Vous êtes sur la page 1sur 3

BIG DATA: OCEANO DE OPORTUNIDADES PARA BANDEIRANTES

por Luiz Otavio Nascimento LON

Estamos vivendo em ambientes empresariais inseridos na Era dos Consumidores Sempre Conectados num mundo globalizado, o que est gerando uma infinidade de dados de quase todas as reas de nossas empresas, sobre o comportamento dos clientes e dos concorrentes. A velocidade com que eles so produzidos e a quantidade dos mesmos esto fazendo com que literalmente nos afoguemos em nmeros, pois na maioria das vezes estamos limitados e no conseguimos transform-los em informao e, proativamente, consigamos empreender aes para mudar para melhor a realidade de nossos negcios. Esse fenmeno, denominado de Big Data, assola as mais diversas empresas e tende a ser exponenciado medida que so agregadas ferramentas como CRM, PCM Product Content Management, E-commerce, redes sociais, etc. E isto faz surgir um paradoxo: as empresas investem cada vez mais em tecnologia, obtm mais dados, mas ficam mais inseguras para tomar decises, pois no so capazes de correlacion-los e utiliz-los no tempo certo. Exemplos prticos: imaginem um varejista que cadastra seus clientes e mantm um CRM, mas no correlaciona os dados para encontrar oportunidades e fazer ofertas especiais que faam um determinado cliente experimentar comprar numa seo; este mesmo varejista poderia ter uma estratgia dinmica de precificao para promover rapidamente produtos de confeco que perdessem sua grade de tamanho, no esperando meses at o trmino da estao para liquid-los com prejuzo; ainda no varejo, poderia identificar o cliente na entrada da loja e saber atravs das redes sociais que est entrando de frias e, ento, fazer uma oferta do tipo pegar ou largar de artigos de praia.

Outro bom exemplo a utilizao da massa de dados para anlises probabilsticas de modo a evitar fraudes em tempo real, quer para a concesso de crdito, quer para demais operaes varejistas, como cancelamentos de recebimentos, trocas, etc. Enfim, o desafio poder utilizar todo o arsenal tecnolgico j existente e tomar decises on line e real time com menor nvel de risco e/ou que gerem valor para o cliente e para o acionista. Mas, sempre que se fala numa novidade, muitos pensam em reinventar a roda, esquecendo-se do que j foi desenvolvido neste sentido. Nesse campo especfico, vale a pena rever o trabalho pioneiro do professor John F. Rockart do MIT Massachussets Institute of Technology que publicou na edio de maro-abril de 1989 da revista Harvard Business Review o artigo Chief Executives define their own data needs, onde lanou as bases dos EIS Executive Information Systems e dos fatores crticos de sucesso, que tambm permitiram a criao dos BIs. Agora, decorridos quase 25 anos, mais que chegada a hora de rever tal trabalho luz das novas tecnologias. Temos talentos para isto e existe um oceano de oportunidades e boas recompensas para os bandeirantes que ousarem desbravar este campo. Mos obra!

Escrito em 06.12.13

LON Luiz Otavio da Silva Nascimento. Engenheiro, especializado em Marketing pela Fundao Getlio Vargas. Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

com cursos nos Estados Unidos (Darden Business School da University of Virginia e Babson College

Boston, MA) e na Frana (Lcole des Hautes Etudes Commerciales HEC Paris). Tem mais de 25 anos de
experincia na gerao de resultados e na gesto de empresas varejistas e industriais, dentre as quais Perrier, Cisper-Owens Illinois, Smuggler, Carrier e Lojas Renner. Atualmente Scio-Diretor Geral da Merita Consultoria Empresarial e Scio da Cadre Solues, lanadora do aplicativo Mordomo. membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa e do Retail

Council do GLG Gerson Lehrman Group. professor das cadeiras de Inteligncia Competitiva,
Conhecimento do Consumidor e Criao de Valor atravs de Servios dos Mestrados da Business School de So Paulo (Laureate International Universities). Foi um dos fundadores do IPDV Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Varejo e Scio-Diretor da Gouva de Souza & MD. Palestrante nacional e internacional, tem diversos artigos publicados e autor do livro xodo da viso ao uma proposta para o varejo brasileiro. Tambm coautor do livro Varejo: Administrao de Empresas Comerciais, ambos publicados pela Editora Senac So Paulo. Seu ltimo livro Gestor Eficaz prticas para se destacar num ambiente empresarial competitivo foi lanado em novembro de 2010 pela Editora Novo Conceito.

Vous aimerez peut-être aussi