Vous êtes sur la page 1sur 5

NOES DE POLTICA ECONMICA Poltica econmica o conjunto de medidas tomadas pelo governo de um pas, com o objetivo de promover o desenvolvimento

o econmico, o pleno emprego, equilibrar o volume financeiro das transaes econmicas com o exterior, garantir a estabilidade de preos, o controle da inflao e promover a distribuio da riqueza e da renda. Podemos definir, tambm, como: conjunto de intervenes do governo de um pas em sua economia, procurando alcanar certos objetivos. Dependendo desses objetivos, a poltica econmica pode ser chamada de: ESTRUTURAL: quando visa modificar a estrutura econmica do pas, chegando a regular o funcionamento dos mercados, extinguir ou criar empresas pblicas e alterar a distribuio de renda. DE ESTABILIZAO CONJUNTURAL: quando objetiva administrar uma depresso econmica, combater inflao e escassez de produtos. DE EXPANSO: quando visa a manuteno ou a acelerao do desenvolvimento econmico. Para alcanar seus objetivos, o governo utiliza diversos instrumentos (meios). A poltica econmica pode ser classificada em Poltica Fiscal, Poltica Externa, Poltica de Rendas e Poltica Monetria. Poltica Fiscal: Conjunto de decises e aes relacionadas com os gastos (despesas) dos governos federal, estadual e municipal e arrecadao de impostos (receitas). A poltica fiscal centraliza suas preocupaes nos gastos do setor pblico e nos impostos cobrados da sociedade, buscando o equilbrio entre a arrecadao e as despesas governamentais, para atingir os objetivos macroeconmicos e sociais. Caso as receitas sejam superiores soma das despesas, diz-se que o governo tem um supervit fiscal primrio e, caso sejam inferiores, um dficit fiscal primrio. Poltica Externa: Conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilbrio do balano de pagamentos do pas, proteger setores em desenvolvimento e desenvolver relaes comerciais com outros pases. Pode ser subdividida em poltica cambial e poltica comercial: Cambial: conjunto de medidas e aes do governo federal que influem no comportamento do mercado de cmbio e da taxa de cmbio. Comercial: conjunto de medidas que afetam o comrcio com outras naes, inclusive a adoo de cotas, aberturas de linhas de crdito para importao e exportao.

MERCADO MONETRIO

O Mercado Monetrio ou mercado de moeda onde ocorrem as captaes de recursos VISTA, NO CURTSSIMO E NO CURTO PRAZO. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando ttulos e criando um parmetro mdio para taxas de juros do mercado. O Mercado Monetrio constitudo pelas instituies do mercado financeiro que possuem excedentes monetrios e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Tambm composto por aqueles agentes econmicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. nesse ponto que chegamos a definir os prazos. No geral, as negociaes com ttulos e outros ativos no mercado monetrio no ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os Certificados de Depsito Interbancrio e as operaes de emprstimo de curto prazo feitas com ttulos pblicos operaes compromissadas. O Mercado Monetrio marcado tambm pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central. Neste caso, a LIQUIDEZ diz respeito ao volume de papel moeda em circulao, ou seja, ao volume de dinheiro que est transitando livremente na economia. Por exemplo: um grade fluxo de recursos pode trazer um custo menor para o dinheiro (taxas de juros baixas), porm um consumo muito forte (o que gera forte inflao no curto e mdio prazos, desequilibrando nossa economia).

Portanto o Mercado Monetrio o grande responsvel pela formao das taxas de juros a Taxa Selic e o CDI, sendo tambm bem controlado pelo COPOM atravs de sua poltica monetria bem estabelecida. As operaes do BACEN no mercado monetrio so denominadas operaes no mercado aberto, que est inserido na poltica monetria.

POLTICA MONETRIA

a funo privativa do Banco Central a emisso de moedas ( papel e metlicas). A variao do valor da moeda provocam os fenmenos de:

Inflao

a alta generalizada de preos dos bens e servios, com a consequente desvalorizao da moeda em relao ao demais ativos. Causas da inflao: Emisso exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; Demanda po r produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produo do pas;Aumento nos custos de produo (mquinas, matria-prima, mo-de- obra) dos produtos.

No Brasil, existem vrios ndices que medem a inflao. Os principais so: IGP ou ndice Geral de Preos (calculado pela Fundao Getlio Vargas), IPC ou ndice de Preos Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas), INPC ou ndice Nacional de Preos ao Consumidor (medido pelo IBGE) IPCA ou ndice de Preos ao Consumidor Amplo (tambm calculado pelo IBGE).

Deflao o inverso da inflao, geralmente associada estagnao econmica. O princpio fundamental da poltica monetria o controle e a limitao da quantidade de dinheiro em circulao no pas, o que uma condio necessria para que a moeda mantenha o seu valor. Dessa forma, o Banco Central tem por obrigao utilizar-se de todas os meios necessrios de poltica monetria para a obteno da meta de inflao que definida pelo CMN por proposta do Ministro da Fazenda. Os meios clssicos de controle da poltica monetria so: 1. Depsitos compulsrios; Tambm pode ser chamado de Reserva Legal representa a parcela dos depsitos a vista que os bancos comerciais e bancos mltiplos com carteira comercial recebem do pblico e que , compulsoriamente, tem que recolher ao Banco Central 2. Operaes no mercado aberto; So operaes que ocorrem com os ttulos pblicos existentes na carteira do BACEN, por meio de operaes compromissadas ou finais:

Compromissadas: acontece quando o vendedor do titulo assume o compromisso de recompra-l, enquanto o comprador assumeo compromisso de revend-lo. Final: acontece quando o ttulo adquirido sem ser acordado nenhum compromisso de revend-lo no futuro, o titulo passa assim a compor a carteira definitiva da instituio compradora. Essas operaes permitem: Controle do volume de moeda ofertada ao mercado; Manipulao das taxas de juro a curto prazo; As instituies financeiras bancrias realizam aplicaes de curto ou curtssimo prazo com as suas disponibilidades ociosas; Garantia de liquidez para os ttulos pblicos.

3. Emprstimos de assistncia liquidez (redesconto); a concesso de assistncia financeira a instituies do Sistema Financeiro Nacional destinada a atender a eventuais problemas de caixa, desde que de carter breve e momentneo. O objetivo do emprstimo de liquidez evitar que eventuais desequilbrios de algumainstituio possam repercutir no sistema causando insegurana. Alm desses trs o BACEN pode utilizar-se do controle seletivo do crdito. Constitui um instrumento que impe restries ao livre funcionamento das foras de mercado, j que estabelece um controle direito dobre o volume e o preo do credito no mercado. Essa contingncia de crdito pode ser feito por: Controle do volume e destino dos creditos; Controle das taxas de juros; Fixao de limites e condies para a concesso de crdito;

IMPORTANTE: A poltica monetria pode ser subdividida em:

1) Poltica Monetria Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os emprstimos.Instrumentos:

a) Aumento do Recolhimento compulsrio: um instrumento ativo, j que atua diretamente sobre o nvel de reservas bancrias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia. b) Assistncia Financeira de liquidez: Quando o prazo do "emprstimo" que o BACEN realiza ao bancos reduzido e a taxa de juros do emprstimo aumentada, a taxa de juros da prpria economia aumenta, causando umadiminuio na liquidez. c) Venda de Ttulos pblicos 2) Poltica Monetria Expansiva: formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os emprstimos (baixar as taxas de juros). Incidir positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos: a) Diminuio do recolhimento compulsrio b) Assistncia Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez. Compra de ttulos pblicos

Vous aimerez peut-être aussi