Vous êtes sur la page 1sur 12

Teoria da Firma: a Produo e a Firma 1. A produo 1.1.

A funo de produo No processo de produo, o empresrio deve decidir de que forma alocar os recursos. Todavia, enfrenta algumas restries, sejam financeiras, econmicas etc. H ainda uma restrio tcnica, a chamada funo de produo. A funo de produo expressa a relao entre quantidade obtida de um produto a partir da quantidade utilizada dos fatores de produo. Considera-se que, ao decidir por determinada funo de produo, o produtor objetiva a maximizao de sua produo. Nesse momento, importante observar o conceito de processo de produo. As diferenas entre esses dois conceitos sutil, porm necessrio distingui-la: Processo de produo: a forma pela qual ocorrer a produo. Indica a quantidade necessria de cada insumo para produzir determinada quantidade de certo produto. Pode ser simples (resultando em apenas um produto) ou mltiplo (resultando em vrios produtos); Funo de produo: indica a quantidade mxima que pode ser obtida por um produto dada uma determinada combinao de insumos. Dessa forma, admite-se que a funo de produo determinada a partir da escolha de um processo de produo que maximiza a funo. Normalmente, uma funo de produo representada genericamente da seguinte forma: = (1 , 2 ) Em que 1 , 2 > 0, ou seja, a funo de produo somente definida se houver nveis positivos dos fatores de produo. A tecnologia (inovao tecnolgica) pode ser determinante na composio de uma funo de produo. A Teoria Econmica permite a anlise de relao entre produto e seus fatores de produo por duas maneiras: i) curto prazo: alguns fatores de produo so fixos e outros so variveis ou; ii) longo prazo: todos os fatores de produo so variveis. 1.1.1. A hiptese de existncia de fatores fixos e variveis na funo de produo: Anlise de curto prazo Para facilitar, considera-se uma funo utilidade simplificada, com dois fatores de produo. De modo que a variao da quantidade produzida depender da variao do fator varivel e a contribuio constante do fator fixo. 0 = (1 , 2 ) A partir dessa estrutura de produo (processo), surgem outros conceitos: Produto Total do Valor Varivel: a quantidade de produto que se obtm da utilizao do fator varivel, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores. Assim, o produto depender do fator varivel e modificar-se- medida que se altera o nvel fixado do fator fixo; Produtividade Mdia do Fator Varivel: o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator = 1 Produtividade Marginal do Fator Varivel: o quociente da variao do produto total e a variao da quantidade utilizada do fator varivel.

q x1 1.1.1.1. A Lei dos Rendimentos Decrescentes, Lei das Propores Variveis ou Lei da Produtividade Marginal Decrescente Essa lei descreve o comportamento da taxa de variao, quando possvel variar apenas um dos fatores. Segundo ela, aumentando-se a quantidade de um fator varivel, respeitando a condio ceteris paribus, a produo inicialmente crescer a taxas crescentes; em seguida, a taxa de crescimento ser decrescente at que a produo seja decrescente. O quadro abaixo ilustra a situao: Fator Fator Produto Produtividade Produtividade Fixo Varivel Total Mdia Marginal 10 1 6 6 6 10 2 14 7 8 10 3 24 8 10 10 4 32 8 8 10 5 38 7,6 6 10 6 42 7 4 10 7 44 6,2 2 10 8 44 5,4 0 10 9 42 4,6 -2 =

No nvel em que usado 4 unidades do fator varivel, a produtividade mdia igual a produtividade marginal. A partir deste ponto a produtividade mdia decrescente.

No nvel em que usado 8 unidades de fator varivel, a produtividade marginal nula. Nesse nvel onde produzem em maior quantidade. No nvel em que usado 9 unidades do fator varivel, a produtividade marginal passa a ser decrescente, refletindo no produto total, que comea a diminuir. 1.1.1.2. A hiptese de existncia unicamente de fatores variveis na funo de produo: anlise de longo prazo Analogamente funo de produo com um fator fixo e outro varivel, ser utilizada uma funo de produo simplificada, com apenas dois fatores, sendo ambos variveis. = (1 , 2 ) Uma funo de produo com essas caractersticas pode ser representada por uma curva denominada isoquanta. a) As Isoquantas e os Mapas de Produo Pode ser definida como uma linha na qual todos os pontos representam combinaes dos fatores que indicam a mesma quantidade produzida. Consiste em uma curva de indiferena de produo. Um conjunto de isoquantas denominada mapa de produo. Graficamente, representado da seguinte forma:

b) A Taxa Marginal de Substituio Tcnica entre Fatores A TMST revela qual dever ser o acrscimo da utilizao do fator 1 de modo que compense o decrscimo da utilizao do fator 2 para manter constante a quantidade produzida. Assim sendo, a produo em uma isoquanta permanece constante para qualquer combinao de 1 e 2 . 1 1 , 2 = +2 c) Propriedades das Isoquantas O comportamento do perfil das Isoquantas respeita trs princpios bsicos: Possuem declividade negativa (decrescentes da esquerda para direita) porque a TMST que representa a inclinao de uma Isoquanta entre os fatores sempre negativo, por relacionar um decrscimo de utilizao de um dos fatores com o acrscimo de outro;

So convexas com relao origem dos eixos cartesianos porque a TMST decrescente, uma vez que medida que um fator est sendo substitudo, cada vez menos quantidades desse fator so necessrios para adquirir o outro.

As Isoquantas no se cruzam e nem se tangenciam. d) A noo de Rendimentos de Escala O conceito de Rendimentos de Escala referem-se aos resultados obtidos dentro de uma Escala de Produo. De acordo com a quantidade produzida a uma variao da quantidade utilizada de fatores, possvel identificar trs tipos de rendimentos de escala: Rendimentos crescentes de escala: ocorrem quando a variao na quantidade produzida mais do que proporcional variao da quantidade utilizada dos fatores de produo; Rendimentos constantes de escala: ocorrem quando a variao do produto total proporcional variao da quantidade utilizada dos fatores de produo; Rendimentos decrescentes de escala: ocorrem quando a variao do produto total menos que proporcional que variao da quantidade utilidade dos fatores de produo.

Os grficos acima representam os trs tipos de rendimentos de escala. As diferenas so observadas analisando a distncia entre as Isoquantas.

Quando a distncia entre as Isoquantas permanece constante, temse retornos constantes de escala (1). Quando a distncia entre as curvas aumenta, tem-se retornos decrescentes (2). E, por fim, quando a distncia diminui, tem-se retornos crescentes. 2. A Firma 2.1. A firma maximizadora de lucros e a conduta de otimizao A otimizao ou maximizao de lucros representa o Equilbrio da Firma. Para alcanar esses objetivo, a firma deve resolver um dos dois problemas seguintes: maximizar a produo para um dado custo total ou minimizar o custo total para um dado nvel de produo. 2.1.1. Os custos de produo A cada nvel de otimizao da firma est associada um custo ou despesa total. O Custo Total de Produo define-se como o total das despesas realizadas pela firma com a utilizao da combinao mais econmicas dos fatores, por meio da qual obtida uma determinada quantidade do produto. Classificam em dois tipos: Custos Fixos Totais: correspondente aos fatores fixos, ou seja, as despesas que independem da produo e no se alteram no decorrer do processo mantendo constantes os preos; Custos Variveis Totais: so os custos totais que variam de acordo com a produo, representando os fatores variveis. a) Os custos de curto prazo Admite que a produo realizada atravs da combinao de fatores variados e pelo menos um fator fixo. Consideremos que sejam a mo de obra e o capital os fatores variados e a dimenso da empresa o fixo. Tm-se a funo: 0 = (1 , 2 , 3 ) Admitindo que cada fator tenha o preo , pela definio de Custo Total de Produo no curto prazo ( ), temos: = + = 1 1 + 2 2 + 3 3 O ir depender do nvel de produo estabelecido pela firma, associada aos gastos com os fatores fixos de produo.

A curva formado pela composio do comportamento das outras duas curvas.

Existem ainda outros custos relacionados com o comportamento da produo, derivados dos trs custos j vistos. So os custos mdios e marginais: = = + = + Deve-se analisar, ainda, outro custo importante. O Custo Marginal de curto prazo, definido como sendo determinado pela variao do em resposta a uma variao da quantidade produzida. ( + ) = = = Considerando que o constante no decorrer da produo, o utiliza apenas a variao do .

O situa-se abaixo da curva quando negativa e acima dessa quando positivo. As curvas do e se igualaro quando a primeira atingir o seu ponto mnimo. O mesmo ocorre quando a curva do e . b) Os Custos de Longo Prazo Tomamos uma funo de produo hipottica em que todos os fatores de produo sero variveis. = (1 , 2 , 3 ) O Custo Total de Produo de Longo Prazo, assim como o anterior, dado pela soma dos produtos do preo e quantidade de cada fator

utilizado no processo de produo e que depende inteiramente do nvel de produo estabelecido pela firma: = 1 1 + 2 2 + 3 3 A derivao dos Custos Mdios e Marginais se do de maneira anloga derivao dos custos de curto prazo, com a stil diferena que no caso do no necessrio considerar custos fixos, dada sua inexistncia. = =

necessrio se ater a um detalhe: o comportamento do e do esto ligados dimenso da firma. Para uma dada dimenso, haver sempre um e um que iro otimizar a quantidade produzida. Da mesma forma, sempre haver um de curto e longo prazo que tornaro a produo tima. Posto de outra forma, sempre que os custos totais e mdios, de curto e longo prazo, foram iguais, haver um nvel timo de produo. O grfico abaixo expressa essa relao, de modo que existe um envoltrio de curvas de custo de curto prazo que em determinado ponto so tangenciados pela curva de custo total de longo prazo, expressos nos pontos X, Y e Z, ou seja, pontos timos de produo.

Analogamente esto relacionados os Custos Mdios de curto e longo prazo, formando um grfico que constitui um envoltrio de curvas de Custo Mdio de curto prazo.

O grfico representa tal relao. Observa-se que no Ponto T a Curva de Custo Mdio de Longo Prazo tangencia a curva de Curto Prazo justamente no ponto de mnimo desta (quando o Custo Mdio for igual ao Custo Marginal). Esse ponto revela que essa a melhor dimenso de planta escolhida, ou seja, aquela que igualiza, nos respectivos pontos de mnimos, os Custos Totais Mdios de curto e longo prazo. c) As linhas de igual custo ou Isocusto A isocusto se constitui em uma linha de preos por onde passam diversos pontos de combinaes de fatores que, dado seus preos e as quantidades produzidas, representa uma despesa ou um custo total constante. = 1 1 + 2 2 Uma isocusto pode ser representada por uma Tabela de Igual Preo e atravs de um plano cartesiano: 1 6 6 6 6 6 6 6 2 4 4 4 4 4 4 4 1 20 18 14 10 6,6 3,2 0 2 0 3 9 15 20,1 25,2 30 120 120 120 120 120 120 120

d) A taxa marginal de substituio tcnica da Isocusto No caso de uma Isocusto, a TMST representar o acrscimo necessrio do fator substituto em virtude do decrscimo do fator que ser substitudo, de modo que o custo total da produo permanea constante. 1 1 2 = +
2

e) As curvas de possibilidade de produo ou Curvas de Transformao Uma firma de Mltipla Produo, ou seja, uma firma que produza mais de um produto, que possui um determinado estoque de fatores de produo, depara-se com possibilidades de quais produtos e quanto produzir de cada. Para simplificao, considere uma firma que enfrenta esse tradeoff entre dois produtos apenas. Assim, define-se as Curvas de Possibilidade de Produo como sendo uma curva onde todos os pontos revelam as diferentes quantidades dos dois produtos que podem ser combinadamente produzidos em um dado perodo de tempo, a partir de uma determinada quantidade de fatores. Diz-se que esses produtos so concorrentes entre si.

Os pontos A e B constituem-se os pontos de fronteira de produo, onde s existe a possibilidade de produzir um dos dois produtos. Nos demais pontos, h a possibilidade de produzir ambos. No entanto, o acrscimo da produo de um dos produtos implica o decrscimo da produo do outro produto. Observa-se, ainda, que, a Curva de Possibilidade de Produo configura-se tambm uma Curva de Isocusto.

f) A taxa marginal de substituio na Curva de Possibilidade de Produo No caso de uma Curva de Possibilidade de Produo, chama-se Taxa Marginal de Substituio entre os Produtos. A taxa representa a reduo na produo de um produto para que poder aumentar a produo de outro. Para que o acrscimo seja constante, a reduo da produo do outro produto deve ser cada vez maior. Esse comportamento confere TMS a caracterstica de ser crescente, o que revela outra caracterstica fundamental das Curvas de Possibilidade: so cncavas com relao origem dos eixos cartesianos. 2.1.2. Os rendimentos da firma o resultado da multiplicao da quantidade total do produto oferecido e vendida no mercado pelo seu respectivo preo de venda. = Outros conceitos importantes so o de Receita Mdia e Receita Marginal: = = = A receita mdia constituda pelo prprio preo de venda do produto. = Esses conceitos podem ser representados via Tabela de Receitas e em um grfico disposto em Plano Cartesiano: = = = 0 20 0 0 9 1 18 18 1 7 2 16 32 2 5 3 14 42 3 3 4 12 48 4 1 5 10 50 5 -1 6 8 48 6 -3 7 6 42 7 -5 8 4 32 8 -7 9 2 18 9 -9 10 0 0 10 -9

No grfico, o eixo das abcissas representa a quantidade vendida e o eixo das ordenadas representa as diferentes receitas. (No ponto em que a Receita Marginal intercepta o eixo das coordenadas, a Receita Marginal atinge o seu ponto mximo) a) As curvas de Igual Rendimento ou Isorendimento Representam pontos em que as diferentes quantidades dos produtos que vendidos geram para a firma a mesma Receita Total.

O ponto 0A representa a produo somente de trilhos, assim como 0B a produo de chapas. Quaisquer dos pontos obter a mesma receita, representa pela linha AB. Dessa forma, o ponto G representa uma produo combinada de ambos os produtos e a obteno da mesma receita. A curva EF mantm o mesmo comportamento. No entanto, ela proporciona uma renda maior. b) A taxa marginal de substituio entre produtos nas Isorendimentos O conceito o mesmo apresentado nas demais curvas: o acrscimo necessrio da produo de um bem para compensar a reduo de outro, mantendo, assim, o rendimento inalterado. 2.1.3. As condies de otimizao dos resultados: o equilbrio da firma O equilbrio da firma compreende o ponto em que a firma obtm o mximo de produto com um determinado de custo de produo. a) O equilbrio da firma na hiptese de produo simples De acordo com a conduta de otimizao, a firma estar na sua posio de equilbrio quando maximizar a quantidade produzida em relao a um determinado custo de produo. Essa situao identificada graficamente pela sobreposio das curvas Isoquanta e Isocusto. O equilbrio ser alcanado com uma dada Isocusto for capaz de alcanar a mais alta Isoquanta componente do mapa de produo da firma.

No caso do grfico apresentado acima, o ponto E maximiza a produtividade da firma, obtendo uma produo de 40 unidades com o mesmo custo identificado pela reta Isocusto AB. b) O equilbrio da firma no caso de produo mltipla No caso de uma firma de mltipla produo, para se obter o ponto de equilbrio da firma, necessrio observar a Curva de Possibilidade de Produo que, como j visto, representa uma Isocusto, e a curva de Isorrendimento, que mostra como os bens podem ser combinadamente vendidos gerando a mesma receita.

O equilbrio da firma identificado por um ponto de tangncia entre a Curva de Possibilidade de Produo e a Isorendimento mais afastada possvel da origem dos eixos cartesianos.

Vous aimerez peut-être aussi