Vous êtes sur la page 1sur 7

Lista de ICP 1. o mecanismo que modifica o valor da varivel manipulada, em resposta a um sinal de sada do controlador automtico.

. Geralmente constitudo por um atuador e por um dispositivo que acionado pelo atuador, variando a varivel manipulada. de grande importncia para o bom desempenho de uma malha de controle, pois ele o responsvel pela modificao de valores diversos para que a varivel sob controle seja mantida no valor desejado.

2. Atuador e corpo, corpo linear e corpo rotativo, internos, castelo e flange inferior. 3. a) Este tipo de atuador utiliza um diafragma flexvel, sobre o qual age uma presso de carga varivel em oposio fora produzida por uma mola. O diafragma alojado entre dois tampos, formando duas cmaras, uma das quais totalmente estanque, por onde entra o sinal da presso de carga. A fora motriz obtida pelo produto da presso de carga, que o sinal proveniente do controlador ou do posicionador, pela rea til do diafragma.

b) Os atuadores de pisto so atuadores pneumticos que procuram cobrir as limitaes do atuador diafragma. So projetados para oferecer longos cursos e operar a altas presses, necessrias para desenvolver grandes foras.
c) O atuador eltrico pode ser um solenide, que permite posicionar o obturador em duas posies, em um controle on-off (vlvulas direcionais) ou um motor eltrico reversvel, que coloca o obturador na posio de abertura proporcional ao sinal enviado pelo controlador (controle modulante).

d)
O atuador eltrico pode ser um solenide, que permite posicionar o obturador em duas posies, em um controle on-off (vlvulas direcionais) ou um motor eltrico reversvel, que coloca o obturador na posio de abertura proporcional ao sinal enviado pelo controlador (controle modulante). Os atuadores eltricos tipo solenides so mais utilizadas para automao pneumtica ou hidrulica de mquinas especficas. Para o controle de processos industriais, o atuador eltrico normalmente utilizado o motor eltrico. Neste caso, as vlvulas solenides so utilizadas como acessrio das vlvulas de controle. O atuador eltrico constitudo por um motor eltrico reversvel, que coloca o obturador na posio de abertura, proporcional ao sinal enviado pelo controlador (controle modulante). e) Estes atuadores so muito pouco usados em funo dos inmeros dispositivos e acessrios de que necessita. Consistem em um conjunto formado por reservatrio de leo hidrulico, bomba de suco e um conjunto de vlvulas interligadas de maneira a desviar e selecionar o fluxo de leo para uma ou outra cmara de um cilindro. Dessa forma, o cilindro que agir sobre a vlvula desenvolve o curso necessrio. Assim como no caso anterior, os atuadores hidrulicos so robustos, pesados e desenvolvem alto torque. Porm, so limitados distncia de atuao e por manipularem presses mais elevadas de leo, sendo mais susceptveis a vazamentos. Seu campo de atuao est restrito a locais onde, por qualquer motivo, no disponvel outra fonte de energia.

4. A caracterstica de vazo a relao existente entre a frao do curso do obturador da vlvula e a correspondente vazo que escoa atravs da mesma. 5. a relao existente entre a frao do curso do obturador da vlvula e a correspondente vazo que escoa atravs da mesma. Por outro lado, como a vazo que escoa atravs de uma vlvula varia com a presso diferencial atravs dela, portanto tal variao da presso diferencial afeta a caracterstica de vazo. Assim sendo, definem-se dois tipos de caracterstica de vazo: -Caracterstica Inerente e -Caracterstica Instalada.

Caracterstica de Vazo Inerente: definida como sendo a relao existente entre a vazo que escoa atravs da vlvula e a variao percentual do curso, quando se mantm constante a presso diferencial atravs da vlvula. Em outras palavras, poderamos dizer que se trata da relao entre a vazo atravs da vlvula e o correspondente sinal do controlador, sob presso diferencial constante, atravs da vlvula.

Caracterstica de Vazo Instalada: definida como sendo a real caracterstica de vazo, sob condies reais de operao, onde a presso diferencial no mantida constante. As caractersticas de vazo fornecidas pelos fabricantes das vlvulas de controle so inerentes, j que no possuem condies de simular toda e qualquer aplicao da vlvula de controle. A caracterstica de vazo inerente a terica, enquanto que, a instalada a prtica. Concluso: A caracterstica de vazo proporcionada pelo formato do obturador (caso das vlvulas globo convencionais), ou pelo formato da janela da gaiola (caso das vlvulas tipo gaiola) ou ainda pela posio do elemento vedante em relao sede (caso das vlvulas borboleta e esfera). Existem basicamente quatro tipos de caractersticas de vazo inerente: Linear; Igual porcentagem (50:1); Parablica modificada e Abertura rpida.

6.

R:http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20INSTRUMENTACAO% 20VALVULAS.pdf -> Ctrl + F = linear ; Ctrl + F = rotativo.

7. O ensaio de estanqueidade uma tcnica de inspeo no

destrutiva que permite no s localizar o vazamento de um fludo, seja ele lquido ou gasoso, como tambm medir a quantidade de material vazando, tanto em sistemas que operam com presso positiva ou que trabalham com vcuo.

Os vazamentos ocorrem nas descontinuidades presentes em juntas soldadas, brasadas, coladas, rosqueadas, encaixadas ou seladas por presso, bem como em flanges, tampas, vlvulas, selos de vedao, conexes, etc.
8. Cavitao:

Formao de cavidades com vapor do prprio liquido, provocada pelo efeito do aumento velocidade de escoamento do fluido ao passar por um orifcio de passagem reduzido. Com o aumento da velocidade a presso diminui, como comprova o teorema de Bernoulli. Em determinadas situaes, esta presso fica a baixo da presso de vapor do fluido para a temperatura de trabalho, provocando a cavitao. Logo apos passar pela regio de vena contracta (menor presso) a presso tende a recuperar, quando estas cavidades so implodidas. Flashing: Quando a presso a jusante no recupera a um ponto acima da formao de vapor, o fluido permanece no estado gasoso, dando origem ao fenmeno flashing. A corroso provocada pelo flashing tem uma outra aparncia, obturador fica totalmente polido com rasgo ou sulco provocado por eroso aerodinmica. Apesar de os danos provocados por flashing ser relativamente menores do que o pela cavitao este tambm e muito mais difcil de ser evitado. 9. So aquelas nas quais a contrapresso tem muito pouca influncia na presso de abertura. Estas vlvulas so de dois tipos: do tipo com pisto e do tipo com fole. No tipo com pisto, embora existam algumas variaes de fabricante para fabricante, a guia aberta de tal forma que a contrapresso em faces opostas no disco da vlvula se cancelam, e a face do topo do pisto, que tem a mesma rea que o bocal, est sujeita presso atmosfrica por ser o castelo aberto para a atmosfera.

http://www.dca.ufrn.br/~acari/Sistemas%20de%20Medida/SLIDES%20INSTRUMENTACAO%20 VALVULAS.pdf Ctrl + F = Balanceadas.

O castelo a parte da vlvula de controle que serve de conexo entre o atuador e o corpo. O castelo portanto um subconjunto do corpo na maioria das vlvulas de controle, embora existem tipos de vlvulas como as rotativas (borboleta, esfera e excntrica) e a bipartida, nas quais o castelo parte integral ao corpo, no constituindo-se portanto, de parte independente. O castelo tem por finalidade proporcionar a estanqueidade necessria ao redor da haste e permitir o seu deslocamento com um mnimo de atrito para evitar a histerese. Nele se encontra a caixa de gaxetas e o lubrificador externo.
10. Castelo Normal: o castelo padro utilizado para as aplicaes comuns nas quais a temperatura inferiores a 200C. Esta limitao devido ao material da gaxeta, j que sua localizao est bem prxima do flange superior do corpo e portanto bem prxima ao fluido. Castelo Alongado: usado para temperaturas inferiores a -5oC e deve ser suficiente longo para que a temperatura das gaxetas no atinja valores abaixo de -25oC, a fim de evitar o congelamento das mesmas.

Castelo Aletado: usado quando a temperatura do fluido for superior a 200oC. A funo das aletas permitir a dissipao do calor (radiador), mantendo a temperatura baixa, a fim de proteger as gaxetas. Se a vlvula estiver operando com vapores condensveis, as aletasno devem reduzir a temperatura abaixo do ponto de saturao do lquido, pois, se isto ocorrer, haver condensao do vapor e o lquido fluir para a tubulao, sendo substitudo por uma outra poro de vapor de temperatura mais elevada. Castelo Fole: usado como selo (para garantir vedao total) em fluidos corrosivos, txicos, radioativos, ou caros. O fole confeccionado com uma liga resistente corroso e soldado haste da vlvula, fazendo uma selagem metlica para o lquido de processo. Com esta configurao, exige-se mais fora do atuador.

11. A caixa de gaxetas faz parte do castelo, e sua finalidade proporcionar a estanqueidade do fluido, alm de servir como guia da haste. Deve comportar uma altura de gaxeta equivalente a 6 (seis) vezes o dimetro da haste. A gaxeta o elemento de vedao da haste da vlvula, a fim de evitar que o produto que circula dentro da vlvula, venha a ter contato com o meio externo, devido ao movimento da haste. O emprego de uma gaxeta adequada muito importante em uma vlvula de controle, especialmente quando se trata de fluidos corrosivos. O uso de gaxetas inadequadas poder provocar vazamentos, ou danificar a haste da vlvula, cujo dimetro rigorosamente dimensionado e sua superfcie retificada e polida. 12. Significa que a vlvula pode inverter o sentido da passagem do fluxo em seu interior. Borboleta e esfera. (Globo: sede simples e sede dupla) 13. olha o que eu achei: Toda vlvula de controle tem uma posio de falha e no tem como ser diferente.
Portanto, numa falha no suprimento de ar de instrumento duas coisas so certas: a vlvula vai fechar ou abrir, e operador vai perder o total comando sobre a vlvula. Agora o que fazer se, para garantir a segurana do processo, a vlvula tiver que manter a sua abertura (posio) ou se operador tiver que permanecer com o controle da vlvula para poder parar o processo em segurana? Neste caso, a vlvula em questo deve ser equipada com um pulmo independente de ar com capacidade suficiente para que o operador realize todos os procedimentos de parada necessrios. Isto pode soar estranho num primeiro momento, mas garanto que algo extremamente comum! Outra considerao que envolve posio de falha so os intertravamentos envolvendo vlvulas de controle. Por qu? Em um intertravamento existe o que chamamos de EVENTO INICIADOR que pode ser uma presso alta, um nvel baixo e etc... e existe tambm uma AO que normalmente abrir ou fechar uma vlvula, desligar ou ligar um motor e etc. Portanto, no caso das vlvulas de controle a AO desejada no intertravamento deve coincidir com a POSIO DE FALHA da vlvula de controle, pois a ao do intertravamento ser justamente bloquear a alimentao de ar para a vlvula e despressurizar o seu atuador. Mas, isso possvel? possvel sim, pois em vlvulas que envolvem intertravamento, elas so especificadas com uma vlvula solenide entre o conversor I/P (ou posicionador) e o atuador. Quando o evento iniciador ativado, o PLC manda um sinal eltrico fechando a vlvula solenide e consequentemente cortando a alimentao de ar para a vlvula, que imediatamente assume a sua posio de falha. Quando o posicionador equipado com vlvula de solenide, o rel pode ignorar o posicionador e abrir ou fechar a vlvula (posies de segurana por falha). Se um sinal correspondente ao sinal binrio "0" (off) aplicado entrada, o sinal de presso (pst) cortado e o actuador purgado. As molas do actuador empurram a vlvula de controlo para a posio de segurana. Se um sinal correspondente ao sinal binrio "1" (on) aplicado entrada, o sinal de presso (pst) fornecido ao actuador, e a vlvula de controlo est em operao normal. hoje faz mais sentido pra mim, porque ontem estava com sono e n entendi mas faz sentido, no?

Estas condies de falha ou segurana est relacionada ao sinal (pneumtico, eltrico ou hidrulico) que aciona a vlvula.
Existem outros tipos de posio de falha ou posio de segurana de uma vlvula de controle, tais como: Posio indefinida. Posio de falha pr-definida. Necessita de acessrios especficos/especiais. Todas as condies de falha ou segurana de uma vlvula discutidas at aqui, podem ser aplicadas a outros tipos de atuadores. Para isto, deve-se avaliar caso a caso. http://eureqa.forumeiros.com/t5-valvulas-de-controle-va-alem-do-cv-posicao-de-falha
14. O posicionador um dispositivo que retransmite a presso de carga ao atuador,

permitindo posicionar a haste da vlvula no valor exato determinado pelo sinal de controle. Ele compara o sinal que recebe do controlador com a posio da haste da vlvula atravs do seu brao de realimentao. Se a haste no est corretamente posicionada, ento ele manda para o atuador mais ar (ou retira mais ar) at que acuse a correta posio da haste.

15. o dispositivo que trabalha em conjunto com o atuador da vlvula de controle para posicionar
corretamente o obturador em relao a sede da vlvula. O posicionador compara o sinal emitido pelo controlador com a posio da haste da vlvula e envia ao atuador da vlvula a presso de ar necessria para colocar o obturador na posio correta. POSICIONADOR INTELIGENTE O posicionador inteligente um equipamento de ltima gerao microprocessado e totalmente programvel. Uma das diferenas entre os posicionadores inteligentes e os outros a eliminao do link mecnico, sendo que a realimentao, ou seja, a posio da haste da vlvula de controle feita atravs do efeito Hall (campo magntico). Existem basicamente trs formas de programar o instrumento: localmente no seu visor, atravs de um Hand Held ( programador ) ou atravs de um software de programao. O posicionador inteligente permite atravs de sua programao obtermos as seguintes informaes:

Leitura da posio da vlvula, sinal de entrada e presso no atuador, Comandos de posio da vlvula, configurao e auto calibrao, Auto ajustes, Tempo de fechamento e abertura, No. de ciclos, Grficos de presso x posio, Histrico da configurao, Caracterizao de fluxo atravs do programa de came: linear, abertura rpida etc, Limites de posio e Diagnsticos. 11.3.1- Vantagens do posicionador inteligente A seguir citamos algumas vantagens dos posicionadores inteligentes: Eleva a confiana nas manutenes preventivas O melhor posicionamento e controle dinmico da vlvula aumentam o rendimento do processo. Reduz as variaes no processo Calibrao, configurao e gerenciamento do posicionador dentro da sala de controle Posicionamento e resposta da vlvula melhorados

Vous aimerez peut-être aussi