Vous êtes sur la page 1sur 2

O Que a Internet?

Usando a Internet, David, um professor nos Estados Unidos, obteve matrias para as suas aulas. Um pai canadense acessou-a para manter contato com a filha, na Rssia. Loma, uma dona-de-casa, usou-a para examinar pes uisas cient!ficas sobre as ori"ens do Universo. Um fa#endeiro procurou nela informa$%es sobre novos mtodos de plantio, ue usam satlites. Empresas sentem-se atra!das a ela por causa de sua capacidade de anunciar seus produtos e servi$os a milh%es de fre"ueses em potencial. &essoas ao redor do "lobo l'em as ltimas not!cias nacionais e internacionais por meio de seus vastos servi$os de notici(rio e informa$)o. * ue esse fen+meno de computador chamado Internet, ou ,et-

O que ?
Ima"ine um uarto cheio de aranhas, cada ual tecendo a sua pr.pria teia. /s teias est)o t)o bem interli"adas ue as aranhas podem transitar facilmente por esse labirinto. Isso lhe d( uma idia simplificada do ue a Internet 0 um con1unto "lobal de muitos diferentes tipos de computadores e de redes de computadores interli"adas. /ssim como pelo telefone poss!vel falar com al"um no outro lado da 2erra ue tambm tenha um telefone, pela Internet a pessoa pode sentar-se diante de seu computador e trocar informa$%es com outros computadores e com usu(rios de computador em ual uer parte do mundo. /l"uns chamam a Internet de super-rodovia da informa$)o. /ssim como uma estrada permite via1ar a diferentes re"i%es de um pa!s, a Internet permite o fluxo de informa$%es atravs de muitas diferentes redes de computadores interli"adas. 3 medida ue as mensa"ens trafe"am, cada rede alcan$ada tem informa$%es ue a1udam a conex)o com redes ad1acentes. * destino final pode ser uma outra cidade ou um outro pa!s. 4ada rede pode 5falar6 com a rede vi#inha por meio de um con1unto "eral de re"ras criado pelos pro1etistas da Internet. 7uantas redes est)o interli"adas mundialmente- /l"umas estimativas d)o mais de 89.999. :e"undo pes uisas recentes, essas redes interli"am mais de ;9.999.999 de computadores e uns 89.999.999 de usu(rios em todo o mundo. 4alcula-se ue o nmero de computadores interli"ados dobra a cada ano. * ue se pode locali#ar na Internet- Ela oferece um rapidamente crescente acervo de informa$%es, com t.picos ue v)o da medicina < ci'ncia e tecnolo"ia. /presenta matrias completas sobre artes, bem como matrias de pes uisa para estudantes e informa$%es sobre recrea$)o, entretenimento, esportes, compras e oportunidades de empre"o. / Internet prov' acesso a almana ues, dicion(rios, enciclopdias e mapas.

Origem e forma da Internet


/ Internet come$ou como experi'ncia do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nos anos =9, para a1udar cientistas e pes uisadores de locais bem dispersos a trabalharem 1untos compartilhando escassos e caros computadores e seus ar uivos. Essa meta exi"ia a cria$)o de um "rupo de redes interli"adas ue atuariam como um todo coordenado. / >uerra ?ria "erou interesse numa rede 5< prova de bomba6. :e parte da rede fosse destru!da, os dados ainda assim trafe"ariam at o seu destino com a a1uda das partes remanescentes. ,a resultante Internet @ou, inter-redeA, a responsabilidade de tra$ar a rota das mensa"ens foi distribu!da entre toda a rede, em ve# de ficar centrali#ada numa s. locali#a$)o.

Em "rande parte, a Internet, 1( com mais de duas dcadas de exist'ncia, tem aumentado a sua popularidade devido ao uso de browsers. * browser um dispositivo de pro"rama ue simplifica muito para o usu(rio o processo de 5visitar6 diferentes espa$os na Internet.

Vous aimerez peut-être aussi