Vous êtes sur la page 1sur 54

1.

INTRODUO O presente trabalho objetivou realizar uma anlise da formao do profissional formado em Secretariado Executivo Trilngue pela Universidade Federal de Viosa (UFV), por meio de uma triangulao entre a expectativa de ex-alunos do curso o perfil requerido pelo mercado de trabalho e as Diretrizes Curriculares. Para isso, a metodologia utilizada foi prioritariamente qualitativa, uma vez que se baseou na anlise bibliogrfica e documental; com pequena parte quantitativa referente anlise dos questionrios aplicados aos alunos do referido curso. A anlise sobre o perfil requerido, nos cargos especficos da rea de Secretariado Executivo, pelo mercado de trabalho foi realizada a partir de obras publicadas sobre este assunto e pesquisas na internet. A bibliografia utilizada tambm serviu como embasamento terico e como auxlio na anlise dos dados coletados nos questionrios, bem como na comparao de todas as informaes levantadas com as Diretrizes curriculares do curso de Secretariado Executivo. Desta forma, este trabalho se justifica pela necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o curso de Secretariado Executivo, uma vez que este vem ganhando destaque nas empresas e universidades, mas talvez sem a devida orientao e correlao entre essas duas esferas. Este trabalho permitir ainda o levantamento das expectativas e experincias dos alunos formados no curso. E como se percebe ainda certo desconhecimento em relao profisso, pois muitos no a associam ao curso superior e sim a esteretipos divulgados na mdia, este trabalho contribuir para um melhor esclarecimento sobre o referido curso, ao expor o Cdigo de tica e a Legislao da rea. Desta maneira, este trabalho abordou de forma mais especfica os seguintes temas: histrico da profisso de secretariado executivo; histrico do curso de Secretariado Executivo Trilngue da Universidade Federal de Viosa e o seu catlogo de graduao; regulamentao e
8

cdigo de tica da profisso; diretrizes curriculares; mercado de trabalho e perfil requerido; expectativa dos formados na rea; anlise da perspectiva do mercado de trabalho versus formao recebida na universidade e consideraes acerca da triangulao: mercado de trabalho, alunos/universidade e diretrizes curriculares.

2. PROBLEMA O problema deste trabalho o cruzamento de trs perspectivas: mercado de trabalho do Secretrio Executivo, formao oferecida num curso de graduao e a percepo de exalunos deste curso sintetizada nas seguintes questes: o que o mercado espera do profissional formado em Secretariado Executivo? Como os alunos que formaram no curso vem este profissional? Qual a relao entre as Diretrizes Curriculares e a formao recebida em uma Universidade Federal?

10

3. JUSTIFICATIVA Justifica-se esta investigao cientfica, como um esforo para revelar a relao entre a teoria, ou seja, o que foi delimitado pelas Diretrizes curriculares e o catlogo do curso de graduao em Secretariado Executivo Trilngue da Universidade Federal de Viosa (UFV), com a prtica, ou seja, o que o mercado espera deste profissional e como os egressos da rea percebem esta relao. Trata-se de uma anlise da funo secretarial e da adequao do curso de Secretariado Executivo da UFV em relao ao mercado de trabalho. A pesquisa em questo, ocorreu na rea de Educao, especificamente na relao entre educao e trabalho, estudou-se as Diretrizes curriculares, catlogo de graduao, a formao dos egressos e a relao com o mercado de trabalho para estes profissionais.
uma rea para a qual um estudo sobre a formao desta profissional importante devido s mudanas existentes na profisso nos ltimos anos. A funo secretarial vem se configurando como essencial em nossas instituies e indstrias, em funo do grande nmero de profissionais que atualmente a exercem (WILLERDING, 1995: 15).

O curso de Secretariado Executivo Trilngue, oferecido pela universidade pblica pesquisada, resultante, dentre outros fatores, das novas exigncias do mercado de trabalho motivadas pelas mudanas socioeconmicas decorrentes do fenmeno da globalizao. Assessor imprescindvel dos altos executivos, o profissional da rea deve se comunicar em alguns idiomas e estar habilitado para aplicar novas tecnologias de informao em diferentes funes gerenciais e percebe-se que, paulatinamente, surgem novas exigncias por parte das empresas, obrigando este profissional se adaptar s mudanas e tornando-se cada vez mais multifuncional. Dessa forma, os cursos voltados para a formao do Secretrio Executivo precisam se adequar s necessidades reais do pas, formando profissionais capacitados e condizentes com o perfil exigido pelas empresas.
11

Neste sentido o propsito deste trabalho justamente realizar uma triangulao comparativa entre formao, mercado de trabalho e a perspectiva de ex-alunos de uma universidade pblica federal visando identificar os pontos de convergncia e divergncia, fundamentais para a compreenso do exerccio profissional do Secretrio Executivo.

12

4. OBJETIVOS 4.1. Objetivo Geral O presente trabalho pretende coletar informaes acerca da bibliografia disponvel sobre o curso de Secretariado Executivo, bem como seu histrico, diretrizes e currculo com o intuito de confrontar a teoria proposta para este profissional com a realidade de sua formao e a expectativa do mercado de trabalho. 4.1. Objetivos Especficos Desta forma, o presente trabalho tem por objetivos especficos: Levantar dados sobre o histrico da profisso; Traar um breve histrico sobre a Universidade Federal de Viosa e a origem e Analisar, a partir de questionrios, a percepo dos alunos que formaram no

criao do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV. curso de Secretariado Executivo Trilngue sobre sua rea de atuao e demonstrar a percepo destes sobre o Secretrio Executivo e as necessidades do mundo globalizado; Analisar, a partir de pesquisa bibliogrfica e na internet, o que o mercado Correlacionar s diretrizes curriculares, o catlogo do curso da UFV, o perfil espera deste profissional, ou seja, qual o perfil requerido para os cargos especficos da rea. desejado pelo mercado de trabalho e a expectativa dos alunos que formaram no curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV.

13

5. METODOLOGIA O mtodo proposto a uma pesquisa aquele que possibilite a melhor coleta dos dados acerca do tema em questo. Sendo assim, este estudo prioritariamente de natureza qualitativa. O mtodo qualitativo largamente interpretativo e preocupado com o modo pelo qual o mundo social interpretado, entendido, experimentado e produzido (MASON, 1998: 4). De acordo com Gil, pesquisa um procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo, proporcionar respostas aos problemas que so propostos (GIL, 1987: 19). Frequentemente, a pesquisa origina-se a partir de uma dvida ou problema. A partir disso, buscam-se solues atravs da utilizao do mtodo cientfico. Este trabalho baseou-se na pesquisa bibliogrfica, realizando-se o levantamento bibliogrfico necessrio fundamentao terica do estudo, como habitual em investigaes cientficas.
A pesquisa bibliogrfica, ou de fontes secundrias, abrange toda bibliografia j tornada pblica em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartogrfico, etc. at meios de comunicao orais: radio, gravaes, em fita magntica e audiovisuais: filmes e televiso. Sua finalidade colocar o pesquisador em contato com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferncias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas (MARCONI; LAKATOS, 2008: 57).

Segundo Cervo e Bervian (2006: 63-77) as pesquisas podem ser bibliogrficas quando se fundamentam em estudos j publicados, diferentemente da pesquisa documental, que se baseia em dados e informaes que ainda no receberam nenhum tratamento analtico. Assim, este trabalho tambm utilizar a pesquisa documental, no qual ser realizado um levantamento da regulamentao profissional (BRASIL, 1996) e das Diretrizes Curriculares (BRASIL, 2004) da profisso de Secretariado Executivo.
14

O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionrio, que segundo Marconi, Lakatos (2008: 86) consiste em uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador. A populao escolhida para a aplicao destes foram os estudantes formados no curso de Secretariado Executivo da universidade pblica em estudo. Desta forma, a amostragem caracteriza-se por ser no-probabilstica e intencional, pois foram escolhidos apenas os estudantes que formaram no referido curso, uma vez que estes tero melhores condies de avaliar a formao obtida durante a graduao. O questionrio utilizado foi semi-fechado e de mltiplas escolhas. Young e Lundberg (apud SILVA, 2001) fazem algumas recomendaes teis para a construo de um questionrio:
O questionrio dever ser construdo em blocos temticos obedecendo a uma ordem lgica na elaborao das perguntas; a redao das perguntas dever ser feita em linguagem compreensvel ao informante. A linguagem dever ser acessvel ao entendimento da mdia da populao estudada. A formulao das perguntas dever evitar a possibilidade de interpretao dbia, sugerir ou induzir a resposta; cada pergunta dever focar apenas uma questo para ser analisada pelo informante; o questionrio dever conter apenas as perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Devem ser evitadas perguntas que, de antemo, j se sabe que no sero respondidas com honestidade (SILVA, 2001: 34).

Desta forma, esta pesquisa se caracteriza pelo carter exploratrio e descritivo, devido ao fato deste trabalho buscar entender um fenmeno social complexo, uma vez que investiga um fenmeno contemporneo dentro de seu contexto real. Na anlise dos dados fundamental a busca por um rigor metodolgico e imparcialidade, para que a pesquisa obtenha bons resultados. Para anlise dos dados foi utilizado o processo de categorizao e tabulao de respostas. Criada inicialmente como uma tcnica de pesquisa com vistas a uma descrio objetiva, sistemtica e quantitativa de comunicaes, atualmente cada vez mais empregada para anlise de material qualitativo obtido atravs de entrevistas de pesquisa (MACHADO, 1991). Assim, a anlise de contedo visa verificar hipteses e ou descobrir o que est por trs de cada contedo manifesto.
(...) o que est escrito, falado, mapeado, figurativamente desenhado e/ou simbolicamente explicitado sempre ser o ponto de partida para a identificao do contedo manifesto (seja ele explcito e/ou latente). A anlise e a interpretao dos contedos obtidos enquadram-se na condio dos passos (ou processos) a serem seguidos. Reiterando, diramos que para o efetivo caminhar neste processo, a contextualizao deve ser considerada como um dos principais requisitos, e, mesmo, o pano de fundo no sentido de garantir a relevncia dos resultados a serem divulgados e, de preferncia, socializados (PUGLISI; FRANCO, 2005:24).

15

Desta maneira, definiremos a anlise de contedo como uma tcnica para o tratamento de dados que objetiva identificar o que est sendo dito a respeito de determinado tema (VERGARA, 2005). O intuito da anlise de contedo produzir inferncia, trabalhando com vestgios e ndices colocados em evidncia por procedimentos um pouco complexos (PUGLISI; FRANCO, 2005). Como cada entrevista tratada em profundidade, questes de amostragem se tornam secundrias, mas a seleo de entrevistados deve ser explicitada e justificada de acordo com os objetivos que se pretende alcanar (MACHADO, 1991). Portanto, o resultado dessa anlise temtica poderia ser colocado em tabelas; mas, em lugar de nmeros, as clulas da tabela conteriam as falas particulares dos sujeitos entrevistados. Em muitos casos, o simples levantamento dos temas abordados nas entrevistas o objetivo da pesquisa (MACHADO, 1991). A partir destes levantamentos, obtidos atravs do estudo bibliogrfico e dos questionrios, foi realizada uma anlise comparativa entre as expectativas do mercado de trabalho e a dos profissionais formados na rea com as Diretrizes Curriculares propostas para o curso, bem como o currculo oferecido na universidade pblica em estudo. Desta forma, a anlise comparativa extrapola as regularidades ou constncias de mais de um caso buscando suas semelhanas ou diferenas e, est centrada na realidade complexa e concreta de uma organizao (BRUYNE, et al. 1991: 221-245).

5.1. Populao e Amostra A amostra da pesquisa foi de 36,84% dos alunos formados no curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV, abrangendo os egressos dos anos de 2000 a 2006, com formatura entre os anos de 2005 a 2010. Para estes foi enviado, via e-mail, um questionrio e 75% foram devolvidos no prazo estabelecido1, o que podemos considerar uma taxa de retorno significativa para a conduo da pesquisa. A principal dificuldade foi encontrar os e-mails atualizados dos ex-alunos do curso. Por isso, do total de formandos da poca abrangida na pesquisa, somente 50 receberam o questionrio.

O questionrio foi enviado no dia 19 de agosto de 2010 com data limite para resposta dia 07 de setembro de 2010. 16

5.2. Mtodos de Elaborao e Apresentao de Dados O questionrio (vide apndice) foi composto de vinte e uma questes, separadas por trs tpicos: dados de identificao do sujeito, sobre o curso de Secretariado Executivo e sobre o mercado de trabalho. Tais questes buscam obter informaes quanto percepo dos ex-alunos do curso de Secretariado Executivo da UFV sobre o curso e suas expectativas sobre o mercado de trabalho. A pesquisa pode ser caracterizada com predominncia qualitativa. A tcnica de anlise de dados foi a estatstica descritiva ou anlise de contedo que descreve as caractersticas dos dados obtidos e confere ao estudo um carter quantitativo (CAVANHA FILHO, 2008). Os dados obtidos esto representados em forma de grficos que permitem uma descrio imediata do fenmeno, alm de possibilitar uma visualizao geral, atrativa e expressiva do conjunto de informaes (FERRO, 2005). Alm dos grficos, para auxiliar na apresentao dos dados, foi feita a representao escrita, que, de acordo com Marconi e Lakatos (2008), a apresentao dos dados que foram coletados sob a forma de texto. Tais mtodos foram escolhidos por permitirem uma melhor visualizao dos coletados nos questionrios.

17

6. REFRENCIAL TERICO 6.1. Histrico da Profisso de Secretariado Executivo A origem da palavra secretrio est no latim, deriva de Secretarium, que significa conselho privado, lugar retirado. Percebemos que desde os primrdios sua origem esteve ligada discrio e deteno de informaes confidenciais. Desta forma, a profisso de secretaria exige discrio. Muitas informaes que lhes so confiadas ela no as pode divulgar. (MEDEIROS; HERNANDES, 2006: 315) Bianchi e Alvarenga (2003: 4) asseguram que todas as profisses tm suas razes em um passado distante. Estudiosos da histria do mundo procuram explicaes e o porqu de certas caractersticas permanecerem no decorrer dos sculos, caracterizando-as de forma to especial. Na profisso do Secretrio Executivo no poderia ser diferente, seu fundamento encontra-se, tambm, na Antiguidade. Sabino e Rocha (2004) estimam que o surgimento da profisso de Secretrio possa ter sido no Egito h 500 a.C. e o escriba poderia ser considerado o primeiro secretrio da histria. Azevedo e Costa corroboram que os primeiros registros da profisso de secretria datam dos tempos dos faras, sendo exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas. (AZEVEDO; COSTA, 2006:17) A profisso que originalmente era exercida somente por homens, aps a Segunda Guerra Mundial abarcou tambm o sexo feminino, como forma de suprir a escassez da mode-obra masculina que fora direcionada para os campos de batalha. Em 1945 j existiam vinte milhes de pessoas na profisso com estatstica crescente.2
2

Fonte: Universidade Federal da Bahia (UFBA). Disponvel em : < http: // www.dasecretariado.ufba.br>.

Acesso em: 10 out. 2008. 18

A competio e a globalizao, reveladas no cenrio mundial, imprimiram a necessidade constante de atender determinadas exigncias que se configuram como diferencial para empresas. Assim, revelou-se a urgncia de formar profissional capacitado para atuar neste ambiente e promover a facilitao dos trabalhos dos executivos. Percebeu-se que os auxiliares deveriam estar preparados para agir em diversas situaes, por isso criaramse os cursos de Secretariado Executivo, para que profissionais treinados e capacitados pudessem assessorar de forma eficiente e eficaz aos altos administradores. A primeira instituio a criar o curso de Secretariado Executivo do Brasil foi a Escola de Administrao da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1969, que acrescentou este curso sua grade para atender crescente demanda do mercado por profissionais qualificados neste segmento, em consequncia da intensificao do processo de industrializao na Bahia, especialmente a partir da implementao do Centro Industrial de Aratu e, posteriormente, do Plo Petroqumico de Camaari. E a primeira universidade do Brasil a ter o curso superior em Secretariado reconhecido oficialmente foi a Universidade Federal de Pernambuco, em 1978 (SABINO; ROCHA, 2004: 26-27). Na dcada de 80 foram criados mais cursos de Secretariado Executivo e Secretariado Executivo Bilnge no Pas, embora j houvesse cursos no ensino mdio de Secretariado oferecidos pelo Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As instituies que os criaram esto em vrios pontos do pas3. A aprovao da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) e a desregulamentao da educao superior, facilitaram a abertura de novas instituies de ensino e cursos de graduao, os cursos de Secretariado Executivo foram significativamente ampliados em todo o Pas. Hoje so ofertados 149 cursos de graduao em Secretariado. Tambm, com a nova LDB, novas modalidades de cursos foram introduzidas na educao superior, como o caso dos cursos sequenciais e de tecnologia, permitindo a oferta de cursos com denominaes diversas, como o caso do de Tecnologia em Secretariado, ofertado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Centro Federal de Educao

As Universidades que oferecem o curso de Secretariado Executivo no Brasil so: Universidade do Sagrado Corao - Bauru/SP, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - So Leopoldo/RS, Universidade Estcio de S Rio de Janeiro/RJ, Faculdade Integrada Hebraico Renascena So Paulo/SP, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo - So Paulo/SP, Pontifcia Universidade Catlica do Paran Curitiba/PR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, Universidade para Executivos - Natal/RN, Faculdades Integradas Tiradentes - Aracaj/SE, Universidade do Oeste do Paran (Unioeste) - Toledo/PR e Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina/PR, dentre outras. 19

Tecnolgica do Piau. Tambm o curso de Automao de Escritrio e Secretariado, ofertado pela Universidade Santa Cruz do Sul e Universidade do Vale do Itaja. No Brasil, a partir dos anos sessenta, iniciou-se o treinamento gerencial, e ter uma secretria passou a ser sinnimo de status social, iniciando-se assim uma valorizao da secretria por parte dos empresrios brasileiros. Em 30 de setembro de1985, a profisso teve sua regulamentao aprovada e ganhou fora, em 1988, com a criao da FENASSEC Federao Nacional de Secretrios, sediada em Curitiba. Entretanto, foi a dcada de noventa que propiciou um dos melhores momentos da profisso distinguindo o profissional como uma figura importante na empresa, uma vez que, com o advento dos recursos tecnolgicos, mudou-se a forma de trabalhar no escritrio, as organizaes passaram a buscar fortemente a qualidade total e a valorizao dos clientes. No sculo XXI espera-se ainda mais deste profissional, que tambm deve ser empreendedor, assessor, executante, polivalente e possuir uma viso holstica.

6.2. Histrico do Curso de Secretariado Executivo Trilngue da Universidade Federal de Viosa e o seu Catlogo de Graduao No ano de 1926, a atual Universidade Federal de Viosa UFV iniciou suas atividades como Escola Superior de Agricultura e Veterinria ESAV. Em 1948, tornou-se Universidade Rural do Estado de Minas Gerais UREMG, transformando-se em instituio federal em 1969. Atualmente, a UFV possui, em seus trs campi (Viosa, Rio Paranaba e Florestal), aproximadamente 12 mil alunos de graduao e ps-graduao e em torno de 1.040 alunos dos ensinos mdio e ps-mdio (Projeto REUNI/UFV, 2008:1) O curso de Bacharel em Secretariado Executivo Trilngue da Universidade Federal de Viosa foi criado em 1998, com a autorizao nmero CEPE-333 de 17-7-98 e reconhecido em 12-6-03 com o nmero PM 1446. At o ano de 2007, o catlogo de graduao do curso contemplava as lnguas portuguesa, inglesa e francesa. A partir de 2008, devido s exigncias do MEC, para permanecer com a nomenclatura trilngue, foi acrescentado o espanhol, alm de algumas outras mudanas no quadro de disciplinas do curso, com a criao de matrias especficas para a este campo de atuao. Sua peculiaridade se deve ao fato da UFV ser a nica Instituio Federal de Ensino Superior a oferecer a habilitao trilngue no pais. Apesar de ser reconhecido como um dos melhores cursos de Secretariado Executivo do pas, o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV no possui, at o momento,
20

nenhum registro de seu histrico de criao, com os motivos e causas que levaram necessidade de implantao do mesmo. Entretanto, a partir de conversas informais com professores da rea, soubemos que o curso de Secretariado Executivo Trilngue resultante, dentre outros fatores, das novas exigncias do mercado de trabalho motivadas pelas mudanas socioeconmicas decorrentes do fenmeno da globalizao. Assessor imprescindvel dos altos executivos, o profissional da rea pode se comunicar nas lnguas inglesa, francesa e espanhola e est habilitado para aplicar novas tecnologias de informao em diferentes funes gerenciais.
O curso de Secretariado Executivo Trilnge da UFV permite ao graduado o exerccio pleno da profisso, nos termos definidos pelas leis n.7.377/85 e n. 9.261/96, facultando-lhe, dentre outras, as atribuies de assessorar executivos dos mais diversos setores organizacionais; planejar, organizar e gerenciar os trabalhos de secretaria executiva; gerenciar o fluxo de informaes com o objetivo de consolidar o planejamento estratgico e exercer a prtica de conhecimentos ticos e protocolares. O Bacharel em Secretariado Executivo Trilnge estar habilitado a promover e participar da melhoria do processo de gesto e desenvolvimento das organizaes pblicas e privadas na busca do aumento de produtividade e competitividade. O egresso exercer um novo papel dentro das organizaes, desempenhando suas tarefas junto a setores e pessoas, utilizando as novas tecnologias, inovando, enfrentando mudanas culturais, econmicas, polticas e sociais. Estar apto a atuar em diversos segmentos do mercado, dada a sua multifuncionalidade, sendo capaz de promover novos conhecimentos e possuindo viso empreendedora. O curso da UFV forma profissionais que podem exercer as funes de assessores, gestores, empreendedores e consultores em Secretariado Executivo, agindo com discrio em um mercado concorrido e em constantes transformaes ( CATLOGO DE GRADUAO UFV 2008: 356).

O Catlogo de Graduao atualmente utilizado no curso o aprovado em 2008, com as devidas alteraes sugeridas pelo MEC, e apesar de ainda continuar com a nomenclatura de Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilngue: Portugus, Francs e Ingls, a grade curricular j contempla as novas disciplinas especificas, incluindo o Espanhol. As disciplinas obrigatrias exigem 2.745 horas/aula, as disciplinas optativas 240 horas/aula e o estgio supervisionado 480 horas, totalizando 2.985 horas de dedicao. O prazo mnimo para a concluso do curso so trs anos e meio, e o mximo sete anos. O currculo do curso abrange disciplinas da rea de administrao, psicologia, direito, economia, sociologia e arquivstica, alm das especficas para o cargo e as relativas lngua estrangeira.

21

6.3. Regulamentao e Cdigo de tica da Profisso A Regulamentao da Profisso de Secretria garantida pela Lei 7377, de 30 de setembro de 1985 e pela Lei 9261, de 10 de janeiro de 1996. Ela representa uma grande vitria para a rea, pois garante que s pessoas especializadas a exeram, evitando, assim, que profissionais de outras reas tornem-se secretrios(as) sem uma preparao adequada. (AZEVEDO; COSTA, 2006:19). Esta lei estipula que, para o pleno exerccio da profisso de Secretrio imprescindvel o registro na SRTE - Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego, que feito mediante a apresentao de documento comprobatrio de concluso dos cursos previstos nos incisos I e II do Art.2, alm da apresentao da Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS. Tal regulamentao dispe sobre o exerccio da profisso de Secretrio, dentre outras providncias, a saber: O Secretrio Executivo
a) o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei. b) o portador de qualquer diploma de nvel superior que, na data de vigncia desta Lei, houver comprovado, atravs de declaraes de empregadores, o exerccio efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuies mencionados no Art.4. desta Lei (BRASIL, 1996).

De acordo com tal lei so atribuies do Secretrio Executivo


I - planejamento, organizao e direo de servios de secretaria; II - assistncia e assessoramento direto a executivos; III - coleta de informaes para a consecuo de objetivos e metas de empresas; IV - redao de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; V - interpretao e sintetizao de textos e documentos; VI - taquigrafia de ditados, discursos, conferncias, palestras de explanaes, inclusive em idioma estrangeiro; VII - verso e traduo em idioma estrangeiro, para atender s necessidades de comunicao da empresa; VIII registro e distribuio de expediente e outras tarefas correlatas; IX - orientao da avaliao e seleo da correspondncia para fins de encaminhamento a chefia; X conhecimentos protocolares (BRASIL, 1996).

Destaca-se que, como as atribuies so referentes a cargo de confiana, uma vez que o secretrio, posio que ocupa, ter acesso a quase todas as informaes confidenciais da empresa, imperativo um cdigo de conduta tica exemplar. Desta forma, necessrio lembrar, primeiramente, que a palavra tica de origem grega, ethos, e significa costume; a tica deve ser entendida como um conjunto de princpios bsicos que visam disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas.
22

(MEDEIROS; HERNANDES, 2006: 349). Assim, o Secretrio Executivo deve ter sempre seus princpios orientados por uma conduta tica e moral. De acordo com Bianchi e Alvarenga (2003: 8) os pases que possuem um Cdigo de tica para a profisso de Secretariado Executivo so: Estados Unidos, Espanha, Brasil e Trindad e Tobago. O Cdigo de suma importncia porque um instrumento que permite o direcionamento para uma atuao correta do profissional, sendo ainda, um instrumento de reflexo e auto-avaliao servindo como norteador das atitudes inerentes profisso. O cdigo de tica brasileiro prev que o profissional de Secretariado, incluindo aqueles registrados como assessor, assistente, auxiliar administrativo, deve possuir registro profissional perante antiga Delegacia Regional do Trabalho, atual Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego 4. Sobre o Cdigo de tica da profisso, publicado no Dirio Oficial da Unio em 7 de julho de 1989, importante ressaltar que ele um dos instrumentos bsicos para o direcionamento correto da atuao destes profissionais, uma vez que ele permite a sua autoavaliao. De acordo com este Cdigo, caracterizam-se como direitos dos Secretrios e Secretrias:
a) garantir e defender as atribuies estabelecidas na Lei de Regulamentao; b) participar de entidades representativas da categoria; c) participar de atividades pblicas ou no, que visem defender os direitos da categoria; d) defender a integridade moral e social da profisso, denunciando s entidades da categoria qualquer tipo de aluso desmoralizadora; e) receber remunerao equiparada dos profissionais de seu nvel de escolaridade; f) ter acesso a cursos de treinamento e a outros Eventos/Cursos cuja finalidade seja o aprimoramento profissional; g) jornada de trabalho compatvel com a legislao trabalhista em vigor (BRASIL, 1989).

O Cdigo de tica considera como deveres fundamentais das Secretrias e Secretrios:


a) considerar a profisso como um fim para a realizao profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da tica; c) respeitar sua profisso e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeioamento; d) operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicao com o pblico; e) ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decises, sabendo colocar e expressar suas atividades; f) procurar informar-se de todos os assuntos a respeito de sua profisso e dos avanos tecnolgicos, que podero facilitar o desempenho de suas atividades; g) lutar pelo progresso da profisso; h) combater o exerccio ilegal da profisso; i) colaborar com as instituies que ministram cursos especficos, oferecendo-lhes subsdios e orientaes (BRASIL, 1989).

Federao Nacional das Secretrias e Secretrios <http://www.fenassec.org.br/lei.htm>, Acesso em: 26 jun. 2010. 23

(FENASSEC).

Disponvel

em:

O referido Cdigo ainda aborda sobre o sigilo profissional, caracterstico da profisso desde o tempo dos escribas, resguardando que estes devem guardar sigilo absoluto sobre assuntos e documentos que lhes so confiados, sendo ainda vedado a estes a assinatura de documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria. O Cdigo de tica afirma que as relaes entre os profissionais de Secretariado devem ser solidrias, corteses, respeitosas, desprovidas de qualquer tipo de preconceito, alm disso, cabe a estes o estabelecimento de um clima de respeito hierarquia com competncia e liderana. Tal cdigo veda a estes profissionais usar-se de amizades ou influncias para obter regalias; prejudicar a reputao de qualquer colega de profisso; ou ainda ser conivente com erro, contraveno penal ou infrao ao Cdigo de tica que rege os Secretrios. No captulo VI, que aborda sobre as relaes dos Secretrios com a empresa, incumbe ao profissional, no pleno exerccio de suas atividades:
a) identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantao de mudanas administrativas e polticas; b) agir como elemento facilitador das relaes interpessoais na sua rea de atuao; c) atuar como figura-chave no fluxo de informaes desenvolvendo e mantendo de forma dinmica e contnua os sistemas de comunicao (BRASIL, 1989).

Competem, ainda, aos Secretrios participarem dos movimentos sociais e/ou estudos de suas entidades representativas, apoiando os movimentos que defendem os direitos da categoria; acatar as decises aprovadas pela classe; no se utilizar da posio ocupada na empresa em proveito prprio e cumprir suas obrigaes perante as entidades de classes a que pertencem. Qualquer desobedincia aplicao e vigncia a este Cdigo de tica podem resultar em penalidades, desde a advertncia cassao do Registro Profissional na forma dos dispositivos legais e/ou regimentais, atravs da Federao Nacional dos Secretrios. 6.4. Diretrizes Curriculares e Mercado de Trabalho Retornando histria, relembramos que, antigamente, como no havia diviso do trabalho, no era necessrio o aperfeioamento do indivduo em uma atividade especfica. Entretanto, com a Revoluo Industrial, tal modo de trabalho no mais satisfazia s necessidades da produo. Assim, surgiram muitos estudos para resolver, da melhor forma, a situao das indstrias e dos trabalhadores.
24

As universidades tiveram importante papel nesta evoluo, uma vez que forneciam mo de obra cada vez mais qualificada para as indstrias e empresas, permitindo ainda uma busca por profissionais capacitados para enfrentarem a crescente concorrncia: entende-se por Universidade um centro de reflexo ampla, de formao de um esprito crtico, e de gerao de saber nos mais variados campos. (WILLERDING, 1995: 29). Tal formao realizada a partir do currculo proposto para a rea de trabalho, contemplando, desta forma, disciplinas que contribuam para a formao profissional daquele indivduo. Conforme KILPATRICK (1956: 84), currculo uma sucesso de experincias escolares adequadas a produzir, de forma satisfatria, a continua reconstruo da experincia. Podemos definir as Diretrizes Curriculares Nacionais como normas obrigatrias que visam orientar o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educao por meio da Cmara de Educao Bsica. Conforme Medeiros e Hernandes, so antigos os cursos de formao de tcnicos em secretariado no Brasil. Porm, com a vinda das multinacionais e o desenvolvimento do parque industrial brasileiro, foi imprescindvel preparar melhor profissionais para o mercado de trabalho. A partir da dcada de 70 surgiram os primeiros cursos de 3 grau em secretariado. E em setembro de 1985, a lei n 7.377, assinada pelo o Presidente Jos Sarney, regulamentou a profisso, que teve o seu o Cdigo de tica publicado no Dirio Oficial da Unio, em sete de julho de 1989 (MEDEIROS; HERNANDES, 2006: 341).
Os cursos de Secretariado Executivo chegaram universidade para enfrentar exigncias de uma profisso que se tornou indispensvel nas organizaes e cuja amplitude de ao vai muito alm da esperada anteriormente. A participao desse profissional , nos dias de hoje, muito mais intensificada pela grande responsabilidade que deles se exige (BIANCHI; ALVARENGA, 2003: 4).

Desta forma, a escolha da grade curricular passou a ser feita de acordo com as reas de atuao, habilidades, competncias e os perfis desejados para o egresso, na respectiva instituio. As propostas elaboradas pelos especialistas do Ministrio da Educao, nas quais se incluem as realidades regionais, so importantes nessa amostragem (BIANCHI; ALVARENGA, 2003: 9). Deste modo, a Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, atravs dos Pareceres CES/CNE 776/97 e 583/2001, convocou as instituies de ensino superior para que realizassem ampla discusso com a sociedade cientfica e demais interessados, para proporem sugestes para a elaborao das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao.
25

Para a elaborao dos Currculos Mnimos


O referencial enfocou a concepo, a abrangncia e os objetivos dos referidos currculos, fixados por curso de graduao, ensejando as respectivas formulaes de grades curriculares, cujo atendimento implicava fornecer diplomas profissionais, assegurado o exerccio das prerrogativas e o direito de cada profisso (BRASIL, 2004).

Nesta elaborao, percebeu-se que determinadas diretrizes poderiam ser consideradas comuns aos cursos de graduao, enquanto outras atenderiam natureza e s peculiaridades de cada curso. As Diretrizes Curriculares criadas pelo Conselho Nacional de Educao, rgo democrtico Estadual, objetivam:
Servir de referncia para as instituies na organizao de seus programas de formao, permitindo flexibilidade e priorizao de reas de conhecimento na construo dos currculos plenos. Devem induzir criao de diferentes formaes e habilitaes para cada rea do conhecimento, possibilitando ainda definirem mltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integrao do ensino de graduao com a ps-graduao, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competncias intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais (BRASIL, 2004).

Da mesma maneira, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo visam promover a formao de profissionais que atendam heterogeneidade das mudanas sociais, acompanhando as novas tecnologias e demandas, com conhecimento intelectual suficiente e adaptvel s necessidades emergentes. Por isso, sua elaborao teve importante contribuio das sugestes e propostas encaminhadas pelos participantes do Frum de Profissionais, Estudantes e Docentes de Secretariado5, realizado pela FENASSEC, acrescentando ainda as remetidas pela mesma entidade atravs do Ofcio - PRE 55/2003, de 20-11-2003, contendo uma Proposta para Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Secretariado Executivo, aprovada em 15-11-2003, em Aracaju/SE. Como pode ser visualizando nos contedos curriculares da LDB,
Os cursos de graduao em Secretariado Executivo devero contemplar, em seus projetos pedaggicos e em sua organizao curricular, os seguintes contedos interligados: I - Contedos Bsicos: estudos relacionados com as cincias sociais, com as cincias jurdicas, com as cincias econmicas e com as cincias da comunicao e da informao; II - Contedos Especficos: estudos das tcnicas secretariais, da gesto secretarial, da administrao e planejamento estratgico nas organizaes pblicas e privadas, de organizao e mtodos, de psicologia empresarial, de tica geral e profissional,

Este Frum de Profissionais, Estudantes e Docentes de Secretariado ocorreu de 25 a 27 de abril de 2002, em Foz do Iguau, PR. 26

alm do domnio de, pelo menos, uma lngua estrangeira e do aprofundamento da lngua nacional; III - Contedos Terico-Prticos: laboratrios informatizados, com as diversas interligaes em rede, estgio curricular supervisionado e atividades complementares, especialmente a abordagem terico-prtica dos sistemas de comunicao, com nfase em softwares e aplicativos (BRASIL, 2004).

Assim, o que se verifica, por parte das Universidades, Diretrizes curriculares, Associao de Secretrios e empresas a conciliao de duas caractersticas bsicas: teoria e prtica. Sendo a primeira desenvolvida nos cursos de graduao, seguindo a grade curricular proposta, e a segunda obtida atravs dos estgios e prticas escolares, desenvolvidas fora do ambiente acadmico. Percebemos, pelo exposto acima, que as Diretrizes curriculares do curso de graduao em Secretariado Executivo esto em consonncia com o perfil requerido pelo mercado de trabalho, pois visam a formao de profissionais capacitados e adaptados para atender s demandas exigidas pelo momento atual. As Diretrizes curriculares prevm a formao de bacharis em Secretariado Executivo:
Com slida formao geral e humanstica, com capacidade de anlise, interpretao e articulao de conceitos e realidades inerentes administrao pblica e privada, aptos para o domnio em outros ramos do saber, desenvolvendo postura reflexiva e crtica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas, com observncia dos nveis graduais de tomada de deciso, capazes para atuar nos nveis de comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional. O curso de graduao em Secretariado Executivo deve ensejar a formao com slidos domnios acadmicos, cientficos e tecnolgicos de seu campo de atuao, competente para assessorar a instituies em suas relaes nacionais e internacionais, apto ao eficaz desempenho de mltiplas relaes de acordo com as especificidades da organizao, gerenciando informaes e comunicaes internas e externas. (BRASIL, 2004).

Para Azevedo e Costa (2006), o mercado de trabalho busca, atualmente, profissional que saiba: assessorar, ou seja, atuar junto aos centros de deciso; gerir, ou seja, que possua conhecimentos das funes gerenciais; e empreender, ou seja, que tenha capacidade reflexiva e criativa, promovendo prticas inovadoras. As autoras ainda enfatizam que o Secretrio executivo deve possuir assertividade, que a qualidade do individuo de assumir um comportamento consciente e responsvel, sabendo expressar-se de maneira natural, e sendo capaz de resolver de forma construtiva cada situao. Ademais, elas frisam que o avano tecnolgico gerou mudanas nas empresas induzindo estes profissionais ao desenvolvimento administrativo incessante, buscando novos padres de comportamento, com uma relao mais participativa e flexvel, dividindo a responsabilidade, gerando trabalho eficaz. Desta forma, o mercado de trabalho atual substitui
27

o especialista em determinadas tarefas por indivduos com viso abrangente, que trabalham em equipe e se preocupam em tornar seus os objetivos da empresa. Alm disso, as empresas modernas buscam profissionais que trabalham com o equilbrio entre razo e emoo.
Pessoas preocupadas apenas com o lado racional e lgico perdem espao para aqueles que alm desses atributos desenvolvem sua inteligncia emocional, facilitando assim o convvio com o grupo de trabalho, envolvendo-se com a equipe, preocupada com valores que faam o grupo crescer (AZEVEDO; COSTA, 2006:115).

O Secretrio Executivo acompanha esse processo de mudana organizacional buscando adaptar-se s multifunes exigidas para se encaixar no perfil das organizaes atuais.
exigido dessa nova profissional conhecimentos e habilidades em reas diversificadas, como administrao, economia, contabilidade, finanas, marketing, matemtica financeira, legislao, recursos humanos, domnio da lngua portuguesa, domnio de idiomas ingls e espanhol por influencia do Mercosul -, tecnologia da informtica, cultura geral, alm de todas as tcnicas profissionais necessrias para a execuo do seu trabalho (AZEVEDO; COSTA, 2006: 145).

Bianchi e Alvarenga (2003) afirmam que o mercado tem exigido profissionais com conhecimentos generalizados e competncias mltiplas, que transcendem as fronteiras do pas no qual vivem. Estas exigncias tornam-se ainda maiores quando se trata de profisses como o secretariado, devido a caractersticas que no podem faltar a esse profissional, como: a busca por novas tecnologias e habilidades, aprendizagem contnua, alm de parceria e consequente esprito de cooperao (BIANCHI; ALVARENGA, 2003:7). Estas autoras lembram ainda que se exige muito do Secretrio Executivo no mundo atual:
Conhecimentos gerais e gerenciamento de processos visando a soluo de problemas de um mercado de trabalho, cuja influencia na sociedade, cada vez mais complexa, no permite que esse profissional invita em ser apenas um escriturrio solucionador de simples problemas do dia-a-dia (BIANCHI; ALVARENGA, 2003: 3).

fundamental que o Secretrio aprenda a analisar o mercado, definir sua misso, ter objetivos e reconhec-los em seu trabalho, ter planos e, certamente, agir com tica, uma vez que seu comportamento ser, para muitos, o modelo de conduta da empresa. Medeiros e Hernandes (2006) acreditam que:
Em geral, as empresas esperam de suas secretrias: conscincia de seus deveres, dedicao ao trabalho, equilbrio emocional para bem desempenharem tarefas, que sejam dignas de confiana, que saibam delegar tarefas quando necessrio, que saibam resolver conflitos entre colegas de trabalho, que sejam capazes de trabalhar em grupo (MEDEIROS; HERNANDES, 2006: 279). 28

Para estes autores, a lista de atribuies do Secretrio executivo quase infindvel, porm seu trabalho poder se tornar mais agradvel e simples se ele dispe de conhecimentos profissionais sobre sua rea de atuao e sobre a empresa. Tais autores ainda defendem que o Secretrio Executivo tornou-se um assistente executivo que domina habilidades de escritrio, demonstra capacidade para assumir responsabilidade, tem iniciativa para tomar decises, revela segurana nas suas atitudes, sabe lidar com pessoas, oferece suporte nos mais diversos assuntos e aprimora-se constantemente. Alm disso, deve estar atento s novas tecnologias, pois estas podero alterar sobremaneira a rotina quotidiana da execuo dos servios, at porque:
A essncia da profisso no se resume ao desempenho de tarefas rotineiras de escritrio, mas pede tambm o domnio de determinados conhecimentos e habilidades, particularmente os relativos a finanas, economia, marketing, administrao, comercio exterior, contabilidade, tributao e relaes humanas. (MEDEIROS; HERNANDES, 2006: 316)

Garcia e DElia (2005) afirmam que somente um profissional com desenvolvimento holstico atende de forma satisfatria o mercado de trabalho e suas mltiplas exigncias. Elas apresentam um quadro com as caractersticas que eram exigidas deste profissional no passado em contraposio das exigncias atuais:
Quadro I Perfil da Profissional Secretria Ontem Hoje Futuro Formao dispersiva, Existncia de cursos especficos Amadurecimento profissional autodidatismo. para formao. cdigo de tica. Falta de qualquer requisito para o Cursos de reciclagem e de Constante aprimoramento e aprimoramento. conhecimentos peculiares. desenvolvimento continuo. Ausncia de poltica para Exigncia de qualificao e Viso holstica e trabalho em recrutamento e seleo. definio de atribuies e plano de equipe, conscincia profissional. carreira. Organizaes burocrticas com Organizaes participativas, tarefas Organizaes empreendedoras, tarefas isoladas. definidas, trabalho com qualidade, trabalho em equipe, viso global, criatividade e participao. metodologia flexvel, diviso de responsabilidade. Tarefas traadas pela chefia. Tarefas definidas pelo novo estilo Tarefas globais com autonomia gerencial. para execuo. Secretria como funo. Secretria como profisso. Secretria com reconhecimento profissional e comprometida com resultados. Objetivo de trabalho determinado Objetivo de trabalho definido pela Objetivo do trabalho definido pela pelo poder da chefia. necessidade do mercado. equipe empreendedora. Falta de recursos. Domnio em informtica e outros Necessidade constante de conhecimentos. aprimoramento e de novos conhecimentos e de viso do negcio. Chefia. Executivo. Parceria.
Fonte: Adaptado de GARCIA & DELIA (2005: 25-26).

29

Garcia e DElia (2005) afirmam que com a globalizao, falar do perfil do profissional de Secretariado Executivo seria o mesmo que fotografar o cotidiano empresarial, mostrando como este profissional pode atuar como agente facilitador, de resultados, de qualidade e de mudanas.
De forma qualitativa, a secretria est inserida no processo gerencial das empresas, como uma profissional vital, para trabalhar ao lado do poder decisrio, otimizando resultados em times, projetos, virtualmente e nas mltiplas opes que o mercado de trabalho oferece a todos os profissionais (GARCIA; DELIA, 2005:20).

Ademais, o prprio cargo que ocupa, como assessor dos nveis decisrios, exige do Secretrio Executivo uma postura de parceria, inclusive diante de mudanas, devendo ser este o primeiro profissional a entend-las, aceit-las, pratic-las e difundi-las.
Em resumo, a expectativa de todo executivo ter ao seu lado uma profissional com semblante de sim, com alto astral, de bem com a vida e com a profisso e comprometida com a empresa, cuja misso a de gerar resultados (GARCIA; DELIA, 2005:44).

Sabino e Rocha (2004) defendem que o Secretrio atualmente definido pelas associaes internacionais como um profissional administrativo que possui um domnio de habilidades de escritrio, demonstra a habilidade para assumir responsabilidade sem superviso direta, iniciativa de exerccios e julgamento, e toma decises dentro do mbito de autoridade (2004: 94). Tais caractersticas exigem uma postura flexvel, competente e comprometida com o desenvolvimento e aperfeioamento das suas atividades. O Secretariado do terceiro milnio deve ter capacidade empreendedora, deve ser capaz de trabalhar em grupo, ter uma postura tica, ser determinado para alcanar objetivos, ousado para apresentar idias e objetivo nas suas aes. (SABINO; ROCHA, 2004: 94) Para estes autores, a evoluo fez do Secretrio Executivo, ao mesmo tempo, assessor, gestor, empreendedor e consultor. E por causa deste leque de competncias que lhe exigido, que ele tem o privilegio de poder atuar em qualquer segmento do mercado. Mas como este novo mercado? competitivo e voltil, fazendo com que as empresas busquem oportunidades alm de suas fronteiras fsicas, envolvendo-a com seus parceiros de negcios atravs do universo digital (SABINO; ROCHA, 2004: 99). Uma pesquisa realizada pela L.A. Costacurta Junqueir, em 1996, com vinte executivos (diretores e superintendentes de empresas privadas), o IMVC Instituto M. Vianna Costacurta revela, de forma bastante clara, o que os executivos esperam de suas

30

secretrias. Esta pesquisa foi transcrita em seu livro Gerente Total como administrar com eficcia e citada por Garcia e DElia (2005):
Eis os resultados: A secretria deve fazer algo mais do que foi solicitado. o exerccio do conceito de excelncia. Dar apenas o que foi pedido no satisfaz mais o cliente. preciso exceder. O comportamento proativo, antecipatrio s crises, fundamental. Esperase que a secretria pense no problema antes que ele acontea. Especializao nas lacunas de seu superior, isto , a secretria deve ser tima naquilo em que o executivo no to bom. Alguns exemplos: ter boa redao, compatvel com a do executivo; ser simptica nos momentos em que este demonstrar irritabilidade; administrar conflitos, se o executivo no o faz; conhecer informtica. [...] Os executivos gostariam q eu a secretaria no tivesse medo de errar. Entre fazer ou no fazer, que ela optasse predominantemente pela ao, no pela omisso. Outras virtudes apreciadas: saber dizer no, capacidade para resolver certos assuntos sem ter de chamar o executivo, deslocar o atendimento para outro dia, fazer os prprios interlocutores questionar suas urgncias e assim por diante. Ela precisa ter viso global da organizao, saber quem faz o que, quem so os principais clientes, quais os planos a mdio e longo prazo. Ao lado dessa cultura organizacional, espera-se tambm que a secretria tenha boa cultura geral. Deve tambm ser especialista em produtos finais e acabados, isto , aqueles que esto prontos para a entrega, sem que o chefe precise ver ou conferir. No escritrio, deve restringir ao mximo os contatos relacionados a atividades sociais, familiares, no-profissionais. Os executivos, de modo geral, mostram-se ciumentos e exclusivistas. Como se pode concluir do resultado da pesquisa, vrias das expectativas dos executivos refletem uma mudana de perfil na funo da secretria. Essa mudana passa por maior autonomia decisria, postura de assessora, mentalidade questionadora, enfim, implica maior autonomia de vo. Cabe secretaria a iniciativa da sua adaptao ao novo modelo comportamental, bem como discutir com seu executivo essas mudanas e sua aplicabilidade no seu dia-a-dia de trabalho. (GARCIA; DELIA, 2005: 23-24)

Bianchi e Alvarenga (2003) resumem estas expectativas do mercado ao dizerem que em suma, o futuro profissional dever ter uma formao que envolva saberes, nos quais se incluem: aspectos ticos, conhecimentos tcnicos e cientficos, sociais, polticos e administrativos. (2003: 9) Alguns autores vislumbram o futuro da profisso como cada vez mais promissor, como Alvin Toffler (1980: 197) que alertava para as mudanas que a automao iria gerar nas organizaes e consequentemente no exerccio profissional do secretariado: as secretrias, longe de serem reduzidas a broncas e repetitivas processadoras, se tornaro igualmente chefes, compartilhando algo do trabalho profissional e as tomadas de deciso, de onde tm sido, em grande parte, at agora excludas. Francisco Gaudncio Torquato tambm acredita no crescimento e valorizao da profisso e define o seu futuro da seguinte forma:
Minha previso a de que a secretria tende a assumir maiores responsabilidades na administrao dos seus respectivos departamento, passando a gerenciar as questes rotineiras e a assessorar os chefes, recebendo, para isso, maior soma de poderes 31

decisrios. Em termos de novas funes, imagino, por exemplo, que a secretria ser responsvel pela coleta de dados, organizao e planejamento do budget e planilhas de custos de alguns servios, controle de despesas, organizao e operacionalizao do sistema de informaes e bancos de dados computadorizados, assessoria especial aos chefes para tomada de decises sobre clima ambiental e reordenamento de estruturas, superviso de servios de terceiros prestados ao departamento etc (TORQUATO, 1991: 155).

O que percebemos em comum, em todas as obras supracitadas, a relao entre o passado, no qual o Secretrio era mero datilografo e executor de pequenas tarefas; com o futuro, no qual se exige um profissional cada vez mais preparado, com conhecimento nas mais diversas reas, disposto a assumir papis polivalentes, flexvel, adaptvel, multifuncional, com viso holstica, tico, confiante, com habilidade tcnica, humana e conceitual. Enfim, um profissional com formao Onilateral, ou seja, com formao integral, geral e profissional. Em outras palavras, significa a formao de indivduos dotados de esprito crtico, ticos, responsveis, criativos e com formao tcnica adequada para desenvolver o lado profissional. Em contraposio da formao Unilateral, que aquela calcada em uma especialidade apenas, sem interao com as demais reas do saber6. J na anlise feita nos principais sites de oferta de empregos (Catho, Curriculum, Vagas.com), entre 2009 e 2010, percebe-se que o mais valorizado so conhecimentos avanados em idiomas estrangeiros, principalmente ingls e espanhol; conhecimentos avanados de informtica, experincia de trabalho em setores administrativos ou de recursos humanos. Alm destas exigncias, so feitas avaliaes de habilidades pessoais, atravs de questionrios com tempo determinado, nos quais os candidatos devem enumerar os seus principais adjetivos qualificativos e depreciativos, formando assim seu perfil caracteriolgico. A partir da anlise prvia do currculo so selecionados os candidatos que mais atendem ao perfil da empresa. Como o cargo de Secretrio Executivo um cargo de confiana, normalmente so realizados processos seletivos que vo de trs a sete etapas, dependendo da empresa. So avaliados: habilidade de comunicao, dinmica, organizao e planejamento, conhecimentos de lnguas, de informtica e experincia na rea de atuao, com todas as atribuies especficas ao cargo de Secretrio Executivo. Entretanto, apesar de podermos formar um modelo padro para este profissional importante ressaltar que cada empresa buscar uma pessoa ideal para assumir aquele posto, e as qualificaes sero previamente estipuladas pelos diretores e presidentes que definiro, juntamente com o Departamento de Recursos Humanos, um perfil de profissional especfico
6

WILLERDING,Tanja Viviana Vandresen. A formao da secretria executiva bilngue e sua relao com o mercado de trabalho. 1995. 171f. Dissertao (Mestrado em Educao) - Curso de Ps-graduao em Educao, Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau, 1995. 32

para atender s necessidades e exigncias daquela empresa de maneira particular. Portanto, no sempre que ser valorizado um profissional com esprito de liderana, se seus diretores so inseguros demais para trabalhar com um Secretrio deste perfil. Da mesma forma, uma pessoa criativa e inovadora no ser bem recebida por colegas conservadores e no receptivos a mudana.

33

7. RESULTADO E DISCUSSO A pesquisa foi realizada com 36,84% dos ex-alunos do curso de Secretariado Executivo Trilngue, formados no perodo analisado. A amostragem foi determinada pelo ano de ingresso no curso, que compreende os anos de 2000 a 2006. Sendo que a formatura da amostra abrangeu os anos de 2005 a 2010. A idade dos participantes est compreendida entre 22 a 50 anos de idade, sendo a faixa etria determinante dos 24 a 25 anos, representando 50% do total. Dos entrevistados, a grande maioria, representada por 92,85% so do sexo feminino e apenas 7,14% do sexo masculino. O que tambm uma expresso do nmero de egressos do sexo masculino no referido curso.

Figura 1 Percentual dos ex-alunos do curso do sexo feminino e masculino Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Tal indicao corrobora com a associao da profisso ao sexo feminino, como revelam os autores abaixo:
Ao escrever um livro de orientao para o Curso de Secretariado Executivo, uma dificuldade que se apresenta qual a melhor forma de se dirigir a esse estudante. A tendncia que se nota ao se consultar bibliografias, sites e revistas que essas 34

publicaes so direcionadas para as secretrias; todavia, a proposta do Ministrio da Educao (MEC) para o curso coloca, como em nossa lngua portuguesa, toda a referencia no gnero masculino (BIANCHI, et al. 2003: 26).

7.1. Sobre o Curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV Quanto ao item da opinio sobre o curso, o questionrio revelou que a maioria, ou seja, 50% escolheram a profisso devido aos idiomas, 17,85% o preferiram devido rea de atuao, 10,71% marcaram simultaneamente rea de atuao e idiomas e 17,85% optou devido aos idiomas e a outro motivo pessoal. Sendo que destes, 3,57% devido ao status da profisso em grandes empresas, que acreditavam ser importante poca; 3,57% por causa do nmero candidato/vagas; 3,57% pela estrutura curricular diversificada e idiomas e 3,57% devido aos idiomas e para se atualizar. Desta forma, percebemos a importncia dos idiomas na escolha pelo referido curso.
50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Idiomas rea de atuao rea de atuao e idiomas Idiomas e a outro motivo pessoal

Figura 2 Aspectos que influenciaram na escolha pelo curso de Secretariado Executivo Trilngue Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Da amostragem, 96,42% realizaram estgio atuando como Secretrio Executivo entre 3 meses a 5 anos. Destes, a carga horria mais expressiva foi de 5 a 6 meses abrangendo 28,57% dos pesquisados. Somente 3,57% no fez estgio supervisionado. Tal carga horria revela que o cumprimento do estgio quase se limita ao tempo padro estipulado para a concluso do mesmo. Quanto carga horria do estgio, 82,14% dos ex-alunos pesquisados acreditam que a carga horria do seu estgio foi suficiente, argumentando que: nesse perodo puderam
35

aprender o necessrio e exercer todas as atividades referentes funo de Secretrio Executivo, o que complementou a teoria aprendida e permitiu distinguir as funes da Secretria da Secretria Executiva e trouxe maior experincia e segurana na tomada de deciso e execuo das tarefas. Alguns defendem que a carga horria do estgio no o mais relevante, visto que o estgio tem como objetivo principal tornar familiar a atuao do profissional no mercado de trabalho e ser talvez uma porta para ingressar no mesmo. A experincia com certas atividades so adquiridas mesmo ao longo do tempo e com treinamentos, alm de variarem muito de empresa para empresa. Outros consideraram a carga horria do estgio suficiente porque estagiaram em grandes empresas, com grandes responsabilidades, e ainda h alguns que excederam o tempo de 450 horas previsto no catlogo de graduao do curso e, desta forma, puderam aprender muito mais e se tornar cada vez mais autnomos. Os 17,85% que disseram ser pequena a carga horria do estgio no curso argumentam que o estudante precisaria de mais tempo para se adaptar e conciliar realidade o que aprendeu durante a graduao. Desta maneira, as 450 horas permitiriam apenas ter uma noo do trabalho de um Secretrio Executivo. Outros acreditam que poderiam ter aprendido mais se tivessem tido a oportunidade de estagiar em empresas maiores e mais dinmicas. Da mesma forma, h quem defenda que cada experincia diferente e cada empresa tem sua peculiaridade, portanto diferente o aprendizado obtido em empresas particulares, pblicas, instituies, ONGs, etc. Portanto, os dados revelam que o tempo previsto para o cumprimento do estgio supervisionado satisfatrio.
90,00% 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Suficiente Insuficiente

Figura 3 Satisfao frente a carga horria do estgio supervisionado do curso Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

36

Quanto dificuldade encontrada durante o estgio, 42,85% disseram que no a enfrentaram, sendo que um destes foi por no ter feito estgio. 57,14% relataram suas dificuldades que foram: lidar com a gesto de pessoas; mudana de diretoria; hierarquizao organizacional e adaptao ao ambiente de trabalho; organizao de viagens e eventos; ter que realizar diferentes tarefas simultaneamente; trabalhar sob presso; trabalhar com a diretoria; superar timidez; lidar com pessoas de personalidades diferentes; trabalhar em multinacional que, em momento algum, se disps a ensinar, exigindo profissionais com experincia e remunerando mal; falta de pessoas para orientar no estagirio, uma vez que este deveria ser assistido; dificuldades devido falta de preparo para atuar na rea financeira e na parte administrativa, porque o que aprendemos no o que de fato precisamos para trabalhar, muita teoria voltada para a rea de recursos humanos e pouca matria voltada para gesto principalmente financeira, onde somos mais cobrados no s como Secretrio Executivo, mas em qualquer cargo; dificuldades iniciais de imerso s polticas e cultura da organizao dificuldade de relacionamento com a supervisora, que no repassava informaes pertinentes realizao das atividades; Alm disso, algumas vezes a teoria vista em sala no condiz com a realidade do dia a dia na empresa e enfrentamos barreiras ao tentar colocar a teoria em prtica devido resistncia dos demais colaboradores que no gostariam de sair de suas zonas de conforto. Apesar da pequena diferena, sabemos que comum ao ingressarmos em um novo ambiente enfrentarmos algumas dificuldades at nos adaptarmos rotina do novo ambiente. O que modificar como lidaremos com a nova realidade e com este processo de adaptao.

60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Enfrentaram dificuldades No enfrentaram dificuldades

Figura 4 Percentual dos que enfrentaram e no-enfrentaram dificuldades durante o estgio supervisionado Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

37

Sobre a preparao para o mercado de trabalho 3,57% marcou que sim e no simultaneamente e 64,28% defenderam que o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV oferece base para o ingresso na carreira, porque permite o aprendizado das principais tcnicas secretariais e redao oficial: o egresso da UFV valorizado pelo mercado por possuir qualidade de conhecimentos e formao, uma vez que tem o diferencial de ser o nico que possui aprendizado de ingls, francs e espanhol no currculo no Estado de Minas Gerais; ademais a formao generalista permite escolher o que focar posteriormente; alm de proporcionar embasamento terico o curso desenvolve a capacidade autodidata, ou seja, um profissional de Secretariado Executivo acima da mdia busca atualizaes constantes e no se contenta em fazer aquilo que se espera dele, ele sempre vai alm do que esperado, superando sempre as expectativas dos seus superiores e colegas. Grade e Curriculum bons, professores competentes, oportunidades e mercado de trabalho envolvente. De acordo com estes, a UFV mostra os caminhos, a quem recorrer nos imprevistos, onde procurar solues; por causa da viso abrangente. Aprendemos a nos virar em qualquer setor; nada 100% completo, mas o curso nos prepara para buscar respostas e aprendizado sozinhos; porque introduz temas correlatos rotina de um profissional de Secretariado e fornece teorias importantes para o bom desempenho profissional; porque as disciplinas do curso somadas ao perodo de estgio supervisionado permitem a experincia no exerccio da funo. Os 32,14% que afirmaram que o curso no os preparou para o mercado de trabalho alegam falta de conhecimento da grade atual, mas que na sua poca o curso no ofereceu preparao para o mercado de trabalho porque faltaram maiores ensinamentos, visto que as disciplinas eram muito bsicas e algumas so vistas muito superficialmente, como administrao, economia, finanas e contabilidade, falta prticas na rea secretarial como redao empresarial atualizada, apresentaes em pblico e arquivstica, o que foi aprendido foi fazendo estgios; existiam disciplinas que perceberam ser totalmente desnecessrias, enquanto outras deveriam ter sido abordadas mais profundamente e no o foram; s vezes as aulas so demasiadamente tericas e no correspondem realidade das grandes empresas. Assim, percebemos um nmero expressivo dos formados que acreditam que o curso preparou para o mercado de trabalho. E a maioria das reclamaes se baseou na grade anterior e na crtica sobre algumas disciplinas muito tericas e pouco prticas, alm da falta de conhecimento em reas de interesse da profisso (supracitadas).

38

70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Sim e No Sim No

Figura 5 Opinio sobre a preparao do curso para o mercado de trabalho Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Ao serem questionados se a grade curricular est de acordo com a proposta do curso, 60,7% responderam que sim, sendo que destes 39,28% justificaram sua posio favorvel. E apesar de alguns alegarem desconhecer a grade atual acreditam que o curso tem melhorado constantemente e a grade multidisciplinar transmite ao aluno uma viso ampla de todas as reas de uma empresa e tambm do profissional de secretariado nela inserido, formando profissionais qualificados, preocupados em fazer o melhor, a grade curricular atual mais abrangente e permitiu uma grande melhora, est mais objetiva e mais voltada para o curso e para o que as empresas esperam dele, entretanto necessrio tentar uma constante atualizao para que o curso no fique obsoleto e se adeque s mudanas contnuas do mercado. Todavia, ainda encontramos algumas dificuldades como para contratao de professores, visto que a rea nova, e existem algumas disciplinas que poderiam ser ministradas no curso, como as da rea social psicolgica. A nica debilidade foi a diminuio da carga horria das lnguas. E no mais, o que nos falta, o curso no pode oferecer: o conhecimento da empresa, de seu negcio, do Executivo que vamos assessorar. Os 39,28% que acreditam que a grade no est de acordo com a proposta do curso, justificaram que ela est razovel, mas sempre precisa ser atualizada e imperiosa a presena de professores que tenham atuado no mercado e que tenham conscincia da necessidade da constante atualizao. Desta forma, os professores do curso e a coordenao devem estar atentos s exigncias do mercado de trabalho para fazer as discusses pertinentes em sala de aula, uma vez que devemos buscar melhoria em tudo que fazemos para manter a excelncia, por isso vital para os alunos uma constante reviso dos contedos abordados e
39

da carga horria a eles distribuda. Alm disso, o ingls empresarial que muito exigido poderia ser oferecido durante todo o curso; e faltam disciplinas especficas ligadas administrao, pois muitas vezes a Secretria Executiva atua no s como assessora da sua chefia, mas tambm como consultora de outros departamentos e ela deve entender mais de organizao sistemas e mtodos, recursos humanos, planejamento financeiro, contabilidade e principalmente legislao, para posicionar-se com segurana em qualquer ocasio; Ainda, a disciplina de informtica insuficiente; e outras como tica e teoria do secretariado, tambm, deveriam ser abordadas de forma mais direta e aprofundada, pois o profissional de secretariado costuma lidar com muita informao, com assuntos sigilosos, e alguns at mesmo desagradveis, por isso, em minha opinio deveria haver um preparo maior dos alunos para lidar com as diferentes situaes da rotina secretarial. Ademais, faltam disciplinas sobre controles auditorias e fiscais, de clculos e de rentabilidade, as matrias que deveriam ensinar isso esto defasadas, ensinam a fazer balano na ponta do lpis, coisa que um sistema faz com um clique, a parte que interessa mesmo a gente no aprende. Quanto questo dos idiomas, enquanto alguns acreditam que a grade curricular foca muito nos idiomas, e por esse motivo forma-se um profissional com conhecimento em vrios idiomas, porm sem conhecimento metodolgico aprofundado, sem conhecimento slido em nenhuma rea, pois no aprofunda em nenhuma cincia; outros argumentam que devido ao nome do curso Secretariado Executivo Trilngue, deveramos saber trs idiomas, mas no o que acontece, pois aqueles so fluentes em outro idioma ao final do curso porque j sabia antes de ingressar universidade. Nesta questo, percebemos que a grande maioria acredita que a grade curricular est de acordo com a proposta do curso. Todavia, podemos notar que a justificativa a favor e contra baseou-se na nova grade (2008), sendo que alguns posicionaram a favor, alegando que ela est mais voltada para a realidade da profisso; e outros posicionaram-se contra, pois as mudanas interferiram em algumas disciplinas que eram fundamentais para este profissional. Contudo foi consenso a necessidade de constante atualizao e reviso das disciplinas, adequando-as realidade vivenciada nas empresas.

40

70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Sim No

Figura 6 Percentual dos que se posicionaram a favor e contra a grade curricular Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Ao serem interrogados se mudaria/retiraria alguma disciplina da grade curricular 50% responderam que sim, sendo que destes 46,42% citaram as disciplinas que incluiriam como obrigatrias: matemtica financeira, disciplinas das reas de administrao e economia voltadas para o secretariado; lnguas estrangeiras com foque empresarial e com a carga horria da grade anterior; disciplinas de gesto de empresas; redao empresarial, para setores pblicos e privados, arquivstica prtica e utilizao de espaos virtuais; tcnicas, tecnologias e teoria geral do secretariado aplicada realidade do mercado. Informtica e tica deveriam ser mais especficos para nossa rea de atuao, aprofundando mais no pacote Office7, no caso da Informtica. No caso da tica, deveriam ser abordados temas como discrio, presso no trabalho, limites, tica no relacionamento diretor x secretria, entre outros. Alm disso, ex-alunos do curso poderiam ser chamados para compartilhar suas experincias e falar do cenrio que vivenciam diariamente nas organizaes. Segundo a pesquisa as disciplinas que seriam retiradas seriam Leitura e Produo de Texto I e II, que j no constam na nova grade; as matrias muito especficas do curso, como tcnicas e tecnologia da comunicao, entre outras, e colocaria mais matrias de administrao, pois a realidade das empresas exige conhecimentos nesta rea. Tiraria a disciplina de tica e colocaria mais disciplinas da rea financeira. A outra metade, ou seja, 50% responderam que esto satisfeitos com a grade e 25% justificaram seu posicionamento, sendo que a maioria alegou, apesar de no conhecer
7

O office um pacote de softwares da Microsoft composto basicamente por editor de textos (Word), planilha eletrnica (Excell), banco de dados (Access) e programa de apresentao (Power Point). Tambm considerado um conjunto de ferramentas, ou seja, de "programas" voltados para uso em escritrio. 41

plenamente a nova grade, acreditar que as modificaes atendem melhor s exigncias do mercado. Outros afirmaram que no retirariam nenhuma, mas acrescentaria como obrigatrias Marketing I, Organizao, Sistemas e Mtodos e Gerenciamento de Sistemas de Informao. O equilbrio dos posicionamentos revela que o curso tem atendido s expectativas, embora precise melhorar em alguns aspectos. E algumas das disciplinas citadas, j foram inseridas e/ou retiradas na nova grade.

50% 40% 30% 20% 10% 0% Sim No

Figura 7 Proposta de mudana na grade curricular do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Quanto carga horria destinada a cada disciplina do curso, 14,28% a consideraram ideal porque, para estes, a base que o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV oferece bastante slida. 53,57% a classificaram como suficiente, pois consegue atender ementa da disciplina, est de acordo com o MEC e compatvel com os outros cursos da UFV e de outras universidades/faculdades e consegue atender ementa da disciplina. Na verdade, difcil falar de carga horria ideal, visto que esta depende da disciplina, do professor e do aluno, pois precisa de tempo e dedicao dentro e fora da sala de aula. Os 17,85% declararam que, para algumas disciplinas, a carga horria insuficiente, como para gesto secretarial, em que de fato organizamos eventos, e para idiomas, uma vez que o mercado exige nveis avanados a fluente. 10,71% preferiram no opinar neste assunto, se mostrando indiferentes.

42

Figura 8 Opinio sobre a carga horria das disciplinas do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Quanto ao tempo dedicado s lnguas estrangeiras do curso, 50% o consideram satisfatrio, sendo que 35,71% justificaram que o tempo suficiente, porm o modo como so dados os contedos nem sempre o so. E em alguns anos a substituio de professores, a falta de didtica e de mtodos para estimular o aprendizado e despertar a curiosidade, tambm afetaram o andamento da matria. Mas, a carga horria, anterior, e o empenho pessoal permitiram aprender o ingls e o francs. Entretanto, no existe nenhum curso que o tempo em sala ser o suficiente para dar ao estudante fluncia, assim importante que o estudante sempre se dedique, pois h sempre alguma coisa na qual a pessoa pode se aperfeioar. Os 50% dos participantes da pesquisa defendem que a carga horria e a didtica para os idiomas so insatisfatrias. Porque para ser trilngue de verdade, tem-se que estudar por mais tempo e com dedicao as lnguas envolvidas no curso. Alm disso, deveria direcionar mais para o lado empresarial, conversao e com foco tambm em traduo. Mas, sabemos que quatro anos de estudo no so suficientes para nos tornar fluentes em trs idiomas; por isso, todos mereciam maior carga horria, inclusive o espanhol que deveria ser estudado desde o incio do curso sem prejudicar a carga horria do francs. Desta forma, nesta questo houve aqueles que defenderam a necessidade de maior carga horria para os idiomas, uma vez que para conseguir uma boa colocao no mercado de trabalho, necessrio possuir fluncia, ao menos, no idioma ingls, e os alunos que no fazem cursos de idioma alm dos oferecidos pelo curso, no saem fluentes. Outro defende que at exagerada e se o aluno quiser, ele
43

faz um intercambio, ou estuda sozinho, porque quem tem interesse pelo curso, pressupe-se que o aluno j tenha conhecimento prvio de idiomas.

50% 40% 30% 20% 10% 0% Satisfatria Insatisfatria

Figura 9 Satisfao na carga horria dos idiomas do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Ao serem questionados se acreditam que o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV forma profissionais aptos para as exigncias do mercado de trabalho atual, 60,71% acreditam que sim e 25% justificam que havendo dedicao do aluno, ele alcana boa desenvoltura nos idiomas, melhora muito sua redao e postura diante do trabalho; alm disso, segundo estes, os alunos que formam na UFV esto acima da mdia geral, pelo renome da instituio e porque temos uma boa formao terica, bons professores, e o curso proporciona ferramentas para a insero do egresso no mercado (estgios, networking,8 etc), entretanto, cabe a esse profissional aproveitar tais oportunidades. Uma vez que as disciplinas do o conhecimento multidisciplinar necessrio, mas as habilidades e competncias so adquiridas no contato direto com o trabalho, e o que definir um bom profissional ser o perfil e a vontade de aprimorar cada vez mais. Os 10,71% que se posicionaram desfavoravelmente, argumentam que foram os estgios que os prepararam para o mercado e que falta ao curso conhecimentos aprofundados de administrao, informtica e direito, pois essas matrias no existem de maneira satisfatria em nossa grade curricular e so a exigncia atual das empresas. Os dados mostram que a grande maioria confia na formao que o curso oferece, todavia, a capacitao do profissional depender mais de seu desempenho e fora de vontade

O termo Networking tem origem na informtica tendo-se generalizado estrutura de algumas organizaes caracterizadas pela partilha de recursos e de conhecimentos entre pessoas localizadas em diversas partes do mundo. Disponvel em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/networking.htm>. Acesso em: 10 out. 2010. 44

em tornar-se cada vez melhor, do que somente da formao obtida no ambiente acadmico.

70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Sim No

Figura 10 Preparao do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV frente ao Mercado de Trabalho Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Na comparao pessoal sobre o desempenho antes e depois de concluir o curso, 57,14% marcaram que elas mudaram totalmente frente aos conhecimentos adquiridos; 42,85% defendem que elas mudaram parcialmente, uma vez que muito do que aprendeu j sabia, destes um argumentou que a mudana foi na experincia de vida, de estudar numa universidade pblica, conhecer pessoas de diferentes reas, mas o contedo do curso poderia ser aprendido em qualquer outro lugar, at porque, segundo a pesquisada, a maioria das coisas, inclusive idiomas j eram de seu conhecimento e de suas colegas da poca. Ningum marcou que no mudaram e que o aprendizado no trouxe nada novo.

60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

Totalmente

Parcialmente

No mudaram

Figura 11 Desempenho pessoal aps concluso do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

45

Na questo sobre quais os aspectos que mais influenciaram durante o curso, os mais marcados como a primeira opo foram, como mostra a tabela abaixo, os contedos de funo secretarial e de organizao e procedimentos, somando 46,42%.
Tabela I Aspectos que mais influenciaram os entrevistados durante o curso

Porcentagem 25% 21,42% 14,28% 10,71% 7,14% 3,57%

Aspectos marcados em 1 lugar Contedos tericos de funo secretarial. Contedos tericos de organizao e procedimentos. Contedos bsicos sobre empresas. Contedos que abordam relaes interpessoais. Contedos instrumentais lngua estrangeira/portuguesa. Estgios na rea. Contedos de informtica.
Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

7.2. Sobre o Mercado de Trabalho Dos questionados 67,85% atuam como Secretrio Executivo entre 2 meses e 5 anos. Sendo o maior nmero os do que atuam h 5 anos totalizando 27,77%. Os 32,14% que no atuam como Secretrios, justificam que ainda aguardam uma oportunidade, porque entrar no mercado no nada fcil, ou porque direcionaram suas especializaes para outra rea de atuao, ou porque est desempregado; ou porque descobriu que no possui vocao para atuar como Secretrio Executivo, ou porque a remunerao para recm-formados considerada muito baixa; ou porque atuam como tradutor; ou ainda, porque embora exeram funes de Secretariado, so registrados na carteira de trabalho como auxiliar administrativo.

46

70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

Sim

No

Figura 12 Percentual dos entrevistados que atuam e no-atuam na sua rea de formao Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Destes, 57,14% atuam como Secretrio de diretoria, 21,42% como Secretria de gerncia e 21,42% no responderam. 25% atuam na esfera Pblica e 64,28% na Privada, o que demonstra que este setor ainda abarca a maioria destes profissionais. 10,71% no responderam esta questo.

60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

Secretrio de diretoria Secretria de gerncia

No responderam

Figura 13 Atuao/posio dos entrevistados no mercado de trabalho Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Quanto ao mercado de trabalho para o profissional de Secretariado Executivo, 3,57% no responderam e 64,28% acreditam que est satisfatrio, e para estes houve uma
47

valorizao da profisso, maior respeito; e que em todas as reas, h necessidade de um profissional de secretariado. Entretanto, o que ocorre em alguns casos, a opo por profissionais no formados na rea devido a questes financeiras, visto que o salrio de um Secretrio Executivo superior ao de um Tcnico ou de um Recepcionista, e abrem mo, desta forma, da melhor qualidade e eficincia do trabalho. Por isso, algumas vezes este profissional opta em trabalhar em qualquer rea, devido a sua formao multidisciplinar, embora, muitas vezes se sujeite a salrios menos satisfatrios. Mas, ainda assim, atualmente, a demanda por profissionais multifuncionais tem crescido e o profissional de secretariado Executivo apresenta as competncias necessrias apesar de que o nvel de exigncia com relao aos profissionais tambm aumentou muito, por isso, o nvel do emprego depende da competncia/ oportunidade do profissional. Alm disso, h possibilidade de crescimento tambm no setor pblico, porque esta esfera est abrindo cada vez mais concursos para esse tipo de profissional.

70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

Satisfatrio

Insatisfatrio

No responderam

Figura 14 Percentual de satisfao com o mercado de trabalho para os profissionais formados Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Os 32,14% que defendem que o mercado ainda no est satisfatrio, justificam que h avanos na iniciativa privada, mas a profisso ainda precisa de muito reconhecimento, porque o mercado s vezes no o valoriza, pois no tem conhecimento do seu perfil e da sua importncia para a organizao. Em termos de concurso pblico, o registro no Ministrio do Trabalho e Emprego no exigido, assim as vagas destinam-se a secretrios e bacharis em Letras (que muitas vezes no possuem o registro profissional), sem contar nas poucas vagas
48

oferecidas ao profissional de secretariado. Tem-se muitas vagas no setor privado, mas com a popularizao dos cursos tcnicos e virtuais de secretariado, a maioria das empresas acaba oferecendo baixa remunerao que no condizente com a funo desempenhada, alm disso, por ser um cargo de confiana ainda existem pessoas que so contratadas para exercerem esta funo mesmo sem formao tirando a oportunidade de daqueles que estudaram para atuar no mercado. Desta maneira, podemos resumir que, de forma geral:
Infelizmente no contamos com uma atuao forte de nosso sindicato, o que faz com que vagas destinadas a graduados na rea sejam preenchidas por pessoas que no tm formao. Isso acontece tanto na esfera privada quanto na pblica, tanto verdade que so quase inexistentes concursos nesta rea, e no por causa da falta de trabalho para secretrios(as) acontece que nosso curso no defendido nem ao menos pela prpria Universidade Federal de Viosa, que apesar de possuir vrios cargos internos para secretariado prefere fazer concursos para tcnicos administrativos ou outros semelhantes. (F1- Entrevistado no-identificado)

A pesquisa revelou que o que mais destaca o profissional de Secretariado Executivo dentro do mercado de trabalho, de acordo com os ex-alunos do curso, so: 35,71% Multifuncionalidade, 32,14% Idiomas, 7,14% Relacionamento interpessoal, 7,14% Discrio, 3,57% Pr-atividade, 3,57% Organizao, 3,57% Iniciativa, 7,14% Outros, pois acham difcil classificar, uma vez que cada situao do dia-a-dia pode exigir mais, e tambm porque a experincia pode ser considerada como o diferencial. A multifuncionalidade do Secretrio Executivo se deve, principalmente, sua formao generalista e a sua capacidade de assessorar executivos de ramos e cincias diversas. O idioma o que torna este profissional ainda mais necessrio, tendo em vista a concorrncia e a globalizao, fazendo-se necessrio o intercmbio com outras lnguas e culturas.

49

Outros Iniciativa Discrio Organizao Pr-atividade Idiomas Multifuncionalidade Relacionamento interpessoal 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00% 30,00% 35,00% 40,00%

Figura 15 Aspectos que mais destacam o Secretrio Executivo no mercado de trabalho Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

A ltima questo do questionrio pedia aos entrevistados que, se quisessem, acrescentassem algo pesquisa e 42,85% dos pesquisados responderam, as anotaes foram relativas a preconceitos e dificuldades enfrentadas e sugestes para os profissionais da rea e para o curso. As anotaes foram as seguintes, conforme consta, ipsis litteris, nos quadros abaixo:
Quadro II Depoimentos sobre os preconceitos e dificuldades enfrentadas na profisso Entrevistado M1 Acredito que ainda h muito preconceito com os homens na profisso, vide o meu caso, que no consegui sequer o estgio nas empresas conveniadas (Fiat/Mercedes). Enfim, o mercado bom e promissor, mas as melhores vagas esto nos grandes centros. Infelizmente h ainda muito desconhecimento e um certo preconceito com a profisso em si, mas acredito que estamos ficando cada vez mais preparados para o mercado de trabalho e temos iniciativa o suficiente para sempre aprender mais, de maneira a contribuir positivamente com o trabalho e o crescimento profissional e pessoal. A nica coisa que foi traumtica no meu curso foi a monografia, quando foi exigido de mim algo que no me foi oferecido durante o curso. No decorrer dos anos no fomos incentivados a redigir textos cientficos e fazer pesquisa, mas na monografia nos foi cobrado algo a nvel de mestrado. E faltou profissionalismo da parte de alguns professores, que eram imaturos e cobravam mais maturidade de ns. Bom, hoje j no mercado de trabalho, vejo que o profissional ainda no tem seu reconhecimento. Isso me frustra bastante, uma vez que passamos tanto tempo na faculdade para que muitos pensem que qualquer um esteja apto para atuar como secretria executiva. Muitas vezes me perguntaram pra que estudar tanto para ser 50

Entrevistado F2

Entrevistado F3

Entrevistado F4

secretria se isso qualquer um pode fazer. No meu atual trabalho, duvido de qualquer desempenharia minha funo com tanta facilidade. Apesar de achar que a minha grade curricular no era boa o suficiente, no posso negar que me ajudou muito na trajetria at aqui.
Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Entrevistado F5

Quadro III Sugestes para o aprimoramento do curso Uma sugesto oferecer algumas disciplinas da rea social, psicolgica, e alguma coisa a mais sobre administrao de empresas e de informtica, pois, a secretria lida com muitos assuntos e principalmente lida com o pblico e precisa saber se relacionar melhor para atender melhor. Volto a sugerir a participao de ex-alunos do curso na vida acadmica dos estudantes, em forma de depoimentos, palestras e participao em eventos. Mais visitas a empresas durante a graduao, para tentar ter maior noo real de mercado. Conhecimento bem embasado, iniciativa e atualizao so fundamentais para uma boa secretria. Estgio em duas empresas privadas seria timo! Forneceria a famosa experincia no currculo e ampliaria o conhecimento dos estudantes.
Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Entrevistado F6 Entrevistado F7 Entrevistado F8

Entrevistado F8

Quadro IV Sugestes para o aprimoramento pessoal O curso de secretariado da UFV um dos melhores do pas, seno o melhor, tanto que as empresas contratantes o reconhecem. Mas ainda assim, acho que h o que melhorar para que se formem profissionais cada vez mais especializados e capacitados para se colocarem e se manterem no mercado de trabalho que est cada dia mais disputado. A nfase nos idiomas e em uma viso mais realista e objetiva sobre as funes de um secretrio executivo ajudariam nessa melhora, j que o mercado privilegia profissionais com fluncia em pelo menos uma lngua estrangeira (em geral o ingls) e que saibam lidar bem com situaes adversas. O que posso registrar que, independente da empresa, rea ou cargo que uma secretria atue, deve-se sempre ter um objetivo para sua vida/carreira e mesmo que no esteja totalmente satisfeita/o, faa bem o que fizer, pois uma profisso que abre portas e est em posio de destaque em qualquer lugar. Jamais se acomode e se proponha desafios constantemente! S uma dica para os graduandos que esto prestes a se formar: Invistam na carreira pblica! No se fala muito sobre a esfera pblica durante o curso e todos ns acreditamos que vamos trabalhar em grandes organizaes privadas e ganhar salrios muito altos. Claro que isso possvel. Mas o estresse, o desgaste, o excesso de horas trabalhadas e a pouca flexibilidade das grandes empresas talvez no compense o salrio. Minha maior preocupao durante o curso era o dinheiro. Hoje a qualidade de vida no ambiente organizacional, que eu no troco por salrio algum! Acredito que os alunos esto com boas colocaes no mercado de trabalho devido ao nome da instituio (UFV) isso pesa muito. Por outro lado, a dedicao pessoal, outro fator essencial. Contudo, percebo que no aspecto remunerao valores insatisfatrios.
Fonte: Dados da pesquisa Elaborao prpria.

Entrevistado F8

Entrevistado M2

Entrevistado F8

51

8. CONSIDERAES FINAIS Os cursos de Secretariado Executivo se institucionalizaram nas universidades e faculdades a partir de uma necessidade atual do mercado, tendo em vista a globalizao. Tornou-se imprescindvel aos executivos possuir um profissional capaz de assessor-lo nas mais diversas reas, tendo ainda conhecimento de lnguas, para conseguir comunicar-se com outros pases e representantes. Todavia, a profisso ganhou reconhecimento somente a partir da legislao, da criao de um cdigo de tica especfico e da representatividade dos sindicatos relacionados, que ainda tentam minimizar os efeitos dos esteritipos relacionados profisso. O curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV, embora sem registros formais da sua criao, tambm foi criado para atender demanda do mercado por estes profissionais. E, atualmente, o nico a oferecer formao em trs idiomas distintos da lngua materna, por uma federal pblica na regio sudeste do Brasil. A organizao interna da UFV permite a este profissional um contato indireto e direto com outras reas do conhecimento, a partir das disciplinas obrigatrias, optativas e atravs dos estgios extracurriculares nos mais diversos departamentos. Para continuar como bacharelado e com a nomenclatura trilngue, o curso fez uma reestruturao na sua grade, atendendo s novas exigncias do MEC. Tais mudanas agradaram a alguns, mas foi motivo de crtica para outros, principalmente devido a reduo na carga horria dos idiomas. Contudo, tais alteraes atendem s diretrizes curriculares e estas esto em consonncia com as exigncias do mercado, uma vez que foram criadas para atender a demanda brasileira, pois ao serem propostas levaram em considerao a opinio de profissionais da rea. Ademais, a pesquisa revelou que tal curso forma Secretrios Executivos com senso crtico, capazes de opinar para melhoria do curso, avaliando este em relao realidade
52

vivenciada nos estgios e empresas e propondo alteraes para que o curso possa melhorar cada vez mais se adequando constantemente s exigncias atuais do mercado. De acordo com a perspectiva geral dos ex-alunos, o curso da UFV forma profissionais conscientes da sua importncia, dispostos a lutar por melhores condies, que sabem da necessidade de atualizao constante, e da interdisciplinalidade para funo, capazes de perceber as mudanas nos ambientes e atuar favoravelmente na soluo de problemas. Percebeu-se que o que as organizaes esperam deste profissional uma postura tica e coerente com a poltica e valores da empresa; que ele seja polivalente; responsvel; possua inteligncia emocional para lidar com diferentes personalidades e situaes; que seja gestor, assessor e empreendedor; possua capacidade reflexiva e criativa; que seja um agente facilitador; de resultados e de mudanas; tenha postura flexvel, competente e comprometida; comportamento proativo; com habilidade tcnica, humana e conceitual; que seja cortez e receptivo a novas idias; que transmita segurana; boa vontade e confiana; mas que, acima de tudo, busque atualizao e aperfeioamento constantes. A partir deste estudo, realizando uma triangulao entre a formao, o mercado de trabalho, as diretrizes curriculares e a perspectiva dos ex-alunos, podemos concluir que todos estes pontos mais se convergem do que divergem, na medida em que apresentam um objetivo comum: atender demanda do mercado de maneira satisfatria. Desta forma, percebemos que a rea tem crescido, contudo, falta maior conhecimento e valorizao da profisso. Desta maneira, a sugesto que novas pesquisas sejam realizadas nesta rea como forma de proporcionar uma avaliao contnua do curso, permitindo assim, a anlise e melhoria constante deste e de seus profissionais.

53

9.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AZEVEDO, Ivanize; COSTA, Sylvia Igncio da. Secretria: um guia prtico. 6. ed. So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2006. 188 p. BIANCHI, Anna Ceclia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientaes para Estgio em Secretariado: Trabalhos, Projetos e Monografias. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 117 p. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Parecer n CES/CNE 0102, de 11 de maro de 2004. Diretrizes Curriculares nacionais ao curso de Secretariado Executivo. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. BRASIL. Lei n 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispe sobre o Exerccio da Profisso de Secretrio. BRASIL. Lei n 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Regulamenta o exerccio da profisso de Secretariado. BRASIL. Cdigo de tica dos Secretrios Brasileiros. Publicado no Dirio Oficial da Unio de 7 de julho de 1989. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Secretaria de Formao e Desenvolvimento Profissional. Educao profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Braslia: SEFOR, 1995. 24 p. BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc. Dinmica da Pesquisa em Cincias Sociais Os plos da prtica metodolgica. Traduo de: Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. p. 221-245. CAVANHA FILHO, Armando Oscar. Estatstica Bsica. Disponvel em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/estbasica.pdf>. Acesso em: 3 set. 2008. CERVO A.L. e BERVIAN, P. A. Metodologia Cientfica. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2006. p. 63-77.
54

FENASSEC Federao Nacional das Secretrias e Secretrios. Lei e Regulamentao. Disponvel em: <http://www.fenassec.org.br/index.html>, Acesso em: 26 jun 2010. FERRO, Romrio Gava. Metodologia cientfica para iniciantes em pesquisa. 2. ed. Vitria: Incaper, 2005. GARCIA, Edma; DELIA, Maria Elizabete Silva. Secretria Executiva. So Paulo: IOB/ Thomson, 2005. 204 p. GOLEMAN, Daniel. Inteligncia Emocional A teoria revolucionria que redefine o que ser inteligente. Traduo de: Marcos Santarrita. 46.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1991. 159 p. KILPATRICK, W.H. Education for a changing society. Traduo de: Cia Editora Nacional SP. New York: Macmillan, 1956. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica. 5 ed. 2 reimpr. So Paulo: Atlas, 2008. MACHADO,M.N.M. Entrevista de pesquisa: a interveno entrevistador/entrevistado. Tese (doutorado). Belo Horizonte, 1991. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Tcnicas de pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisa, elaborao, anlise e interpretao de dados. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2008. 277 p. MASON, J. Qualitative researching.London: Sage Publications, 1998. MEDEIROS, Joo Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da Secretria: Tcnicas de Trabalho. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2006. 373 p. PROJETO UFV/MEC/SESu/REUNI. Reestruturao e Expanso das Universidades Federais: Sntese da proposta aprovada pelo CONSU. UFV, 2008. Disponvel em: <http://www.reuni.ufv.br/docs/resumodasumuladivulgaao.pdf>. Acesso em: 16 jul 2010. PUGLISI, M.L.; FRANCO, B. Anlise de contedo. 2. ed. Braslia: Lber Livro, 2005. SABINO, Rosimeri Ferraz; ROCHA, Fabio Gomes. Secretariado: do escriba ao web writer. A histria, a evoluo e as novas competncias do Secretariado do 3 Milnio. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 166 p. SILVA, Edna Lcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia de pesquisa e elaborao de dissertao. 3.ed. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. p 33. TOFFLER, A. A Terceira Onda. 3 ed. So Paulo: Record. 1980.

55

TORQUATO, G. Cultura poder comunicao e imagem: fundamentos da nova empresa. So Paulo: Pioneira. 1991. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Secretariado Executivo . Disponvel em:<www.dasecretariado.ufba.br>. Acesso em: 10 out. 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA. Pr-Reitoria de Ensino: Catlogo de Graduao - 2008. Viosa: Editora UFV, 2008. p.356. Catalogo do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Viosa - MG: Disponvel em: <http://www.ufv.br/pre/files/fra/catalogo/c2008.html>. Acesso em: 16 jul. 2010. VERGARA, S. C. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 8ed. So Paulo: Atlas, 2005. WILLERDING,Tanja Viviana Vandresen. A formao da secretria executiva bilngue e sua relao com o mercado de trabalho. 1995. 171f. Dissertao (Mestrado em Educao) Curso de Ps-graduao em Educao, Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau, 1995.

56

10.

APNDICE

57

APNDICE I Questionrio

Universidade Federal de Viosa Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes Departamento de Letras Esta pesquisa est sendo desenvolvida visando subsidiar a monografia do curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV. O principal objetivo deste trabalho obter informaes sobre o que os ex-alunos da rea pensam do curso e do mercado de trabalho. O seu nome no ser divulgado, em hiptese alguma. Desde j, agradeo sua colaborao. DADOS DE IDENTIFICAO DO SUJEITO Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

Idade: ______________ Ano de Ingresso no curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV: ______ Ano de Formatura no curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV: Janeiro de 20___ ou Julho de 20___

QUANTO AO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TILINGUE DA UFV

O que levou voc a escolher este curso? ) rea de atuao ( ) Idiomas ) Outros____________________________________________________________ Voc realizou estgio atuando como Secretria Executiva? ) Sim. Tempo _______________ ( ) No.

( (

Para voc a carga horria do seu estgio foi suficiente? ) Sim ( ) No

Por qu?______________________________________________________________ Voc encontrou alguma dificuldade durante seu estgio? ) No (

( ) Sim. Qual(is)?_____________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc acha que o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV lhe preparou adequadamente para o mercado de trabalho?
58

) Sim

( ) No

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc acha que a grade curricular est de acordo com a proposta do curso? ) Sim ( ) No

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc mudaria/retiraria alguma disciplina da grade curricular? ) No ) Sim. Qual(is)?_____________________________________________________________

( (

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc diria que a carga horria destinada cada disciplina do curso : ) Ideal ( ) suficiente ( ) insuficiente ( ) excessiva.

Justifique: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc acha que o tempo dedicado s lnguas estrangeiras do curso satisfatrio? ) Sim ( ) No

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Voc acredita que o curso de Secretariado Executivo Trilngue da UFV forma profissionais aptos para as exigncias do mercado de trabalho atual? ) Sim ( ) No

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Ao comparar seu desempenho antes e depois de concluir o curso, suas atitudes mudaram: ) Totalmente (frente aos conhecimentos adquiridos) ) Parcialmente (muito do que aprendeu j sabia) ) No mudaram (o aprendizado no trouxe nada novo)
59

( ( (

Quais os aspectos que mais influenciaram durante o curso? Enumere de 1 a 7, sendo o n 1 o de maior importncia: ) Contedos de informtica ) Contedos bsicos sobre empresas ) Contedos tericos de funo secretarial ) Contedos que abordam relaes interpessoais ) Contedos tericos de organizao e procedimentos ) Contedos instrumentais lngua estrangeira/portuguesa ) Outros _________________________________________________________________

( ( ( ( ( ( (

QUANTO AO MERCADO DE TRABALHO

Voc trabalha como Secretria Executiva? ) Sim. Tempo ____________ ) No. Por qu? ____________________________________________________________

( (

____________________________________________________________________________

Na posio de secretria voc atua como: ) Secretria auxiliar ( ) Secretria de gerencia ( ) Secretria de diretoria

( ) Outro____________________________________________________________________

Voc atua na esfera: ) Pblica ( ) Privada

Voc acha que o mercado de trabalho para o profissional de Secretariado Executivo est satisfatrio? ) Sim ( ) No

Por qu?_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Enumere de 1 a 10, sendo o n 1 o de maior importncia, os fatores abaixo de acordo com o que voc acredita ser o que mais destaca o profissional de Secretariado Executivo dentro do mercado de trabalho

( ( ( (

) Idiomas ) Iniciativa ) Discrio ) Dinamismo


60

( ( ( ( ( (

) Organizao ) Relacionamento interpessoal ) Redao de correspondncias ) Pr-atividade ) Multifuncionalidade ) Outros___________________________________________________________

Observaes e Sugestes - Registre qualquer outra opinio sobre o curso, mercado de trabalho, ou outro aspecto que voc considerar importante: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Muito obrigada por sua colaborao!

61

Vous aimerez peut-être aussi