Vous êtes sur la page 1sur 6

Qumica Propriedades da matria: a qumica e a cincia que estuda a constituio da matria, as relao entre as mais diversificadas encontradas na natureza.

. Matria, corpo e objeto: Chamamos de matria tudo aquilo que composto de massa, ocupa lugar no espao e pode ser medido. Corpo uma poro limitada de matria Objeto e um corpo que fabricado por um determinado motivo. PROPRIEDADES DA MATERIA; gerais Massa: todo o corpo possui massa. Extenso; todo o corpo ocupa lugar no espao. Impenetrabilidade: dois corpos no podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Divisibilidade: todo o corpo pode ser dividido em pedaos menores. Compreensibilidade: os corpos possuem a propriedade de diminuir do tamanho sob a ao de foras externas. Elasticidade: os corpos possuem propriedades de voltar ao estado original. Propriedades funcionais da matria; so as observadas em grupos de matria esses grupos so funes qumicas cido, base, seis e xidos. Estado fsico da matria. Estado slido: as substancias apresentam forma definida, e seu volume no variam de forma considervel as partculas encontro se ligadas umas as outras sem que possam se movimentar livremente. Lquido: as partculas esto ligadas fortemente vistas que deslizam umas as outras, adaptando se ao recipiente que as contem as partculas no so fortes o suficiente para que no corra variao de volume.

Estado gasoso: apresentam densidade menor que os outros, ocupam todo o volume do recipiente e podem se expandir infinitamente, e se contraem facilmente esse comportamento atribudo a atrao muito fraca entre partculas. MUDANAS DE ESTADO: Fuso: a passagem do estado solido para o lquido. Solidificao: passagem do estado lquido para o slido. Ponto de fuso: a temperatura em que o slido se transforma em lquido. Vaporizao: passagem do estado liquido para o gasoso. Condensao: e a passagem do estado gasoso para o lquido. Sublimao: e a passagem do estado solido diretamente para o gasoso. Densidade e a relao de massa e volume .

Tabela peridica

Ela uma forma de organizar todos os elementos qumicos conhecidos, levando em conta suas caractersticas.
Distribuio eletrnica: para fazer ela precisa se dividir em 4 subniveis S, P, D e F que valem 2, 6, 10, 14 respectivamente.

Ligaes qumicas
Os tomos se ligam entre si para formar molculas. Tipos Regra do octeto:

Ligao qumica e quando tentamos fazer as molculas chegarem a um octeto na ultima camada, Existem trs tipos de ligaes: Inica: perda e ganho de eltrons Covalente; compartilhamento de eltrons Ligao metlica nutrons e ctions mergulho numa nuvem de eltrons.

Ligao inica; o resultado da alterao entre ons de carga eltrica contraria nion. Essa ligao ocorre entre os metais e no metais.

John Dalton nos deu a teoria atmica, para ele, o tomo a menor particulada matria que participa de uma reao qumica. A estrutura do tomo moderno, baseado no experimento de disperso das partculas, esse experimento mostrou que o tomo amplamente vazio e tem um corpo amplamente carregado positivamente no centro. composto de trs partculas Protos- positivos Neutros - neutras Eletros negativos Thomson mostrou por meio de uma experincia com gases que a matria era formada por cargas eltricas positivas e negativas, a quantidade de cargas

negativas e positivas seria a mesma sendo assim o tomo seria eletricamente neutro.

Vous aimerez peut-être aussi