricante SAE 0W20, SAE 0W30, SAE 0W40, SAE 5W30 ou SAE 5W40. Segunda Opo Use um leo que possui um pacote de aditivos CH-4. Embora o leo no tenha sido testado quanto aos requisitos da licena API, o leo deve ser SAE 0W20, SAE 0W30, SAE 0W40, SAE 5W30 ou SAE 5W40. AVISO A vida til em servio do motor poder reduzir-se, caso se usem os leos da segunda opo.

Os leos de base sinttica uem melhor em

baixas temperaturas, especialmente em condies rticas. aperfeioada oxidao, especialmente em altas temperaturas de operao.

Os leos de base sinttica tm estabilidade

Alguns leos de base sinttica tm caractersticas de desempenho que aumentam a vida til do leo. A Perkins no recomenda o prolongamento automtico dos intervalos de troca de leo para qualquer tipo de leo.

leo bsico rerrenado


Os leos bsicos rerrenados so aceitveis para usar em motores Perkins se esses atenderem aos requisitos de desempenho especicados pela Perkins. O leo rerrenado pode ser utilizado exclusivamente em leo pronto ou em uma combinao com o novo leo bsico. As especicaes militares dos EUA e as especicaes de outros fabricantes de equipamentos pesados tambm permitem o uso de leo bsico rerrenado que atenda aos mesmos critrios de especicao. O processo usado para fazer o leo bsico rerrenado deve remover adequadamente todos os metais de desgaste e todos os aditivos que esto no leo usado. O processo usado para fazer o leo bsico rerrenado geralmente envolve o processo de destilao a vcuo e de hidrotratamento do leo usado. A ltragem adequada para a produo de leo bsico rerrenado de alta qualidade.

Aditivos de leo Comercial


A Perkins no recomenda o uso de aditivos comerciais no leo. No necessrio usar aditivos comerciais para conseguir a mxima vida til ou o desempenho nominal. Os leos prontos para uso totalmente formulados consistem em leos bsicos e pacotes de aditivos comerciais. Esses pacotes de aditivos so misturados nos leos bsicos em percentagens precisas, para ajudar a dar aos leos prontos para uso caractersticas de desempenho que atendam os padres da indstria. No existem testes padro da indstria que avaliem o desempenho ou a compatibilidade de aditivos comerciais em leo pronto para uso. Os aditivos comerciais podem no ser compatveis com o conjunto de aditivos do leo pronto para uso, podendo diminuir o desempenho do leo pronto para uso. O aditivo comercial pode no misturar-se com o leo pronto para uso. Isso pode produzir borra no crter. A Perkins desestimula o uso de aditivos comerciais em leos prontos para uso. Para conseguir o melhor desempenho do motor Perkins, obedea as seguintes diretrizes:

Lubricantes para Temperaturas Baixas


Quando um motor der partida e operar em um ambiente abaixo de 20 C (4 F) use leos de multiviscosidade que sejam capazes de uir em temperaturas baixas. Estes leos tm graus de viscosidade lubricante de SAE 0W ou SAE 5W.

Selecione o leo correto ou um leo comercial que


atenda Diretriz Recomendada pela EMA sobre leo para Motor Diesel ou classicao API recomendada.

46 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

Consulte a tabela de Viscosidades Lubricantes


apropriada para encontrar o grau de viscosidade correto para seu motor. especicado. Use o novo leo e instale um novo ltro de leo. especicados no Manual de Operao e Manuteno, Horrio de Intervalos de Manuteno.

Especicaes dos Combustveis


Recomendaes sobre Combustvel
Para obter a potncia e o desempenho correto do motor, use um combustvel de qualidade adequada. A especicao de combustvel recomendada para motores Perkins mostrada abaixo:

Faa a manuteno do motor no intervalo

Execute a manuteno nos intervalos

Nmero de Cetano________________________ 45 mnimo Viscosidade__________2,0 a 4,5 cSt a 40 C (104 F) Densidade_____________________0,835 a 0,855 Kg/litro Enxofre______________________0,2%de massa, mximo Destilao____________________85% a 350 C (662 F) Lubricidade___________ 460 micrmetros mximo da
marca de desgaste no ISO 12156 - 1 Nmero de cetano Indica as propriedades de ignio do combustvel. O combustvel com um nmero baixo de cetano pode ser a causa original de problemas durante a partida a frio. Isso afetar a combusto. Viscosidade a resistncia ao uxo de um uido. Se essa resistncia estiver fora dos limites, o desempenho do motor e, em especial, a partida do motor pode ser afetado. Enxofre Em geral, pode-se encontrar alta concentrao de enxofre no combustvel na Europa, Amrica do Norte ou Austrlia. Isso pode causar desgaste do motor. Quando apenas combustveis com alta concentrao de enxofre esto disponveis, necessrio o uso de lubricante altamente alcalino no motor ou a reduo no intervalo de troca de leo. Destilao uma indicao da mistura de diferentes hidrocarbonetos no combustvel. Uma proporo alta de hidrocarbonetos de peso leve pode afetar as caractersticas de combusto. Capacidade de Lubricao a capacidade que o combustvel tem de evitar o desgaste da bomba.

Anlise de leo SOS


Alguns motores podem estar equipados com uma vlvula de coleta de amostra de leo. Se houver necessidade de uma anlise de leo SOS, deve-se usar a vlvula de coleta de amostra de leo para obter amostras de leo do motor. A anlise de leo SOS complementar o programa de manuteno preventiva. A anlise de leo SOS uma ferramenta de diagnstico usada para determinar o desempenho do leo e as faixas de desgaste do componente. A contaminao pode ser identicada e medida atravs da anlise de leo SOS. A anlise de leo inclui os seguintes testes:

A Anlise da Faixa de Desgaste monitora o

desgaste dos metais do motor. A quantidade de metal desgastado e o tipo de desgaste do metal que est no leo analisado. O aumento na taxa de metal desgastado do motor no leo importante, assim como a quantidade de metal desgastado do motor no leo.

Os testes so conduzidos para detectar a


contaminao do leo por gua, glicol ou combustvel.

A Anlise da Condio do leo determina a perda

das propriedades de lubricao do leo. Uma anlise em infravermelho usada para comparar as propriedades do novo leo com as propriedades da amostra do leo usado. Essa anlise permite que os tcnicos determinem a quantidade de deteriorizao do leo durante o uso. Essa anlise permite que os tcnicos veriquem o desempenho do leo de acordo com a especicao durante todo o intervalo de troca do leo.

SPBU7833-03

47 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Os motores diesel tm a capacidade de fazer a combusto de diversos tipos de combustvel. Esses combustveis esto divididos em quatro grupos gerais:

Grupo 3 (combustveis querosene de aviao): Especicao Esses combustveis precisam de aditivos para alcanar a lubricidade de 650 micrmetros mximo da marca de desgaste e a conabilidade da bomba de injeo de combustvel ser reduzida. A bomba de injeo de combustvel no coberta por nenhuma garantia, mesmo quando os aditivos so includos. JP5 MIL T5624 (Avcat FSII, NATO F44 JP8 T83133 (Avtur FSII, NATO F34 Jet A Jet A1, NATO F35, XF63 Combustveis para baixas temperaturas Combustveis especiais para uso em climas frios podem estar disponveis para a operao do motor em baixas temperaturas de 0 C (32 F). Esses combustveis limitam a formao de cerume no leo combustvel em baixas temperaturas. O cerume formado no leo combustvel pode parar o uxo do leo combustvel atravs do ltro. Nota: Esses combustveis com falta de lubricidade podem causar os seguintes problemas:

Grupo 1 (combustveis preferidos) Grupo 2 (combustveis permissveis) Grupo 3 (combustveis querosene de aviao) Outros combustveis
Grupo 1 (combustveis preferidos): Especicao DERV a EN590 Nota: Use apenas combustveis para condies rticas quando a temperatura estiver abaixo de 0 C (32 F). No use combustveis para condies rticas quando a temperatura ambiente estiver acima de 0 C (32 F). Para garantir que o perodo de tempo entre a partida do motor e a primeira centelha seja mantido em um mnimo, use apenas combustvel de viscosidade correta e na temperatura correta. Gasleo para BS2869 Classe A2 ASTM D975 - 91 Classe 2D Pode ser usado apenas se o combustvel possuir a especicao correta de lubricidade. JIS K2204 (1992) Graus 1,2,3 e Grau Especial 3 Pode ser usado apenas se o combustvel possuir a especicao correta. Nota: Se combustveis com baixa concentrao de enxofre ou de baixo odor so usados, pode-se usar aditivos de combustvel para aumentar a lubricidade. Grupo 2 (combustveis permissveis): Especicao Essas especicaes de combustvel so consideradas aceitveis para problemas de garantia. Contudo, esses combustveis podem reduzir a vida til do motor, a potncia mxima do motor e a ecincia de combustvel do motor. ASTM D975 - 91 Classe 1D JP7, Mil T38219 NATO F63 AVISO Esses combustveis devem ter um valor mximo de escara de desgaste de 650 micrmetros *HFRR para a norma ISO 12156 - 1.*

Baixa potncia do motor Partida com diculdades em condies quentes


ou frias

Fumaa branca Deteriorao das emisses e falha de ignio em


certas condies operacionais Biocombustvel: Especicao Biocombustvel: Uma mistura de 5% de RME para EN14214 no combustvel convencional permitida. AVISO Combustveis com emulses de gua: Esses combustveis no so permitidos Consulte as seguintes especicaes de combustvel para a Amrica do Norte. Os combustveis preferidos fornecem o mximo desempenho e vida til ao motor. Os combustveis preferidos so combustveis destilados. Em geral, esses combustveis so chamados de combustvel diesel ou gasleo.

48 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

Os combustveis permissveis so o leo cru e os combustveis misturados. A utilizao desses combustveis resultar em custos mais altos de manuteno e vida til reduzida do motor. Combustveis diesel que atendem s especicaes da Tabela 14 ajudaro a propiciar mximo desempenho e aproveitamento da vida til do motor. Na Amrica do Norte, combustvel diesel identicado como No. 2-D em ASTM D975 geralmente atende s especicaes. A tabela 14 refere-se aos combustveis diesel destilados de petrleo bruto. Os combustveis diesel de outras fontes podem ter propriedades prejudiciais que no so denidas ou controladas por esta especicao.
Tabela 14 Especicaes da Perkins para Combustvel Diesel Destilado Especicaes Aromticos Cinza Resduo de Carbono em 10% das Bases ndice de Cetano Requisitos 35% mximo mximo de 0,02% (peso) mximo de 0,35% (peso) mnimo de 40 (motores DI) O ponto de nvoa no deve exceder a temperatura ambiente mais baixa prevista. N mximo de 3 10% em 282 C (540 F) mximo 90% em 360 C (680 F) mximo limite legal mnimo de 30 mximo de 45 mnimo de 6 C (10 F) abaixo da temperatura ambiente Mximo de 0,2% Teste ASTM D1319 D482

Tabela 14 (cont.) Sedimentos Goma e Resinas(3) mximo de 0,05% (peso) mximo de 10 mg por 100 mL Mximo de 0,38 mm (0,015 pol) a 25 C (77 F) D473 D381

Capacidade de Lubricao(4)
(1)

D6079

D524

D613

Ponto de Nvoa

Corroso da Tira de Cobre

D130

Os sistemas de combustvel e componentes do motor Perkins podem operar com combustveis com alta concentrao de enxofre. Os teores de enxofre no combustvel afetam as emisses do escape. Alm disso, os combustveis com alto teor de enxofre tambm aumentam o potencial de corroso dos componentes internos. Os nveis de enxofre no combustvel acima de 0,5 por cento podem reduzir consideravelmente o intervalo de troca do leo. Para obter mais informaes, consulte o tpico desta publicao, Recomendaes de Fluidos/leo do Motor (Seo Manuteno). (2) Os valores da viscosidade do combustvel so os valores medidos no momento em que o combustvel enviado para as bombas de injeo de combustvel. Se for usado um combustvel de baixa viscosidade, talvez seja necessrio arrefecer o combustvel para manter uma viscosidade mnima de 1,4 cSt na bomba de injeo de combustvel. Combustveis com alta viscosidade podem requerer aquecedores de combustvel para reduzir a viscosidade para 20 cSt. (3) Siga as condies de teste e os procedimentos para motores a gasolina. (4) A capacidade de lubri cao dos combustveis tem relao com o teor de enxofre no combustvel. Para determinar a capacidade de lubricao do combustvel, use o Teste de Desgaste Sob Cargas de Deformao (SBOCLE) da ASTM D6078 ou o teste de Equipagem Recproca de Medio de Alta Frequncia (HFRR) da ASTM D6079. Se a capacidade de lubricao do combustvel no atender aos requisitos mnimos, entre em contato com o seu fornecedor de combustvel. No aplique qualquer tratamento ao combustvel antes consultar o seu fornecedor de combustvel. Alguns aditivos no so compatveis. Esses aditivos podem causar problemas no sistema de combustvel.

Destilao

D86

Ponto de Centelha Densidade API

D93 D287

AVISO A operao com uidos que no atendem s recomendaes da Perkins pode causas os seguintes efeitos: Diculdade na partida, combusto ineciente, depsitos nos injetores de combustvel, reduo da vida til do sistema de combustvel, depsitos na cmara de combusto e reduo da vida til do motor. AVISO O leo Combustvel Pesado (HFO), Combustvel Residual ou Combustvel Misturado NO pode ser usado em motores diesel Perkins. Ocorrero srios desgastes de componentes e falhas de componentes se os combustveis de tipo HFO forem usados em motores congurados para usar combustvel destilado.

Ponto de Escoamento

D97

Enxofre(1)

D3605 ou D1552 D445 D1796 D1744 (cont.)

Viscosidade Cinemtica(2) gua e Sedimentos gua

Mnimo de 2,0 cSt e mximo de 4,5 cSt a 40 C (104 F) mximo de 0,1% mximo de 0,1%

SPBU7833-03

49 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Em condies de temperaturas ambiente extremamente baixas, voc pode usar os combustveis destilados especicados na Tabela 15. No entanto, o combustvel selecionado deve atender aos requisitos especicados na Tabela 14. Estes combustveis devem ser usados em temperaturas de operao de at 54 C (65 F).
Tabela 15 Combustveis Destilados(1) Especicao MIL-T-5624R ASTM D1655 MIL-T-83133D
(1)

AVISO Se se pretende armazenar ou embarcar o motor para uma rea com temperaturas congelantes, o sistema de arrefecimento deve ser protegido contra a temperatura externa mais baixa ou drenado completamente, a m de evitar danos. AVISO Verique freqentemente a densidade especca do lquido arrefecedor, para que haja adequada proteo contra o congelamento e contra a ebulio. Limpe o sistema de arrefecimento pelos seguintes motivos:

Rampa JP-5 Jet-A-1 JP-8

Os combustveis que esto listados nessa Tabela podem no atender aos requisitos especicados na Tabela Especicaes para Combustvel Diesel Destilado Perkins. Consulte o fornecedor sobre os aditivos recomendados para manter a lubricidade adequada do combustvel.

Contaminao do sistema de arrefecimento Superaquecimento do motor Formao de espuma no lquido arrefecedor


AVISO Nunca opere um motor sem reguladores da temperatura da gua do sistema de arrefecimento. Os reguladores de temperatura da gua mantm o lquido arrefecedor do motor na temperatura de operao adequada. Sem reguladores de temperatura da gua, podero ocorrer problemas no sistema de arrefecimento. Muitas falhas de motor relacionam-se com o sistema de arrefecimento. Os seguintes problemas esto relacionados a falhas no sistema de arrefecimento: Superaquecimento, vazamento da bomba de gua e radiadores ou trocadores de calor entupidos. Essas falhas podem ser evitadas com uma manuteno adequada do sistema de arrefecimento. A manuteno do sistema de arrefecimento to importante quanto a manuteno do sistema de combustvel e do sistema de lubricao. A qualidade do lquido arrefecedor to importante quanto a qualidade do combustvel e do leo lubricante. O lquido arrefecedor normalmente composto de trs elementos: gua, aditivos e glicol.

Esses combustveis so mais leves que o grau No. 2 de combustvel. O nmero de cetano dos combustveis na Tabela 15deve ser no mnimo 40. Se a viscosidade estiver abaixo de 1,4 cSt a 38 C (100 F), use o combustvel somente em temperaturas abaixo de 0 C (32 F). No use nenhum combustvel com viscosidade menor que 1,2 cSt a 38 C (100 F). Pode ser necessrio arrefecer o combustvel para manter a viscosidade mnima de 1,4 cSt na bomba de injeo de combustvel. Existem muitas outras especicaes de combustvel diesel publicadas por rgos governamentais e sociedades tecnolgicas. Geralmente, essas especicaes no analisam todos os requisitos contemplados nesta especicao. Para garantir o melhor desempenho do motor, deve-se obter uma anlise completa do combustvel antes de operar o motor. A anlise de combustvel deve incluir todas as propriedades listadas na tabela 14.

Especicaes do Sistema de Arrefecimento


Informaes Gerais sobre Lquidos Arrefecedores
AVISO Nunca acrescente lquido arrefecedor a um motor superaquecido, pois isso pode causar danos ao motor. Deixe o motor esfriar primeiro.

gua
A gua usada no sistema de arrefecimento para transferir calor. Recomenda-se usar gua destilada ou desionizada em sistemas de arrefecimento de motor.

50 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

NO use os seguintes tipos de gua em sistemas de arrefecimento: gua dura, gua mole que tenha sido condicionada com sal e gua do mar. Se no houver disponibilidade de gua destilada ou desionizada, use um tipo de gua que tenha as propriedades listadas na Tabela 16.
Tabela 16 Exigncias Mnimas Aceitveis para gua Perkins Propriedade Cloreto (Cl) Sulfato (SO4) Dureza Total Total de Slidos Acidez Limite Mximo 40 mg/L 100 mg/L 170 mg/L 340 mg/L pH de 5,5 a 9,0

Entupimento dos radiadores, arrefecedores e


pequenas passagens

Glicol
O glicol no lquido arrefecedor ajuda a proteger contra as seguintes condies:

Ebulio Congelamento Cavitao da bomba de gua


Para um desempenho ideal, a Perkins recomenda uma mistura de 1:1 de gua e glicol. Nota: Use uma mistura que proteja contra a mais baixa temperatura ambiente. Nota: O glicol 100 por cento puro se congelar a temperatura de 23 C (9 F). Lquidos arrefecedores/anticongelantes mais convencionais usam etileno glicol. Propilenoglicol tambm pode ser usado. Em uma mistura de 1:1 com gua, o etilenoglicol e o propilenoglicol fornecero proteo semelhante contra congelamento e ebulio. Consulte as Tabelas 17 e 18.
Tabela 17 Etileno Glicol Concentrao 50 por cento 60 por cento Proteo contra Congelamento 36 C (33 F) 51 C (60 F) Proteo Contra Ebulio 106 C (223 F) 111 C (232 F)

Para uma anlise de gua, consulte uma das seguintes fontes:

Empresa pblica de gua Agente agrcola Laboratrio independente Aditivos


Os aditivos ajudam a proteger as superfcies metlicas do sistema de arrefecimento. A falta ou quantidades insucientes de aditivos permite que as seguintes condies ocorram:

Corroso Formao de depsitos minerais Ferrugem Escamao Formao de espuma no lquido arrefecedor
Muitos aditivos so esgotados durante a operao do motor. Esses aditivos devem ser repostos periodicamente. Os aditivos devem ser adicionados na concentrao correta. Uma superconcentrao de aditivos pode fazer com que os inibidores se precipitem. Os depsitos podem possibilitar a ocorrncia dos seguintes problemas:

AVISO No use propileno-glicol em concentraes que excedam 50 por cento de glicol, para no reduzir a capacidade de transferncia de calor do propileno-glicol. Use etileno-glicol em condies que requeiram proteo adicional contra ebulio ou congelamento.
Tabela 18 Propileno Glicol Concentrao 50 por cento Proteo contra Congelamento 29 C (20 F) Proteo Anti-Ebulio 106 C (223 F)

Formao de compostos de gel Reduo da transferncia de calor Vazamento do retentor da bomba de gua

Para vericar a concentrao de glicol no lquido arrefecedor, mea a densidade relativa do lquido arrefecedor.

SPBU7833-03

51 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Recomendaes de Lquido Arrefecedor


Dois tipos de lquido arrefecedor seguintes so usados nos motores diesel da Perkins: Preferida Lquido Arrefecedor de Vida til Prolongada (ELC) Perkins Aceitvel Um lquido arrefecedor/anticongelante para servios pesados que atende s especicaes ASTM D4985 AVISO No use um lquido arrefecedor/anticongelante comercial que atenda apenas especicao ASTM D3306. Este tipo de lquido arrefecedor/anticongelante formulado para aplicaes automotivas leves. A Perkins recomenda uma mistura de gua e glicol na proporo de 1:1. Esta mistura de gua e glicol proporciona o melhor desempenho para servio pesado como um lquido arrefecedor/anticongelante. Essa proporo pode ser aumentada para 1 parte de gua e 2 partes de glicol, se houver necessidade de proteo adicional contra congelamento. Nota: Um lquido arrefecedor/anticongelante comercial para servios pesados que atenda s especicaes da ASTM D4985 PODE exigir um tratamento com SCA no abastecimento inicial. Leia a etiqueta ou as instrues fornecidas pelo OEM do produto. Em aplicaes estacionrias de motor que no requeiram proteo contra ebulio ou congelamento, uma mistura de SCA e gua aceitvel. A Perkins recomenda de seis a oito por cento de concentrao de SCA nesses sistemas de arrefecimento. Prefere-se o uso de gua destilada ou deionizada. Deve-se usar gua que tenha as propriedades recomendadas. Motores que operam em uma temperatura ambiente acima de 43 C (109,4 F) devem usar SCA e gua. Para motores que operam em uma temperatura ambiente acima de 43 C (109,4 F) e abaixo de 0 C (32 F) devido s variaes sazonais, consulte o revendedor Perkins ou o distribuidor Perkins para obter o nvel correto de proteo.

Tabela 19 Vida til do Lquido Arrefecedor Tipo de Lquido Arrefecedor Perkins ELC Lquido Arrefecedor/ Anticongelante Comercial para Servios Pesados que atenda norma ASTM D4985 SCA da Perkins POWERPART SCA comercial e gua Vida til 12.000 Horas de Servio ou Seis Anos

3.000 Horas de Servio ou Dois Anos

3.000 Horas de Servio ou Dois Anos 3.000 Horas de Servio ou Dois Anos

Lquido Arrefecedor de Vida Prolongada (ELC)


A Perkins fornece um Lquido Arrefecedor de Vida til Prolongada (ELC) para uso nas seguintes aplicaes:

Motores de servio pesado a gs com ignio por


fasca

Motores diesel de servio pesado Aplicaes automotivas


O pacote de anti-corroso para o ELC diferente dos pacotes de anti-corroso para outros lquidos arrefecedores. O ELC um lquido arrefecedor base de etileno glicol. No entanto, o ELC contm anticorrosivos orgnicos e agentes antiespuma com baixas quantidades de nitrito. O ELC da Perkins foi formulado com a quantidade correta desses aditivos de modo a fornecer proteo superior contra corroso para todos os metais nos sistemas de arrefecimento do motor. O ELC prolonga a vida til do lquido arrefecedor at 12.000 horas de servio ou seis anos. O ELC no requer uma adio frequente do Aditivo Suplementar do Lquido Arrefecedor (SCA). Um Prolongador a nica manuteno adicional necessria nas 6.000 horas de servio ou na metade da vida til do ELC. O ELC est disponvel em uma soluo 1:1 de arrefecimento pr-misturada com gua destilada. O ELC Pr-misturado oferece proteo contra congelamento para 36 C (33 F). O ELC Pr-misturado recomendado para o preenchimento inicial do sistema de arrefecimento. O ELC Pr-misturado tambm recomendado para restaurar o nvel do sistema de arrefecimento.

52 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

O ELC Concentrado tambm est disponvel. O ELC Concentrado pode ser usado para abaixar o ponto de congelamento at 51 C (60 F) para condies rticas. Esto disponveis recipientes de vrios tamanhos. Consulte o revendedor Perkins ou o distribuidor Perkins para obter os nmeros de pea.

Esto disponveis recipientes de vrios tamanhos. Consulte o revendedor Perkins ou o distribuidor Perkins para obter os nmeros de pea. Use a frmula na Tabela 20 para determinar a quantidade apropriada de Prolongador de ELC para o seu sistema de arrefecimento. Consulte o Manual de Operao e Manuteno, Capacidades de Reabastecimento para determinar a capacidade do sistema de arrefecimento.
Tabela 20 Frmula para Adicionar o Prolongador ELC ao ELC V 0,02 = X V a capacidade total do sistema de arrefecimento. X a quantidade de Prolongador ELC requerida.

Manuteno do Sistema de Arrefecimento ELC


Adies corretas ao Lquido Arrefecedor de Vida til Prolongada
AVISO Use somente os lquidos arrefecedores pr-misturados ou concentrados da Perkins. Use somente o Prolongador Perkins com o Lquido Arrefecedor de Vida Prolongada. A mistura do Lquido Arrefecedor de Vida Prolongada com outros produtos reduzir a sua vida til. A inobservncia dessas recomendaes reduzir a vida til dos componentes do sistema de arrefecimento, exceto se medidas corretivas apropriadas forem tomadas. Para manter o equilbrio correto entre o anticongelante e os aditivos, deve-se manter a concentrao recomendada do Lquido Arrefecedor de Vida til Prolongada (ELC). Diminuindo-se a proporo de anticongelante, diminui-se a proporo de aditivo. Isso diminuir a capacidade de o lquido arrefecedor proteger o sistema contra cavitao, eroso e depsitos. AVISO No use um lquido arrefecedor convencional para encher um sistema de arrefecimento que seja abastecido com Lquido Arrefecedor de Vida Prolongada (ELC). No use aditivo suplementar de arrefecimento (SCA). Use somente o Prolongador ELC em sistemas de arrefecimento que sejam abastecidos com ELC.

A Tabela 21 um exemplo do uso da frmula que est na Tabela 20.


Tabela 21 Exemplo da Equao para Adicionar o Prolongador ELC ao ELC Volume Total do Sistema de Arrefecimento (V) 9 L (2,4 gal EUA) Fator de Multiplicao Quantidade de Prolongador ELC Requerida (X) 0,18 L (0,05 gal EUA) ou (6 onas uidas)

0,02

AVISO Ao usar o ELC, no use o SCA lquido ou o elemento SCA.

Limpeza do Sistema de Arrefecimento ELC


Nota: Se o sistema de arrefecimento j estiver usando o ELC, no ser necessrio usar agentes de limpeza no intervalo especicado para troca do lquido arrefecedor. So necessrios agentes de limpeza somente se o sistema tiver sido contaminado por adio de algum outro tipo de lquido arrefecedor ou por danos no sistema de arrefecimento. gua limpa o nico agente de limpeza exigido quando o ELC drenado do sistema de arrefecimento. Aps o sistema de arrefecimento ser drenado e reabastecido, opere o motor com a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento removida. Opere o motor at que o nvel do lquido arrefecedor atinja a temperatura de operao normal e at que o nvel do lquido arrefecedor se estabilize. Conforme necessrio, adicione a mistura de lquido arrefecedor para encher o sistema at o nvel especicado.

Prolongador ELC Perkins


O Prolongador ELC adicionado ao sistema de arrefecimento na metade da vida til do ELC. Trate o sistema de arrefecimento com Prolongador ELC em 6.000 horas ou trs anos. Use a Tabela 20 para determinar a quantidade apropriada de Prolongador ELC requerida.

SPBU7833-03

53 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Mudana para ELC Perkins


Para passar de lquido arrefecedor/anticongelante de servios pesados para ELC Perkins, execute os seguintes passos: AVISO Certique-se de que todos os uidos sejam devidamente contidos durante os servios de inspeo, manuteno, teste, ajuste e reparo do produto. Tenha mo um recipiente apropriado conteno de uidos antes de abrir qualquer compartimento ou desmontar qualquer componente contendo uido. Descarte todos os uidos de acordo com os regulamentos locais. 1. Drene o lquido arrefecedor em um recipiente apropriado. 2. Descarte o lquido arrefecedor de acordo com os regulamentos locais 3. Lave o sistema com gua limpa para remover quaisquer detritos. 4. Use o limpador Perkins para limpar o sistema. Siga as instrues do rtulo. 5. Drene o limpador para um recipiente apropriado. Lave o sistema de arrefecimento com gua limpa. 6. Encha o sistema de arrefecimento com gua limpa e opere o motor at que ele se aquea entre 49 C a 66 C (120 F a 150 F). AVISO A lavagem inadequada ou incompleta do sistema de arrefecimento pode resultar em danos aos componentes de cobre e outros metais. Para evitar danos ao sistema de arrefecimento, lave-o completamente com gua limpa. Lave o sistema at que desapaream todos os vestgios do agente de limpeza. 7. Drene o sistema de arrefecimento para um recipiente adequado e lave-o com gua limpa. Nota: O limpador de sistema de arrefecimento deve ser completamente lavado no sistema de arrefecimento. O limpador de sistema de arrefecimento deixado no sistema contaminar o lquido arrefecedor. O limpador pode tambm corroer o sistema de arrefecimento. 8. Repita os Passos 6 e 7 at que o sistema esteja completamente limpo.

9. Encha o sistema de arrefecimento com o ELC Pr-misturado da Perkins.

Contaminao do Sistema de Arrefecimento ELC


AVISO A mistura de ELC com outros produtos reduz a eccia do ELC e diminui a vida til do ELC. Use somente Produtos Perkins para lquidos arrefecedores pr-misturados. Use apenas prolongador ELC Perkins com ELC Perkins. O no cumprimento destas recomendaes pode resultar em reduo da vida til do componente do sistema de arrefecimento. Os sistemas de arrefecimento ELC resistem contaminao at o mximo de 10% do lquido arrefecedor/anticongelante para servios pesados convencional ou SCA. Se a contaminao exceder dez por cento da capacidade total do sistema, execute UM dos seguintes procedimentos:

Drene o sistema de arrefecimento em um recipiente


adequado. Descarte o lquido arrefecedor de acordo com os regulamentos locais Lave o sistema de arrefecimento com gua limpa. Abastea o sistema com o ELC Perkins.

Drene uma parte do sistema de arrefecimento

em um recipiente adequado de acordo com os regulamentos locais. Em seguida, abastea o sistema de arrefecimento com o ELC pr-misturado. Isso deve reduzir a contaminao para menos de 10%. Reforado convencional. Trate o sistema com um SCA. Troque o lquido arrefecedor no intervalo recomendado para o Lquido Arrefecedor Reforado convencional.

Mantenha o sistema como um Lquido Arrefecedor

SCA e Anticongelante/Lquido Arrefecedor de Servio Pesado Comercial


AVISO No se deve usar Lquido Arrefecedor Comercial para Servios Pesados que contenha Amina como parte do sistema de proteo contra corroso. AVISO Nunca opere um motor sem os reguladores de temperatura da gua no sistema de arrefecimento. Os termostatos ajudam a manter o lquido arrefecedor do motor na temperatura de operao correta. Podem surgir problemas no sistema de arrefecimento sem os reguladores de temperatura da gua.

54 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

SPBU7833-03

Verique o lquido arrefecedor/anticongelante (concentrao de glicol) para assegurar a adequada proteo contra ebulio ou congelamento. A Perkins recomenda usar um refratmetro para vericar a concentrao de glicol. Os sistemas de arrefecimento de motor Perkins devem ser testados em intervalos de 500 horas para a concentrao de Aditivo Suplementar do Lquido Arrefecedor (SCA). As adies de SCA baseiam-se nos resultados do teste. Um SCA lquido poder ser necessrio em intervalos de 500 horas. Consulte a Tabela 22 para o nmero de peas e por quantidades de SCA.
Tabela 22 SCA Lquido da Perkins Nmero de Pea 21825735 Quantidade

Como Adicionar o SCA ao Lquido Arrefecedor Reforado para Manuteno


O lquido arrefecedor/anticongelante para servios pesados de todos os tipos REQUER adies peridicas de um SCA. Teste periodicamente o lquido arrefecedor/ anticongelante para medir a concentrao de SCA. Para o intervalo de manuteno, consulte o Manual de Operao e Manuteno, Programa de Intervalos de Manuteno (Seo de Manuteno). Teste a concentrao de SCA. As adies de SCA baseiam-se nos resultados do teste. O tamanho do sistema de arrefecimento determina a quantidade de SCA necessria. Use a equao da Tabela 25 para determinar a quantidade necessria de SCA Perkins, se necessrio.
Tabela 25 Equao para Adicionar o SCA ao Lquido Arrefecedor Reforado para Manuteno V 0,014 = X V o volume total do sistema de arrefecimento. X a quantidade de SCA necessria.

Adio de Lquido Arrefecedor Reforado SCA no Enchimento Inicial


O lquido arrefecedor/anticongelante comercial para servios pesados que atenda s especicaes ASTM D4985 PODER exigir uma adio de SCA no enchimento inicial. Leia a etiqueta ou as instrues fornecidas pelo OEM do produto. Use a equao na Tabela 23 para determinar a quantidade necessria de SCA Perkins no enchimento inicial do sistema de arrefecimento.
Tabela 23 Equao para Adicionar o SCA ao Lquido Arrefecedor Reforado no Enchimento Inicial V 0,045 = X V o volume total do sistema de arrefecimento. X a quantidade de SCA necessria.

A Tabela 26 um exemplo de uso da equao que est na Tabela 25.


Tabela 26 Exemplo da Equao para Adicionar o SCA ao Lquido Arrefecedor Reforado para Manuteno Volume Total do Sistema de Arrefecimento (V) 15 l (4 gal. EUA) Fator de Multiplicao 0,014 Quantidade de SCA Necessria (X) 0,2 L (7 oz)

A Tabela 24 um exemplo de uso da equao que est na Tabela 23.


Tabela 24 Exemplo da Equao para Adicionar SCA ao Lquido Arrefecedor Reforado no Enchimento Inicial Volume Total do Sistema de Arrefecimento (V) 15 l (4 gal. EUA) Fator de Multiplicao 0,045 Quantidade de SCA Necessria (X) 0,7 l (24 oz)

Como Limpar o Sistema de Lquido Arrefecedor/Anticongelante de Servio Pesado


Os limpadores do sistema de arrefecimento Perkins so projetados para limpar escamaes e corroso prejudiciais do sistema de arrefecimento. Os limpadores do sistema de arrefecimento Perkins dissolvem a escamao mineral, os produtos de corroso, a contaminao de leo leve e borras.

Limpe o sistema de arrefecimento depois que o

lquido arrefecedor usado for drenado, ou antes que o sistema de arrefecimento for cheio com lquido arrefecedor novo.

SPBU7833-03

55 Seo de Manuteno Capacidades de Reabastecimento

Limpe o sistema de arrefecimento sempre que o


lquido arrefecedor estiver contaminado ou com formao de espuma

56 Seo de Manuteno Intervalos de Manuteno

SPBU7833-03

i04943773

Intervalos de Manuteno
Quando Se Tornar Necessrio
Bateria - Substitua ................................................ Bateria ou Cabo da Bateria - Desconecte ............ Motor - Limpe ........................................................ Puricador de Ar (com Dois Elementos) Limpe/Substitua o Elemento ............................... Puricador de Ar do Motor (Elemento nico) Inspecione/Substitua ........................................... leo de Motor - Obtenha uma Amostra ................ Injetor de Combustvel - Teste/Troque .................. Sistema de Combustvel - Escorve ....................... Aplicao de Servio Severo - Verique ............... 59 60 66 67 69 71 74 76 83

Alternador - Inspecione ......................................... Suportes do Motor - Inspecione ............................ Motor de Partida - Inspecione ............................... Turboalimentador - Inspecione ............................. Bomba de gua - Inspecione ...............................

58 70 84 84 86

Cada 2 Anos
Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor ......................................................... 64

Cada 3000 Horas de Servio


Injetor de Combustvel - Teste/Troque .................. 74

Cada 3000 Horas de Servio ou 2 Anos


Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor/Anticongelante Comercial para Servios Pesados ............................................... 60

Diariamente
Correias do Alternador e Ventilador Inspecione/Ajuste/Substitua ................................ 58 Sistema de Arrefecimento - Verique o Nvel do Lquido Arrefecedor ............................................ 65 Equipamento Acionado - Inspecione .................... 66 Indicador de Servio do Puricador de Ar do Motor Inspecione ........................................................... 69 Crter do Motor - Verique o Nvel do leo .......... 71 Sistema de Combustvel - Drene o Separador de gua .................................................................... 77 Inspeo ao Redor da Mquina ............................ 85

Cada 4000 Horas de Servio


Colmeia do Ps-Arrefecedor - Limpar/Testar ....... 57

Cada 6000 Horas de Servio ou 3 Anos


Sistema de Arrefecimento - Adicione Prolongador (ELC) ................................................................... 64

Cada 12.000 Horas de Servio ou 6 Anos


Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido de Vida til Prolongada (ELC) ......................................... 62

Cada 50 Horas de Servio ou Semanalmente


Tanque de Combustvel - Drene a gua e os Sedimentos ......................................................... 80

Cada 500 Horas de Servio ou Anualmente


Bateria- Verique o Nvel de Eletrlito .................. 59 Puricador de Ar (com Dois Elementos) Limpe/Substitua o Elemento ............................... 67 Puricador de Ar do Motor (Elemento nico) Inspecione/Substitua ........................................... 69 Ligao Terra do Motor - Inspecione/Limpe ......... 70 leo do Motor e Filtro - Troque ............................. 72 Sistema de Combustvel - Troque o Filtro Primrio e o Elemento (Separador de gua) ....................... 76 Sistema de Combustvel - Substitua o Filtro Secundrio .......................................................... 78 Mangueiras e Braadeiras - Inspecione/ Substitua ............................................................. 81 Radiador - Limpe .................................................. 82

Cada 1000 Horas de Servio


Folga das Vlvulas do Motor - Inspecione/Ajuste .. 74

Cada 2000 Horas de Servio


Colmia do Ps-arrefecedor - Inspecione ............ 57

SPBU7833-03

57 Seo de Manuteno Colmeia do Ps-Arrefecedor - Limpar/Testar

i04942734

Colmeia do Ps-Arrefecedor Limpar/Testar


1. Remova a colmeia. Consulte as informaes do Fabricante de Equipamento Original (OEM) para obter o procedimento correto. 2. Vire a colmeia do ps-arrefecedor ao contrrio para remover o p.

Ferimentos podem resultar devido a ar comprimido. Siga o procedimento correto para evitar ferimentos. Quando usar ar comprimido, use uma mscara e roupas de proteo. A presso mxima do ar no bico deve ser menos de 205 kPa (30 psi) para ns de limpeza. 8. Seque a colmeia com ar comprimido. Direcione o ar para o sentido oposto ao uxo normal. 9. Inspecione a colmeia para assegurar limpeza. Faa um teste de presso na colmeia. Se necessrio, repare a colmeia. 10. Instale a colmeia. Consulte as informaes do Fabricante de Equipamento Original (OEM) para obter o procedimento correto. 11. Aps a limpeza, ligue o motor e acelere-o at atingir um rpm em marcha alta. Esse procedimento ajudar na remoo dos detritos e na secagem do ncleo. Desligue o motor. Use uma lmpada atrs do ncleo para inspecion-lo quanto limpeza. Repita a limpeza, se necessrio.
i04942710

Ferimentos podem resultar devido a ar comprimido. Siga o procedimento correto para evitar ferimentos. Quando usar ar comprimido, use uma mscara e roupas de proteo. A presso mxima do ar no bico deve ser menos de 205 kPa (30 psi) para ns de limpeza. 3. O ar comprimido o mtodo preferido para remover os detritos soltos. Dirija o ar em sentido oposto ao uxo normal do ventilador. Mantenha o bico afastado aproximadamente 6 mm (0,25 pol) das aletas. Mova lentamente o bico de ar em uma direo que seja paralela aos tubos. Isto remover os detritos que esto entre os tubos. 4. A gua pressurizada tambm poder ser usada para a limpeza. A presso mxima da gua para ns de limpeza deve ser inferior a 275 kPa (40 psi). Use gua pressurizada para amolecer a lama. Limpe os ncleos pelos dois lados. AVISO No use uma concentrao alta de limpador custico para limpar a colmia. Uma alta concentrao de limpador custico pode atacar os metais internos da colmia e causar vazamentos. Use somente a concentrao recomendada de limpador. 5. Lave a colmeia com um limpador adequado. 6. Limpe a colmeia com vapor para remover todos os resduos. Lave as aletas da colmeia do ps-arrefecedor. Remova qualquer outro detrito aprisionado. 7. Lave a colmeia com gua quente e sabo. Enxgue a colmeia completamente com gua limpa.

Colmia do Ps-arrefecedor Inspecione


Nota: Ajuste a frequncia de limpeza de acordo com os efeitos do ambiente operacional. Inspecione estes itens do ps-arrefecedor: aletas danicadas, corroso, sujeira, graxa, insetos, folgas, leo e outros sedimentos. Limpe o ps-arrefecedor, se necessrio. Para ps-arrefecedores ar-ar, use os mesmos mtodos que so utilizados para limpar os radiadores.

58 Seo de Manuteno Alternador - Inspecione

SPBU7833-03

i02248564

Ferimentos podem resultar devido a ar comprimido. Siga o procedimento correto para evitar ferimentos. Quando usar ar comprimido, use uma mscara e roupas de proteo. A presso mxima do ar no bico deve ser menos de 205 kPa (30 psi) para ns de limpeza. Aps a limpeza, ligue o motor e acelere-o at atingir um rpm em marcha alta. Esse procedimento ajudar na remoo dos detritos e na secagem do ncleo. Desligue o motor. Use uma lmpada atrs do ncleo para inspecion-lo quanto limpeza. Repita a limpeza, se necessrio. Inspecione se h danos nas aletas. As aletas empenadas podero ser abertas com um pente. Nota: Se as peas do sistema do ps-arrefecedor forem reparadas ou substitudas, um teste de vazamento altamente recomendado. Verique a boa condio destes itens: soldas, suportes de montagem, tubulaes de ar, conexes, abraadeiras e retentores. Faa reparos, se necessrio.
i03253253

Correias do Alternador e Ventilador - Inspecione/Ajuste/ Substitua


Inspeo
Para aproveitamento mximo do desempenho do motor, inspecione as correias quanto a desgaste e trincas. Substitua as correias que estiverem desgastadas ou danicadas. Para aplicaes que requeiram mltiplas correias de comando, substitua as correias em jogos. Se apenas uma correia de um jogo for substituda, a correia nova absorver mais carga devido ao laceamento das correias usadas. A carga adicional sobre a correia nova poder causar seu rompimento. A vibrao causada por correias muito frouxas resultar em desgaste desnecessrio das correias e das polias. Correias frouxas resultaro tambm em superaquecimento devido ao seu deslizamento. Use um medidor de tenso adequado para vericar com preciso a tenso das correias.

Alternador - Inspecione
A Perkins recomenda uma inspeo programada do alternador. Inspecione o alternador quanto a conexes soltas e carregamento correto da bateria. Inspecione o ampermetro (se equipado) durante a operao do motor para garantir um desempenho correto da bateria e do sistema eltrico. Faa os reparos conforme o necessrio.
Ilustrao 26

g01003936

Verique se o alternador e o carregador da bateria esto funcionando adequadamente. Se as baterias esto corretamente carregadas, a leitura do ampermetro deve ser bem prxima de zero. Todas as baterias devem ser mantidas carregadas. As baterias devem ser mantidas aquecidas porque a temperatura afeta a potncia de partida. Se a bateria estiver muito fria ela no virar o motor. Quando o motor no funcionar por longos perodos de tempo ou se o motor funcionar apenas por perodos curtos, as baterias podero no carregar completamente. Uma bateria com pouca carga ir congelar mais facilmente do que uma bateria completamente carregada.

Exemplo tpico (1) Medidor Burroughs

Encaixe o medidor (1) no centro da parte livre mais comprida e verique a tenso. A leitura correta de tenso dever equivaler a 535 N (120 lb). Se a tenso da correia estiver abaixo de 250 N (56 lb), ajuste a correia 535 N (120 lb). Se correias duplas forem instaladas, verique e ajuste a tenso em ambas as correias.

SPBU7833-03

59 Seo de Manuteno Bateria - Substitua

Ajuste
Os cabos da bateria e as baterias no devem ser removidos com a tampa da bateria no lugar. A tampa da bateria deve ser removida antes de efetuar qualquer manuteno. A remoo dos cabos da bateria ou das baterias com a tampa no lugar pode causar a exploso da bateria, resultando em ferimentos. 1. Gire a chave de partida do motor para a posio DESLIGAR. Remova todas as cargas eltricas.
g01003939

Ilustrao 27

2. Desligue e desconecte quaisquer carregadores de bateria. 3. O cabo NEGATIVO - conecta o terminal NEGATIVO - da bateria ao terminal NEGATIVO - do motor de partida. Desconecte o cabo do terminal NEGATIVO - da bateria. 4. O cabo POSITIVO + conecta o terminal POSITIVO + da bateria ao terminal POSITIVO + do motor de partida. Desconecte o cabo do terminal POSITIVO + da bateria. Nota: Sempre recicle a bateria. Nunca descarte a bateria. Coloque as baterias usadas em um local apropriado para a reciclagem de baterias. 5. Remova a bateria usada.

1. Afrouxe o parafuso de articulao do alternador (2) e o parafuso (3). 2. Movimente o alternador para aumentar ou reduzir a tenso da correia. Aperte o parafuso de articulao do alternador e o parafusos de ligao ao torque de 22 Nm (16 lb p).(1).

Substituio
Rera-se ao Manual de Desmontagem e Montagem para os procedimentos corretos de instalao e remoo da correia.
i02938553

Bateria - Substitua

6. Instale a bateria nova. Nota: Antes de conectar os cabos, assegure-se que a chave de partida do motor esteja na posio DESLIGAR. 7. Conecte o cabo proveniente do motor de arranque ao terminal POSITIVO + da bateria. 8. Conecte o cabo NEGATIVO - ao terminal NEGATIVO - da bateria.
i03253246

As baterias desprendem gases combustveis que podem explodir. Uma fasca pode causar a ignio dos gases combustveis. Isso pode resultar em ferimentos graves ou morte. Assegure a ventilao adequada de baterias que estejam em um local fechado. Siga os procedimentos apropriados para ajudar a impedir arcos e/ou fascas eltricas prximo s baterias. No fume ao efetuar servio nas baterias.

Bateria- Verique o Nvel de Eletrlito


Quando o motor no funcionar por longos perodos de tempo ou se o motor funcionar apenas por perodos curtos, as baterias podero no carregar completamente. Carregue totalmente a bateria para ajudar a evitar o seu congelamento. Se as baterias forem devidamente carregadas, a leitura do ampermetro dever estar prxima de zero com o motor em operao.

60 Seo de Manuteno Bateria ou Cabo da Bateria - Desconecte

SPBU7833-03

Todas as baterias de chumbo-cido contm cido sulfrico, o qual pode queimar a pele e as roupas. Quando trabalhar em baterias ou prximo a baterias, use sempre uma mscara protetora e roupas de proteo. 1. Remova as tampas dos bocais de enchimento. Mantenha o nvel do eletrlito na marca CHEIO na bateria. Se for necessrio adicionar gua, use gua destilada. Se no houver gua destilada, use gua limpa com baixo teor de minerais. No use gua puricada articialmente. 2. Verique a condio do eletrlito com um teste de baterias adequado. 3. Instale as tampas. 4. Mantenha as baterias limpas. Limpe a caixa da bateria com uma das seguintes solues de limpeza:

2. Desconecte o terminal negativo da bateria. Assegure-se de que o cabo no possa entrar em contato com o terminal. Quando quatro baterias de 12 volts estiverem envolvidas, duas conexes negativas devero ser desconectadas. 3. Remova a conexo positiva. 4. Limpe todas as conexes desconectadas e os terminais da bateria. 5. Use uma lixa na para limpar os terminais e as braadeiras dos cabos. Limpe esses itens at que as superfcies quem brilhantes. NO remova muito material. A remoo excessiva de material pode causar problemas no encaixe das braadeiras. Aplique uma camada de lubricante de silicone ou vaselina s braadeiras e aos terminais. 6. Coloque ta adesiva nas conexes dos cabos para ajudar a impedir uma partida acidental. 7. Proceda com os reparos necessrios do sistema. 8. Para conectar a bateria, conecte a conexo positiva antes da conexo negativa.
i02248582

Use uma soluo de 0,1 kg (0,2 lb) de

bicarbonato de sdio e 1 L (1 quarto) de gua limpa.

Use uma soluo de hidrxido de amnia


Enxgue completamente a bateria com gua limpa.
i02398366

Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor/Anticongelante Comercial para Servios Pesados


AVISO Certique-se de que todos os uidos sejam devidamente contidos durante os servios de inspeo, manuteno, teste, ajuste e reparo do produto. Tenha mo um recipiente apropriado conteno de uidos antes de abrir qualquer compartimento ou desmontar qualquer componente contendo uido. Descarte todos os uidos de acordo com os regulamentos locais. AVISO Mantenha todas as peas livres de agentes contaminadores. Agentes contaminadores podem causar desgaste rpido e reduo da vida til dos componentes.

Bateria ou Cabo da Bateria Desconecte

Os cabos da bateria e as baterias no devem ser removidos com a tampa da bateria no lugar. A tampa da bateria deve ser removida antes de efetuar qualquer manuteno. A remoo dos cabos da bateria ou das baterias com a tampa no lugar pode causar a exploso da bateria, resultando em ferimentos. 1. Gire a chave interruptora de partida para a posio DESLIGAR. Gire a chave de ignio (se equipado) para a posio DESLIGAR e remova a chave e todas as cargas eltricas.

SPBU7833-03

61 Seo de Manuteno Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor/Anticongelante Comercial para Servios Pesados

Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua antes do intervalo de manuteno recomendado na ocorrncia dos seguintes problemas:

Drene o lquido arrefecedor. AVISO Descarte ou recicle o lquido arrefecedor usado. Existem vrios mtodos de reaproveitamento do lquido arrefecedor para sua reutilizao em sistemas de arrefecimento de motores. O procedimento de destilao completa apenas um dos mtodos de reaproveitamento de lquido arrefecedor aceito pela Perkins. Obtenha com o seu revendedor ou distribuidor Perkins todas as informaes sobre descarte e reciclagem do lquido arrefecedor usado.

Superaquecimento freqente do motor Formao de espuma no lquido arrefecedor Contaminao do lquido arrefecedor devido Contaminao do lquido arrefecedor devido
inltrao de combustvel no sistema de arrefecimento inltrao de leo no sistema de arrefecimento

Nota: gua o nico agente de limpeza necessrio para a limpeza do sistema de arrefecimento. Nota: Inspecione a bomba e o termostato da gua aps a drenagem do sistema de arrefecimento. Se necessrio substitua neste momento a bomba de gua, o termostato de gua e as mangueiras.

Lave
1. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa para remover todos os detritos. 2. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do motor. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do radiador. AVISO No encha o sistema de arrefecimento mais rapidamente do que 5 L (1,3 gal EUA) por minuto para evitar bolsas de ar. As bolsas de ar do sistema de arrefecimento pode resultar em danos ao motor. 3. Abastea o sistema de arrefecimento com gua limpa. Instale a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 4. D partida e opere o motor em marcha lenta at atingir a temperatura de 49 a 66 C (120 a 150 F). 5. Desligue o motor e deixe que se esfrie. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar toda a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem do motor. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem do radiador. Drene a gua. Enxge o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa.

Drene

Sistema Pressurizado: Lquido arrefecedor quente poder causar queimaduras srias. Para abrir a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento, espere at que os componentes do sistema de arrefecimento estejam frios. Afrouxe a tampa de presso do sistema de arrefecimento lentamente, a m de aliviar a presso. 1. Desligue o motor e deixe que se esfrie. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar toda a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento.

Abastea
g01003928

Ilustrao 28

1. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do motor. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do radiador.

2. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem (1) do motor. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem do radiador.

62 Seo de Manuteno Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido de Vida Prolongada (ELC)

SPBU7833-03

i02248516

AVISO No encha o sistema de arrefecimento mais rapidamente do que 5 L (1,3 gal EUA) por minuto para evitar bolsas de ar. As bolsas de ar do sistema de arrefecimento pode resultar em danos ao motor. 2. Abastea o sistema de arrefecimento com um Lquido Arrefecedor Comercial para Servios Pesados. Adicione o Aditivo Suplementar Arrefecedor ao lquido arrefecedor. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Recomendaes para Fluidos, na Seo de Manuteno, para as quantidades corretas e outras informaes sobre as especicaes do sistema de arrefecimento. No instale a tampa do bocal de enchimento no sistema de arrefecimento. 3. D partida e opere o motor em marcha lenta. Eleve a RPM do motor ao ajuste de marcha acelerada. Opere o motor em marcha acelerada por um minuto para purgar o ar das cavidades do bloco do motor. Desligue o motor. 4. Verique o nvel de lquido arrefecedor. Mantenha o nvel do lquido arrefecedor a 13 mm (0,5 pol) da base do bocal de enchimento. Mantenha o nvel do lquido arrefecedor da garrafa de expanso (se equipado) ao nvel correto. 5. Limpe a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Inspecione a junta da tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Se a junta estiver danicada, descarte a tampa usada e instale uma tampa nova. Se a junta da tampa do bocal de enchimento no estiver danicada, use uma bomba de pressurizao adequada para testar a presso da tampa. A presso correta encontra-se estampada na face da tampa do bocal de enchimento. Se a tampa do bocal de enchimento no estiver retendo a presso correta, instale uma tampa nova . 6. D partida no motor. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos e temperatura correta de operao.

Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido de Vida Prolongada (ELC)


AVISO Certique-se de que todos os uidos sejam devidamente contidos durante os servios de inspeo, manuteno, teste, ajuste e reparo do produto. Tenha mo um recipiente apropriado conteno de uidos antes de abrir qualquer compartimento ou desmontar qualquer componente contendo uido. Descarte todos os uidos de acordo com os regulamentos locais. AVISO Mantenha todas as peas livres de agentes contaminadores. Agentes contaminadores podem causar desgaste rpido e reduo da vida til dos componentes. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua antes do intervalo recomendado de manuteno se observar as seguintes condies:

Superaquecimento freqente do motor. Formao de espuma. Contaminao do lquido arrefecedor devido Contaminao do lquido arrefecedor devido
inltrao de combustvel no sistema de arrefecimento. inltrao de leo no sistema de arrefecimento.

Nota: gua limpa o nico agente de limpeza necessrio para a drenagem e limpeza do sistema de arrefecimento a ser abastecido com ELC. Nota: Inspecione a bomba e o termostato de gua aps a drenagem do sistema de arrefecimento. Aproveite a ocasio para substituir a bomba de gua, o termostato de gua e as mangueiras se necessrio.

SPBU7833-03

63 Seo de Manuteno Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido de Vida Prolongada (ELC)

Drenagem

2. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do motor. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do radiador. AVISO No encha o sistema de arrefecimento mais rapidamente do que 5 L (1,3 gal EUA) por minuto para evitar bolsas de ar. As bolsas de ar do sistema de arrefecimento pode resultar em danos ao motor. 3. Abastea o sistema de arrefecimento com gua limpa. Instale a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 4. D partida e opere o motor em marcha lenta at que a temperatura atinja de 49 a 66 C (120 a 150 F). 5. Desligue o motor e deixe que se esfrie. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar toda a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem existente no motor. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem existente no radiador. Drene a gua. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa.

Sistema Pressurizado: Lquido arrefecedor quente poder causar queimaduras srias. Para abrir a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento, espere at que os componentes do sistema de arrefecimento estejam frios. Afrouxe a tampa de presso do sistema de arrefecimento lentamente, a m de aliviar a presso. 1. Desligue o motor e deixe que se esfrie. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar toda a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento.

Ilustrao 29 Exemplo tpico

g01003928

Abastecimento
1. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do motor. Feche o registro do dreno ou instale o bujo de drenagem do radiador. AVISO No encha o sistema de arrefecimento mais rapidamente do que 5 L (1,3 gal EUA) por minuto para evitar bolsas de ar. As bolsas de ar do sistema de arrefecimento pode resultar em danos ao motor. 2. Abastea o sistema de arrefecimento com Lquido Arrefecedor de Vida Prolongada (ELC). Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Recomendaes para Fluidos (Seo de Manuteno) para informaes adicionais sobre as especicaes do sistema de arrefecimento. No instale a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 3. D partida e opere o motor em marcha lenta. Eleve a RPM do motor rotao de marcha acelerada. Opere o motor em marcha acelerada por um minuto para purgar o ar das cavidades do bloco do motor. Desligue o motor.

2. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem (1) existente no motor. Abra o registro do dreno ou remova o bujo de drenagem existente no radiador. Drene o lquido arrefecedor. AVISO Descarte ou recicle o lquido arrefecedor usado. Existem vrios mtodos de reaproveitamento do lquido arrefecedor para sua reutilizao em sistemas de arrefecimento de motores. O procedimento de destilao completa apenas um dos mtodos de reaproveitamento de lquido arrefecedor aceito pela Perkins. Para as informaes referentes ao descarte e reciclagem do lquido arrefecedor usado, consulte o seu revendedor ou distribuidor Perkins.

Lavagem
1. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa para remover todos os detritos.

64 Seo de Manuteno Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor

SPBU7833-03

4. Verique o nvel do lquido arrefecedor. Mantenha o nvel do lquido arrefecedor 13 mm (0,5 pol.) abaixo da base do bocal de enchimento. Mantenha o lquido arrefecedor na garrafa de expanso (se equipado) ao nvel correto. 5. Limpe a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Inspecione a junta da tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Descarte a tampa usada e instale uma tampa nova se a junta da tampa do bocal de enchimento estiver danicada. Se a junta do bocal de enchimento no estiver danicada, use uma bomba de pressurizao adequada para testar a presso da tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. A presso correta encontra-se estampada na face da tampa do bocal de enchimento. Se a tampa do bocal de enchimento no estiver retendo a presso correta, instale uma tampa nova. 6. D partida no motor. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos e temperatura correta de operao.
i02248577

1. Certique-se de que a mquina esteja estacionada sobre uma superfcie plana. 2. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 3. Remova o bujo de drenagem (1) da lateral do bloco do motor para drenar o motor. Assegure-se de que o furo quadrado no esteja bloqueado. 4. Abra a tampa do dreno do radiador ou remova o bujo de drenagem existente no fundo do radiador para drenar o radiador. Se o radiador no estiver equipado com um dreno ou bujo de drenagem, desconecte a mangueira da base do radiador. 5. Lave o sistema de arrefecimento com jatos de gua limpa. 6. Instale o bujo de drenagem ou feche a tampa do dreno do radiador. Instale a mangueira do radiador se esta tiver sido previamente removida. 7. Abastea o sistema com a mistura anticongelante correta vazo mxima de 1 L (0,2200 gales imperiais) por minuto. Instale a tampa do bocal de enchimento. 8. Opere o motor e procure por vazamentos de lquido arrefecedor.
i03253233

Sistema de Arrefecimento Troque o Lquido Arrefecedor

Sistema de Arrefecimento Adicione Prolongador (ELC)


O Lquido Arrefecedor de Vida til Prolongada (ELC) Perkins no necessita de adies frequentes de Aditivos Suplementares de Lquido Arrefecedor (SCA) como os lquidos arrefecedores convencionais. O Prolongador deve ser adicionado somente uma vez.
Ilustrao 30 Bujo de drenagem
g01003928

Verique o sistema de arrefecimento somente com o motor desligado e frio. 1. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 2. Talvez seja necessrio drenar um pouco de lquido arrefecedor do sistema de arrefecimento para que o Prolongador possa ser adicionado.

AVISO A m de evitar borrifamento de lquido arrefecedor quente, no drene o lquido arrefecedor com o motor aquecido e o sistema sob presso. Nota: possvel que o radiador no tenha sido fornecido pela Perkins. Abaixo segue o procedimento geral de troca de lquido arrefecedor. Rera-se ao manual do OEM para o procedimento correto.

SPBU7833-03

65 Seo de Manuteno Sistema de Arrefecimento - Verique o Nvel do Lquido Arrefecedor

3. Adicione o Prolongador de acordo com os requisitos de capacidade do sistema de arrefecimento de seu motor. Consulte este Manual de Operao e Manuteno, Capacidades de Reabastecimento na seo de Manuteno para ver a capacidade do sistema de arrefecimento do seu motor. Consulte a seo deste Manual de Operao e Manuteno, Recomendaes de Fluidos para ver as misturas recomendadas do Prolongador ELC Perkins. 4. Limpe a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento e inspecione a junta. Se a junta estiver danicada, descarte a tampa usada e instale uma nova tampa. Se a junta no estiver danicada, use uma bomba de pressurizao apropriada para testar a tampa do bocal de enchimento. A presso correta est estampada na face da tampa do bocal de enchimento. Se a tampa no estiver mantendo a presso correta, instale uma nova tampa.
i03253258

2. Afrouxe a tampa do bocal de enchimento lentamente para aliviar qualquer presso. Remova a tampa do bocal de enchimento. 3. Adicione a mistura correta de lquido arrefecedor no tanque. Consulte Manual de Operao e Manuteno, Capacidades de Reabastecimento e Recomendaes para ver informaes sobre a mistura e tipo de lquido arrefecedor corretos. Consulte o Manual de Operao e Manuteno, Capacidades de Reabastecimento e Recomendaes para a capacidade do sistema de arrefecimento do seu motor. No encha o tanque de expanso de lquido arrefecedor acima da marca FRIO CHEIO.

Sistema de Arrefecimento Verique o Nvel do Lquido Arrefecedor


Ilustrao 31
g00103639

Motores Com Tanque de Expanso do Lquido Arrefecedor


Nota: O sistema de arrefecimento pode no ter sido fornecido pela Perkins. O procedimento a seguir para sistemas de arrefecimento tpicos. Consulte as informaes do fabricante do equipamento para ver os procedimentos corretos. Verique o nvel do lquido arrefecedor quando o motor estiver desligado e frio. 1. Observe o nvel do lquido arrefecedor no tanque de expanso. Mantenha o nvel do lquido arrefecedor na marca FRIO CHEIO no tanque de expanso do lquido arrefecedor.

4. Limpe a tampa do bocal de enchimento e o receptculo. Reinstale a tampa e inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos. Nota: O lquido arrefecedor ir se expandir medida que se aquecer durante a operao normal do motor. O volume adicional ser forado para dentro do tanque de expanso durante a operao do motor Quando o motor for desligado e esfriar, o lquido arrefecedor retornar para o motor.

Motores Sem Tanque de Expanso de Lquido Arrefecedor


Verique o nvel do lquido arrefecedor quando o motor estiver desligado e frio.

Sistema Pressurizado: Lquido arrefecedor quente poder causar queimaduras srias. Para abrir a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento, espere at que os componentes do sistema de arrefecimento estejam frios. Afrouxe a tampa de presso do sistema de arrefecimento lentamente, a m de aliviar a presso.

66 Seo de Manuteno Equipamento Acionado - Inspecione

SPBU7833-03

i00763546

Equipamento Acionado Inspecione


Rera-se s especicaes do Fabricante Original do Equipamento (OEM) para informaes adicionais referentes s recomendaes de manuteno dos seguintes equipamentos acionados:

Inspeo
Ilustrao 32
g00285520

Ajuste Lubricao Outras recomendaes de manuteno

Tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento

Sistema Pressurizado: Lquido arrefecedor quente poder causar queimaduras srias. Para abrir a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento, espere at que os componentes do sistema de arrefecimento estejam frios. Afrouxe a tampa de presso do sistema de arrefecimento lentamente, a m de aliviar a presso. 1. Remova lentamente a tampa de presso do sistema de arrefecimento para aliviar a presso. 2. Mantenha o nvel do lquido arrefecedor dentro de 13 mm (0,5 pol) do fundo do tubo de enchimento. Se o motor for equipado com um visor de nvel, mantenha o lquido arrefecedor no nvel correto no visor de nvel. 3. Limpe a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento e inspecione a junta. Se a junta estiver danicada, descarte a tampa usada e instale uma nova tampa. Se a junta no estiver danicada, use uma bomba de pressurizao apropriada para testar a tampa do bocal de enchimento. A presso correta est estampada na face da tampa do bocal de enchimento. Se a tampa no estiver mantendo a presso correta, instale uma nova tampa. 4. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos.

Execute a manuteno de todos os equipamentos acionados de acordo com as recomendaes do OEM.


i02938567

Motor - Limpe

Altas voltagens podem causar ferimentos ou morte. A umidade pode criar caminhos de condutividade eltrica. Certique-se de que o sistema eltrico esteja desligado. Desligue os controles de partida e coloque nos controles uma etiqueta com os dizeres NO OPERE. AVISO Graxa e leo acumulados no motor so um perigo de incndio. Mantenha limpo o motor. Remova os detritos e derramamentos de uidos a cada vez que uma quantidade signicativa acumular-se no motor. AVISO A garantia do motor ser invalidada se determinados componentes no forem protegidos durante a lavagem. Deixe que o motor se esfrie por uma hora antes de lav-lo. Limpe o motor periodicamente. A limpeza do motor com vapor remover o acmulo de graxa e leo. Um motor limpo proporcionar os seguintes benefcios:

SPBU7833-03

67 Seo de Manuteno Puricador de Ar (com Dois Elementos) - Limpe/Substitua o Elemento

Fcil deteco de vazamentos de uidos Melhor transferncia de calor Facilidade de manuteno


Nota: Cuidados devem ser tomados para que os componentes eltricos no sejam danicados pelo excesso de gua durante a lavagem do motor. Equipamentos de lavagem com gua pressurizada ou com vapor no devem ser direcionados aos conectores eltricos ou s junes dos cabos na parte de trs dos conectores. Evite molhar componentes tais como o alternador e o motor de arranque. Proteja a bomba de injeo de combustvel durante a lavagem do motor.
i02248588

Inspecione diariamente o puricador de ar (se

equipado) e a cuba de poeira quanto a acmulo de poeira e detritos. Remova a poeira e os detritos conforme necessrio.

As condies de operao (poeira e detritos)

podem requerer manuteno mais freqente do puricador de ar. menos uma vez ao ano, independentemente do nmero de limpezas.

O puricador de ar deve ser substitudo pelo

Puricador de Ar (com Dois Elementos) - Limpe/Substitua o Elemento


AVISO Nunca opere o motor sem o elemento do puricador de ar instalado. Nunca opere o motor com um elemento do puricador de ar danicado. No use elementos do puricador de ar com pregas, juntas ou retentores danicados. A entrada de sujeira no motor causar desgaste prematuro e danos aos componentes do motor. Os elementos do puricador de ar evitam que a sujeira e os detritos do ar entrem no motor atravs da admisso do ar. AVISO Nunca faa manuteno no elemento do puricador com o motor funcionando, pois isso permitir a entrada de sujeira e detritos no motor.

Substitua o elemento sujo do puricador de ar por um elemento limpo. Antes da instalao, examine cuidadosamente o elemento para vericar se h rasgos no material ltrante. Verique se h danos na junta ou no retentor do puricador de ar. Mantenha um estoque adequado de puricadores de ar de reposio.

Puricador de Ar com Dois Elementos


O puricador de ar com dois elementos contm um elemento ltrante primrio e um elemento ltrante secundrio. O elemento ltrante primrio do puricador de ar pode ser usado at seis vezes se devidamente limpo e inspecionado. O elemento ltrante primrio do puricador de ar deve ser substitudo pelo menos uma vez ao ano, independentemente do nmero de limpezas. O elemento ltrante secundrio do puricador de ar no pode ser reparado ou lavado. Rera-se ao manual do OEM para as instrues de substituio do elemento ltrante secundrio do puricador de ar. Se o motor for exposto a ambientes de operao com abundncia de poeira ou sujeira, substitua os elementos do puricador de ar com mais freqncia.

Manuteno dos Elementos do Puricador de Ar do Motor


Nota: possvel que o sistema de ltragem de ar do motor no tenha sido fornecido pela Perkins. O procedimento descrito a seguir vlido para sistemas comuns de ltragem de ar. Rera-se ao manual do OEM para o procedimento correto. Se o elemento do puricador de ar entupir-se, o ar poder rachar o material do elemento. O ar no ltrado acelerar drasticamente o desgaste interno do motor. Rera-se ao manual do OEM para os tipos corretos de puricadores de ar para a sua aplicao.
Ilustrao 33 (1) (2) (3) (4) Tampa Elemento primrio do puricador de ar Elemento secundrio do puricador de ar Admisso de ar
g00736431

1. Remova a tampa. Retire o elemento ltrante primrio do puricador de ar.

68 Seo de Manuteno Puricador de Ar (com Dois Elementos) - Limpe/Substitua o Elemento

SPBU7833-03

2. O elemento ltrante secundrio deve ser retirado e descartado aps a terceira limpeza do elemento ltrante primrio do puricador de ar. Nota: Rera-se ao tpico Limpeza do Elemento Primrio do Puricador de Ar. 3. Cubra a admisso de ar com uma ta adesiva para evitar a entrada de sujeira. 4. Limpe o lado interno da tampa e do corpo do puricador de ar com um pano limpo e seco. 5. Retire a ta adesiva da admisso de ar. Instale o elemento ltrante secundrio no puricador de ar. Instale o elemento ltrante primrio novo ou limpo no puricador de ar. 6. Instale a tampa do puricador de ar. 7. Rearme o indicador de servio do puricador de ar.

AVISO No limpe os elementos do puricador de ar golpeando-os ou batendo um contra o outro. Isso poder danicar os retentores. No use elementos com pregas, juntas ou retentores danicados. Os elementos danicados permitiro a passagem de poeira. Isso poder causar danos ao motor. Inspecione visualmente o elemento ltrante primrio do puricador de ar antes da limpeza. Inspecione os elementos do puricador de ar quanto a danos ao retentor, s juntas e tampa externa. Descarte o elemento ltrante de ar se danicado. Dois mtodos podem ser usados para a limpeza do elemento ltrante primrio:

Ar comprimido Limpeza a vcuo Ar Comprimido


Ar comprimido pode ser usado para a limpeza de elementos ltrantes primrios que no tenham sido limpos mais do que duas vezes. O ar comprimido, contudo, no remover acmulos de carbono e leo. Use ar seco e ltrado presso mxima de 207 kPa (30 psi).

Limpeza do Elemento Filtrante Primrio do Puricador de Ar


AVISO Observe as seguintes orientaes de limpeza do elemento ltrante: No bata ou golpeie o elemento ltrante para remover a poeira. No lave o elemento ltrante. Use ar comprimido para remover a poeira do elemento ltrante. A presso do ar no dever exceder 207 kPa (30 psi). Dirija o ar ao longo das pregas no lado interno do elemento ltrante. Tome muito cuidado para evitar danos s pregas. No use ltros de ar com pregas, juntas ou retentores danicados. A inltrao de sujeira no motor pode danicar os componentes do motor. Rera-se ao manual do OEM para determinar o nmero de vezes que o elemento ltrante primrio pode ser limpo. Durante a limpeza, verique se h rasgos no material ltrante. O elemento ltrante primrio do puricador de ar deve ser substitudo pelo menos uma vez ao ano, independentemente do nmero de limpezas.

Ilustrao 34

g00281692

Nota: Ao limpar o elemento ltrante primrio do puricador de ar, sempre comece com o lado limpo (interior), a m de forar as partculas de ar para o lado sujo (exterior). Direcione a mangueira de modo que o ar ua ao longo da parte interna do ltro para ajudar a evitar danos s dobras de papel. No dirija os jatos diretamente ao elemento ltrante primrio. A sujeira poder encravar-se nas dobras. Nota: Rera-se ao tpico Inspeo dos Elementos Primrios do Puricador de Ar.

SPBU7833-03

69 Seo de Manuteno Puricador de Ar do Motor (Elemento nico) - Inspecione/Substitua

Limpeza a Vcuo
Limpeza a vcuo um bom mtodo de limpeza para elementos ltrantes primrios que requeiram limpeza diria devido a ambientes secos e com abundncia de poeira. Recomenda-se, no entanto, que os elementos ltrantes primrios passem primeiro pela limpeza com ar comprimido e, em seguida, pela limpeza vcuo. A limpeza a vcuo no remover os acmulos de carbono e leo. Nota: Rera-se ao tpico Inspeo dos Elementos Primrios do Puricador de Ar.

i02248609

Puricador de Ar do Motor (Elemento nico) Inspecione/Substitua


Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Puricador de Ar do Motor - Inspecione o Indicador de Servio. AVISO Nunca opere o motor sem o elemento do puricador de ar instalado. Nunca opere o motor com um elemento do puricador de ar danicado. No use elementos do puricador de ar com pregas, juntas ou retentores danicados. A entrada de sujeira no motor causar desgaste prematuro e danos aos componentes do motor. Os elementos do puricador de ar evitam que a sujeira e os detritos do ar entrem no motor atravs da admisso do ar. AVISO Nunca faa manuteno no elemento do puricador com o motor funcionando, pois isso permitir a entrada de sujeira e detritos no motor. Este motor pode ser equipado com uma grande variedade de puricadores de ar. Consulte o manual do OEM para o procedimento correto de substituio do puricador de ar.
i02248525

Inspeo dos Elementos Primrios do Puricador de Ar

Ilustrao 35

g00281693

Inspecione o elemento ltrante primrio limpo e seco do puricador de ar. Use uma lmpada azul de 60 watts em um quarto escuro ou em local semelhante. Coloque a luz azul no interior do elemento ltrante primrio. Gire o elemento ltrante primrio. Inspecione o elemento ltrante primrio do puricador de ar quanto a rasgos e/ou furos. Verique se a luz passa atravs do material ltrante do elemento primrio. Se necessrio para conrmao do resultado, compare o elemento ltrante primrio com um elemento ltrante primrio novo com o mesmo nmero de pea. No use um elemento ltrante primrio com rasgos e/ou furos no material ltrante. No use um elemento primrio com pregas, juntas ou retentores danicados. Se danicado, descarte o elemento ltrante primrio do puricador de ar.

Indicador de Servio do Puricador de Ar do Motor Inspecione


possvel que alguns motores estejam equipados com diferentes tipos de indicadores de servio. Alguns motores so equipados com um manmetro diferencial de presso do ar da admisso. O manmetro diferencial de presso do ar da admisso exibe a diferena da presso medida antes do elemento do puricador de ar e a presso medida aps o elemento do puricador de ar. O diferencial de presso eleva-se medida que a sujeira acumula-se no elemento do puricador de ar. Se o seu motor estiver equipado com um tipo diferente de indicador de manuteno, siga as instrues de manuteno do indicador de manuteno do puricador de ar do fabricante.

70 Seo de Manuteno Ligao Terra do Motor - Inspecione/Limpe

SPBU7833-03

O indicador de manuteno pode ser montado no elemento do puricador de ar ou em um local remoto.

i02248536

Ligao Terra do Motor Inspecione/Limpe


Inspecione os os eltricos quanto ao estado das conexes. A Perkins usa o motor de arranque para a ligao terra do motor. Inspecione a conexo do motor de arranque a cada troca de leo. Os os e os cabos de ligao terra devem estar combinados nas ligaes terra do motor. Todas as ligaes terra devem estar devidamente apertadas e sem corroso.

Ilustrao 36 Exemplo tpico de indicador de servio

g00103777

Limpe o prisioneiro terra do motor de arranque e


os terminais com um pano limpo.

Observe o indicador de servio. O elemento do puricador de ar dever ser limpo ou substitudo nas seguintes situaes:

Se as conexes estiverem corrodas, limpe-as

com uma soluo de bicarbonato de sdio e gua. revestidos com uma graxa adequada ou vaselina.
i03253234

O diafragma amarelo estiver na rea vermelha. O pisto vermelho estiver travado na posio
visvel.

Mantenha o cabo e o prisioneiro terra limpos e

Teste o Indicador de Servio


Os indicadores de servio so instrumentos importantes.

Suportes do Motor - Inspecione


Nota: Os coxins do motor talvez no tenham sido fornecidos pela Perkins. Consulte as informaes do fabricante do equipamento sobre os coxins do motor e sobre o torque correto a ser aplicado nos parafusos. Inspecione os coxins do motor quanto a deteriorao e ao torque correto dos parafusos. A vibrao do motor pode ser causada pelas seguintes condies:

Verique se o indicador rearma-se com facilidade.


O indicador de manuteno deve rearmar-se com menos de trs pressionadas. a operao do motor rotao nominal. O ncleo amarelo dever travar-se quando estiver prximo ao vcuo mais alto.

Verique o movimento do ncleo amarelo durante

Se a rearmao do indicador de manuteno no ocorrer com facilidade, ou se o ncleo amarelo no travar-se no vcuo mais alto, o indicador dever ser substitudo. Se o indicador de servio novo no rearmar-se, possvel que o furo do indicador de servio esteja obstrudo. O indicador de servio dever ser substitudo com mais freqncia em ambientes de abundncia de poeira.

Coxins do motor incorretos Deteriorao dos coxins do motor Coxins soltos


Qualquer coxim de motor que indique deteriorao deve ser substitudo. Consulte as informaes do fabricante do equipamento quanto aos torques recomendados.

SPBU7833-03

71 Seo de Manuteno Crter do Motor - Verique o Nvel do leo

i02934817

Crter do Motor - Verique o Nvel do leo

2. Retire a tampa do bocal de enchimento do leo e acrescente leo, caso necessrio. Limpe a tampa do bocal de enchimento de leo. Instale a tampa do bocal de enchimento de leo.
i02248571

leo quente e componentes quentes podem causar ferimentos. No deixe leo quente ou componentes quentes entrarem em contato com a pele.

leo de Motor - Obtenha uma Amostra

Como parte do programa de manuteno preventiva, verique regularmente o estado do leo lubricante do motor. O motor Perkins equipado com uma vlvula de amostras de leo opcional. A vlvula de amostras de leo (se equipado) usada para a extrao de amostras do leo lubricante do motor. A vlvula de amostras de leo ca localizada na cabea do ltro de leo ou no bloco do cilindro. A Perkins recomenda que as amostras de leo sejam extradas atravs da vlvula de amostras para assegurar melhor qualidade e consistncia das amostras. A localizao da vlvula de amostras permitir a extrao do leo sob presso durante a operao normal do motor.

Ilustrao 37 Marca (Y) Min. (X) Marca Max.

g01165836

Obteno de Amostras e a Anlise

AVISO Execute esta manuteno com o motor parado. Nota: Certique-se de que o motor esteja nivelado ou na posio normal de operao antes de obter uma indicao real do nvel de leo. Nota: Depois que o motor tiver sido DESLIGADO, aguarde dez minutos para permitir que o leo do motor seja drenado para o crter de leo antes de vericar o nvel do leo. 1. Mantenha o nvel do leo entre as marcas ADD (ADICIONAR) (Y) e FULL (CHEIO) (X) da vareta de nvel do motor. No encha o crter alm da marca FULL (CHEIO) (X). AVISO A operao do motor com o nvel do leo acima da marca FULL (cheio) pode causar o mergulhamento do virabrequim no leo. As bolhas de ar criadas do mergulhamento do virabrequim reduza as caractersticas de lubricao do leo e podem resultar numa perda de potncia. leo quente e componentes quentes podem causar ferimentos. No deixe leo quente ou componentes quentes entrarem em contato com a pele. Para uma anlise mais precisa, registre as seguintes informaes antes da extrao da amostra:

Data da extrao da amostra Modelo do motor Nmero do motor Horas de servio do motor Horas acumuladas desde a ltima troca de leo Quantidade de leo adicionada desde a ltima
troca de leo Certique-se de que o recipiente de conteno da amostra esteja limpo e seco. Certique-se tambm de que as informaes tenham sido claramente marcadas no rtulo do recipiente de recolhimento da amostra.

72 Seo de Manuteno leo do Motor e Filtro - Troque

SPBU7833-03

Para assegurar uma amostra representativa do leo contido no crter do motor, extraia a amostra com o leo quente e bem misturado. Use somente ferramentas e materiais limpos durante a obteno da amostra para evitar contaminao das amostras. A amostra pode ser analisada quanto aos seguintes itens: qualidade do leo, presena de lquido arrefecedor no leo, presena de partculas metlicas ferrosas no leo e presena de partculas metlicas no-ferrosas no leo.
i02248569

Se o motor estiver equipado com uma vlvula de


drenagem, gire o boto da vlvula de drenagem no sentido anti-horrio para drenar o leo. Aps a drenagem do leo, gire o boto da vlvula de drenagem no sentido horrio para fech-la. de drenagem, remova o bujo de drenagem de leo (1) para drenar o leo. Se o motor estiver equipado com um tanque coletor raso, remova os bujes de drenagem de leo em ambas as extremidades da base do crter de leo.

Se o motor no estiver equipado com uma vlvula

leo do Motor e Filtro - Troque

Depois que o leo tiver sido drenado, limpe e instale os bujes de drenagem de leo. Se necessrio, substitua o anel retentor do bujo de drenagem. Alguns tipos de crter de leo possuem bujes de drenagem em ambos os lados por causa do formato do crter. Este tipo de crter de leo requer que o leo seja drenado por ambos os bujes.

leo quente e componentes quentes podem causar ferimentos. No deixe leo quente ou componentes quentes entrarem em contato com a pele. No drene o leo com o motor frio. Com o esfriamento do leo, as partculas de desgaste suspensas no leo se depositaro no fundo do crter e no sero removidas durante a drenagem. Drene o crter com o motor desligado e o leo ainda quente. Esse mtodo de drenagem permitir a remoo ecaz das partculas de desgaste suspensas no leo. Se esse procedimento no for seguido, as partculas de desgaste voltaro a circular pelo sistema de lubricao do motor juntamente com o leo novo.

Substitua o Filtro de leo Rosqueado


AVISO Os ltros de leo Perkins so fabricados segundo as especicaes Perkins. O uso de ltros de leo no recomendados pela Perkins pode resultar em graves danos aos mancais do motor, virabrequim, etc., devido circulao de grandes partculas de desgaste, provenientes do leo no-ltrado, no sistema de lubricao do motor. Use somente os ltros de leo recomendados pela Perkins. 1. Remova o ltro de leo com uma ferramenta adequada. Nota: As seguintes medidas devem ser tomadas como parte do programa de manuteno preventiva: 2. Corte o ltro de leo e abra-o com uma ferramenta adequada. Separe as pregas e inspecione o ltro de leo quanto a detritos metlicos. Uma quantidade excessiva de detritos metlicos no ltro de leo pode indicar desgaste prematuro ou falha iminente. Use um m para diferenciar os metais ferrosos dos metais no-ferrosos encontrados no elemento ltrante de leo. A presena de metais ferrosos pode indicar desgaste das peas de ao ou de ferro fundido do motor.

Drene o leo do Motor

Ilustrao 38 Bujo de drenagem do leo

g01003623

Desligue o motor assim que atingir a temperatura normal de operao. Use um dos seguintes mtodos para drenar o leo do crter do motor:

A presena de metais no-ferrosos pode indicar desgaste das peas de alumnio, lato ou bronze do motor. Entre as peas que podem ser afetadas incluem-se: mancais principais, mancais da biela, mancais do turboalimentador e cabeas dos cilindros.

SPBU7833-03

73 Seo de Manuteno leo do Motor e Filtro - Troque

Devido ao desgaste normal e frico, comum encontrar-se pequenas quantidades de detritos no ltro de leo.

Substitua o Elemento Filtrante de leo

Ilustrao 39 (2) Cabea do ltro (3) Anel retentor

g01003628

Ilustrao 40 (1) Bujo de drenagem (2) Furo quadrado (3) Cuba do ltro

g01003662

3. Limpe a superfcie de vedao da cabea do ltro de leo (2). Certique-se de que a unio (no mostrada) da cabea do ltro de leo esteja bem presa. 4. Aplique uma camada de leo limpo de motor ao anel retentor (3) do ltro de leo. AVISO No encha os ltros com leo antes de instal-los. Esse leo no seria ltrado e poder ser contaminado. leo contaminado pode causar desgaste acelerado aos componentes do motor. 5. Instale o ltro de leo. Aperte o ltro de leo manualmente de acordo com as instrues mostradas no ltro de leo. No aperte demasiadamente o ltro de leo.

1. Coloque um recipiente apropriado embaixo do ltro de leo. Remova o bujo de drenagem (1) e o retentor do ltro de leo. 2. Instale uma ferramenta adequada no furo quadrado (2) para remover a cuba do ltro (3). 3. Remova a cuba do ltro (3) e o elemento da cuba do ltro. Limpe a cuba do ltro.

Ilustrao 41 (4) Anel retentor (5) Elemento (6) Cabea do ltro

g01003675

4. Instale um anel retentor novo (4) na cuba do ltro e lubrique o anel retentor com leo limpo de motor. Instale o elemento ltrante (5) na cuba do ltro. 5. Instale a cuba do ltro na cabea do ltro de leo (6). Aperte a cuba do ltro ao torque de 25 Nm (18 lb p).

74 Seo de Manuteno Folga das Vlvulas do Motor - Inspecione/Ajuste

SPBU7833-03

6. Instale um novo retentor no bujo de drenagem (1). Instale o bujo de drenagem no ltro de leo. Aperte o bujo de drenagem ao torque de 12 Nm (8 lb p). Nota: Alguns motores possuem um ltro de leo de montagem horizontal. O bujo de drenagem deste tipo de ltro de leo ca localizado na cabea do ltro.

i02248519

Folga das Vlvulas do Motor Inspecione/Ajuste


Este servio de manuteno recomendado pela Perkins como parte do programa de lubricao e manuteno preventiva para ajudar a propiciar melhor aproveitamento da vida til do motor. AVISO Este servio de manuteno deve ser executado apenas por tcnicos de servio qualicados. Consulte o Manual de Servio ou o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins quanto ao procedimento completo de ajuste das folgas das vlvulas. A operao dos motores Perkins com folga incorreta das vlvulas pode reduzir a ecincia do motor e a vida til do componente.

Abastea o Crter do Motor


1. Remova a tampa do bocal de enchimento de leo. Rera-se ao Manual de Operao e Manuteno para informaes adicionais sobre as especicaes dos lubricantes. Abastea o crter com a quantidade correta de leo. Rera-se ao Manual de Operao e Manuteno para informaes adicionais sobre as capacidades de reabastecimento. AVISO Se equipado com um sistema de ltro auxiliar de leo ou um sistema de ltro de leo remoto, siga as recomendaes do fabricante do ltro. Enchimento de menos ou enchimento demais do crter do leo do motor pode causar danos ao motor. AVISO Para evitar danos aos mancais do virabrequim, acione o motor com o combustvel DESLIGADO. Isso encher os ltros de leo antes de dar partida no motor. No tente dar partida no motor durante mais de 30 segundos. 2. D partida e opere o motor em MARCHA LENTA por dois minutos para assegurar que o sistema de lubricao contenha leo e que os ltros de leo sejam totalmente abastecidos. Inspecione o ltro de leo quanto a vazamentos. 3. Desligue o motor e espere pelo menos dez minutos para que o leo drene-se de volta ao coletor de leo.

Assegure-se de que o motor no poder ser arrancado enquanto esta manuteno esteja sendo executada. Para ajudar a evitar ferimentos possveis, no use o motor de partida para virar o volante do motor. Componentes quentes podem causar ferimentos. Aguarde tempo adicionar para o esfriamento do motor antes de medir/ajustar a folga das vlvulas. Certique-se de que o motor esteja desligado antes de medir as folgas das vlvulas. As folgas das vlvulas podem ser inspecionadas e ajustadas com o motor quente ou frio. Rera-se ao tpico da publicao Operao dos Sistemas/Testes e Ajustes, Folga das Vlvulas do Motor - Inspecione/Ajuste para informaes adicionais.
i02248567

Injetor de Combustvel Teste/Troque


Ilustrao 42
g00998024

(Y) MarcaADD (ADICIONAR). (X) Marca FULL (CHEIO).

4. Remova a vareta de nvel para vericar o nvel do leo. Mantenha o nvel do leo entre as marcas ADD (ADICIONAR) e FULL (CHEIO) da vareta de nvel de leo.

Vazamentos ou derramamentos de combustvel sobre superfcies quentes ou componentes eltricos pode causar um incndio.

SPBU7833-03

75 Seo de Manuteno Injetor de Combustvel - Teste/Troque

O motor no d a partida ou apresenta diculdade


AVISO No deixe entrar sujeira no sistema de combustvel. Limpe completamente a rea ao redor de um componente do sistema de combustvel a ser desconectado. Coloque uma tampa adequada por cima do componente desconectado do sistema de combustvel. AVISO Se houver suspeita de que o bico injetor de combustvel esteja operando fora dos parmetros normais, solicite a remoo da mesma por um tcnico qualicado. O bico injetor de combustvel suspeito dever ser inspecionado por um agente autorizado. O injetor de combustvel (1) mostrado na Ilustrao 43 no possui retorno de combustvel. O injetor de combustvel (2) possui um retorno de combustvel. de acionamento

Potncia insuciente O motor apresenta falha da ignio ou opera de


forma irregular

Alto consumo de combustvel Emisso de fumaa escura pelo escape O motor apresenta batida de pino ou vibrao Superaquecimento do motor

Remoo e Instalao de Injetores de Combustvel

Trabalhe com cautela ao redor de um motor em funcionamento. Peas quentes do motor ou peas do motor que estejam em movimento podem causar ferimentos.

Use sempre culos de segurana durante os servios de teste. Durante o teste dos bicos injetores de combustvel, uidos sob alta presso so expelidos pelos orifcios das pontas dos bicos injetores. O contato desses uidos sob alta presso com a pele pode causar ferimentos graves ao operador. Mantenha sempre a ponta do bico injetor de combustvel distante do operador e dentro do coletor de combustvel e na extenso. AVISO Se o combustvel sob presso entrar em contato com a sua pele, procure assistncia mdica imediata. Opere o motor ao ajuste de marcha acelerada para identicar o injetor de combustvel com problema. Afrouxe e aperte a porca de unio do cano de alta presso de cada injetor de combustvel. No afrouxe a porca de unio mais do que meia volta. Uma ligeira mudana ser notada na rotao do motor quando a porca de unio do bico injetor de combustvel com problema for afrouxada. Rera-se ao Manual de Desmontagem e Montagem para informaes adicionais. Entre em contato com o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins para assistncia.

Ilustrao 43 Exemplo tpico de injetores de combustvel

g01110422

O injetor de combustvel (1) deve ser removido para que seu desempenho possa ser testado. Os injetores de combustvel no devem ser limpos, porque o uso de instrumentos inadequados de limpeza danicar os bicos injetores. Substitua os injetores de combustvel somente na ocorrncia de falha. Alguns problemas que podem indicar a necessidade de substituio do bico injetor so:

76 Seo de Manuteno Sistema de Combustvel - Escorve

SPBU7833-03

i04943771

Sistema de Combustvel Escorve


Se entrar ar no sistema de combustvel, o ar deve ser purgado do sistema de combustvel antes que se d partida no motor. O ar pode entrar no sistema de combustvel quando ocorrerem os seguintes eventos:

Nota: Se necessrio, afrouxe as porcas de unio (1) nas linhas de injeo de combustvel na conexo com o injetor de combustvel at que o combustvel aparea. Interrompa a partida do motor. Aperte as porcas de unio (1) at um torque de 30 Nm (22 lb-ps). 4. D partida no motor e o opere em marcha lenta por um minuto. AVISO No tente dar partida no motor continuamente por mais de 30 segundos. Deixe esfriar o motor de partida durante dois minutos antes de reiniciar a partida. 5. Gire a alavanca de acelerao da posio de marcha lenta baixa para a posio de marcha lenta alta trs vezes. O tempo de giro para a alavanca de acelerao de um segundo para seis segundos para um ciclo completo. Nota: A m de depurar o ar da bomba de injeo de combustvel em motores Perkins com um acelerador xo, o motor deve funcionar em plena carga por trinta segundos. A carga deve ento ser diminuda at que o motor esteja em marcha lenta alta. Esse procedimento deve ser repetido trs vezes. Isso ajudar a remover o ar preso da bomba de injeo de combustvel. 6. Verique se h vazamentos no sistema de combustvel.
i02248543

O tanque de combustvel est vazio ou o foi


parcialmente drenado. esto desconectadas.

As tubulaes de combustvel de baixa presso H um vazamento no sistema de combustvel a


baixa presso.

Substituio do ltro de combustvel. Instalao de uma nova bomba de injeo.


Use os seguintes procedimentos para remover o ar do sistema de combustvel: 1. Verique se todas as conexes de combustvel de baixa presso e as linhas de combustvel de alta presso esto instaladas corretamente. 2. Gire a chave de ignio para a posio de funcionamento. Deixe a chave de ignio na posio de funcionamento por trs minutos. Se um parafuso de depurao manual estiver instalado, o parafuso de depurao deve ser afrouxado durante a escorva do sistema de combustvel.

Sistema de Combustvel Troque o Filtro Primrio e o Elemento (Separador de gua)

Ilustrao 44 Exemplo tpico

g01003929

Vazamentos ou derramamentos de combustvel em superfcies quentes ou componentes eltricos podem causar incndios. A m de evitar possveis ferimentos, desligue o interruptor de partida quanto trocar ltros de combustvel ou elementos do separador de gua. Limpe qualquer derramamento de combustvel imediatamente. AVISO No deixe entrar sujeira no sistema de combustvel. Limpe completamente a rea ao redor de um componente do sistema de combustvel a ser desconectado. Coloque uma tampa adequada por cima do componente desconectado do sistema de combustvel.

3. D a partida no motor girando a alavanca de acelerao na posio FECHADO at o motor comear a funcionar.

SPBU7833-03

77 Seo de Manuteno Sistema de Combustvel - Drene o Separador de gua

10. Abra a vlvula de suprimento de combustvel. 11. Escorve o sistema de combustvel. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Sistema de Combustvel - Escorve para informaes adicionais.
i02248557

Sistema de Combustvel Drene o Separador de gua

Vazamentos ou derramamentos de combustvel em superfcies quentes ou componentes eltricos podem causar incndios. A m de evitar possveis ferimentos, desligue o interruptor de partida quanto trocar ltros de combustvel ou elementos do separador de gua. Limpe qualquer derramamento de combustvel imediatamente. AVISO O separador de gua no um ltro. O separador de gua separa a gua do combustvel. O motor nunca deve ser operado com o separador cheio acima da metade. O motor pode ser danicado. AVISO O separador de gua estar sob suco durante operao normal do motor. Certique-se de que a vlvula de drenagem esteja devidamente apertada para ajudar a evitar inltrao de ar no sistema de combustvel.

Ilustrao 45 (1) (2) (3) (4) (5) (6) Parafuso Elemento Cuba de vidro Conexo do sensor Dreno Tampa inferior

g01118416

1. Gire a vlvula de suprimento de combustvel (se equipado) para a posio DESLIGAR. 2. Coloque um recipiente adequado embaixo do separador de gua. Limpe a parte externa do separador de gua. 3. Abra o dreno (5). Drene o uido no recipiente. 4. Aperte o dreno (5) somente com a mo. 5. Segure o elemento (2) e remova o parafuso (1). Retire o elemento e a cuba de vidro (3) da base. Descarte o elemento usado. 6. Limpe a cuba de vidro (4). Limpe a tampa inferior (6). 7. Instale o anel retentor. Instale a tampa inferior no elemento novo. Instale o conjunto na base. 8. Instale e aperte o parafuso (1) ao torque de 8 Nm (6 lb p). 9. Remova o recipiente e descarte o combustvel de acordo com os regulamentos locais.

78 Seo de Manuteno Sistema de Combustvel - Substitua o Filtro Secundrio

SPBU7833-03

i04943772

Sistema de Combustvel Substitua o Filtro Secundrio

Vazamentos ou derramamentos de combustvel em superfcies quentes ou componentes eltricos podem causar incndios. A m de evitar possveis ferimentos, desligue o interruptor de partida quanto trocar ltros de combustvel ou elementos do separador de gua. Limpe qualquer derramamento de combustvel imediatamente. AVISO No deixe entrar sujeira no sistema de combustvel. Limpe completamente a rea ao redor de um componente do sistema de combustvel a ser desconectado. Coloque uma tampa adequada por cima do componente desconectado do sistema de combustvel.

Elemento ltrante
Ilustrao 46 (1) (2) (3) (4) (5) (6) Parafuso Elemento Cuba de vidro Conexo do sensor Dreno Tampa inferior
g01118416

1. Coloque um recipiente apropriado embaixo do separador de gua. 2. Abra o dreno (5). Drene o uido no recipiente. 3. Feche o dreno (5) quando o combustvel drenado do separador de gua estiver limpo. Aperte o dreno somente com a mo. Descarte o uido drenado de acordo com os regulamentos locais.

Gire as vlvulas para as linhas de combustvel (se equipadas) para a posio DESLIGAR antes de executar a manuteno. Coloque uma bandeja embaixo do ltro de combustvel para coletar qualquer derramamento de combustvel. Limpe imediatamente qualquer derramamento de combustvel.

Ilustrao 47 (1) Drenagem (2) Cuba do ltro

g01010637

SPBU7833-03

79 Seo de Manuteno Sistema de Combustvel - Substitua o Filtro Secundrio

1. Feche as vlvulas para as linhas de combustvel (se equipadas). 2. Limpe a parte externa do conjunto do ltro de combustvel. Abra o dreno de combustvel (1) e drene o combustvel em um recipiente adequado.

9. Abra as vlvulas para as linhas de combustvel (se equipadas).

Filtro rosqueado
Gire as vlvulas para as linhas de combustvel (se equipadas) para a posio DESLIGAR antes de executar a manuteno. Coloque uma bandeja embaixo do ltro de combustvel para coletar qualquer derramamento de combustvel. Limpe imediatamente qualquer derramamento de combustvel.

Ilustrao 48 (3) Anel retentor em O (4) Elemento (5) Cabea do ltro

g01010595

3. Remova a cuba do ltro (2) da cabea do ltro (5). Pressione sobre o elemento (4). Gire o elemento no sentido anti-horrio a m de solt-lo para a cuba do ltro e remova o elemento da cuba. Descarte o elemento usado. 4. Remova o anel retentor (3) da cuba do ltro e limpe a cuba do ltro. Verique se as roscas da cuba do ltro no esto danicadas. 5. Instale um novo anel retentor em O (3) na cuba do ltro (2). 6. Coloque um novo elemento ltrante (4) na cuba do ltro. Pressione sobre o elemento e gire o elemento no sentido horrio para trav-lo na cuba do ltro. 7. Instale a cuba do ltro (4) em cima da cabea do ltro (5). 8. Aperte a cuba do ltro manualmente at que a cuba do ltro encoste na cabea do ltro. Gire a cuba do ltro at 90 graus. Nota: No use ferramentas para apertar a cuba do ltro.

Ilustrao 49 (1) Cabea do Filtro (2) Filtro rosqueado (3) Drenagem

g01121396

1. Limpe a parte externa do conjunto do ltro de combustvel. Abra o dreno de combustvel (3) e drene o combustvel em um recipiente adequado. 2. Use uma ferramenta adequada para remover o ltro rosqueado (2) da cabea do ltro (1). 3. Verique se o dreno de combustvel (3) no novo ltro rosqueado est fechado.

80 Seo de Manuteno Tanque de Combustvel - Drene a gua e os Sedimentos

SPBU7833-03

Tanque de Combustvel
A qualidade do combustvel fundamental para o desempenho e para a vida til do motor. A formao de gua no combustvel pode causar desgaste excessivo do sistema de combustvel. A gua pode entrar no tanque de combustvel durante o enchimento do tanque. A condensao ocorre durante o aquecimento e o arrefecimento do combustvel. A condensao ocorre quando o combustvel passa pelo sistema de combustvel e retorna ao tanque de combustvel. Isso faz a gua se acumular nos tanques de combustvel. A drenagem regular do tanque de combustvel e a obteno de combustvel de fontes conveis pode ajudar a eliminar a formao de gua no combustvel.

Drene a gua e os Sedimentos


Ilustrao 50
g01121723

4. Lubrique o anel retentor (4) com leo combustvel limpo. 5. Instale o ltro rosqueado (2) em cima da cabea do ltro (1). 6. Aperte o ltro rosqueado manualmente at que o anel retentor encoste na cabea do ltro. Gire o ltro rosqueado 90 graus. 7. Escorve o sistema de combustvel. Consulte o tpico neste Manual de Operao e Manuteno,, Sistema de Combustvel - Escorve.
i03253237

Os tanques de combustvel devem possuir algum dispositivo para a drenagem da gua e dos sedimentos dos fundos dos tanques. Abra a vlvula de drenagem existente no fundo do tanque de combustvel para drenar a gua e os sedimentos. Feche a vlvula de drenagem. Verique diariamente o combustvel. Aguarde cinco minutos aps o tanque de combustvel for abastecido antes de drenar a gua e os sedimentos do tanque de combustvel. Encha o tanque de combustvel depois de operar o motor, para expulsar o ar mido. Isso ajudar a evitar condensao. No encha o tanque at o topo. O combustvel expande ao se aquecer. O tanque poder transbordar. Alguns tanques de combustvel usam tubulaes de abastecimento que permitem o depsito da gua e dos sedimentos abaixo da extremidade do tubo de abastecimento de combustvel. Alguns tanques usam tubulaes de abastecimento que retiram o combustvel diretamente do fundo do tanque. Se o motor estiver equipado com este sistema, efetue regularmente a manuteno do ltro do sistema de combustvel.

Tanque de Combustvel - Drene a gua e os Sedimentos


AVISO Certique-se de que todos os uidos sejam devidamente contidos durante os servios de inspeo, manuteno, teste, ajuste e reparo do produto. Tenha mo um recipiente apropriado conteno de uidos antes de abrir qualquer compartimento ou desmontar qualquer componente contendo uido. Descarte todos os uidos de acordo com os regulamentos locais.

Tanques de Armazenagem de Combustvel


Drene a gua e os sedimentos do tanque de armazenagem de combustvel nos seguintes intervalos:

Semanalmente Intervalos de manuteno

SPBU7833-03

81 Seo de Manuteno Mangueiras e Braadeiras - Inspecione/Substitua

No reabastecimento do tanque
Isso ajudar a evitar que a gua e os sedimentos sejam bombeados do tanque de armazenagem para o tanque de combustvel do motor. Se o tanque de armazenagem tiver sido recentemente reabastecido ou movimentado, aguarde at que os sedimentos tenham-se assentado para, ento, abastecer o tanque de combustvel. Placas deetoras internas no tanque de armazenagem tambm ajudaro a reter os sedimentos. A ltragem do combustvel sendo bombeado do tanque de armazenagem ajuda a assegurar a qualidade do combustvel. Use separadores de gua sempre que possvel.
i03253257

Blindagem externa penetrando na capa


Uma braadeira de torque constante pode ser usada no lugar de qualquer braadeira padro de mangueira. Certique-se de que a braadeira de torque constante do mesmo tamanho da braadeira padro. Devido a variaes extremas de temperatura, a mangueira sofrer um endurecimento. O endurecimento das mangueiras far com que as braadeiras se afrouxem. Isto pode resultar em vazamentos. Uma braadeira de torque constante ajudar a evitar braadeiras soltas. Cada instalao de aplicao pode ser diferente. As diferenas dependem dos seguintes fatores:

Mangueiras e Braadeiras Inspecione/Substitua


Inspecione todas as mangueiras quanto a vazamentos causados pelas seguintes condies:

Tipo de mangueira Tipo do material dos terminais Expanso ou contrao prevista da mangueira Expanso ou contrao prevista dos terminais

Trincas Amolecimento Braadeiras soltas


Substitua as mangueiras trincadas ou moles. Aperte todas as braadeiras soltas. AVISO No dobre nem golpeie as tubulaes de combustvel de alta presso. No instale canos, tubos ou mangueiras que estejam dobrados ou danicados. Conserte todos os canos, tubos ou mangueiras de leo e de combustvel que estejam soltos ou danicados. Vazamentos podem provocar incndios. Inspecione cuidadosamente todos os canos, os tubos e as mangueiras. Aperte todas as conexes com o torque recomendado. No instale nenhum outro componente nas tubulaes de combustvel de alta presso. Verique se as seguintes condies esto presentes:

Substitua as Mangueiras e Braadeiras


Consulte as informaes do OEM para mais detalhes sobre a remoo e substituio das mangueiras de combustvel (se equipado). O sistema de arrefecimento e as mangueiras do sistema de arrefecimento no so geralmente fornecidos pela Perkins. O texto a seguir descreve um mtodo tpico de substituio das mangueiras do sistema de arrefecimento. Consulte as informaes do OEM para mais detalhes sobre o sistema de arrefecimento e as mangueiras do sistema de arrefecimento.

Terminais danicados ou com vazamentos Capas cortadas ou desgastadas Fios de reforo expostos Capas com bolhas localizadas Parte exvel da mangueira torcida ou amassada

Sistema Pressurizado: Lquido arrefecedor quente poder causar queimaduras srias. Para abrir a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento, espere at que os componentes do sistema de arrefecimento estejam frios. Afrouxe a tampa de presso do sistema de arrefecimento lentamente, a m de aliviar a presso. 1. Desligue o motor. Deixe que o motor se esfrie. 2. Afrouxe lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento para aliviar toda a presso. Remova a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento.

82 Seo de Manuteno Radiador - Limpe

SPBU7833-03

Nota: Drene o lquido arrefecedor em um recipiente apropriado. O lquido arrefecedor pode ser reutilizado. 3. Drene o lquido arrefecedor do sistema de arrefecimento at um nvel que esteja abaixo da mangueira que est sendo substituda. 4. Remova as braadeiras da mangueira. 5. Desconecte a mangueira antiga. 6. Substitua a mangueira antiga por uma nova. 7. Instale as braadeiras com uma chave de torque. Nota: Para saber qual o lquido arrefecedor correto, consulte o Manual de Operao e Manuteno, Recomendaes Sobre Fluidos. 8. Reabastea o sistema de arrefecimento. Consulte as informaes do OEM para mais esclarecimentos sobre como reabastecer o sistema de arrefecimento. 9. Limpe a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. Inspecione os vedadores da tampa. Substitua a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento se os vedadores estiverem danicados. Instale a tampa do bocal de enchimento do sistema de arrefecimento. 10. D partida no motor. Inspecione o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos.
i03253252

Ferimentos podem resultar devido a ar comprimido. Siga o procedimento correto para evitar ferimentos. Quando usar ar comprimido, use uma mscara e roupas de proteo. A presso mxima do ar no bico deve ser menos de 205 kPa (30 psi) para ns de limpeza. Ar comprimido o mtodo preferido para remover partculas soltas. Direcione o ar no sentido oposto ao uxo de ar do ventilador. Mantenha o bico afastado aproximadamente 6 mm (0,25 pol) das aletas do radiador. Mova lentamente o bico de ar paralelamente ao conjunto dos tubos. Isso remover os detritos que esto entre os tubos. Tambm se pode usar gua pressurizada. A presso mxima da gua para ns de limpeza deve ser abaixo de 275 kPa (40 psi). Use gua sob presso para amolecer a lama. Limpe a colmeia por ambos os lados. Para remover leo e graxa, use um desengraxante e vapor. Limpe os dois lados da colmeia. Lave a colmeia com detergente e gua quente. Enxgue a colmeia completamente com gua limpa. Se o radiador estiver bloqueado internamente, consulte o manual do fabricante do equipamento para informaes sobre como lavar o sistema de arrefecimento. Aps a limpeza, d partida no motor. Deixe o motor funcionar em marcha lenta por trs a cinco minutos. Opere o motor em marcha alta em vazio. Isso ajudar a remover os detritos e a secar a colmeia. Reduza a rotao do motor para marcha lenta e ento desligue-o. Coloque uma lmpada atrs da colmeia, para vericar se a colmeia est limpa. Repita o procedimento de limpeza, se necessrio. Inspecione as aletas quanto a avarias. Aletas tortas podem ser abertas com um pente de separao. Verique se so boas as condies dos seguintes itens: Soldas, suportes de montagem, linhas de ar, conexes, braadeiras e vedadores. Faa reparos, se necessrio.

Radiador - Limpe
O radiador geralmente no fornecido pela Perkins. O texto a seguir descreve o procedimento tpico de limpeza do radiador. Consulte as informaes do OEM para mais esclarecimentos sobre como limpar o radiador. Nota: Ajuste a freqncia de limpeza de acordo com os efeitos do ambiente operacional. Inspecione o radiador quanto a: Aletas danicadas, corroso, terra, graxa, insetos, folhas, leo e outras detritos. Limpe o radiador, se necessrio.

SPBU7833-03

83 Seo de Manuteno Aplicao de Servio Severo - Verique

i03253255

Fatores Ambientais
Temperaturas ambiente O motor pode estar exposto a uma operao prolongada em ambientes extremamente frios ou quentes. Os componentes das vlvulas podem ser danicados pelo acmulo de carbono se o motor for frequentemente acionado e desligado em temperaturas muito baixas. Ar de admisso extremamente quente reduz o desempenho do motor. Qualidade do ar O motor pode estar exposto a uma operao prolongada num ambiente sujo ou poeirento, a menos que o equipamento seja limpo regularmente. Lama, sujeira e poeira acumuladas podem envolver os componentes. A manuteno pode ser muito difcil. O acmulo pode conter produtos qumicos corrosivos. Acmulo Os compostos, elementos e corrosivos qumicos e o sal podem danicar alguns componentes. Altitude Podem ocorrer problemas se o motor trabalhar em altitudes mais altas do que as ajustagens feitas para aquela aplicao. Devem ser feitas as ajustagens necessrias.

Aplicao de Servio Severo Verique


Uma operao severa o uso de um motor que exceda as normas atuais publicadas para este motor. A Perkins mantm normas para os seguintes parmetros de motor:

Desempenhos tais como faixa de potncia, faixa


de rotao e consumo de combustvel.

Qualidade do combustvel Altitude de operao Intervalos de manuteno Seleo e manuteno do leo Tipo e manuteno do lquido arrefecedor Qualidades ambientais Instalao Temperatura do uido dentro do motor
Consulte as normas para seu motor ou consulte seu revendedor Perkins ou o seu distribuidor Perkins para determinar se seu motor est operando dentro de parmetros denidos. A operao em servio severo pode acelerar o desgaste dos componentes. Os motores que trabalham sob condies severas podem necessitar de manutenes mais frequentes para garantir o mximo de conabilidade e manter a vida til total. Por causa das aplicaes individuais, no possvel identicar todos os fatores que podem contribuir para uma operao severa. Consulte o seu revendedor Perkins ou o seu distribuidor Perkins quanto a uma manuteno especial necessria para o seu motor. O ambiente de operao, procedimentos incorretos de operao e procedimentos incorretos de manuteno podem ser fatores que contribuem para uma aplicao severa.

Procedimentos Incorretos de Operao


Operao prolongada em marcha lenta Desligamentos frequentes com o motor quente Operao sob cargas excessivas Operao sob rotaes excessivas Operao fora da aplicao planejada

Procedimentos de Manuteno Incorretos


Extenso dos intervalos de manuteno Uso de combustveis, lubricantes e
lquidos arrefecedores e anticongelantes no recomendados

84 Seo de Manuteno Motor de Partida - Inspecione

SPBU7833-03

i02248541

Motor de Partida - Inspecione


A Perkins recomenda a inspeo do motor de arranque em intervalos regulares. A falha do motor de arranque impedir o acionamento do motor em uma situao de emergncia. Verique se o motor de arranque est operando corretamente. Inspecione e limpe as conexes eltricas. Rera-se ao tpico da publicao Operao dos Sistemas, Testes e Ajustes, Sistema de Arranque Eltrico - Teste para todas as informaes sobre o procedimento de inspeo e especicaes, ou entre em contato com o seu revendedor ou distribuidor Perkins para assistncia.
i02248600

AVISO Falhas no mancal do turboalimentador podem possibilitar a inltrao de grandes quantidades de leo nos sistemas da admisso de ar e do escape. A perda de lubricao pode resultar em graves danos ao motor. Pequenos vazamentos de leo no turboalimentador durante operaes prolongadas em marcha lenta no devem causar problemas desde que o mancal do turboalimentador no esteja danicado. Se a falha no mancal do turboalimentador for acompanhada por uma signicante perda de potncia do motor (fumaa de escape ou RPM elevada sem carga), no prossiga com a operao do motor at que o turboalimentador seja substitudo. Uma inspeo visual do turboalimentador pode minimizar o tempo de parada do motor e reduzir as possibilidades de danos a outras peas do motor.

Turboalimentador - Inspecione (Se Equipado)


Recomenda-se que o turboalimentador seja visualmente inspecionado com regularidade. Todos os gases do crter so ltrados pelo sistema da admisso de ar. Assim sendo, os subprodutos do leo e da combusto podem acumular-se no alojamento do compressor do turboalimentador. Esse acmulo, ao longo do tempo, pode contribuir para a perda de potncia e de ecincia geral do motor, e para o aumento de fumaa preta. A falha do turboalimentador durante a operao do motor pode acarretar danos roda do compressor do turboalimentador e/ou ao motor. Danos roda do compressor do turboalimentador podem resultar em danos adicionais aos pistes, s vlvulas e ao cabeote do motor.

Remoo e Instalao
Nota: Esses turboalimentadores no podem ser reaproveitados. Para as opes de remoo, substituio e instalao, consulte o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins. Para informaes adicionais, rera-se ao tpico do Manual de Desmontagem e Montagem, Turboalimentador - Remova e Turboalimentador - Instale.

Inspeo
AVISO O alojamento do compressor do turboalimentador no deve ser removido do turboalimentador para limpeza. A articulao do atuador conectada ao alojamento do compressor. Se a articulao do atuador for movimentada ou deslocada, o motor poder sair fora das especicaes de emisses. 1. Remova o cano da sada do escape e o cano da admisso de ar do turboalimentador. Inspecione visualmente os canos quanto presena de leo. Limpe o interior dos canos para evitar a entrada de sujeira durante a remontagem. 2. Verique se h leo no cano. Se houver um vazamento de leo proveniente do lado de trs da roda do compressor, possvel que o problema esteja sendo gerado pelo retentor de leo do turboalimentador.

SPBU7833-03

85 Seo de Manuteno Inspeo ao Redor da Mquina

O vazamento de leo pode resultar da operao prolongada do motor em marcha lenta ou de uma obstruo na tubulao da admisso de ar (ltros de ar entupidos), a qual far com que o turboalimentador "babe". 3. Inspecione o dimetro interno do alojamento da sada da turbina quanto corroso. 4. Instale o cano da admisso de ar e o cano da sada do escape no alojamento do turboalimentador.
i02248515

Certique-se de que as mangueiras do sistema

de arrefecimento estejam devidamente presas e apertadas. Verique se h vazamentos. Verique o estado de todas as tubulaes.

Inspecione a bomba de gua quanto a vazamentos


de lquido arrefecedor. Nota: O retentor da bomba de gua lubricado pelo lquido arrefecedor do sistema de arrefecimento. Com o esfriamento do motor e contrao das peas, uma pequena quantidade de vazamento normal. Um vazamento excessivo de lquido arrefecedor pode indicar a necessidade de substituio do retentor da bomba de gua. Para informaes adicionais sobre a remoo e instalao da bomba de gua e do retentor, rera-se ao tpico do Manual de Desmontagem e Montagem, Bomba de gua - Remova e Instale ou consulte o revendedor ou distribuidor Perkins.

Inspeo ao Redor da Mquina


Inspecione o Motor Quanto a Vazamentos e Conexes Frouxas
A inspeo ao redor do motor deve levar somente alguns minutos. O tempo dispendido com essa inspeo poder evitar acidentes e reparos caros. Para aproveitamento mximo da vida til do seu motor, inspecione meticulosamente o compartimento do motor antes do acionamento. Procure por vazamentos de leo ou lquido arrefecedor, parafusos frouxos, correias gastas, conexes frouxas e acmulo de detritos. Providencie todos os reparos necessrios.

Inspecione o sistema de lubricao quanto a

vazamentos nos retentores dianteiro e traseiro do virabrequim, no crter de leo, nos ltros de leo e na tampa do balancim. a vazamentos. Procure por braadeiras e/ou xadores frouxos na tubulao de combustvel. de ar e os cotovelos quanto a trincas e braadeiras frouxas. Certique-se de que as mangueiras e as tubulaes no estejam em contato com outras mangueiras, tubulaes, chicotes, etc.

Inspecione o sistema de combustvel quanto

Inspecione a tubulao do sistema da admisso

Assegure-se de que os protetores estejam em seus


devidos lugares. Repare os protetores danicados e substitua os protetores que estiverem faltando.

Inspecione as correias do alternador e as correias


de comando dos acessrios quanto a trincas, rupturas ou outros danos.

Limpe com um pano todas as tampas e bujes antes de iniciar o servio de manuteno no motor, a m de reduzir as possibilidades de contaminao do sistema.
AVISO Para qualquer tipo de vazamento (lquido arrefecedor, lubricante ou combustvel), limpe o uido. Se notar vazamento, procure a fonte e corrija o vazamento. Se suspeitar de vazamento, verique os nveis dos uidos mais freqentemente do que recomendado at que o vazamento seja encontrado e reparado, ou at que a suspeita de vazamento no exista mais. AVISO O acmulo de graxa e/ou leo no motor pode causar incndios. Remova todo e qualquer acmulo de graxa e leo. Rera-se ao tpico deste Manual de Operao e Manuteno, Motor - Limpe para informaes adicionais.

As correias de polias de mltiplas ranhuras devem ser substitudas em jogos. Se apenas uma correia de um jogo for substituda, a correia nova absorver mais carga do que as outras, devido ao esgaramento das correias usadas. A carga adicional sobre a correia nova poder causar seu rompimento.

Drene diariamente a gua e os sedimentos do

tanque de combustvel para assegurar-se de que apenas combustvel limpo entre no sistema de combustvel.

Inspecione a instalao eltrica e os chicotes

quanto a conexes frouxas e os desgastados ou esgarados.

Verique o estado do o terra e das conexes do


motor.

86 Seo de Manuteno Bomba de gua - Inspecione

SPBU7833-03

Desconecte todos os carregadores de baterias

que no estiverem protegidos contra drenagem de corrente do motor de arranque. Verique o estado da bateria e o nvel de eletrlito. Esta inspeo no ser necessria se o motor estiver equipado com uma bateria isenta de manuteno.

Verique o estado dos medidores. Substitua todos


os medidores trincados ou que no possam ser calibrados.

i02248594

Bomba de gua - Inspecione


Problemas na bomba de gua podem acarretar superaquecimento e resultar nas seguintes condies:

Rachaduras no cabeote Emperramento dos pistes Outros possveis danos ao motor


Nota: O retentor da bomba de gua lubricado pelo lquido arrefecedor do sistema de arrefecimento. A ocorrncia de uma pequena quantidade de vazamento durante o arrefecimento normal devido contrao das peas do motor. Inspecione visualmente a bomba de gua quanto a vazamentos. Substitua o retentor da bomba de gua se observar muito vazamento de lquido arrefecedor. Rera-se ao tpico do Manual de Desmontagem e Montagem, Bomba de gua - Remova e Instale para o procedimento de desmontagem e montagem.

SPBU7833-03

87 Seo de Garantia Informaes Sobre a Garantia

Seo de Garantia Informaes Sobre a Garantia


i02248596

Informaes Sobre Garantia de Emisses


possvel que este motor esteja certicado segundo as normas de emisses de escape e de emisses de gases prescritas por lei na poca de sua fabricao e, portanto, esteja coberto pela Garantia de Emisses. Consulte o seu revendedor ou distribuidor autorizado Perkins para determinar se o seu motor possui esta certicao de emisses e est, portanto, coberto pela Garantia de Emisses.

88 Seo de ndice

SPBU7833-03

ndice Alfabtico
A Alternador - Inspecione ......................................... 58 Antes de Dar Partida no Motor ........................ 12, 29 Aplicao de Servio Severo - Verique ............... 83 Fatores Ambientais ............................................ 83 Procedimentos de Manuteno Incorretos ........ 83 Procedimentos Incorretos de Operao ............ 83 Aps a Partida do Motor........................................ 32 Aps o Desligamento do Motor ............................. 35 Aquecimento do Motor .......................................... 33 Armazenamento do Motor ..................................... 25 Itens Gerais........................................................ 27 Sistema de Arrefecimento.................................. 26 Sistema de Escape ............................................ 27 Sistema de Induo ........................................... 27 Sistema de Lubricao..................................... 25 B Bateria - Substitua ................................................. Bateria ou Cabo da Bateria - Desconecte ............. Bateria- Verique o Nvel de Eletrlito................... Bomba de gua - Inspecione ................................ C Capacidades de Reabastecimento........................ 41 Sistema de Arrefecimento.................................. 41 Sistema de Lubricao..................................... 41 Crter do Motor - Verique o Nvel do leo .......... 71 Colmia do Ps-arrefecedor - Inspecione ............. 57 Colmeia do Ps-Arrefecedor - Limpar/Testar ........ 57 Combustvel e o Efeito de Tempo Frio .................. 38 Como Subir e Descer da Mquina ......................... 11 Componentes Relacionados com Combustvel em Tempo Frio........................................................... 39 Aquecedores de Combustvel............................ 40 Filtros de Combustvel ....................................... 39 Tanques de Combustvel ................................... 39 Correias do Alternador e Ventilador Inspecione/Ajuste/Substitua ................................ 58 Ajuste ................................................................. 59 Inspeo ............................................................ 58 Substituio ....................................................... 59 D Decalque de Certicao de Emisses................. 21 Etiqueta para motores compatveis ................... 21 Etiqueta para motores que cumprem com os requisitos de emisses da MSHA .................... 23 Etiqueta para motores que no cumprem com os requisitos de emisses..................................... 23 59 60 59 86 Descrio do Motor ............................................... 17 Arrefecimento e Lubricao do Motor .............. 19 Especicaes do Motor.................................... 17 Vida til do Motor .............................................. 19 Desligamento do Motor ................................... 13, 34 E Equipamento Acionado - Inspecione..................... 66 F Folga das Vlvulas do Motor - Inspecione/Ajuste.. 74 G Grupo de Parada Secundria................................ 34 I Identicao do Motor ........................................... 20 Ilustraes dos Modelos........................................ 14 Vistas do Modelo de Motor 1103 ....................... 16 Vistas do Modelo de Motor 1104 ....................... 14 Indicador de Servio do Puricador de Ar do Motor Inspecione ........................................................... 69 Teste o Indicador de Servio.............................. 70 Indicadores e Medidores ....................................... 28 ndice ....................................................................... 3 Informaes Gerais Sobre Perigos ......................... 7 Ar Comprimido e gua Pressurizada................... 8 Conteno de Derramamentos de Fluidos .......... 8 Penetrao de Fluidos ......................................... 8 Informaes Importantes Sobre Segurana............ 2 Informaes Sobre a Garantia .............................. 87 Informaes Sobre Garantia de Emisses............ 87 Informaes Sobre Identicao do Produto ........ 20 Injetor de Combustvel - Teste/Troque .................. 74 Remoo e Instalao de Injetores de Combustvel ..................................................... 75 Inspeo ao Redor da Mquina ............................ 85 Inspecione o Motor Quanto a Vazamentos e Conexes Frouxas ........................................... 85 Intervalos de Manuteno ..................................... 56 L Levantamento do Motor......................................... 25 Levantamento e Armazenagem ............................ 25 Ligao Terra do Motor - Inspecione/Limpe .......... 70

SPBU7833-03

89 Seo de ndice

M Mangueiras e Braadeiras - Inspecione/ Substitua.............................................................. 81 Substitua as Mangueiras e Braadeiras ............ 81 Mensagens de Segurana....................................... 6 (1) Advertncia Universal..................................... 6 (2) ter ................................................................. 6 Motor - Limpe ........................................................ 66 Motor de Partida - Inspecione ............................... 84 N Nmeros de Referncia......................................... 20 Registro de Referncia ...................................... 20 O leo de Motor - Obtenha uma Amostra ................ Obteno de Amostras e a Anlise ................... leo do Motor e Filtro - Troque ............................. Abastea o Crter do Motor............................... Drene o leo do Motor ...................................... Substitua o Elemento Filtrante de leo ............. Substitua o Filtro de leo Rosqueado ............... Operao do Motor................................................ Operao em Tempo Frio...................................... Motor em Marcha Lenta..................................... Recomendaes para Aquecimento do Lquido Arrefecedor ...................................................... Recomendaes Sobre o Lquido Arrefecedor.. Sugestes para operao em clima frio ............ Viscosidade do leo Lubricante do Motor ....... P Parada do Motor.................................................... 34 Partida com Cabos Auxiliares ............................... 31 Partida do Motor ........................................ 12, 2930 Partida em Tempo Frio .......................................... 30 Placa do Nmero de Srie .................................... 20 Prticas para Economia de Combustvel .............. 33 Prefcio ................................................................... 5 Informaes Sobre Publicaes .......................... 4 Intervalos de Manuteno.................................... 4 Manuteno ......................................................... 4 Operao ............................................................. 4 Proposio 65 de Advertncia da Califrnia........ 5 Reviso Geral ...................................................... 4 Segurana............................................................ 4 Preveno Contra Esmagamento e Cortes............ 11 Preveno Contra Incndios e Exploses............... 9 Canos, Tubos e Mangueiras ............................... 11 Extintor de Incndio ............................................ 11 Preveno Contra Queimaduras ............................. 8 Baterias................................................................ 9 Lquido Arrefecedor ............................................. 9 Lubricantes......................................................... 9 71 71 72 74 72 73 72 33 36 37 37 37 36 36

Puricador de Ar (com Dois Elementos) Limpe/Substitua o Elemento................................ 67 Limpeza do Elemento Filtrante Primrio do Puricador de Ar .............................................. 68 Manuteno dos Elementos do Puricador de Ar do Motor ........................................................... 67 Puricador de Ar do Motor (Elemento nico) Inspecione/Substitua ........................................... 69 R Radiador - Limpe ................................................... Recomendaes para Fluidos............................... Especicaes do Sistema de Arrefecimento.... Especicaes dos Combustveis ..................... Informaes Gerais sobre Lubricantes ............ Manuteno do Sistema de Arrefecimento ELC .................................................................. leo do Motor .................................................... S Seo de Garantia................................................. 87 Seo de Manuteno........................................... 41 Seo de Operao............................................... 25 Seo Geral........................................................... 14 Seo Sobre Segurana ......................................... 6 Sistema de Arrefecimento - Adicione Prolongador (ELC) ................................................................... 64 Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor .......................................................... 64 Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido Arrefecedor/Anticongelante Comercial para Servios Pesados ................................................ 60 Abastea ............................................................ 61 Drene ................................................................. 61 Lave ................................................................... 61 Sistema de Arrefecimento - Troque o Lquido de Vida Prolongada (ELC) ................................................ 62 Abastecimento ................................................... 63 Drenagem .......................................................... 63 Lavagem ............................................................ 63 Sistema de Arrefecimento - Verique o Nvel do Lquido Arrefecedor ............................................. 65 Motores Com Tanque de Expanso do Lquido Arrefecedor ...................................................... 65 Motores Sem Tanque de Expanso de Lquido Arrefecedor ...................................................... 65 Sistema de Combustvel - Drene o Separador de gua .................................................................... 77 Sistema de Combustvel - Escorve ....................... 76 Sistema de Combustvel - Substitua o Filtro Secundrio........................................................... 78 Elemento ltrante ............................................... 78 Filtro rosqueado ................................................. 79 Sistema de Combustvel - Troque o Filtro Primrio e o Elemento (Separador de gua) ........................ 76 Sistema Eltrico..................................................... 13 Prticas de Ligao Terra ............................... 13 82 42 49 46 42 52 43

90 Seo de ndice

SPBU7833-03

Suportes do Motor - Inspecione ............................ 70 T Tanque de Combustvel - Drene a gua e os Sedimentos.......................................................... Drene a gua e os Sedimentos ......................... Tanque de Combustvel ..................................... Tanques de Armazenagem de Combustvel ...... Turboalimentador - Inspecione (Se Equipado) ...... Inspeo ............................................................ Remoo e Instalao ....................................... V Vistas do Modelo e Especicaes ....................... 14 80 80 80 80 84 84 84

Informaes Sobre Produto e Revendedor


Nota: Para localizaes da placa de identicao do produto, consulte a seo, Informaes Sobre Identicao do Produto no Manual de Operao e Manuteno. Data de Entrega:

Informaes Sobre o Produto


Modelo: Nmero de Identicao do Produto: Nmero de Srie do Motor: Nmero de Srie da Transmisso: Nmero de Srie do Gerador: Nmeros de Srie de Acessrios: Informaes Sobre Acessrios: Nmero do Equipamento do Cliente: Nmero do Equipamento do Revendedor:

Informaes Sobre o Revendedor


Nome: Endereo: Filial:

Contato do Revendedor Vendas: Peas: Servio:

Telefone

Horas

2008 Perkins Engines Company Limited Todos os Direitos Reservados

Vous aimerez peut-être aussi