Vous êtes sur la page 1sur 8

Ftool Para Iniciantes 1. De forma a facilitar a execuo da estrutura, recomenda-se selecionar as opes grid e snap no p direito do programa.

Ver Figura 1. Na mesma figura observam-se os campos onde se definem os espaamentos dos pontos do grid, para o caso em que as dimenses da estrutura a ser desenhada no sejam proporcionais a escala apresentada.

Figura 1 2. Para se desenhar a estrutura utiliza-se o boto barra, que mostrado na Figura 2. Para desenhar a estrutura, clicamos no ponto inicial e estendemos a linha at o ponto onde desejamos, concluindo o comando com mais um clique. Note que o comprimento da barra apresentado no canto superior, como pode ser observado na Figura 2.

Figura 2 3. Aps o trmino do desenho da estrutura, colocam-se ns nos pontos da estrutura onde teremos rtulas, apoios e carregamentos ou momentos concentrados. Vale a pena observar que nos pontos extremos das barras no necessrio colocar um n. Ver Figura 3.

Figura 3 4. Aps a marcao dos ns, prosseguimos com a insero dos vnculos necessrios. Para isso, utilizam-se trs comandos: primeiramente selecionam-se os pontos com o auxlio do boto seta que se encontra acima do boto barra. Em seguida, clica-se no boto inserir apoio (Ver Figura 4). Automaticamente, surgir um novo menu no lado direito da janela onde definiremos as restries de deslocamento do apoio. Para efetiva aplicao do vnculo, conclumos o comando clicando no boto mostrado na figura abaixo.

Figura 4 5. O passo seguinte a incluso dos carregamentos que podem ser de trs tipos. Na Figura 5, os botes circulados pela cor preta, amarela e vermelha correspondem ao comando que insere carga ou momento concentrado, carga uniformemente distribuda e carga lineamente distribuda, respectivamente. Como exemplo para a insero de um carregamento concentrado, seleciona-se o n como descrito no item 4. Em seguida, clicase no boto de carregamento ou momento concentrado e automaticamente surgir um novo menu no lado direito da janela onde criaremos o carregamento desejado. Para tanto, clica-se no boto circulado com a cor azul que serve para nomear o carregamento (Obs: este nome no influencia na caracterizao da estrutura). Ver Figura 6. Aps isso, adicionamos o valor e direo do carregamento no menu que ir aparecer depois da nomeao do carregamento. Ver Figura 7. Para efetiva aplicao do vnculo, conclumos o comando clicando no boto circulado em verde como mostrado na Figura 5.

Figura 5

Figura 6

Figura 7 6. Caso o carregamento escolhido no seja uma carga ou momento concentrado, procede-se da mesma forma como mencionado no item 5. A diferena que ao invs de selecionarmos o n onde a carga ser aplicada, selecionaremos a barra onde atuar o carregamento distribudo. 7. Definido o carregamento, necessrio caracterizar o material e a forma da seo transversal da barra. Para o clculo das reaes de apoio e a obteno dos diagramas, tais valores no influenciam e, sendo assim, podemos inserir valores genricos para os mesmo. Na Figuras de 8 a 11 mostraremos como tais propriedades so inseridas. Na Figura 8 clicamos no boto circulado com preto, e automaticamente surgir um novo

menu no lado direito da janela onde escolheremos o material da barra clicando no boto circulado por vermelho. Aps isso, clicaremos em uma das opes mostradas na Figura 9 (steel ou concrete). Para efetiva aplicao das propriedades do material a todas as barras, conclumos o comando clicando no boto circulado em verde como mostrado na Figura 8. Na figura 10 clicaremos no boto circulado com preto, e automaticamente surgir um novo menu no lado direito da janela onde escolheremos a forma da seo transversal clicando no boto circulado por vermelho. Neste menu que mostrado na Figura 11, escolheremos uma das diversas formas apresentadas, por exemplo retangular, nomearemos a seo e clicaremos no boto done. Aps isso, o programa retorna ao menu inicial onde colocamos um valor genrico para as dimenses da seo e em seguida clicamos no boto circulado por verde que mostrado na Figura 10.

Figura 8

Figura 9

Figura 10

Figura 11 8. Aps isso, necessrio que se salve o arquivo antes de prosseguirmos s etapas seguintes. 9. Em seguida clicamos em uma das opes mostradas na Figura 12 que servem para obtermos os traados correspondentes aos diagramas. Para tanto os botes circulados pela cor preta, amarela, vermelha e azul correspondem ao comando que nos mostra o diagrama do esforo normal, diagrama do esforo cortante, diagrama do momento fletor e a deformada da estrutura, respectivamente.

Figura 12 10. Para a obteno das reaes de apoio clicamos no menu superior display e na opo Reaction Values. Ver Figura 13. Juntamente com os diagramas , esta opo nos permite visualizar o sentido e o mdulo das reaes de apoio.

Figura 13 11. Os diagramas finais para esta estrutura podem ser observados nas Fuguras 14, 15 e 16 que representam o diagrama do esforo normal, diagrama do esforo cortante e diagrama do momento fletor, respectivamente. J a Figura 17 nos mostra a deformada da estrutura.

Figura 14

Figura 15

Figura 16

Figura 17

Vous aimerez peut-être aussi