Vous êtes sur la page 1sur 2

13/4/2011

Printed from pt.chabad.org

O que Alma - Misticismo

O que Alma
Se voc se beliscar poder sentir que est vivo. Se algum lhe chamar aos gritos, voc certamente ir atender ao chamado. Seus sentidos lhe orientam como reagir a cada ato que ocorre em sua vida. Mas quando algum a quem voc ama muito lhe magoa ou lhe ofende, que sentido voc usa para expressar o que sente, alm das lgrimas que escorrem em sua face? Sua alma! Uma alma Energia Divina; existncia alm da matria. a parte de voc que existe alm da matria, alm de seu corpo e de seus cinco sentidos. No pode ser vista. A alma para o corpo aquilo que o astronauta para a roupa espacial; funciona como uma bateria, dando vida e animao. Tire o astronauta da roupa, e esta ser basicamente intil. Tire a alma do corpo, e o corpo basicamente desmorona. (Isso a morte - a separao entre corpo e alma). impossvel dar uma definio concreta da alma, pois a alma no uma entidade concreta mas abstrata. No matria - energia - mas tambm no energia fsica. energia Divina, um pedacinho de D'us dentro de voc. A pessoa teria de na verdade fazer calar os sentidos para sentir a alma. Se voc fosse cego, surdo, mudo, sem nariz e com o tato insensvel, ainda estaria vivo dentro de si mesmo. Mas que parte de voc ainda est viva? Eis o que a alma. Mas como sabemos que temos uma alma? Basta me acompanhar no simples raciocnio: Voc tem um corpo? Se respondeu "sim", diga-me: Quem este "eu" que tem um corpo? No poderia ser o corpo - no se pode dizer que o corpo tem um corpo. Ento, isso o que chamamos de alma. De forma mais abrangente, somos um composto de alma e corpo. Isso explica porque somos to confusos, certo? Mas como devemos expressar nossa alma? fcil, basta seguir algumas instrues: 1. Torne-se espiritual A espiritualidade para sua alma aquilo que o alimento para o corpo. Antes que voc possa expressar sua alma, deve nutri-la. Um homem faminto no pode ganhar uma corrida, e uma alma faminta no pode expressar-se. Para alimentar sua alma, d-lhe espiritualidade. Faa atividades espirituais. 2. Estude Tor Nada mais poderoso e nutritivo para a alma que o estudo de Tor. Quando voc estuda Tor, est lendo a mente de D'us. Sua alma eleva-se, fortalecendo-se com grandes pedaos de energia espiritual, que pode usar para realizar outras coisas espirituais. 3. O que so "coisas espirituais?"

www.pt.chabad.org//O-que-Alma.htm

1/2

13/4/2011

O que Alma - Misticismo

So outras coisas boas e positivas que no tm resultado fsico e tangvel - so espirituais, portanto voc no pode ver com seus olhos fsicos. Por exemplo, imergir na prece ou cumprir qualquer mitsv (preceito da Tor) uma coisa espiritual. E atos de amor e bondade, embora sejam coisas espirituais, tm ainda o benefcio de um resultado tangvel, fsico - um relacionamento aperfeioado ou uma pessoa grata por receber sua ajuda. Rabino Simon Jacobson explica a alma desta forma: "Uma alma nossa identidade interior, nossa razo de ser. A alma da msica a viso do compositor que energisa e d vida s notas tocadas em uma composio musical. "Cada Alma a expresso da inteno e viso de D'us ao criar aquele ser em especial. Cada um de ns uma nota musical nica, numa grande composio csmica. nossa obrigao descobrir nossa alma e tocar sua msica singular." Ento, o que est esperando? Entre j em sintonia. Afine-se... refinando sua alma a cada dia!

O contedo desta pgina possui copy right do autor, editor e/ou Chabad.org, e produzido por Chabad.org. Se v oc gostou deste artigo, autorizamos sua div ulgao, desde que v oc concorde com nossa poltica de copy right.

Chabad.org A Division of the Chabad-Lubavitch Media Center In everlasting memory of Chabad.org's founder, Rabbi Yosef Y. Kazen 2001-2011 Chabad-Lubavitch Media Center

www.pt.chabad.org//O-que-Alma.htm

2/2

Vous aimerez peut-être aussi