Vous êtes sur la page 1sur 23

COMO OS DOMINANTES DOMINAM: O CASO DA BANCADA RURALISTA

How the dominants can dominate: the case of the brazilian rural parliamentary group

Ivete Simionatto1 Carolina Rodrigues Costa2


RESUMO Uma das questes necessrias para que as correlaes de fora sejam alteradas e a classe trabalhadora possa conquistar a hegemonia, tornando-se dirigente, buscar a compreenso de como os dominantes dominam, suas ideologias, formas de ao e criao de consensos. O presente artigo tem como objeto o estudo das formas de atuao da Bancada Ruralista no Congresso Nacional brasileiro e, como escopo, analisar como so organizados e representados, no mbito do Parlamento, os interesses particulares da classe dominante. A pesquisa realizada por meio de anlise documental indica que na atuao da Bancada Ruralista ocorre a prevalncia de um projeto que beneficia os setores mais capitalizados da sociedade, os quais se utilizam do Estado como meio de cooptao de lideranas polticas para fortalecer o poder das classes dominantes, consolidando, mediante a prtica do transformismo, a hegemonia da pequena poltica e a neutralizao das classes subalternas. PALAVRAS-CHAVE Hegemonia. Pequena poltica. Bancada Ruralista.
Dra. em Servio Social, Ps-Doutorado em Florena na Itlia. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: <isimion@mbox1.ufsc.br>. 2 Mestranda UFSC. E-mail:<carol_costa2@yahoo.com.br>.
1

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

215

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

ABSTRACT One of the necessary issues in order to change the correlation of forces so the working class can gain hegemony and become ruling, is seeking the understanding of how the dominant classes dominate, their ideologies, forms of action, and the creation of consensus. This article has as its object of study the actions of the Brazilian Rural Parliamentary Group in Brazils National Congress, analyzing how the interests of the dominant classes are organized and represented in the Brazilian Parliament. The research, conducted through document analysis, indicates that there is the prevalence of a project that benefits the most capitalized sectors of the society in the actions of the Brazilian Rural Parliamentary Group, which uses the State as means to coopt political leaderships in order to strengthen the power of the dominant classes, consolidating, by the practice of transformism, the hegemony of low politics and the neutralization of the subaltern classes. KEYWORDS Hegemony. Small politics. Rural Parliamentary Group.
Submetido: 12/6/2012 Aceito: 29/8/2012

1 INTRODUO A grande marca do mundo rural brasileiro sempre foi, e continua sendo, alm da concentrao fundiria e de renda, a permanncia e reproduo de uma mesma classe dominante no poder. Durante todo o Perodo Colonial, a poltica econmica agrria esteve voltada para os mercados externos, com o predomnio da cultura de acar e, posteriormente, de caf, sendo o governo portugus responsvel pela manipulao das taxas de cmbio e pela compensao dos produtores em situaes de crise. A independncia no alterou tal situao; a Lei de Terras de 1850, ao promover a transformao da terra em mercadoria, sacramentou nossa vocao para o latifndio e, inevitavelmente, para a desigualdade. O acesso s estruturas estatais, garantido pela posio ocupada dentro do bloco dominante, permitiu aos setores ruralistas a cristalizao de seu domnio poltico-econmico, afastando qualquer possibilidade de transformao radical da estrutura agrria brasileira. O surgimento da Bancada Ruralista no Congresso Nacional mais uma demonstrao de como os

216

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

grupos dominantes utilizam-se do espao do Estado para perpetuar-se no poder. As bancadas temticas existentes no Congresso Nacional brasileiro so organizaes que, para alm dos partidos polticos, representam o interesse de setores especficos da sociedade. A representao de interesses est relacionada ao campo da poltica e nos remete compreenso do papel e da natureza do Estado, ou seja, de como as polticas so formuladas e, consequentemente, de como se d a disputa da hegemonia. Retomamos aqui trs questes apontadas por Coutinho (1989, p. 47) que nos parecem extremamente elucidativas para pensar os processos polticos:
Como os interesses so representados? De quem so os interesses representados? Qual a justificao para representar interesses

A insero de interesses no mbito da esfera estatal resultante do embate entre as classes em disputa pela hegemonia. O Estado concebido por Gramsci (2000b, p. 42) de modo dinmico e processual, [...] como contnua formao e superao de equilbrios instveis [...] entre os interesses do grupo fundamental e os interesses dos grupos subordinados, interesses que [...] implicam-se reciprocamente [...] horizontal e verticalmente, de acordo com a organizao econmica e poltica de cada Estado-nao (SIMIONATTO, 2009, p. 42). Aponta, ainda, o pensador italiano que o Estado constitudo por [...] todo o complexo de atividades prticas e tericas com os quais a classe dirigente no s justifica e mantm o seu domnio, mas consegue obter o consenso ativo dos governados (GRAMSCI, 2000b, p. 331). A formao do consenso tem como lcus a sociedade civil, espao de disputa entre projetos de classe e lugar de elaborao da hegemonia. Conforme escreve Portelli (1977, p. 32), [...] no existe sistema social em que o consentimento seja a base exclusiva da hegemonia, nem Estado em que um mesmo grupo possa, somente por meio da coero, continuar a manter de forma durvel a sua dominao. Hegemonia e coero [...] coexistem no tempo e no espao, como componentes da supremacia de uma classe que passa a ser dirigente sem deixar de ser dominante (isto , dotada de poTemporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

217

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

der coercitivo) (CAMPIONE, 2003, p. 52). O autor completa que esta classe, no entanto, [...] exerce seu poder sobre um espao social mais amplo que o dos aparatos estatais formalmente reconhecidos como tais, dando lugar configurao de uma sociedade em que [...] h democracia na relao com alguns setores sociais e ditadura em face a outros. Assim, a hegemonia [...] ao mesmo tempo direo ideolgico-poltica da sociedade civil e combinao de fora e consenso para obter o controle social (ACANDA, 2006 p. 178). Na sociedade capitalista, a burguesia organiza o consenso (ativo e passivo) dos dominados mediante a disseminao de normas e valores, com grande incidncia no terreno cultural, espao de formao de subjetividades e formas de pensar que incidem na construo da hegemonia. Estado e sociedade civil so, para Gramsci, esferas situadas na superestrutura e atravessados pela luta de classes, existindo, conforme expressa Liguori (2007, p. 29) sempre uma disputa [...] entre duas hegemonias. A dialtica entre tais esferas [...] real, aberta, e o resultado no predeterminado. Se o Estado instrumento (de uma classe), , [...] ao mesmo tempo, lugar (de luta pela hegemonia) e processo (de unificao das classes dirigentes), desta forma, [...] possvel criar momentos de contra-hegemonia [...] mediante o protagonismo das classes subalternas. Para Gramsci (2001), no h, portanto, uma separao orgnica entre a sociedade civil e a sociedade poltica, embora alerte para o carter ambivalente de certas instituies, como, por exemplo, o Parlamento. As anlises de Magrone (2006) contribuem para compreender que, a [...] rigor, o poder legislativo um rgo da sociedade poltica, pois ele elabora as leis que iro assegurar legalmente a ordem poltica estabelecida. O Parlamento, no entanto, [...] deve traduzir oficialmente a opinio pblica que, por sua vez, elaborada pelos rgos da sociedade civil, tais como a imprensa escrita e falada. Dessa forma, o Parlamento um exemplo da estreita colaborao entre sociedade civil e sociedade poltica. na esfera parlamentar que os partidos polticos desempenham suas funes, tomam decises e agem, via de regra, por meio de grupos de interesses particulares, e no para toda a sociedade, como o caso das bancadas suprapartidrias.

218

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

2 AS BANCADAS SUPRAPARTIDRIAS E A DEFESA DE INTERESSES O surgimento das bancadas suprapartidrias data de um perodo democrtico da histria poltica brasileira, que se estendeu entre 1945 e 1964, especialmente durante o governo de Joo Goulart. Com o incio da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), os diversos e diferentes segmentos organizados foram banidos do cenrio poltico nacional, o que acabou por atingir, tambm, as organizaes congressistas. Pinheiro (2010) destaca que este panorama passa a ganhar novas configuraes com a redemocratizao do pas, sendo que o processo da Constituinte, a partir de 1986, mostrou-se propcio para a rearticulao e o retorno desses grupos. A regulamentao das bancadas ocorreu durante a 52 Legislatura (2003-2007), a partir do Ato da Mesa Diretora n 69, de 10 de novembro de 2005, da Cmara dos Deputados, sendo, neste momento, registradas 90 organizaes. Apesar de a denominao Bancada continuar a ser a mais conhecida, seu nome oficial, a partir dessa data, passou a ser Frente Parlamentar (FP). Entre as regras estabelecidas, definiu-se que o reconhecimento das Frentes Parlamentares estaria condicionado a sua publicao no incio de cada legislatura e a uma composio de, no mnimo, um tero do Poder Legislativo Federal3, nmero bem acima da composio usual desses grupos. Na atual 54 Legislatura (2012-2015) esto registradas 126 Frentes Parlamentares, sendo, contudo, apontadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) (BRASIL, 2010) como as mais representativas as bancadas: Feminina, Evanglica, Empresarial, Sindical, Ruralista, da Sade, da Educao e da Comunicao. Cabe ressaltar que algumas delas constituem-se como grupos informais4 e outras como Frentes Parlamentares, sendo este o caso da Bancada Ruralista, denominada Frente Parlamentar da Agropecuria. A Bancada Ruralista um dos grupos mais antigos e organizados do Congresso Nacional, e vem alcanando grande sucesso em sua atuao em prol dos interesses do agronegcio. Seu surgimento
Ao todo, o Poder Legislativo Federal composto de 594 parlamentares, sendo 513 Deputados Federais e 81 Senadores. 4 O Ato n 69 no impede a existncia de bancadas informais, como o caso da Bancada Feminina e da Bancada Evanglica.
3

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

219

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

fruto do debate travado nos anos de 1980 pelo patronato rural brasileiro, em uma ofensiva ao velho e atrasado mundo agrrio. A modernizao agrcola, com a instituio de novos padres de produo no campo e a introduo de avanos tecnolgicos, em decorrncia do casamento entre a agricultura e a indstria, foi a base sobre a qual se edificou este pensamento. O debate brasileiro sobre tal questo (BARCELOS; BERRIEL, 2009) aponta que este novo discurso estava centrado nos seguintes eixos: 1) instituio de novos cdigos de conduta, mas conservando-se, ainda, as velhas e tradicionais posturas clientelistas e oligrquicas do setor; 2) renovao da legitimidade das estruturas de poder dos grandes proprietrios e empresrios rurais; e, 3) fortalecimento ao direito de propriedade, com o ocultamento da temtica da questo agrria brasileira. O discurso predominante buscava construir uma identidade comum a todos os homens do campo, como se as questes que permeiam o mundo rural atingissem de forma similar todos os atores sociais que o compem, ocultando, consequentemente, a histrica luta de classes no meio rural brasileiro e a disputa pela terra e por sua concentrao. Na histria agrria brasileira, a dominao ruralista ora deu-se por meio do controle poltico e ideolgico dos trabalhadores rurais e rgos de representao, ora foi consumada atravs de instrumentos de coao e de cooptao. Na dcada de 1970, a prevalncia da primeira ttica foi garantida com uma nova agenda recheada de consensos e interesses comuns, expressos em uma prtica sindical assistencialista com forte interveno estatal, materializada no Fundo de Assistncia e Previdncia do Trabalhador Rural (FUNRURAL). Alm disso, podia-se perceber o fortalecimento de um [...] segmento social [...] que se reproduziu politicamente ao longo dos anos e consolidou um perfil de dirigentes sindicais rurais conservadores que cerceavam a ascenso de novas lideranas e restringiam a mobilidade no interior da estrutura organizativa. Tratava-se, assim, de um verdadeiro processo de transformismo molecular com a cooptao de [...] personalidades polticas elaboradas pelos partidos democrticos de oposio [...] e de trabalhadores rurais, incorporados individualmente [...] classe poltica conservadora (GRAMSCI, 2002, p. 286).

220

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

Observa-se, aqui, [...] a elaborao de uma classe dirigente cada vez mais ampla [...] com a absoro gradual, mas contnua, e obtida com mtodos de variada eficcia, dos elementos ativos surgidos dos grupos aliados e mesmo dos adversrios. De acordo com Gramsci (2002, p. 63), a direo poltica, neste contexto, torna-se [...] funo de domnio, uma vez que a absoro das elites dos grupos inimigos leva decapitao destes e a sua aniquilao por um perodo frequentemente muito longo. Ainda nas trilhas de Gramsci (2002, p. 63), pode-se indagar: De que forma a bancada ruralista consegue estabelecer a sua hegemonia?. Respondendo a partir das indicaes do pensador italiano: [...] sob formas e com meios que se podem chamar de liberais, isto , atravs da iniciativa individual molecular, privada. possvel perceber, nesse perodo, a institucionalizao de uma dinmica sindical que, por um lado, apresentava fortes traos de autodefesa e preservao dos cargos dirigentes e, por outro, mostrava um forte apego s normas e rituais institucionais. Favareto (2006) destaca que a tenso instaurada evidenciava um divrcio poltico que corroa a base do mecanismo de representao institucionalizado: no havia mo dupla entre a organizao institucional e as demandas vindas dos movimentos sociais. Assim, os movimentos se atomizavam e no geravam direitos legais com suas conquistas parciais, ao passo que a organizao sindical burocratizava-se e perdia vida. A formulao original acabou dando origem a um modelo de sindicato-instituio em detrimento do sindicato-movimento. Ao contrrio da pretensa unidade proclamada pelos dirigentes a servio da classe dominante, o que se podia vislumbrar era que os grupos encontravam-se em situaes bastante distintas em respeito ao acesso ao crdito, concesso de benefcios, ao uso e ao aperfeioamento tecnolgico, aquisio de terras, s condies de mercado e aos processos de produo. Toda esta diversidade tornava cada vez mais premente s elites agrrias do pas a necessidade de criar um comando unitrio com livre acesso ao aparelho do Estado, especialmente aos ncleos e comisses, poca, e ainda hoje, os grandes responsveis pela arquitetura das polticas pblicas. Foi no contexto da Assembleia Constituinte que a Bancada Ruralista comeou a se constituir como um novo espao na cena
Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

221

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

poltica do pas. Naquele momento, sem que ainda fossem representados por uma Bancada, os segmentos dominantes do campo tinham sua frente a denominada Unio Democrtica Ruralista (UDR). No mbito da Constituinte, a UDR tinha como objetivo opor-se regulamentao dos artigos relacionados Reforma Agrria e democratizao da terra. Nesses primeiros anos, os ruralistas e a UDR representavam um nico grupo, que, apesar de no contar com mais de vinte parlamentares, pouco organizados, possua um relevante poder de articulao. Neste processo, a UDR acabou apoiando as propostas mais conservadoras e o mandato de cinco anos para o ento presidente Jos Sarney. A fora dos partidos agrrios, conforme assevera Gramsci (2000b, p. 313),
[...] um dos fenmenos caractersticos da poca moderna: nos parlamentos ou, pelo menos, numa srie deles, os partidos agrrios tm uma fora relativa que no corresponde a sua funo histrica, social, econmica. Isto se deve ao fato de que se manteve no campo um bloco de todos os elementos da produo agrria, bloco muitas vezes dirigido pela parte mais retrgada desses elementos.

Passado o processo Constitucional, o fortalecimento da UDR exigia a busca de um novo perfil parlamentar, que devia ser militante e defensor da propriedade e da iniciativa privadas. Sua dissoluo, em 1993, fez com que a Bancada passasse por uma renovao de suas bases polticas. Entre os aspectos centrais, podemos citar o crescimento do Partido da Frente Liberal (PFL), ao qual pertenciam os congressistas mais organizados dentro da Bancada; a eleio de polticos conservadores para as Presidncias da Cmara e do Senado Federal; a vitria da aliana presidencial do PFL com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); e, mais tarde, a derrota eleitoral de polticos tradicionais da Bancada, o que acabou por diminuir sua centralizao (BARCELOS, BERRIEL, 2009). A forma como a Bancada vem se organizando permite uma grande mobilidade dentro e fora do mbito governamental, possibilitando a criao de alianas no interior do Estado, e com entidades patronais e empresrios do setor agrrio, evidenciando, assim, que o Estado todo o complexo de atividades prticas

222

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

e tericas com as quais a classe dirigente no s justifica e mantm o seu domnio, mas consegue obter o consenso ativo dos governados (GRAMSCI, 2000b, p. 331). A hegemonia, como especifica Gramsci (2000b), refere-se, sobretudo, s prticas polticas e culturais da classe dominante, devendo ser analisada a partir da capacidade que esta possui em garantir sua expanso por meio da relao entre a direo poltica e a conquista de legitimidade social. So aspectos essenciais da hegemonia a base de classe, expressa na influncia que o grupo dirigente exerce sobre o ncleo essencial da atividade econmica; a centralidade da ao dos intelectuais na constituio do sistema ideolgico; a necessidade de uma base social formada pela constituio de grupos aliados e a possibilidade de disputas e correlaes de foras no seio do sistema hegemnico. O tradicional setor agrrio foi durante muito tempo a classe dominante da sociedade brasileira. As transformaes em nosso pas ainda na primeira metade do sculo XX fizeram com que este perdesse sua centralidade na economia brasileira. Alm disso, anos mais tarde, foi obrigado a adaptar-se a um processo de revoluo tecnolgica da agricultura desencadeado pela onda modernizadora que tomou o pas a partir da dcada de 1950. A permanncia dentro dos quadros dominantes exigiu do setor rural no somente o apoio incondicional e irrestrito aos novos grupos no poder como tambm a criao de formas inovadoras de legitimao frente sociedade, tendo em vista a defesa de seus interesses econmicos e polticos. A formao da UDR e a constituio da Bancada expressam exatamente este movimento dos setores rurais em um perodo em que os movimentos populares do campo iam ganhando cada vez mais espao5.
O cerne da organizao dos trabalhadores na dcada de 1980 foi, sem dvida, a criao, em 1983, da Central nica dos Trabalhadores (CUT), que surgiu com a misso de reforar o novo sindicalismo. Sua estratgia estava assentada na defesa do trabalhador enquanto um ator coletivo capaz de intervir nas esferas das polticas pblicas. Em sua pauta de discusses encontravam-se tanto demandas por direitos trabalhistas quanto por direitos mais gerais para a efetivao e a ampliao da cidadania. Alm disso, nessa mesma dcada, em 1983, agricultores sem-terra do estado do Paran fundaram o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), e diversos movimentos de mulheres camponesas comearam a constituir-se nos diferentes estados da federao.
5

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

223

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

O setor ruralista hoje garante sua hegemonia por intermdio da ao parlamentar desenvolvida por seus congressistas, em que a dominao e a explorao parecem ganhar o status inquestionvel de Lei, e, ainda, pela cooptao dos meios de comunicao, que distorcem toda e qualquer ao de contestao das tradicionais estruturas fundirias, e da violncia armada, amparada na prerrogativa constitucional do direito propriedade. No tocante Bancada, uma de suas estratgias est na representao partilhada. Os congressistas, quando no envolvidos em discusses inerentes ao setor ruralista, acabam representando causas diversas e erguendo diferentes bandeiras. Eles podem representar interesses de outros segmentos, desde que pertencentes, obviamente, classe dominante. Aqui se traduz uma importante caracterstica da Bancada Ruralista: seu poder de articulao e mobilizao na construo de alianas com outras bases e/ou bancadas polticas. Quando seus interesses esto em jogo ou em processo de votao, os componentes da Bancada valem-se da negociao e da troca de favores e benefcios com outros parlamentares, tornando sua dimenso poltica bem maior que o nmero total de congressistas. Seu grande trunfo consiste na [...] habilidade em construir novas alianas, novas relaes institucionais e novos cdigos de conduta e fidelidade a outras bancadas ou grupos de interesse (BARCELOS, BERRIEL, 2009, p. 14). A Bancada revela, atravs de seu pessoal treinado, sua capacidade em construir alianas em torno de programas e projetos, mesmo com [...] promessas demaggicas [...] para manter o poder [...] e dele se serve para esmagar o adversrio e desbaratar seus dirigentes [...] e o faz com uma [...] rapidez muito maior do que a que se verifica entre as classes subalternas (GRAMSCI, 2000b, p. 61) . Seus membros utilizam-se, igualmente, de estratgias como a ocupao de postos e cargos-chave em Comisses e Ministrios, o que representa uma importante fonte de poder, possibilitando o controle das instncias responsveis pelas polticas pblicas. Tradicionalmente, os ruralistas esto envolvidos nas indicaes para o Ministrio da Agricultura e elegem, a cada ano, o presidente da Comisso de Agricultura e Poltica Rural da C-

224

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

mara dos Deputados. Contudo, importante esclarecer que o acesso a esses cargos, divididos a partir da representatividade partidria, s possvel pela infiltrao dos ruralistas nos partidos polticos. Ainda dentro da Bancada, tambm encontram-se casos em que os parlamentares dividem-se na representao de interesses particulares, tendo por fim alcanarem maior eficcia nas diferentes reas. Barcelos e Berriel (2009, p. 18) trazem como exemplo as divises instauradas no ano de 2003, quando alguns deputados encarregaram-se de representar os pecuaristas, outros os empresrios rurais, e um terceiro grupo os interesses da indstria da biotecnologia. Ainda no mesmo ano, destacou-se um caso bastante emblemtico da atuao da Bancada Ruralista, com a instalao pelo Congresso Nacional de uma Comisso Parlamentar Mista de Inqurito (CPMI) para realizar um diagnstico sobre a estrutura fundiria brasileira. A Comisso ficou conhecida como CPI da Terra. Passados dois anos do incio das investigaes, a CPI teve seus trabalhos finalizados em meio a inmeras polmicas. O relatrio oficial, de autoria do deputado Joo Alfredo, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Cear, foi rejeitado, sendo aprovado o relatrio paralelo apresentado pelo deputado ruralista Abelardo Lupion, do PFL do Paran. O relatrio oficial do deputado caracterizava o MST como um movimento poltico que, ao mesmo tempo em que atacava o modelo econmico oficial, recebia verbas de financiamentos pblicos. O documento, numa clara ofensiva aos trabalhadores do campo, criminalizava os movimentos sociais, solicitando o indiciamento de dois diretores da Associao Nacional de Cooperativas Agrcolas (ANCA) e de um diretor da Confederao das Cooperativas de Reforma Agrria (CONCRAB), tendo em vista uma acusao de desvio de dinheiro da Unio. Alm disso, sugeria a aprovao de um Projeto de Lei que transformasse em crime hediondo a invaso de propriedades privadas em caso de depredao do patrimnio ou da manuteno de pessoas em crcere privado, devendo a prtica de invaso ser considerada atividade terrorista. J o relatrio do deputado Joo Alfredo, que acabou sendo rechaado, questionava a concentrao de terras e tratava do tema da Reforma
Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

225

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

Agrria, sugerindo a aprovao de medidas legais para sua efetivao. Alm disso, defendia que os integrantes do MST fossem eximidos de culpa por conflitos fundirios e que o presidente da UDR fosse indiciado por responsabilidade sobre a violncia no campo (BITTAR, 2006). Apesar de sua alta organizao e eficincia na conduo de seus interesses, identificar a composio da Bancada Ruralista no das tarefas mais fceis, dada sua composio heterognea, com grupos e fraes partidrias pouco visveis na arena poltica. Tentaremos, porm, mapear sua organizao na atual legislatura. 3 A BANCADA RURALISTA NA ATUAL LEGISLATURA: PROJETOS E COMPOSIO Antes de constiturem-se como bancada formal, registrada como FP, alguns institutos de pesquisa relacionavam os parlamentares ruralistas a todo e a qualquer tipo de empreendimento ligado agricultura, seja de que natureza fosse. Outros defendiam que ruralistas seriam apenas os deputados com interesses voltados ao agronegcio e s empresas rurais. Como exemplo do primeiro caso, podemos citar o Instituto de Estudos Socioeconmicos (INESC), e, do segundo, o DIAP. A constituio da Bancada Ruralista em FP facilitou a identificao dos parlamentares, em decorrncia da necessidade de registro no incio da Legislatura. A listagem da FP, contudo, no deixa de ter seus pormenores. Para a 54 Legislatura (2011-2015), enquanto o DIAP indicou a presena de 139 deputados e 18 senadores na Bancada Ruralista, ou seja, um total de 157 parlamentares, a Frente Parlamentar da Agropecuria fez o registro de 221 membros, sendo 208 deputados e 13 senadores. Como j citado acima, a constituio das bancadas em FP exige, formalmente, que estas sejam compostas por, no mnimo, um tero do Poder Legislativo Nacional, o que corresponderia a 198 parlamentares. Para obter este nmero, as Bancadas negociam com alguns deputados uma adeso apenas nominal. Entendemos, contudo, que tal negociao j estabelece um vnculo para alianas futuras em interesses da Bancada. Doravante, portanto, utilizaremos a listagem registrada pela FPA no incio da 54 Legislatura para caracterizarmos os parlamentares ruralistas.

226

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

A Bancada estadual com o maior nmero de deputados ruralistas a de Minas Gerais, com um total de 24 parlamentares. As bancadas com a maior proporo de deputados ruralistas, no entanto, so as dos estados de Mato Grosso do Sul e Tocantins, com 87,5 % de suas bancadas estaduais pertencentes Bancada Ruralista. J no Senado, o estado com o maior nmero de senadores ruralistas Rondnia, cujos trs senadores fazem parte da Bancada Ruralista. Apresentamos, a seguir, uma tabela com as bancadas estaduais e o percentual de deputados ruralistas por estado.
Parlamentares Ruralistas por Regio Cmara de Deputados Bancada Regional Acre Alagoas Amap Amazonas Bahia Cear Distrito Federal Esprito Santo Gois Maranho Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Par Paraba Paran Pernambuco Piau Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul 8 9 8 8 39 22 8 10 17 18 8 8 53 17 12 30 25 10 46 8 31 Bancada Ruralista 4 5 1 1 16 5 2 3 9 8 6 7 24 8 8 21 10 4 4 4 16 Senado Federal Bancada Regional 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 Bancada Ruralista 1 1 2 1 1

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

227

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

Parlamentares Ruralistas por Regio Cmara de Deputados Bancada Regional Rondnia Roraima Santa Catarina So Paulo Sergipe Tocantins 8 8 16 70 8 8 Bancada Ruralista 5 3 11 13 3 7 Senado Federal Bancada Regional 3 3 3 3 3 3 Bancada Ruralista 3 1 1 2

Tabela 1 Parlamentares Ruralistas por Estado. Fonte: Criada com informaes das pginas web da Cmara de Deputados, Senado Federal e FPA.

Efetuando esta mesma diviso por regies, torna-se mais fcil identificar como os ruralistas esto agrupados. Apesar de a Regio Nordeste contar com o maior nmero de deputados, a Regio Centro-Oeste a que possui a maior Bancada Ruralista proporcionalmente ao nmero total de parlamentares.
Parlamentares Ruralistas por Regio Cmara de Deputados Bancada Regional Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul 65 151 41 179 77 Bancada Ruralista 29 63 24 44 48 Senado Federal Bancada Regional 21 27 12 12 9 Bancada Ruralista 5 2 4 2

Tabela 2 Parlamentares Ruralistas por Regio. Fonte: Criada com informaes das pginas web da Cmara de Deputados, Senado Federal e FPA.

A maior concentrao de senadores ruralistas na Regio Norte deve-se unicamente aos estados de Rondnia e Tocantins. J a Regio Nordeste est em primeiro lugar no nmero de deputados. Dos 208 deputados ruralistas, 63 so da Regio Nordeste, e, destes, 16 so da Bahia, estado nordestino com a maior concentrao

228

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

de ruralistas. a Paraba, no entanto, com seus 66,7%, o estado com a maior proporo de ruralistas em relao Bancada. A regio Sudeste no possui nenhum senador pertencente Bancada Ruralista, sendo que, proporcionalmente, tem o menor nmero de deputados ruralistas, 24,6%. J a regio Sul, com 62,3%, a que possui o maior nmero proporcional de deputados na Bancada Ruralista. Referentemente aos partidos polticos, podemos perceber uma concentrao ainda maior.
Parlamentares Ruralistas por Partido Cmara de Deputados Bancada Partido PT PMDB Bloco PSB, PTB, PCdoB PSDB PSD Bloco PR, PT do B, PRP, PHS, PTC PP PDT DEM Bloco PV, PPS PSC PRB PSOL PMN PRTB 85 78 62 51 47 43 39 27 27 41 17 10 3 2 1 Bancada Ruralista 14 46 22 25 1 19 25 9 26 5 11 2 2 1 Senado Federal Bancada Partido 14 18 13 9 2 7 5 4 5 1 1 1 1 0 0 Bancada Ruralista 3 1 2 3 1 2 1 -

Tabela 3 Parlamentares Ruralistas por Partido. Fonte: Criada com informaes das pginas web da Cmara de Deputados, Senado Federal e FPA.

Apesar de o Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (PMDB) possuir o maior nmero de deputados ruralistas, com um total de 46, o Democratas (DEM) que, proporcionalmente, concentra a maior bancada, com 96,3%, uma vez que dos 27 deputados que
Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

229

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

compem a Bancada Partidria, 26 esto inseridos na Bancada Ruralista. Em segundo lugar, est o Partido Progressista (PP), com 64,1% de sua Bancada Partidria pertencente Bancada Ruralista. Em nmeros gerais, os cinco partidos com o maior nmero de deputados ruralistas so: PMDB, com 46 deputados; DEM, com 26; PP, com 25; PSDB, com 25; e o bloco composto pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 22. interessante notar que, se levarmos em conta este mesmo ranking, tomando a proporo de ruralistas em relao s bancadas partidrias, os primeiros quatro colocados sero os mesmos, mudando apenas a colocao, a saber: o DEM possui 96,3% de sua Bancada Partidria na Bancada Ruralista; o PP 64,1%, o PMDB 59,5%; o PSDB 49%; e o bloco composto pelo Partido da Repblica (PR), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e Partido Trabalhista Cristo (PTC) 44,2%. Cabe ressaltar que somente o PSOL no possui nenhum de seus representante na Cmara na Bancada Ruralista; dentre os demais, todos tm, pelo menos, um parlamentar inserido na Bancada. No Senado, o cenrio um pouco distinto. O PMDB continua sendo o partido com o maior nmero de representantes, 3 senadores, que representam, contudo, uma porcentagem bem menor em relao Bancada Partidria, 16,7%. Ao seu lado, o PP tambm conta com 3 senadores ruralistas, mas tendo uma proporo bem maior, com 60 % da Bancada do partido no Senado, bem prxima existente na Cmara de Deputados. Diferentemente da Cmara, muitos partidos no possuem nenhum senador inserido na Bancada Ruralista, como PSDB, PSOL, PMN, PRTB, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Social Democrtico (PSD), Partido Republicano Brasileiro (PRB), e o bloco formado pelo Partido Verde (PV) e pelo Partido Popular Socialista (PPS). Apesar de o PMDB ter o maior nmero de deputados na Bancada Ruralista, ele no representa, necessariamente, a liderana dos ruralistas. Barcelos e Berriel (2009) destacam que o DEM e o PSDB ainda so os partidos condutores da Bancada. Alm disso, importante ressaltar que a dinmica da bancada adaptada pelos interesses especficos do grupo representado e no pela ideologia do partido.

230

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

Outra importante informao diz respeito a como a Bancada est inserida nas Comisses Permanentes da Cmara e do Senado, o que representa, como j citado, uma de suas estratgias principais para lograr sucesso nas articulaes estabelecidas dentro do espao governamental. Atualmente, das 20 Comisses Permanentes da Cmara, 116 so presididas por deputados da Bancada Ruralista. J no Senado, das 11 Comisses Permanentes, 37 so presididas por Ruralistas. Por fim, apresentamos as prioridades de trabalho da Bancada nesta 54 Legislatura, conforme apresentadas na pgina da web da Frente Parlamentar Ruralista: Renegociao das dvidas dos produtores rurais; Aprovao do relatrio do Deputado Aldo Rebelo Cdigo Florestal; Monitoramento da demarcao de terras indgenas e quilombolas; Atribuio ao Congresso da definio dos ndices de produtividade; Garantia de que as desapropriaes somente acontecero mediante a existncia de recursos garantidos no Oramento; Regulamentao da aquisio de terras por estrangeiros e em faixa de fronteira; Regulamentao dos transportes terrestre e fluvial; Melhoria da logstica do setor rural; Criao de regras referentes ao trabalho rural e ao trabalho escravo;

A saber: Lira Maia (DEM/PA): Comisso de Agricultura, Pecuria, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR); Bruno Araujo (PSDB/PE): Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica (CCTCI); Joo Maia (PR/RN): Comisso de Desenvolvimento Econmico, Indstria e Comrcio (CDEIC); Manuel Junior (PMDB/PB): Comisso de Desenvolvimento Urbano (CDU); Ftima Bezerra (PT/RN): Comisso de Educao e Cultura (CEC); Giovani Cherini (PDT/RS): Comisso de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (CMADS); Luiz Fernando Faria (PP/MG): Comisso de Minas e Energia (CME); Carlos Alberto Leria (PSDB/GO): Comisso de Relaes Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN); Mendona Prado (DEM/SE): Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO); Silvio Costa (PTB/PE): Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico (CTASP); e, Jonas Donizette (PSB/SP): Comisso de Turismo e Desporto (CTD). 7 A saber: Jayme Campos (DEM/MT): Comisso de Assuntos Sociais (CAS); Benedito de Lira (PP/AL): Comisso de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR); e, Acir Gurgacz (PDT RO): Comisso de Agricultura e Reforma Agrria (CRA).
6

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

231

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

Fortalecimento da Lei de Proteo de Cultivares para as culturas de propagao vegetativa; Garantia do recebimento de royalties, combatendo a pirataria e com o uso de sementes prprias; Aprovao do GURT para a tecnologia de plantas biorreatoras e espcies florestais; Reviso da legislao sobre agrotxicos; Atribuio ao Congresso Nacional da prerrogativa de definir regras e critrios para o registro de produtos no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, entre outros; Melhoria dos instrumentos de crdito e financiamento; Garantia de recursos para o Oramento tendo em vista a poltica de sustentao de preos; Fortalecimento do programa de subveno ao seguro social e implantao do Fundo de Catstrofe; Interao na elaborao do Plano Plurianual e na fiscalizao da execuo oramentria (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio do Meio Ambiente, e Ministrio da Cincia e Tecnologia). Estas bandeiras levantadas pela Bancada so publicamente conhecidas e criticadas por vrios de seus opositores, como o MST, que se posiciona em relao a elas em vrios artigos presentes em sua pgina na web. Por outro lado, no h na pgina da FPA nenhuma referncia participao de sua base de apoio na construo e delimitao destas bandeiras. A Bancada atua como um partido nos moldes americanos estruturada em torno de [...] agregados de interesses personalistas e corporativos [...] que se fortalecem mediante a atuao de lobbies e de figuras mediticas (COUTINHO, 2006, p. 50), com um grande declnio do contedo ideolgico dos programas partidrios. Os partidos, enquanto articuladores de vontades coletivas transformadoras de uma concepo universalista de sociedade e portadores de hegemonia, tm, cada vez mais, perdido sua funo na atualidade, seja no Brasil seja em outros pases. Afastando-se de

232

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

sua relao com as massas, transformam-se num conjunto de identidades particulares, como a Bancada Ruralista, cujos integrantes, de diferentes partidos, agem de forma pragmtica, no representando ningum, exceto eles mesmos. 4 PARA CONCLUIR: A HEGEMONIA DA PEQUENA POLTICA As formas de organizao e as estratgias de ao utilizadas pelo grupo apresentado acima so um bom exemplo do que Gramsci (2000b) classifica como o campo da pequena poltica, ou poltica do dia a dia, poltica parlamentar, de corredor, de intrigas. A pequena poltica est relacionada s questes parciais desenvolvidas no interior de uma estrutura j consolidada, com contendas que envolvem, normalmente, representantes de uma mesma classe, o que esgota a perspectiva de mudanas radicais. A transformao da pequena poltica em grande poltica, como possibilidade para mudanas estruturais no Estado, pressupe a criao de novas relaes de fora e, por isso, no pode deixar de se ocupar com o dever ser, no entendido evidentemente em sentido moralista (GRAMSCI, 2000b, p. 35). Para Gramsci, a poltica, em um sentido amplo, identifica-se, pois, com liberdade e universalidade, com uma prxis que deve superar a imediaticidade e os interesses no campo meramente corporativo. Neste caso, ele considera a poltica como sinnimo de catarse a passagem do momento meramente econmico para o momento tico-poltico, ou seja, [...] a elaborao superior da estrutura em superestrutura na conscincia dos homens (GRAMSCI, 2000a, p. 314-315). Para o pensador, o cenrio imprescindvel ao desenvolvimento desta passagem o Estado; mas no qualquer Estado e sim o Estado-tico, o qual, ao absorver a esfera coercitiva da sociedade poltica, instaura o autogoverno, ou seja, [...] a superao da diviso entre governantes e governados (COUTINHO, 2003, p.74). O que se pode observar hoje na atuao da Bancada Ruralista a prevalncia de um projeto que privilegia os setores mais capitalizados da sociedade e utiliza o Estado como meio de cooptao, ou seja, do transformismo e do exerccio da pequena poltica. A utilizao dos aparelhos de Estado fortalece o poder das classes dominantes de fazer e refazer suas alianas, o que acaba por debilitar
Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

233

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

os frgeis elos polticos existentes entre as classes subalternas, acirrando a dificuldade de inscrever suas demandas, mesmo por meio de seus institutos coletivos, como o MST. Contudo, a diviso entre dirigentes e dirigidos no considerada imutvel na organizao das sociedades. Conforme afirma Gramsci, as lutas e organizaes polticas podem desencadear importantes mudanas nas correlaes de fora, visto que os movimentos sociais, ao lado das classes subalternas, tm um grande potencial para edificar novas alianas, tendo em vista a ampliao e a disseminao de novos projetos que representem a vontade dos dominados. Nessa empreitada de pensar e construir novos espaos de poder para as classes subalternas, o conceito de sociedade civil torna-se de grande valia, pois nos permite pensar a sociedade civil como arena contraditria e permeada por diferentes projetos de classes, abrindo espao, ao mesmo tempo, ideia de superao da antiga ordem e agregao de novos sujeitos luta, evidenciando a importncia da negociao e da articulao poltica. tambm no mbito da sociedade civil que se elaboram e se fortalecem novas vises de mundo, novos valores morais, novas identidades e ideologias, que acabam por fortalecer e unificar coletividades antes dispersas. Elaborar um projeto radicalmente democrtico hoje significa, na linguagem de Gramsci (2000b), construir alianas com as instituies da sociedade civil que expressam as demandas das classes subalternas, com vistas a superar a esfera dos interesses econmico-corporativos e elev-los ao nvel tico-poltico, ou seja, da grande poltica calcada na afirmao de valores e interesses universais. E isso depende, evidentemente, de uma concreta anlise da correlao de foras presente em cada momento, para que se definam as potencialidades da disputa de hegemonia, tambm relacionada efetiva construo democrtica, implicando a superao entre dirigentes e dirigidos, entre governantes e governados. O cenrio atual e suas contradies com o aumento da ofensiva do capital sobre os trabalhadores e, ao mesmo tempo, o fortalecimento de uma poltica com vistas manuteno da ordem, ou da pequena poltica em detrimento da grande poltica,

234

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

permite-nos pensar que, apesar da realidade adversa em que vivemos hoje, imperioso continuar apostando nas organizaes partidrias e sindicais e nos movimentos sociais como sujeitos polticos capazes de agregar vontades coletivas na defesa de projetos alternativos ao projeto dos dominantes, fortemente centrado nas instituies e na cultura brasileira. 5 REFERNCIAS ACANDA, J. L. Sociedade civil e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. BARCELOS, E. . da S.; BERRIEL, M. C. Prticas institucionais e grupos de interesse: a geograficidade da Bancada Ruralista e as estratgias hegemnicas no parlamento brasileiro.In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA, 19., 2009, So Paulo. Anais... So Paulo: USP, 2009. Disponvel em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/laboratorios/agraria/Anais%20XIXENGA/artigos/Barcelos_EAS.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2012. BITTAR, P. Especial luta pela terra: CPMI da Terra. Braslia: Cmara de Deputados, 2006. Disponvel em: <http:// www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default. asp?selecao=MAT&Materia=36730>. Acesso em: 3 fev. 2012. BRASIL. Cmara de Deputados. [200-]. Disponvel em: <http:// www2.camara.gov.br/>. Acesso em: 27 jan. 2012. BRASIL. Senado Federal. [200-]. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/>. Acesso em: 27 jan. 2012. CAMPIONE, D. Hegemonia e contra-hegemonia na Amrica Latina. In: COUTINHO, C. N.; TEIXEIRA, A. de P. (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. p. 51-66. COUTINHO, C. N. O conceito de poltica nos Cadernos do crcere. In: COUTINHO, C. N.; TEIXEIRA, A. de P. (Org.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. COUTINHO, C. N. Intervenes. So Paulo: Cortez, 2006. COUTINHO, C. N. Representao de interesses, formulao de polticas e hegemonia. TEIXEIRA. S. F. (Org.). Reforma sanitTemporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

235

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

ria: em busca de uma teoria. So Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: ABRASCO, 1989. BRASIL. Departamento Intersindical de Assessoria parlamentar. Bancada ruralista aumenta com o reforo de novos parlamentares. Braslia, 2010. Disponvel em: <http://www.diap.org.br/ index.php/eleicoes-2010/bancadas-suprapartidarias/ruralista>. Acesso em: 23 jan. 2012. FAVARETO, A. Agricultores, trabalhadores: os trinta anos do novo sindicalismo rural no Brasil. Revista brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v.21, n.62, out. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092006000300002&script=sci_ arttext&tlng=em>. Acesso em: 2 set. 2010. FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECURIA (Brasil). Composio. [200-]. Disponvel em: <http://www.fpagropecuaria.com. br/>. Acesso em: 27 jan. 2012. GRAMSCI, A . Cadernos do crcere. Trad. de Carlos Nelson Coutinho com a colaborao de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurlio Nogueira. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000a. v. 1. GRAMSCI, A . Cadernos do crcere. Trad. de Carlos Nelson Coutinho com a colaborao de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000b. v. 3. GRAMSCI, A . Cadernos do crcere. Trad. de Carlos Nelson Coutinho com a colaborao de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. v. 4. GRAMSCI, A . Cadernos do crcere. Trad. de Carlos Nelson Coutinho com a colaborao de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. v. 5. LIGUORI, G. Roteiros para Gramsci. Rio De Janeiro: Ed. da UFRJ, 2007. MAGRONE E. Gramsci e a educao: a renovao de uma agenda esquecida. Cadernos Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 353372, set./dez. 2006. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp. br/>. Acesso em: 15 maio 2012. PINHEIRO, M. B. Os dilemas da incluso de minorias no Parlamento brasileiro: a atuao das frentes parlamentares e banca-

236

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

SIMIONATTO, I.; COSTA, C. R. COMO OS DOMINANTES DOMINAM

das temticas no Congresso Nacional. 2010. 198 p. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Programa de Ps-Graduao em Cincia Poltica, Belo Horizonte, 2010. PORTELLI, H. Gramsci e o Bloco Histrico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. SIMIONATTO, I. Classes subalternas, lutas de classe e hegemonia: uma abordagem gramsciana. Revista Katalisys, Florianpolis, v. 12, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2009.

Temporalis, Braslia (DF), ano 12, n. 24, p. 215-237, jul./dez. 2012.

237

Vous aimerez peut-être aussi