Vous êtes sur la page 1sur 5

Traumas scio polticos do Peru: uma exposio performtica do grupo Yuyachkani na obra Sin titulo.

Tcnica mixta apresentada no FIT-BH 2012 o dia 23/06/2012.


Carlos Alberto Matalinares Salas / Letras UFMG.

... la memoria necesita de anclajes (...) un olor, un sonido, una imagen pueden desencadenar recuerdos y emociones . Carlos Ivn Degregori. Yuyanapaq.

Yuyanapaq que em idioma quchua significa para lembrar o nome d o banco de imagens que se encontra no site da Comisso da Verdade e Reconciliao CVR1 do Peru e que apresenta uma serie de 1600 fotografias que derivam de jornais, revistas, agencias de noticias internacionais, lbuns familiares, das foras armadas e policiais e de instituies de direitos humanos, e que so expostos a maneira de um informe final pictrico que ajude a reconstruir a historia recente do Peru, referente a poca de violncia poltica e social vivida entre os anos 1980 e 2000. Na edio do livro2 se inclui parte de uma conferncia de Carlos Ivn Degregori, Memoria y verdad en la fotografia de prensa, apresentada no 1 Congresso internacional de fotojornalismo3 organizado pela PUCP Lima, onde profere:
... A memria precisa de onde se ancorar: lugares e datas, monumentos, comemoraes, rituais. Estmulos sensoriais um olor, um som, uma imagem podem desencadear lembranas e emoes. A memria precisa de veculos para serem transmitidas as novas geraes, que no foram testemunhas diretas dos acontecimentos, neste caso infelizes, que so necessrios lembrar.4 (DEGREGORI, 2008)

http://www2.memoriaparalosderechoshumanos.pe/apublicas/galeria/index.php (acesso em 28/08/2013). 2 Fondo Editorial da PUCP. Yuyanapaq. Para reecordar. Relato visual del conflicto armado interno 19802000. Em: http://es.scribd.com/doc/69391699/Yuyanapaq (acesso em 28/08/2013). 3 http://congreso.pucp.edu.pe/fotoperiodismo/pre.htm (acesso em 28/08/2013). 4 La memoria necesita anclajes: lugares y fechas, monumentos, conmemoraciones, rituales. Estmulos sensoriales -un olor, un sonido, una imagen- pueden desencadenar recuerdos y emociones. La memoria necesita vehculos para ser transmitida a las nuevas generaciones, que no fueron testigos directos de los acontecimientos, en este caso infaustos, que se considera necesario recordar. (traduo do autor)

Um trecho desse texto tambm usado na apresentao do grupo Yuyachkani na obra Sin ttulo: tcnica mixta: A memria precisa de onde se ancorar: (...) um olor, um som, uma imagem podem desencadear lembranas e emoes o qual colado a uma bandeira peruana e fixado na entrada do teatro, como uma advertncia ou incitao a memria. Para alguns, que tem o conhecimento da histria do Peru ou a memria vivencial de pocas recentes, cada objeto, texto, dilogo, performance, dana, vdeo sero como ncoras, lugares comuns de onde as experincias pessoais ou as memrias aprendidas se apoiaram para reviver ou conhecer novas memrias. Para outros, os que carecem dessa experincia, as cenas os levaro a conhecer o sofrimento do outro, porque disso trata esta obra de Yuyachkani, pr em cena dois dos maiores traumas coletivos que vivenciou o Peru desde sua independncia em Julio de 1821: um primeiro trauma que poderamos chamar de histrico: a Guerra do Pacfico, conflito armado que enfrentaro a Peru e Bolvia contra Chile entre os anos 1879 e 1883, e um segundo trauma mais recente, palpvel pelas atuais geraes: se refere aos trinta anos posteriores ditadura militar (1980-2010) poca de conflito interno, terrorismo, violncia poltica e corrupo generalizada de todas as capas sociais e estatais, autogolpe, restituio democrtica e CVR. Pelo termo trauma o dicionrio nos entrega trs possveis conceitos5: 1. Med. Leso o estado que resulta de contuso violenta; 2. Psiq. Choque psicolgico, emocional que pode causar perturbaes psquicas e 3. Sofrimento espiritual. A sociedade como um corpo pode sofrer, em diversas medidas, essas perturbaes psquicas, esse sofrimento espiritual que produto de uma leso exercida com violncia. Essas dois contuses sociais que aborda o grupo teatral geraro uma marca duradoura na psique do povo peruano, porque foi sofrida e vivida ou aprendida. Mas, como possvel tirar ou assimilar essas marcas deixadas pela violncia? Ricoeur6, (citado Mirza, 2004), refere que: ... ante um trauma social inassimilvel (...) necessrio o trabalho da memria para reescrever nela o irrepresentvel traumtico, quer dizer, faz-lo narrvel, dizvel, representvel, transformar o trauma em lembrana atravs de uma memria crtica, porque se a memria-repetio se resiste crtica, a memria da lembrana uma memria crtica. Passaram-se mais de um sculo desde o conflito armado entre
5 6

Dicionario Aulete digital. MIRZA, Roger. Construccin y elaboracin de lo traumtico en el teatro de la posdictadura en el Uruguay. Em PELLETERI. Osvaldo (Ed.) Reflexiones sobre teatro. Buenos Aires: Galerna, 2004. http://books.google.com.pe/books?id=airExYc_EzQC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false (acesso em 28/08/2013)

Peru e Chile, e ainda possvel encontrar nas ruas uma m vontade, uns nimos exacerbados, por exemplo, quando se fala do clssico do pacfico o jogo de futebol entre Peru e Chile, ou nestas pocas em que se debate na Corte da Haya um problema limtrofe martimo entre os dois pases, possvel que depois de todo este tempo a memria-repetio, que refere Ricoeur, ensinada nos livros de histria, s tenha contagiado o trauma s novas geraes, criando esse sentimento revanchista to retrogrado e intil. Quem no diz que depois de cem anos, os fatos que agora consideramos recentes no tero o mesmo destino? Miguel Rubio, diretor do grupo teatral, em uma entrevista com motivo da apresentao da pea teatral em Santiago de Chile, refere:
Vir 40 anos depois a Santiago e compartilhar estas perguntas sobre teatro da memria, que o grupo tentou fazer em seus 40 anos, no deixa de ser uma forte comoo pessoal para ns. Vir a dar-nos este abrao forte a Chile lembrando muito aquilo que dizia Violeta Parra: Quando ser esse sonho senhor fiscal, que Latinoamerica seja um s pilar senhor fiscal, s um pilar, ai! Sim, e uma bandeira. Isso algo muito belo.7

possvel que aqui esteja uma resposta, compartilhar memrias uma forma crtica de repensar nossas histrias comuns. Retomando. O grupo Yuyachkani apresenta esses momentos lacerantes, essas feridas mal cicatrizadas na forma de um museu da memria. Desde a chegada ao hall anterior como no espao onde se desenvolve a proposta cnica a decorao nos faz sentir como se estivssemos dentro de um museu: peas antigas, recortes de jornais, revistas, dirios e muitos objetos prprios das pocas evocadas ou que fazem referncia a elas, conforme assinala Diana Taylor8, aquele primeiro contato est cheio de arquivos da memria, a materialidade que fala por si e sobre a qual podemos construir uma ideia de memria.

Venir 40 aos despus a Santiago y compartir esas preguntas sobre este teatro de la memoria, que ha intentado hacer el grupo en sus 40 aos, no deja de ser una fuerte conmocin personal para nosotros. Venir a darnos este abrazo a Chile recordando mucho lo que deca Violeta Parra: `Cuando ser ese sueo seor fiscal, que Latinoamrica sea slo un pilar seor fiscal, slo un pilar ay! s y una bandera. Eso es algo muy bello (Traduo do autor) Em: http://santi.cl/dev/index.php/entrevistas/726-miguelrubio-esta-obra-es-una-provocacion-al-imaginario (acesso 28/08/2013).
8

TAYLOR, Diana. Encenando a memria social: Yuyachkani. Em: Graciela RAVETTI, Graciela e ARBEX, Marcia (org) Performance, exlio, fronteira: errncias territoriais e textuais. Belo Horizonte, Departamento de letras romnicas, Faculdade de Letras/UFMG: Poslit, 2002

A forma como esses arquivos esto organizados no parece obedecer a um sistema ou ordem prvia, seja cronolgico ou de continuidade. Eles parecem estar depositados no espao, procurando que cada pessoa d um significado, um contedo. Cada objeto tem uma histria, que pode ser real ou criada, mas o espectador quem exercendo sua liberdade aceder a esse conhecimento. Miguel Rubio, tambm afirma: Nos interessa que o espectador (...) seja tratado como um criador. Que o espectador possa complementar, com seu prprio imaginrio, aquilo que a imagem cnica o toque9. Ao parecer, o trabalho de construo da memria compartilhado: o grupo prope e expe um trabalho de recuperao da memria, mas o imaginrio do espectador quem d um sentido ao trabalho do ator. E nesse imaginrio do espectador, que por estar conformado de lembranas vividas ou aprendidas, se configura o repertrio imaterial, essa memria do corpo, ao que apela o ator para conseguir esse complemento de sua proposta. Assim, em cena se trabalharo dois tipos de memria, uma que vem dos livros de histria, uma experincia herdada, uns sentimentos aprendidos a fora de ser sempre repetidos, um trauma que passou de gerao em gerao e que no podia ser contestado por encontrar-se em jogo o orgulho nacional: o caso da Guerra do Pacfico. E a outra memria que mais recente e forma parte da minha prpria vivncia, aquela que corresponde aos governos de Belaunde (1980-1985), Garca (1985-1990) e Fujimori (1990-2000) anos de violncia poltica, terrorismo, guerrilha, quebra de valores, descrdito, corrupo, desesperana, dor, mas tambm de renascimento e de voltar a crer. A memria um fenmeno do presente, diz Diana Taylor10 no texto El espectculo de la memoria: trauma, performance y poltica, trabalhar com a memria, fazer memria como diz Mauricio Gaborit11, e como o faz o grupo Yuyachkani, no questo somente de construir ou reconstruir o passado: questo de criar possibilidades e de articular presenas e dilogos que tem como meta principal a
9

http://santi.cl/dev/index.php/entrevistas/726-miguel-rubio-esta-obra-es-una-provocacion-alimaginario (acesso 28/08/2013). 10 TAYLOR, Diana. El espectculo de la memoria: trauma, performance y poltica. Em: http://performancelogia.blogspot.com.br/2007/08/el-espectculo-de-la-memoria-trauma.html (acesso 28/08/2013) 11 GABORIT, Mauricio. Memoria histrica: revertir La historia desde las vctimas . Em: GOMEZ, Felipe. El derecho a la memoria. Guipuzcoa : Giza Eskubideak Derechos Humanos, 2006. Em: http://books.google.com.pe/books?id=53aSzGJSFB0C&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false (acesso em 28/08/2013)

reconciliao e reparao do tecido social12. Porque ao reviver a memria, no somente se recriam fatos do passado recente ou anterior, possvel tambm criar novos cenrios, novas condies para fazer memria e empreender novas aes:
... se estabelecem novas interpretaes, se criam novos e diferentes pontos de partida que podem ter a virtualidade de modificar tanto o significado do passado, do presente e do futuro, podendo dar lugar a novas aes ou projetos atravs da vinculao da memria com o imaginrio social13

Esse espetculo necessariamente esta composto de comportamentos resgatados, restaurados, recriados, transmutados em outros, transmitidos e transformados. Essas transformaes obedecem a muitos fatores, como assinala Schechner14: decidir o que arte depende do contexto, circunstncia histrica, uso e convenes locais e assim como a arte, pensar em performance artstica depende sobre tudo do contexto onde ela emoldurada, Taylor afirma que a Performance sempre se apoia em um contexto especfico para seu significado e funciona como um sistema histrico e culturalmente codificado15. Quer dizer que possvel que fora desse contexto especfico para o qual foi recriado, a performance revele um significado diferente. O espetculo Sin titulo: Tcnica mixta, apresentado fora do contexto especificamente peruano, pode sua proposta principal de avivar a memria, de rever os traumas passados, ocupar um lugar secundrio, frente a outros significados que o espectador do novo contexto pode interpretar. Como espectador que forma parte do contexto especificamente peruano, ainda que apreciasse a montagem num contexto social poltico diferente (Brasil) a mensagem que traz a obra se complementou com minhas experincias.

12

Es cuestin de esbozar posibilidades y de articular presencias y dilogos que tienen como meta principal la reconciliacin y la reparacin del tejido social. (traduo do autor) 13 GABURIT. Op. Cit. 14 SCHECHNER, Richard. O que performance?. Em O Percevejo, revista de teatro, crtica e esttica. Rio de Janeiro. Ano 11, No. 12. P. 25-50, 2003. 15 TAYLOR, Op. Cit.

Vous aimerez peut-être aussi