Vous êtes sur la page 1sur 16

Outubro/2013

EMPRESA BRASILEIRA DE HEMODERIVADOS E BIOTECNOLOGIA - HEMOBRS


Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista de Gesto Corporativa Emprego: Engenharia de Segurana do Trabalho


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 08, Tipo 002

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R O VA O B J E T I VA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova 08, Tipo 002


O autor deixa claro que no est em uma cruzada contra CONHECIMENTOS BSICOS Lngua Portuguesa Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 3. quem acredita em tratamentos alternativos tudo o que ele defende mais clareza na argumentao. No h problema em usar florais pra se sentir bem, mas no seria correto afirmar que h provas cientficas de sua eficcia. Caso voc seja um adepto da homeopatia ou de dietas Tira-teima racional Jornalista mostra como estatsticas mal-interpretadas e nomes complexos so usados para criar golpes retricos em nome da cincia
Luciana Galastri

da moda, no dever simpatizar com a ironia do livro. Mesmo assim, vale a leitura afinal o prprio escritor mostra que a melhor arma em uma discusso conhecer a fundo as causas de seu interlocutor.
Cincia Picareta, de Bem Goldacre (Civilizao Brasileira)

Prepare-se para se tornar a pessoa mais temida nas mesas de bar quando o assunto gira em torno da dieta da moda, medicina alternativa ou cosmticos. O ceticismo e a ironia do jornalista Bem Goldacre em Cincia Picareta so contagiosos mas extremamente teis. Afinal, como ele mesmo define, o mau entendimento das estatsticas e evidncias fez com que as pessoas acabassem na priso, ridicularizadas e at mortas. Seu livro dedica-se a destrinchar os possveis enganos de tratamentos homeopticos, da nutrio e da medicina em geral. Mas o apelo da narrativa de Goldacre que ele no se limita a acusaes pelo contrrio, ensina o leitor a ter um olhar mais crtico em relao a supostas verdades cientficas. Ele mostra que tudo comea na escola, ao temermos nomes complexos e nmeros em vez de os questionarmos. E prope o mtodo cientfico para analisar as informaes que parecem verdadeiras: observar uma situao, criar uma hiptese para ela e test-la. O autor cita, como exemplo, um tratamento que ficou popular recentemente no Reino Unido chamado Aqua Detox: a pessoa coloca os ps em uma bacia enquanto uma gua especialmente ionizada retira as toxinas de seu corpo. Essas substncias saem pelos ps do indivduo deixando a gua com uma colorao marrom (as toxinas), prova de sua eficcia. Goldacre replicou o experimento colocando uma boneca na bacia, no lugar de ps humanos. O resultado foi o mesmo. Ao analisar a gua que sobrava, um amigo do escritor revelou que no h nenhuma toxina presente a colorao adquirida graas ao ferro do aparelho. Eletrodos do ferro enferrujam e o tom vermelho transmitido para a gua. 2 2. 1.

(Revista Galileu, n. 265. So Paulo: Globo, agosto de 2013, p. 86. Fragmento)

Sobre a finalidade e o assunto do texto, correto afirmar que se trata de uma (A) notcia de revista, que denuncia um golpe dado em nome da cincia, graas ao qual pessoas mal informadas foram levadas priso e morte. narrativa exemplar, que busca ensinar o leitor a ter um olhar mais crtico e questionador sobre nomes complexos e nmeros, desde a escola. reportagem de divulgao cientfica, que comprova a eficcia dos remdios homeopticos e dos florais para fins medicinais, nutricionais e cosmticos. campanha publicitria, que mobiliza estatsticas e evidncias para divulgar a popularidade de um tratamento ingls base de gua ionizada. resenha crtica, que comenta o livro de um jornalista, no qual tratamentos de sade alternativos so submetidos a uma avaliao ctica e irnica.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

No incio do ltimo pargrafo, o autor dirige-se diretamente a seu interlocutor, utilizando, para isto, o pronome voc. Outro trecho do texto em que a interao com o leitor aparece explicitada : (A) (B) (C) (D) (E) No h problema em usar florais para se sentir bem... Prepare-se para se tornar a pessoa mais temida... Seu livro dedica-se a destrinchar os possveis enganos... Ele mostra que tudo comea na escola... ... a pessoa coloca os ps em uma bacia...

_________________________________________________________

3.

No ltimo pargrafo, as expresses Caso voc seja e Mesmo assim estabelecem, respectivamente, o sentido de: (A) (B) (C) (D) (E) condio e concesso. oposio e concluso. finalidade e causa. consequncia e temporalidade. adversidade e proporo.
HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 08, Tipo 002


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 4 a 7. 4. No terceiro e no quinto pargrafos, as aspas foram utilizadas com a finalidade de destacar palavras do modo como (A) (B) (C) Com a nova ortografia da lngua portuguesa, dei um triste adeus aos tremas e a algumas palavras que levavam acento. Vou sentir falta da velha ortografia, uma falta nada nostlgica, mas visual. O voo, sem o circunflexo, parece que ficou mais raso e pesado; lembra o voo de um inhambu, essa ave grande e pesada e desajeitada que, para sair do cho, bate asas com estardalhao, como se fosse uma bandeira ao vento. E o que dizer da nova idia? Sem o acento agudo, tornou-se grave, fechada e sugere uma pronncia mais lusitana. Lamento a nudez de ideia, como lamento tambm a nudez da palavra jiboia, que perdeu o acento espetado no centro do corpo. E os tremas, esses dois pontinhos suspensos, olhinhos fixos que davam tanta graa e elegncia letra u? Tantos coraes que agentaram o tranco por toda uma vida agora vo ter que suportar emoes, dissabores e adversidades sem o trema. Eu gostava desses pontinhos gmeos que davam um encanto visual palavra tranqilo. Gostava tambm das mos de minha av, mos que passavam unguento nas costas dos netos durante as noites midas de Manaus. Com ou sem trema, o ungento ainda existe, mas as mos da av sumiram e apenas emitem sinais na minha memria. Espero que aquelas noites no sejam molhadas de tanta humidade, tomara que as noites e os dias em tempo chuvoso permaneam midos, livres de um h intruso, desnecessrio. Sempre antipatizei com o hfen, esse trao minsculo que separa duas palavras. Nem todos os hfens foram suprimidos, e a nova regra para o seu uso ainda nebulosa, como afirmou Evanildo Bechara, um dos nossos lexicgrafos mais doutos. Sei que segundo-tenente leva hfen, mas como nomear a condio degradante em que vivem milhes de brasileiros: sub-humana ou subhumana? Para desespero dos editores e revisores, daqui a dez ou quinze anos haver uma nova reforma ortogrfica. Tomara que no padronizem a lngua portuguesa, pois a uniformidade seria o fim da picada. O que enriquece nossa lngua justamente o conjunto de diferenas fonticas e sintticas da lngua portuguesa falada e escrita em vrios continentes. A riqueza de uma lngua herdada pelos colonizados reside tambm na sua inovao e maleabilidade. A reforma ortogrfica de 2020 ou 2022 pode suprimir todos os acentos, todos os hfens, pode excluir at o , com prejuzo gritante palavra caa. Mas deixem, por favor, o nosso gerndio. No estou a pedir muito, p. Estou pedindo apenas isso: nosso pendor ao movimento e ao, que nem sempre seguem para a frente. Mas esta no uma crnica sobre caranguejos.
(Hatoum, Milton. Um solitrio espreita Crnicas. So Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 190-192 Fragmento) HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Adeus aos coraes que aguentaram o tranco


Milton Hatoum

so pronunciadas na regio de origem do autor. foram corrigidas por lexicgrafos mais doutos. so grafadas em pases colonizadores. sero escritas daqui a dez ou quinze anos. eram grafadas antes da nova reforma ortogrfica.

(D) (E) 5.

_________________________________________________________

Sobre o uso, na crnica, dos tempos e modos verbais, so feitas as seguintes afirmaes:

I. No primeiro pargrafo, os verbos dar e levar aparecem conjugados no pretrito perfeito, marcando um tempo anterior ao momento presente, definido, concluso e consumado.

II. No segundo perodo do penltimo pargrafo, as formas verbais padronizem (no presente do subjuntivo) e seria (no futuro do pretrito do indicativo) expressam uma hiptese ou possibilidade.

III. No ltimo pargrafo, o autor ilustra com a variao


do verbo pedir a diferena de usos dos modos verbais entre lusitanos e brasileiros: enquanto os primeiros escolheriam o infinitivo (estou a pedir), os segundos optam pelo gerndio (Estou pedindo). Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6.

II e III. I e II. III. II. I.

_________________________________________________________

Em certo momento do texto, o cronista brasileiro aproveita o comentrio sobre um dado lingustico para fazer uma crtica social ao pas. Isto ocorre quando ele aborda a regra de: (A) (B) (C) (D) (E) uso do hfen para separar determinados prefixos. acentuao de palavras com vogais dobradas. acentuao de palavras com ditongo aberto. uso do trema sobre a letra u pronunciada. uso do h no pronunciado no incio de palavras.

_________________________________________________________

7.

Sobre o ponto de vista do autor acerca de uma reforma na lngua portuguesa, correto afirmar que ele (A) questiona um conjunto de inovaes sintticas, porque causam um prejuzo gritante ao idioma materno. valoriza as diferenas de uso entre os pases, pois elas enriquecem e renovam o idioma. defende uma maior padronizao do uso da lngua entre colonizados e colonizadores. reconhece o papel futuro de editores e revisores, para que a fontica e a sintaxe portuguesas se tornem mais maleveis. ope-se atual uniformidade das variantes falada e escrita, que prejudica a herana deixada pelos portugueses. 3

(B) (C) (D)

(E)

Caderno de Prova 08, Tipo 002


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 8 a 10. Pecados corporativos Os problemas de escrita nas empresas que podem tornar a comunicao profissional um inferno
Lgia Velozo Crispino

8.

Embora ao final do texto o autor lembre a importncia de, ao escrever, atentar para os problemas de dupla interpretao, na frase que serve de subttulo reportagem aparece certa ambiguidade, causada pelo fato de (A) (B) (C) (D) (E) o qualificativo profissional variar em nmero, mas no em gnero, para concordar com comunicao. o pronome relativo que ter sido usado indevidamente, devendo ser substitudo por as quais. a locuo verbal podem tornar concordar tanto com problemas quanto com empresas. o complemento um inferno referir-se a profissional, em vez de ao vocbulo comunicao. a referncia escrita restringir incorretamente os problemas encontrados nas empresas.

A comunicao um ato dirio e constante, que faz a diferena entre o sucesso e o fracasso das relaes profissionais, pessoais e familiares. No entanto, muitas pessoas preferem transferir o problema ao leitor ou interlocutor, afirmando que ele no capaz de entender a sua mensagem. Nunca param para analisar que a limitao pode estar na maneira como se expressam. No mundo corporativo, h anos j no existe mais a figura da secretria de departamento responsvel pela elaborao e reviso de comunicados, apresentaes e relatrios. Na era do conhecimento e da internet, em que qualquer funcionrio escreve e-mails para toda a empresa, e no raro escreve em nome da empresa, para fornecedores e clientes, a exigncia da comunicao eficiente em portugus tornou-se fundamental. O e-mail se consolidou como uma ferramenta de comunicao corporativa, mas tambm um documento que, na maioria das empresas, ficar arquivado por muito tempo, um registro de erros. Por isso, preciso que as pessoas dediquem uma especial ateno a essa modalidade de interao. Planeje o que vai escrever Planeje antes de sair escrevendo. A construo dos pensamentos se d de forma inconsciente, involuntria e muito rpida. Pensamos o tempo todo. Portanto, organize seu raciocnio.

_________________________________________________________

9.

No segundo perodo do segundo pargrafo, aparecem os trechos escreve e-mails para toda a empresa e escreve em nome da empresa. A diferena de sentido criada pelo uso das duas expresses grifadas pode ser assim corretamente explicada: (A) no primeiro trecho, o funcionrio redige mensagens dirigidas a departamentos de outras empresas, enquanto no segundo, ele escreve textos em que aparece o nome de sua prpria empresa. no primeiro trecho, o funcionrio comunica-se por escrito com diversas empresas; j no segundo, ele redige documentos de uso interno, apenas para seus colegas. no primeiro trecho, o funcionrio produz textos a fim de representar outros colegas, enquanto no segundo, ele cria mensagens de autoria prpria, para divulgar a empresa a terceiros. no primeiro trecho, o funcionrio envia textos a outros funcionrios da empresa, enquanto no segundo, ele a representa, ao escrever para pessoas que esto fora dela. no primeiro trecho, o funcionrio escreve a uma empresa na qual no atua; j no segundo, ele elabora textos de interesse da sua empresa, os quais sero divulgados internamente.

(B)

(C)

Mais importante que ser objetivo ter objetivos. Toda reunio, apresentao, comunicado, e-mail, enfim, toda comunicao em um ambiente profissional deve ter objetivos claros a serem expressos. Para isso, fundamental planejar cada situao, pensando quais so os pontos que devem ser essencialmente comunicados, qual a melhor maneira de apresent-los, quais argumentos os justificam, qual o conhecimento dos envolvidos sobre o assunto, que nvel de formalidade usar. Economia expressiva

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

Use frases e pargrafos curtos. O nmero de mensagens


que recebemos por dia elevado e, se as suas mensagens so longas, a chance de que elas sejam lidas na ntegra mnima. Outra tcnica que facilita a leitura transformar parte do texto em itens.

A reportagem acaba servindo como um texto utilitrioinstrucional, fornecendo dicas de como se comunicar apropriadamente no ambiente corporativo. A sntese mais adequada dessas sugestes fornecidas pelo autor aparece formulada no perodo: (A) O pensamento escrito deve ser organizado e apresentado de forma involuntria e muito rpida, j que no so permitidas correes e revises, mais comuns na fala. Mensagens escritas mais longas podem apresentar itens e abreviaturas, desde que se considere o grau de conhecimento dos envolvidos e se arquive depois o registro dos erros mais frequentes. Estrangeirismos e palavras de difcil compreenso devem ser utilizadas apenas na linguagem oral, quando se permitem correes e argumentos que justifiquem seu uso. Para uma comunicao escrita eficiente, necessrio planejar, a fim de se organizar o raciocnio, e explicitar objetivos, apresentando as ideias de modo conciso, claro e correto. O alto nvel de formalidade utilizado na comunicao empresarial deve ser sempre mantido, independentemente dos interlocutores envolvidos e dos assuntos tratados, tanto na fala como na escrita.
HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Evite o uso de abreviaes e muitos estrangeirismos. Evite palavras de difcil compreenso ou pouco utilizadas.
Seja direto, claro e simples e mantenha o foco no tema proposto.

(B)

Revise seus textos: quando a comunicao por escrito,


preciso considerar que a linguagem escrita bem diferente da linguagem oral. Ns no escrevemos como falamos. A linguagem precisa ser mais clara e correta, pois no permite correes no momento da leitura, como ocorre com a fala. A reviso atenta de um texto elimina grande parte dos problemas de concordncia e de dupla interpretao. Cuidado tambm com os erros de digitao. Pense em que imagem voc est passando como profissional.
(Revista Lngua Portuguesa. Ano 4, n. 52. So Paulo: Segmento, fevereiro de 2010, p. 28-31 Fragmento adaptado)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova 08, Tipo 002


12. Lngua Inglesa (A) Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 11 e 12. Transfusion related infections Bacterial Bacterial contamination of blood components is an infrequent complication of transfusion. However, if it does occur, the potential for fulminant sepsis in the recipient is associated with high mortality. It can result from contamination during venepuncture or if an asymptomatic donor is bacteraemic at the time of donation. Symptoms occur during or shortly after transfusion of the contaminated unit and include high fever, rigors, erythema and cardiovascular collapse. RBCs are stored at 4C. This makes contamination with Gram-negative bacteria such as Yersinia enterocolitica and Pseudomonas species more likely as they proliferate rapidly at this temperature. Gram-positive bacteria such as and 13. Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus Admita que 36% do sangue seja composto por clulas (hemcias, leuccitos, plaquetas), e que o restante seja composto por material intercelular (plasma). Admita, ainda, que 90% do plasma do sangue composto por gua. Se uma pequena amostra de sangue contm 2,88 mL de gua proveniente apenas do plasma, ento, a quantidade de sangue analisado nessa amostra, em mililitros, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 14. 4,0. 4,6. 5,0. 5,8 6,2. Raciocnio Lgico-Matemtico (E) bactrias gram-negativas proliferam com maior facilidade em temperatura ambiente. (D) (C) (B) bactrias gram-negativas so as responsveis por plaquetas contaminadas. apesar de haver testes que podem detectar vrus em sangue de doadores, ainda assim h possibilidade de transmisso de doenas virais. os testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores foram implantados em meados da dcada de 1980. a contaminao bacteriana mais comum do que a viral em sangue de doadores. De acordo com o texto,

_________________________________________________________

Bacillus species proliferate more readily at room temperature and so are more commonly seen as platelet contaminants. There are no screening tests currently available for detection of bacterial contamination; therefore, visual inspection of the bag before transfusion is important. Contaminated bags may seem unusually dark in colour or contain gas bubbles. Diagnosis rests with culture of the same organism from both the patient and the implicated blood component. Viral The incidence of transfusion-related viral infection has greatly reduced since the mid-1980s when pre-donation questionnaires to identify groups with high-risk behaviour were implemented. There have also been improvements in pre-transfusion testing of donated blood. Currently, donor blood is screened for hepatitis B, hepatitis C, HIV 1 and 2, human T cell lymphotrophic virus, syphilis and cytomegalovirus. However, disease transmission may occur in the window period, that is, the time after infection when the donor is infectious but screening tests are negative.
(Adapted from http://ceaccp.oxfordjournals.org/content/ 6/6/225.full)

_________________________________________________________

De acordo com o Instituto Nacional do Cncer (INCA), o limite de idade para uma pessoa poder doar sangue ter de 16 (dos 16 at os 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal do pai) at 67 anos, 11 meses e 29 dias. Jair nasceu em 28 de agosto de 1945. Laura, sua esposa, 1 dia mais velha que Jair. lvaro, neto do casal, nasceu em 1998. Os trs foram doar sangue no INCA no dia 29 de agosto de 2013. De acordo apenas com as regras de idade para doao de sangue no INCA, dentre as trs pessoas citadas, (A) se lvaro tiver autorizao dos pais, todos podero doar sangue. apenas Laura no pode doar sangue, por estar fora do limite de idade. ningum est apto a doar sangue, por estarem todos fora do limite de idade. se lvaro tiver autorizao dos pais, ele ser o nico que poder doar sangue. apenas Jair e Laura no podem doar sangue, por estarem fora do limite de idade. 5

11.

Segundo o texto, (A) a janela imunolgica no afeta o resultado dos testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores. praticamente impossvel identificar uma bolsa de sangue contaminada por bactrias. os testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores so absolutamente confiveis. febre e tremores so sintomas de infeco viral causada por transfuso. uma infeco bacteriana por transfuso tem alta taxa de mortalidade. (E) (B)

(B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 08, Tipo 002


18. Noes de Legislao 15. O Conselho de Administrao o rgo de orientao superior da HEMOBRS. De acordo com o Regimento Interno da HEMOBRS compete-lhe, dentre outras atribuies, especificamente. (A) analisar e avaliar a execuo oramentria quanto conformidade, aos limites e s destinaes estabelecidas na legislao pertinente. aprovar a aquisio, a alienao e a onerao de bens imveis e valores mobilirios. apurar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar a eficcia da gesto, do controle e das prticas administrativas da empresa. acompanhar e avaliar a conformidade da execuo e do cumprimento das metas estabelecidas nos Planos Anuais e Plurianuais da Empresa. acompanhar e avaliar a execuo dos projetos e aes da HEMOBRS, zelando pelo cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas, bem como o pro-cesso de gesto implementado. De acordo com a Lei n 10.205/2001, observe as seguintes atividades:
o

I. Cobrana de valores referentes a insumos, materiais, exames sorolgicos, imunoematolgicos e demais exames laboratoriais definidos pela legislao competente, realizados para a seleo do sangue, componentes ou derivados.

II. Honorrios por servios mdicos prestados na assistncia aos pacientes e aos doadores. A referida Lei do Sangue, (A) considera como comercializao as atividades I e II, apenadas com sanes administrativas, penais e cveis. (B) (C) (D) (E) no considera como comercializao as atividades I e II. no considera como comercializao apenas a atividade I. no considera como comercializao apenas a atividade II. considera como comercializao as atividades I e

(B) (C)

(D)

(E)

II, apenadas apenas com multa administrativa. _________________________________________________________ _________________________________________________________


16. Considere as assertivas abaixo a respeito da criao da HEMOBRS. 19. De acordo com o Decreto n 6029/2007, a Comisso de tica Pblica CEP integra o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal. Os sete integrantes da CEP sero designados pelo (A) (B) (C) (D) Ministro da Integrao Nacional, para mandatos de dois anos, no coincidentes, vedada a reconduo. Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, vedada a reconduo. Presidente da Repblica, para mandatos de dois anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Ministro da Integrao Nacional, para mandatos de dois anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo.
o

I. A funo social da HEMOBRS garantir aos pacientes do Sistema nico de Sade SUS o fornecimento de medicamentos hemoderivados ou produzidos por biotecnologia.

II. A HEMOBRS ter sede e foro no Distrito Federal


e prazo de durao indeterminado.

III. vedada HEMOBRS, em qualquer hiptese,


fracionar plasma ou produtos intermedirios obtidos no exterior para prestao de servios a outros pases.

IV. A HEMOBRS sujeitar-se- ao regime jurdico prprio das empresas privadas, exceto quanto aos direitos e obrigaes trabalhistas e tributrios. De acordo com a Lei n 10.972/2004, correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 17.
o

(E)

_________________________________________________________

20.

Considere:

I. O acesso aos rgos e aos meios de comunicao


para divulgao das respectivas religies.

I e II. I, II e IV. I, II e III. II e IV. I, III e IV.


o

II. A coleta de contribuies financeiras de pessoas


naturais e jurdicas de natureza privada para a manuteno das atividades religiosas e sociais das respectivas religies.

III. A celebrao de reunies relacionadas religiosidade e a fundao e manuteno, por iniciativa pblica federal, estadual e municipal, direta e indiretamente atravs de autarquias e empresas pblicas, de lugares reservados para tais fins.

_________________________________________________________

Segundo o Decreto n 5402/2005, a modificao do capital social da HEMOBRS depender de autorizao dos Ministros de Estado da (A) (B) (C) (D) (E) Sade e da Justia, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao. Fazenda, apenas, mediante proposta do Conselho de Administrao, ouvido o Conselho Fiscal. Sade, apenas, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao. Sade e da Fazenda, mediante proposta do Conselho de Administrao, ouvido o Conselho Fiscal. Sade e da Fazenda, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao.

IV. A produo e a divulgao de publicaes relacionadas ao exerccio e difuso das religies de matriz africana. De acordo com a Lei n 12.288/2010, o direito liberdade de conscincia e de crena e ao livre exerccio dos cultos religiosos de matriz africana compreende, dentre outros, APENAS as atividades indicadas em (A) (B) (C) (D) (E)
o

II e IV. II, III e IV. I, II e III. I, II e IV. I e III.


HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 08, Tipo 002


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Carlos Alberto funcionrio de uma empresa, onde desenvolve atividade definida como perigosa, mediante anlise do SESMT. Seu salrio de R$ 1.000,00 (um mil reais) acrescido de gratificao de funo de chefia igual a R$ 400,00 (quatrocentos reais) e R$ 100,00 (cem reais) referentes a participao nos lucros da empresa, o que totaliza R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) mensais. Nestas condies, ele tem assegurado a percepo de: (A) (B) (C) (D) (E) 22. valor que varia de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), dependendo do grau de periculosidade apontado nos laudos tcnicos do SESMT. R$ 300,00 (trezentos reais), como adicional de periculosidade. R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), como adicional de periculosidade. R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), como adicional de insalubridade de grau mdio. R$ 100,00 (cem reais), como adicional de insalubridade de grau mdio.

Nos casos das atividades que envolvem agentes biolgicos, a insalubridade deve ser caracterizada pela avaliao (A) qualitativa, devendo ser atribudo o grau mximo no caso de trabalho ou operaes em contato permanente com carnes, glndulas, vsceras, sangue, ossos, couros, plos e dejees de animais portadores de determinadas doenas infectocontagiosas. quantitativa, devendo ser atribudo grau mximo no caso de trabalho ou operaes em contato permanente com sangue humano de qualquer espcie, gnero ou grau, em quantidade superior a 10 mL. quantitativa, devendo ser atribudo o grau mximo no caso de trabalho ou operaes em contato permanente com partes de animais portadores de doenas infecto-contagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose). qualitativa, devendo ser atribudo grau mdio no caso de trabalho ou operaes em contato permanente com pacientes em isolamento por doenas infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso. quantitativa, devendo ser atribudo grau mdio no caso de trabalho ou operaes em contato permanente com objetos de uso de pacientes em isolamento, no previamente esterilizados.

(B) (C) (D) (E)

Ateno:

Analise o texto abaixo para responder s questes de nmeros 23 e 24.

A maioria dos acidentes causados por agulhas descartadas em lugares inadequados parece refletir a falta de cuidado do profissional da rea de sade com relao ao descarte desses materiais, no apenas com sua prpria segurana, mas tambm com a segurana de profissionais de outras reas, os quais deveriam ser menos expostos a esses acidentes. No presente estudo, cinco dos sete casos de acidentes por descarte de material perfurocortante em local inadequado envolveram profissionais da classe dos auxiliares e tcnicos de enfermagem. O registro de acidentes com materiais perfurocortantes em funcionrios de aterro sanitrio e da equipe de limpeza hospitalar parece tambm revelar o descuido dos profissionais de sade que trabalham em unidades de atendimento de pacientes, pois, ao descartarem instrumentos de forma inadequada, expuseram outros profissionais a riscos biolgicos.
(SILVA, Juliana Azevedo da et al. Investigao de acidentes biolgicos entre profissionais de sade. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, Sept. 2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300008&lng=en&nrm=iso>. Access on 08 Oct. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000300008)

23.

Considerando o texto acima, referente responsabilidade pelo descarte de objetos perfurocortantes, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) o SESMT o principal responsvel pelo descarte de objetos perfurocortantes em empresas da rea da sade. o Governo Federal o principal responsvel pelo descarte dos objetos perfurocortantes utilizados em empresas da rea da sade, devendo disponibilizar locais adequados para esta atividade. o empregador que empregue trabalhadores que utilizam objetos perfurocortantes deve ser o responsvel pelo descarte destes objetos. empresas especializadas no descarte de objetos perfurocortantes devem ser responsveis pelo seu descarte nos ambientes de trabalho na rea da sade. os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte.

24.

Considerando as normas regulamentadoras vigentes, os resduos de risco biolgico (A) (B) (C) (D) (E) devem ser dispostos conforme normatizao interna das empresas da rea da sade, pois no existe qualquer normatizao e legislao especfica vigente. merecem cuidado e ateno no seu descarte, porm no existe legislao especfica para estes casos. devem ser dispostos em aterros sanitrios especficos, devidamente acondicionados, de forma a no representarem risco aos profissionais das equipes de limpeza hospitalar. devem ser incinerados, de forma que no contribuam para a ocorrncia de acidentes com os trabalhadores das equipes de limpeza hospitalar. devem ser dispostos conforme previsto nas legislaes sanitria e ambiental. 7

HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


25. Um auxiliar de escritrio, funcionrio de uma empresa que presta servios de anlises clnicas, tem 27 anos de idade, trabalha h exatos 7 anos nesta empresa e nesta funo. A empresa est totalmente regular em relao ao cumprimento da NR-7 no tocante realizao dos exames mdicos previstos na norma desde o incio de suas atividades. O referido auxiliar de escritrio no est exposto a riscos ou situaes de trabalho que impliquem no desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional e no portador de doena crnica. No PCMSO desta empresa no existem recomendaes especiais sobre quaisquer exames mdicos previstos, apenas constando que devero ser cumpridos os prazos previstos e determinados na NR-7. Considerando que este auxiliar de escritrio realizou todos os exames mdicos necessrios desde que foi admitido, sem qualquer necessidade de realizao de exames adicionais aos que constam na legislao especfica, em conformidade com as disposies da NR-7, este funcionrio realizou, alm do exame admissional, (A) (B) (C) (D) (E) 26. trs exames peridicos. quatro exames peridicos. sete exames peridicos. seis exames peridicos. um exame de mudana de funo e seis exames peridicos.

Jos lanou sua candidatura no processo eleitoral da CIPA da empresa em que trabalha como empregado. Ele conduziu sua campanha eleitoral divulgando o seguinte lema: UMA VEZ CIPEIRO, SEMPRE CIPEIRO. Sua inteno manter-se como membro efetivo da CIPA desta empresa continuamente, por diversos anos consecutivos. Este objetivo de Jos (A) (B) no possvel ser atingido, pois no permitido que qualquer funcionrio se mantenha estvel em seu emprego de forma continuada, conforme disposies da NR-5. possvel ser atingido, pois ele poder ser eleito, reeleito uma nica vez e, em mandatos seguintes, atuar como membro efetivo indicado pelo seu empregador, com possibilidade de nova candidatura aps decorridos 12 meses do trmino de seu ltimo mandato como membro eleito, conforme disposies da NR-5. possvel ser atingido, pois ele poder ser eleito e reeleito sequencialmente, enquanto o grupo de empregados o eleger como seu representante, em funo de uma boa gesto no cumprimento de seu mandato. no possvel ser atingido, pois ele somente poder ser reeleito uma nica vez, no sendo permitido, em qualquer hiptese, que ele atue posteriormente como membro efetivo desta comisso, conforme determina a NR-5. possvel ser atingido, pois a NR-5 no restringe a candidatura de quaisquer empregados de uma empresa durante o processo eleitoral da CIPA, mesmo que tenham exercido mandatos consecutivos anteriores como membros efetivos eleitos pelos trabalhadores.

(C) (D) (E)

27.

Em determinada empresa, ocorreu um acidente porque um empregado no armazenou sua luva corretamente, ocasionando danos nesse EPI. Questionado, ele informou que no sabia como armazenar e utilizar a luva porque no recebeu qualquer treinamento. O empregador, por sua vez, disse que entregou o EPI para o funcionrio, inclusive apresentou o protocolo de recebimento assinado pelo mesmo. Informou, tambm, que a luva tinha Certificado de Aprovao (CA) vlido, o que garante a eficcia de tal EPI. Considerando as responsabilidades do empregador e do empregado em relao ao EPI, conforme a NR-6 correto afirmar que: (A) (B) o trabalhador deveria arcar com as despesas da substituio das luvas danificadas, vez que o empregador forneceu os EPI's em boas condies de uso, com CA vlido, isentando-o de possveis substituies por danos ou extravios. responsabilidade do empregador o registro do fornecimento de EPI com CA vlido aos trabalhadores, podendo ser adotado livro, ficha ou sistema eletrnico, o que o isenta da necessidade de orientao e capacitao do trabalhador quanto ao seu uso, conservao e guarda. responsabilidade do trabalhador a busca pelo conhecimento dos procedimentos de uso, guarda e conservao do EPI que lhe entregue, isentando o empregador da necessidade de investir na capacitao dos seus empregados sobre questes relacionadas aos EPI's. responsabilidade do empregador realizar a orientao e o treinamento do trabalhador referente ao uso adequado do EPI, bem como informar os procedimentos adequados para sua guarda e conservao. uma vez que o trabalhador responsvel pela aquisio do EPI, cabe a ele aprender a us-lo, conserv-lo e guard-lo, isentando o empregador dos custos associados ao fornecimento de EPI's.

(C)

(D) (E)

28.

Conforme disposto na norma regulamentadora especfica, pode compor o SESMT de uma empresa: (A) (B) (C) (D) (E) mdico do trabalho, profissional com registro no Conselho Regional de Medicina e registro de concluso de curso de residncia mdica na rea da medicina ocupacional no Ministrio do Trabalho e Emprego. engenheiro de segurana do trabalho, que consiste no profissional portador de certificado de concluso de curso de especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, em nvel de ps-graduao. auxiliar de enfermagem do trabalho, representado pelo profissional que esteja cursando graduao em nvel superior em enfermagem. enfermeiro do trabalho, representado pelo profissional que cursou esta especializao em nvel mdio. tcnico de segurana do trabalho, representado pelo profissional que cursou graduao em nvel superior em tecnologia de segurana do trabalho.
HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


29. Compete recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade (A) (B) (C) (D) (E) 30. ao departamento de recursos humanos, aps consulta CIPA e ao SESMT, mediante anlise das taxas de frequncia e gravidade dos acidentes. CIPA, mediante a anlise da taxa de frequncia dos acidentes. CIPA, aps a construo e anlise do Mapa de Riscos. ao SESMT, aps ouvir a CIPA e os trabalhadores usurios. CIPA, mediante a anlise da taxa de gravidade dos acidentes.

Durante a fase de antecipao e reconhecimento dos riscos para elaborao do PPRA, um engenheiro de segurana do trabalho identificou a presena de poeiras, vibraes, protozorios, radiaes no ionizantes e parasitas nos ambientes de trabalho de determinada empresa. De acordo com a NR-9, os agentes ambientais identificados no ambiente da empresa so classificados, respectivamente, por (A) (B) (C) (D) (E) qumico, fsico, biolgico, qumico e fsico. qumico, ergonmico, qumico, fsico e biolgico. qumico, fsico, biolgico, fsico e biolgico. biolgico, fsico, qumico, fsico e qumico. biolgico, ergonmico, qumico, fsico e biolgico.

31.

Um funcionrio de uma empresa executa atividades que envolvem o contato permanente com pacientes que no esto isolados por doenas infecto-contagiosas, em um estabelecimento destinado aos cuidados da sade humana. Seu trabalho exige o contato com os pacientes, incluindo o manuseio de seus objetos, sem prvia esterilizao. Neste contexto, (A) (B) (C) (D) (E) a avaliao quantitativa da exposio deste funcionrio aos riscos biolgicos indicados caracterizar o grau de insalubridade associado s atividades que ele desenvolve. o funcionrio desta empresa dever receber adicional de insalubridade que corresponde a 30% do seu salrio base, sem considerar os demais adicionais. estas atividades caracterizam, por meio de avaliao qualitativa, insalubridade de grau mximo. a anlise deste caso indica, qualitativamente, periculosidade de grau mximo. estas atividades caracterizam, por meio de avaliao qualitativa, insalubridade de grau mdio.

32.

Considere as informaes da NR-4 abaixo:


No de Empregados no estabelecimento Grau de risco 50 a 100 101 a 250 251 a 500 501 a 1001 3 1* 1* 4 1 1 1 1001 a 2000 4 1 1 1 5 1 1 1 2001 a 3500 6 1 2 1 8 2 2 2 3501 a 5000 8 2 1 1 2 10 3 1 1 3 Acima de 5000 Para cada grupo de 4000 ou frao acima de 2000** 3 1 1 1 3 1 1 1

Tcnicos Tcnico Seg. Trabalho 1 2 Engenheiro Seg. Trabalho 3 Aux. Enferm. do Trabalho Enfermeiro do Trabalho Mdico do Trabalho Tcnico Seg. Trabalho 1 2 3 Engenheiro Seg. Trabalho 1* 1* 4 Aux. Enferm. do Trabalho Enfermeiro do Trabalho Mdico do Trabalho 1* 1* (*) Tempo parcial (mnimo de trs horas) (**) O dimensionamento total dever ser feito levando-se em considerao o dimensionamento de faixas de 3501 a 5000 mais o dimensionamento do(s) grupo(s) de 4000 ou frao acima de 2000.

Obs.: Hospitais, Ambulatrios, Maternidade, Casas de Sade e Repouso, Clnicas e estabelecimento similares com mais de 500 (quinhentos) empregados devero contratar um Enfermeiro em tempo integral.

Uma empresa com 6.200 empregados em regime CLT, em um nico estabelecimento, cuja atividade principal caracteriza grau de risco 3, deve ter seu SESMT composto por: (A) (B) (C) (D) (E) 8 tcnicos de segurana do trabalho, 2 engenheiros de segurana do trabalho, 1 auxiliar de enfermagem do trabalho, 1 enfermeiro do trabalho e 2 mdicos do trabalho. 27 tcnicos de segurana do trabalho, 6 engenheiros de segurana do trabalho, 5 auxiliares de enfermagem do trabalho, 1 enfermeiro do trabalho e 6 mdicos do trabalho. 3 tcnicos de segurana do trabalho, 1 engenheiro de segurana do trabalho, 1 auxiliar de enfermagem do trabalho e 1 mdico do trabalho. 11 tcnicos de segurana do trabalho, 3 engenheiros de segurana do trabalho, 2 auxiliares de enfermagem do trabalho, 1 enfermeiro do trabalho e 3 mdicos do trabalho. 24 tcnicos de segurana do trabalho, 5 engenheiros de segurana do trabalho, 4 auxiliares de enfermagem do trabalho, 1 enfermeiro do trabalho e 5 mdicos do trabalho. 9

HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


33. De acordo com a NR-23, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: deve ser promovido treinamento de combate a incndio somente para os funcionrios de empresas enquadradas em grau de risco 4, com mais de cinquenta funcionrios. informar os trabalhadores sobre os dispositivos de alarme existentes na edificao uma obrigao da Brigada de Incndio. informar os trabalhadores sobre os procedimentos para evacuao dos locais de trabalho com segurana uma obrigao do empregador. os extintores de incndio podem ser dispostos nas paredes, h 1 metro do solo, com demarcao sinalizadora no piso. deve ser constitudo o Plano de Abandono da Edificao, com orientao do SESMT da empresa, quando houver. Considere o texto abaixo para responder as questes de nmeros 34 a 36.

Um laboratrio de anlises clnicas tem estabelecimento nico, com carga eltrica total instalada de 480 kW. Carlos Alberto eletricista contratado por este laboratrio para realizar manuteno em suas instalaes eltricas. Ao ser contratado ele comprovou concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino e apresentou o comprovante de seu registro no competente conselho de classe. 34. De acordo com a NR-10, correto afirmar que Carlos Alberto um profissional (A) (B) (C) (D) (E) 35. registrado. capacitado. habilitado. autorizado. formado.

Esta empresa: (A) est obrigada a constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas que dever conter nica e exclusivamente a documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao e autorizao do eletricista contratado, bem como dos treinamentos por ele realizados. no est obrigada a constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, porque a carga eltrica total instalada em seu estabelecimento no atinge o limite mnimo especificado que gere esta obrigao. est obrigada a constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo, dentre outros documentos, os esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas de seu estabelecimento, com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. no est obrigada a constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, porque a empresa est estabelecida em um nico local, cuja carga eltrica total instalada no atinge o limite mnimo especificado que gere esta obrigao. no est obrigada a constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas porque o eletricista contratado devidamente qualificado e assume a responsabilidade pela segurana de suas instalaes eltricas em seu nico estabelecimento.

(B) (C)

(D) (E) 36.

Carlos Alberto foi realizar procedimento de manuteno corretiva em equipamentos que deveriam ser desenergizados. Para caracterizar a desenergizao destas instalaes eltricas, levando-as condio de liberao para a execuo do trabalho, ele realizou os seguintes procedimentos na sequncia exata abaixo. 1 ao seccionamento. a 2 ao impedimento de reenergizao. a 3 ao instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos. a 4 ao proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada. a 5 ao instalao da sinalizao de impedimento de reenergizao. a 6 ao constatao da ausncia de tenso. A empresa determinou que os procedimentos de desenergizao sejam orientados pela sequncia de aes previstas na NR-10. A sequncia das aes realizadas pelo eletricista (A) (B) (C) (D) (E) no est adequada, pois somente a primeira, quinta e sexta aes so suficientes para a liberao para a execuo do trabalho com segurana, garantindo completamente a desenergizao das instalaes eltricas. a est errada, pois a constatao da ausncia de tenso deveria ser a 3 ao, devendo ocorrer antes da instalao do aterramento temporrio. est em conformidade sequncia disposta na NR-10. est errada, pois a proteo dos elementos energizados existentes na zona controlada deveria ser a primeira ao a ser realizada. no necessria, visto que o seccionamento j garante a desenergizao de forma a garantir a segurana do trabalho a ser realizado, possibilitando a liberao para sua execuo.
o a

37.

De acordo com a Lei n 8.213/91, o acidente do trabalho tambm legalmente caracterizado: (A) (B) (C) (D) (E) sempre que houver qualquer prejuzo econmico, como danos no maquinrio, por exemplo. pelas suas consequncias ao trabalhador ou empresa como, por exemplo, os danos em uma mquina. pelas suas consequncias para o trabalhador como, dentre outras, a morte. pelas suas consequncias, considerando tambm os casos em que no houve perda ou reduo da capacidade para o trabalho. quando no provoca leso corporal ou perturbao funcional ao trabalhador segurado, gerando apenas perdas materiais.
HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

10

Caderno de Prova 08, Tipo 002


38. As etapas de elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais de uma empresa podem ser realizadas: (A) (B) (C) (D) (E) 39. somente pelo SESMT ou CIPA da empresa. pelo SESMT ou por pessoas ou por equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9. somente pelo SESMT da empresa ou engenheiro de segurana do trabalho ou tcnico de segurana do trabalho. somente por profissional qualificado na rea de segurana do trabalho, conforme classificao descrita na NR-4. somente por tcnico de segurana do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho.

Compem a Comisso Interna de Preveno de Acidentes em uma organizao: (A) (B) (C) (D) (E) qualquer empregado que o empregador vier a permitir a inscrio no processo eleitoral da CIPA, desde que ele seja eleito pelos seus pares. somente empregados que sejam designados pelo empregador para cumprir as disposies da NR-5, qualquer que seja o porte e atividade da empresa. somente os membros eleitos em escrutnio secreto, titulares e suplentes. qualquer empregado da empresa eleito pelos seus pares em escrutnio secreto, desde que obtenha aprovao dos empregadores. os membros designados pelo empregador e os membros eleitos pelos empregados.

40.

Mediante uma denncia de risco grave e iminente de acidente em uma mquina no setor de metalurgia em uma empresa, o qual demandava aes corretivas emergenciais, o presidente da CIPA desta empresa convocou reunio extraordinria desta Comisso. Nesta reunio, alm da visita no local de trabalho envolvido na denncia, a CIPA tomou uma srie de decises, todas por consenso. As ocorrncias e decises desta reunio foram registradas em uma ata, que foi protocolizada na Delegacia Regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, conforme determinado pela NR-5. O presidente da empresa, mediante requerimento justificado, solicitou reconsiderao de todas as consideraes da CIPA, alegando que seriam prejudiciais produtividade da empresa. Neste contexto, segundo a legislao vigente, (A) (B) (C) (D) (E) considerando que a CIPA constituda por representantes dos empregados e empregadores, impossvel requerer reconsiderao de qualquer deciso tomada por esta Comisso. a denncia de risco grave e iminente de acidente no motivo para convocao de reunio extraordinria da CIPA, devendo ser tratada em reunio ordinria agendada no incio do mandato. as decises da CIPA devem ser tomadas, sempre, por meio de votao, mas nunca por consenso, para garantia da sua legitimidade. a NR-5 no exige que as atas de reunies extraordinrias sejam protocolizadas em qualquer instncia do Ministrio do Trabalho e Emprego. em hiptese alguma pode ser requerida reconsiderao de decises da CIPA por qualquer membro da empresa, uma vez que a deciso tenha sido tomada em reunio extraordinria.

41.

Observando o trabalho de um operador de forno de uma Indstria de cermica, no setor de tratamento trmico, verifica-se que o operador em p providencia durante 5 minutos, o carregamento e o descarregamento de peas cermicas do forno e durante os 15 minutos subsequentes, enquanto aguarda o ponto mximo da temperatura, em uma mesa apropriada, prepara novas cargas para o prximo ciclo. Este procedimento repetido em toda a sua jornada de trabalho. As condies trmicas, ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo (IBUTG) nas vizinhanas do forno e prximo mesa de trabalho, so definidas para Local 1 Forno (Trabalho) e Local 2 Mesa de trabalho (Descanso). No Local 1 as condies de temperatura do IBUTG so: Temperatura de globo (Tg) = 51 C, Temperatura de bulbo mido normal (Tbn) = 31 C, Temperatura de Bulbo seco (Tbs) = 36 C e o tipo de atividade "De p", trabalho moderado em mquina ou bancada, com alguma movimentao. (Trabalho pesado-M:440 Kcal/h). No Local 2 as condies de IBUTG so: Temperatura de globo (Tg) = 30 C; Temperatura de bulbo mido normal (Tbn) = 23 C e Temperatura de Bulbo seco (Tbs) = 27 C e o tipo de atividade "Trabalho intermitente de levantar, empurrar ou arrastar pesos" (Trabalho Moderado M: 220 Kcal/h).
M (Kcal/h) 175 200 250 300 350 400 450 500 MXIMO IBUTG (C) 30,5 30,0 28,5 27,5 26,5 26,0 25,5 25,0 Dados: Quadro 02 do anexo nmero 3 da Norma Regulamentadora 15 Operaes e Atividades Insalubres. Mximo IBUTG. Regime de Trabalho com descanso em outro local. Sem carga solar.

Analisando as condies de trabalho, sob a tica da insalubridade, segundo o que dispe as informaes descritas anteriormente, temos: (A) (B) (C) (D) (E) IBUTG mdio: 28,5 C, Metabolismo mdio: 250 Kcal/hora e a atividade no insalubre. IBUTG mdio: 28 C, Metabolismo mdio: 275 Kcal/hora e a atividade insalubre. IBUTG mdio: 28 C, Metabolismo mdio: 275 Kcal/hora e a atividade no insalubre. IBUTG mdio ultrapassou a temperatura de 30,5 C e no permitido o trabalho sem a adoo de medidas adequadas de controle. IBUTG mdio: 27,3 C, Metabolismo mdio: 300 Kcal/hora e a atividade insalubre. 11

HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


42. Em uma fbrica de gelo so colocados sacos plsticos resistentes em uma cmara fria a 10 C, contendo cubos de gelo. O funcionrio obrigado a retirar 2 sacos de gelo de uma vez s, levando 4 minutos para entrar e sair da cmara fria. O funcionrio est adequadamente vestido para a exposio ao frio. Este procedimento repetido at o abastecimento total do caminho. Deve-se observar que para uma jornada de 8 horas de trabalho diria, o dispositivo legal relativo exposio ao frio estabelecido no artigo 253 da Consolidao das Leis de Trabalho CLT assegura que, depois de 1 hora e 40 minutos de trabalho contnuo, necessrio um perodo de 20 minutos para repouso. O nmero mximo de sacos de gelo que o funcionrio colocar no caminho para NO ultrapassar o limite de exposio (A) (B) (C) (D) (E) 43. 200 sacos de gelo, para o Regime de trabalho total de 6 horas e descanso total de 40 minutos, no tem direito ao adicional de insalubridade. 200 sacos de gelo, para o Regime de trabalho total de 8 horas, trabalho contnuo, no tem direito ao adicional de insalubridade, pois o funcionrio est utilizando a vestimenta adequada para a exposio ao frio. 200 sacos de gelo, para o Regime de trabalho total de 6 horas e descanso total de 40 minutos, tem direito ao adicional de insalubridade. 240 sacos de gelo, para o Regime de trabalho total de 6 horas e descanso total de 40 minutos, no tem direito ao adicional de insalubridade. 240 sacos de gelo, para o Regime de trabalho total de 6 horas e descanso total de 40 minutos, tem direito ao adicional de insalubridade.

Em uma indstria Mecnica, no setor da Usinagem, um operador de torno mecnico fica exposto durante 7 horas a um nvel de presso sonora de 85 dB (A) e depois trabalha em outra mquina, uma fresadora, expondo-se a um nvel de presso sonora de 90 dB(A).
NVEL DE RUDO dB (A) 85 86 87 88 89 90 MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas Dados: Anexo 1 da Norma Regulamentadora 15 Operaes e Atividades Insalubres. Quadro parcial Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente.

Nesta situao, devem ser considerados os seus efeitos combinados, de forma que no exceda a unidade de exposio, seno estar acima do limite de tolerncia. O tempo mximo que o operador de mquina pode ficar exposto a 90 dB(A), sem ultrapassar o limite de tolerncia, de (A) (B) (C) (D) (E) 44. 60 minutos exposto ao nvel de presso sonora de 90 dB(A) para completar as oitos horas de trabalho e permitindo fazer hora extra de at 2 horas. 15 minutos exposto ao nvel de presso sonora de 90 dB(A) e 45 minutos restantes em repouso para complementar as oito horas de trabalho. 30 minutos exposto ao nvel de presso sonora de 90 dB(A) e 30 minutos restantes em nvel igual a 85 dB(A) para complementar as oito horas de trabalho. 30 minutos exposto ao nvel de presso sonora de 90 dB(A) e 30 minutos restantes em nveis inferiores a 85 dB(A) para complementar as oito horas de trabalho. 60 minutos exposto ao nvel de presso sonora de 90 dB(A) completando as oito horas de trabalho.

Em uma Oficina de Retfica de Blocos de Motores, a retfica cilndrica em operao produz um rudo, ou nvel de presso sonora, de 100 dB(A). A empresa adquiriu uma nova mquina, Prensa Hidrulica, que ser instalada no mesmo setor, pois trata-se de um galpo nico, com separao somente por clulas de produo, sem barreiras, cujo nvel de presso sonora chega a 90 dB(A). O nvel de rudo esperado, quando as duas mquinas estiverem em operao, ser de: (A) (B) (C) (D) (E) 100,0 dB(A). 100,5 dB(A). 103,0 dB(A). 101,0 dB(A). 102,0 dB(A). Dados: L Aeq = 10 . log10 l n

i=l

10

Li

10

Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 45 e 46. O acidente de Goinia, Csio 137, em 1986, deu origem ao maior acidente radiolgico do mundo, que a partir de 19 gramas de Cloreto de Csio, geraram 6.500 toneladas de lixo radioativo, reconhecida pela CNEN Comisso Nacional de Energia Nuclear, armazenado em caixas, tambores e contineres em um depsito construdo na cidade de Abadia de Goinia, cidade vizinha.
(http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/09/goiania-e-o-cesio-137-25-anos-do.html. Por Heitor Scalambrini Costa, Odesson Alves Ferreira e Marise Jalowitzki. Acessado em: 13/09/2013)

45.

Considere a norma CNEN 3.01 que versa sobre as diretrizes bsicas de proteo radiolgica, referenciada no anexo 5 da NR-15. Supondo esse nucldeo, ou istopo, a nica contaminao radioativa. Sabe-se que o local poder ser considerado seguro quando a quantidade de Cs-137 se reduzir, por desintegrao, a 1/64 da quantidade inicialmente presente, meia vida Cs-137. Nestas condies, o local poder ser habitado, do ponto de vista tcnico, considerando o conceito de Meia Vida Fsica Cs t 1 = 30 anos, a partir do ano de
2

(A) (B) (C) (D) (E) 12

2460. 2433. 2193. 2266. 2166.


HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


46. Com o acidente, ocorreu a contaminao radioativa de residncias, pessoas e lugares pblicos. Muitos animais foram sacrificados. Os trabalhos de descontaminao dos locais afetados desencadeou cncer de pele em alguns funcionrios. No caso do trabalhador exposto ao agente nocivo radiao ionizante, constatado em Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio NTEP, a legislao previdenciria garante (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: aposentadoria por invalidez, por ter sido acometido por uma doena carcinognica, refere-se a qualquer substncia, istopo, radiao ou outro agente fsico que provoque, agrave o organismo para o surgimento de um cncer. auxlio doena acidentrio, por caracterizar uma doena profissional ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a atividade. auxlio doena acidentrio, por caracterizar uma doena do trabalho ou desencadeada em funo de condies especiais. auxlio acidente, por caracterizar uma doena profissional ou produzida leso que exija ateno mdica para a sua recuperao. auxlio doena, fator que lhe confira especificidade e gravidade que meream tratamento particularizado. Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 47 a 50.

O composto qumico cloro, geralmente utilizado na forma de hipocloritos, um desinfetante universal, sendo ativo contra todos os microrganismos, incluindo esporos de bactrias. Muitos compostos ativos de cloro so disponveis em vrias concentraes, mas a mais utilizada no campo da desinfeco qumica o hipoclorito de sdio. Outros compostos de cloro ativos disponveis so: cloro lquido, dixido de cloro, cloraminas inorgnicas, entre outros. O cloro pode causar irritao dos olhos, alergias de pele e irritao no aparelho respiratrio, por isso devem-se utilizar culos contra respingos, luvas e botas de borrachas, aventais, etc. de extrema importncia a elaborao de rotinas gerais e especficas para os procedimentos de limpeza e desinfeco em laboratrios e reas. Preconiza-se a limpeza com gua e sabo lquido e havendo presena de matria orgnica na superfcie inanimada, remove-se a sujidade utilizando meios mecnicos, realiza-se a limpeza e na sequncia a desinfeco com a soluo preconizada, hipoclorito de sdio a 1% ou soluo cloro orgnico. Note que a 10% ou 1:10 de diluio de branqueador resultar numa soluo de cloro a 0,525% ou 5.250 ppm. O Centro de Controle de Doenas CCD recomenda 500 ppm, 1:100 diluio, a 5 mil ppm para inativar o vrus da imunodeficincia humana VIH ou (CIDA/HIV).
(BREVIGLIERO, Ezio, POSSEBON, Jos e SPINELLI, Robson. Higiene Ocupacional: agentes biolgicos, qumicos e fsicos. 6. ed. So Paulo: Senac, 2006)

47.

O anexo 14 da NR-15 Atividades e Operaes Insalubres descreve uma relao das atividades/locais que envolvem agentes biolgicos. considerada Insalubridade de grau mximo: (A) (B) (C) (D) (E) Enfermarias e servios de emergncia. Laboratrios de anlise clnica e histopatolgica. Hospitais, ambulatrios e postos de vacinao. Laboratrios, com animais destinados ao preparo de soro (vacinas) e cemitrios. Coleta de Lixo Urbano. Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 48 e 49.

Ateno:

Durante avaliao das condies do ambiente de trabalho, de um funcionrio da rea da limpeza e higienizao em uma clnica de Dilise, foram encontrados os seguintes valores de concentraes de Cloro nas amostras, durante o perodo de 8 horas de jornada de trabalho:
CONCENTRAO (PPM) 1,2 0,8 0,9 0,6 2,5 0,7 TEMPO DE EXPOSIO 1 hora e 30 minutos 1 hora 1 hora 30 minutos 3 horas 1 hora

De acordo com as informaes extradas na Portaria do MTE N. 3.214/78, anexo 11 da NR 15: L.T. = limite de tolerncia para o 3 o agente qumico 0,8 PPM (2,3 mg/m ), F.D. = Fator de Desvio 3, segundo definido pelo Quadro n 02 do anexo 11 e ACGIH: TLV-TWA: 0,5 PPM, STEL: 1 PPM. 48. Conclui-se que o tipo de atividade no ambiente de trabalho : (A) (B) (C) (D) (E) salubre e a exposio caracterizada como um risco grave e iminente. salubre, pois a concentrao mdia est abaixo do Limite de Tolerncia (LT). insalubre e a exposio caracterizada como um risco grave e iminente (RGI). insalubre, pois duas amostras esto acima do Limite de Tolerncia (LT) e a exposio no caracterizada como um risco grave e iminente. insalubre e a exposio caracterizada como Imediatamente Perigoso vida e sade (IPVS). 13

HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


49. Na escolha do equipamento de proteo respiratria (EPR), os respiradores purificadores de ar so indicados para os profissionais da rea da limpeza e higienizao expostos ao produto qumico cloro, conforme dados e interpretao fornecidos no enunciado, levando em considerao que o EPI deve ser testado pela Fundacentro e certificado pelo Ministrio do Trabalho. O EPR apropriado para essa atividade (A) (B) (C) (D) (E) 50. Respirador purificador de ar no motorizado, tipo pea facial inteira com filtro PFF1 ou PFF2. Mscara Cirrgica, padro NIOSH N95 (EUA). Respirador purificador de ar no motorizado, tipo pea semifacial filtrante PFF1. Respirador purificador de ar no motorizado, tipo pea semifacial filtrante PFF2. Respirador purificador de ar no motorizado, tipo pea semifacial filtrante PFF3.

A norma da ABNT, NBR-7500, estabelece a simbologia convencional a ser aplicada nas unidades de transporte e nas embalagens, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos, de acordo com a carga contida. Analisando o transporte e manuseio do Cloro Lquido, a ficha de identificao deste produto apresenta os seguintes dados: Nmero de risco 268 e nmero da ONU 1017. O cdigo da Classe de Risco e o nmero do risco significam: (A) (B) (C) (D) (E) Gs venenoso, corrosividade e toxicidade. Substncia oxidante, desprendimento de gs e corrosiva. Substncia corrosiva, toxicidade e desprendimento de gs. Substncia txica, corrosiva e desprendimento de gs. Gs txico, toxicidade e corrosividade.

51.

Na radiao no ionizante ocorre a excitao, quando a energia que atingir um tomo no tem capacidade para ioniz-lo, cedendo parte ou toda sua energia e promovendo alteraes ou perturbaes no movimento orbital dos eltrons. A energia mnima para ionizao 12,4 eltrons Volts. De acordo com a NR-15 no Anexo 07, so consideradas atividades insalubres as operaes que exponham os trabalhadores s radiaes no ionizantes, tais como: (A) (B) (C) (D) (E) exposio luz negra e laser, sem proteo adequada e em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho. exposio a ultravioleta e micro-ondas, com proteo adequada e em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho. exposio a raios beta e micro-ondas, com proteo adequada e sem o laudo de inspeo realizada no local de trabalho. exposio aos raios-X e ultravioleta, sem proteo adequada e em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho. exposio aos raios gama e infravermelho, com proteo adequada e em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho.

52.

Consideram-se riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho aqueles que so capazes de causar danos sade do trao balhador. De acordo com a Portaria n 25, de 29 de dezembro de 1994, publicada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, uma vez identificados os riscos ocupacionais existentes no local de trabalho analisado, os grupos que classificam para fins de mapeamento so: (A) (B) (C) (D) (E) Agentes nocivos sade, concentraes e tempos de exposio. Riscos Fsicos, Riscos Qumicos, Riscos Biolgicos, Riscos Ergonmicos e Riscos Acidentes. Riscos Adicionais e outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes. Riscos Mecnicos, Riscos de Incndios e Risco em Eletricidade. Condies Inseguras, Fatores pessoais de insegurana e Sinalizao.
o

53.

Atravs da Portaria n 84/09, o Ministrio do Trabalho corrigiu um antigo erro. A expresso "ato inseguro", contida na alnea "b" do item 1.7 da NR-1, foi retirada da regulamentao, assim como os demais subitens que atribuam ao trabalhador a culpa pelo acidente de trabalho. O novo texto esclarece a possibilidade da divulgao de ordens de servio sobre Segurana e Sade por meios alternativos como, por exemplo, cartazes, comunicados e meios eletrnicos. Na opinio do mdico do Trabalho e especialista em anlise de acidentes do trabalho, Ildeberto Muniz de Almeida, a aprovao desta alterao representa a desconstruo das prticas de atribuio de culpa s vtimas de acidentes. "No se trata apenas de uma mudana restrita aos instrumentos legais. Isso significa que o MTE retomou seu trabalho de incentivo preveno de acidentes, incluindo novas propostas de formao e de atualizao de seus auditores fiscais, considera Almeida.
(Revista Proteo. Abril/2009)

Analisando a Norma Brasileira NBR-14.280, cujo ttulo Cadastro de acidente do trabalho Procedimento e classificao, so consideradas as principais causas dos acidentes de trabalho: (A) (B) (C) (D) (E) 14 Falta de Ateno, falhas de execuo e desrespeitos s normas de segurana. Erro humano, condio insegura e falta de ordens de servios. Agente do Acidente, condio ambiente e o fator pessoal de insegurana. Ato inseguro, condio de insegurana e falhas de procedimentos. Fator pessoal de insegurana, ato inseguro e condio ambiente de insegurana.
HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

Caderno de Prova 08, Tipo 002


54. Uma empresa passou por um processo de fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE, exigindo a apresentao de documentos comprobatrios. O agente da inspeo do trabalho, ou auditor fiscal, com base em critrios tcnicos, notificou o empregador concedendo prazos para a correo das irregularidades encontradas. Dentre as irregularidades encontradas na empresa, a prioridade o Pronturio de Instalaes Eltricas. Analisando o item 10.2.8 da NR-10 que aborda as medidas de proteo coletiva e a NBR-5410, a nica alternativa que reconhecida como proteo adicional contra choques eltricos, e deve constar como item de medida de proteo supletiva, providenciar: (A) (B) (C) (D) (E) Condutores de proteo eltrica (Fio-terra). Tomadas de correntes fixas com polo de aterramento (2P+T). Disjuntores Termomagnticos ou fusveis. Disjuntores ou Interruptores Diferenciais Residuais DR. Sistema de Proteo contra descargas atmosfricas (SPDA).

55.

O sinistro ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria/RS em 2013, teve grande repercusso. Desde o evento ocorrido, as instituies especializadas no assunto de proteo contra incndio tm externado suas preocupaes com a necessidade de promover uma anlise tcnica detalhada do sinistro e suas repercusses. A realizao dos projetos para implantao da segurana contra incndios nas edificaes e a elaborao de Planos de Preveno e Proteo Contra Incndio so fundamentalmente atribuies de engenheiros em segurana do trabalho. Entendendo a importncia de realizar essa anlise de forma tcnica, a NR-23 descreve que as empresas devem adotar as medidas de preveno de incndios, em conformidade com a legislao estadual e as normas tcnicas aplicveis. A partir dessa iseno e analisando as Instrues tcnicas do Corpo de Bombeiro, as Sadas de Emergncia de uma ocupao, ou local de reunio pblica, como boates, clubes sociais e diverso, a unidade de passagem (UP=100) para o dimensionamento das sadas de emergncia so de 2 (duas) pessoas por metro quadrado 2 (1:0,5 m ) e 1 (uma) unidade de passagem igual a 0,55 m. A partir dessas informaes, a largura mnima total da sada de 2 emergncia para uma edificao cuja ocupao um auditrio para eventos (como simpsios, congressos, etc.) com 700 m de rea total, de (A) (B) (C) (D) (E) 3,85 metros, sendo 2 sadas de emergncia de largura 2,2 metros correspondente a 4 unidades de passagem. 8,4 metros, sendo 4 sadas de emergncia de largura 2,2 metros correspondente a 4 unidades de passagem. 7,7 metros, sendo 3 sadas de emergncia de largura 2,2 metros correspondente a 4 unidades de passagem e 1 sada de emergncia de largura de 1,1 metros correspondente a 2 unidades de passagem. 6,3 metros, sendo 3 sadas de emergncia de largura 2,2 metros correspondente a 4 unidades de passagem. 5,4 metros, sendo 2 sadas de emergncia de largura 2,2 metros correspondente a 4 unidades de passagem e 1 sada de emergncia de largura de 1,1 metros correspondente a 2 unidades de passagem. Considere as informaes abaixo para responder s questes de nmeros 56 a 58.

Ateno:

Em uma indstria fabricante de calados, com a mdia anual de 800 funcionrios e jornada diria de 8 horas para os operrios, em 2012, ocorreram os seguintes casos: 1 caso Ferimento Leve que impede o operrio de trabalhar por meio perodo; o 2 caso Afastamento por 14 dias; o 3 caso Afastamento por 15 dias; o 4 caso Acidente Tpico afastando o funcionrio por 60 dias; dias a debitar em funo da extenso da leso: 400; o 5 caso Acidente Tpico afastando o funcionrio por 90 dias; dias a debitar em funo da extenso da leso: 1800; o 6 caso Trajeto ausncia do funcionrio por 6 meses; A empresa deve encaminhar os mapas com as avaliaes anuais at 31 de janeiro ao rgo do Ministrio do Trabalho e Emo o prego MTE, de acordo com a Portaria MTb n 3.214/1978, na redao dada pela citada Portaria SSMT n 33/1983.
Setor No Absoluto No Absoluto com Afastamento < 15 dias No Absoluto com Afastamento > 15 dias No Absoluto sem Afastamento ndice Relativo/ Total de Empregados Dias/Homem Perdidos Taxa de Frequncia bitos ndice de Avaliao da Gravidade
o

Quadro III Acidentes com Vtima da Norma Regulamentadora 04 Servios Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho SESMT. 56. De acordo com os dados fornecidos, os resultados para o ndice relativo/total de empregados e para Dias/ homem perdidos, respectivamente, so: (A) (B) (C) (D) (E) 0,250% e 150,0 0,375% e 165,0 0,625% e 359,0 0,500% e 179,0 0,750% e 359,5

HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08

15

Caderno de Prova 08, Tipo 002


57. Os resultados para a taxa de frequncia e para o ndice de Gravidade, respectivamente, so: (A) (B) (C) (D) (E) 2,57 e 59,84 2,05 e 44,75 1,03 e 75,00 3,08 e 59,92 1,54 e 55,00
Dados: Considerar 304 dias teis no ano de 2012.

58.

De acordo com a NBR-14.280 Cadastro de Acidentes, com base nos dados estatsticos da empresa em 2012, o tempo computado que dever fazer parte da expresso (frmula) da taxa de gravidade igual a (A) (B) (C) (D) (E) 2559 dias computados para os 5 acidentes. 2579 dias computados para os 4 acidentes. 2379 dias computados para os 4 acidentes. 2365 dias computados para os 3 acidentes. 2350 dias computados para os 2 acidentes. G= Tempo computado x 1000000 Horas hom em de exp osio ao risco

Ateno:

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 59 e 60.

O objetivo do FAP Fator Acidentrio Previdencirio incentivar a melhoria das condies de trabalho e da sade do trabalhador estimulando as empresas a programarem polticas mais efetivas de sade e segurana no trabalho para reduzir a acidentalidade. O FAP o mecanismo que permite Receita Federal do Brasil aumentar ou diminuir a alquota de 1% (risco leve), 2% (risco mdio) ou 3% (risco grave), que cada empresa recolhe para o financiamento dos benefcios por incapacidade (grau de incidncia de incapacidade para o trabalho decorrente dos riscos ambientais). Essas alquotas podero ser reduzidas em at 50% ou aumentadas em at 100%, conforme a quantidade, a gravidade e o custo das ocorrncias acidentrias em cada empresa em relao ao seu segmento econmico. O FAP entrou em vigor em janeiro de 2010. Portanto, as empresas com mais acidentes e acidentes mais graves em uma subclasse Classificao Nacional de Atividade Econmica CNAE passaro a contribuir com um valor maior. O clculo do FAP ser composto pelos registros de toda comunicao do acidente de trabalho CAT e pelos registros dos benefcios de natureza acidentria. A base de dados do FAP ser composta por dados de dois anos imediatamente anteriores ao ano de processamento.
(Adaptado de: Manual NTEP e FAP: Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP) e suas implicaes na composio do Fator Acidentrio de Preveno (FAP) / SESI/DN. Braslia, 2011)

59.

Aps o clculo dos ndices de frequncia, de gravidade e de custo, so atribudos os percentis de ordem para as empresas por setor (Subclasse da CNAE) para cada um desses ndices, sendo esse valor o percentual da alquota multiplicada. Para operacionalizar o Seguro Acidente do Trabalho SAT, a forma de clculo passou a ser: (A) (B) (C) (D) (E) SAT = folha de pagamento bruto x (alquota FAP). SAT = folha de pagamento bruto x (alquota RAT FAP). SAT = folha de pagamento lquido x (alquota RAT FAP). SAT = Participao dos Lucros Retidos (PLR) x (alquota RAT FAP). SAT = folha de pagamento bruto x (alquota RAT).

60.

A empresa dever comunicar o acidente do trabalho ocorrido com seu empregado por intermdio do formulrio da CAT Comunicao de Acidente do Trabalho, com a seguinte destinao: (A) (B) (C) (D) (E) Total de 5 vias, sendo a 1 via ao INSS, 2 via ao segurado ou dependente, 3 via ao sindicato de classe do trabalhador, 4 a via ao Sistema nico de Sade SUS e 5 via Delegacia Regional do Trabalho. Total de 2 vias, sendo a 1 empresa e 2 via ao segurado ou dependente. Total de 6 vias, sendo a 1 via ao INSS, 2 via empresa, 3 via ao segurado ou dependente, 4 via ao sindicato de classe a a do trabalhador, 5 via ao Sistema nico de Sade SUS e 6 via Delegacia Regional do Trabalho. Total de 4 vias, sendo a 1 via ao INSS, 2 via empresa, 3 via ao segurado ou dependente e 4 via ao sindicato de classe do trabalhador. Total de 3 vias, sendo a 1 via ao INSS, 2 via empresa, 3 via ao segurado ou dependente.
HEMOB-AGC-Eng.Seg.Trabalho-08
a a a a a a a a a a a a a a a a a

16

Vous aimerez peut-être aussi