Vous êtes sur la page 1sur 23

SIMULADO

FGV 01 - O art. 32 da Lei 9.394/96 estabelece que o Ensino Fundamental ter por objetivo a formao
bsica do cidado, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio bsico o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social.

Tendo presentes essas formulaes, possvel depreender a importncia de a escola desenvolver, nessa etapa da Educao Bsica, prticas educativas que:

I. valorizem a contextualizao das atividades; II. favoream a educao em valores; III. estimulem as descobertas e pesquisas; IV. sejam centradas no mercado de trabalho; V. incentivem o dilogo intercultural. Esto corretas as seguintes afirmativas: (A) I, II e IV, somente. (B) II, III e IV, somente. (C) III, IV e V, somente. (D) I, III e IV, somente. (E) I, II, III e V, somente.

FGV 02 - artigo 12 da Lei 9394/96 (LDBEN) estabelece a autonomia da escola em elaborar e executar a
sua proposta pedaggica. Nesse sentido, o Projeto Poltico-Pedaggico (PPP) traz para a escola a possibilidade de autocrtica e reorganizao do trabalho em funo de diminuir os efeitos da diviso do trabalho, da fragmentao e do controle burocrtico. Nessa perspectiva, o PPP caracteriza-se essencialmente como:

I. um documento que expressa os princpios que orientaro a prtica, baseados na participao de todos os professores, que so os principais responsveis pela sua elaborao; II. um plano global da instituio, elaborado a partir de um processo de planejamento participativo; III. um instrumento, elaborado pelos sistemas de educao, norteador dos currculos e da prtica pedaggica nas escolas pblicas; IV. um documento que articula a participao de todos os envolvidos com a realidade da escola: pais, professores, alunos, funcionrios, representantes da comunidade; V. um plano didtico-pedaggico que estabelece, de maneira pormenorizada, as propostas das experincias de aprendizagem que se daro na sala de aula; VI. uma estratgia de gesto democrtica.

Esto corretas as seguintes afirmativas: (A) I, II e VI, somente. (B) II, III e V, somente. (C) I, II e V, somente. (D) II, IV e VI, somente. (E) I, III e IV, somente.

FGV 03 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n. 9.494/96 - define as


responsabilidades educacionais da Unio, Estados e Municpios na organizao de seus sistemas de ensino. A esse respeito, relacione as esferas da federao s respectivas competncias e responsabilidades: 1. Unio 2. Estados 3. Municpios ( ) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituies de educao superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. ( ) Baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps graduao. ( ) Oferecer a educao infantil em creches e prescolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. Assinale a alternativa que apresenta a relao correta, de cima para baixo. (A) 1, 2 e 3.

(B) 2, 1 e 3. (C) 1, 3 e 2. (D) 3, 1 e 2. (E) 2, 3 e 1

VUNESP 04 - Os Exames Supletivos previstos no art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n. 9.394/96) so permitidos para a concluso (A) do ensino fundamental e do ensino mdio para maiores de 18 anos. (B) apenas do ensino mdio para maiores de 17 anos. (C) do ensino fundamental para maiores de 14 anos e do ensino mdio a partir dos 17 anos. (D) do ensino fundamental para maiores de 15 anos e do ensino mdio para maiores de 18 anos. (E) apenas do ensino fundamental para maiores de 15 anos.

FGV 05 - Recentemente, a Lei n. 9.394/96 (LDBEN), passou a vigorar com alteraes introduzidas pela
Lei n. 12.796/13. Entre elas: Art. 4 O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) prescola; b) ensino fundamental; c) ensino mdio; (Fonte: http://www.planalto.gov.br) As alternativas a seguir representam uma das implicaes da ampliao na escolaridade obrigatria, exceo de uma. Assinalea. (A) Os pais ficam responsveis por colocar as crianas na educao infantil a partir dos 4 anos e por sua permanncia at os 17. (B) Os municpios e os Estados tm at o ano de 2016 para garantir a incluso dessas crianas na escola pblica. (C) Os pais podem ser multados se no respeitarem a nova legislao.

(D) Os gestores pblicos tero de cumprir essa lei, sob pena de se considerar crime de responsabilidade, no caso de negligncia com sua implementao. (E) A avaliao da educao infantil ser organizada em testes em larga escala abrangendo as etapas previstas do desenvolvimento cognitivo infantil.

VUNESP 06. Quanto manuteno e ao financiamento da educao, definidos nos artigos 69, 70 e 71 da LDB (Lei n.o 9.394/96), analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituies ou Leis Orgnicas da receita resultante de impostos, compreendidos as transferncias constitucionais, na manuteno e desenvolvimento do ensino pblico. ( ) No sero consideradas como despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino as despesas com remunerao do pessoal administrativo, aquisio de merenda, materiais de escritrio para escolas e materiais de limpeza. ( ) No constituem despesas de manuteno e desenvolvimento de ensino aquelas realizadas com pesquisa, quando no vinculada s instituies de ensino, ou, os programas suplementares de alimentao, assistncia mdico-odontolgica, psicolgica e outras formas de assistncia social. ( ) So despesas consideradas como manuteno e desenvolvimento de ensino as despesas com aquisio, manuteno e construo de escolas, levantamentos estatsticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e expanso do ensino. Assinale a alternativa que apresenta a classificao correta, de cima para baixo. (A) F; V; F; V. (B) V; F; V; V. (C) V; F; V; F. (D) F; F; V; V. (E) V; V; F; F.

NET 07. Segundo o do Estatuto da Criana e do Adolescente Lei 8069/90, no seu artigo 15, a criana e o adolescente tm direito liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis.Nos termos da lei, o direito liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

A.Participar da vida familiar e comunitria desde que em ambiente livre da presena de pessoas
dependentes de substncias entorpecentes.

B. Participar nos estabelecimentos pblicos de ensino, da definio de critrios avaliativos


praticados pela escola e recorrer ao Conselho de Escola e rgos superiores quando se sentir prejudicado.

C. Ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios, ressalvadas as restries legais;
opinar e expressar-se buscar refugio, auxlio e orientao.

D.Ter uma crena e participar de culto religioso, acompanhada de pais ou responsveis, quando
menor de doze anos e participar da vida poltica, a partir dos dezoito anos.

E. Ter acesso aos bens culturais, cabendo a censura a seus responsveis, conforme legislao
complementar, a ser matriculado na rede regular de ensino.

VUNESP 08 - A instituio do regime de progresso continuada no ensino fundamental da rede pblica estadual, nos termos da Indicao CEE n. 08/97, foi acompanhada por relatrio que destacou com propriedade o relevante papel da avaliao na verificao do rendimento escolar e da necessria reviso de seu conceito. Um novo olhar para a avaliao, em especial a da sala de aula, revela uma concepo de avaliao contnua e cumulativa considerada como eixo de sustentao para a

(A) Construo da sociedade do sculo XXI. (B) Qualidade dos servios educativos. (C) Eficcia da progresso continuada. (D) Clareza de metas da equipe escolar. (E) Transparncia dos resultados alcanados.

VUNESP 09 (COM ALTERAO) Em situaes de organizao curricular baseada em ciclos e em progresso continuada, mesmo sem o poder de reprovao por provas e testes, o propsito classificatrio e excludente da avaliao ainda pode persistir.

Assinale a alternativa em que essa situao pode ocorrer.

(A) Uma atitude mais interativa e dialgica do professor cuja inteno seja conhecer os processos de pensamento de seus alunos. (B) A utilizao de provas e testes, sendo atribudos conceitos no lugar de notas, para fins quantitativos do processo. (C) O uso de tcnicas informais de avaliao cujos critrios estejam definidos pelo professor e conhecidos pelos alunos. (D) A realizao de prticas avaliativo-didticas que faam com que os professores estimulem a interao dos estudantes com o objeto de estudo. (E) A realizao de atividades de recuperao que considerem os processos de elaborao dos estudantes acerca dos contedos que vm sendo trabalhados

VUNESP 10. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 04/2010, artigo 18, as etapas e as modalidades do processo de escolarizao estruturam-se de modo orgnico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao longo do percurso do estudante. Conforme esse documento, literalmente, a dimenso orgnica (A) atendida quando so observadas as especificidades e as diferenas de cada sistema educativo, sem perder o que lhes comum: as semelhanas e as identidades que lhe so inerentes. (B) corresponde capacidade de autogesto que cada unidade escolar desenvolve ao se defrontar com obstculos de naturezas diversas, tais como racismo, discriminao ou injustias. (C) diz respeito a uma concepo de educao em que a escola vista como um organismo vivo que, ao longo dos anos, vem se desenvolvendo e encontra-se no auge de sua maturao. (D) compreende os processos educativos que acompanham as exigncias de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contnuo e progressivo. (E) refere-se a uma forma de hierarquia em que os rgos centrais, como secretarias de educao, estabelecem diretrizes que nortearo o trabalho articulado entre diretorias de ensino e escolas.

VUNESP 11. Leia os itens. I. Avaliao da aprendizagem. II. Avaliao institucional interna e externa. III. Avaliao de desempenho docente. IV. Avaliao de redes de Educao Bsica.

So dimenses que compem a avaliao no ambiente educacional define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica, (A) I e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

VUNESP 12 - Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais, no que devem permear as reas, objetivos, contedos e orientaes didticas do 3. e 4. ciclos do Ensino Fundamental, so (A) tica, Sade, Meio ambiente, Pluralidade cultural, Orientao sexual e Trabalho e Consumo. (B) Filosofia, Metodologia, Iniciao cientfica, Preparao para o trabalho, Artes e ofcios. (C) Portugus, Matemtica, Cincias, Histria, Geografia, Educao Fsica e Artes. (D) Educao ambiental, Artes cnicas, Empreendedorismo, Novas Tecnologias da Comunicao e Informao, (E) Formao profissional, Esporte, Lazer, Incluso digital, Educao para a diversidade.

AGANP 13 - Nos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, optou-se pela seleo de Temas Transversais relacionados s urgncias apresentadas pela sociedade brasileira. Considere as proposies abaixo: I. A vinculao entre as matrias transversais e os contedos curriculares d sentido a estes ltimos, fazendo-os aparecer como investimentos culturais valiosos para a aproximao entre a cincia e o cotidiano. II. Os Temas Transversais so abrangentes, mas podem sofrer adaptaes, de acordo com as necessidades de cada regio e at mesmo de cada escola. III. Os Temas Transversais pressupem um trabalho pedaggico espontneo, para favorecer a integrao entre as diferentes reas do currculo. IV. A perspectiva transversal indica uma possibilidade de transformao da prtica pedaggica, ao propor um rompimento da atuao do professor isolado em sua rea. Assinale a alternativa CORRETA: A) As proposies I, II e III so verdadeiras. B) As proposies I, II e IV so verdadeiras. C) As proposies I, III e IV so verdadeiras. D) As proposies II, III e IV so verdadeiras.

VUNESP 14. Segundo a Constituio Federal, artigo 208, ... o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de:

I - Educao bsica obrigatria e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, assegurada para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria. II - Progressiva universalizao do Ensino Mdio gratuito. III - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino. IV - Educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade. V - Atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material escolar, transporte, alimentao e assistncia sade.

Marque, segundo a Constituio:

A) se apenas os itens II, III e IV forem verdadeiros. B) se todos os itens forem verdadeiros. C) se apenas os itens I, III, IV e V forem verdadeiros. D) se apenas os itens I, II, III e IV forem verdadeiros.

VUNESP 15. Conforme o artigo 5. da Constituio Federal, o direito de resposta proporcional ao agravo (A) exclui a indenizao por dano moral, material ou imagem. (B) no acarreta indenizao por dano moral. (C) no exclui a indenizao por dano moral, material ou imagem. (D) no acarreta a indenizao por dano material. (E) pode ser exercido independentemente do pagamento de taxas.

VUNESP 16. Conforme o disposto no artigo 5. da Constituio Federal assinale a alternativa correta. (A) assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva. (B) livre a manifestao do pensamento, sendo opcional o anonimato. (C) plena a liberdade de associao para fins lcitos e de carter paramilitar. (D) A prtica de racismo constitui crime afianvel e prescritvel, sujeito pena de deteno, nos termos da lei.

(E) Poder ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio.

VUNESP 17. Leia o texto a seguir. Art. 205 A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (Constituio Federal disponvel em: http://www.planalto.gov.br). Nas relaes entre o Estado e famlia, compete ao primeiro regular a liberdade de ensino, ditando diretrizes e bases da educao de modo a garantir o bem comum; famlia cabe a liberdade de (A) determinar os princpios educacionais das instituies escolares. (B) oferecer aos filhos instruo escolar exclusivamente no ambiente domstico. (C) substituir a educao escolar dos filhos por formas de educao alternativa em comunidades isoladas. (D) escolher para seus filhos a instituio educacional que melhor lhes convier de acordo com suas condies financeiras e sociais. (E) decidir se desejam ou no que seus filhos acessem a escola formal.

VUNESP 18. Nos termos do que estabelece a Resoluo CNE/CP n. 01/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa correta. (A) O ensino sistemtico de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educao Fsica, Histria Geral e Geografia do Brasil. (B) As coordenaes pedaggicas promovero o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares. (C) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino no podero estabelecer canais de comunicao com grupos do Movimento Negro ou grupos culturais negros. (D) Os sistemas de ensino determinaro aos Conselhos Tutelares que tomem providncias no sentido de garantir o direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade. (E) Os casos que caracterizem racismo sero tratados como crimes prescritveis e afianveis, conforme prev o artigo 5., inciso XLII, da Constituio Federal de 1988.

UDESC 19. Se concordarmos com Tomaz Tadeu da Silva (apud GOODSON, 1995) que o processo de fabricao do currculo no um processo lgico, mas um processo social, no qual convivem lado a lado com fatores lgicos, epistemolgicos, intelectuais, determinantes sociais menos nobres e menos formais, pode-se concluir que este processo se d em um espao:

(A) conflituoso e ativo, onde se travam lutas decisivas por hegemonia e pelo domnio do processo de significao. (B) harmonioso com produo de identidades e subjetividades. (C) contestado, onde so selecionados e formatados os conhecimentos verdadeiros de uma sociedade considerados necessrios s novas geraes. (D) transcendente e atemporal, voltado para preocupaes relacionadas ao como selecionar objetivos, contedo e prticas escolares. (E) harmonioso, de seleo de conhecimentos e valores.

VUNESP 20. De acordo com Sacristn (1998), a importncia da anlise do currculo, tanto de seus contedos como de suas formas, bsica para entender a misso da instituio escolar em seus diferentes nveis e modalidades. Para o autor, as funes que o currculo cumpre como expresso do projeto de cultura e de socializao so realizadas por meio de: I. contedos culturais; II. contedos intelectuais; III. contedos formativos; IV. cdigos pedaggicos; V. aes prticas. Corresponde anlise do autor o contido em (A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e V, apenas. (D) II, III e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

VUNESP 21. Com relao s normas para os currculos da educao no Brasil, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 26, correto afirmar que (A) o ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, constituir componente curricular facultativo nos diversos nveis da educao bsica. (B) o ensino da Histria do Brasil levar em conta as contribuies das diferentes culturas e etnias para a formao do povo brasileiro, especialmente das matrizes indgena, africana e asitica.

(C) a msica dever ser contedo obrigatrio e exclusivo do componente curricular que trata do ensino da arte, a fim de promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (D) os currculos do ensino fundamental e mdio devem incluir os princpios da proteo e defesa civil e a educao ambiental de forma integrada aos contedos obrigatrios. (E) a educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular facultativo da educao bsica, sendo sua prtica obrigatria ao aluno.

VUNESP 22. Conforme Luckesi, a avaliao poderia ser compreendida como uma crtica do percurso de uma ao, seja ela curta, seja prolongada. Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliao subsidia essa construo, porque fundamenta novas decises. Como crtica de percurso de ao, a avaliao ser uma forma pela qual podemos tomar, genericamente fa lando, dois tipos de deciso. As decises possveis sobre o planejamento, a partir do processo de avaliao, a que o autor se refere so: (A) a inovao curricular e o estabelecimento do cronograma das aes e delegao das tarefas. (B) a implementao de diretrizes para a instituio e adequao do projeto comunidade. (C) o estabelecimento dos contedos curriculares e as metodologias de ensino e avaliao da aprendizagem. (D) reformulaes que se fizerem necessrias e a busca de solues alternativas para a realizao das aes propostas. (E) a realizao do diagnstico da realidade escolar e a implantao dos colegiados como rgos participantes.

VUNESP 23. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio, um currculo referido a competncias supe que se aceite o desafio de (A) desenvolver a interdisciplinaridade de forma a contextualizar o conhecimento adquirido pelos alunos. (B) promover os conhecimentos prprios de cada disciplina articuladamente s competncias e habilidades do aluno. (C) articular as disciplinas e as atividades escolares desenvolvendo as competncias e habilidades dos alunos. (D) tomar o conhecimento de cada disciplina para privilegiar uma delas como fundamental para o desenvolvimento das competncias e habilidades. (E) suprir os alunos de saberes e fazeres culturais por meio de desenvolvimento de competncias e habilidades.

VUNESP 24. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio, a Lei de Diretrizes e Base da Educao, Lei n. 9.394/96, deslocou o foco do ensino para a aprendizagem, o que justifica sua filosofia centrada no(a)

(A) direito de aprender. (B) liberdade de ensino. (C) construo do conhecimento. (D) reflexo para o ensinar. (E) valorizao do ensinar.

VUNESP 25. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio aborda a importncia dos contedos do ensino no mundo contemporneo, ainda que a escola no seja mais a nica detentora da informao e do conhecimento. A escola atual exige maior qualidade de aprendizagem, sendo indispensvel (A) memorizar os contedos das diferentes disciplinas para aplic-los na vida real. (B) aprender os contedos de forma sistemtica para poder articular a teoria com a prtica. (C) continuar aprendendo, enquanto a mais vital das competncias que a educao deste sculo precisa desenvolver. (D) desenvolver competncias para conseguir articular teoria com a prtica e poder aplic-las no cotidiano. (E) construir formas sistemticas de aprendizagem nas reas do conhecimento, para aplic-las durante a vida.

VUNESP 26. De acordo com a Resoluo CNE/CEB n. 04/2010, artigo 18, as etapas e as modalidades do processo de escolarizao estruturam-se de modo orgnico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao longo do percurso do estudante. Conforme esse documento, literalmente, a dimenso orgnica (A) atendida quando so observadas as especificidades e as diferenas de cada sistema educativo, sem perder o que lhes comum: as semelhanas e as identidades que lhe so inerentes. (B) corresponde capacidade de autogesto que cada unidade escolar desenvolve ao se defrontar com obstculos de naturezas diversas, tais como racismo, discriminao ou injustias. (C) diz respeito a uma concepo de educao em que a escola vista como um organismo vivo que, ao longo dos anos, vem se desenvolvendo e encontra-se no auge de sua maturao. (D) compreende os processos educativos que acompanham as exigncias de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contnuo e progressivo. (E) refere-se a uma forma de hierarquia em que os rgos centrais, como secretarias de educao, estabelecem diretrizes que nortearo o trabalho articulado entre diretorias de ensino e escolas.

FCC 27. No existe uma educao neutra. No ensino, qualquer atuao veicula alguns ideais de
pessoa e de sociedade. Para Antoni Zabala, imprescindvel (A) a explicitao dos modelos que esto sendo promovidos atravs das diferentes prticas educativas, a reflexo sobre os valores que transmitem e sua reviso a partir da tomada de posio sobre os modelos de sociedade e de pessoa que se pretende alcanar. (B) o professor esclarecer junto equipe pedaggica, durante a elaborao do projeto poltico-pedaggico da escola, qual concepo de educao, viso de homem e viso de mundo ir adotar em sala de aula, no desenvolvimento de sua prtica educativa. (C) a definio da linha de atuao dos educadores no projeto poltico-pedaggico da escola que deve ser elaborada pelo seu coletivo e estar em consonncia com as diretrizes polticas da Secretaria de Educao e de acordo com a legislao em vigor. (D) a realizao de um trabalho padronizado para que se alcance um ensino de qualidade para todas as classes de uma escola; para tanto necessrio que a coordenao pedaggica defina coletivamente as regras de atuao para todos os professores. (E) o trabalho pedaggico ser planejado pela equipe tcnica da escola, de forma a prever qual deve ser a atuao dos professores e demais profissionais da unidade escolar para que se mantenha a uniformidade necessria para um ensino democrtico.

VUNESP 28. Zabala (1998) afirma que aprender significa elaborar uma representao pessoal do contedo objeto da aprendizagem, faz-lo seu, interioriz-lo, integr-lo nos prprios esquemas de conhecimento. Para o autor, essa representao pessoal ocorre (A) no momento em que o professor comea sua aula e apresenta temas at ento totalmente desconhecidos dos alunos. (B) apenas quando o aluno colabora com o professor, apoiando os colegas com dificuldades durante a execuo das tarefas, acompanhando e corrigindo, se necessrio. (C) quando o aluno confronta os contedos aprendidos na escola com o conhecimento a que teve acesso no seu meio social. (D) quando o aluno capaz de comparar os resultados obtidos no desenvolvimento de suas atividades com os alcanados pelo restante da classe. (E) quando o aluno planeja as atividades, regula as atuaes a partir dos resultados obtidos durante sua realizao, revisa e avalia a efetividade das aes desenvolvidas.

VUNESP 29. Para Gatti (2009), vrios fatores interagem na comparao dos desafios formao de professores: de um lado a expanso da oferta da educao bsica e os esforos da incluso social; de outro, as exigncias colocadas pelas transformaes sociais. Para a autora, o magistrio deve ser considerado (A) ocupao secundria.

(B) setor nevrlgico na sociedade contempornea. (C) organizao profissional. (D) grupo de especializao profissional. (E) profisso complementar

VUNESP 30. A formao dos professores no pode ser pensada a partir das cincias e seus diversos campos disciplinares, mas sim a partir da funo social prpria da escolarizao. (Gatti, 2009) Nesse texto, Gatti afirma que (A) se deve ensinar s novas geraes o conhecimento acumulado e consolidar valores e prticas coerentes com a vida civil. (B) a formao de professores deve ser pensada a partir das cincias e seus diversos campos disciplinares. (C) a formao docente necessita do domnio de conceitos cientficos especficos para garantir a fundamentao terica. (D) se devem ensinar s novas geraes conhecimentos decorrentes da tradio sociocultural formadora do povo. (E) os professores em sua formao so marcados pelas demandas provenientes das reas especficas do conhecimento.

VUNESP 31. Rios (2001) defende a tese de que a competncia pode ser definida como saber fazer bem o que necessrio e desejvel no espao da profisso. Isso se revela na articulao de suas dimenses tcnica e poltica, mediadas pela tica. A autora coloca ainda outro componente, que diz respeito sensibilidade e mesmo beleza no trabalho, uma dimenso que se articula organicamente com as demais. Trata-se da dimenso (A) esttica, pois pesquisas revelam a importncia da emoo e do afeto, como elementos intervenientes na superao das dificuldades de aprendizagem. (B) racional, capaz de investigar e explicar os fatos cientificamente, traduzindo com palavras precisas e clareza de raciocnio os fenmenos investigados. (C) intuitiva, na busca esperanosa em que se encontram possibilidades e alternativas no prprio espao do trabalho. (D) didtica, cujo desafio organizar o conhecimento com o objetivo de partilh-lo de maneira sistemtica. (E) histrica, cujo significado no contexto da cultura e da sociedade construdo com base nos valores criados pelos homens em cada poca e lugar.

VUNESP 32. Rios (2001) fala da importncia de se verificarem as significaes dos conceitos de competncia e de qualidade no espao da profisso docente, indagando sobre seu aparecimento, permanncia e transformao nos contextos em que so utilizados, pois ambos os termos tm sido empregados com mltiplas significaes, o que d margem a equvocos e contradies. Para a autora, (A) o ensino competente e de qualidade aquele que faz da escola um espao alegre, onde todos convivem em harmonia e pacificamente, fazendo com que os alunos gostem da escola. (B) o ensino competente e de boa qualidade tem como propriedade o dilogo e a construo da cidadania, qualidades que carregam valor positivo, da dizer que uma boa educao. (C) a docncia mostra-se competente e o ensino mostra-se de qualidade quando a gesto do ensino pautada na eficincia, na racionalizao e na compreenso dos fenmenos sociais, culturais e econmicos. (D) a educao de qualidade caminha na busca da verdade absoluta, pautada na tica social, cumprindo o seu papel de reproduzir conhecimentos fundamentais para a permanncia do que se fizer necessrio. (E) a docncia competente e de qualidade aquela que utiliza metodologia tecnicamente adequada para cumprir o seu papel de transmisso dos conhecimentos historicamente acumulados.

FCC 33. Para Tardif, o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber
no somente utilizado como um meio no trabalho, mas produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho (A) complexo, que envolve determinados saberes e habilidades que so aprendidos pelos professores, primeiro, na formao inicial e, depois, na formao continuada. (B) pedaggico, que envolve um conjunto de saberes, habilidades, competncias e atitudes plurais e temporais aprendidos no processo de formao inicial. (C) multidimensional, que incorpora elementos relativos identidade pessoal e profissional do professor, sua situao socioprofissional, ao seu trabalho dirio na escola e na sala de aula. (D) profissional, que incorpora um saber social que atemporal embora reflexivo, em que o trabalhador se relaciona com o conhecimento que seu principal objeto de trabalho. (E) multifacetado, que agrega as relaes entre os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores das cincias da educao e os saberes mobilizados pelas prticas do ensino.

FCC 34. Para Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, a educao


(A) , exclusivamente, um instrumento de dominao. (B) apresenta um carter contraditrio, pois ao mesmo tempo em que serve dominao, pode servir libertao. (C) portadora de relativa neutralidade, resultado da postura democrtica ou autoritria do educador. (D) incentiva o desenvolvimento econmico e, porM conseguinte, a diminuio da desigualdade social.

(E) libertadora apenas quando realizada em espaosMno formais, visando a superar o status quo.

FCC 35. Paulo Freire prioriza a relao dialgica no ensino. Isto significa
(A) privilegiar a cultura popular como mtodo e recurso de ensino. (B) incorporao da viso de mundo do aluno como parte do processo educativo. (C) que a aula deve se desenrolar como uma conversa familiar. (D) garantir ao aluno total liberdade no decorrer das aulas. (E) socializar os contedos historicamente acumulados.

FCC 36. A curiosidade como inquietao indagadora, como inclinao ao desvelamento de algo, como
pergunta verbalizada ou no, como procura de esclarecimento, como sinal de ateno que sugere alerta faz parte do fenmeno vital. No haveria criticidade sem a curiosidade que nos move e que nos pe diante do mundo que no fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos (...). Quanto mais criticamente se exerce a capacidade de aprender tanto mais se constri e se desenvolve a que venho chamando de curiosidade epistemolgica. (Paulo Freire) Nessa concepo de educao, a funo do educador (A) no pode ser de um simples motivador, de um repassador de ideias, mas sim a de um articulador do movimento formativo, de uma liderana poltica e intelectual. (B) deve ser de promover uma aprendizagem competente, num movimento independente dos modos objetivos e concretos da vida social e coletiva. (C) deve ser de ensinar o educando, num movimento de conquista da autonomia como algo que floresce das presses que o coletivo desenvolve naturalmente. (D) no deve ser de levar as suas inquietaes, a sua curiosidade ao educando, mas a de mostrar o caminho verdadeiro para se aprender de forma certa. (E) deve ser de ensinar a pesquisar informaes para que o educando possa, por meio de sua curiosidade e de sua disciplina de estudo, construir o conhecimento cientfico.

VUNESP 37. Sobre os saberes necessrios prtica educativa, em relao ao que trata em sua obra A Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire faz inmeras afirmaes dentre as quais excetua-se (A) ensinar no transmitir conhecimentos. (B) quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (C) formar treinar o educando em destrezas necessrias ao mercado de trabalho. (D) no h ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino.

(E) o intelectual memorizador fala bonito de dialtica, mas pensa mecanicamente.

VUNESP 38 Se sou puro produto da determinao gentica ou cultural ou de classe, sou irresponsvel pelo que fao no mover-me no mundo e se careo de responsabilidade no posso falar em tica. (Freire, 1996) Com essa afirmao, o autor coloca a tica como uma necessidade que se instaura quando o sujeito (A) no tem liberdade de tomar decises. (B) concebido como produto da determinao gentica ou cultural. (C) se reconhece como sujeito que intervm na realidade, transforma e decide. (D) no se percebe socialmente condicionado. (E) vive numa sociedade autoritria.

VUNESP 39. Edgar Morin, em sua obra Os Sete Saberes Necessrios Educao do Futuro (2002), apresenta uma crtica dos mecanismos de produo e organizao do conhecimento, ou saber cientfico, ao longo do sculo XX, que enfatiza a (A) disperso, superespecializao e fragmentao desse saber. (B) no especializao e articulao do conhecimento entre as cincias disciplinares. (C) articulao entre as cincias biolgicas e humanidades, excluda a filosofia. (D) filosofia como nica disciplina no estudo dos problemas globais e fundamentais da humanidade. (E) estrutura da produo cientfica em departamentos acadmicos.

VUNESP 40. Para Edgar Morin, a educao do futuro, em qualquer cultura e em qualquer sociedade, deve envolver alguns saberes que ele considera como fundamentais. Entre esses saberes est o de ensinar a ensinar a enfrentar a incerteza, o que significa partir da viso de que (A) o futuro repetitivo e progressivo e, por isso, pode ser previsto com a ajuda de anlises histricoeconmicosociais. (B) a poca em que vivemos se caracteriza por mudanas, por valores ambivalentes e por ligao entre tudo o que existe. (C) o tempo obedece a ciclos decorrentes de transformaes provocadas pelo homem na busca de antecipar o futuro. (D) a histria linear e avana sem desvios por meio de progresses e regresses complexas e ordenadas.

(E) a vida passa por crises sem que a humanidade se afaste da religiosidade e da cincia.

VUNESP 41. Para Carvalho (2005), a incluso escolar do aluno com deficincia deve ser criticada sempre que (A) for implementada de forma responsvel. (B) for compreendida para alm da mera insero fsica do aluno na classe comum. (C) os apoios previstos pela Educao Especial forem valorizados. (D) os servios de apoio a professores, alunos e seus familiares forem extintos ou banalizados. (E) as especificidades dos grupos de pessoas com deficincia forem consideradas e atendidas.

FCC 42. De acordo com os postulados de Vygotsky, a interiorizao dos conhecimentos historicamente
determinados e culturalmente organizados se d, principalmente, por meio (A) da reflexo. (B) do afeto. (C) da maturao. (D) da linguagem. (E) dos rituais.

FCC 43. Para Vigotsky, a aprendizagem humana


(A) a compreenso dos contedos formais e cientficos do currculo. (B) a maturao das capacidades inatas que leva expresso das caractersticas pessoais. (C) a possibilidade do desenvolvimento do ser humano como sujeito de determinada cultura. (D) o efeito do ambiente sobre a pessoa que recebe as informaes elaboradas pela humanidade. (E) o desenvolvimento dos esquemas motores e cognitivos a partir da idade pr-escolar.

FCC 44. A organizao do espao da sala de aula que prepondera nas escolas brasileiras a de um
conjunto de mesas e cadeiras enfileiradas de alunos e direcionadas para a frente da sala, onde usualmente est o professor.

Maria, uma professora de 3o ano do ensino fundamental, modifica esse espao e agrupa a turma em subgrupos de 4 alunos, organizando tambm pequenos conjuntos de mesas. A concepo de aprendizagem que explicaria a ao dessa professora a (A) perspectiva laboral de minimizao do trabalho expositivo do professor, que preserva sua voz. (B) ideia vigotskiana de ZDP, que investe na possibilidade de aprendizagem com parceiros. (C) perspectiva piagetiana de socializao, que prev o trabalho em grupo como meio de superao do egocentrismo. (D) ideia humanista de relao social, que enfatiza o grupo como possibilidade de desenvolver a empatia. (E) perspectiva da produtividade social, que demanda o aprendizado do trabalho coletivo desde a infncia.

VUNESP 45. Leia os postulados a seguir. A aprendizagem fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criana. A aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que s podem ocorrer quando o indivduo interage com outras pessoas. O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relao com o outro social. A cultura tornase parte da natureza humana num processo histrico que, ao longo do desenvolvimento da espcie e do indivduo, molda o funcionamento psicolgico do homem. A partir do trabalho de Kohl de Oliveira (in La Taille, Oliveira e Dantas,1992), pode-se identificar que esses postulados constituem o pensamento de

(A) Vygotsky e remetem importncia da instituio escola nas sociedades letradas. (B) Piaget e indicam a escola como meio para promover o desenvolvimento infantil. (C) Vygotsky e descartam a funo da escola na promoo do desenvolvimento infantil. (D) Piaget e apontam para o desenvolvimento espontneo das crianas, em meio cultural avanado. (E) Vygotsky e apontam para as instituies culturais como nica fonte de desenvolvimento.

FCC 46. De acordo com Mrio Srgio Cortella, ao refletirmos sobre a relao escola e sociedade, podemos adotar trs perspectivas, denominadas pelo autor de (A) teorias da marginalidade educacional, cultural e scio-poltica. (B) otimismo ingnuo, pessimismo ingnuo e otimismo crtico. (C) inclusivas, reprodutivistas e libertadoras. (D) teorias polticas, teorias filosficas e teorias ticas.

(E) relativismo crtico, materialismo dialtico e interao dialgica.

VUNESP 47. Segundo Cortella, a percepo que o educador tem de seu trabalho pedaggico depende da concepo que adota sobre a relao entre a sociedade e a escola. Dessa forma, quando acredita que a funo da escola a reproduo das desigualdades sociais, o educador sabe que ela assume o papel de (A) transformar a realidade social em que est inserida. (B) promover o desenvolvimento e o progresso da nao. (C) adequar as pessoas ao modelo institucional vigente. (D) rejeitar a interferncia de grupos sociais, polticos ou partidrios. (E) conservar e promover a inovao da sociedade em que se insere.

FGV 48. As alternativas a seguir representam o pensamento da corrente filosfica empirista, exceo de uma. Assinalea. (A) O conhecimento resultado das experincias vivenciadas por meio dos sentidos. (B) A razo tem a funo de organizar os conhecimentos coletados pelas experincias vivenciadas. (C) O conhecimento cientfico requer mtodo, que envolve a experimentao e a verificao. (D) As ideias inatas precisam ser consideradas na compreenso do processo de construo do conhecimento. (E) A mente humana um quadro branco em que so gravados os conhecimentos adquiridos por meio das experincias.

FGV 49. Os primeiros jesutas chegaram ao territrio brasileiro em maro de 1549 e, quinze dias aps a chegada em Salvador, comandados pelo Padre Manoel de Nbrega, edificaram a primeira escola elementar brasileira. Com relao ao ensino jesuta no incio do perodo colonial brasileiro, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Todas as escolas jesutas eram regulamentadas por um documento, escrito por Incio de Loyola, denominado Ratio Studiorum. ( ) Os jesutas permaneceram como mentores da educao brasileira durante apenas cinquenta anos, quando fundaram vrias misses e colgios. ( ) No perodo subsequente expulso dos jesutas, por deciso do Marqus de Pombal, no sculo XVIII, a educao brasileira experimentou a ruptura de um modelo educacional j implantado e consolidado. As afirmativas so, respectivamente:

(A) F, V e V. (B) F, F e V. (C) V, F e F. (D) V, V e F. (E) V, F e V.

GABARITO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 E D B D E B C C B A C A B B C A D B A E D 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 A B C B B E C C A B E D C B A B C D E

22 23 24 25 26 27 28 29 30

D B A C A A E B E

Vous aimerez peut-être aussi