Vous êtes sur la page 1sur 5

Bola de Vapor O aparelho consiste de uma cmara (normalmente uma esfera ou um cilindro) com tubos curvados, por onde

o vapor expelido. A fora resultante faz com que o aparelho gire. Normalmente, a gua aquecida numa bacia, que est ligada cmara giratria por um par de tubos que tambm servem como eixo para a cmara. No entanto, a gua tambm pode ser aquecida na prpria cmara como demonstra a ilustrao abaixo. Foi inventada no primeiro sculo por Heron de Alexandria, e considerada o primeiro motor a vapor documentado. O aparelho consiste de uma cmara (normalmente uma esfera ou um cilindro) com tubos curvados, por onde o vapor expelido. A fora resultante faz com que o aparelho gire. Normalmente, a gua aquecida numa bacia, que est ligada cmara giratria por um par de tubos que tambm servem como eixo para a cmara. No entanto, a gua tambm pode ser aquecida na prpria cmara como demonstra a ilustrao abaixo. Foi inventada no primeiro sculo por Heron de Alexandria, e considerada o primeiro motor a vapor documentado. Mquina de Savery Em 1698, Thomas Savery (1650-1715), mecnico ingls, patenteou a primeira mquina vapor realmente prtica, uma bomba para drenagem de gua de minas. A bomba de Savery possua vlvulas operadas manualmente, abertas para permitir a entrada de vapor em um recipiente fechado. Despejava-se gua fria no recipiente para resfri-lo e condensar o vapor. Uma vez condensado o vapor, abria-se uma vlvula de modo que vcuo no recipiente aspirasse a gua atravs de um cano. A bomba de vapor construda por Thomas Savery tinha j alguma finalidade: extrair gua do poo das minas inglesas de carvo mineral. Vapor era produzido no aquecedor (a) e conduzido para os reservatrios (b) da figura, atravs de vlvulas manuais (c). O vapor era fornecido alternadamente para os reservatrios, empurrando gua do reservatrio atravs do tubo (d) e para o topo. A vlvula (c) era ento fechada e um jato de gua fria iria condensar o vapor daquele reservatrio e com isto, promover um vcuo. A rarefao obtida iria fazer com que gua do lugar (f) pudesse entrar no tubo (e) e ser direcionada para o reservatrio. A vlvula (c) era ento aberta novamente, para a

repetio do ciclo. Alternando-se os dois reservatrios (b), era possvel se ter um fluxo contnuo de gua para o exterior.

A "mquina de fogo" de Savery utilizava-se das enormes foras originadas pelo peso da atmosfera. O princpio bsico o ilustrado abaixo.

Todas as quatro vlvulas, A, B, C e D, esto inicialmente fechadas, e o vapor gerado na caldeira. As vlvulas A e B so ento abertas, e o vapor penetra no condensador, forando a gua ali existente a passar para o reservatrio, elevando seu nvel. Fecham-se ento as vlvulas A e B, abrindo-se as vlvulas C e D. Esta ltima (D) esguicha gua fria no condensador, resfriando o vapor, fazendo-o condensar-se. Isto cria um 'vcuo' no condensador, e a presso atmosfrica fora a gua do tanque inferior para o condensador, passando pela vlvula C. O consumo determinado pela gua que escoa por D pequeno. O ciclo repetido inmeras vezes, de maneira a fazer passar um grande volume de gua para o reservatrio.

m 1763, James Watt, um brilhante engenheiro escocs recebeu um modelo da mquina de Newcomen para reparar. Ao trmino do conserto, ele notou a baixssima eficncia da mquina de Newcomen e suspeitou que grande parte do vapor quente era resfriado, condensado e tinha seu volume bastante reduzido ao entrar no cilindro resfriado. Aps consultas com o maior conhecedor de vapor da poca, Joseph Black, que estava na mesma Universidade de Glasgow, ele introduziu diversas inovaes, entre elas o uso de um condensador externo (a). Mquina de WATT (1763) Na sua mquina, vapor era conduzido pela tubulao (b). A vlvula (c), controlada a partir da haste (d), permitia vapor entra na parte superior do pisto (e). Isto empurrava o pisto para baixo e, atravs da barra (f), levantava as hastes (g) e (h) da bomba. Tal movimento retirada gua do reservatrio (i) atravs da tubulao (j) e tambm do reservatrio (k) para o reservatrio (i). A vlvula (l) era ento movida para permitir vapor entrar no base do pisto; assim equilibrado, o pisto movia-se para o topo, possibilitando um novo ciclo.

Mquina de Newcomen O golpe de gnio de Thomas Newcomen em 1712 foi combinar o pisto como um meio de aproveitar tanto a expanso do vapor (na subida), como o vcuo repentino devido condensao do vapor (na descida). A "mquina de vapor de Newcomen" est ilustrada abaixo.

Agora temos apenas duas vlvulas, A e B. O pisto conectado a uma travessa superior, que tambm est ligada haste de uma bomba d'gua, pelo outro lado (no representada na figura). Abrindo-se a vlvula A, o vapor proveniente da caldeira admitido no cilindro, sob presso, e leva o pisto at o ponto mais alto de seu percurso. Ento, A fechada e B aberta, entrando no cilindro um borrifo de gua fria, proveniente do reservatrio, condensando o vapor e criando o 'vcuo' nesse cilindro. A presso atmosfrica fora ento o pisto para o extremo inferior de seu curso, acionando desta maneira a bomba d'gua (do tipo 'aspirante') ligada ao outro brao do travesso. Essa bomba quem 'suga' a gua da mina. A engenhosidade de Newcomen criou a mquina a vapor como um engenho prtico, suficientemente poderoso e capaz de salvar muitas minas inglesas das inundaes. Durante cinqenta anos que se seguiram, sua mquina foi usada para bombeamento, sempre que no havia energia hidrulica disposio.

A principal desvantagem da mquina de Newcomen para outros propsitos era seu grande consumo de combustvel. Usando das unidades inglesas da poca, para um "bushel" de carvo, a mquina podia elevar 5 a 6 milhes de "libras" de gua a uma altura de um "p". (Ou um peso menor de gua a uma altura correspondentemente maior.) Muito mais tarde, Watt construiu mquinas a vapor que produziam trs ou quatro vezes aquele trabalho til, para o mesmo consumo de combustvel.

Na poca de Newcomen, no se compreendeu que a eficincia de uma mquina a vapor pode ser melhorada com o emprego dos princpios cientficos do desenho. No havia tabelas de desempenho, com as quais comparar o trabalho realizado pela mquina e o combustvel consumido. No havia um meio de saber se a mquina havia atingido seu limite de eficincia, ou se existia de fato qualquer limite. O desempenho das mquinas a vapor no pde ser considerado mais efetivamente at que se ficou conhecendo mais a respeito da natureza do calor.

Vous aimerez peut-être aussi