Vous êtes sur la page 1sur 33

LOUDNESS

DEFINIO DE LOUDNESS
uma propriedade de percepo do som. Algo como: Intensidade sonora, Sonoridade
Loudness se refere percepo de volume em um trecho de udio (msica, conversao, efeitos sonoros...) .

O Loudness depende, entre outras coisas, do nvel, frequncia, contedo e durao do contedo de udio.

2 | Loudness

LOUDNESS O NVEL DE UDIO QUE AS PESSOAS DE FATO OUVEM


TELESPECTADORES SE QUEIXAM SOBRE MUDANAS BRUSCAS DE UDIO Telespectadores reportam que frequentemente se irritam por precisar baixar o volume durante o intervalo comercial. Comerciais de TV tendem a ter alta compresso e por isso a sensao de ter alto volume. OS MEDIDORES DE AUDIO ATUAIS NO REFLETEM O LOUDNESS A medio de udio em Broadcasting tipicamente baseada em medies de Pico (PPMs). Basear a medio de udio em Medidores de Loudness um passo mais perto da melhor ferramenta de medio de udio possvel: O ouvido humano.
3 | Loudness

LOUDNESS SUBJETIVO
DIFERENTE DE UM NVEL ELTRICO, O LOUDNESS SUBJETIVO. Ouvintes pesam os fatores mais importantes de forma diferente:
Nvel de presso sonora

Frequncia do contedo
Durao Desta forma, definir o Loudness de um som mostra uma certa variao entre os ouvintes, mesmo entre grupos homogneos. Esta variao chamada de BLV (Between Listener Variability) . Ao mesmo tempo que diferenas de idade, sexo, cultura, etc.., ainda podem adicionar mais variao ainda.
4 | Loudness

A PERCEPO DE LOUDNESS VARIA


Alm disso, as avaliaes de Loudness individuais de uma mesma pessoa apenas so consistentes em uma certa medida. E depende da hora do dia, do humor, da ateno, etc... Este tipo de variao chamada de WLV (Within Listener Variability).
Os Algortimos que compe a medio de Loudness foram definidos a partir a avaliao de audio de vrios grupos de pessoas, para diferentes tipos de material de udio e em diferentes situaes de audio.

5 | Loudness

COMPARAO DE VRIOS CENRIOS DE REPRODUO DE UDIO


HEADROOM Faixa at o limite de distoro, (pico mximo antes da distoro), a quantidade de potncia e volume entregues pelo amplificador antes que ele comece a distorcer. PREFERRED AVERAGE Faixa Mdia Preferencial NOISE FLOOR - Faixa de rudo de Fundo As barras ilustram as propriedades da faixa dinmica para diferentes cenrios de reproduo. A linha vermelha indica um nvel mdio quando o controle nvel baseado em mdias de nvel de pico.

6 | Loudness

NORMALIZAO DE UDIO
Comparao de vrios Materiais analisando faixa limite de distoro, nvel mdio e rudo de fundo

Normalizado pelo Pico, sensao de diferentes nveis de volume


7 | Loudness

Normalizado pelo Loudness, picos em nveis diferenciados, mas iguais sensaes de volume

WHAT IS LOUDNESS?

http://www.youtube.com/watch?v=BPUdiHEJ0EU

CONTROLE DE UDIO DOS INTERVALOS COMERCIAIS


No ltimo dia 23 de maio, a ABERT emitiu um comunicado sobre a lei promulgada pelo Congresso Nacional que visa eliminar o desconforto auditivo causado pelo aumento do nvel de udio nas entradas dos intervalos comerciais. Com base nisso, a partir de julho, a Globo e suas Afiliadas adotaro novos processos de tratamento de udio em suas programaes, inclusive nos intervalos comerciais. Para tanto, um novo procedimento precisar ser incorporado ao controle de qualidade, que afetar tambm o modo de produo de comerciais. Reproduzimos abaixo os procedimentos de controle recomendados pela ABERT que, no caso de Globo e suas Afiliadas, sero implementados a partir de 31 de julho.

9 | Loudness

PROCEDIMENTOS DE CONTROLE
O nvel de udio das mensagens publicitrias dever ser ajustado com medidores de loudness em conformidade com a recomendao EBU R-1282011.
O Loudness Mdio (Programme Loudness) deve ser ajustado em - 23 LUFS, com tolerncia de 0 LU para cima e 1 LU para baixo. A Faixa de Loudness (Loudness Range LRA) deve ser limitada a, no mximo, 8 LU. O pico real mximo (True Peak Max) deve ser limitado a, no mximo, -3 dBTP. O nvel do tom de udio de 1kHz do COLORBARS que antecede a claquete deve ser de -20dBFS nos 4 canais de udio

10 | Loudness

FORMATO DO ARQUIVO EM DISCO

11 | Loudness

COMO MEDIR O LOUDNESS?


Existem vrios medidores disponveis no mercado, tanto por hardware quanto por software, no formato de plug-ins para os principais softwares de edio. Em princpio, qualquer medidor que se adeque recomendao EBU R 128 -2011 pode ser utilizado. Seguem alguns exemplos: TC Electronic LM6 (plug-in para Final Cut Pro, ProTools e outros softwares de edio, at 5.1) ou LM2 (apenas estreo) Dolby Media Meter (software stand-alone) RTW TM3 (hardware, at 5.1, entrada analgica ou digital), TM7 (hardware, at 16 canais, entrada analgica ou digital), TM9 (hardware, at 16 canais, entrada analgica, digital ou SDI) Dolby LM100 (hardware, apenas estreo multicanal apenas se utilizando codecs Dolby, entrada analgica ou digital) R128GAIN (software open source)
12 | Loudness

COMO MEDIR O LOUDNESS?

CONSISTNCIA (LU) a medida em unidades de LU e basicamente mede a distncia entre os sons mais suaves e altos de um programa. CENTRO DE GRAVIDADE (LUFS) mede o nvel global de Loudness de um segmento. Quase como a mdia do nvel de Loudness, mas descarta valores pontuais extremamente baixos.

13 | Loudness

PARMETROS DE LOUDNESS
LRA (Loudness Range) - Quantifica a variao durante um intervalo de tempo das Medidas de Loudness. Ele mede a variao de Loudness numa escala de tempo macroscpica, em unidades de LU. Loudness Range desta forma usado em programas de uma certa durao. Serve como: 1. Uma diretriz de produo 2. Para previso e conferncia na ingesto de um material em um servidor 3. Para verificao da transparncia do caminho de um sinal desde o estdio at o a casa do espectador. Loudness Range a medida em unidades de LU e basicamente mede a distncia entre os sons mais suaves e altos de um programa. o que a TC Eletronics chama de Consistncia, um descritor de Loudness. LU (Loudness Units) a medida relative de Loudness. 1 LU equivale a 1 dB, definido como o ponto zero na escala de LUFS, de tal forma que 0 LU = -23 LUFS (para um target de 23 LUFS) LUFS (Loudness Units, relative to digital Full Scale) Unidade de medida de nvel de Loudness para um sinal digital numa escala absoluta. 1 LUFS equivalente a 1 dB. A maioria dos nveis de transmisso, em Broadcast, esto situados entre -36 e -18 LUFS.

LKFS (Loudness Coeficient, relative to digital Full Scale) Unidade absoluta de Loudness o mesmo que LUFS. O K se refere a um coeficiente K de ponderao usado pela EBU. Em termos prticos o mesmo que LUFS.

14 | Loudness

PARMETROS DE LOUDNESS
Max Loudness a medida de Loudness durante uma medida um espao de tempo pr-definido ( tipicamente 400 ms ou 3 segundos. Pode se usado como uma segunda linha de defesa contra comerciais irritantemente altos.. dB (Decibel) empregado para expressar de forma logartmica, a relao entre duas amplitudes de nvel. Desta forma uma relao de 10:1 o mesmo que 20 db, enquanto 1:10 -20 dB. Desde que a audio um sentindo eminentemente logartmico, ganho, distoro, relao sinal/rudo e outras relaes em udio so em dBs. Valores clssicos em dB 1dB = pequena variao de volume 3dB = notvel variao de volume = dobro da potncia (na prxima vez que trocar o seu som de 50W do carro por um modelo de 100W, lembre-se que a variao de volume no ser to grande) 6dB = grande variao de volume 10dB = dobro de volume percebido = 10x a potncia dBTP dB em digital Full Scale, medido com true peak meter

15 | Loudness

HISTRICO DA LEGISLAO PARA A PADRONIZAO DO VOLUME DE UDIO


| Loudness 16

EVOLUO DA LEGISLAO
Mai/01 Lei 10.222
Out/11 Recomendao Grupo de Trabalho Loudness / SET Fev/12 MPF x MC

Mai/12 Consulta Pblica MC SCE 03


Jun/12 Recomendao Grupo de Trabalho/ SET Jun/12 Portaria MC 354 Jul/12 Portaria MC 1.456

17 | Loudness

LEI 10.222, de 9 de Maio de 2001


Presidncia da Repblica Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos

Padroniza o volume de udio das transmisses de rdio e televiso nos espaos dedicados propaganda e d outras providncias.
O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Os servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens padronizaro seus sinais de udio, de modo a que no haja, no momento da recepo, elevao injustificvel de volume nos intervalos comerciais. Art. 2o O Poder Executivo criar, no perodo de cento e vinte dias, a contar da publicao desta Lei, os mecanismos necessrios normalizao tcnica da matria, bem como fiscalizao de seu cumprimento. Art. 3o O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitar o infrator pena de suspenso da atividade pelo prazo de trinta dias, triplicada em caso de reincidncia.
18 | Loudness

Rec. GT Loudness / SET Out/11


Medio de acordo com a EBU R 128, para componente de udio principal estreo Lk = -23 LUFS (3 LU) LRA mximo: 15 LU Janelas de medio de 2 horas (00:00 s 02:00, 02:00 s 04:00...) 2 amostras erradas com intervalo entre 24 e 48 horas: emissora sujeita s sanes Escalonamento de Sanes (notificao, advertncia, multa e suspenso com 30 dias de intervalo) Prazo de implementao: 24 meses aps a publicao

19 | Loudness

MPF x MC Fev/12
Aps um perito analisar a diferena de volume entre programas e comerciais (utilizando um decibelmetro) e constatar diferenas de cerca de 1 dB na maior parte das emissoras (incluindo a Globo), o MPF tentou processar as emissoras com base na Lei 10.222/2001. As emissoras se defenderam argumentando que a Lei no estava regulamentada. O MPF tentou processar a ANATEL, que se defendeu argumentando que eles apenas fiscalizariam as emissoras, se houvesse regulamentao pelo MC. O MPF decidiu ento processar o MC, que foi condenado a publicar a regulamentao at julho de 2012.

20 | Loudness

Consulta Pblica MC SCE 03 Mai/12


Medio de acordo com a ITU-R BS.1770-2 Lk = -23 LKFS (1 LU) O udio dos comerciais no poderia divergir em mais de 1 LU em relao aos programas Fiscalizao por amostragem: 6 amostras (bloco de programa + bloco de comercial) coletadas em perodo de 24 a 48 horas A diferena de mais de 1 LU entre o bloco de programa e o bloco de comercial em pelo menos 2 amostras seria considerada injustificvel

21 | Loudness

Consulta Pblica MC SCE 03 Mai/12


Sempre que possvel seriam desconsiderados programas ao vivo com udio captado externamente aos estdios da emissora Constitudo um grupo tcnico no MC, com participao da ANATEL e de engenheiros das associaes representativas da radiodifuso, para propor procedimentos de automatizao da fiscalizao Sanes: advertncia e suspenso (30 dias de intervalo) Prazo de implementao: 12 meses A ANATEL poderia estabelecer regulamentos tcnicos complementares Nova consulta pblica em 24 meses

22 | Loudness

Rec. GT Loudness / SET Jun/12


Fiscalizao apenas para radiodifuso digital Medio de acordo com a EBU R 128, para componente de udio principal estreo Lk = -23 LUFS (2 LU) LRA mximo: 15 LU O udio dos comerciais no poderia sofrer elevao de mais de 4 LU em relao aos programas Fiscalizao por amostragem: bloco de programa + bloco de comercial Vinhetas de incio e fim de blocos pertencem ao bloco de programa

23 | Loudness

Rec. GT Loudness / SET Jun/12


Seriam desconsideradas amostras com bloco de programa com menos de 10 minutos ou com bloco de comercial com menos de 2 minutos e meio A elevao de mais de 4 LU no bloco de comercial de mais de duas amostras no mesmo dia e em mais de duas amostras no dia seguinte caracterizaria elevao de volume dos intervalos comerciais Seria constitudo um grupo tcnico no MC, com participao da ANATEL e das associaes representativas da radiodifuso, para verificar a viabilidade tcnica dos parmetros regulamentados

24 | Loudness

Portaria MC 354 Jul/12


Medio de acordo com a ITU-R BS.1770-2 (Lk) e EBU R 128 (LRA) Lk = -23 LKFS (2 LU) LRA mximo: 15 LU O udio dos comerciais no deve sofrer elevao de mais de 4 LU em relao aos programas Fiscalizao por amostragem: 6 amostras (bloco de programa + bloco de comercial) coletadas em intervalo mximo de 48 horas Vinhetas de incio e fim de blocos pertencem ao bloco de programa

25 | Loudness

Portaria MC 354 Jul/12


Sero desconsideradas amostras com bloco de programa com menos de 10 minutos ou com bloco de comercial com menos de 2 minutos e meio Sempre que possvel sero desconsiderados programas ao vivo com udio captado externamente aos estdios da emissora A elevao de mais de 2 LU no bloco de comercial em pelo menos duas das seis amostras caracterizar infrao

26 | Loudness

Portaria MC 354 Jul/12


Ser constitudo um grupo tcnico no MC, com participao da ANATEL, de engenheiros e tcnicos das associaes representativas da radiodifuso e do setor de udio, para propor mecanismos e procedimentos de implementao da regulamentao, alm de modificaes na metodologia de fiscalizao Sanes: advertncia e suspenso (30 dias de intervalo) Prazo de implementao: 12 meses Nova consulta pblica em at 24 meses

27 | Loudness

Portaria MC 1.456 Jul/12


Art. 1 Institui um Grupo de Trabalho Tcnico para propor mecanismos e procedimentos de operacionalizao e fiscalizao do disposto na Portaria n 354 () com as seguintes atribuies e competncias: I - Sugerir mecanismos e procedimentos, de preferncia automticos, que busquem simplificao, equidade e transparncia na fiscalizao, com minimizao de custos e maximizao de benefcios tanto para o rgo fiscalizador, como para as entidades a serem fiscalizadas; II - Estudar e propor mecanismos e procedimentos que sejam aplicveis (...) a cada um dos servios de radiodifuso (...).

28 | Loudness

Portaria MC 1.456 Jul/12


Art. 2 O Grupo de Trabalho Tcnico institudo por esta Portaria ser composto por engenheiros e tcnicos representantes: I - do Ministrio das Comunicaes; II - da Anatel; III - das associaes nacionais representativas de setores de radiodifuso, de produo e de distribuio de contedos de udio ou de audiovisuais (...). (...) 3 O Grupo de Trabalho Tcnico ser extinto (...) em julho/2013.

29 | Loudness

COMUNICADO ABERT

| Loudness

30

COMUNICADO ABERT
De acordo com a regra do chamado loudness, o udio entre os programas e os anncios publicitrios deve ser padronizado de forma que a sua variao no ultrapasse 2 LU. A assessora de Tecnologia da Abert, Monique Cruvinel, explica o que as emissoras devem fazer para se adequarem legislao do loudness. De acordo com ela, a emissora de TV deve adquirir um aparelho que realiza a medida, mas isso no o suficiente. O controle da medida de loudness no simples, no imediato. Um tcnico dever acompanhar a entrada da programao e dos comerciais, em um trabalho contnuo, at que toda a grade esteja adequada ao limite estabelecido, explica. Confira mais informaes sobre o tema na entrevista abaixo. A norma do loudness entra em vigor a partir do prximo 12 de julho. O que prev a regra? De acordo com a portaria de n 353/2012, a norma do loudness determina que a intensidade mdia do udio da programao e dos intervalos deve ser padronizada de forma que a variao entre eles no ultrapasse 2 LU. Para dar continuidade normatizao, a portaria institui um grupo de trabalho com a funo de revisar os seus parmetros tcnicos e, juntamente com a Anatel, definir uma metodologia de medio para fins de fiscalizao das emissoras. A obrigatoriedade do controle de udio entre os programas e os intervalos comerciais foi determinada na Lei de n 10.222/2001. Porque a demora na sua regulamentao? Loudness em si uma medida de intensidade de uma percepo subjetiva. Agora o controle dessa percepo dentro da emissora uma questo complexa, razo pela qual o Brasil um dos precursores na regulamentao do tema. Nenhum pas tem uma legislao como a do Brasil. A lei ficou quase dez anos sem regulamentao, justamente por causa dessa dificuldade. Vendo que os Estados Unidos tinham feito a regulamentao deles, o Ministrio Pblico achou que era a hora de estabelec-la no pas. S que a maneira como fizeram a regulamentao aqui mais complexa, e no h pas onde as regras sejam to rgidas.

31 | Loudness

COMUNICADO ABERT
Como o setor de radiodifuso participou desse processo de regulamentao? A Abert, a SET e engenheiros de audiovisual foram convidados a participar do grupo tcnico que estabeleceu a metodologia de medio do loudness. Tratamos do assunto junto com a Anatel desde o ano passado. Foi realizado um teste piloto em rdio e TV, tanto no sistema analgico quanto no digital, na Empresa Brasileira de Comunicao, e agora aguardamos os resultados. O objetivo desses testes verificar qual a metodologia que melhor funciona na fiscalizao do loudness, se dentro das emissoras ou fora delas, por meio das atuais estaes de monitoramento de radiofrequncia da Agncia. Recentemente foi sancionada a lei 12.810/2013, cujo artigo 18 prev o controle do loudness somente na tecnologia digital. Como deve ficar essa questo daqui pra frente? Os testes foram realizados nas duas tecnologias, mas logo depois disso foi sancionada a lei que determina o loudness somente no padro digital. Dessa forma, ainda no sabemos se vamos analisar os testes do analgico. No entanto, precisamos dar celeridade ao processo, pois a portaria entra em vigor em julho. Imagino que vamos nos concentrar mais nos resultados de televiso digital e aprimorar a metodologia proposta, alm de verificar se ela suficiente. A fiscalizao do loudness ocorrer mesmo sem a definio dessa metodologia? As questes de medidas ainda esto sendo discutidas na Anatel, s que isso no significa que a emissora deva ficar esperando o trmino dessa avaliao, pois a portaria entra em vigor em 12 de julho. Essa metodologia pode ser aprovada a qualquer momento. A emissora deve , portanto, estar atenta e tomar as medidas necessrias para se adequar regra desde agora.

32 | Loudness

COMUNICADO ABERT
De que forma as emissoras podem fazer o controle do loudness em produo? O controle da medida de loudness no simples, no imediato. Existem equipamentos no mercado que prometem fazer esse controle por si s. No entanto, necessrio que a emissora adapte o seu processo de produo a esse controle. preciso que um tcnico acompanhe a entrada da programao e dos comerciais, em um trabalho contnuo, at que toda a programao esteja adequada ao limite. Quais so as ferramentas disponveis para esse controle? necessrio adquirir um equipamento de loudness que esteja de acordo com o padro EBU R-1282011. Alm disso, a TV dever dispor de um tcnico preparado para acompanhar todo o processo. Antes de colocar o vdeo na linha de produo, esse tcnico ter de adequ-lo, fazer testes, medir o material etc. Entretanto, fazer isso com tempo nem sempre possvel. As entradas ao vivo e materiais que so entregues prximo da hora de serem veiculados so o dia-a-dia das emissoras. Existem equipamentos que, alm de fazer a medida, oferecem outros mecanismos de controle, entretanto, ressaltamos que nenhum deles mgico e que um tcnico acompanhando o processo essencial. Quais so as penalidades para quem descumprir a regra? A penalidade anterior era 30 dias de suspenso. Contudo, com a aprovao da lei 12.810/2013, que prev mudanas na obrigatoriedade do loudness, a sano ser remetida ao Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes. Agora estamos aguardando a reviso do regulamento de sanes pelo Ministrio das Comunicaes.

33 | Loudness

Vous aimerez peut-être aussi