Vous êtes sur la page 1sur 8

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO COORDENAO DE APOIO DIREO E EQUIPE PEDAGGICA

QUADRO DAS TENDNCIAS PEDAGGICAS


PEDAGOGIA TEORIA TENDNCIA LIBERAL Justificao do sistema capitalista; nfase na defesa da liberdade e dos direitos e interesses individualistas na sociedade; Forma de organizao social baseada na propriedade privada dos meios de produo.

NO- CRTICAS Manuteno do status quo. ESCOLA NOVA DIRETIVA NO- DIRETIVA 1932 Manifesto dos Educao centrada no estudante; Pioneiros da Educao pedaggica Nova, encabeado por Prtica antiautoritria. Fernando Azevedo; 1934 Constituio; 1940 Psicologismo Pedaggico; 1950 Sociologismo Pedaggico; 1960 Economicismo Pedaggico. Surge a figura do Orientador Educacional. TENICISTA Surge no Brasil em meados da dcada de 50, mas introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomnio a partir de 1978; As Leis 5.540/68 (ensino universitrio) e 5.692/71 (ensino de 1 e 2 graus) so marcos da implantao do modelo tecnicista; Surge a figura do Supervisor Educacional.

TRADICIONAL OU CONSERVADORA Predomnio: at 1930 Vertentes: Catlica: monoplio jesutico at 1759; Leiga: liberalismo clssico 1759 a 1930.

MANIFESTAES DE PRTICA PEDAGGICA ESCOLAR NO BRASIL

PRESSUPOSTOS TERICOS

Ensino humanstico de cultura geral; Ensino tradicional de carter verbalista, autoritrio e inibidor da participao do aluno; Contedos enciclopdicos e descontextualizados; Valorizao do contedo, do intelectual, da disciplina, do diretivismo; Educao centrada no professor, que deve ter domnio dos contedos; Ensinar repassar conhecimentos; Criana: capacidade de assimilao igual a do adulto, porm menos desenvolvida; Programas de ensino so baseados na progresso lgica; O aluno educado para atingir pelo prprio esforo sua plena realizao pessoal.

Os problemas sociais pertencem sociedade; A nfase na cultura esconde a realidade das diferenas de classe; Aprender uma atividade de descoberta. A aprendizagem um ato individual, uma construo subjetiva do conhecimento; O aluno o centro do processo de ensino; Auto-aprendizagem (aprender a aprender); Aluno solidrio, respeitador das regras, participante; O ambiente um meio estimulador; A motivao depende da fora de estimulao do problema e das disposies internas para aprender; Valorizao do aspecto psicolgico (testes e inteligncia) do sentimento, da subjetividade.

Favorece o amadurecimento emocional, a autonomia e as possibilidades de auto-realizao do aluno, pelo desenvolvimento da valorizao do seu eu; Aprendizagem significa modificao das prprias percepes; Valoriza as experincias dos alunos; As atividades acontecem de acordo com a realidade do aluno (segundo suas experincias individuais); O ensino centrado no aluno; O professor um mero facilitador da aprendizagem; A motivao da aprendizagem o desejo de adequao pessoal na busca de autorealizao.

Aprendizagem modificao de desempenho; O aluno submetido a um processo de controle do comportamento, afim de ser levado a atingir objetivos previamente estabelecidos; O ensino organizado em funo de prrequisitos; Ensino: processo de condicionamento /reforo da resposta que se quer obter, acontece atravs da: operacionaliza o dos objetivos e mecanizao do processo; No se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado; Busca-se a eficincia, a eficcia, a qualidade, a racionalidade, a produtividade e neutralidade na escola, que deve funcionar como uma empresa.

Mtodo Expositivo: 1. Preparao - Evocao, no aprendiz de velhas idias relacionadas com as novas; - Recordao da lio anterior, portanto, do j aprendido; 2. Apresentao - Contemplao e apreenso do objeto da aprendizagem; - O novo conhecimento colocado diante do aluno e a este cabe assimilar; 3. Assimilao - As novas idias so relacionadas com as velhas idias; - Trata-se de identificar, por comparao, o diferente entre os elementos j conhecidos; 4. Generalizao - O que geral separa-se de PASSOS DO MTODO aspectos particulares concretos: os aspectos gerais so unidos s idias anteriormente adquiridas e ocorre a sistematizao da aprendizagem; - Se o aluno j assimilou o novo conhecimento, capaz de identificar todos os fenmenos correspondentes ao conhecimento adquirido; 5. Aplicao - As idias j sistematizadas so retomadas, desenvolvem-se novas relaes e as idias so aplicadas; - O aluno vai demonstrar se aprendeu, se assimilou ou no o conhecimento. Isto verificado atravs de exemplos novos, ainda no manipulados pelo aluno; - Coincide com as lies de casa.

Mtodo de Pesquisa ou Mtodo da Descoberta: - O mtodo de ensino tem a seguinte estrutura: 1. Atividade - O ensino comea sempre com uma atividade, a qual pode suscitar um problema; 2. Problema - Alunos e professor precisam resolver o problema; 3. Levantamento de dados - Os alunos levantam os mais diferentes dados documentais, bibliogrficos, dados de campo; 4. Formulao de Hipteses Explicativas - Os dados organizados pelos alunos servem de base para formulao de uma ou mais hipteses explicativas para o problema; 5. Experimentao - Os alunos testam as hipteses explicativas, o que lhes permite rejeitar ou confirmar as hipteses formuladas; Este mtodo didtico assume carter pseudocientfico, porque confunde cincia e ensino.

Mtodo Clnico de Rogers: 1. Cont ato com a reali dade - o contato com a realidade torna a aprendizagem significativa, pelo vnculo das experincias e motivaes do individuo; 2. Aute ntici dade ou cong run cia - o professor deve ser sentido como pessoa unificada, integrada, congruente; 3. Aceit ao posit iva inco ndici onal - o professor aceita os sentimentos do aluno, em toda espcie de atitude; 4. Emp atia -capacidade de captar o mundo do aluno como se fosse o seu, em todas as reaes ao enfrentar uma nova matria.

Mtodo Cientfico: - Preocupao cientfica que est baseada em princpios da tecnologia educacional; - Harmonizao entre as necessidades dos alunos e os valores sociais; 1. Objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observvel e mensurvel; 2. Procedimentos instrucionais; 3. nfase nos meios, na instruo programada, nas tcnicas de microensino, nos recursos audiovisuais.

Questionamento da ordem social existente; Preocupao com a educao poltica dos indivduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres; Profunda ligao entre educao e os planos de mudana social; O ensino deve desenvolver todas as possibilidades da criana (integralidade), sem abandonar nenhum aspecto mental ou fsico, intelectual ou afetivo; Defesa da auto-gesto; Rejeitam toda forma de governo.

PRESSUPOSTOS TERICOS

Teoria do conhecimento aplicada educao, que sustentada por uma concepo dialtica em que educador e educando aprendem juntos numa relao dinmica na qual a prtica, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeioamento; A educao sempre um ato poltico; Educao problematizadora, conscientizadora; O fundamental na educao que os educandos se reconheam enquanto sujeitos histrico-sociais, capazes de transformar a realidade; A categoria pedaggica da conscientizao preocupa-se com a formao da autonomia intelectual do sujeito para intervir na realidade; Crtica educao bancria.

Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais; A ao educativa pressupe uma articulao entre o ato poltico e o ato pedaggico; Interao professor-alunoconhecimento e contexto histrico-social; A inter-subjetividade mediada pela competncia do professor em situaes objetivas; A interao social o elemento de compreenso e interveno na prtica social mediada pelo contedo; Concepo dialtica da histria (movimento e transformao); Pressupe a prxis educativa que se revela numa prtica fundamentada teoricamente; A natureza e especificidade da educao refere-se ao trabalho no-material, que na escola pblica no se subordina ao capital; A tarefa desta pedagogia em relao educao escolar implica: a) Identificao das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condies de sua produo e compreendendo as suas principais manifestaes, bem como as tendncias atuais de transformao; b) Converso do saber objetivo em saber escolar de modo a torn-lo assimilvel pelos alunos das camadas populares no espao e tempo escolares; c) Provimento dos meios necessrios para que os alunos no apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produo, bem como as tendncias de sua transformao.

PEDAGOGIA

PROGRESSISTA A escola condicionada pelos aspectos sociais, polticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espao que aponta a possibilidade de transformao social; A educao possibilita a compreenso da realidade histrico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.

CRTICA Sustenta a finalidade scio-poltica da educao; Instrumento de luta de professores ao lado de outras prticas sociais. TENDNCIA LIBERTRIA LIBERTADORA HISTRICO-CRTICA Antiautoritarismo Primeira experincia: Marco terico 1979; e auto-gesto Movimento de A prtica pedaggica so os princpios Cultura Popular no prope uma interao fundamentais da Recife (1964); entre contedo e proposta Projeto de Educao realidade concreta, pedaggica de Adultos: visando a anarquista (que - Crculo de Cultura; transformao da MANIFESTA abrange vrias - Centro de Cultura. sociedade (aoES DE PRTICA correntes: compreenso-ao); PEDAGGICA libertrios, Enfoque no contedo ESCOLAR NO psicanalistas e como produo BRASIL socilogos). histrico-social de todos os homens; Superao das vises no-crticas e crticoreprodutivistas da educao. TEORIA

Questionamento da ordem social existente; Preocupao com a educao poltica dos indivduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres; Profunda ligao entre educao e os planos de mudana social; O ensino deve desenvolver todas as possibilidades da criana (integralidade), sem abandonar nenhum aspecto mental ou fsico, intelectual ou afetivo; Defesa da autogesto; Rejeitam toda forma de governo.

PRESSUPOSTO S TERICOS

Teoria do conhecimento aplicada educao, que sustentada por uma concepo dialtica em que educador e educando aprendem juntos numa relao dinmica na qual a prtica, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeioamento; A educao sempre um ato poltico; Educao problematizadora, conscientizadora; O fundamental na educao que os educandos se reconheam enquanto sujeitos histrico-sociais, capazes de transformar a realidade; A categoria pedaggica da conscientizao preocupa-se com a formao da autonomia intelectual do sujeito para intervir na realidade; Crtica educao bancria.

Defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais; A ao educativa pressupe uma articulao entre o ato poltico e o ato pedaggico; Interao professoraluno- conhecimento e contexto histricosocial; A inter-subjetividade mediada pela competncia do professor em situaes objetivas; A interao social o elemento de compreenso e interveno na prtica social mediada pelo contedo; Concepo dialtica da histria (movimento e transformao); Pressupe a prxis educativa que se revela numa prtica fundamentada teoricamente; A natureza e especificidade da educao refere-se ao trabalho no-material, que na escola pblica no se subordina ao capital; A tarefa desta pedagogia em relao educao escolar implica: a) Identificao das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condies de sua produo e compreendendo as suas principais manifestaes, bem como as tendncias atuais de transformao; b) Converso do saber

Mtodo Indutivo: - Faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do nmero unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princpio aplicao; - Vai do observado ao no-observado, do conhecido ao desconhecido; - Mtodo racional, experimental, cientfico: estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, se afasta da credulidade, coloca a razo e a memria no seu devido lugar; - O exerccio da liberdade pelo aluno tem que ser efetivo e real desde o incio, com carter progressivo, manifestando-se plenamente nos ltimos MTODO DE anos escolares; ENSINO - Interesse em crescer dentro da vivncia grupal; - Relevncia da experincia, da atividade prtica que incorporada e utilizada em situao nova; - A participao grupal deve ser obtida atravs de assemblias, conselhos, eleies, reunies, associaes, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo que aprendeu; - A auto-gesto o contedo e o mtodo, resume tanto o objetivo pedaggico, quanto o poltico; - Escolhida uma matria, o aluno estimulado pesquisa independente.

Mtodo Dialgico: - Mtodo ativo, dialogal, crtico e criticizador; - O mtodo exige uma relao de autntico dilogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido; - O dilogo engaja ativamente os sujeitos do ato de conhecer: educador- educando e educando-educador; - Ao grupo de discusso cabe o ato de auto-gerir a aprendizagem, definindo o contedo e a dinmica das atividades; - O professor deve se adaptar ao nvel do grupo para ajudar o desenvolvimento prprio de cada sujeito; - A problematizao da situao permite aos educandos chegar a uma compreenso mais crtica da realidade, atravs de troca de experincias em torno da prtica scia; - O mtodo de ensino deve possibilitar a vivncia de relaes efetivas educandoeducador e educadoreducando, j que as relaes tm carter reflexivo, conseqente, transcendente e temporal; - Dispensam-se programas previamente estruturados, bem como aulas expositivas, assim como qualquer tipo de verificao direta da aprendizagem, formas essas prprias da educao bancria, portanto

Mtodo da Prtica Social; - Decorre das relaes estabelecidas entre contedo mtodo e concepo de mundo; - Confronta os saberes trazidos pelo aluno com o saber elaborado, na perspectiva da apropriao de uma concepo cientfico/filosfica da realidade social, mediada pelo professor; - Incorpora a dialtica como teoria de compreenso da realidade e como mtodo de interveno nesta realidade; - Fundamenta-se no materialismo histrico: cincia que estuda os modos de produo;
- A relao de indissociabilidade entre forma e contedo pressupe a socializao do saber produzido pelos homens; - Os fins a serem atingidos que determinam os mtodos e processos de ensino-aprendizagem; - Busca coerncia com os fundamentos da Pedagogia, entendida como processo atravs do qual o homem se humaniza (se torna plenamente humano); - A prtica fundamento do critrio de verdade e da finalidade da teoria; - Incorpora o procedimento histrico como determinante da totalidade social; - na mediao entre o pensamento e o objeto (enquanto o pensamento busca apropriar-se do objeto) que desenvolve-se o mtodo.

Vous aimerez peut-être aussi