Vous êtes sur la page 1sur 2

02/12/2013 - 09h26

'Trauma' pode ser transmitida entre geraes, sugere estudo


DA BBC BRASIL

Um estudo feito por cientistas americanos aponta que o comportamento humano pode ser afetado por episdios vivenciados por geraes passadas por meio de uma espcie de memria gentica. As pesquisas mostraram que um evento traumtico pode afetar o DNA no esperma e alterar os crebros e o comportamento das geraes futuras. O estudo, publicado na revista cientfica Nature Neuroscience, indica que camundongos treinados para se esquivar de um determinado tipo de odor passaram essa averso a seus 'netos'. Especialistas dizem que os resultados so importantes para as pesquisas sobre fobia e ansiedade. Os animais foram treinados para temer um cheiro similar ao da flor de cerejeira. A equipe, composta por cientistas da Emory University School of Medicine, nos Estados Unidos, averiguou, ento, o que estava acontecendo dentro do espermatozoide dos camundongos. Os cientistas constataram que o trecho do DNA responsvel pela sensibilidade essncia da flor de cerejeira estava mais ativo na clula reprodutiva masculina. Tanto a prole dos camundongos quanto os descendentes destes demonstraram hipersensibilidade flor de laranjeira e se esquivaram dela, mesmo que no tenham passado pela mesma experincia. Os pesquisadores tambm identificaram mudanas na estrutura dos crebros desses animais. "As experincias vivenciadas pelos pais, mesmo antes da reproduo, influenciaram fortemente tanto a estrutura quanto a funo no sistema nervoso das geraes subsequentes", concluiu o relatrio. Assuntos familiares As descobertas oferecem evidncia de uma "herana epigentica transgeracional", ou seja, de que o ambiente pode afetar os genes de um indivduos, que podem ento ser transmitidos a seus herdeiros. Um dos pesquisadores, Brian Dias, afirmou BBC que tal caracterstica "pode ser um mecanismo pelo qual os descendentes mostram marcas de seus antecessores". "No h dvida de que o que acontece com o espermatozide e o vulo pode afetar as geraes futuras".

O professor Marcus Pembrey, da Universidade College London, afirmou que as descobertas so "altamente relevantes para as fobias, ansiedade e desordens de estresse ps-traumtico" e fornecem "fortes evidncias" de que uma forma de memria pode ser transmitida entre geraes. Diz ele: "A sade publica precisa urgentemente levar em conta as respostas transgeracionais humanas". "Acredito que no entenderemos o aumento nas desordens neuropsiquitricas ou a obesidade, diabetes e as perturbaes metablicas sem esse tipo de abordagem multigeracional".

Endereo da pgina: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/12/1379471-trauma-pode-ser-transmitida-entregeracoes-sugere-estudo.shtml

Vous aimerez peut-être aussi