Vous êtes sur la page 1sur 10

2912

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 33/2013
de 16 de maio

Artigo 4.
Natureza

As entidades regionais de turismo so pessoas coletivas pblicas, de natureza associativa, com autonomia administrativa e financeira e patrimnio prprio. Artigo 5.
Misso e atribuies

Estabelece o regime jurdico das reas regionais de turismo de Portugal continental, a sua delimitao e caractersticas, bem como o regime jurdico da organizao e funcionamento das entidades regionais de turismo.

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.
Objeto

1 As entidades regionais de turismo tm por misso a valorizao e o desenvolvimento das potencialidades tursticas da respetiva rea regional de turismo, bem como a gesto integrada dos destinos no quadro do desenvolvimento turstico regional, de acordo com as orientaes e diretrizes da poltica de turismo definida pelo Governo e os planos plurianuais da administrao central e dos municpios que as integram. 2 So atribuies das entidades regionais de turismo: a) Colaborar com os rgos da administrao central com vista prossecuo dos objetivos da poltica nacional que for definida para o turismo, designadamente no contexto do desenvolvimento de produtos tursticos de mbito regional e sub-regional e da sua promoo no mercado interno alargado, compreendido pelo territrio nacional e transfronteirio com Espanha; b) Definir o plano regional de turismo, alinhado com a estratgia nacional de desenvolvimento turstico, e promover a sua implementao; c) Assegurar o levantamento da oferta turstica regional e sub-regional e a sua permanente atualizao, no quadro do registo nacional de turismo, e realizar estudos de avaliao do potencial turstico das respetivas reas territoriais; d) Assegurar a realizao da promoo da regio no mercado interno alargado, compreendido pelo territrio nacional e transfronteirio com Espanha; e) Organizar e difundir informao turstica, mantendo ou gerindo uma rede de postos de turismo e de portais de informao turstica; f) Dinamizar e potenciar os valores e recursos tursticos regionais e sub-regionais; g) Monitorizar a atividade turstica regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor. 3 Os planos regionais de turismo devem realizar a avaliao dos destinos sub-regionais de turismo existentes e assegurar o desenvolvimento daqueles cujos sinais distintivos j se encontrem consolidados. Artigo 6.
Tutela

A presente lei estabelece o regime jurdico das reas regionais de turismo de Portugal continental, a sua delimitao e caractersticas, bem como o regime jurdico da organizao e funcionamento das entidades regionais de turismo. Artigo 2.
reas regionais de turismo

Para efeitos de organizao do planeamento turstico para Portugal continental so consideradas cinco reas regionais de turismo, as quais incluem toda a rea abrangida por cada uma das respetivas cinco unidades que constituem o nvel II da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatsticos (NUTS II), considerando-se para os efeitos da presente lei a conformao fixada pelo Decreto-Lei n. 46/89, de 15 de fevereiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 163/99, de 13 de maio, 317/99, de 11 de agosto, 244/2002, de 5 de novembro, e pela Lei n. 21/2010, de 23 de agosto. Artigo 3.
Entidades regionais de turismo

1 Existem cinco entidades regionais de turismo, correspondente a cada uma das reas regionais definidas no artigo anterior e a cada uma das unidades da NUTS II, fixadas no Decreto-Lei n. 46/89, de 15 de fevereiro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 163/99, de 13 de maio, 317/99, de 11 de agosto, 244/2002, de 5 de novembro, e pela Lei n. 21/2010, de 23 de agosto. 2 A designao a adotar por cada entidade regional de turismo e a respetiva sede so definidas nos seus estatutos. 3 O membro do Governo responsvel pela rea do turismo pode contratualizar com as entidades regionais de turismo, ou, em mbito territorial definido, com associaes de direito privado que tenham por objeto a atividade turstica, o exerccio de atividades e a realizao de projetos da administrao central, com observncia do disposto no artigo 43. 4 A contratualizao com associaes de direito privado que tenham por objeto a atividade turstica precedida de consulta assembleia geral da entidade regional de turismo da rea correspondente.

1 As entidades regionais de turismo esto sujeitas aos poderes de tutela do membro do Governo responsvel pela rea do turismo. 2 Carecem de homologao pelo membro do Governo responsvel pela rea do turismo os estatutos de cada entidade regional de turismo. 3 Carecem de autorizao dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e do turismo: a) A aquisio, locao financeira ou alienao de bens imveis; b) A aceitao de doaes, heranas ou legados; c) Outros atos previstos na lei ou nos estatutos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 4 Carecem de aprovao prvia pelo membro do Governo responsvel pela rea do turismo, no prazo de 90 dias aps a sua receo, o plano anual e plurianual de atividades, o oramento, a conta de gerncia e o relatrio de atividades. 5 O membro do Governo responsvel pela rea do turismo pode solicitar informaes s entidades regionais de turismo sobre o plano anual e plurianual de atividades, o oramento, o relatrio de atividades ou sobre outros documentos previstos na presente lei. 6 Decorrido o prazo previsto no n. 4 sem que seja proferida deciso expressa, consideram-se os respetivos documentos tacitamente aprovados. 7 Os membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e do turismo podem ordenar a realizao de inquritos, sindicncias, inspees e auditorias aos servios das entidades regionais de turismo, designadamente atravs da Inspeo-Geral de Finanas. Artigo 7.
Participao nas entidades regionais de turismo

2913
subsidiariamente, no Cdigo do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n. 442/91, de 15 de novembro.
SECO I Assembleia geral

Artigo 11.
Natureza

A assembleia geral o rgo representativo das entidades participantes nas entidades regionais de turismo. Artigo 12.
Composio e funcionamento

1 A assembleia geral de cada entidade regional de turismo composta por: a) Um representante do Estado; b) Um representante de cada um dos municpios que integre a rea regional de turismo abrangida; c) As entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorizao turstica com interveno na respetiva rea. 2 O representante do Estado designado por despacho do membro do Governo responsvel pela rea do turismo. 3 Os municpios so representados pelo respetivo presidente ou seu substituto legal. 4 As entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorizao turstica com interveno na respetiva rea so representados por um nmero de membros no superior ao previsto na alnea b) do n. 1, cabendo aos respetivos rgos deliberativos eleger ou designar a referida representao. 5 A representao das entidades referidas na alnea c) do n. 1 deve ter em considerao, nomeadamente, o setor do alojamento, da restaurao, das agncias de viagens, das empresas de animao, das empresas de transportes, dos operadores tursticos, dos sindicatos e ou confederaes sindicais, em conformidade com o que vier a ser definido nos estatutos de cada entidade regional de turismo. 6 A mesa da assembleia geral composta por um presidente e um secretrio. 7 Cada membro da assembleia geral titular de um voto. 8 Os membros da comisso executiva e o fiscal nico podem participar nas reunies da assembleia geral, sem direito a voto. 9 A assembleia geral rene ordinariamente duas vezes por ano e, a pedido da comisso executiva ou de pelo menos um tero dos seus membros, sempre que tal se justifique. 10 O exerccio de quaisquer cargos ou funes na assembleia geral no remunerado. Artigo 13.
Competncias da assembleia geral

1 O Estado participa nas entidades regionais de turismo, nos termos previsto na presente lei. 2 A participao da administrao local nas entidades regionais de turismo assegurada pelos municpios correspondentes respetiva rea regional de turismo. 3 Podem fazer parte das entidades regionais de turismo as entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorizao turstica das reas territoriais correspondentes. Artigo 8.
Princpio da estabilidade

As entidades que participem nas entidades regionais de turismo ficam obrigadas a nelas permanecer por um perodo mnimo de cinco anos, sob pena de devoluo e perda de todos os benefcios financeiros e administrativos atribudos ou a atribuir no mbito da referida participao. Artigo 9.
Estatutos

Os estatutos de cada entidade regional de turismo so aprovados pela respetiva assembleia geral, sob proposta da comisso executiva, e so publicados no Dirio da Repblica, 2. srie, aps homologao pelo membro do Governo responsvel pela rea do turismo. CAPTULO II Organizao e funcionamento Artigo 10.
rgos

1 So rgos de cada entidade regional de turismo: a) A assembleia geral; b) A comisso executiva; c) O conselho de marketing; d) O fiscal nico. 2 A composio, a organizao e o funcionamento dos rgos de cada entidade regional de turismo respeitam o disposto na presente lei, nos respetivos estatutos e,

Sem prejuzo das competncias conferidas por lei, compete assembleia geral: a) Eleger os membros da mesa da assembleia geral; b) Eleger trs membros da comisso executiva;

2914
c) Eleger os membros do conselho de marketing; d) Deliberar sobre a admisso de novos participantes na entidade regional de turismo, sob proposta da comisso executiva; e) Aprovar os projetos de estatutos e respetivas alteraes, sob proposta da comisso executiva, a submeter ao membro do Governo responsvel pela rea do turismo; f) Aprovar os regulamentos internos da entidade regional de turismo, sob proposta da comisso executiva, incluindo o regulamento relativo ao pagamento de quotas pelas entidades participantes, com exceo do Estado, no qual podem ser previstas diversas classes de participantes; g) Aprovar o plano de atividades e o oramento anuais, sob proposta da comisso executiva; h) Aprovar os documentos de prestao de contas, designadamente a conta de gerncia, sob proposta da comisso executiva; i) Pronunciar-se sobre a alienao ou onerao de imveis propriedade da entidade regional de turismo; j) Aprovar o mapa de pessoal da entidade regional de turismo; k) Deliberar sobre a integrao da entidade regional de turismo em estruturas associativas das referidas entidades; l) Designar o fiscal nico; m) Autorizar a delegao nas associaes de direito privado que tenham por objeto a atividade turstica da prossecuo de parte ou da totalidade das atribuies da entidade regional de turismo e os poderes necessrios para tal efeito; n) Deliberar sobre as propostas apresentadas pela comisso executiva, no mbito das matrias elencadas no n. 2 do artigo 16.; o) Pronunciar-se sobre quaisquer outros assuntos, incluindo matrias de gesto, a pedido da comisso executiva; p) Pronunciar-se, aps consulta do membro do Governo responsvel pela rea do turismo, sobre a contratualizao do exerccio de atividades e a realizao de projetos da administrao central com associaes de direito privado, em mbito territorial definido, que tenham por objeto a atividade turstica.
SECO II Comisso executiva

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 3 A comisso executiva elege um vice-presidente de entre os seus membros. 4 O mandato dos membros da comisso executiva tem a durao de cinco anos, sendo renovvel por uma nica vez. 5 O exerccio do cargo de membro da comisso executiva, exceo do de presidente e de vice-presidente, no remunerado, no havendo igualmente lugar ao pagamento de despesas de representao ou atribuio de quaisquer benefcios pela entidade regional de turismo. 6 O presidente remunerado de acordo com os montantes fixados para o cargo de direo superior de 1. grau da Administrao Pblica. 7 O vice-presidente remunerado de acordo com os montantes fixados para o cargo de direo superior de 2. grau da Administrao Pblica. 8 A comisso executiva rene ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente sempre que convocada por quaisquer dos seus membros. Artigo 16.
Competncias

1 Sem prejuzo de outras competncias conferidas por lei ou que nela sejam delegadas ou subdelegadas, compete comisso executiva: a) A representao institucional da entidade regional de turismo; b) A definio da atuao e coordenao das atividades da entidade regional de turismo; c) Autorizar despesas, desde que oramentadas, e os respetivos pagamentos; d) Autorizar alteraes oramentais que no determinem aumento da despesa; e) Propor e executar o plano de marketing, aps a sua aprovao pelo conselho de marketing; f) Superintender no pessoal e servios da entidade regional de turismo. 2 Compete ainda comisso executiva formular as propostas para deliberao em assembleia geral relativas s seguintes matrias: a) Admisso de novos participantes nas entidades regionais de turismo; b) Estatutos e regulamentos internos; c) Planos anuais e plurianuais de atividades, oramentos, conta de gerncia e relatrio de atividades; d) Instrumentos de prestao de contas; e) Extino de delegaes; f) Criao ou extino de postos de turismo, aps parecer prvio do conselho de marketing; g) Mapa de pessoal. Artigo 17.
Presidente

Artigo 14.
Natureza

A comisso executiva constitui o rgo executivo e de gesto da entidade regional de turismo. Artigo 15.
Composio, remunerao e funcionamento

1 A comisso executiva composta por cinco membros, trs eleitos pela assembleia geral e dois por estes cooptados, sendo um representante dos municpios e outro representante das entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorizao turstica com interveno na respetiva rea. 2 A eleio dos membros da comisso executiva em assembleia geral feita mediante lista, que deve incluir a indicao do membro da comisso executiva que exerce as funes de presidente.

1 Sem prejuzo das competncias que lhe forem conferidas por lei ou que nele sejam delegadas ou subdelegadas, compete ao presidente: a) Elaborar os planos anuais e plurianuais de atividades, com identificao dos objetivos a atingir pelos servios, os quais devem contemplar medidas de desburocratizao, qualidade e inovao;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 b) Assegurar, controlar e avaliar a execuo dos planos de atividades e a concretizao dos objetivos propostos; c) Elaborar os relatrios de atividades com indicao dos resultados atingidos face aos objetivos definidos, bem como o balano social, nos termos da lei aplicvel; d) Praticar todos os atos necessrios ao normal funcionamento da entidade regional de turismo no mbito da gesto dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais, desde que tal competncia no se encontre expressamente cometida a outra entidade e sem prejuzo dos poderes de tutela do membro do Governo competente; e) Organizar a estrutura interna da entidade regional de turismo e definir as regras necessrias ao seu funcionamento; f) Elaborar planos de ao que visem o aperfeioamento e a qualidade do rgo; g) Representar a entidade regional de turismo, assim como estabelecer as ligaes externas, ao seu nvel, com outros servios e rgos da Administrao Pblica e com outras entidades congneres; h) Fazer cumprir as obrigaes definidas nos termos da lei para o processo de avaliao do mrito dos trabalhadores em funes pblicas, garantindo a aplicao uniforme do regime de avaliao no mbito da entidade regional de turismo; i) Garantir a elaborao e atualizao do diagnstico de necessidades de formao e, com base neste, a elaborao do respetivo plano de formao, individual ou em grupo; j) Adotar os horrios de trabalho mais adequados ao funcionamento dos servios, observados os condicionalismos legais, bem como estabelecer os instrumentos e prticas que garantam o controlo efetivo da assiduidade; k) Autorizar a acumulao de atividades ou funes, pblicas ou privadas, nos termos da lei; l) Exercer a competncia em matria disciplinar prevista na lei; m) Elaborar os projetos de oramento de funcionamento e de investimento, tendo em conta os planos de atividades e os programas aprovados; n) Executar o oramento de acordo com uma rigorosa gesto dos recursos disponveis, adotando as medidas necessrias correo de eventuais desvios ou propondo as que ultrapassem a sua competncia; o) Assegurar as condies necessrias ao exerccio do controlo financeiro e oramental pelas entidades legalmente competentes; p) Autorizar a realizao de despesas pblicas com obras e aquisio de bens e servios, dentro dos limites estabelecidos por lei; q) Autorizar a prestao de servios e a venda de produtos prprios, fixando os respetivos preos; r) Superintender na utilizao racional das instalaes afetas entidade regional de turismo, bem como na sua manuteno e conservao e beneficiao; s) Promover a melhoria de equipamentos que constituam infraestruturas ao atendimento; t) Velar pela existncia de condies de sade, higiene e segurana no trabalho, garantindo, designadamente, a avaliao e o registo atualizado dos fatores de risco, planificao e oramentao das aes conducentes ao seu efetivo controlo; u) Gerir de forma eficaz e eficiente a utilizao, manuteno e conservao dos equipamentos afetos entidade regional de turismo.

2915
2 O vice-presidente exerce as competncias que lhe sejam delegadas ou subdelegadas pelo presidente, substituindo-o nas suas faltas e impedimentos.
SECO III Conselho de marketing

Artigo 18.
Natureza

1 O conselho de marketing o rgo responsvel pela aprovao e acompanhamento da execuo do plano de marketing proposto pela comisso executiva. 2 O mandato dos membros do conselho de marketing tem a durao de quatro anos, sendo renovvel por uma vez. Artigo 19.
Composio, remunerao e funcionamento

1 O conselho de marketing composto por um mximo de sete membros, eleitos pela assembleia geral, sendo que a maioria deve ser constituda por representantes do tecido empresarial regional como tal reconhecidos pela Confederao do Turismo Portugus. 2 A cada membro do conselho de marketing corresponde um voto. 3 O presidente do conselho de marketing eleito pelos respetivos membros, de entre os representantes do tecido empresarial regional, na primeira reunio do rgo que tenha lugar aps o incio do mandato. 4 Os membros da comisso executiva podem participar, sem direito de voto, nas reunies do conselho de marketing. 5 O exerccio do cargo de membro do conselho de marketing no remunerado, no havendo igualmente lugar ao pagamento de despesas de representao ou atribuio de quaisquer benefcios pela entidade regional de turismo. 6 O conselho de marketing rene ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente sempre que for convocado pelo respetivo presidente, por iniciativa prpria ou a pedido de pelo menos dois dos seus membros. 7 Compete ainda ao conselho de marketing emitir parecer sobre as matrias da sua competncia, a pedido da comisso executiva ou da assembleia geral. Artigo 20.
Competncias

1 Sem prejuzo de outras competncias conferidas por lei ou que nela sejam delegadas ou subdelegadas, compete ao conselho de marketing: a) Aprovar o plano de marketing, sob proposta da comisso executiva, avaliar a respetiva execuo e formular propostas para o seu ajustamento; b) Emitir parecer sobre a criao e extino de postos de turismo, sob proposta da comisso executiva; c) Emitir os pareceres que, sobre a estratgia de marketing, lhe sejam solicitados pela comisso executiva. 2 S pode ser emitido parecer favorvel criao de novos postos de turismo quando a fundamentao dos projetos evidencie a viabilidade econmica e financeira da explorao de tais estruturas.

2916
SECO IV Fiscal nico

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 2 Os ncleos so dirigidos por diretores de ncleo, equiparados para efeitos de remunerao a cargos de direo intermdia de 2. grau da Administrao Pblica. 3 Os cargos dirigentes intermdios so providos, pela comisso executiva, em comisso de servio com a durao de cinco anos, renovvel uma vez, precedido de um processo prvio de seleo que obedea aos seguintes princpios: a) Publicitao da oferta de trabalho; b) Garantia de igualdade de condies e oportunidades; c) Deciso de contratao fundamentada em critrios objetivos de seleo. 4 O recrutamento deve ser publicitado em jornal de expanso nacional e regional, bem como na bolsa de emprego pblico, com indicao dos requisitos exigidos e os mtodos e critrios de seleo. 5 A aplicao dos mtodos e critrios de seleo efetuada por um jri de trs elementos composto por membros da comisso executiva. 6 A deciso final deve ser fundamentada por escrito e comunicada aos candidatos. 7 Os dirigentes intermdios exercem as competncias definidas em regulamento interno, bem como outras que neles sejam delegadas ou subdelegadas pela comisso executiva. Artigo 25.
Delegaes e postos de turismo

Artigo 21.
Funo, designao e remunerao

1 O fiscal nico o rgo responsvel pelo controlo da legalidade, da regularidade e da boa gesto financeira e patrimonial das entidades regionais de turismo. 2 O fiscal nico designado pela assembleia geral, sob proposta da comisso executiva, de entre revisores oficiais de contas ou sociedades de revisores oficiais de contas. 3 O mandato do fiscal nico tem a durao de quatro anos. 4 A remunerao do fiscal nico corresponde ao valor resultante da aplicao da percentagem do valor padro fixada para a remunerao do fiscal nico de instituto pblico de regime comum definida nos termos do n. 4 do artigo 27. da Lei n. 3/2004, de 15 de janeiro, que aprova a lei quadro dos institutos pblicos. Artigo 22.
Competncias

Sem prejuzo de outras competncias conferidas por lei, compete ao fiscal nico: a) Verificar as contas anuais; b) Emitir o certificado legal de contas; c) Verificar a regularidade dos livros, registos contabilsticos e documentos que lhe servem de suporte; d) Emitir parecer sobre as contas do exerccio, nomeadamente sobre a execuo oramental, o balano e a demonstrao de resultados; e) Elaborar relatrios da sua ao fiscalizadora, incluindo um relatrio anual global.
SECO V Organizao interna

Artigo 23.
Estrutura

1 A organizao interna das entidades regionais de turismo constituda por unidades orgnicas centrais, podendo ainda possuir delegaes e postos de turismo. 2 As unidades orgnicas centrais estruturam-se num departamento operacional e num departamento de administrao geral, os quais integram ncleos, em nmero agregado no superior a quatro. 3 O apoio tcnico-administrativo ao funcionamento dos rgos das entidades regionais de turismo assegurado exclusivamente pelo departamento de administrao geral. 4 As competncias e funcionamento dos departamentos, dos ncleos, das delegaes e dos postos de turismo so definidos nos termos dos estatutos da entidade regional de turismo. Artigo 24.
Cargos dirigentes intermdios

1 As entidades regionais de turismo possuem as delegaes que estiverem em funcionamento data da entrada em vigor da presente lei, prorrogativa que extinta medida que estas forem encerradas, e postos de turismo dentro das respetivas reas territoriais. 2 As entidades regionais de turismo devem desenvolver estratgias articuladas de gesto dos postos de turismo que possam ser compatibilizadas com a criao de uma rede nacional de postos de turismo, admitam uma articulao estreita com os municpios e assentem em princpios de viabilidade econmica e financeira daqueles estabelecimentos. 3 Sempre que tal se justifique, as entidades regionais de turismo podem solicitar autorizao ao membro do Governo responsvel pela rea do turismo para instalar e ou gerir postos de turismo em territrio espanhol contguo respetiva rea territorial. 4 As delegaes e os postos de turismo so dirigidos pelo diretor do departamento operacional da respetiva entidade regional de turismo, podendo este delegar ou subdelegar estas competncias nos chefes de ncleo integrados no seu departamento. CAPTULO III Trabalhadores Artigo 26.
Regime geral

1 Os departamentos so dirigidos por diretores, equiparados para efeitos de remunerao a cargos de direo intermdia de 1. grau da Administrao Pblica.

1 Os trabalhadores das entidades regionais de turismo esto sujeitos ao regime jurdico do contrato de trabalho previsto no Cdigo do Trabalho, aprovado pela Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro, com observncia dos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 princpios constantes do n. 5 do artigo 6., artigo 40., n.os 1 e 2 do artigo 41., n.os 1 a 3 do artigo 42., artigo 43., n. 1 do artigo 45., n. 3 do artigo 50., n. 1 do artigo 66., artigo 67., artigo 70., artigo 72., n.os 4 e 6 do artigo 73., artigo 76., artigo 77., artigo 78. e n. 1 do artigo 79., todos da Lei n. 12-A/2008, de 27 de fevereiro, alterada pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril, 34/2010, de 2 de setembro, 64-B/2011, de 30 de dezembro, 66-B/2012, de 31 de dezembro, e 66/2012, de 31 de dezembro, bem como dos artigos 33.-A, 33.-B e 39.-A da Lei n. 53/2006, de 7 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de fevereiro, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 64-B/2011, de 30 de dezembro. 2 As entidades regionais de turismo devem ter um mapa de pessoal aprovado pela assembleia geral. 3 As entidades regionais de turismo podem ser parte em instrumento de regulamentao coletiva de trabalho. 4 As condies de admisso, prestao e disciplina do trabalho so definidas em regulamento interno aprovado pela assembleia geral, com observao dos seguintes princpios: a) Audio prvia da comisso de trabalhadores ou, na sua falta, das comisses intersindicais, das comisses sindicais ou dos delegados sindicais; b) Parecer favorvel dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica, prvio ao processo de recrutamento ou de qualquer modalidade de mobilidade interna; c) Publicitao da oferta de emprego, designadamente na Bolsa de Emprego Pblico; d) Igualdade de condies e oportunidades dos candidatos; e) Aplicao de mtodos e critrios objetivos de avaliao e seleo; f) Fundamentao da deciso tomada. 5 O regulamento interno a que se refere o nmero anterior produz efeitos aps a publicitao do respetivo contedo, designadamente atravs de afixao nos locais de trabalho, de modo a possibilitar o seu pleno conhecimento, a todo o tempo, pelos trabalhadores. 6 A celebrao de contratos de trabalho em relao aos quais no exista previso no mapa de pessoal e sem que tenha sido realizado um procedimento de recrutamento nos termos do nmero anterior, implica a sua nulidade e gera responsabilidade civil, disciplinar e financeira dos titulares dos rgos que celebraram os contratos de trabalho. 7 A avaliao do desempenho dos trabalhadores concretiza-se atravs da aplicao de critrios e de orientaes estabelecidos com base no SIADAP em matria de: a) Princpios e objetivos, bem como existncia de sistemas de avaliao de trabalhadores, dirigentes e unidades orgnicas, a funcionar de forma integrada; b) Avaliao de desempenho baseada na confrontao entre objetivos fixados e resultados obtidos e, no caso dos dirigentes e trabalhadores, tambm as competncias demonstradas e a desenvolver; c) Diferenciao de desempenhos atravs da fixao de um nmero mnimo de menes de avaliao e de percentagens mximas para atribuio das menes mais elevadas. Artigo 27.
Mapas de pessoal

2917

1 Cada entidade regional de turismo detm um mapa de pessoal com a indicao do nmero de postos de trabalho de que carece para desenvolvimento das suas atribuies, caraterizados em funo: a) Da atribuio, competncia ou atividade que o seu ocupante se destina a cumprir ou a executar; b) Do cargo ou da carreira e categoria que lhe correspondam; c) Dentro de cada carreira e ou categoria, quando imprescindvel, da rea de formao acadmica ou profissional de que o seu ocupante deva ser titular; d) Do perfil de competncias transversais da respetiva carreira e ou categoria, complementado com as competncias associadas especificidade do posto de trabalho. 2 O mapa de pessoal aprovado, mantido ou alterado pela assembleia geral e tornado pblico por afixao na respetiva entidade regional de turismo e publicitao em pgina eletrnica, assim devendo permanecer. 3 As alteraes ao mapa de pessoal que impliquem um aumento de postos de trabalho carecem de parecer favorvel dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e da Administrao Pblica, devendo o pedido de alterao comprovar o cumprimento dos limites previstos no artigo 29. e a sustentabilidade futura, sem prejuzo do direito de ocupao de posto de trabalho na respetiva entidade pelo trabalhador que, nos termos legais, a esta deva regressar. 4 A alterao do mapa de pessoal relativo aos trabalhadores com relao jurdica de emprego pblico, quando implique reduo de postos de trabalho, fundamenta-se na racionalizao de efetivos da entidade regional de turismo, nos termos previstos para esse tipo de reorganizao no Decreto-Lei n. 200/2006, de 25 de outubro, e na Lei n. 53/2006, de 7 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de fevereiro, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 64-B/2011, de 30 de dezembro. Artigo 28.
Trabalhadores com relao jurdica de emprego pblico

Os trabalhadores com relao jurdica de emprego pblico pertencentes s entidades regionais de turismo data de entrada em vigor da presente lei integram, aps aplicao dos procedimentos previstos no artigo 38., um mapa de pessoal residual, cujos postos de trabalho so extintos quando vagarem, regulado nos termos da legislao aplicvel queles trabalhadores. Artigo 29.
Encargos com pessoal

1 Os encargos mximos com os membros remunerados dos rgos das entidades regionais de turismo e com o respetivo pessoal so fixados nos contratos-programa a que se refere o artigo 32. 2 No primeiro ano de execuo dos contratos-programa a que se refere o artigo 32., os custos com pessoal no podem exceder 50 % da mdia das receitas correntes dos ltimos trs anos econmicos, devendo reduzir 5 % adicionais, em cada ano dos trs seguintes.

2918
3 O incumprimento do disposto no nmero anterior implica o no pagamento dos valores previstos nos contratos-programa a que se refere o artigo 32. CAPTULO IV Regime financeiro e contrato-programa Artigo 30.
Contabilidade

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 Artigo 32.


Contratos-programa com o Turismo de Portugal, I. P.

1 As entidades regionais de turismo aplicam o plano oficial de contabilidade das autarquias locais. 2 So aplicveis s entidades regionais de turismo os princpios e as regras da unidade de tesouraria do Estado. Artigo 31.
Receitas

1 As entidades regionais de turismo dispem das receitas provenientes de dotaes que forem confiadas no Oramento do Estado ao Instituto do Turismo de Portugal, I. P. (Turismo de Portugal, I. P.), para prossecuo do desenvolvimento do turismo regional e sub-regional. 2 As entidades regionais de turismo dispem ainda das seguintes receitas prprias: a) Os montantes pagos pela administrao central, pelos municpios e por quaisquer outras entidades pblicas ou privadas, de acordo com os contratos-programa celebrados com as entidades regionais de turismo; b) As comparticipaes e subsdios do Estado, da Unio Europeia e das comunidades intermunicipais, reas metropolitanas ou municpios; c) Os rendimentos de bens prprios; d) Os lucros de exploraes comerciais e industriais; e) As heranas, legados e doaes de que for beneficirio, devendo ser as heranas aceites a benefcio de inventrio; f) O produto da alienao de bens prprios e da amortizao e reembolso de quaisquer ttulos ou capitais; g) Os saldos de gerncia; h) As contribuies das entidades pblicas e privadas participantes; i) As comparticipaes, transferncias, subsdios ou donativos concedidos por quaisquer entidades; j) O produto da venda de bens, da prestao de servios, no mbito das suas atribuies, e da realizao de aes de promoo; k) O produto da venda das suas publicaes e da reproduo de documentos; l) O produto da realizao de estudos, inquritos ou trabalhos; m) Quaisquer outras receitas que lhe sejam atribudas por lei, contrato ou qualquer outro ttulo. 3 As entidades regionais de turismo no podem contrair emprstimos que gerem dvida fundada. 4 Pode excecionar-se do disposto no nmero anterior a celebrao de contratos de emprstimo, a autorizar por despacho dos membros do Governo responsveis pelas reas das finanas e do turismo, designadamente no mbito de projetos do Quadro de Referncia Estratgico Nacional (QREN).

1 O Turismo de Portugal, I. P., celebra, nos termos dos n.os 3 e 4 do artigo 3., contratos-programa com as entidades regionais de turismo e com as associaes de direito privado que tenham por objeto a atividade turstica, atravs de verbas do Oramento do Estado para o desenvolvimento do turismo regional e sub-regional. 2 Nos contratos-programa referidos no nmero anterior so estabelecidos os objetivos, as metas e as prioridades para a atividade das entidades regionais de turismo e das associaes de direito privado, tal como previsto n. 3 do artigo 3., assim como as respetivas condies e termos do financiamento atravs de verbas do Oramento do Estado. 3 Os objetivos e as metas estabelecidos nos contratos-programa devem ser quantificados e identificados nos projetos objeto de contratualizao. 4 As dotaes afetas aos contratos-programa referidos no presente artigo, atravs do Turismo de Portugal, I. P., devem ser distribudas pelas entidades regionais de turismo da seguinte forma: a) 30 % do valor global, na razo direta e proporcional do nmero de camas em hotis, hotis-apartamentos, pousadas, estabelecimentos de turismo de habitao e turismo em espao rural, aldeamentos e apartamentos tursticos, existentes na rea de interveno das entidades regionais de turismo ou das associaes de direito privado, tal como previsto n. 3 do artigo 3.; b) 30 % do valor global, na razo direta e proporcional do nmero de dormidas em hotis, hotis-apartamentos, pousadas, estabelecimentos de turismo de habitao e turismo em espao rural, aldeamentos e apartamentos tursticos, verificadas em unidades existentes na rea de interveno das entidades regionais de turismo ou das associaes de direito privado, tal como previsto n. 3 do artigo 3.; c) 20 % do valor global, em razo direta e proporcional rea do territrio de cada entidade regional de turismo ou das associaes de direito privado, tal como previsto n. 3 do artigo 3.; d) 20 % do valor global, em razo direta e proporcional ao nmero de municpios que integram as comunidades intermunicipais que fazem parte de cada entidade regional de turismo ou das associaes de direito privado, tal como previsto n. 3 do artigo 3. 5 Os contratos-programa devem prever a obrigatoriedade do envio ao Turismo de Portugal, I. P., dos documentos de prestao de contas, bem como de um dever genrico de informao e respetivas consequncias para o incumprimento, em prazo a prever no quadro da contratualizao. 6 O incumprimento dos contratos-programa determina a aplicao de penalizaes no ano seguinte ao do incumprimento, revertendo as receitas geradas para o Turismo de Portugal, I. P., para o financiamento de projetos de interesse comum com vista ao desenvolvimento do turismo regional ou sub-regional. Artigo 33.
Contratos-programa com as entidades intermunicipais e outras entidades

1 As entidades regionais de turismo podem, ainda, celebrar com as entidades intermunicipais contratos-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 -programa para o desenvolvimento do turismo regional ou sub-regional. 2 As entidades regionais de turismo podem celebrar outros contratos interadministrativos com vista realizao de projetos de interesse comum. 3 Em caso de celebrao de contratos-programa nos termos do presente artigo, as entidades regionais de turismo mantm-se responsveis pelo cumprimento dos contratos-programa celebrados com o Turismo de Portugal, I. P., conforme disposto no artigo anterior. Artigo 34.
Despesas

2919
c) A Entidade Regional de Turismo do Alentejo sucede nas atribuies dos polos do Alqueva e do Alentejo Litoral na Entidade Regional de Turismo do Alentejo. 2 A fuso destas entidades rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n. 200/2006, de 25 de outubro. 3 O prazo para a concluso do processo de fuso de 60 dias teis contado do incio da vigncia dos diplomas que aprovem os estatutos de cada entidade regional de turismo. 4 As entidades regionais de turismo sucedem em todas as posies jurdicas, incluindo direitos e obrigaes, das entidades extintas, nos termos do artigo 25. Artigo 38.
Procedimentos aplicveis ao pessoal das entidades extintas

1 Constituem despesas das entidades regionais de turismo as que resultem de encargos decorrentes da prossecuo das respetivas atribuies. 2 As entidades regionais de turismo so entidades adjudicantes, nos termos do n. 2 do artigo 2. do Cdigo dos Contratos Pblicos, aprovado pelo Decreto-Lei n. 18/2008, de 29 de janeiro. 3 As entidades regionais de turismo encontram-se obrigadas ao disposto na Lei n. 26/94, de 19 de agosto. Artigo 35.
Patrimnio

O patrimnio de cada entidade regional de turismo constitudo pela universalidade de bens, direitos e obrigaes de que seja titular. Artigo 36.
Fiscalizao e julgamento das contas

1 As contas das entidades regionais de turismo esto sujeitas a apreciao e julgamento pelo Tribunal de Contas, nos termos da respetiva Lei de Organizao e Processo do Tribunal de Contas, aprovada pela Lei n. 98/97, de 26 de agosto. 2 As contas so enviadas pela comisso executiva ao Tribunal de Contas, dentro dos prazos estabelecidos na Lei de Organizao e Processo do Tribunal de Contas, aprovada pela Lei n. 98/97, de 26 de agosto, aps a respetiva aprovao pela assembleia geral. CAPTULO V Reorganizao das entidades regionais de turismo Artigo 37.
Extino e fuso dos polos de desenvolvimento turstico

1 A situao de mobilidade em que se encontrem trabalhadores das entidades a que se referem o n. 1 do artigo 3. e o n. 1 do artigo anterior cessa automaticamente com a entrada em vigor da presente lei. 2 Aos trabalhadores, independentemente da modalidade de vnculo, pertencentes aos mapas de pessoal das entidades a que se refere o n. 1 do artigo anterior so aplicveis os procedimentos geradores dos instrumentos de mobilidade especial da Lei n. 53/2006, de 7 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de fevereiro, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 64-B/2011, de 30 de dezembro. 3 Para a seleo dos trabalhadores a reafetar s entidades regionais de turismo, se necessrio, aplicvel o mtodo da avaliao curricular. 4 Os fatores de avaliao destinados a apurar os nveis de conhecimento e experincia profissionais relevantes, o nvel de adequao das caractersticas e qualificaes profissionais e o nvel de adaptao aos postos de trabalho, para efeitos do disposto no n. 3 do artigo 16. e nos n.os 2, 4 e 6 do artigo 18. da Lei n. 53/2006, de 7 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de fevereiro, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 64-B/2011, de 30 de dezembro, so os seguintes: a) Experincia, conhecimento e autonomia profissional relevantes para a prossecuo das competncias cometidas s entidades regionais de turismo, nas seguintes reas de atividade: i) Promoo e marketing; ii) Definio de planos regionais de turismo, alinhados com a estratgia nacional de desenvolvimento turstico; iii) Levantamento e atualizao da oferta turstica regional e sub-regional; iv) Organizao e difuso de informao turstica; b) Conhecimento terico e prtico das atividades do setor do turismo, nomeadamente as relacionadas com a oferta, a procura e a estratgia nacional e regional de desenvolvimento turstico; c) Experincia qualificada e conhecimentos tericos e prticos relevantes para o desempenho de funes de suporte e instrumentais necessrias para assegurar as atribuies e competncias das entidades regionais de turismo; d) Orientao e organizao do trabalho em equipa e por objetivos; e) Orientao para os destinatrios da ao das entidades regionais de turismo; f) Flexibilidade, polivalncia e esprito de iniciativa.

1 Sem prejuzo da designao que venham a adotar conforme previsto no n. 2 do artigo 3., so extintos, por fuso nas entidades regionais de turismo, os polos de desenvolvimento turstico, sucedendo aquelas nas atribuies destes, nos seguintes termos: a) A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte sucede nas atribuies do polo de desenvolvimento turstico do Douro; b) A Entidade Regional de Turismo do Centro sucede nas atribuies dos polos de desenvolvimento turstico da Serra da Estrela, de Leiria-Ftima e do Oeste;

2920
5 Na sequncia da aplicao dos nmeros anteriores, apenas os trabalhadores com relao jurdica de emprego pblico podem ser colocados em situao de mobilidade especial, nos termos da Lei n. 53/2006, de 7 de dezembro, alterada pelas Leis n.os 11/2008, de 20 de fevereiro, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 64-B/2011, de 30 de dezembro, sendo afeto Secretaria-Geral do Ministrio da Economia e do Emprego. 6 Os trabalhadores em funes pblicas reafetos s entidades regionais de turismo, na sequncia dos procedimentos referidos nos nmeros anteriores, integram o mapa de pessoal previsto no artigo 27., em lugares a extinguir quando vagarem. Artigo 39.
Plano de reestruturao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 dos associados previstos na alnea c) e d) do n. 2 propor votao a sua representao, nos termos e para os efeitos do n. 4. 7 Em sede da assembleia geral eletiva referida no n. 5, o caderno eleitoral deve ser formado unicamente pelos representantes dos membros e dos associados previstos na alnea c) e d) do n. 2, que tm, cada um, direito apenas a um voto. 8 A inobservncia do disposto no n. 1 determina a inaplicabilidade dos atuais estatutos das entidades regionais do turismo, em tudo o que no seja conforme com o disposto na presente lei, sendo diretamente aplicvel o regime nesta consagrado. 9 Aps a publicao dos estatutos deve ser convocada, no prazo de 30 dias, uma assembleia geral das entidades regionais de turismo com vista eleio dos rgos da respetiva entidade regional de turismo. 10 Os membros dos rgos executivos das entidades regionais de turismo mantm-se em funes at data da eleio das comisses executivas. Artigo 41.
Regime transitrio aplicvel ao pessoal

1 As entidades regionais de turismo devem, no prazo de 30 dias aps a eleio dos respetivos rgos, apresentar um plano de reestruturao ao membro do Governo responsvel pela rea turismo. 2 Em caso de incumprimento da obrigao prevista no nmero anterior, o Turismo de Portugal, I. P., procede reteno das verbas referidas no n. 1 do artigo 31. CAPTULO VI Disposies transitrias e finais Artigo 40.
Alteraes dos estatutos

1 No prazo de 30 dias aps a entrada em vigor da presente lei deve ser convocada uma assembleia geral pelos atuais membros de cada uma das entidades regionais de turismo com vista aprovao dos novos estatutos. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, e salvo declarao expressa em contrrio dirigida ao presidente da assembleia geral, so considerados membros da assembleia geral: a) O Estado; b) Os municpios que faam parte de cada entidade regional de turismo; c) Os representantes dos restantes membros das assembleias gerais em exerccio; d) Os representantes dos associados das agncias regionais de promoo turstica com interveno na rea das respetivas entidades regionais de turismo. 3 Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, cada membro da assembleia geral, independentemente de se incluir em mais de uma alnea do nmero anterior, tem direito apenas a um voto. 4 Os membros previstos nas alneas c) e d) do n. 2 no podem, no seu conjunto, ser em nmero superior ao dos referidos na alnea b). 5 No caso dos membros previstos nas alneas c) e d) do n. 2 serem em nmero superior ao dos referidos na alnea b), a assembleia geral deve ser suspensa e convocada nova assembleia geral, eletiva, que delibere, nos 15 dias seguintes, da sua representao nos termos do nmero anterior. 6 Convocada a assembleia geral eletiva referida no nmero anterior, cabe aos representantes dos membros e

Durante a vigncia do Programa de Assistncia Econmica e Financeira (PAEF), so aplicveis aos cargos dirigentes e trabalhadores das entidades regionais de turismo as regras previstas para os cargos dirigentes e trabalhadores da Administrao Pblica como medidas excecionais de estabilidade oramental, designadamente todas as redues remuneratrias e proibio de valorizaes remuneratrias, sendo a tutela exercida pelos membros do Governo da rea das finanas e do turismo. Artigo 42.
Norma transitria aplicvel contratao da promoo regional externa

A contratualizao estabelecida para a promoo regional externa com as agncias regionais de promoo turstica vlida, nos termos contratados, at 31 de dezembro de 2013. Artigo 43.
Contratualizao

A celebrao dos contratos a que se refere o artigo 32. fica condicionada existncia de verbas previstas no oramento do Estado e confiadas ao Turismo de Portugal, I. P. Artigo 44.
mbito territorial de aplicao

As disposies da presente lei no se aplicam s Regies Autnomas dos Aores e da Madeira. Artigo 45.
Norma revogatria

So revogados os seguintes diplomas: a) O Decreto-Lei n. 67/2008, de 10 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 187/2009, de 12 de agosto; b) O Decreto-Lei n. 187/2009, de 12 de agosto;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 94 16 de maio de 2013 c) A Portaria n. 1150/2008, de 13 de outubro, alterada pelo Aviso n. 22655/2010, de 8 de novembro; d) A Portaria n. 1151/2008, de 13 de outubro; e) A Portaria n. 1152/2008, de 13 de outubro; f) A Portaria n. 1153/2008, de 13 de outubro; g) A Portaria n. 1154/2008, de 13 de outubro; h) A Portaria n. 1163/2008, de 15 de outubro. Artigo 46.
Entrada em vigor

2921
4 A atividade de formao profissional do pessoal de segurana privada considerada atividade de segurana privada, sendo regulada nos termos da presente lei. 5 Ficam excludas do mbito de aplicao da presente lei as atividades de porteiro de hotelaria e de porteiro de prdio urbano destinado a habitao ou a escritrios, cuja atividade seja regulada pelas cmaras municipais. 6 As entidades que prestem servios de portaria ou as profisses de porteiro cujo mbito de servios corresponda, ainda que parcialmente, aos servios de segurana privada ou s funes da profisso de segurana privado esto sujeitas ao regime previsto na presente lei. 7 O Banco de Portugal no est sujeito s medidas previstas na presente lei que se mostrem incompatveis com as normas e recomendaes adotadas no mbito do Sistema Europeu de Bancos Centrais. Artigo 2.
Definies

A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 15 de maro de 2013. A Presidente da Assembleia da Repblica, Maria da Assuno A. Esteves. Promulgada em 29 de abril de 2013. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 8 de maio de 2013. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho. Lei n. 34/2013
de 16 de maio

Para efeitos do disposto na presente lei e em regulamentao complementar, entende-se por: a) Empresa de segurana privada toda a entidade privada, pessoa singular ou coletiva, devidamente autorizada, cujo objeto social consista exclusivamente na prestao de servios de segurana privada e que, independentemente da designao que adote, exera uma atividade de prestao de servios a terceiros de um ou mais dos servios previstos no n. 1 do artigo 3.; b) Entidade consultora de segurana toda a entidade privada, pessoa singular ou coletiva, devidamente autorizada, que preste servios a terceiros de elaborao de estudos de segurana ou de planos de segurana e demais atividades previstas na alnea g) do n. 1 do artigo 3., nelas se incluindo a execuo de auditorias de segurana; c) Entidade formadora toda a entidade pblica ou privada, pessoa singular ou coletiva, devidamente autorizada, dotada de recursos e capacidade tcnica e organizativa para desenvolver processos associados formao de pessoal de segurana privada; d) Estudo e conceo o conjunto de avaliaes e anlises que as entidades previstas no n. 3 do artigo 12. efetuam previamente instalao dos sistemas de segurana; e) Estudos de segurana a prestao de servios de consultadoria e ou de conceo de procedimentos e medidas a adotar, em meios humanos e tcnicos, com vista proteo de pessoas e bens e preveno da prtica de crimes; f) Fiscal de explorao de transportes pblicos o trabalhador devidamente habilitado e ajuramentado que, por conta da entidade pblica ou da entidade exploradora de uma concesso de transportes pblicos, verifica a posse e validade dos ttulos de transporte, podendo identificar o utente e proceder respetiva autuao, em caso de fraude ou falta de ttulo de transporte; g) Material e equipamento de segurana quaisquer dispositivos eltricos e ou eletrnicos destinados a detetar e a sinalizar a presena, entrada ou tentativa de entrada de um intruso em edifcios ou instalaes protegidas, a prevenir a entrada de armas, substncias e artigos de uso e porte proibidos ou suscetveis de provocar atos de violncia no interior de edifcios ou locais de acesso vedado ou condicionado ao pblico, bem como a controlar o acesso de

Estabelece o regime do exerccio da atividade de segurana privada e procede primeira alterao Lei n. 49/2008, de 27 de agosto (Lei de Organizao da Investigao Criminal)

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais
SECO I Objeto, mbito e definies

Artigo 1.
Objeto e mbito

1 A presente lei estabelece o regime do exerccio da atividade de segurana privada e as medidas de segurana a adotar por entidades pblicas ou privadas com vista a prevenir a prtica de crimes. 2 A atividade de segurana privada s pode ser exercida nos termos da presente lei e de regulamentao complementar e tem uma funo subsidiria e complementar da atividade das foras e servios de segurana pblica do Estado. 3 Para efeitos da presente lei, considera-se atividade de segurana privada: a) A prestao de servios a terceiros por entidades privadas com vista proteo de pessoas e bens, bem como preveno da prtica de crimes; b) A organizao, por quaisquer entidades e em proveito prprio, de servios de autoproteo, com vista proteo de pessoas e bens, bem como preveno da prtica de crimes.

Vous aimerez peut-être aussi