Vous êtes sur la page 1sur 3

ORLANDI,Eni Pulcinelli. Anlise de Discurso: Principios e procecimentos, Campinas: Pontes, 2001 .

Resenha elaborada pelo acadmico Diego Camargo, 8 semestre de Direito UFMS/CPTL/CNPQ/PIBIC.

No livro princpios e procedimentos, a autora decodifica a linguagem, o sujeito, a histria e a ideologia. Para isso, a autora organiza o seu livro em trs captulos: O discurso, Sujeito, histria e linguagem e Dispositivo de anlise.

A autora valora estes cinco elementos com base em premissas ontolgicas com o escopo de se atribuir um sentido gramatical ao texto. Neste sentido, toda leitura de mundo produzida, e sua efetiva produo depende tanto da histria, quando da leitura do leitor, portanto, uma questo de historicidade. O sujeito leitor interpreta um determinado texto conforme a sua ideologia, classe econmica, cultura e empiricidade, ou seja, o interprete l o que l, de acordo com o seu prprio ser.

Logo, no I Captulo, Orlandi retoma o fato de o estudo da Lingustica concentrar a ateno na lngua como sistema de signos e a gramtica normativa nas normas do bem dizer. Ela visa introduzir a discusso de que a Anlise de Discurso no trata da lngua, tampouco da gramtica, pois a linguagem varia de acordo com cada individuo e o meio em que ele vive. A autora preocupa-se em discutir que o discurso o lugar em que se pode observar a relao entre lngua e ideologia Orlandi aborda os estudos que antecedem e preparam o campo para a Anlise de Discurso. Tambm informa sobre os trs domnios disciplinares, Lingustica, Marxismo e Psicanlise, assim como os deslocamentos produzidos pela Anlise de Discurso.

Portanto, a anlise do discurso seria uma disciplina transversal, cuja gnese remonta a conjectura poltica e intelectual francesa. A partir de trs postulados basilares (Lingstica, Marxismo, e Psicanlise) reune reflexos textuais e

histricos. Da perspectiva poltica a AD visa combater o excessivo formalismo lingstico de origem burguesa. A exegese da analise levaria sempre em conta a situao discursiva como situao-tipo, j que os sujeitos do discurso fazem parte de um determinado universo de cada instituio.

No captulo II, Orlandi faz uma abordagem da conjuntura intelectual da AD e do dispositivo terico. Assim, a teoria em pauta coloca a interpretao em questo, distinguindo-se da hermenutica. A anlise no se restringe interpretao em si, tampouco procura uma chave para isso. Neste ponto de vista terico, no existe verdade oculta em quaisquer textos. O que h so gestos de interpretao que o analista dever buscar compreender.

Para a autora, possvel dizer que a ideologia representa a saturao, o efeito de completude que, por sua vez, produz o efeito de evidncia, sustentandose sobre o j-dito, os sentidos institucionalizados, admitidos por todos como naturais. Na ideologia, no h ocultao de sentidos, mas apagamento do processo de sua constituio. Conforme Orlandi, o trabalho ideolgico um trabalho de memria e do esquecimento, pois quando passa para o anonimato que o dizer produz seu efeito de literalidade, a impresso do sentido-l.

O sujeito livre de determinaes de sentido ao mesmo tempo que submetido a regras de instituies. As diferentes formas de poder, fabricam diferentes tipos de individualidades. Nesse sentido ele livre para atribuir acepes aos textos, mas no todas, devido a coero imposta pelas instituies.

Na sequncia de sua obra, Orlandi cita Ducrot para distinguir a funo enunciativa do locutor e a do enunciador. Enquanto o primeiro aquele que se representa como eu no discurso, o ltimo a perspectiva que esse eu constri. Ainda nesse tpico intitulado Funo-autor, Orlandi tambm se remete a Foucault (1971) que considera que h processos internos de controle e delimitao do discurso. Esses processos se do a ttulo de princpios de classificao, de ordenao, de distribuio. Para Foucault, o autor o princpio de agrupame nto do discurso, unidade e origem de suas significaes, ncleo de sua coerncia. Nessa perspectiva, o autor responsvel pelo texto que produz.

Conclui-se, que a leitura do mundo esta intimamente ligada ao discurso de uma sociedade, exteriorizada pelo sujeito e sua correspondente funo social. Da perspectiva da analise do discurso, os princpios tericos-analitcos da Anlise de Discurso possibilita de forma efetiva que os leitores se situem no confronto entre a linguagem, o mundo, o sentido e a histria, pois a analise do discurso uma questo pedaggcia, lingustica e scio-histrica.

Vous aimerez peut-être aussi