Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO

Trabalho Acadmico Programao para Sistemas de Volume Intermedirio

TRABALHO
Apresentado Disciplina Administrao da Produo II, lecionada pelas Prof. Maria Glessia Silva, pelos alunos: Antnio Carlos de Jesus, Cyntia Raquel dos Santos Matias, Damiana Roberta M. da Silva, Gislane Costa dos Santos, Josevaldo Santos Xavier, Larissa de Oliveira Carvalho e Rasa Teixeira Santana.

So Cristvo, SE. 26 de novembro de 2013.

1.

Introduo

A administrao da produo pode ser definida como a atividade de gerenciar estrategicamente os recursos escassos, de sua interao e dos processos que produzem e entregam bens e servios com o objetivo de atender necessidades e/ou desejos de seus clientes. Alm do que a funo pode agregar valor ao produto atravs, por exemplo, de sua qualidade ou rapidez. O presente trabalha visa abordar sobre o planejamento, programao e controle de produo em sistemas de volume intermedirio, atividades que so consideradas essenciais para a eficincia do sistema produtivo. Como um conjunto de partes ou subsistemas interligados cujo objetivo transformar entradas em sadas na forma de bens e/ou servios, atravs de um processo prdefinido o sistema de produo rene atividades de planejamento, programao e controle (Massote, 2005). O fluxo de produo consiste em ingerir insumos que supra as atividades da organizao; processar os materiais; atentar e reagir ao ambiente em decorrncia das mudanas do mercado; suprir de dados de compra, produo entre outros, e recompensar sob forma de salrios e benefcios os participantes da empresa; regenerar as mquinas e equipamentos, que podem tornar-se obsoletas e administrar e decidir sobre os itens apresentados. Podendo produzir bens ou servios, se faz necessrio que a organizao defina um sistema de produo, variando de acordo com as caractersticas do que ser oferecido, e escolha as ferramentas para administrao dos processos. Com isto, surge a necessidade da implantao das atividades de planejamento, programao e controle na organizao. Estas devem, segundo Souza (2007), ser exercidas em trs nveis hierrquicos. No nvel estratgico (longo prazo) o departamento de produo responsvel pela formulao do planejamento estratgico da produo. J no nvel ttico (mdio prazo) tal departamento deve elaborar o planejamento-mestre da produo e no nvel operacional (curto prazo) o setor responsvel pela produo deve preparar a programao da produo.

Pgina 2 de 11

2.

Programao e Controle da Produo

Aps a formulao dos objetivos da empresa, necessrio formular os planos de como atingi-los, organizar os recursos humanos e fsicos necessrios para a ao, dirigir a ao dos recursos humanos sobre os recursos fsicos e controlar esta ao para a correo de eventuais desvios. No mbito da administrao da produo, este processo realizado pela funo do planejamento e controle da produo Massote (2005). No que se refere ao planejamento, alguns autores afirmam que sua finalidade nivelar a demanda dos produtos da empresa com a sua capacidade ou habilidade de fornec-los a um custo mnimo, identificando mtodos para compatibilizar a oferta e a demanda. Para Moreira (2011) um dos mtodos que pode ser utilizado o Planejamento Agregado, que fornece uma relao de referncia para a busca e alocao dos recursos, porm este mtodo no suficiente para um implementao efetiva. Pois, permite apenas o planejamento para uma linha individualizada ou para todos os produtos. Segundo o autor se faz necessrio desagregar o planejamento em produtos individuais. O autor apresenta o Plano de Produo ou Plano Mestre de Produo que descreve quais itens sero produzidos e quanto de cada um preciso para um determinado perodo. J na abordagem de Sousa (2007) aps o planejamento estratgico da produo, o prximo passo no processo de planejamento e controle da produo realizar o planejamento-mestre de produo que coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produo de produtos finais, ou seja, o planejamento-mestre da produo desmembra o plano estratgico de longo prazo em planos especficos de produtos acabados (bens ou servios) para mdio prazo, alm de ser considerada a fase mais importante do planejamento e controle de produo de uma empresa, pois contm uma declarao da quantidade e momento em que os produtos finais devem ser produzidos. Ainda alerta que o Planejamento Mestre de Produo deve ser realista, pois caso contrrio pode resultar em planos de capacidade sobrecarregados, programao
Pgina 3 de 11

que excedem o prazo, promessas de entrega no confiveis, oscilaes na entrega e falta de responsabilidade. Moreira (2011) ressalta sobre a complexidade de compatibilizar as necessidades da produo com a capacidade disponvel em um Plano Mestre. J que os produtos envolvidos podem exigir muitas operaes, em regime intermitente, utilizando um equipamento para vrios produtos. Ento, se realiza testes na programao objetivando adequ-la de acordo com a capacidade produtiva. Se tratando de curto prazo o planejamento e controle consiste no sequenciamento, na programao e no controle da produo. O primeiro nvel operacional de curto prazo, dentro da hierarquia do planejamento e controle de produo a programao. A programao da produo responsvel por definir quanto e quando comprar, fabricar ou montar cada item necessrio composio dos produtos acabados com base no plano-mestre de produo e registros de controle de estoques, objetivando no possuir um estoque grande, devido aos custos para mant-lo, e tambm no possuir um estoque pequeno, que impea o atendimento das necessidades/desejos dos clientes, (Souza, 2007). Os objetivos da programao da produo, segundo Moreira (2011), a garantia da qualidade especificada, obter nveis de desejados de produtividade, a reduo dos estoques e dos custos operacionais e manter ou melhorar o nvel de atendimento ao cliente. Iniciando com a distribuio das operaes necessrias pelos centros de trabalho, alocao de carga, a programao da produo precisa determinar a ordem na qual essas operaes sero realizadas, sequenciamento das tarefas (Moreira, 2011). As tcnicas de programao da produo variam em funo da natureza do sistema produtivo, motivo pelo qual sero vistas separadamente em funo de cada estrutura produtiva particular, dividindo-se em: produo de volumes intermedirios, produo intermitente de muitos produtos e produo em sistemas contnuos para Moreira (2011).

Pgina 4 de 11

As tarefas de programao dependem, principalmente, do volume de sada gerado pelo sistema. Logo abaixo se tem os tipos de sistema de produo na abordagem de Souza (2007). Vale lembrar que o foco do trabalho reside nos sistemas de volume intermedirio. Sistemas de alto volume Os sistemas de alto volume so caracterizados por terem equipamentos e atividades padronizados, os quais fornecem ou realizam operaes idnticas ou muito semelhantes. O aspecto fundamental para a programao de sistemas de alto volume o balanceamento da linha. Sistemas de volume intermedirio Estes sistemas mesclam caractersticas de sistemas de alto volume com os de baixo volume, produzindo grandes lotes com trabalho padronizado. Para a programao de um sistema de volume intermedirio, utiliza-se o conceito de LEP Lote Econmico de Produo. Sistemas de baixo volume Nos sistemas de baixo volume, ou job shops, os produtos so fabricados sob encomenda, e os pedidos normalmente diferem consideravelmente em termos de requisitos de processamento, materiais, tempos, sequncias e setups. Devido a essas circunstncias, a programao para um job shop geralmente bastante complexa.

3.

Programao para Sistema de Produtos Intermedirios

considerado como programao para sistema de volumes intermedirios, dentro da Programao e controle da Produo, quando um determinado setor torna-se responsvel pela fabricao de um bem de consumo em longa escala, utilizando nestas atividades a mesma linha de produo. Com isto a cada nova programao de um novo produto necessrias mudanas na linha (Moreira, 2011). Moreira (2011) esclarece que para este sistema, devem-se levar em conta dois aspectos: a quantidade a ser produzida e qual a ordem de produo. Em relao quantidade necessrio balancear os custos de preparar as mquinas para uma rodada na produo e os custos de manter os estoques. Somando-se esses dois custos possvel determinar a quantidade a produzir que minimize essa soma. Essa quantidade chamada de Lote Econmico de Fabricao (LEF).

Pgina 5 de 11

Ainda abordado por Moreira (2011), no aspecto da ordem, as prioridades dadas ao trabalho em uma operao so, frequentemente, estabelecidas por um conjunto predefinido de regras chamado sequenciamento, onde decidida a ordem em que o trabalho ser executado na operao. Como na prtica o custo de preparao pode abrigar as sequncias mais ou menos favorveis de fabricao, Moreira (2011) descreve uma tcnica bastante utilizada neste sistema, chamada Tempo de Esgotamento (TE) definido por:

(Equao 13.1)

O tempo de esgotamento consiste na urgncia com que o produto deve ser fabricado. Quanto menor for o TE, mais cedo o produto fabricado poder faltar. A taxa de consumo a quantidade mdia consumida no intervalo de tempo (dia, semana, ms). A eficcia desse sistema discutvel, e pode gerar alguns inconvenientes, por no considerar s vezes os custos de preparao, de manuteno ou de falta de estoques. Ainda segundo Moreira (2011), nesta situao poder acontecer tambm gerao de estoques muito altos ou muito baixos, mas, este fator pode ser gerenciado a partir do clculo antecipado dessas produes. Na viso de Souza (2007) o sequenciamento refere-se s ordens de produo nas quais as atividades devem ocorrer para atingir os seus objetivos e a programao consiste em distribuir no tempo as atividades, seguindo sequenciamento definido e as restries. Johnston, (1997) esclarece que a atividade de sequenciamento uma das tarefas mais complexas no planejamento e controle da produo. Onde primeiro, os engenheiros de produo tm que lidar com diversos tipos diferentes recursos simultaneamente, com mquinas de capacidades diferentes e pessoal com habilidades diferentes. De maneira mais importante, o nmero de sequncias possveis cresce rapidamente medida que o nmero de atividades e processo

Pgina 6 de 11

aumenta. Aps a realizao dos planos e liberados os pedidos, o processo deve ser monitorado, comparando os resultados com o plano formulado. Exemplos deste sistema so a linha de produo de fbricas de foges, cigarros, televisores, refrigeradores e bebidas.

4.

Estudo de Caso Aplicao

4.1

Fbrica de Cerveja

Pode-se citar como aplicao do sistema de produo em volumes intermedirios, o caso da rea de Programao e Controle da Produo (PCP) da Companhia Cervejaria Brahma - Filial Nordeste, unidade fabril localizada no municpio do Cabo/PE. Segundo os autores do artigo intitulado Programa-Mestre de Produo: concepo terica x aplicao prtica na indstria de cervejas e refrigerantes , publicado em 1998, ao analisar o sistema de Planejamento e controle de Produo da cervejaria, notou-se a no existncia de programa-mestre de produo no Sistema de Logstica Fabril da Brahma. A cervejaria uma empresa que trabalha com o Sistema de Produo de Volumes intermedirios e por isso, utiliza em vrias etapas do processo os mesmos recursos humanos e fsicos para a produo de seus diversos produtos: Brahma Chopp 600 ml, Skol 600 ml, Sukita 300 ml , Limo Brahma 300 ml, Sukita PET 2 litros, Limo Brahma PET 2 litros. O principal problema que eles identificaro decorrente da no utilizao do Programa Mestre de Produo, nesse caso, que ao elaborar-se diretamente a programao diria de produo, os clculos necessrios para esse planejamento no eram realizados no momento correto. Desta forma, segundo os autores, ocorriam erros bsicos, como falta de matria-prima ou embalagem, s percebida aps elaborao da programao diria de produo. Problemas deste tipo ou similares provocavam mudanas no planejadas, muitas vezes de ltima hora, na programao de produo, causando aumento de custos, entre outros efeitos indesejveis.

Pgina 7 de 11

O trabalho props um modelo de Programa Mestre de Produo que pudesse ser utilizado na empresa para facilitar e tornar mais eficiente programao diria de produo, de acordo com a realidade da empresa naquele momento e com o sistema de produo adotado (Sistema de volumes intermedirios).

4.2

Fbrica de Refrigerantes

O trabalho foi realizado atravs de visitas a uma fbrica de refrigerantes de pequeno porte, pelo autor Ferreira com o tema Abordagens para o Problema Integrado de Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes da Produo de Bebidas em uma tese de doutorado da Universidade Federal de So Carlos. O autor atravs de definies da programao de sistemas intermedirios apresenta a relao da teoria com prtica numa fbrica de refrigerantes que denomina Fbrica A. Esta possui em seu portflio 27 produtos, os quais ocorrem variaes quanto ao sabor e tamanho. O processo de produo de bebidas composto por tratamento de gua, preparo dos xaropes, envase e empacotamento. Todos os outros tipos de refrigerantes, e outras bebidas como chs, sucos e gua, passam por estas etapas. Os insumos necessrios para a produo so: xaropes de diversos sabores, vasilhames, tampas, rtulos variados e gua gaseificada. O tratamento de gua consiste na passagem da gua atravs de filtros que retm as impurezas. Toda vez que h necessidade de produo de um xarope, um tempo de preparo consumido. Se o xarope for do mesmo sabor que o anterior, o tanque passa por um enxgue rpido e o prximo xarope preparado, passando pelo processo descrito acima. Se o xarope for de sabor diferente do xarope preparado anteriormente, o tanque passa por uma lavagem mais minuciosa e demorada algo que consequentemente consome mais tempo. A etapa de envase da bebida feita por linhas de produo. Nelas, os vasilhames entram atravs de uma esteira rolantes e passam por diversos estgios. Inicialmente os vasilhames so lavados e em seguida, passam por uma mquina que os enche com uma determinada quantidade de xarope e gua carbonada. Depois seguem
Pgina 8 de 11

pela esteira onde so fechados, rotulados, empacotados em fardos plsticos com seis ou doze unidades cada um, dependendo do tamanho do vasilhame, e ento so levados para o estoque. As etapas que so realizadas na linha de produo tambm sofrem paradas para a modificao dos vasilhames para cores ou tamanhos diferentes e tambm para a mudana do rtulo do produto. Como tempo dinheiro e mquinas paradas representam desperdcio e aumento dos custos dos produtos, Ferreira (2006) reitera em seu trabalho a importncia de se planejar cada etapa objetivando otimizar o tempo. O autor relata que para garantir a eficcia do sistema produtivo da fbrica necessrio um planejamento do que ser fabricado e de suas quantidades. Visto que, para a fabricao dos 27 produtos sero utilizadas, na maioria das vezes, as mesmas mquinas. A fbrica realiza um planejamento mensal, embora no contempla a fabricao de todos os produtos de seu portflio todo ms. Atravs do uso da programao da produo, o Planejamento e Controle da Produo PCP resolve as questes de quanto e em que ordem s bebidas devem ser produzidas para atender a demanda dos perodos de tempo, considerando restries de capacidade e de insumos disponveis. So tambm considerados tempos e custos de troca de bebidas dependentes do sequenciamento. Os clculos necessrios para saber quais os produtos devem ser fabricados e em quais quantidades mencionados no artigo j foram explicados acima, utilizando como referncia o autor Moreira. Logo abaixo segue uma imagem do processo produtivo em uma fbrica de refrigerantes.

Pgina 9 de 11

Figura 01: Etapas do processo produtivo de refrigerantes A organizao apresenta uma produo padronizada e utiliza seu planejamento mensal para tomar decises quanto ao que ser fabricado e em quais quantidades.

5.

Concluso

Como atividades operacionais, a programao da produo, encerra um ciclo de planejamento mais longo que teve incio com o planejamento da capacidade e a fase intermediria com o planejamento agregado, Moreira (2011). Sendo assim, a programao da produo dos estoques intermedirios uma tcnica de extrema importncia para a empresa, visto que pode evitar estoques muito grandes, que aumentam os custos de produtos, e a falta de produtos, que impede o atendimento s necessidades/desejos dos clientes.

Pgina 10 de 11

6.

Referncias

CAVALCANTI, Elvira Madruga Baracuhy; MORAES, Walter Fernando Arajo de. Programa Mestre de Produo: Concepo terica X Aplicao prtica na indstria de cervejas e refrigerantes. XXII ENANPAD - 1998. Foz de Igua - PR FERREIRA, Deisemara; MORABITO, Reinaldo; RANGEL, Socorro. Um modelo de otimizao inteira mista e heurstica relax and fix para a programao da produo de fbrica de refrigerante de pequeno porte. Produo, v. 18, n. 1, p. 076-088, Jan./Abr. 2008 FERREIRA, Deisemara. Abordagens para o Problema Integrado de Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes da Produo de Bebidas. So Carlos, 2006. 253 p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produo). Universidade Federal de So Carlos Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo. JOHNSTON, Robert. Administrao da produo. So Paulo: Editora Atlas S.A., 1997. MASSOTE, Alexandre Augusto; MARIA, Guilherme Braga Aguiar De; TAKAGOSHI, Vanessa. Modelo de integrao de sistemas de gesto erp com a produo. In: XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005. SOUZA, M. D. e BORGONHONI, P. A consolidao dos trs nveis de planejamento e controle de produo In: Caderno de Administrao. v. 15, n.2, p. 19-28, jul/dez. 2007.

Pgina 11 de 11

Vous aimerez peut-être aussi