Vous êtes sur la page 1sur 4

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU

Centro de Educao Aberta e a Distncia CEAD Coordenao do curso de Filosofia/ EaD Rua Olavo Bilac, 1148 Centro Sul CEP 64280-001 Teresina PI

Edital N15/2013 Curso de Filosofia


Prova Seleo de Tutores a Distncia 1) A reminiscncia supe uma marca impressa na alma pela Ideia e permanece sempre velada na alma de cada um. Para resgatar essa marca ou esse conhecimento necessrio que se faa pelo processo: a) ( ) doxogrfico b) ( ) notico c) ( ) dialtico d) ( ) todas esto corretas 2) O mito uma forma de conhecimento anamntico? a) ( ) no, o mito s tem a funo alegrica b) ( ) sim, o mito um recurso que Plato utiliza para rememorar c) ( ) As vezes sim, as vezes no, o mito sempre uma incgnita 3) A metafsica de Aristteles indaga: a) ( ) Deus e a substncia supra sensvel b) ( ) A substncia c) ( ) O ser enquanto ser d) ( ) Todas esto corretas 4) O ser acidental : a) ( ) necessrio b) ( ) contingencial c) ( ) desnecessrio d) ( ) B e C esto corretas 5) A filosofia ps-metafsica de Nietzsche, no tem como caracterstica(s): a) ( ) A crena de um conhecimento verdadeiro b) ( )A crena na essencialidade das coisas c) ( ) A crena em um mundo pronto d) ( ) todas esto corretas

6) A diferenciao entre moral escrava e moral de senhor : a) ( ) A primeira criadora e geradora de valores/a outra moral do ressentimento b) ( ) moral do ressentimento/ criadora e geradora de valores c) ( ) nenhuma est correta 7) Descartes adota uma postura contrria quela corrente no contexto filosfico de sua poca. Em meio a debates insuflados por propostas cticas referentes possibilidade do conhecimento, Descartes apresenta uma contraproposta de carter racionalista: o conhecimento e a certeza sobre a verdade desse conhecimento s so possveis por intermdio da razo. Para tanto, a proposta gnosiolgica cartesiana sugere quatro regras metdicas ou metodolgicas que nossa razo pode e deve fazer uso a fim de alcanar conhecimento certo e verdadeiro. Marque a alternativa que apresenta as referidas regras com suas com suas descries correspondentes. a) I. Dvida metdica jamais escolher alguma coisa como verdadeira que no se conhea como evidente; II. Anlise conduzir os pensamentos numa ordem crescente de dificuldade, partindo das questes mais simples para as mais complexas; III. Classificao dividir cada uma das dificuldades em quantas parcelas for possvel e necessrio para melhor resolve-las; IV. Reviso fazer revises to gerais e completas a ponto de toda dvida possvel ser dirimida. b) I. Dvida metdica jamais escolher alguma coisa como verdadeira que no se conhea como evidente; II. Anlise conduzir os pensamentos numa ordem crescente de dificuldade, partindo das questes mais simples para as mais complexas; III. Classificao fazer revises to gerais e completas a ponto de toda dvida possvel ser dirimida; IV. Reviso dividir cada uma das dificuldades em quantas parcelas for possvel e necessrio para melhor resolve-las. c) I. Dvida metdica jamais escolher alguma coisa como verdadeira que no se conhea como evidente; II. Anlise dividir cada uma das dificuldades em quantas parcelas for possvel e necessrio para melhor resolve-las; III. Classificao conduzir os pensamentos numa ordem crescente de dificuldade, partindo das questes mais simples para as mais complexas; IV. Reviso fazer revises to gerais e completas a ponto de toda dvida possvel ser dirimida. d) I. Dvida metdica fazer revises to gerais e completas a ponto de toda dvida possvel ser dirimida; II. Anlise conduzir os pensamentos numa ordem crescente de dificuldade, partindo das questes mais simples para as mais complexas; III. Classificao dividir cada uma das dificuldades em quantas parcelas for possvel e necessrio para melhor resolve-las; IV. Reviso jamais escolher alguma coisa como verdadeira que no se conhea como evidente. 8) correto afirmar do empirismo de John Locke: a) Tudo que h em nossas mentes so ideias. Estas ou so inatas ou tem sua origem nas experincias sensveis. b) Todas as ideias derivam de sensao ou de reflexo.
2

c) concebvel uma espcie de inatismo moderado dentro da teoria emprica de Locke, embora isso no seja expresso de modo explcito. d) Embora o objeto das sensaes seja a fonte das ideias, o conhecimento s pode ser construdo a partir de ideias bsicas de origem no emprica (intuies). 9) Conforme consta no A compenion to Kant (2006, p 275), dito que a explicao kantiana sobre liberdade dada principalmente na Resoluo da Terceira Antinomia da Crtica da Razo Pura (B 559 586) e na Analtica da Crtica da Razo Prtica. Nessas duas obras, a questo da liberdade est estritamente atrelada s consideraes que Kant faz sobre uma proposta restrita de causalidade e sua concepo de fenmeno e noumenon. Aceito isso, correto afirmar que: a) A liberdade de carter fenomnico, sendo nossas aes morais atreladas causalidade do mundo fsico, o que pressupe uma ideia de liberdade restritiva em Kant. b) A liberdade de carter noumnico, sendo nossas aes morais presas a leis causais, sem, contudo, implicar numa noo restritiva de liberdade. c) A liberdade de carter noumnico e fenomnico, o que faz com que Kant proponha uma noo de liberdade parcialmente restritiva. d) A liberdade de carter noumnico, sendo nossas aes morais livres das leis causais que regem o mundo dos fenmenos. 10) O ponto central no qual Kant funda suas crticas est focado na ideia de razo. Kant contrape-se incisivamente, na Crtica da Razo Pura, perspectiva iluminista de racionalidade. A proposta kantiana est direcionada, em linhas muito gerais, para concluir que a metafsica fracassa em produzir conhecimento porque os metafsicos fiam-se exclusivamente na razo pura. Nesse sentido, possvel afirmar que: a) A razo pura no pode dar conta do conhecimento sobre objetos no mundo fsico porque, ao apreendermos o mundo por meio de nossa faculdade da sensibilidade, tal apreenso sempre mediada por intuies puras de espao e tempo (o que nos coloca sempre em uma relao fenomnica com os objetos fsicos). b) A razo pura no pode dar conta do conhecimento sobre objetos no mundo fsico porque a apreenso e conhecimento destes dependem unicamente das experincias de sensaes que realizamos cotidianamente.

c) A razo pura pode dar conta do conhecimento sobre objetos no mundo fsico porque nossas experincias sensveis so falveis e geradoras de dvidas (so dubitveis) tal defesa acaba colocando Kant ao lado de Descartes. d) A razo pura no pode dar conta efetivamente do conhecimento sobre objetos no mundo fsico, mas possui a funo de interpretar noumenicamente tais objetos porque a relao entre entendimento e objetos fsicos se d de forma direta.

GABARITO QUESTO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 ALTERNATIVA C B D D D B C B D A

Vous aimerez peut-être aussi