Vous êtes sur la page 1sur 76

Unidade IV

PROJETOS E PRTICAS DE AO PEDAGGICA

Profa. Eliana Chiavone Delchiaro

Para comear a reflexo


A compreenso do prprio trabalho demanda do professor um conhecimento que possibilite a leitura da realidade e tambm uma coletivizao de sua prtica, ou seja, os saberes, os conhecimentos se constroem na prxis e no so fruto de um trabalho isolado. Para compreender mais do que falar, preciso registrar. Isso exige disciplina, persistncia e d trabalho porque exige a organizao do pensamento e da tomada to ada de pos posio o da p prpria p a ao ao.
(BENDAZZOTTI, 2006, p. 58)

PPAP componente curricular


Teoria e prtica: indissociveis A realidade um movimento constitudo pela prtica e pela teoria como face de um dever mais amplo, consistindo a prtica no momento pelo qual se busca fazer algo, produzir alguma coisa e que a teoria procura conceituar, significar e, com isso, administrar o campo e o sentido dessa atuao.
(PIMENTA, 2003)

Apresentao das unidades e orientao: propostas inspiradoras


Unidade I: Alfabetizao e Letramento 1o ano - ProjetoTema: O que os contos e as histrias podem contribuir para a alfabetizao. Unidade II: Cincias - 2o ano - Projeto Tema: Reciclar preciso. Unidade III: Matemtica - 3o ano - Projeto Tema: Fazer e compreender Unidade IV: Artes - 4o ano Tema: A classe vira ateli Unidade V: Tecnologia - 5o ano Livro-texto_ OPPEF Histria e Geografia

Operacionalizao dos projetos


O trabalho deve partir de uma situao concreta que se configure como uma questo relevante e significativa a ser tratada pelo grupo. O importante nesse momento que o tema escolhido realmente traduza uma questo importante e que seja assumido por todos com envolvimento e participao ativa. Essa situao o ponto de partida para explicitar as questes subjacentes que justificam o trabalho. Obs.: o trabalho deve ser em grupos com at 10 alunos e ainda evitar o trabalho individual.

Procedimentos tcnicos
Seguir o Manual de Normatizao da UNIP, disponvel no site www.unip.br (acessar a biblioteca, servios e guia de normatizao) para compor o trabalho final escrito que ser entregue ao professor supervisor ou postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Estrutura tcnica do trabalho: 1. Capa de rosto 2. Folha de rosto 3 Sumrio 3. 4. Introduo 5. Desenvolvimento 6. Consideraes finais 7. Referncias bibliogrficas

Detalhes da estrutura do trabalho


Sumrio 1. Introduo 2. Desenvolvimento do projeto de interveno 2.1. Tema 2.2. Justificativa 2.3. Situao-problema 2.4. Objetivos 2.5. Embasamento terico 2 6 Percurso metodolgico 2.6. 2.7. Recursos, cronograma de atividades 2.8. Avaliao 3. Consideraes finais 4. Referncias bibliogrficas

PPAP proposta de interveno


O que um projeto de interveno? O que um projeto de trabalho? O PPAP se constitui na elaborao de um projeto de interveno, elaborado pelo acadmico, , como uma proposta p p pedaggica p g g intencional, refletida a partir de uma situao-problema, observada, vivenciada nos estgios e discutida no grupo de trabalho. Essa p proposta p nada mais que q um projeto p j de trabalho com o objetivo de modificar, ampliar ou ainda aprofundar uma situao que foi observada e necessita de uma interveno pedaggica. Ela se baseia na metodologia de projetos.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Histria do desenho do aluno do Rio Amazonas Ruptura do fazer, do aceitar e do entender. Exemplo de atividades de Cincias. Com as imagens apresentadas, o autor prope a discusso e o encaminhamento para a pesquisa, gerando a possibilidade de discusso com muitas temticas.
(NOGUEIRA, 2002, p. 70)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Ao se rever posturas e pensar em novas aes, conceitos e teorias, j temos o alicerce bsico para buscar uma prxis que leve em considerao: A aprendizagem significativa. As mltiplas interaes do aluno com o meio, com os outros indivduos e objeto do qual quer se apropriar. O contedo sendo trabalhado alm da forma conceitual, , com possibilidades p procedimentais e atitudinais. A necessidade de atuar alm das reas lgico-matemtica e lingustica.
(NOGUEIRA, 2002, p. 89)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Para Nogueira (2002, p. 89), a proposta de trabalho com projetos no pode se limitar a projetos temticos de moda, isso seria mais um modismo gera uma viso reducionista. Um projeto vai ganhando corpo a partir de aes e articulaes construdas na realidade, mas tendo como ponto de partida a irrealidade, o sonho, o desejo.
(MACHADO, 1997)

Real ou irreal projeto aquilo que est por vir, por acontecer.

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Os projetos, na realidade, so verdadeiras fontes de investigao e passam sem dvida por processos de pesquisa, aprofundamento, anlise, depurao e criao de novas hipteses, colocando em prova todo o momento as diferentes possibilidades dos elementos do grupo, assim como as suas limitaes. [....] Os projetos so fontes constantes de estmulos no desenrolar de suas competncias competncias.
(NOGUEIRA, 2002, p. 94)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


O projeto ainda pode propiciar diferentes mecanismos de trabalhar o processo de aprendizagem no s pela rea cognitiva, mas tambm a motora, quando colocamos o corpo para resolver determinadas situaes problema assim como nas reas situaes-problema afetiva, social, emocional etc., ao buscar o equilbrio e desenvolvimento das inteligncias inter e intrapessoal.
(NOGUEIRA, 2002, p. 95)

Por que vale a pena trabalhar com projetos na escola?


Exemplo: Um projeto para desenvolver uma pesquisa no que se refere Histria do Brasil. As diferenas de uma aula tradicional e a utilizao de um p projeto j temtico visto pelo p autor.
(NOGUEIRA, 2002, p. 95)

Em outras palavras
Um projeto se bem trabalhado poder auxiliar a formao de um sujeito integral, com possibilidades de desenvolvimento em diferentes reas, formando-se amplamente, no se limitando a uma ou outra competncia privilegiada nos diferentes contextos.
(NOGUEIRA, 2002, p. 95)

Interatividade
Escolha a alternativa que define o professor que preciso formar neste sculo XXI e que se inscreve nas DCN do curso de pedagogia: No h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contnuo b buscando, d reprocurando. d Ensino E i porque busco, b porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE, Paulo. 2002, p. 39) Estamos falando do professor: a) Mediador. b) Reflexivo. c) Facilitador. d) Interdisciplinar. e) Intelectual.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Unidade III: ARTES 4o ano Projeto Tema: A classe vira ateli

Para comear a reflexo: f O ser humano que no conhece arte tem uma experincia de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimenso do sonho, da fora comunicativa dos objetos sua volta, da sonoridade id d instigante i ti t da d poesia, i das d criaes musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida. (PCN, 1997)

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Aprendemos a ser humanos, a perceber e a vivenciar o mundo como homens, vivendo em comunidade. Fora de um contexto social no h seres humanos. Assim, quando somos socializados (quando aprendemos a ser humanos), estamos tambm aprendendo a viver o estilo de vida de nossa comunidade. Estamos adquirindo nossa personalidade cultural.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Ensinar arte um desafio onde participam alunos e professores na medida em que este ensino exige que se pare, olhe, sinta, questione, investigue, decifre, faa, movimente, oua, invocando uma atitude interrogativa curiosa interrogativa, curiosa, que pode permitir ao indivduo reconhecer-se como construtor de significados em sua relao com a obra de arte e com o mundo.
(In materiais de apoio educativo para o trabalho do professor de Arte - XXIV Bienal de So Paulo)

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Como, ento, a arte pode se tornar um instrumento para a formao de um homem mais pleno? Como a arte educa? Sendo a arte a concretizao dos sentimentos em formas expressivas, ela se constitui em um meio de acesso a dimenses humanas no passveis de simbolizao conceitual.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


Por meio da arte somos levados a conhecer melhor nossas experincias e sentimentos, naquilo que escapam linearidade da linguagem. Quando, na experincia esttica, os sentimentos entram em consonncia com aqueles concretizados na obra (ou so por elas despertados), a ateno se focaliza naquilo que sentimos.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


A lgica da linguagem suspensa, enquanto possvel viver os sentimentos, sem a necessidade de tentar traduzi-los em palavras. A arte , por conseguinte, uma maneira de despertar o indivduo, para que este d maior ateno ao seu prprio processo de sentir.

Fundamentos para embasar o projeto de interveno


A arte carregada de enigmas que suscitam interpretaes diversas, as quais discutidas e compartilhadas por alunos contribuem para ampliar a viso de mundo e para a formao da cidadania. cidadania Com o ensino de arte trabalha-se um conhecimento especfico que lida com sensibilidade, interpretao, imaginao e crtica, entre outros, atravs das diferentes manifestaes artsticas: musical, visual, teatral ou dana.

A arte se vivencia
A professora ou o professor que se interessar por desenvolver a arte nas escolas precisa construir conhecimentos e competncias relativas arte entendida e referendada historicamente. Deve ainda buscar a vivncia e a compreenso do fazer artstico, bem como atualizar-se em relao aos novos processos expressivos e pedaggicos. "A educao em arte propicia o pensamento artstico, , desenvolvimento do p que caracteriza um modo particular de dar sentido s experincias das pessoas e por meio desse sentido o aluno amplia a sensibilidade, a percepo, a reflexo e a imaginao."(PCN de Arte, p. 15)

E o trabalho do professor, como deve ser?


Eixos de aprendizagem Fazer

Refletir

Apreciar

(BARBOSA, Ana Mae. 1991. Proposta triangular do Ensino de Arte)

Professor Sensibilidade e observao Aluno

Mediador

Interesse e curiosidade

Situao-problema de uma turma de 4o ano


A EMEF Teresa Margarida localiza-se na zona norte do Rio de Janeiro e possui 350 alunos do 1o ao 5o do ciclo distribudos em 10 salas no 1o turno, ou seja, das 7h s 13h. No turno da tarde esto matriculados os alunos do 6o ao 9o ano. ano A escola situa-se em um bairro residencial, onde a maioria das construes de casas prprias. O comrcio local pequeno, atendendo s necessidades bsicas dos moradores. O Conselho de Escola, com personalidade jurdica, um rgo de deliberao coletiva, sem fins lucrativos, de durao indeterminada e vinculada Secretaria Municipal de Educao.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


Texto retirado do PPP: Considera-se Comunidade Escolar o conjunto formado por alunos, professores, pessoal tcnico e administrativo, pais, mes ou responsveis legais, pelos alunos matriculados frequentes frequentes. O Conselho de Escola visa ao desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do esprito democrtico, assegurando a participao dos segmentos da Comunidade Escolar na ad discusso scusso das questes pedagg pedaggicoco administrativo-financeiras.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


Uma vez por ano recebe a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que destinada compra de materiais permanentes e de consumo. Tambm contam com os recursos extras de eventos como: Festa Junina Junina, vendas de salgados e doces e outros eventos.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


A escola apresenta alguns pontos positivos, entre eles podem-se citar a informatizao, o envolvimento da equipe docente nos projetos da escola, bom relacionamento humano, apoio pedaggico acompanhamento dos alunos pedaggico, com necessidades especiais. As dificuldades da escola se referem baixa participao dos pais nos momentos relevantes para o sucesso escolar dos filhos ampliao de aulas de artes e filhos, educao fsica. Ainda, no que se refere ao aspecto fsico a escola precisa de uma cobertura de um bloco para outro, um refeitrio e de um estacionamento.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


Como prioridade, a escola pretende diminuir o ndice de reprovao, fortalecer a relao entre escola/famlia, desenvolver projetos de interveno para os alunos do quarto e quinto anos que apresentam problemas disciplinares disciplinares. Com relao s famlias ser necessrio conscientizar os pais da importncia de contribuir com a APM e do acompanhamento destes com a vida escolar esco a do filho. o

Situao-problema de uma turma de 4o ano


O principal objetivo dessa instituio a insero do indivduo no mundo das relaes sociais regidas pelo princpio da igualdade e no mundo das relaes simblicas (cincia, arte, religio etc.), de forma que ele possa produzir e usufruir conhecimento, bens, valores culturais e morais.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


A turma do 4o ano apresenta muita dificuldade em se expressar nas linguagens artsticas. O grupo agitado, os alunos brigam entre si, colocam apelidos uns nos outros. A professora da classe enfoca as disciplinas de lngua portuguesa e matemtica. So raras ou quase no acontecem as atividades de artes e educao fsica.

Situao-problema de uma turma de 4o ano


Quando acontecem as aulas de artes, o que se apresenta uma concepo na qual o desenho no valoriza a autoexpresso do aluno. A EMEF em questo ainda utiliza desenhos mimeografados com formas estereotipadas, o que limita a imaginao e a criatividade. As manifestaes artsticas dos alunos se restringem ao desenho em datas comemoradas, a confeco de cartazes em festas e eventos da escola ou ainda a ilustrao de um contedo de histria ou geografia. A arte no est sendo trabalhada como uma linguagem e nem uma expresso do aluno.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


A turma C do 4o ano em especial a que menos trabalha, talvez se conseguisse incorporar essa disciplina que obrigatria segundo a LDB. Isso porque o grupo tem alguns alunos repetentes com caractersticas da pr-adolescncia, pr adolescncia trazendo para a classe brincadeiras nem sempre muito respeitosas. No sei como resolver! Estou disposta a investir nessa turma... (Depoimento da professora ngela para um estagirio)

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


As caractersticas observadas devem ser cuidadosamente registradas, pois elas constituem a situao-problema e a partir dela que ser criado um projeto de interveno com tema, objetivos, fundamentao proposta de trabalho. fundamentao, trabalho Para realizar um projeto de interveno, tanto como acadmico ou como um futuro professor, preciso: observar, registrar, refletir, planejar e pesquisar. Com a inteno de subsidiar seu projeto projeto, preciso buscar referencial que sustente essa organizao, permitindo que os alunos se relacionem com o objeto de ensino. Essa a funo social da escola.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


Alguns pontos a se pensar da situao problema: 1. Diante do depoimento da professora ngela, o projeto de interveno adequado e bem interessante para o 4o ano C e possivelmente para toda a escola atender a LDB e, mais do que isso, buscar na disciplina de artes as mudanas de atitude desejveis a partir da constituio de um olhar mais sensvel criativo e humano desses sensvel, alunos. 2. Criar na sala de aula possibilidades para desenvolver semanalmente um ateli.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


3. Considerar que a instituio tem um bom apoio pedaggico e um bom relacionamento com as equipes, reafirmar essa parceria na criao de um ateli itinerante nas salas de aula. 4. Solicitar a contribuio da equipe gestora no que se refere aquisio de materiais adequados para o desenvolvimento do projeto: A sala vira ateli.

preciso fazer uma anlise cuidadosa da realidade observada


5. Usar como referncia o bom funcionamento da informtica como um apoio pedaggico no desenvolvimento ao projeto, ampliando esse trabalho atravs da internet. 6. Culminar o ano com uma mostra de trabalhos para contribuir com a autoestima da classe, o envolvimento de toda escola e ainda aproximar as famlias que sero convidadas a prestigiar.

Interatividade
Os trs eixos articuladores do processo ensino-aprendizagem em arte so, respectivamente: a) Presente, passado e cultura. b) ) Espao, p , sociedade e natureza. c) Mudanas, permanncias e trabalho. d) Fazer, refletir e apreciar. e) Corpo cultural, jogo e brincadeira.

Vamos s recordar a estrutura do projeto de interveno?


Tema: de acordo com o contedo. Justificativa: por que vale a pena trabalhar com projetos na escola? Situao-problema: dificuldades, situaes observadas e discutidas no grupo com vistas a serem solucionadas, por meio de interveno pedaggica. Pblico-alvo: srie/ano e segmentos da instituio escolar. Objetivos: o que o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcanar.

Vamos s recordar a estrutura do projeto de interveno?


Continuao Embasamento terico: sustentao com referencial terico. Percurso metodolgico: caminhos a serem trilhados p para alcance dos objetivos pretendidos. Recursos. Cronograma de atividades. Avaliao. Referncias bibliogrficas.

Tema e justificativa
Assim, aps a definio da situaoproblema, podemos escolher um nome para esse projeto de interveno. Como sugesto, a situao do 4o ano: Tema: A sala vira um ateli Justificativa: o esclarecimento dos motivos que conduziram o grupo na escolha do tema. Ateno: essa fundamentao que vai garantir toda a sustentao g das propostas de atividades para o projeto que voc vai criar, por esse motivo, ela muito importante nessa fase do projeto.

Exemplo de justificativa
Textos no so s aqueles formados por palavras e frases, que se encadeiam para ganhar sentido. Os grafites nas ruas, os comerciais da TV e as pinturas em livros e obras de arte so formados por sinais que precisam ser decodificados, decodificados lidos, lidos para serem compreendidos.
(Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/arte/praticapedagogica/arte-preciso-ensinar-ler-textos-palavras525447.shtml)

Exemplo de justificativa
Da multiplicidade de gneros presentes na disciplina, a leitura de imagens a mais frequente fotografias, pinturas, desenhos e charges so expresses artsticas com caractersticas prprias, que precisam ser discutidas com a turma para que as obras sejam realmente lidas e no adivinhadas a clssica atividade de mostrar um quadro e mandar, logo de cara, a pergunta o que o artista quis dizer? pouco acrescenta ao repertrio epe t o artstico a t st co da turma. tu a
(Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/arte/praticapedagogica/arte-preciso-ensinar-ler-textos-palavras525447.shtml)

Pblico-alvo e objetivos
Pblico: no caso, 4o ano do Ensino Fundamental e alunos, professores e equipe gestora, funcionrios e pais. Objetivos: constam de duas partes: a) ) Oq que se pretende p com o que q se vai fazer, por exemplo: Vivenciar experincias estticas ricas e contextualizadas, tanto em ambiente escolar quanto em visitaes a espaos de divulgao g cultural. As experincias estticas devem levar os alunos a, necessariamente, analisar, ressignificar, criticar e ampliar o seu repertrio cultural.

Pblico-alvo e objetivos
b) Para que faz-lo, por exemplo: Criar um ambiente de trabalho adequado para desenvolver os contedos da disciplina de arte, tendo como foco uma mudana de postura nos alunos. Possibilitar que a classe se torne um espao de criao, reorganizando-o fisicamente e conceitualmente.

Embasamento terico
Quem so os autores que podem contribuir para um embasamento terico do projeto de interveno. No que se refere: 1. Conhecer os eixos metodolgicos de artes. 2. Entendimento por parte da equipe de como desenvolver uma proposta de artes com base na concepo construtivista, envolvendo as mltiplas linguagens. 3. Como organizar g a sala de aula e a rotina. 4. Interdisciplinaridade dos contedos. 5. Como organizar uma mostra.

Sugesto de autores
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educao no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 2002. BECKER, Fernando. Educao e construo do conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. DERRDYK, DERRDYK Edtih Edtih. Formas de Pensar o Desenho: Desenvolvimento do Grafismo Infantil. Editora Scipione, 1994. MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa e GERRA, M. Terezinha Telles. Didtica do Ensino de Arte: A Lngua g do Mundo. Poetizar, fruir e conhecer a arte. Curitiba: Ibpex, 2001. FERRAZ, M. H. C. T.; FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino de arte. 2. ed.; So Paulo: Cortez, 1999.

Sugesto de autores
Sites: http://blog.cev.org.br/joaofreire/2012/sem pre-a-colonizacao-da-educacao-fisica/ http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/1 0n3/07FES.pdf p http://www.historiadaarte.com.br/Historia _da_Arte/Inicial.html http://www.historianet.com.br/conteudo/d efault.aspx?categoria=4 http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/ htt // i b/ h /h / http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ blegais.pdf (Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental)

Sugesto de autores
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar. 3. ed. So Paulo: Editora Erica, 2002. So Paulo: Secretaria Municipal de Educao: Caderno de Orientao Didtica Orientaes Curriculares Proposio de Expectativas de Aprendizagem Ensino Fundamental I / Vol. I, 2007. So Paulo//DOT, 2007. ZEN, Maria Isabel J. Dalla. Projetos pedaggicos: cenas de sala de aula. Editora Mediao. So Paulo, 2001.

Exemplo de embasamento terico


Ensinar arte no um simples deixar fazer, mas um intervir constante para que o repertrio, os recursos e a aprendizagem se estabeleam. Processo criador no vem a ser uma explorao livre, mas experimentaes precisas precisas, desestabilizaes, reconstrues. O desenvolvimento artstico no acontece de forma automtica. o resultado de formas complexas de aprendizagem. As p habilidades artsticas se desenvolvem por meio de questes que se apresentam criana no decorrer de suas experincias de buscar meios para transformar ideias, sentimentos e imagens num objeto material. (PCN, 1997)

Exemplo de embasamento terico


O que deve ser evitado colocar a arte a servio de outras reas, como, por exemplo, festas ou comemoraes com confeco de cartazes, material para decorao e adereos para festa junina, dia do ndio, entre outros outros. bvio que os alunos no podem ficar alienados acerca dessas datas, mas espera-se que de forma mais criativa, evite-se esteretipos.
(Nova Escola, dez. 2005)

Exemplo de embasamento terico: dilogo com o autor


O ensino da arte requer do professor uma postura paciente e cuidadosa, na medida em cria possibilidades para o aluno desenvolver seu processo criativo. Portanto, trabalhos mimeografados e estereotipados no o conduziro criatividade, autonomia e liberdade de expresso. Outra questo delicada o juzo de valor emitido pelo adulto, que pode rotular, classificar e tolher o desenvolvimento dese o e to e expressivo p ess o do aluno. Nesse sentido, o professor deve encontrar o seu percurso a partir de suas concepes de sujeito a ser educado: autor ou reprodutor?

Interatividade
Como conseguir que o aluno, atravs do trabalho com as diversas linguagens artsticas, aprimore seus pensamentos, descobertas e fazeres em arte? a) Apresentando o que o aluno deve fazer e controlando o resultado. resultado b) Mandando que ele cante o hino nacional. c) Promovendo atitudes em que ele se expresse atravs de canto, dana, pintura, outras artes plsticas e da representao. d) Promovendo na escola uma exposio de suas obras (professor). e) Fazendo com que decore as caractersticas dos movimentos artsticos.

Projeto: A sala vira um ateli

Projeto de trabalho nasce de uma situao gerada no grupo

Tema: indica a direo, o horizonte

Justificativa : histrico, por que surgiu, como. Revela a leitura do educador/ grupo

Objetivos Para que? Esboo geral do caminho que se pretende percorrer.

Percurso: atividades significativas O que e como fazer?

Percurso metodolgico
Neste momento voc ir estruturar os caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos (atividades, estratgias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola escola, construo coletiva). No que se refere s atividades com os alunos, lembrando Hernandez (1998), interessante problematizar com as crianas o projeto para que elas tambm sejam coautores.

Percurso metodolgico
Apresentaremos uma sequncia de atividades que tem como objetivo vivenciar, experimentar situaes de aprendizagem em que os alunos so sujeitos ativos com o objeto de conhecimento e sujeitos participativos. participativos

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


Tema: A sala vira um ateli A professora do 4o ano C pode estruturar seu trabalho de artes a partir de artistas que representem a figura humana. Assim, pode aproveitar a diversidade da produo que retrata a cultura de sua cidade ajudando a desmistificar o fazer artstico e ampliar o repertrio dos alunos. O primeiro passo a problematizao, conhecer o que os alunos j sabem. Nomes de pintores, se conhecem suas produes, se j foram a museus; enfim, abrir um dilogo sobre o que se faz como uma obra de arte.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


2a fase: contorno de imagens e silhuetas dos alunos em trabalho com duplas, com objetivo de aproximar os alunos e explorar a observao do corpo. Eles devem contornar a mo no papel, desenhar smbolos dentro do trao e pint-los. Ao mesmo tempo, armar um retroprojetor com a luz voltada para a parede. Em duplas, a turma deve fazer silhuetas em uma folha de papel kraft presa p esa parede. pa ede Em segu seguida, da, acomodar aco oda as produes no cho para que sejam criados, com giz de cera, elementos que caracterizem cada um deles.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


3a fase: para o encontro seguinte, os alunos devem trazer trs fotos de casa: uma de quando eram beb; outra, um pouco mais velhas, e uma atual. Para formar uma sequncia, eles devem se representar como se imaginam no futuro. futuro Assim, se percebero como pessoas em constante transformao. Quem no tiver fotos pode se desenhar em trs fases da vida. Orientar para que eles pensem no que gosta gostariam a de se ser qua quando do adu adultos tos e a criar um fundo com diferentes paisagens ou ambientes, aqui podem usar outros recursos.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


4a, 5a, 6a e 7a fases: reserve algumas aulas para a pintura do autorretrato em tela com tinta guache. Mostrar novamente autorretratos de artistas para que sejam observadas cores, pinceladas e a relao figura/ fundo fundo. Separar a classe em grupos de quatro e distribua recipientes com tintas das cores primrias e pincis de diversos tamanhos. Sugerir que todos faam misturas e revelem novos tons e cores. Intercalar sempre as situaes de produo com as de apreciao dos trabalhos. Isso vai permitir que a turma descubra o que mais pode fazer e que detalhes, pinceladas e cores possvel criar e experimentar.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


8a fase: promover um amplo debate sobre os autorretratos e as marcas que apareceram na prpria pintura e na dos colegas. Organizar uma exposio em um mural da escola. 9a fase: abordar, dentro da temtica, autores que possam explorar o autorretrato e conhecer histria de vida, estilo de pintura, contextualizao.

Atividades, estratgias, trato interdisciplinar


10a fase: explorao de outras possibilidades envolvendo o corpo e o movimento, com a utilizao de msica, fotografia, vdeos e filmes. No percurso do trabalho, explorar histria e geografia. 11a fase: iniciar a explorao de outros materiais, como argila, papelo, jornal, caixas para realizao de mscaras, bonecos, fantoches (para fazer as representaes). 12a fase: visitas a mostras. 13a fase: preparao da mostra.

Outros segmentos envolvidos


Transformar a sala em um ateli envolve duas preocupaes bsicas. Primeiro, preciso reorganizar o espao para favorecer a criao. Nesse aspecto, a disposio das carteiras um dos pontos centrais. O arranjo depende da atividade a ser desenvolvida: algumas opes so juntar todas no centro, possibilitando reunir os materiais no mesmo lugar, encost-las na parede para que a garotada se sente no cho ou reunir quatro carteiras para grupos menores.

Outros segmentos envolvidos


Se a classe tiver alunos com deficincia fsica ou visual, assegure que haja bastante espao para que eles possam se locomover sem obstculos. Para materializar essa pequena revoluo, considere que os alunos podem ajudar ajudar, tanto na criao do espao como na desmontagem, preparando a sala para a aula seguinte.
(BARBIERI, 2005)

Outros segmentos envolvidos


Adaptado, carrinho de compras transporta recursos para a sala Uma segunda necessidade levar o mximo de recursos para a classe. Um ateli itinerante, transportado de uma sala para outra a bordo de carrinhos, uma excelente sada para escolas sem espao exclusivo para a Arte. A parceria com a turma tambm colabora para aumentar a variedade de recursos artsticos. Eles trazem tambm materiais como caf, terra e outros pigmentos, que, misturados gua, viram tinta para pintar.
(Nova Escola, dez. 2005)

Recursos
Recursos: Humanos: envolvimento de toda equipe da unidade escolar. Fsicos: reorganizao dos espaos. Materiais: 1 carrinho, carrinho prateleiras prateleiras, bancada e tintas, pincis, entre outros. Financeiro: levantamento de recursos para visitao a um museu.

Tempo do projeto e cronograma


Cronograma:

Etapas do projeto
Problematizao Conhecimentos prvios, i montar t a estrutura do ateli Fase 3 a 10 Visitas a mostras Exposio na escola para as famlias Fevereiro, maro

Desenvolvimento

Abril a outubro

Sntese

Novembro

Avaliao
Realizar uma exposio de arte aberta ao pblico. Montar uma mostra dos trabalhos, convidando pais, professores e colegas das outras turmas. Exibir todas as atividades desenvolvidas para que os visitantes conheam a trajetria dos alunos em arte nesse ano letivo.

Avaliao
Criar pautas de observao, apontar o que importante para o 4o ano aprender e como os alunos correspondem aos objetivos propostos (criao de parmetros de observao), organize momentos coletivos de apreciao apreciao. Nos autorretratos, perguntar que transformaes eles identificam nas criaes e que marcas apreciam na tela dos colegas.

Avaliao
A avaliao da aprendizagem ser realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, no qual sero observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse dos alunos, participao questionamento, participao, questionamento criatividade, assiduidade, interesse em ouvir e ler textos informativos, a postura construda diante do novo conhecimento e as produes individuais e coletivas.

Consideraes finais
Do ponto de vista da escola: preciso ser analisado, discutido e aperfeioado anualmente ou sempre que necessrio. O que se pensa e se quer construir e manter uma escola de qualidade (um centro de informaes e oficinas de aprendizagem), inserida nos novos tempos e que aponte para a reflexo constante do conceito de educao, que esteja sempre conectada com a sociedade sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade perante a sociedade.

Consideraes finais
A culminncia do projeto ocorrer pela socializao dos trabalhos individuais para a comunidade escola e famlia e apresentao do livro coletivo das telas mais apreciadas pelos alunos com suas observaes diante da aprendizagem obtida, avaliar, portanto, em que medida ele atendeu as expectativas iniciais.

Referncias bibliogrficas
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar. 3. ed. So Paulo: Editora Erica, 2002. NVOA, A. (Org.). Os professores e sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. So Paulo: Editora Cortez, 2002. SO PAULO: Secretaria Municipal de Educao: Caderno de Orientao Didtica Orientaes Curriculares Proposio de Expectativas de Aprendizagem Ensino fundamental I / v. I. So Paulo// DOT, 2007.

Interatividade
Escolha a alternativa incorreta, a partir dos estudos apresentados: a) O professor um articulador estruturador da aprendizagem. b) ) O modo como o p professor exerce suas funes poder favorecer a emancipao do aluno. c) A combinao ideal professor + tecnologia e torna as aulas expositivas muito mais eficientes e agradveis. g d) O professor deve se manter na neutralidade. e) Escola tem uma autonomia relativa.

AT A PRXIMA!

Vous aimerez peut-être aussi