Vous êtes sur la page 1sur 9

1 PROMOO DA SADE E EDUCAO FSICA ESCOLAR: A PRODUO DE CONHECIMENTO ATRAVS DO DISCURSO IDEOLGICO

Marcos Antonio Carneiro da Silva Mestre,UFRJ RESUMO O presente trabalho traz para anlise o efeito do discurso ideolgico da tendncia da sade renovada como contedo aplicado educao fsica escolar. O objetivo desse estudo demonstrar como o percurso realizado pelos defensores dessa corrente, alm de produzir uma falsa conscincia, propaga tambm uma verdade parcial, com pretenses de totalidade e, por isso mesmo, deve ser caracterizada como ideolgica. Sero analisadas duas obras que podem servir como referncia nessa rea: Educao fsica escolar da criana adolescncia (Mattos e Neira, 2002) e Sade, promoo da sade e educao fsica (Farinatti e Ferreira, 2006). ABSTRACT This study analyses the effect of the renewed health trend ideology applied to school physical education content. The goal of this study is to demonstrate how defenders of this trend can produce not only a false understanding of the subject but also a partial truth in stead of an open and wide approach of the reality, characterizing therefore as ideology. Two works will be referred as evidence supporting the goal: Physical education from infancy to adolescence (Mattos and Neira, 2002) e Health, health promotion, and physical education (Farinatti and Ferreira, 2006). RESUMEN El actual trabajo trae para el anlisis el efecto del discurso ideolgico de la tendencia de la salud renovada como contenido aplicado a la educacin fsica de la escuela. El objetivo de este estudio es demostrar como el paso realizado por los defensores de esta cadena, adems de producir una conciencia falsa, propaga, tambin, una "verdad" parcial, con pretensiones de la totalidad y, por lo tanto, debe ser caracterizado como ideolgico. Sern analizados dos obras que pueden servir como referencia en esta rea: Educacin fsica de la escuela del nio a la adolescencia (Mattos y Neira, 2002) y Salud, promocin de la salud y educacin fsica (Farinatti y Ferreira, 2006). Alguns autores esmeraram-se em estabelecer vinculaes tecendo conceitos, princpios e aplicaes para fundamentar a perspectiva da sade renovada 1 como contedo aplicado educao fsica escolar. O objetivo deste estudo demonstrar como o percurso realizado pelos defensores dessa corrente, alm de produzir uma falsa conscincia, propaga, tambm, uma verdade parcial, com pretenses de totalidade e, por isso mesmo, deve ser caracterizada
1

De acordo com Darido (2005), a abordagem da sade renovada tem por paradigma a aptido fsica relacionada sade. Possuem um carter renovado em relao perspectiva biolgico-higienista, incluindo princpios como o da no excluso (p.16). Entretanto, para efeito desse trabalho, sero consideradas como sinnimas a abordagem da sade renovada e a corrente da promoo da sade em educao fsica escolar.

2 como ideolgica. Sero analisadas duas obras que podem servir como referncia nessa rea: Educao fsica escolar da criana adolescncia (Mattos e Neira, 2002) e Sade, promoo da sade e educao fsica (Farinatti e Ferreira, 2006). A escolha desses trabalhos justifica-se pela pretenso e dimenso dos seus autores. A primeira foi publicada como a primeira edio dos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio 2 e posteriormente publicada em livro. A segunda apresenta, na pretenso de seus autores, uma verso do mesmo tema, numa perspectiva da metodologia crtica superadora. importante estabelecer, no incio deste trabalho, que no h nenhuma motivao pessoal nessas anlises, somente o interesse de analisar o processo de produo de conhecimento em educao fsica escolar e as possveis repercusses de tais tendncias. saudvel tambm reconhecer que as questes que envolvem currculo - ou seja, o que ser considerado como conhecimento oficial no sistema educacional - sofre tensionamentos, e espera-se que tais embates sejam travados no campo da fundamentao dos seus argumentos e no nas justificativas ideolgicas. Os defensores da perspectiva da sade renovada em educao fsica escolar ancoram seus argumentos numa teia de significaes estranhas, tentando somar foras com correntes antagnicas. A estratgia ousada, mas falha na sua justificao. Uma tcnica que causa surpresa a de fazer inferncias sobre a educao fsica escolar sem a menor fundamentao em pesquisas ou quaisquer outros dados que as justifique m, como se pode observar nas afirmaes de Mattos e Neira (2002):
Com freqncia, as aulas de Educao Fsica no Ensino Mdio desencadeiam um impasse entre o professor e os alunos. O primeiro porque deseja desenvolver a atividade que elaborou e o segundo por querer jogar, ou seja, dividir as equipes e fazer o conhecido racha. Esse quadro, no raro originado em etapas anteriores s da escolarizao, contribui muito para o afastamento do componente curricular do corpo pedaggico da escola (p.19)

curioso que pesquisadores, mais familiarizados com a rea biomdica, esqueam-se de fundamentar suas assertivas com dados que as fundamentem. Porm, sem a menor cerimnia, continuam descrevendo e prescrevendo as situaes da educao fsica escolar:
... possvel notar em algumas escolas um aprofundamento ttico das modalidades, o que nos d a impresso de que o sentido da Educao Fsica passa a ser o comportamento estratgico durante a prtica desportiva. Essa especializao, no entanto, no se mostra eficaz, pois de certa forma podemos dizer que s possvel jogar taticamente aquele que domina os fundamentos do jogo (...) pois os alunos as freqentam, muitas vezes, de forma descompromissada com o que est sendo ensinado pela constatao do fracasso no desempenho motor, ou seja, so incapazes de obter a performance desejada. Consequentemente, observa-se nessa fase uma visvel evaso dos alunos das aulas... (Mattos e Neira, 2002, p.9)

No h informaes sobre quais so essas escolas, nem como chegaram a tais concluses, nem mesmo o que seja jogar taticamente. Tudo parece ser concludo a partir das representaes particulares da educao fsica escolar idealizada pelos prprios autores. Tambm comum para os defensores dessa tendncia fundamentar suas crticas na baixa qualidade e consistncia dos contedos at ento desenvolvidos pela rea da educao fsica escolar, afirmando que existe uma indefinio nos mesmos e, por conta disso, so passveis de ser modificados. Entretanto, particularmente nesse caso, seriam apenas, recontextualizados,
2

Atualmente, j modificados, numa segunda verso, por autores diferentes.

3 uma vez que os contedos propostos pela corrente da sade renovada j foram fortemente disseminados at a dcada de oitenta. Mas quais seriam eles? Nas palavras dos autores, todos os contedos que viabilizariam uma melhor qualidade de vida, ou seja, uma vida ativa e no sedentria. a uma nova verso, revista e ampliada, com pretenses de totalidade. No entanto, podem, quando muito, serem considerados como uma parte, pois os exemplos limitam-se s questes da aptido fsica e performance desportiva, como se observa nas definies dos grandes objetivos da educao fsica escolar, para os autores Farinatti e Ferreira (2006): Nesse sentido, vemos que a educao fsica escolar deveria ter como grande objetivo habilitar os alunos a praticar e a compreender a atividade fsica e o desporto na sociedade(p. 147). As associaes com temas que promovem uma educao fsica escolar mais diversificada e plural, como se pode perceber, so desconsideradas, como distante fica a definio de capacitao que os autores pretendem implementar. Seria a capacitao meramente fsica? A capacidade crtica supostamente pretendida seria a de apenas fornecer condies para que os alunos pudessem optar por um sistema de aptido fsica mais coerente com as suas condies? Outra perplexidade identificada nos argumentos dessa corrente o uso e abuso de autores que destinaram grande parte de suas obras tecendo inmeras crticas educao fsica pautada na aptido fsica e na performance desportivizante. Entretanto, so utilizados como referncia para as crticas educao fsica escolar. o que fazem Farinatti e Ferreira (2006) quando analisam a busca de um objeto concreto de estudo para a disciplina e as inconsistncias da rea:
Soares, por exemplo, j em 1986 considerava que a catica situao da educao fsica (...) resulta[va] de uma ausncia de reflexes e justificativas convincentes de sua validade pedaggica, bem como de clareza em relao aos objetivos que persegue[ia] (p.89). Bracht tambm abordava o assunto valendo-se da teoria dos sistemas. O autor chamava a ateno para as conseqncias de uma educao fsica carente de teoria especfica. Sua atuao ficaria ligada influencia de sistemas hierarquicamente mais fortes, que pudessem oferecer referenciais mais claros atuao dos professores...(p.151)

Mattos e Neira (2002) utilizam o mesmo recurso, porm, so mais audaciosos e vo mais alm, citando Jos Carlo s Libneo (1995), Guiraldelli Jr. (1988), autores reconhecidos como defensores da pedagogia crtica social dos contedos e, certamente, pouco ou nada sensveis aos argumentos da corrente da sade renovada:
Na opinio de Libneo (1995), essa espcie de contedo determina certas relaes entre professor e aluno, que passam a ser professor-treinador e aluno-atleta. Esse posicionamento, presente em grande parte das escolas brasileiras, fruto da pedagogia tecnicista, muito difundida no Brasil na dcada de 70. V rios autores como Medina (1993), Guiraldelli Jr.(1988), Castellani Filho (1988), Bracht (1988) e Betti (1991) tm abordado essa temtica, coincidindo suas opinies na urgente necessidade de superar esse quadro (p.10)

minimamente curioso ver tais referncias sendo utilizadas de forma to displicente. Ser que os autores citados, reconhecidamente adeptos da teoria crtica social dos contedos, ferrenhos opositores de uma pedagogia tecnicista, abraariam a causa da aptido fsica da sade renovada? Pouco provvel, pois, a superao dialtica pretendida e defendida por esses autores progressistas no reiterariam contedos que, muitos deles, denunciavam como tradicionais e /ou tcnico-biologizantes. O proposto na concepo da sade renovada traz

4 ntidas referncias a tudo aquilo que foi questionado na perspectiva crtica superadora. Cabe aqui ressaltar o que foi dito na obra Metodologia do Ensino de Educao Fsica (Soares, 1992):
O currculo capaz de dar conta de uma reflexo pedaggica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatao, a interpretao, a compreenso e a explicao da realidade social complexa e contraditria. Isso vai exigir uma organizao curricular em outros moldes, de forma a desenvolver uma outra lgica sobre a realidade, a lgica dialtica, com a qual o aluno ser capaz de fazer uma outra leitura. Nesta outra forma de organizao curricular se questiona o objeto de cada disciplina ou matria curricular e coloca-se em destaque a funo social de cada uma delas no currculo. Busca situar a sua contribuio particular para a explicao da realidade social e natural no nvel do pensamento/reflexo do aluno. Isso porque o conhecimento matemtico, geogrfico, artstico, histrico, lingstico, biolgico ou corporal expressa particularmente uma determinada dimenso da realidade e no a sua totalidade (p.28).

Como se pode observar, no h nada de similar entre os adeptos da tendncia da sade renovada e a metodologia crtica superadora, alis, muito pelo contrrio, h uma clara distino sobre a pretenso totalizante da sade. importante destacar, entretanto, que os ndices divulgados pelos defensores da corrente da sade renovada em relao ao sedentarismo da populao, especificamente a infantil, so verdadeiramente preocupantes. Tais estatsticas so corroboradas por especialistas da rea mdica, ocupando um espao considervel nos estudos dos endocrinologistas e especialistas de vrias reas, indicando que os nveis de sedentarismo infantil, diabetes e sndromes metablicas esto crescendo cada vez mais. Contudo, so esses mesmos especialistas que interrogam a rea da educao fsica, perguntando como seria possvel, no espao escolar, oferecer uma prtica de atividade fsica, de pelo menos trinta minutos dirios, para as crianas e adolescentes, de forma que sejam satisfatrios os gastos calricos e os benefcios cardiovasculares 3 . Para Mattos e Neira (2002), a soluo passa apenas pelo querer, pois uma vez os professores articulados e convencidos dessa necessidade, no haveria problemas algum em modificar os contedos e carga horria da educao fsica escolar:
Portanto, todo e qualquer projeto de estmulo atividade fsica deve ser proposto pelo professor, submetido aprovao da equipe pedaggica e includo na proposta de trabalho da escola. Assim, essas aes voltadas para os objetos primeiros do Ensino Mdio, citadas neste documento, sero aceitas e assimiladas, tornando-se dessa forma, oficiais. O Regimento Escolar a tbua de mandamentos dentro da Unidade podendo, amparado pela Lei, ampliar a carga horria de determinado componente, inseri-lo dentro do horrio de aulas, prestigia-lo ou, simplesmente, diminu-lo caso nenhuma ao seja implementada (p.12)

No se sabe qua l o sistema educacional que os autores conhecem, mas, pelo menos aqui no Brasil, as coisas so um pouco mais complexas. Os espaos ocupados pelas disciplinas no so determinados pelos interesses de seus professores, nem por sua capacidade de mobilizao, nem mesmo pela sensibilidade social, mas por questes de currculo que so
3

XXXV Encontro Anual IEDE, Endocrinologia: da criana ao quase adulto, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2006.

5 territrios demarcadamente contestados (SILVA, 1999). Mesmo reconhecendo a necessria aplicao desse procedimento, que no o caso, no seria nada vivel modificar uma grade horria de oferecimentos de tempos de disciplinas em relao aos princpios da sade renovada. Outras disciplinas tambm reivindicam maiores espaos e com justificaes mais bem fundamentadas e no conseguiram xito 4 . Tratar da modificao da estrutura e carga horria de uma determinada disciplina no contexto do currculo escolar no algo to simples, entretanto, a simplicidade com que tal tema abordado deixa transparecer um desconhecimento da dinmica escolar, somado desconsiderao de um contexto histrico das disciplinas que passa ao longe dos simples desejos (GOODSON, 1995). Outro argumento defendido pelos articuladores da sade renovada a dimenso ampla de sade 5 , justificando sua importncia como indispensvel como contedo integrador, multi e interdisciplinar. O conceito de sade , nesse momento, projetado para uma dimenso de totalidade e, por isso mesmo, advo gam os defensores dessa corrente que tal tema possui carter pluridimensional. A sade, por exemplo, citada, por Farinatti e Ferreira (2006), como tema transversal contido nos PCNs quando afirmam:
... essa relao entre educao fsica e sade est presente no discurso oficial, uma vez que os Parmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) apresentam a sade como tema transversal a ser desenvolvido pela educao fsica escolar no terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental (p.145).

curioso observar que a lgica dos parmetros no de elevar os temas transversais6 ao status de contedos, pelo contrrio, so temticas que devem perpassar todas as disciplinas e no ser privilgio de uma apenas. Sem contar que os temas transversais devem perpassar por todas as reas de conhecimento, no momento em que cada rea formular seus objetivos, levando-se em considerao tambm as caractersticas de cada uma delas. Porm, no existe um tema especfico para cada rea de conhecimento, e nem existe previso de que alguma rea se afeioe por algum tema transversal em especfico. Por que razo a sade seria mais intensificada na rea de conhecimento da educao fsica, e a orientao sexual ou o meio ambiente no? Qual a razo para no se privilegiar a pluralidade cultural ou trabalho e consumo como tema transversal para a rea? Isso seria, no mnimo, romper com a prpria lgica da transversalidade expressa nos Parmetros Curriculares Nacionais e desconsiderar os objetivos gerais expressos para a educao fsica. No h justificativas para isso, somente mais um desconhecimento sobre a matria em questo. Por fim, a pretenso de Farinatti e Ferreira (2006) de atribuir tendncia da sade renovada a perspectiva de teoria crtica superadora que causa maior estranhamento. Inicialmente, importante ressaltar que a metodologia crtica superadora, apresentada por um Coletivo de Autores (Soares et al, 1992) no incio da dcada de noventa, foi produto de um processo terico denominado teoria crtica social dos contedos, parte de uma teoria crtica (progressista) desencadeada na dcada de setenta e resultante de uma reflexo de vrios
4

emblemtico apreciar o problema causado pela incluso da sociologia e a filosofia na grade curricular, em pelo menos uma das sries, do ensino mdio. 5 Segundo os autores Farinatti e Ferreira (2006), a Organizao Mundial da Sade (OMS) favoreceu um questionamento mais efetivo do paradigma biomdico quando, na dcada de 40, explicitou que sade traduz um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, no constituindo apenas na ausncia de doenas ou enfermidades (p.146). 6 Os temas transversais, alm da sade, so: meio ambiente; pluralidade cultural; trabalho e consumo; tica e orientao sexual.

6 pensadores em educao de vrios pases, que, no Brasil, repercutiu em maior dimenso na perspectiva crtica social dos contedos. O no reconhecimento do processo histrico em que tal teoria est contextualizada traz enormes prejuzos s pretenses dos autores. A metodologia crtica superadora do Coletivo de Autores (Soares et al, 1992) est circunscrita numa perspectiva de transformao social determinada. Seu projeto revolucionrio, radical (porque vai raiz) e no pode ser dimensionado por uma questo apenas de reflexo de uma dada realidade, pois a realidade, dentro da perspectiva dialtica, no possvel de ser assimilada no aqui e no agora. Ela est inserida na perspectiva em que a parte e o todo devem ser articulados, mas tal articulao no se d ao acaso; sntese de mltiplas determinaes. Por conta disso, deve ser submetida ao processo histrico. No s histrico, mas materialista histrico dialtico. clara a dissociao e/ou o desconhecimento dos pretensiosos autores da sade renovada, porm no s isso, h uma intencionalidade em vincular tal proposta a uma perspectiva crtica: a adeso de professores simpticos, mesmo que de forma desatenta, a essa teoria. nesse momento que se percebe uma perspectiva de favorecimento de um grupo, pois ao tentarem se aproximar da teoria crtica superadora, os defensores da tendncia da sade renovada tentam transplantar o reconhecimento da mesma, para a sua nova corrente. Esse movimento caracterstico do discurso ideolgico, no tocante atribuio de determinado benefcio aos divulgadores da falsa conscincia. justo reivindicar espaos e participar das lutas pelo reconhecimento de seus argumentos, mas utilizar de meias verdades, ou verdades parciais para o reconhecimento de suas teorias ideolgico. No no sentido de fazer parte de uma corrente de pensamento, mas ideolgico no sentido, atribudo por Marx e Engels (2002), de falsa conscincia em proveito de alguns poucos. importante lembrar que dentro dessa mesma perspectiva encontra-se o reconhecimento de que uma falsa conscincia no deixa de ser tambm um tipo de conscincia, e justamente por isso que a dimenso ideolgica preocupa, pois a disseminao de falsas conscincias acaba forjando conscincias. Nesse sentido, mister restabelecer, por meio de uma contra-argumentao, as falhas apresentadas nos argumentos dos adeptos da tendncia sade renovada e denunciar as suas pretenses ideolgicas. Contudo, com o objetivo de demonstrar quo falhas so as argumentaes desses autores, ser exposto o exemplo de uma aula apresentada por Farinatti e Ferreira (2006) na sua obra. A experincia apresentada pelos autores como a de nmero 1 (p.187) foi resumida, pois a aula, no texto original, foi reproduzida fielmente, contendo uma srie de dilogos. Entretanto, para facilitar a anlise, buscaram-se retirar, do prprio texto, as citaes. A instituio de ensino citada foi o Centro Integrado de Educao Pblica (Ciep) Elis Regina. A referida turma da primeira srie do ensino fundamental, com a faixa etria de 7 a 8 anos. Nmero de alunos apresentados foi o de aproximadamente trinta e a durao da aula foi de trinta minutos. Tema da aula: O corao e a corrida. Objetivo da aula: compreender a funo do corao de bombear sangue para o corpo e a relao existente entre os batimentos cardacos e a prtica da atividade fsica. De acordo com os prprios autores Farinatti e Ferreira (2006):
Visando ao desenvolvimento da conscincia crtica dos alunos, boa parte da aula valeu-se da descoberta orientada como estratgia de ensino. A partir de perguntas do professor, que evitava fornecer as respostas, os alunos eram levados a raciocinar sobre o corpo e suas funes. As indagaes sempre procuravam evidenciar as contradies das respostas dos estudantes, dando subsdios para que pudessem se apropriar do contedo da aula. Os momentos de dilogo eram necessariamente entremeados por corridas de curta e mdia distncia, que davam o suporte prtico para o aluno compreender a teoria de seu corpo. Levou-se em conta que as aulas com

7
pouco tempo de movimento tendem a ser consideradas montonas pelos alunos das sries iniciais (p.188).

A partir da, segue um relato fiel da aula, em que o professor vai perguntando aos alunos se eles conhecem bem o corpo deles. Posteriormente, pede para que seja identificado o local do corao e, em seguida, solicita a identificao dos batimentos cardacos. A partir desse ponto, segue-se uma srie de corridas com os questionamentos do professor sobre batimentos cardacos e circulao sangunea. A aula, para os autores, foi descrita, possuindo uma parte inicial, uma principal e a final como um retorno calma, demonstrando a referncia s divises de uma aula bastante tradicional, para no usar a expresso ultrapassada por mais de dois sculos 7 , entretanto, exemplificada como algo crtico superador, para Farinatti e Ferreira (2006):
Depois dessa parte inicial, a aula continuou com jogo de piques em que a corrida era utilizada como meio de locomoo. Sempre que possvel o professor pedia que os alunos sentissem o corao bater em diferentes partes do corpo, aps diversos estmulos de corrida. Isso, porm, era mais bem explorado ao final da aula, no retorno calma ... (p.193)

curioso que os autores, ditos crticos superadores, adotaram um formato de aula bastante antigo (parte inicial, principal e retorno calma). Entretanto, o que causou maior estranhamento foi a vinculao, pretensamente de conscincia crtica, despertada no aluno da primeira srie do ensino fundamental. Os autores no percebem que, de acordo com a teoria crtica superadora, os alunos estariam no primeiro ciclo de escolarizao, em que se preconiza a orga nizao da identidade dos dados da realidade, em que a experincia sens vel fundamental e no apropriaes acerca de transformaes sociais profundas. A aula deve seguir um processo, levando-se em considerao alguns princpios curriculares que viabilizam a lgica dialtica, como, por exemplo, a adequao as possibilidades scio-cognitivas dos alunos (para citar apenas uma inadequao). A nsia dos autores em justificarem as relaes com a metodologia crtica superadora causou um certo desconforto, em uma aula pautada na sade renovada e que buscava uma vinculao crtica a qualquer custo, no caso, somente aps a aula, como se pode observar nas prprias declaraes dos autores:
No entanto, embora a experincia por ns relatada seja importante para a construo de uma base slida de conhecimentos e concorra para a capacitao das pessoas frente s questes bsicas do corpo humano em movimento, reconhecemos que uma educao fsica compromissada com as idias da promoo da sade deve envolver mais do que isso (...) Tomando por base a idia de multifatoriedade advogada pela promoo da sade, aquela corrida tambm deveria ser analisada pelos alunos sob as ticas social, econmica, cultural e poltica. Assim, para dar conta dessa abordagem mutifatorial, props-se que os alunos entrevistassem seus familiares e vizinhos com o objetivo de identificarem se havia pessoas que corriam regularmente na vizinhana, que motivos as levavam a praticar a corrida ou no, se existiam espaos adequados a essa prtica em seus bairros, que fatores dificultavam ou favoreciam seu engajamento na prtica de atividades fsicas etc (Farinatti e Ferreira, 2006, p. 194).

As divises da aula em partes (inicial, principal e volta calma) so originrias dos mtodos ginsticos europeus do sculo XIX, com ntidas influncias nas perspectivas dos defensores da corrente da sade renovada.

8 Os resultados dessa pequena pesquisa foram assim relatados por Farinatti e Ferreira (2006):
Constataram, por exemplo, que a grande maioria dos entrevistados no praticava atividades fsicas. Os motivos alegados para justificar o sedentarismo foram, em primeiro lugar, a falta de tempo e, em seguida, com aproximadamente a mesma incidncia, a falta de espaos adequados na vizinhana e a violncia do local. Por ltimo, aparecia a falta de conhecimentos sobre como praticar atividades fsicas corretamente (p. 194).

E continuam os autores:
A partir da, discutiu-se com os alunos de que forma esses fatores que dificultavam a prtica de atividades fsicas poderiam ser combatidos ou minimizados. Quanto falta de tempo, uma das solues apresentadas pelos alunos foi que seus pais trabalhassem menos. No debate instaurado, porm, ficou claro para os alunos que isso implicaria um salrio menor, o que pioraria ainda mais a situao financeira de suas famlias (...) Os alunos constataram- obviamente em seu nvel de compreenso- que, para que seus pais trabalhassem menos ganhando o mesmo salrio, seriam necessrias transformaes mais profundas, as quais exigiriam, portanto a mobilizao de todas as pessoas interessadas nesse tipo de mudana (Farinatti e Ferreira, 2006, p.194).

E, finalmente, concluem os autores:


Enfim, conclui-se que essa abordagem multifatorial para os contedos da educao fsica contribui para uma autonomia mais efetiva na prtica da atividade fsica em geral e da corrida em particular. No futuro, alm de estar habilitado a preparar seu programa de corrida, o aluno deveria ser capaz de compreender e estar minimamente apto a discutir e a modificar, por exemplo, a falta de espaos pblicos e o pouco tempo de que dispe a grande maioria da classe trabalhadora para a prtica de atividade fsica (Farinatti e Ferreira, 2006, p.195)

O relato extenso foi proposital, pois se fosse subsumida qualquer parte, o texto no teria o mesmo efeito. quase desesperadora a tentativa de incutir uma perspectiva crtica superadora na aula. Tanto que foi postergada como tarefa para casa. Diga-se de passagem que, para alunos de primeira srie do ensino fundamental, a pesquisa realizada e os resultados encontrados so inverossmeis. Qualquer professor de educao fsica escolar do ensino fundamental percebe a distncia entre a realidade das nossas escolas municipais e os resultados apresentados pelos autores. Entretanto, mesmo embarcando nesse devaneio, percebe-se que o discurso ideolgico denunciado no incio do texto, da parte pelo todo, faz-se presente uma vez que no h como no perceber que as teorizaes emblemticas e as argumentaes defendidas pelos adeptos da tendncia da sade renovada no resistem ao menor contra-argumento. Ao admitirem a relevncia do contedo da sade, da aptido fsica ou qualquer que seja o tema, fazem- no de forma a totalizar o termo e se perdem nas suas argument aes, apresentando-se como grandes reas que abarcam outras tantas. So atribuies totalizantes, descontextualizadas e oportunistas, demonstrando um enorme descompasso com a histria recente da rea da educao fsica escolar e sem nenhum vnculo com a rea pedaggica a que pretendem filiar-se. Falseiam a realidade com a inteno de forjar novas conscincias em benefcio prprio e, por isso mesmo, so caracterizadas como ideolgicas. O que demonstra que os defensores dessa da tendncia da sade renovada da

9 educao fsica escolar podem entender muito de fisiologia do exerccio ou de condicionamento fsico, mas certamente muito pouco de criana e nada sobre educao.

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros curriculares nacionais . Educao Fsica, Terceiro e Quarto Ciclos. Braslia: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais . Terceiro e Quarto Ciclos: Apresentao dos Temas Transversais. Braslia. MEC/ SEF, 1998 DARIDO, S. & RANGEL, I. Educao fsica na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FARINATTI, P. & FERREIRA, M. Sade, promoo da sade e educao fsica. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2006. GOODSON, I. Currculo: teoria e histria. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995. MARX, K & ENGELS F. Ideologia alem . So Paulo: Hucitec, 2002. MATTOS, M. & NEIRA, M. Educao fsica na adolescncia. So Paulo: Phorte, 2002. SILVA, T. Documentos de identidade . Belo Horizonte: Autntica, 1999. SOARES, C. et al. Metodologia do ensino de educao fsica. So Paulo: Cortez, 1992 Endereo do autor: Av. Pasteur, 250, Fundos, Urca, UFRJ, Departamento de Didtica, Faculdade de Educao. E- mail: macs2006@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi