Vous êtes sur la page 1sur 6

Fernando Pessoa ortnimo

Na poesia de Pessoa, h um grande conflito entre pensar e sentir, entre felicidade pura e a conscincia de si, no usa o corao mas a razo (fingimento). Para o autor, a arte o resultado da colaborao entre o sentir e o pensar. Para criar a arte, o poeta deve racionalizar o sentimento, da a necessidade premente do fingimento. Fingir inventar conceitos que exprimem emoes. Pessoa procura, pela fragmentao do eu, a Totalidade que lhe permita conciliar o pensar e o sentir. Pessoa ortnimo e heternimos no so antagnicos, no se opem, nem tm um qualquer um papel de superioridade em relao aos demais. So, isso sim, vrios autores distintos, vrias personalidades autnomas, surgidas do mago de um nico indivduo. Cada heternimo tem a sua prpria personalidade, as suas prprias ideias e caractersticas. Alguns poemas estudados e o(s) seu(s) principal(ais) motivo(s) potico(s):

Autopsicografia e Isto (pg. 28) so dois poemas relacionados com o


fingimento;

sino da minha aldeia (pg. 32) relaciona-se com a expresso de


estados de alma saudade;

No sei, ama, onde era (pg. 34) e Quando as crianas brincam


(pg. 36) esto intimamente relacionados com a nostalgia da infncia;

No sei se sonho, se realidade (pg. 37) relacionado com o


refgio no sonho;

Ela canta, pobre ceifeira (pg. 40) est relacionado com a dor de
pensar Pessoa pensa sobre os sentimentos e afeta-se por no se limitar apenas em sentir;

Gato que brincas na rua (pg. 51) insere-se na temtica da dor de


pensar e com a fragmentao do eu.
1

Motivos Poticos:
Tenso sinceridade/fingimento, sentir/pensar, Intelectualizao das emoes; Fingimento artstico; Nostalgia da infncia (smbolo da infncia perdida); Refgio no sonho; Fragmentao do eu (que o levou criao dos heternimos); Sofrimento proveniente da dor de pensar; Conscincia do absurdo da existncia; Expresso de estados de alma tdio, egotismo, ceticismo, solido interior, angstia, cansao, nusea, saudade, etc. conscincia/inconscincia,

Estilo:
Vocabulrio simples; Imprevisibilidade, isto , associaes inesperadas e, por vezes, desvios sintticos; Uso frequente de frases nominais; Verso curto; Pontuao expressiva, ou seja, uso de smbolos exclamao, interrogao, reticncias, etc. Recurso a adjetivao expressiva, comparaes, metforas, paralelismos e repeties, oximoros, etc. Grande sentido de musicalidade eufonia (sons agradveis), transporte, aliterao; Versificao regular e tradicional, reminiscncia da lrica popular repeties, mtrica curta (redondilha menor e maior), estrofes curtas (recurso frequente quadra).

Alberto Caeiro - heternimo


Porque tudo o que , e assim que . Alberto Caeiro era o mestre de todos os outros heternimos e do prprio ortnimo. Apresenta-se como um homem simples, ingnuo, que se entrega s sensaes, principalmente as visuais. Para Caeiro, a realidade o que se v, se constata, no subjetiva. Diz-se antimetafsico. A sua obra lembra Cesrio Verde, que alis cita e admira. Interessa-se pela Natureza, pela linguagem simples e direta, pela prosa, pela naturalidade, pelas comparaes simples e originais. A sensao tudo (), e o pensamento uma doena. Caeiro dispensa a subjetividade. Palavras-chave: Natureza, ingenuidade, tranquilidade. simplicidade, ruralidade, sensacionismo,

Alguns poemas estudados, inseridos no Guardador de Rebanhos e o(s) seu(s) principal(ais) motivo(s) potico(s):

I (pg. 62) insere-se na temtica da relao que Alberto Caeiro tem com
a natureza (a ruralidade), tambm com o privilgio do sentir em relao ao pensar;

IX (pg. 64) relaciona-se com o sensacionismo; X (pg. 68) relacionado com a refutao do pensamento abstrato; II (pg. 70) relaciona-se com o sensacionismo; XXXIV (pg. 72) relaciona-se com a ruralidade, sensacionismo,
privilgio do sentir em relao ao pensar;

XX (pg. 73) insere-se na relao ntima com a natureza; V (pg. 76) relaciona-se com o pantesmo sensualista e com a refutao
da metafsica.

Motivos Poticos:
Mestre de todos os outros, incluindo o ortnimo; Relao ntima e direta com a Natureza pantesmo sensualista (s admite como Deus o todo, a universalidade dos seres); Sensacionismo: predomnio das sensaes visuais e auditivas. Refutao da metafsica, da filosofia, do pensamento abstrato e do mistrio das coisas (antimetafsica); Privilgio do sentir em relao ao pensar; Ruralidade integrao e comunho com a Natureza; Poeta do real objetivo; Pantesmo aliado ao paganismo existencial.

Estilo:
Liberdade estrfica, verso livre, mtrica irregular; Ausncia (aparente) de preocupaes estilsticas; Lxico pobre - linguagem simples, familiar, por vezes tautolgica (prxima da infantil); Prosasmo e coloquialismo; Uso da adjetivao objetiva (descritiva); Predomnio do presente do indicativo (modo do real); .Recurso a frases simples ou coordenadas; Predomnio da comparao, da metfora e da repetio anafrica; Estilo discursivo; Marcas de oralidade.

Ricardo Reis - heternimo


Ricardo Reis surge como uma pessoa ressentida, sofredora, afligida pela ideia da morte e do destino cruel. resignado, cauteloso, vive uma felicidade relativa, tentando sempre usufruir do acessvel, sem correr demasiados riscos e esforos. De formao clssica, usa um vocabulrio latinizante e um estilo denso e trabalhado. Revela um tributo tradio clssica tambm na mtrica e nas referncias. Palavras-chave: dor, morte, classicismo, medo, resignao, moderao, apatia.

Motivos Poticos:
Epicurismo: busca dos prazeres moderados, fuga dor, ataraxia; Estoicismo: aceitao calma e serena da ordem das coisas e do destino; Autodisciplina, abdicao, recusa de compromissos afetivos e sociais; Neopaganismo e Neoclassicismo: crena nos deuses, louvor da civilizao grega, tema horaciano do carpe diem; Efemeridade da vida e do tempo / obsesso da morte; Presena constante do Fado, do destino, da fatalidade; Intelectualizao das emoes; Tom sentencioso carcter moralista da sua poesia.

Estilo e linguagem:
Linguagem erudita e alatinada no vocabulrio e na sintaxe; Estilo denso e trabalhado; Uso do hiprbato e da anstrofe (inverso da ordem natural das palavras na frase); Seleo cuidada das palavras; Verso branco ou solto; Recurso ao gerndio e ao imperativo (exortativo); Predomnio das frases subordinadas; Forma mtrica mais usada: ode.

Vous aimerez peut-être aussi