Vous êtes sur la page 1sur 3

O Estatuto da Advocacia tem como principal objetivo regulamentar os deveres e direitos dos profissionais das diversas reas do Direito

e especificar o propsito essencial da Ordem dos Advogados do Brasil. A Ordem dos Advogados do Brasil, criada em 1930, detm grande relevncia para a fiscalizao, equidade e regulamentao das varias profisses jurdicas, conforme dispe a prpria Constituio Federal e o Estatuto da advocacia. O principal escopo neste texto discutir a importncia da observncia de preceitos ticos nas diversas reas profissionais, sobretudo em relao s profisses jurdicas. Veremos que surge a necessidade de codificar as regras de conduta que devem ser seguidas pelas profisses, surgindo os Cdigos de ticas e Estatutos de diversas profisses, a exemplo do Estatuto da Advocacia, institudo pela Lei n 8.906 de 4 de julho de 1994. Nesse passo, o titulo 2 do Estatuto da Advocacia e da OAB discute acerca da importncia do Estatuto da Advocacia para os profissionais das diversas reas jurdicas, sobretudo para os advogados, que constituem funo essencial prestao jurisdicional, conforme dispe a prpria Constituio Federal. Pode-se definir tica Profissional como conjunto de regras de conduta que o indivduo deve observar em sua atividade com o objetivo de bem servir sociedade em cada profisso. Com a necessidade de positivar essas regras surgem os cdigos de tica direcionados s atividades profissionais. Nesse sentido, verifica-se que vrias so as profisses que possuem cdigos de tica positivados. Observa-se assim que de grande importncia que o indivduo esteja preparado para assumir responsabilidades perante si, perante os companheiros de trabalho e perante toda a coletividade, e com isso adaptar a tica individual necessria ao exerccio da atividade profissional, com muito mais razo, exige-se dos profissionais das reas jurdicas que sua atuao esteja em conformidade com a realidade social e, sobretudo pautada na conscincia da realizao dos fins do Direito e da Justia. Desta forma, cabe aos operadores do Direito observar os preceitos ticos profissionais a fim de prestar o melhor servio sociedade. Nesse grupo, inclui-se o advogado, que presta funo essencial prestao jurisdicional, conforme dispe o texto constitucional ptrio. Saliente-se, ainda, que no exerccio de suas atribuies o advogado presta servio pblico e exerce funo social. Nesse contexto, o Estatuto da advocacia, institudo pela Lei n 8.906 de 4 de julho de 1994, dispe sobre os direitos e deveres dos advogados, como tambm define as caractersticas essenciais da advocacia, quais sejam:

A indispensabilidade, no se trata de nenhum tipo de favor coorporativo a classe ou para reserva de mercado, mas decorre da importncia do advogado para ordem pblica e relevante interesse social, e como instrumento de garantia da efetivao da cidadania. A inviolabilidade, pela qual o advogado se torna inatacvel e incensurvel por seus atos e palavras quando do exerccio de seu munus, salvo os casos de infrao disciplinar e os limites da responsabilidade, adiante melhor explicados. A funo social, a qual realizada pelo advogado quando concretiza a aplicao do direito e obtm as prestaes jurisdicionais, participando desta forma, da construo da justia social. A Independncia, o advogado deve ser independente at de seu cliente, utilizando-se da tica da parcialidade, porquanto esta uma luta antiga da classe, uma vez que a forma de conduta do advogado conduz formao do senso que envolve toda a classe. O Estatuto da advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB em seu artigo oitavo trata dos requisitos indispensveis para a inscrio como advogado neste rgo e aponta, dentre outros, a necessidade de aprovao em Exame de Ordem. Em 1930, atravs do Decreto n 19.408, foi criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, conforme dispe no art. 17 que se trata de rgo de disciplina e seleo de classe dos advogados, que se reger pelos Estatutos que forem pelo Instituto de Ordem dos Advogados brasileiros, com a colaborao dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo governo. O Estatuto da Advocacia, em seu art. 44, dispe que a OAB presta servio pblico independente, dotado de personalidade jurdica prpria e forma federativa, possui natureza jurdica especialssima (Acquaviva, 2002, p. 102),sui generis, cuja finalidade consiste em: a) defender a Constituio, a ordem jurdica do Estado Democrtico de Direito, os direitos humanos, a justia social, e pugnar pela boa aplicao das leis, pela rpida administrao da justia e pelo aperfeioamento da cultura e das instituies jurdicas; b) promover com exclusividade, a representao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados em toda a repblica federativa do Brasil. Percebe-se a evidncia de sua independncia quando a prpria Constituio Federal (art. 93, I) dispe que a OAB deve participar em todas as fases dos concursos pblicos de provas para ingresso na magistratura, colaborando, com o Poder Judicirio. A Ordem dos Advogados do Brasil (art. 45 do Estatuto) composta pelos seguintes rgos: Conselho Federal; Conselhos Seccionais; Subsees e Caixas de Assistncia aos Advogados.

Destarte, infere-se que a atuao da Ordem dos Advogados do Brasil de extrema importncia para a fiscalizao, lisura e regulamentao das diversas profisses jurdicas, conforme dispe a prpria Constituio Federal e o Estatuto da advocacia (Lei n 8.906 de 4 de julho de 1994). Ante o exposto, podemos chegar, portanto, as seguintes consideraes: A tica Profissional surge diante da necessidade de alinhar a tica individual com conjunto de regras de conduta que o indivduo deve observar em sua atividade com o objetivo de bem servir sociedade em cada profisso, que se encontram positivadas nas codificaes de diversas profisses. Sendo assim, exige-se dos profissionais das reas jurdicas que sua atuao esteja pautada na conscincia da realizao da Justia, observando-se os preceitos ticos profissionais a fim de prestar o melhor servio sociedade. O Estatuto da advocacia (Lei n 8.906 de 4 de julho de 1994) dispe sobre os direitos e deveres dos advogados, como tambm define as caractersticas essenciais da advocacia. A OAB criada em 1830 (Decreto n 19.408) presta servio pblico com a finalidade de defender a Constituio, a ordem jurdica do Estado Democrtico de Direito, os direitos humanos, a justia social, e pugnar pela boa aplicao das leis, pela rpida administrao da justia e pelo aperfeioamento da cultura e das instituies jurdicas, bem como de promover com exclusividade, a representao, a defesa, a seleo e a disciplina dos advogados em toda a repblica federativa do Brasil. Portanto, infere-se que a atuao da Ordem dos Advogados do Brasil de extrema importncia para a fiscalizao, lisura e regulamentao das diversas profisses jurdicas, sobretudo em relao advocacia, definida como funo essencial prestao jurisdicional, conforme preleciona a prpria Constituio Federal e o Estatuto da referida instituio.

Vous aimerez peut-être aussi