Vous êtes sur la page 1sur 38

Caladas nos EUA

Como contribuio para o projeto Calada Legal de Jaragu do Sul SC e para qualquer cidade que queira melhorar a qualidade das suas, deixo registrado aqui imagens e vdeos das minhas observaes e pesquisas pessoais feitas de algumas cidades dos EUA, sendo a maior parte da cidade de Spokane WA. So tcnicas de execuo, modo de se fazer, usar e manejar os diferente usos que se faz das caladas em diferentes situaes. Espero poder contribuir assim com a futura qualidade das nossas caladas no Brasil e servir de reflexo e inspirao para quem pensa nelas. Arq. Ruth Borgmann Coordenadora do projeto voluntrio Calada Legal de Jaragu do Sul.

Esta rua est se refazendo o asfalto, ajustando as caladas e executando-se as rampas de acessibilidade nas esquinas.

O meio-fio geralmente executado antes da calada. Ele tem 15cm de largura por 40 de profundidade e alarga levemente do topo base. Tambm recebe duas barras de ferro de .

Sempre feito com concreto usinado e alisado. Este padro de concreto nas caladas empregado no pas inteiro por ser durvel, resistente, econmico, de melhor regularidade para rolar e caminhar.

Vrias caladas so preparadas para aproveitar toda a carga de um caminho no dia da concretajem.

A empresa contratada responsvel pela sinalizao de alerta e desvio do trnsito enquanto trabalha.

Transporte do equipamento de trabalho

Simples ferramentas de trabalho como desempenadeiras, rguas de metal ou madeira, escovo e luvas de borracha.

Guias de modelagem podem ser metlicas ou de madeira.

Concretagem

Geralmente uma equipe de 4 ou 5 pessoas trabalham juntas para dar tempo de trabalhar o concreto no ponto de umidade certa para alisamento e execuo dos detalhes. Uma esquina leva em mdia 30 minutos para ficar pronta.

Clique na imagem para ver o vdeo da execuo.

Fazendo as juntas de dilatao e dando acabamento para o piso. Clique na imagem para ver o vdeo.

Desempenadeira usada para fazer a junta de dilatao.

Outra forma de se fazer a mesma conformao de esquina com a rampa de acessibilidade.

Detalhes de execuo

Neste caso o meio fio executado junto com a calada.

usada uma placa de advertncia no final da rampa.

Clique na imagem para ver outro vdeo de execuo.

Acabamentos

Dependendo das ruas temos diferentes formas de se resolver a acessibilidade.

Nas reas residenciais sempre existe reas verdes nas caladas. Geralmente as rvores so plantadas nelas.

Para ajudar na filtragem e distribuio de guas pluviais, permeabilidade do solo, vrias solues como estas esto sendo executadas na cidade como drenos naturais de guas.

Sarjetas verdes Interessante que muitas ruas possuem uma faixa de concreto que se estende em 40cm junto ao meio-fio, que facilita a limpeza e o no crescimento de ervas daninhas nas juntas.

Algumas vezes tambm o equipamento urbano fica recuado para garantir a faixa desobstruda do passeio.

Forma interessante de resolver esquinas com um s rebaixe de guias para acessibilidade. Tem a vantagem de aumentar a faixa de calada para o pedestre, fazer uma s rampa ao invs de duas na esquina e dar mais visibilidade para o pedestre em ruas que podem no tem semforo.

Outras forma de se marcar a travessia segura. Boa soluo para caladas estreitas.

Sarjetas
O exemplo da direita muito inteligente pois combina drenagem de gua pluviais no canteiro que filtra e alimenta as rvores, ainda dando espao para o pedestre sair de um carro.

rvores
Sempre precisam de rea livre ou verde de passagem de gua para se alimentar. Sempre so plantadas com determinado porte para que seus galhos no se projetem sobre as pessoas.

Em caladas centrais em locais de grande movimentao de pessoas usa-se grelhas para passagem de gua que alimenta a rvore.

Procura-se deixar o mximo possvel de reas verdes para captao e maior absoro de gua das chuvas.

Diferentes materiais e formas podem tambm ser empregados desde que certificados e previamente aprovados pela municipalidade.

Nos novos loteamentos as esperas de infra estrutura de gua, luz, esgoto, cabos de telefonia e internet j ficam disponveis dentro do lote de cada um para no precisar quebrar a rua e a calada.

Os semforos so sempre instalados do outro lado da rua que se espera para poder ter confortvel ngulo visual. As direitas so sempre livres respeitando-se o pedestre que tem preferncia sempre.

Materiais durveis de excelente regularidade e aparncia.

Soluo de rampas de acesso para caladas estreitas

A melhor forma de se trabalhar a rampas de acesso dentro da faixa de servio e ou verde.

Para no deixar os dejetos do seu cachorro por a

Para pensar:
muito importante prestarmos ateno na durabilidade e estabilidade dos materiais. Tambm precisamos ter um equilbrio nas ruas e caladas entre reas permeveis e pavimentadas. As caladas onde os blocos ou placas de piso so cimentadas no piso e nas juntas; tem maior resistncia, regularidade e no favorecem o crescimento de vegetao em suas gretas. Importante pensar nisso e prever espaos para drenagem e filtragem de guas pluviais, alimentao de gua para rvores e de preferncia prever a infra estrutura de servios, deixando esperas prontas para no acontecer aquele eterno quebra-quebra de tudo... Acho que podemos pensar de forma mais organizada, interligada e inteligente isto; fazendo de nossos departamentos pblicos de planejamento urbano algo realmente estruturador de um futuro melhor para todos ns usurios e responsveis pela qualidade de vida de todos. Gerenciador pblico, voc o grande responsvel por isso. Faa bem feita sua parte seu dever!

Para cidades mais seguras e transitveis para todos!

Vous aimerez peut-être aussi